Scielo RSS <![CDATA[Revista Brasileira de Educação Física e Esporte]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=1807-550920140004&lang=pt vol. 28 num. 4 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[Missão cumprida e agradecimentos]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1807-55092014000400531&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[Homenagen à professora Maria Augusta Peduti Dal’ Molin Kiss]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1807-55092014000400533&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[Efeitos agudos de diferentes intensidades e volumes de exercício aeróbio sobre as concentrações de triptofano e serotonina em mulheres idosas fisicamente ativas]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1807-55092014000400535&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O envelhecimento provoca uma diminuição na concentração de serotonina, que por sua vez, pode produzir anormalidades de comportamento como: agressividade, insônia, comportamento suicida ou criminal e perda do desejo sexual. Entretanto, estudos demonstram que o exercício aeróbio parece aumentar agudamente as concentrações de triptofano e serotonina. Por outro lado, não há relatos na literatura de estudos que tenham investigado os efeitos de diferentes intensidades e volumes de exercício aeróbio sobre as concentrações de triptofano e serotonina em mulheres idosas. O objetivo do presente estudo foi verificar os efeitos agudos de diferentes intensidades e volumes de exercício aeróbio sobre as concentrações de triptofano e serotonina em mulheres idosas fisicamente ativas. Para tanto, 49 mulheres idosas (idade entre 60 e 75 anos), fisicamente ativas, foram distribuídas em seis grupos: controle (GC; n = 8) e cinco experimentais: 1) exercício aeróbio realizado a 90% do limiar ventilatório (LV90; n = 8); 2) exercício realizado em intensidade de limiar ventilatório (LV; n = 8), 3) exercício realizado em intensidade relativa a 90% do ponto de compensação respiratório (PCR90; n = 8), todos com duração de 20 min; 4) teste de esforço máximo (Gmáx; n = 8); e 5) exercício realizado em intensidade de limiar ventilatório com duração de 60 min (LV60min; n = 9). Antes e após a realização das sessões de exercícios foram realizadas coletas de sangue venoso para quantificação das concentrações de triptofano e serotonina. Não foram identificadas diferenças significativas (p &gt; 0,05) entre (GC, LV90, LV, PCR90, Gmáx e LV60min) e intragrupos (pré e pós) nas concentrações de serotonina e triptofano. Em conclusão, sessões agudas de exercício aeróbio realizado em diferentes intensidades e volumes não resultaram em alterações significativas nas concentrações de serotonina e tripotofano em mulheres idosas.<hr/>Aging causes a decrease in the concentration of serotonin, which in turn, can produce abnormalities of behavior as aggression, insomnia, suicidal or criminal behavior and loss of sexual desire. However, studies show that aerobic exercise seems to increase acutely the concentrations of tryptophan and serotonin. Furthermore, there are no reports of studies that have investigated the effects of different intensities and volumes of aerobic exercise on the concentrations of tryptophan and serotonin in older women physically active. The aim of this study was to determine the acute effects of different intensities and volumes of aerobic exercise on the levels of tryptophan and serotonin in older women. For this, 49 older women (aged 60 to 75 years) physically active were divided into six groups: being a control group (CG, n = 8) and five experimental groups: 1) aerobic exercise performed at 90% of ventilatory threshold (VT90, n = 8); 2) intensity exercise performed at ventilatory threshold (VT, n = 8); 3) intensity exercise performed on 90% of the respiratory compensation point (RCP90, n = 8), each with lasting 20 min; 4) maximal incremental test (MIT, n = 8); and 5) exercise held in ventilatory threshold intensity with lasting 60 min (VT60min, n = 9). Before and after completion of the exercise sessions, venous blood samples were collected to quantify the levels of tryptophan and serotonin. There were no differences (p &gt; 0.05) between and within groups in the concentrations of serotonin and tryptophan. In conclusion, acute bouts of aerobic exercise performed at different intensities and volumes did not result in significant changes in the concentrations of serotonin and tryptophan in older women. <![CDATA[Efeitos de diferentes intensidades de exercício sobre a concentração sérica de interleucinas]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1807-55092014000400545&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente estudo teve como objetivo analisar os efeitos agudos e de curta duração de duas intensidades de exercício aeróbio sobre a