Scielo RSS <![CDATA[Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=1809-584420180001&lang=en vol. 41 num. 1 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[Port Area of Rio de Janeiro: between the “empty shells” and the potential of everyday urban creative dynamics]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-58442018000100021&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo A partir não só de levantamento de matérias veiculadas na mídia tradicional e de dados socioeconômicos do território, mas também de observações de campo, conversas informais e entrevistas semiestruturadas (realizadas com lideranças, moradores, autoridades, produtores e frequentadores), buscou-se neste artigo fazer um balanço da situação socioeconômica e cultural após a gentrificação da Zona Portuária. Vale salientar que essa área foi considerada em um determinado momento como uma localidade emblemática e estratégica do projeto que procurava converter a cidade do Rio em uma cidade criativa. Nos últimos anos, nesta microrregião, vem sendo possível identificar dinâmicas de articulação e tensão entre investimentos que visam promover megaeventos espetaculares e pequenos eventos culturais que tradicionalmente ocorriam nesta localidade organizados pelos atores através das redes sociais. Este balanço, que coloca em destaque o valor da música ao vivo como uma riqueza que pode trazer benefícios socioeconômicos para a Zona Portuária e para o Rio, visa avaliar o resultado do aprofundamento da crise econômica do país sobre esse território: com a recessão (especialmente do estado do Rio de Janeiro) e as políticas públicas colocadas em curso, essa área vem sofrendo um processo de perda de vitalidade, lançando dúvidas sobre o futuro do projeto de conversão desta metrópole em uma cidade criativa.<hr/>Resumen A partir no solamente de levantamiento de artículos vehiculados en los medios tradicionales y de datos socioeconómicos del territorio, sino también de observaciones de campo, conversaciones informales y entrevistas semiestructuradas (realizadas con líderes, moradores, autoridades, productores y frecuentadores), se buscó en este trabajo hacer un balance de la situación socioeconómica y cultural tras la gentrificación de la Zona Portuaria. Cabe señalar que esta área fue considerada en un determinado momento como una localidad emblemática y estratégica del proyecto que buscaba convertir la ciudad de Rio en una ciudad creativa. En los últimos años, en esta microrregión, ha sido posible identificar dinámicas de articulación y tensión entre inversiones que buscan promover mega eventos espectaculares y pequeños eventos culturales que tradicionalmente ocurrían en esta localidad organizados por los actores a través de las redes sociales. Este balance que pone de relieve el valor de la música en vivo como una riqueza que puede traer beneficios socioeconómicos para la Zona Portuaria y para Rio, tiene por objeto evaluar el resultado de la profundización de la crisis económica del país sobre ese territorio: con la recesión (especialmente en el estado de Rio de Janeiro) y las políticas públicas planteadas en curso, esa área viene sufriendo un proceso de pérdida de vitalidad, lanzando dudas sobre el futuro del proyecto de conversión de esta metrópolis en una ciudad creativa.<hr/>Abstract Based not only on the survey of the traditional media and socioeconomic data on the territory, but also field observations, informal conversations and semi-structured interviews (conducted with leaders, residents, authorities, producers and frequenters), in this article it was sought to make an analysis of the socioeconomic and cultural situation after the gentrification of the Port Area. It is worth mentioning that this area was once considered an emblematic and strategic locality of the project that sought to convert the city of Rio into a creative city. In recent years, in this area, it has been possible to identify dynamics of articulation and tension between investments that aim to promote spectacular mega-events and small cultural events that traditionally occurred in this locality organized by the actors through social networks. This balance, which highlights the value of live music as a richness that can bring socioeconomic benefits to the Port Area and to Rio, aims to assess the deepening of the country’s economic crisis over this territory: with the recession (particularly of the state of Rio de Janeiro) and the public policies developed, this area has suffered a process of loss of vitality, casting doubt on the future of the project of conversion of this metropolis into a creative city. <![CDATA[Mapping co-production and co-distribution relations in the Brazilian cinema: an analysis under the light of the network theory]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-58442018000100041&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo A formação de redes entre empresas e