Scielo RSS <![CDATA[Revista Brasileira de Educação Física e Esporte]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=1807-550920150001&lang=pt vol. 29 num. 1 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[Monitoramento da carga interna de um período de treinamento em jogadores de voleibol]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1807-55092015000100005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O objetivo desse estudo foi monitorar e analisar a dinâmica da carga interna, a partir do método da Percepção Subjetiva de Esforço da sessão (PSE-sessão), durante um período de treinamento no voleibol. Doze jogadores de uma equipe de voleibol (23,5 ± 3,4 anos, 88,2 ± 11,4 kg, 190,4 ± 10,8 cm) foram monitorados durante 22 semanas de treinamento divididas em cinco mesociclos. A ANOVA revelou haver diferenças significativas nos valores de carga de treinamento semanal total (CTST), monotonia e "strain" entre os mesociclos (p &lt; 0,05). A CTST do mesociclo 1 foi menor quando comparada aos mesociclos 2, 4 e 5. Os valores de monotonia foram baixos, com valores inferiores a 1,4 ± 0,1 UA. O coeficiente de variação da média da CTST das 22 semanas foi de 16%. O valor médio da média da CTST das 22 semanas foi de 1790,9 UA. O menor valor de média da CTST das 22 semanas foi de 1324,3 UA e o maior valor foi de 2232,7 UA. Desse modo, a carga interna de treinamento apresentou momentos de maior e menor magnitude entre as semanas, e aumentou do primeiro para o segundo mesociclo com manutenção das mesmas nos mesociclos seguintes.<hr/>The aim of this study was to monitor and analyze the dynamics of internal training load using session rating of perceived exertion (session-RPE) method during a training period of volleyball. Twelve volleyball players (23.5 ± 3.4 y, 88.2 ± 11.4 kg, 190.4 ± 10.8 cm) were monitored during 22 training weeks divided into five mesocycles. The ANOVA revealed that the total week training load (TWTL), monotony, and strain were different among the mesocycles (p &lt; 0.05). The higher values of TWTL were showed during mesocycles 2, 4, and 5. Monotony presented values below 1.4 ± 0.1 AU. The mean TWTL of the 22 weeks presented a mean of 1790.9 UA and a coefficient of variation of 16%. The lower and higher mean values of TWTL of the 22 weeks were 1324.3 and 2232.7 UA, respectively. Thus, the internal training load distribution presented moments with higher and lower magnitude between weeks, and increase from 1st to 2nd mesocycle with maintenance of this following others mesocycles. <![CDATA[Validação de equações antropométricas específicas e generalizadas para estimativa do percentual de gordura corporal em estudantes de Educação Física do sexo masculino]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1807-55092015000100013&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O objetivo deste estudo foi verificar a validade das equações específicas de Guedes e Guedes(7) e das generalizadas de Petroski(9) em universitários do sexo masculino. A amostra foi constituída de 104 universitários de Educação Física com idade média de 21,7 ± 2,7 anos, submetidos à pesagem hidrostática (PH) e à antropometria (dobras cutâneas e perímetros corporais). Não foram observadas diferenças estatisticamente significativas entre as medidas de percentual de gordura pela PH e nove equações de Petroski(9). Todos os resultados obtidos pelas equações de Guedes e Guedes(7) apresentaram diferenças significativas quando comparados com os da PH. Entre as equações analisadas, oito desenvolvidas por Petroski(9) apresentaram validade concorrente na amostra estudada.<hr/>The objective of this study was to verify the validity of the specific equations Guedes and Guedes(7) and generalized by Petroski(9) in male college students. One hundred four students of Physical Education with a mean age of 21.7 ± 2.7 participated in the current study. They were submitted to the hydrostatic weighing (HW) and anthropometry (skinfolds and body circumferences). No statistically significant difference between measurements of fat percentage by PH and nine equations Petroski(9) was observed. All results obtained by equations Guedes and Guedes(7) showed significant differences when compared with the PH. Among the equations analyzed eight developed by Petroski(9) showed concurrent validity in the study sample. <![CDATA[Concordância e correlação entre três métodos distintos para quantificação da altura do salto