concentração circulante de IL-6 e IL-10. Quinze homens jovens fisicamente ativos (21,0 ± 1,9 anos) foram submetidos a duas sessões de exercício (“crossover”): alta intensidade de exercício (AIE)- (80% VO2pico), e baixa intensidade de exercício (BIE)- (40% VO2pico), com intervalo de sete dias (“Wash out”). Amostras de sangue foram coletadas em tubos com EDTA, antes do exercício (basal), imediatamente após o exercício (agudo) e após 2 h de recuperação passiva. As concentrações séricas de IL-6 e IL-10 foram determinadas com a utilização de kits comerciais de ELISA. Os resultados demonstraram elevação aguda da IL- 6, em resposta ao AIE em relação ao BIE (p &lt; 0,05), enquanto que a IL-10 apresentou maior redução sistêmica aguda para BIE em comparação a AIE (p &lt; 0,05). Não houve diferença na variação das citocinas após 2 h do término do exercício. Conclui-se que ambas as sessões agudas de exercício são capazes de modular a concentração circulante destas citocinas, e que a magnitude das alterações são dependentes da intensidade do esforço.<hr/>The aim of this study was to analyze the acute and short-term effects of high and low exercise intensities on IL-6 and IL-10. Fifteen young healthy physically active males (21.0 ± 1.9 yrs) were submitted to 2 experimental trials (cross-over) with a 7-dais wash-out: high exercise intensity (80% VO2peak) and low exercise intensity (40% VO2peak) session. Blood samples were collected before exercise (baseline), immediately after exercise (acute), and two hours after the end of the exercise session (2 h). IL-6 and IL-10 circulating levels were determinate by ELISA. The results demonstrated an acute increase in IL-6 levels after high intensity compared to low intensity exercise (p &lt; 0.05), however, IL-10 presented an acute decrease in response to low intensity exercise (p &lt; 0.05). No effects were observed after 2 h of recovery from the session. Thus we conclude that acute exercise sessions are able to modulate the circulating levels of the studies cytokines, and the magnitudes of these changes are dependent of the exercise intensity. <![CDATA[Pressão arterial e perfil lipídico em mulheres jovens: o papel da avaliação antropométrica]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1807-55092014000400553&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Body composition has fundamental importance in the quality of life and is a powerful predictor of mortality and morbidity in humans. The identification and monitoring of the amount of body fat have been receiving special attention in aspects related to health promotion, not just for its actions in the prevention and in the control of cardiovascular diseases but also for their induction and association with risk factors, especially in the plasmatic lipid levels and arterial pressure. It was investigated the relationship between body mass index (BMI) and body fat percentage (%BF) by bioelectrical impedance analysis (BIA) with the blood pressure levels (systolic and diastolic) and serum lipids (TC, HDL-c, LDL-c, VLDL-c, TG). In a group of fifty seven women (aged 18 to 26 years old ), obesity was detected in 5 and 19 women by BMI (≥ 30 kg/m2) and %BF (≥ 30%), respectively. BMI and % BF were positively correlated with blood pressure (systolic and diastolic), and highly significant in the obese group by %BF. Moreover, BMI and % BF were significantly correlated with all lipids and lipoprotein fractions VLDL-c and triglyceride, respectively. These results suggest that %BF is a good indicator of “occult obesity” in subjects with normal body mass index. The associated use of BMI and %BF to better evaluate obesity may improve the study of blood pressure levels and serum lipid changes that are commonly associated with obesity.<hr/>Composição corporal tem importância fundamental para a qualidade de vida e é um forte preditor de mortalidade e morbidade nos seres humanos. A identificação e o monitoramento da quantidade de gordura corporal têm recebido atenção especial no que se refere aos aspectos relacionados com a promoção da saúde, não apenas de suas ações na prevenção e no controle das doenças cardiovasculares, mas também pela sua associação com fatores de risco, especialmente em níveis de lipídeos plasmáticos e da pressão arterial. Foi investigado a relação entre o índice de massa corporal (IMC) e percentual de gordura corporal (% GC) pela bioimpedância elétrica (BIA), com os níveis de pressão arterial (sistólica e diastólica) e lipídeos séricos (CT, HDL-c, LDL-c, VLDL-c, TG). Em um grupo de 57 mulheres (com idades entre 18 e 26 anos de idade), a obesidade foi detectada em cinco e 19 mulheres, IMC (≥ 30 kg/m2) e % BF (≥ 30%), respectivamente. IMC e % GC foram positivamente correlacionados com a pressão arterial (sistólica e diastólica), e altamente significativos no grupo dos obesos pelo % GC. Além disso, o IMC e % GC foram significativamente correlacionados com todos os lipídios e frações de lipoproteínas VLDL-C e triglicérides, respectivamente. Estes resultados sugerem que o % GC é um bom indicador de “obesidade oculta” em indivíduos com índice de massa corporal normal. Que o uso associado de IMC e % GC para melhor avaliar a obesidade pode melhorar o estudo dos níveis de pressão arterial e alterações de lipídios que é geralmente associada à obesidade. <![CDATA[Efeito positivo da dica auditiva no padrão locomotor de pacientes com doença de Parkinson]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1807-55092014000400561&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Gait disorders are identified in people with Parkinson’s disease. The aim of this study was to investigate the effect of auditory cues and medication on kinematic, kinetic and EMG parameters, during different gait phases of people with PD and healthy elderly. Thirty subjects distributed in two groups (Group 1, PD patients off and on medication; Group 2, healthy elderly) participated in this study and were instructed to walk in two experimental conditions: non-cued and cued. Therefore, kinematic, kinetic and electromyography analyses were utilized to investigate the locomotor pattern. Changes in locomotor pattern (greater muscular activity) with auditory cue were observed for PD patients. Regarding the medication, locomotor parameter improvement was observed after levodopa intake in association with the auditory cue. These results confirm the hypothesis about the external cues therapy that could be used as a complement to drug therapy to achieve improvement in the locomotor pattern of PD patients.<hr/>Mudanças na marcha são identificadas em pacientes com doença de Parkinson (DP). O objetivo deste estudo foi investigar o efeito da dica auditiva e do medicamento nos parâmetros cinemáticas, cinéticos e eletromiograficos durante diferentes fases da marcha em pacientes com DP e idosos sadios. 30 indivíduos distribuídos em dois grupos (Grupo 1, pacientes com DP; Grupo 2, idosos sadios) participaram deste estudo e foram instruídos a realizarem duas tarefas experimentais: marcha com e sem dica auditiva. Análise cinemática, cinética e eletromiográficas foram utilizadas para investigar o padrão locomotor. Mudanças no padrão locomotor (maior ativação muscular) foram observadas para os pacientes com DP. Em relação à medicação, melhoras no padrão locomotor foram observadas após a ingestão da levodopa em associação com a dica auditiva. Estes resultados confirmam a hipótese sobre a terapia com dicas externas, que pode ser utilizada como um complemento à terapia medicamentosa para melhorar o padrão locomotor de pacientes com DP. <![CDATA[Comparação do equilíbrio postural unipodal entre crianças e adultos]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1807-55092014000400571&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O objetivo do estudo foi comparar o equilíbrio na posição unipodal entre crianças com desenvolvimento típico de oito a 11 anos de idade e adultos saudáveis. Os participantes foram divididos em três grupos: 8-9 anos, 10-11 anos e 18-25 anos. Para medir o equilíbrio foi utilizada uma plataforma de força AccuSway Plus (AMTI Inc.). Cada sujeito realizou três tentativas com duração de 30 segundos em posição unipodal dominante. Os parâmetros avaliados foram: amplitude do centro de pressão nas direções ântero-posterior e médio-lateral, o comprimento total do trajeto, velocidade média e 95% da área da elipse. Para a análise estatística utilizou-se o SPSS versão 13.0 Foram realizados os teste de Shapiro-Wilk, Anova One-Way, Post Hoc de Bonferroni e correlação de Pearson. O nível de significância adotado foi p &lt; 0,05. Os resultados mostraram que houve diferenças significativas (p &lt; 0,01) entre os grupos de crianças e o grupo de adultos em todas as variáveis. Entre os grupos de crianças (8-9 anos e 10-11 anos) não houve diferença significativa em nenhuma das variáveis analisadas. Os resultados sugerem que crianças de oito a 11 anos de idade ainda não alcançaram a completa maturação do equilíbrio postural. Essas informações podem ser importantes para auxiliar em diagnósticos de transtornos ou déficits do equilíbrio, tanto em crianças como em adultos.