stakeholders do setor de comunicação com os ambientes de interesse da atividade econômica se destaca como tema de interesse na área. Assim, o presente artigo se propõe a mapear e analisar as interações sociais na produção e distribuição cinematográfica no Brasil, apresentando as relações em rede como forma de gestão dos atores econômicos atuantes na indústria brasileira de cinema. Para tanto, foram coletadas informações disponibilizadas no Observatório Brasileiro do Cinema e do Audiovisual sobre os filmes brasileiros lançados entre 1995 a 2015. Como resultado, verificou-se que nesse período foram lançados 1.251 filmes, sendo identificadas 613 produtoras e 218 distribuidoras. Apenas 53 produtoras se envolveram em coproduções e em apenas 137 filmes houve codistribuição. Por meio da análise das medidas estruturais da rede foi possível verificar que o mercado cinematográfico brasileiro é concentrado e possui poucas relações de cooperação.<hr/>Resumen La formación de redes entre empresas y stakeholders del sector de comunicación con los ambientes de interés de la actividad económica se destaca como tema de interés en el área. Así, el presente artículo se propone a mapear y analizar las relaciones sociales en la producción y distribución cinematográfica en Brasil, presentando las relaciones en red como forma de gestión de los actores económicos actuantes en la industria brasileña de cine. Por lo tanto, hemos recogido información del Observatorio del Cine y Audiovisual de Brasil en películas brasileñas publicadas entre 1995 y 2015. Como resultado, se encontró que durante este período fueron estrenadas 1.251 películas, identificando 613 productores y 218 distribuidores. Sólo 53 productores se involucraron en coproducciones y en sólo 137 películas hubo codistribución. Por medio del análisis de las mediciones estructurales de la red fue posible ver que el mercado del cine brasileño se concentra en pocas relaciones de cooperación.<hr/>Abstract The formation of networks comprising firms and stakeholders from the communication industry with the environments of interest for this economic activity is noticed as a topic of interest in the area. Thus, this article proposes to map and analyse the social interactions in the Brazilian cinematographic production and distribution, presenting network relations as a way of management of the economic actors operating in the Brazilian cinema industry. Data were gathered through information available in the Brazilian Observatory for Cinema and Audio-visual about Brazilian movies released between 1995 and 2015. As results, it was verified that in this period were released 1,251 movies, being identified 613 producers and 218 distributors. Only 53 producers were involved in co-productions and only 137 movies were co-distributed. Through the analysis of the social network structural measures, it was possible to verify that the Brazilian cinematographic market is concentrated and has few relations of cooperation. <![CDATA[Disputes concerning performance in Communication studies: theoretical challenges, methodological drifts]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-58442018000100063&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo O presente artigo discute o termo “performance” nos estudos de Comunicação e mídia a partir de um resgate crítico-teórico do mesmo. Partimos de uma reconstituição conceitual do termo em suas vertentes das Ciências Humanas e Sociais francesa e anglo-saxã para apresentarmos seus desdobramentos no campo comunicacional brasileiro, sobretudo no que tange a temáticas como a música e o entretenimento, os fãs e os sites de redes sociais. Argumentamos que os estudos de performance são relevantes para entender as ações humanas, bem como suas mediações com os corpos, aparatos, ambientes, materialidades e audiências tão corriqueiras no cotidiano da vida contemporânea. Contudo, indicamos a necessidade de rediscussão do conceito para a análise de distintos objetos e ambientes mediados pelas tecnologias de comunicação e apontamos a possibilidade de entender a performance enquanto método de pesquisa.<hr/>Resumen El presente artículo tiene como objetivo discutir el uso del término “performance” en los estudios de Comunicación y medios a partir de un rescate crítico teórico de lo mismo. Partimos de una reconstitución conceptual del término en sus vertientes de las Ciencias Humanas y Sociales francesa y anglosajona para presentar sus desdoblamientos en el campo comunicacional brasileño, sobre todo en lo que respecta a temáticas como la música y el entretenimiento, los fans y los sitios de redes sociales. Argumentamos que los estudios de performance son relevantes para entender las acciones humanas, así como sus mediaciones con los cuerpos, aparatos, ambientes, materialidades y audiencias tan corrientes en el cotidiano de la vida contemporánea. Sin embargo, indicamos la necesidad de rediscusión del concepto para el análisis de distintos objetos y ambientes mediados por las tecnologías de comunicación y apuntamos la posibilidad de comprender la performance como un método de investigación.