vertical]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1807-55092015000100025&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente estudo teve como objetivo analisar a correlação e concordância entre três diferentes métodos para quantificação da altura do salto vertical: cinta de Abalakov (AB), tapete de contato (TC) e videogrametria (VG). Treze atletas de vôlei do sexo feminino. Realizaram três saltos verticais máximos com contramovimento sem o auxílio dos membros superiores. Os três métodos mediram a altura do salto simultaneamente. Foram realizados os testes de correlação de Pearson (r) entre cada par de métodos (AB x TC, AB x VG e TC x VG). Por fim, a concordância entre cada par de métodos foi avaliada através da análise gráfica de Bland e Altman. A menor correlação encontrada (r = 0,77; p &lt; 0,01) ocorreu entre os métodos de VG e AB, enquanto que a maior correlação encontrada (r = 0,92; p &lt; 0,01) ocorreu entre os métodos de VG e TC. Não houve concordância satisfatória entre os valores encontrados para os diferentes métodos, sugerindo que profissionais da área tenham cautela na comparação entre resultados de altura do salto vertical obtidos por diferentes métodos.<hr/>The purpose of the present study was to analyze the association and the agreement among three different methods to quantify of the vertical jump height: abalakov belt (AB), contact mat (TC) and videogrammetry (VG). Thirteen female volleyball players performed three maximal countermovement jumps, without the help of upper limbs. The three methods were used simultaneously to quantify the jump height. The lowest correlation (r = 0.77; p &lt; 0.01) was found between VG and AB, while the strongest correlation (r = 0.92; p &lt; 0.01) was found between VG and TC methods. In addition, Bland and Altman plots revealed no satisfactory agreement between the methods. These findings suggest precaution to compare the results of vertical jump height from different methods. <![CDATA[Modelação multinível e delineamento longitudinal-misto na pesquisa em Educação Física e Ciências do Esporte]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1807-55092015000100035&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O propósito deste estudo é apresentar o uso da modelação multinível (MMN) com informação oriunda de um estudo longitudinal-misto sobre o crescimento, desenvolvimento e saúde de adolescentes portugueses. A amostra foi composta por 5155 indivíduos divididos em quatro coortes que abrangem as faixas etárias dos 10 aos 12, 12 aos 14, 14 aos 16 e 16 aos 18 anos. As variáveis de estudo foram a força de preensão manual e o percentual de gordura total (%GTotal). A análise mostrou trajetórias curvilíneas do desempenho de força de preensão, com maiores incrementos anuais nos meninos. O %GTtotal apresentou associação positiva com o desempenho da força estática; constatou-se uma forte variabilidade interindividual. O recurso ao delineamento longitudinal-misto permitiu a recolha mais célere da informação; e a metodologia MMN mostrou-se suficientemente flexível e robusta para acomodar, num modelo único, aspectos da mudança individual e das diferenças interindividuais do desempenho da força estática condicionados à ação do tempo.<hr/>The main aim of this study was to introduce the use of multilevel modeling in the data from a mixed longitudinal study concerning growth, development and health of Portuguese adolescents. The sample comprises 5155 subjects from 4 age cohorts: 10 to 12, 12 to 14, 14 to 16 and 16 to 18 years. Variables chosen for analysis were handgrip strength and percentage of total body fat. Multilevel modeling analysis showed a quadratic trajectory of adolescents' handgrip strength performance, with higher annual increasing in boys. The percentage of total body fat was positively associated with the static strength and there were marked interindividual differences. The use of a mixed longitudinal design allowed a faster data collection process; in addition, multilevel modeling analysis was sufficiently flexible and robust to accommodate, in a single model, aspects of individual and interindividual changes in static strength development over the time. <![CDATA[As primeiras participações de atletas do hipismo sul-rio-grandense em Jogos Olímpicos]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1807-55092015000100047&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A prática do Hipismo no Rio Grande do Sul foi introduzida pela iniciativa de militares, posteriormente incorporada por civis. Gradualmente, os sul-rio-grandenses começaram a se destacar em competições esportivas. A questão norteadora deste estudo histórico é: como se desenvolveu a prática do hipismo em Porto Alegre até a primeira participação de atletas sul-rio-grandenses em Jogos Olímpicos. A análise documental das fontes evidenciou que a primeira participação de sul-rio-grandenses em Jogos Olímpicos, no hipismo, é datada de 1988, com a presença de um cavaleiro e de uma amazona, embora, desde a edição de 1948, já haver uma equipe representando o Brasil. A conquista de medalhas olímpicas ocorreu em 1996 e 2000, em equipes brasileiras contando com um sul-rio-grandense.