<hr/>The aim of this study was to compare postural balance in single leg stance between typically developing children aged 8 to 11 years old and healthy adults. The participants were divided into 3 groups: 8-9 years old, 10-11 years old and 18-30 years old. A force plate (AccuSway Plus, AMTI, Inc.) was used to measure the postural balance. Each subject performed three trials lasting 30 seconds in dominant single leg stance. The parameters recorded were: center of pressure amplitude the in the anteroposterior and mediolateral directions, total path length, average velocity and 95% of the ellipse area. SPSS (version 13.0) was used for statistical analysis. Shapiro-Wilk test, One-way Anova, Bonferroni post hoc and Pearson correlation were applied. The level of significance used was p &lt; 0.05. The results showed significant differences (p &lt; 0.01), between children and adult groups in all variables. Between groups of children (8-9 years and 10-11 years) there was no significant difference in any variables. The results suggest that children aged 08-11 years old have not reached complete maturation of postural balance. This information may be important to aid in the diagnosis of disorders or deficits of balance, both in children and in adults. <![CDATA[Na parada do lazer: delineando as ações de lazer em ONGs LGBT de Belo Horizonte]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1807-55092014000400579&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente estudo objetivou diagnosticar e analisar as ações de lazer das Organizações Não Governamentais ligadas ao Movimento LGBT de Belo Horizonte/MG. Assim, apresentamos como proposta metodológica a pesquisa documental combinada com a de campo, aplicando a imersão no campo e as entrevistas semiestruturadas como instrumentos de coleta de dados. Foram analisadas duas instituições, sendo entrevistados seis profissionais que atuam no âmbito do lazer. Os objetivos dessas ações variam, cabendo a elas desde o trabalho da autoestima até o empoderamento desse público visando a seu protagonismo social. Há uma multiplicidade de ações que envolvem os diversos conteúdos do lazer, das artes às atividades físicas. Assim, este trabalho traz algumas provocações que convidam a pensar o campo de atuação profissional em lazer em ONGs LGBT: o planejamento participativo das ações; a utilização e apropriação dos espaços públicos para o lazer; os investimentos no setor; e a conscientização do lazer como direito.<hr/>The present study aimed to diagnose and analyze the actions of leisure for Non-Governmental Organizations related to the LGBT movement in Belo Horizonte/MG. Therefore, we present how the proposed methodology the documentary research combined with a field survey, applying the immersion in the field and semi-structured interviews as data collection instruments. We analyzed two institutions, through interviews with six professionals working within the recreation. The goals of these actions vary, fitting them since the work of self-esteem to the empowerment of the public seeking its social protagonism. There are a variety of actions that involve the several contents of recreation, arts, physical activities. Therefore, this work presents some challenges that invite you to think about the field of practice in recreation in LGBT NGOs, participatory planning of actions, use and appropriation of public spaces for recreation, investment in the sector, and awareness of leisure as a right. <![CDATA[O trabalho e a saúde do educador físico em academias: uma contradição no cerne da profissão]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1807-55092014000400599&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O esporte e a atividade física no Brasil estão expandindo em número de participantes e em diversificação de atividades. Nesta expansão se inclui o ramo de academias, no qual o Brasil está em quarto lugar no mercado mundial. Embora o Educador Físico (EF) pudesse ser beneficiado por esta expansão, isto não ocorre. E mesmo sendo destacado como agente promotor de saúde e qualidade de vida, são raras as pesquisas acerca de como a saúde e a qualidade de vida do EF são afetadas pela sua atuação profissional e condições de trabalho. O objetivo desta pesquisa foi trazer à evidência científica aspectos da atuação profissional e condições de trabalho do EF atuante em academias de Brasília (DF), sendo utilizada pesquisa descritiva com questionário semiaberto (n = 53). Verificou-se que o vertiginoso crescimento do ramo de academias, inclusive como lócus de trabalho preferencial dos recém-formados, não corresponde a melhores condições de trabalho para os EFs, haja vista a presença de informalidade, precarização, intensificação e flexibilização do trabalho, conduzindo o EF a trabalhar em diversos empregos [EFs possuem em média dois empregos (54,7%), havendo EFs com quatro empregos (9,4%)], gerando desgastes à sua saúde, caracterizando um contrassenso à essência da profissão. Denota-se condições de trabalho nem sempre favoráveis, mas mascaradas pela realização pessoal advinda da escolha vocacional da profissão. Foi verificada baixa conscientização, mobilização e criticidade dos EFs perante esta realidade, embora alguns tenham indicado o desejo de abandono da profissão. É necessário o estabelecimento de uma nova contratualidade.