<hr/>Abstract This paper discusses the term “performance” in media and Communication studies, by means of a critical and theoretical background review. We start with a conceptual reconstitution of the term in its strands in Anglo-Saxon and French Humanities in order to present its development in the Brazilian Studies context, especially regarding issues such as music and entertainment, fandoms and social network websites. We argue that performance studies are relevant to understand human actions, as well as their mediations with the bodies, apparatuses, environments, materialities and audiences in contemporary everyday life. However, we indicate the need to re-discuss the concept for the analysis of different objects and environments which are mediated by communication technologies, and point to the possibility of understanding performance as a research method. <![CDATA[The informational dimension in the regulation of the privacy context in social interactions mediated by cellular mobile devices]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-58442018000100081&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Neste artigo, buscamos compreender como usuários de dispositivos móveis celulares percebem o contexto de privacidade em situações cotidianas e, a partir desta percepção, se e como eles ajustam suas respectivas performances nas interações sociais mediadas. Para tanto, resgatamos conceitos sobre privacidade, compreendendo aspectos psicossociais deste fenômeno, e utilizamos o Privacy Process Model (PPM), um modelo analítico que permite a análise de comportamentos interacionais através da regulação da privacidade em quatro diferentes dimensões: informacional. social. psicológica e física. Em nossa análise, utilizamos relatos de jovens universitários da região Nordeste brasileira, usuários de dispositivos móveis celulares. visando a identificação de quais estratégias são habitualmente utilizadas para regular o contexto de privacidade, tendo em vista, neste caso, a dimensão informacional – ou seja, a dimensão que abrange a seleção e a apropriação de recursos e de aplicativos presentes nestes dispositivos para a realização das trocas informacionais.<hr/>Resumen En este artículo, buscamos comprender cómo los usuarios de dispositivos móviles celulares perciben el contexto de privacidad en situaciones cotidianas y, a partir de esta percepción, si y cómo ellos ajustan sus respectivas performances en las interacciones sociales mediadas. Para esto, rescatamos conceptos sobre privacidad, comprendiendo aspectos psicosociales de este fenómeno, y utilizamos el Privacy Process Model (PPM), un modelo analítico que permite el análisis de comportamientos interactivos a través de la regulación de la privacidad en cuatro diferentes dimensiones: informacional. social. psicológica y física. En nuestro análisis, utilizamos relatos de jóvenes universitarios de la región nordeste brasileña, usuarios de dispositivos móviles celulares, buscando la identificación de qué estrategias son habitualmente utilizadas para regular el contexto de privacidad, teniendo en vista, en este caso, la dimensión informacional – es decir, la dimensión que abarca la selección y la apropiación de recursos y de aplicaciones presentes en estos dispositivos para la realización de los intercambios informacionales.<hr/>Abstract In this paper, we seek to understand how users of cellular mobile devices perceive the privacy context in everyday situations and, from this perception, if and how they adjust their respective performances in mediated social interactions. To do so, we retrieve concepts about privacy, including psychosocial aspects of this phenomenon, and use the Privacy Process Model (PPM), an analytical model that allows the analysis of interactional behaviors through the regulation of privacy in four different dimensions: informational. social. psychological and physical. In our analysis, we used reports from university students from the Brazilian northeast region, users of cellular mobile devices, aiming to identify which strategies are usually used to regulate the privacy context, considering, in this case, theinformationaldimension – that is the dimension that covers the selection and appropriation of resources and applications present in these devices for the accomplishment of informational exchanges. <![CDATA[Radio, mobility and ubiquity: analysis of Abert’s mobile digital inclusion project]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-58442018000100099&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo O celular se converteu na principal porta de entrada para o consumo de rádio, além de alargar as formas de mobilidade antes restritas aos aparelhos transistorizados e de automóvel. Em