<hr/>Equestrian practice was introduced in Rio Grande do Sul by the military initiative, later incorporated by civilians. Gradually, Rio Grande do Sul people have begun exceling in this sport competitions. The main question of this historical study is: how has it developed Equestrian practice in Porto Alegre until the first participation of Equestrian athletes from Rio Grande do Sul in the Olympic Games. The documentary analysis of the sources revealed that the first participation of Equestrian athletes from Rio Grande do Sul in the Olympic Games is dated 1988 with the presence of a horseman and a horsewoman, though, since the 1948 edition, there is a team representing Brazil. The winning of Olympic medals in 1996 and 2000 occurred in Brazilian teams including an athlete from Rio Grande do Sul. <![CDATA[Gestão das políticas públicas do Ministério do Esporte do Brasil]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1807-55092015000100065&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O objetivo deste artigo foi analisar e discutir as ações políticas do Ministério do Esporte para as áreas do esporte e do lazer. Para tanto, foi realizada uma pesquisa documental, seguida de uma análise de conteúdo das leis e documentos que regem as políticas do Ministério do Esporte. Emergiram três categorias centrais dessa análise: modelo de gestão, concepção de direito social e canais de participação. Os resultados indicaram que as ações políticas se aproximaram da gestão pública gerencial, e compreende os direitos sociais como serviços a serem prestados pelo Estado. Além disso, a participação da sociedade civil só ocorreu de forma institucionalizada, por meio do Conselho Nacional de Esporte e das Conferências Nacionais do Esporte (CNEs). Ambiguamente, foram também identificadas ações que promoviam uma visão societal, que ampliou o entendimento do lazer e o afirmou como um direito social, mas que nos últimos anos estão subsumidas pela visão gerencial.<hr/>The purpose of this article was to discuss the political actions of the Ministry of Sports in the fields of sports and leisure. For this purpose, a document research was performed, followed by analysis of the content of legislation and documents that govern the policies of the Ministry of Sports. Three main categories emerged in this analysis: management model, concept of social law and channels of participation. The results indicated that public policies the political actions approach managerial public management, considering social rights as services to be rendered by the State. Furthermore, the participation of civil society only occurred in an institutionalized manner through the National Council of Sport and the National Conferences of Sport (CNEs -Conferências Nacionais de Esporte). Ambiguously, actions were also identified that promoted a societal view, expanding the understanding of leisure and affirming it as a social right. However, in recent years these actions have been subsumed by the managerial view. <![CDATA[Intervenção urbana esportiva: notas etnográficas sobre o grupo Rizoma]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1807-55092015000100081&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O objetivo deste trabalho foi analisar as formas alternativas de ações esportivas realizadas por um grupo de jovens que pretendem contrariar visões reducionistas do esporte relacionadas ao capitalismo contemporâneo e, assim, apresentam sua visão crítica do sistema através da intervenção urbana esportiva. A pesquisa utilizou como metodologia qualitativa o estudo de caso etnográfico, empregando os instrumentos de coleta de dados: observação participante, entrevista individual e de grupo e análise de documentos. Visto que o esporte nos fornece possibilidades estéticas em diferentes dimensões, e não apenas aquela consumível pelo mercado, nós podemos pensá-lo como uma manifestação cultural cuja singularidade não está confinada apenas na indústria do entretenimento esportivo.