<hr/>Sport and physical activity in Brazil are expanding in number of participants and diversification of activities. This expansion includes the branch of fitness facility, in which Brazil is fourth in the world market. Although the Physical Educator (PE) could be benefited by this expansion, this does not occur. And even being highlighted as a promoter of health and quality of life, there are little research on how the health and quality of life of PE are affected by their professional acting and working conditions. The objective of this research was to bring for scientific evidence some aspects of professional acting and working conditions of PE that work in fitness facility of Brasília (DF), being used descriptive research with semi-open questionnaire (n = 53). It was found that the rapid growth of fitness facility, including these places as the preferred locus to work of newly formed, does not correspond to better working conditions for PEs, due the presence of informality, precariousness, intensification and flexibilization of work, leading PE to work at various jobs [PEs have an average of two jobs (54.7%), and others PEs have 4 jobs (9.4%)], causing wear to your health, a contradiction to the essence of the profession. We denote the working conditions are not always favorable, but masked by the personal fulfillment of the vocational choice of profession. Low awareness, mobilization and criticality of PEs face this reality was verified, although some have indicated a desire to abandon the profession. The establishing a new contractuality is required. <![CDATA[Perfil educacional de atletas em formação no futebol no Estado do Rio de Janeiro]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1807-55092014000400617&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O estudo teve como objetivo descrever o perfil escolar de atletas que atuam no Estado do Rio de Janeiro e que se encontram no período da escolarização básica. O estudo teve uma abordagem quantitativa e qualitativa. Foram realizadas entrevistas estruturadas com amostra não probabilística composta por 417 jogadores das categorias de base, inscritos no ano de 2009 na Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro e 30 entrevistas semiestruturadas. Os resultados apontaram que os atletas permanecem na escola, todavia a troca de turno escolar e o baixo capital cultural podem afetar negativamente a sua trajetória escolar. A profissionalização no futebol torna-se um projeto familiar e talvez incida sobre o foco que o atleta tenha sobre o processo de escolarização. Os dados sugerem que quanto maior os investimentos do atleta na carreira, maior será a probabilidade de secundarizar os investimentos escolares.<hr/>The study aimed to describe the educational profile of athletes who work in the State of Rio de Janeiro and in the period of basic schooling. The study had a quantitative and qualitative approach. Structured interviews were conducted with non-probability sample consists of 417 players of the base categories, inscribed in the year 2009 in the Soccer Federation of Rio de Janeiro State and 30 semi-structured interviews. The results showed that the athletes remain at the school; however the flight rotation and low cultural capital can negatively affect his career. To become a professional of soccer is a project which involves all athlete’s family, and maybe this is what makes him not prioritize his formal education. Our data suggest that the more the athlete invest in his career, the more the probability of putting school in the background. <![CDATA[Efeito da demonstração distribuída na aprendizagem do saque do voleibol]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1807-55092014000400629&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente estudo investigou o efeito da distribuição das demonstrações na aprendizagem do saque japonês do voleibol. Dezoito sujeitos foram distribuídos em três grupos: G1 (oito demonstrações anteriores à prática), G2 (quatro demonstrações anteriores e quatro na 40º tentativa) e G4 (duas anteriores, duas na 20º, 2 na 40º, duas na 60º tentativas). A execução de uma pessoa habilidosa na tarefa foi filmada e utilizada como forma de demonstração para todos os grupos. O experimento consistiu de pré-teste com 10 tentativas, fase de aquisição com 80 tentativas e teste de retenção após 24 horas com 10 tentativas. Os resultados mostraram que as demonstrações anteriores à sessão de prática levaram a melhoras no escore e a demonstração distribuída levou a melhoras no padrão de movimento.