uma ação inédita de inclusão mobile digital direcionada a pequenas e médias emissoras, a Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e TV criou o projeto Mobilize-se, que consiste na oferta de um app gratuito integrador de rádios; um app exclusivo de rádio para smartphone; uma rede social na Internet. Cerca de 700 emissoras participam do projeto. Saber em que medida as rádios se beneficiaram das vantagens dessa inclusão digital foi o objetivo desta pesquisa quanti-qualitativa (FLICK, 2009; CODINA et al, 2011) com triangulação de dados (MINAYO; ASSIS; SOUZA, 2005), que avalia o impacto da integração de emissoras participantes do projeto. Os resultados indicam que as emissoras fizeram essa inserção sem reflexão em profundidade e sem estar plenamente alinhadas com as estratégias de marketing.<hr/>Resumen El teléfono móvil se ha convertido en la principal puerta de entrada para el consumo de contenido de radio, además de ampliar las formas de movilidad antes restringidas a los equipos transistorizados y de automóvil. En una acción inédita de inclusión móvil digital dirigida a pequeñas y medianas emisoras, la Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e TV creó el proyecto Mobilize-se, que consiste en la oferta de una app gratuito integrador de radios; una app exclusiva de radio para smartphone; una red social en Internet. Alrededor de 700 emisoras participan en el proyecto. Saber en qué medida las radios se beneficiaron de las ventajas de esa inclusión digital fue el objetivo de esta investigación cuantitativa-cualitativa (FLICK, 2009; CODINA et al, 2011) con triangulación de datos (MINAYO; ASSIS; SOUZA, 2005), que evalúa el impacto de la integración de emisoras participantes del proyecto. Los resultados indican que las emisoras hicieron la inserción sin reflexión en profundidad y sin estar totalmente alineadas con las estrategias de marketing.<hr/>Abstract Mobile phones have become the main device for consuming radio content, broadening the traditional forms of mobility once restricted to transistor radios and automobiles. In an effort to have small and medium-sized radio stations incorporate the use of digital mobile phones, the Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e TV has created a project called Mobilize-se. This project provides a free radio integration app; a radio app exclusive to smartphones; and a social network page. There are about 700 radio stations currently participating in this project. The goal of this quantitative/qualitative study was to understand how these radio stations have benefitted from the advantages of digital inclusion (FLICK, 2009; CODINA et al, 2011) by using data triangulation (MINAYO; ASSIS; SOUZA, 2005) to assess the impact that digital inclusion has had on them. The results indicate that broadcasters have made this inclusion without too much forethought, and are not fully caught up with marketing strategies. <![CDATA[Jango’s labourism in pictures: the newsreels by Agência Nacional (1963-1964)]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-58442018000100119&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo O objetivo deste artigo é investigar a construção da imagem oficial de João Goulart e seu governo a partir do cinejornal Atualidades da Agência Nacional, produzido entre 1963-1964. Busca-se compreender, através da produção audiovisual oficial, como Goulart requalificou o trabalhismo, reforçando o seu projeto político de promoção da justiça social. A mobilização de diversos setores sociais (movimento operário, movimento estudantil, ligas camponesas) favoreceu a radicalização do trabalhismo proposto por Goulart. Os cinejornais produzidos nos anos de 1963 e 1964 irão tratar dos principais pilares desse “trabalhismo radical”: a reforma agrária, a política externa independente e a parceria entre os trabalhadores urbanos e o presidente da República.<hr/>Resumen El objetivo del artículo es investigar la construcción de la imagen oficial de João Goulart y su gobierno a partir del noticiario cinematográfico Atualidades de la Agência Nacional (Agencia Nacional), producido entre 1963-1964. Se busca comprender, por medio de la producción audiovisual oficial, cómo Goulart resignificó el laborismo, reforzando su proyecto político basado en la promoción de la justicia social. La movilización de diversos sectores sociales (movimiento obrero, movimiento estudiantil, ligas campesinas) favoreció la radicalización del laborismo propuesto por Goulart. Los noticiarios cinematográficos producidos en los años 1963 y 1964 abordaron los principales pilares de este “laborismo radical”: la reforma agraria, la política externa independiente y la relación colaborativa entre los trabajadores urbanos y el presidente de la Republica.