<hr/>The aim of this study was to analyze alternative forms of sports actions performed by a group of youngsters who intend to counteract reductionist views of sport related to contemporary capitalism and, in this way, present their critical view of system through sports urban intervention. The research used as the qualitative methodology, an ethnographic case study, employed the following instruments of data collection: participant observation, individual and group interviews and document analysis. Since the sport provides us aesthetic possibilities in different dimensions, and not only the one consumable by the market, we can think of it as a cultural manifestation and that its uniqueness is not confined only in the sports entertainment industry. <![CDATA[A representação da Educação Física na 18ª temporada da telenovela Malhação]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1807-55092015000100095&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Esta pesquisa foca a imagem profissional da Educação Física considerando a notoriedade que a mesma adquiriu na televisão ao longo dos últimos anos. O objetivo é explicitar alguns dos sentidos relacionados à abordagem da Educação Física escolar presentes na 18a temporada de Malhação, telenovela exibida pela Rede Globo. O método utilizado para nortear a investigação sobre o processo de produção de sentidos é a Análise do Discurso. Acerca dos resultados, evidenciamos que as situações de aula foram construídas com base em modalidades esportivas diferenciadas para meninos e meninas, privilegiando a técnica de execução dos gestos. Também foi marcante a dificuldade apresentada pelo professor ao lidar com questões que extrapolavam esta dimensão técnica. A abordagem midiática do profissional idoso no espaço escolar se configurou como novidade, porém, não permaneceu na temporada seguinte.<hr/>This research focuses on the professional image of physical education on TV series considering the reputation it has acquired over the past few years. The study aims at investigating some meanings given for Physical Education classes in the eighteenth season of "Malhação". The method used was Discourse Analysis. The results showed that the classes were built based on different sports for boys and girls, focusing on technical execution of the movements. Also, the difficulty of the teacher to deal with issues beyond technical approaches was noticed. The casting of an old man to play the role of a physical education teacher could be considered an interesting and original matter; however, it did not remain in the following seasons. <![CDATA[Efeito da oclusão temporal na ação de ataque sobre a tomada de decisão defensiva na modalidade de voleibol]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1807-55092015000100107&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente estudo analisou o efeito da oclusão temporal na cortada do voleibol sobre a tomada de decisão defensiva em atletas com diferentes níveis de experiência. Os participantes foram divididos em três grupos: adulto (GAD; n = 16), infanto/mirim (GIM; n =16) e adulto novato (GNO; n = 16). Imagens da finalização de jogadas de ataque realizadas por quatro atletas foram editadas em cinco diferentes momentos: (OT1) a 399 ms (12 quadros) antes do contato do atacante com a bola; (OT2) a 266 ms (oito quadros) antes; (OT3) a 133 ms (quatro quadros) antes; (OT4) no momento do contato atacante/bola e; (OT5) a 133 ms (quatro quadros) após o contato do atacante com a bola. Ao assistirem os vídeos editados, os participantes deveriam informar o local de aterrissagem da bola seguido da confiança com a qual emitiam suas respostas. Foi mensurada a precisão na predição da trajetória da bola (acerto/erro) e a confiança da resposta (escala Likert 1-5). Quanto à frequência de acertos, o grupo GAD (X = 63,67 ± 10,38%) apresentou maior frequência de acertos que GIM (X = 55,46 ± 10,17%) em OT2 (p = 0,001). A frequência de acertos de GAD (X = 79,29 ± 10,38%) também foi maior que a de GNO (X = 71,87 ± 10,43%) em OT3 (p = 0,012). As condições mostraram-se diferentes entre si (Bonferroni's p &lt; 0,005), com a frequência de acertos aumentando de OT1 (X = 36,06 ± 12,44%) à OT5 (X = 98,17 ± 4,81%). Para confiança, GAD e GIM apresentaram-se mais confiantes que GNO (Bonferroni's p &lt; 0,016) em OT1, OT2, OT3. Novamente, as condições diferiram entre si (Bonferroni's p &lt; 0,005), com os grupos mostrando-se mais confiantes em OT5. Concluiu-se que, independente da experiência, os grupos se mostraram capazes de predizer a localização de aterrissagem da bola. Contudo, grupos com maior experiência mostraram-se superior quanto à sua capacidade antecipatória.