<hr/>The present study investigated the effect of the distribution of the demonstration on the learning of the Japanese volleyball serve. Eighteen subjects were divided into 3 groups: G1 (8 demonstrations prior the practice), G2 (4 prior and 4 on 40th trial) and G4 (2 prior, 2 on 20th, 2 on 40th and 2 on 60th trial). The execution of a skilled person in the task was recorded and adopted as a demonstration to all groups. The experiment had pretest with 10 trials, acquisition phase with 80 trials and the retention test after 24 hours, with 10 trials. The results showed that demonstrations prior to the practice sessions conducted to score improvement and the distributed demonstration conducted to improvement in motor pattern. <![CDATA[Memória visuomotora em idosos: efeito de um programa de exercício]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1807-55092014000400641&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Memory, namely visuomotor memory, is one of the most essential cognitive functions in elder’s life. Among others, regular exercise seems to be an important factor in counteracting age-related-cognitive skills changes and thus prevent memory loss. However, in spite of the importance of visuomotor memory, the results of the scarce studies concerning the influence of exercise on this capacity are contradictory. The aim of this study was to investigate the effect of physical exercise (PE) in visuomotor memory (VMM) of elderly adults in function of gender and age. VMM (time spent in performing the test and errors during the execution) of 74 subjects aged 60-90 years, being 36 practitioners of PE (P - mean age of 70.22 ± 0.90 years) and 38 non-practitioners (NP - mean age of 68.26 ± 1.12 years) were assessed by VMM Test. The results showed that: a) P presented a better performance in the time of performing the test and in the number of errors committed compared to NP; b) Gender and age did not influence the VMM performance. Data suggest that PE seems to have positive effect in the VMM, independently of gender and age.<hr/>O presente estudo pretendeu investigar o efeito do exercício físico (EF) na memória visuomotora (MVM) de idosos em função do sexo e da idade. Foram testados 74 participantes com idades entre os 60 e os 90 anos, sendo 36 praticantes de EF (70,22 ± 0,90 anos) e 38 não praticantes (68,26 ± 1,12 anos). A MVM foi avaliada através do teste de Thinus et al., sendo registado o tempo gasto na execução do teste e o número de erros durante a sua execução. Através das ANOVAs grupo x género e grupo x idade, os resultados demostraram um efeito significativo do grupo, mas não do sexo e da idade, quer para o tempo de desempenho quer para os erros. Os praticantes apresentaram menores tempos e menos erros do que os não praticantes. Conclui-se que o EF apresenta um efeito positivo na MVM, independentemente do sexo e da idade. Sugerem-se estudos longitudinais com um número amostral superior e incluindo a aplicação de um programa de EF, para melhor compreender o comportamento da MVM dos idosos. <![CDATA[Efeitos do autocontrole da sequência de movimentos na aprendizagem de uma tarefa de “timing” coincidente]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1807-55092014000400651&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O objetivo do presente estudo foi investigar os efeitos de autocontrolar a sequência de movimentos, na aprendizagem de uma tarefa de “timing” coincidente. Trinta adultos jovens (idade = 23 ± 5,5 anos) sem experiência prévia na tarefa foram distribuídos aleatoriamente em dois grupos com condições diferentes quanto a sequência de movimentos, autocontrolado (LIVRE) e externamente controlado (DET). Os participantes deveriam tocar seis sensores sequencialmente, o último coincidentemente à chegada de um estímulo visual (tarefa de “timing”). Na aquisição, os participantes do grupo DET deveriam tocar os sensores numa sequência determinada, enquanto os do grupo LIVRE poderiam tocar os sensores em qualquer ordem (exceto o último, que foi o mesmo para ambos os grupos). Apesar de nenhuma diferença ter sido encontrada em relação ao número de tentativas necessárias ao alcance do desempenho critério na aquisição, o grupo LIVRE apresentou pior desempenho na transferência comparado ao grupo DET, indicando que ter controle sobre a sequência de movimentos que precede a coincidência prejudica a aprendizagem da habilidade.<hr/>The purpose of this study was to investigate the effects of self-controlling a movement sequence on learning a coincident timing task. Thirty young adults (age = 23± 5.5 years) with no previous experience with the task were randomly assigned into two groups with different movement sequence conditions, self-controlled (FREE) and externally controlled (DET). Participants were required to tap six sensors sequentially, the last one coinciding with the arrival of a visual stimulus (timing task). On acquisition, participants in the DET group had to tap the sensors in a determined sequence, while those in the FREE group were allowed to tap the sensors in any order (except for the last one, which was the same for both groups). While no difference was found