<hr/>Abstract The aim of this paper is to analyse the construction of the official image of João Goulart and his government based on the Atualidades newsreels produced by Agência Nacional (National Agency) between 1963-1964. It seeks to understand, through the state-owned audio-visual production, how Goulart requalified the labourism, reinforcing his political project of promoting social justice. The mobilization of several social sectors (labour movement, student movement, peasant leagues) favoured the radicalization of Goulart’s labourism. The political newsreels produced in the years 1963 and 1964 deal with the main pillars of this “radical labourism”: agrarian reform, independent foreign policy and the partnership between urban workers and the president of the Republic. <![CDATA[Meaning effects of (un)sustainability in print advertisements by Real/Santander Bank]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-58442018000100137&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Neste artigo, o objetivo é refletir sobre o discurso do Banco Real/Santander1 sob dois aspectos: a) a marca de sua repetibilidade materializada em anúncios veiculados na Veja durante a Década da Educação para o Desenvolvimento Sustentável; b) como o banco constrói processos discursivos que conduzem à produção de efeito de sentidos de sustentabilidade nos anúncios. Dentre outras coisas, foi possível perceber que o processo discursivo do banco está ancorado em dizeres do interdiscurso, que dão origem à tomada de posição e, também, no seu próprio discurso anterior (anúncio).<hr/>Resumen En este artículo, el objetivo es reflexionar sobre el discurso del Banco Real/Santander bajo dos aspectos: a) la marca de su repetibilidad materializada en anuncios publicados en la Veja durante el Decenio de la Educación para el Desarrollo Sostenible; b) cómo el banco construye procesos discursivos que conducen a la producción de efectos de sentidos de sostenibilidad en los anuncios. Entre otras cosas, fue posible percibir que el proceso discursivo del banco está anclado en palabras del interdiscurso que dan lugar a la toma de posición y, también, en su propio discurso anterior (anuncio).<hr/>Abstract This article aims to reflect on the discourse of Real/Santander Bank under two perspectives: a) the characteristic of its repeatability in the bank’s discourse materialised in print ads published in Veja magazine during the Decade of Education for Sustainable Development; and b) how the bank constructs discursive processes that lead to the production of sustainability meaning effects in their ads. Among other things, we observed that the discourse process of the bank is anchored in words of interdiscourse that give rise to positioning, as well as in its own previous discourse (advertisement). <![CDATA[Expressiveness in Journalism: interfaces between Communication, Speech-Language Pathology and Audiology and Education]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-58442018000100153&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo O artigo aborda a expressividade na formação do jornalista nas interfaces Comunicação, Fonoaudiologia e Educação. Tem por objetivo dar visibilidade à expressividade em Jornalismo como dimensão da educação e da formação em Comunicação na contemporaneidade. O percurso metodológico envolve tematizar a expressividade em três instâncias: na historicidade da prática fonoaudiológica com jornalistas; na caracterização das ações em processos educacionais na formação de jornalistas; e na problematização das concepções e práticas, com questionamento das contribuições no que concerne à educação. O estudo subsidia uma compreensão ampliada da expressividade na formação em Jornalismo: que se possa dizer interativa, dialógica e criativa, com capacidades de desabilitar dispositivos de homogeneização e de espetacularização, além de agenciar processos de singularização, de subjetivação e de profissionalização.<hr/>Resumen El artículo aborda la expresividad en la formación del periodista en las interfaces Comunicación, Fonoaudiología y Educación. Tiene por objetivo dar visibilidad a la expresividad en Periodismo como dimensión de la educación y de la formación en Comunicación en la contemporaneidad. El recorrido metodológico involucra tematizar la expresividad en tres instancias: en la historicidad de la práctica fonoaudiológica con periodistas; en la caracterización de las acciones en procesos educativos en la formación de periodistas; y en la problematización de las concepciones y prácticas, con cuestionamiento de las contribuciones en lo que concierne a la educación. El estudio subsidia una comprensión ampliada de la expresividad en la formación en Periodismo: que se pueda decir interactiva, dialógica y creativa, con capacidades de deshabilitar dispositivos de homogeneización y de espectacularización, además de agenciar procesos de singularización, de subjetivación y de profesionalización.