<hr/>This study examined the effect of temporal occlusion of a volleyball spike on the defensive decision-making of athletes with different levels of experience. The participants were divided in three groups: adult (GAD; n = 16), sub-17 (GIM; n = 16) and novice adult (GNO; n = 16). Images of attacks performed by 4 athletes were edited in five different moments: (OT1) 399 ms (12 frames) before the hitter's contact with the ball, (OT2) 266 ms (eight frames) before contact; (OT3) 133 ms (four frames) before contact; (OT4) at the moment of hitter's contact with the ball and; (OT5) 133 ms (four frames) after the hitter's contact with the ball. After watching the edited videos, participants were asked to predict the landing site of the ball, followed by the confidence with which they issued their responses. The precision in the prediction of the ball's trajectory (correct/incorrect) and the confidence of the response (1-5 Likert scale) were measured. Regarding the correct response frequency, the GAD (X = 63.67 ± 10.38%) group showed a greater frequency of correct responses than GIM (X = 55.46 ± 10.17%) in OT2 (p = 0.001) and the frequency of correct responses of GAD (X = 79.29 ± 10.38%) was also greater than GNO (X = 71.87 ± 10.43%) in OT3 (p = 0.012). The conditions were different from each other, with the frequency of correct responses increasing from OT1 (X = 36.06 ± 12.44%) to OT5 (X = 98.17 ± 4.81%). Regarding confidence, GAD and GIM were more confident than GNO in OT1, OT2 and OT3. Again, the conditions were different from each other, with the groups showing more confidence in OT5. We conclude that, regardless of experience, all groups were able to predict the landing site of the ball. However, groups with more experience were superior in their anticipatory ability. <![CDATA[Análise de padrões de transição ofensiva da Seleção Espanhola de Futebol na Copa do Mundo FIFA<sup>®</sup> 2010]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1807-55092015000100119&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O objetivo do artigo consiste em identificar os padrões de transição ofensiva (defesa-ataque) da seleção espanhola de futebol na Copa do Mundo FIFA® 2010 através da análise da frequência das formas de aquisição/recuperação da bola (FAR) e dos setores do campo onde se sucederam essas ações. A amostra do estudo integra 895 sequências ofensivas realizadas durante os sete jogos da seleção espanhola na competição. Para a coleta dos dados, utilizou-se a observação de vídeos de partidas televisionadas. Os dados foram registrados e quantificados utilizando-se planilhas de Excel 2007 for Windows(r). Realizou-se análise descritiva (frequência e percentual) para as variáveis "setor" e "FAR". O teste do qui-quadrado (χ2) foi utilizado para comparar a distribuição dos casos entre os valores das variáveis analisadas com nível de significância de p &lt; 0,05. Foram calculados os valores residuais padronizados (e) das FAR em função do setor do campo, e também do setor do campo de acordo com a FAR. Para o tratamento dos dados utilizou-se o "software" IBM SPSS versão 20. As variáveis "interceptação" e "fragmentos constantes do jogo" apresentaram frequência significativamente maior do que as outras FAR em todos os setores do campo, enquanto que a variável "interceptação" manifestou maior frequência nos setores defensivo (e = 2,73), médio defensivo (e = 5,51) e médio ofensivo (e = 2,41) e a variável "desarme" teve frequência significativamente maior no setor médio defensivo (e = 4,85). Logo, conclui-se que houve maior ocorrência de fragmentos constantes do jogo no setor defensivo, de interceptações, no setor médio defensivo e médio ofensivo e de fragmentos constantes do jogo, no setor ofensivo, o que sugere que a seleção espanhola demonstra predisposição a evitar confrontos 1x1 no setor defensivo.