regarding the number of trials needed to reach the performance criterion in acquisition, the group FREE showed higher timing errors in transfer compared to the group DET, indicating that self-controlling the movement sequence that precedes the coincidence impairs the learning of the motor skill. <![CDATA[O “rugby” em cadeira de rodas no âmbito da universidade: relato de experiência da Universidade Estadual de Campinas]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1807-55092014000400661&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O “Rugby” em Cadeira de Rodas (RCR) é uma modalidade paralímpica praticada por pessoas com deficiência física e a participação das universidades é importante para seu crescimento. Este estudo descreveu o desenvolvimento do RCR na extensão universitária, através do estudo de caso no projeto de extensão da Faculdade de Educação Física da UNICAMP. O RCR relaciona-se com o ensino, pesquisa e extensão; através do contato com a modalidade nas disciplinas; realização de estudos; oportunidade de prática e contato com a comunidade. A extensão universitária é um espaço importante para a vivência prática de alunos de Educação Física e contato com a comunidade. Através da aproximação da ciência com a prática, o RCR é trabalhado de forma consistente, alcançando bons resultados esportivos.<hr/>The wheelchair rugby (WR) is a paralympic Sport played by people with physical disabilities and its growth is related to university participation. This study described the WR development at university, through a case study at Physical Education College of Unicamp. The WR is related to learning, researching and extension; due the contact with the sport, conducting research; practical experience and approach to community. The university extension is a important opportunity to practical experience and approach to community of Physical Education students. Due the approaching to science, the work with WR is consistent, reaching good sports results. <![CDATA[Identidade dos cursos de licenciatura e bacharelado em Educação Física no Paraná: uma análise das áreas do conhecimento]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1807-55092014000400671&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Esta pesquisa do tipo descritiva objetivou identificar na matriz curricular de cursos de educação física a distribuição da carga horária por área do conhecimento, com vistas ao entendimento de como a formação se caracteriza no Paraná, especialmente quanto à existência de características próprias para os cursos de licenciatura e bacharelado. Para tanto, analisamos 28 projetos pedagógicos por meio de análise documental, na qual categorizamos as disciplinas presentes na matriz curricular por áreas/dimensões do conhecimento (formação específica e ampliada) propostas pela Resolução CNE/CES n.7/2004. Mediante os resultados encontrados, observamos que a formação específica agrega uma maior carga horária e um maior quantitativo de disciplinas, tendo como principal representante a dimensão cultural do movimento humano, que apresentou a maior carga horária tanto para os cursos de licenciatura como para os de bacharelado, o que condiz com os preceitos para a formação inicial em educação física, visto que abarca os conhecimentos identificadores que possuem tradição histórica da área. Identificamos também que os cursos possuem uma identidade própria relativa que os caracterizam como licenciatura e bacharelado, posto que a dimensão didático-pedagógica tem maior destaque na formação de licenciados e a técnico-instrumental na de bacharéis. As dimensões pertencentes à formação ampliada receberam o mesmo grau de importância para ambas as formações. Contudo, alertamos para a necessidade de realização de outras pesquisas que possam subsidiar novas discussões e intervenções para a área, sobretudo porque a reformulação curricular que determinou a separação em licenciatura e bacharelado é muito recente.<hr/>This descriptive research aimed to identify in the physical education course curriculum the distribution of workload by area of knowledge, in order to understand how the formation is characterized in Paraná, especially regarding the existence of its own characteristics for teaching and bachelors’ degree. Thus, we analyzed twenty-eight pedagogical projects through documentary analysis, in which we categorized the disciplines from the curriculum by knowledge’s areas/dimensions (specific formation and expanded formation), suggested by the Resolution CNE/CES n.7/2004. Based on the results we could observe that the specific formation results in the highest workload and the biggest quantity of disciplines. The main representative was the culture dimension of the human movement, with the highest workload for both, teachers and bachelor’s degree. This result suits the precepts for the basic