<hr/>This paper aims to identify the patterns of offensive transition (defense-attack) of the Spain National Soccer Team during the 2010 FIFA® World Cup through the analysis of frequency of the forms of ball acquisition/recovery (FAR) and the areas of the field where these actions took place. The sample comprises 895 offensive sequences performed during the 7 matches of the Spain National Team in the tournament. For data collection, it was performed observations of televised matches. Data were registered and quantified by Excel spreadsheets. Descriptive analysis (frequency and percentage) was performed for the variables "area" and "FAR". Chi-squared test (χ2) was used to compare case distribution among the values of the analyzed variables with significance level of p &lt; 0.05. It was calculated the standardized residuals (e) of "FAR" according to the area of the field and also of the areas of the field according to "FAR". For statistical procedures, IBM SPSS v.20 was used. The variables "interception" and "constant match fragments" showed significant higher frequency than the other FAR in all areas of the field, whereas "interception" presented higher frequency value in defensive (e = 2.73), pre-defensive (e = 5.51) and pre-offensive (e = 2.41) areas, and the variable "tackle" had significant higher frequency in the defensive area (e = 4.85). It is concluded that there were higher frequency of constant match fragments in the defensive area, interceptions in the pre-defensive and pre-offensive areas and, once more, of constant match fragments in the offensive area, what suggests that the Spain National Team shows predisposition to avoid 1v1 challenges in the defensive area. <![CDATA[Attitudes of elementary school students in relation to Physical Education classes]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1807-55092015000100127&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt El objetivo de este estudio fue analizar las actitudes y reacciones emocionales de los estudiantes en el proceso de aprendizaje de la Educación Física. La muestra estuvo compuesta por 525 alumnos de 6º curso de Educación Primaria de 20 colegios públicos de Albacete, España. Fue aplicado el cuestionario sobre el dominio afectivo (Physical Education Orientation Questionnaire - PEOQ) con los resultados: a) no hubo diferencias significativas en la variable género; b) los alumnos aprecian la asignatura, aplican los conocimientos que en ella adquieren, conocen su valor y defienden su importancia, si bien dicha circunstancia queda lejos de alcanzar la máxima valoración. El estudio llega a la conclusion que la actitud de los estudiantes en relación a las clases de Educación Física fue positiva.<hr/>The aim of this study was to analyze the attitudes and emotional reactions experienced by students in the learning process of physical education. The sample consisted of 525 students in 6th year of primary education than 20 public schools in Albacete, Spain. The questionnaire was applied on the affective domain (PEOQ - Physical Education Orientation Questionnaire) with the folowing results: a) not ocurred significant differences in the sex variable b) students appreciate the course, apply knowledge, know their value and defend its importance, although that fact is far from achieving the best possible estimate. The study comes to the conclusion that the attitude of the students in relation to the Physical Education is positive. <![CDATA[Uso da estatística na Educação Física: análise das publicações nacionais entre os anos de 2009 e 2011]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1807-55092015000100139&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O objetivo do presente estudo foi verificar o padrão de uso da estatística em artigos científicos publicados em periódicos nacionais da área da Educação Física. Para tal, foram analisados todos os artigos publicados no triênio 2009-2011 de periódicos da área de Educação Física com estratificação B2 ou superior no QUALIS CAPES (Área 21) vigente. No levantamento bibliográfico foram encontrados 872 artigos nas cinco revistas pesquisadas, que foram classificados em sem estatística, estatística descritiva e estatística analítica. Para as análises, utilizou-se a estatística descritiva e o intervalo de confiança de 95% para comparar a diferença entre as proporções e, quando necessário, o teste qui-quadrado e regressão logística. Observou-se uma menor proporção de trabalhos com análise descritiva (7,1%; IC95% = 5,4%-8,8%) quando comparados com os artigos sem estatística (46,3%; IC95% = 42,9%-49,6%) e com estatística analítica (46,6%; IC95% = 43,2%-49,9%). O padrão de uso de procedimentos estatísticos variou entre as cinco revistas científicas e entre as áreas de concentração (Saúde, Esporte, Lazer, Educação e Outras). A proporção dos artigos que não atenderam aos pressupostos básicos para a utilização de testes paramétricos foi de 43,3%. Essa proporção não apresentou diferença significativa ao longo dos três anos analisados, região de afiliação dos primeiros e últimos autores ou em relação à titulação dos primeiros e últimos autores. O presente estudo aponta um cenário preocupante no que tange à utilização da estatística na área de Educação Física, pois, além do alto índice de trabalhos que não seguem os pressupostos básicos para utilização da estatística, essa situação parece ser comum independente da titulação dos autores, região de afiliação ou revista de publicação.<hr/>The purpose of the present study was to verify the pattern of use of statistics in scientific articles published in national journals of the Physical Education area. Thus, all articles published in the 2009-2011triennium of the Physical Education journals stratified at B2 or higher in the current QUALIS CAPES (Field 21) were analyzed. The bibliographic search found 872 articles in the five journals selected, which were classified into no statistics, descriptive statistics and analytical statistics. For the analysis, descriptive statistics was performed and the 95% confidence interval to compare the difference between the proportions and, when necessary, the chi-square test and Logistic Regression. There was a lower proportion of articles with descriptive analysis (7.1%, 95%CI=5.4%-8.8%) compared with those with no statistics (46.3%, 95%CI=42.9%-49.6%) and analytical statistics (46.6%, 95%CI=43.2%-49.9%). The pattern of use of statistical procedures ranged among the five scientific journals and across fields of concentration (Health, Sport, Leisure, Education and Others). The proportion of articles which did not meet the basic assumptions for the use of parametric test was 43.3%. This proportion was not significantly different over the three years analyzed, first and last authors' region of affiliation of or for the first and last authors' degree. The present study points out a worrying scenario regarding the use of statistics in the area of Physical Education, because besides the high amount of work which do not follow the basic assumptions for statistical use , this situation seems to be common regardless of authors' degree, region of affiliation or journal of publication. <![CDATA[Motivos para a prática de ginástica em academias exclusivas para mulheres]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1807-55092015000100149&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O objetivo desta pesquisa é analisar o conteúdo do discurso de praticantes de ginástica em academias exclusivas para mulheres sobre os motivos dessa prática, com o foco direcionado para as relações que se estabelecem entre esses motivos e o binarismo sexual. Trata-se de um estudo qualitativo. Com base em um roteiro de questões semiestruturado, 23 frequentadoras de três academias de ginástica exclusivas para mulheres situadas no município de Juiz de Fora, Minas Gerais, foram entrevistadas. Concluímos que a motivação das entrevistadas para a prática da ginástica em academias destinadas exclusivamente às mulheres se mostra ancorada, fundamentalmente, na relação que as mesmas estabelecem, direta ou indiretamente, com o homem, em casa (namorados, maridos) e/ou na cena social. Quando comparadas às academias de ginástica mistas, as exclusivas para mulheres emergem como um espaço que pode proporcionar à mulher maior liberdade para: expressar as próprias insatisfações corporais; observar a outra mulher, sem que os sentimentos de competitividade aflorem como em geral afloram no ambiente em que há a presença física do homem; apresentar-se menos assujeitada a padrões corporais de vestimenta e/ou de maquiagem considerados mais belos ou elaborados, inclusive por elas mesmas. Deve-se ainda observar a possibilidade de que nas academias exclusivas as mulheres fiquem mais focadas na exercitação física; pelo fato de sentirem-se mais à vontade, consequentemente, podem se concentrar mais nas práticas e realizar os mais variados movimentos/exercícios sem constrangimentos provocados por olhares invasivos, de homens.