formation in physical education, since it involves the knowledge identifiers that have historical tradition of the area. We also point that the courses have their own and relative identity that characterize it as a teaching and as a bachelor degree, since the didactic-pedagogic dimension have greater prominence in the training licentiate and technical-instrumental in the bachelor’s degree. The dimensions related to extended formation received the same level of importance for both courses. However, we want to emphasize that there is a need of making other researches that can support new discussions and interventions for the area, especially because the curriculum reform that determined the separation between teaching and bachelor degree is very recent. <![CDATA[Teto metabólico como indicador de capacidade de tolerância ao esforço físico: importância da capacidade oxidativa de reserva]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1807-55092014000400683&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Comparados com outras espécies animais, a capacidade para a resistência de seres humanos é notável. A tese dos fatores limitantes e determinantes da resistência considera variáveis como consumo máximo de oxigênio (VO2max), limiares metabólicos e economia de movimento as mais importantes para a efetivação de exercícios físicos de longa duração. Como o oxigênio (O2) e produtos do metabolismo de substratos (glicose e ácidos graxos) são utilizados no interior de mitocôndrias do tecido muscular para obtenção de energia por processos oxidativos durante esse tipo de exercício físico, esta é outra variável importante a ser considerada. O objetivo deste texto é demonstrar que a incidência de fadiga em exercícios físicos prolongados intensos pode estar relacionada com modificações negativas ocorridas no potencial oxidativo mitocondrial. A funcionalidade mitocondrial encontra-se situada entre limites extremos que correspondem aos estados 4 (repouso) e 3 (VO2max). A tese desse texto é a de que quando essa variável aproxima-se do estado 3 durante o exercício físico prolongado intenso, o organismo esgota suas possibilidades de produção de energia pela fosforilação oxidativa, com consequente modificações nos valores de limiares metabólicos e no percentual do VO2max utilizado durante o esforço físico. Portanto, mitocôndrias funcionam como um termostato bioenergético celular durante situações como as que envolvem o exercício físico intenso prolongado.<hr/>Compared with other animal species, the endurance capacity of humans is remarkable. The thesis of limiting and determining factors of endurance consider variables such as maximum oxygen (O2) consumption (VO2max), metabolic thresholds and movement economy the most importants. As the O2 and metabolic products of substrates (glucose and fatty acids) are used in muscle´s mitochondria to obtain energy by oxidative processes during long duration exercise, this is another important variable to be considered. The aim of this assay is to show that the incidence of fatigue in this kind of exercise might be related to negative changes in mitochondrial oxidative potential. Mitochondrial oxidative potential is situated between the extreme limits of its functionality, which correspond to the states 4 (rest) and 3 (VO2max). The thesis put forward here is that when this variable is close to the state 3 during prolonged intense exercise, the body depletes their possibilities to produce energy through oxidative phosphorilation, with consequent changes in metabolic thresholds and increase in the percent of VO2max used in this condition. Therefore, mitochondria function as a cellular bioenergetic thermostat during situations such as those involving prolonged strenuous exercise. <![CDATA[Educação Física Escolar: desafiando a sua presumível imutabilidade]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1807-55092014000400691&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente ensaio tem por objetivo analisar o senso comum que sinaliza para uma presumível imutabilidade ou ineficácia social do componente curricular Educação Física. A premissa da presente elaboração teórica é a de que a Educação Física Escolar comporta um processo evolutivo que aponta para sua legitimidade curricular desafiando, portanto, os corporativismos e as concepções a-históricas provenientes de determinadas esferas acadêmicas e profissionais.<hr/>This essay aims to analyze the common sense regarding to an apparent immutability or social ineffectiveness of the Physical Education as a curriculum component. The premise of this theoretical framework is that the Physical Education at school involves an evolutionary process which indicate its curricular legitimacy, thus challenging the corporatist and non-historical conception from certain academic and professional spheres.