<hr/>This research aims to analize the speech contents of women who work out at female-only fitness clubs, on the grounds of such a practice, with the focus directed to the relationships established between the reasons for this practice and sexual binarism. This is a qualitative study. Based on a semistructured survey, twenty three women attending three female-only fitness clubs located in the city of Juiz de Fora, Minas Gerais, were interviewed. We have concluded that respondents' motivation to work out at female-only fitness clubs was demonstrated to be primarily anchored in the relationship they have, directly or indirectly, with the man at home (boyfriends, husbands) and / or in the social scenery. When compared to mixed gyms, those exclusively for women emerge as a space which can provide women greater freedom to: express their own body dissatisfaction and watch another woman without giving rise to feelings of competitiveness, as usually happens in environments with men around. They also present themselves less subjected to body patterns regarding dress and / or makeup, which are considered to be more beautiful or elaborate, even if by they themselves. Also noteworthy is the possibility that in female-only fitness clubs, women are more focused on the physical drilling, since they feel more at ease, thereby focusing more on the exercises and performing movements / exercises without the constraints caused by men's invasive glances. <![CDATA[Ensino e pesquisa: atividades conflituosas]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1807-55092015000100159&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O objetivo deste ensaio foi analisar o relacionamento entre a efetividade do ensino e a produtividade na pesquisa. Vários estudos mostram não haver relacionamento entre o ensino e a pesquisa. Baseado nessa revisão conclui-se que a crença comum que o ensino e a pesquisa são indissociáveis é um mito duradouro, não mais justificável.<hr/>University professor have three major responsibilities to the students and comunity: teaching, researching and extension services. The purpose of this essay was to analyse the relationship between teaching effectiveness and researching productivity. Several studies showed no relationship between teaching and researching. According to this review it is concluded that the common belief that teaching and research are inextrincably entwined is na enduring myth, injustifiable today. <![CDATA[Ciência do Esporte no Brasil: reflexões sobre o desenvolvimento das pesquisas, o cenário atual e as perspectivas futuras]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1807-55092015000100163&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O Brasil foi, recentemente, palco de um dos eventos esportivos mais importantes do mundo, a Copa do Mundo de Futebol de 2014 e, em um futuro próximo, irá sediar os Jogos Olímpicos de Rio 2016. Esses eventos podem ser considerados como uma grande oportunidade para desenvolver a Ciência do Esporte no Brasil. A Ciência do Esporte pode ser definida como o processo científico utilizado para orientar a prática do Esporte, com o objetivo, em última instância, de melhorar o desempenho esportivo. No entanto, apesar deste objetivo, o consenso geral é que aplicação do conhecimento gerado pela Ciência do Esporte na prática ainda é incipiente. Este ensaio revisita o modelo para o desenvolvimento da Ciência do Esporte, proposto anteriormente por Bishop(1) , discute o cenário da Ciência do Esporte no Brasil e também aponta para as perspectivas futuras. As diretrizes do modelo revisitado, em conjunto com as discussões realizadas neste ensaio, podem ajudar o cientista do Esporte a desenvolver estudos aplicados nos quais os resultados poderiam ser utilizados para orientar a prática e, possivelmente, maximizar o desempenho esportivo.<hr/>Brazil has recently hosted one of the most important sports events in the world, the 2014 Soccer World Cup, and in a near future will host the 2016 Rio Olympic Games. These events may be considered as a great opportunity to develop Sport Science in Brazil. Sport Science can be defined by a scientific process used to guide the practice of sport with the ultimate aim of improving sporting performance. However, despite this goal, the general consensus is that Sport Science research is not currently informing/guiding sport practice. This essay revisits the model for developing Sports Science proposed earlier by Bishop1, discusses the Sport Science scenario in Brazil, and also pointed out the future perspectives. The directions from the revisited model in conjunction with the discussions undertaken in this essay may aid a sport scientist to develop applied studies which results might be adopted to guide sport practice and maximize performance.