<hr/>Abstract This paper approaches expressiveness in the education of journalists in the interfaces of Communication, Speech-Language Pathology and Audiology and Education. Its purpose is to highlight expressiveness in Journalism as a dimension of education and of training in Communication in contemporary times. The methodological approach involves discussing expressiveness in three instances: in the history of Speech-Language Pathology and Audiology practices with journalists; in the characterization of actions in the educational processes of journalists; and in questioning the conceptions and practices regarding its contributions when education is concerned. The study subsidizes a broader understanding of expressiveness in Journalism training: one that is interactive, dialogic and creative, able to deactivate standardization and spectacularization, as well as promoting processes of singularity, subjectivation and professionalization. <![CDATA[Marketing strategies of regional journalism: the changes undertaken by the Jaime Câmara Group]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-58442018000100167&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Esta pesquisa descreve as principais mudanças nas práticas jornalísticas do principal empreendimento privado de comunicação no Centro-Oeste brasileiro – o Grupo Jaime Câmara (GJC). Trata-se de um estudo de caso que analisou três produtos dessa organização: o telejornal Anhanguera 1ª Edição, o jornal tabloide Daqui e o jornal de referência O Popular; realizado entre agosto de 2016 e abril de 2017. A pesquisa apoiou-se em dados coletados de entrevistas com jornalistas e editores da empresa, além da análise de conteúdo de matérias publicadas e veiculadas pelo GJC. Os resultados confirmam o impacto da Internet na reconfiguração do trabalho jornalístico e do sistema de concorrência que se instalou diante de tantas ofertas informacionais à sociedade, mas apontam singluraridades quanto aos efeitos de certas estratégias mercadológicas.<hr/>Resumen Esta investigación describe los principales cambios en las prácticas periodísticas del principal emprendimiento privado de comunicación en el Centro Oeste brasileño – el Grupo Jaime Câmara (GJC). Se trata de un estudio de caso que analizó tres productos de esa organización: el telediario Anhanguera 1ª Edición, el diario tabloide Daqui y el diario de referencia O Popular, realizado entre agosto de 2016 y abril de 2017. La investigación se apoyó en datos recogidos de entrevistas con periodistas y editores de la empresa, además del análisis de contenido de materias publicadas y transmitidas por el GJC. Los resultados confirman el impacto de la Internet en la reconfiguración del trabajo periodístico y del sistema de concurrencia que se instaló ante tantas ofertas informativas a la sociedad, pero apuntan singularidades cuanto a los efectos de ciertas estrategias mercadológicas.<hr/>Abstract This research describes the main changes in journalistic practices of the main private communication enterprise in the Brazilian Midwest region – the Jaime Câmara Group (GJC – acronym in Portuguese). It is a case study that analysed three products of this organization: the TV news report Anhanguera 1st Edition, the tabloid newspaper Daqui and the reference newspaper O Popular, conducted between August 2016 and April 2017. The research was based on data collected from interviews with journalists and editors of the company, as well as content analysis of material published by GJC. The results confirm the impact of the Internet on the reconfiguration of journalistic work and the system of competition that has been installed in the face of so many informational offers to society, but point out singularities in terms of the effects of certain marketing strategies. <![CDATA[Methodological experimentation in the teaching of Social Communication: “Biographeme with the beat generation”]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-58442018000100183&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Este relato resulta da pesquisa “Experimentações metodológicas no ensino em Comunicação Social”. Considerando que tal pesquisa tem o ensino como objeto, experimenta a proposição de diferentes metodologias de ensino, sendo que, aqui, apresenta a segunda delas: “Biografema com a geração beat”. O relato se justifica por discutir um método próprio às ciências que têm o texto como protagonista; e por se inserir na discussão envolvendo a relação entre ensino e pesquisa. Concebe por método a noção expressa por Barthes (2004a), a qual entende que, quando a pesquisa lida com textos, o resultado não é apresentado por um texto, mas se constitui no próprio. A experimentação pressupõe que o texto da geração beat é do tipo biografemático, de modo que os alunos são instigados a escrever ao modo dos beats. Por fim, conclui que a metodologia experimentada é capaz de provocar o aluno a perceber o texto de uma nova maneira.<hr/>Resumen Este relato resulta de las investigaciones “Ensayos metodológicos en la enseñanza de la Comunicación Social”. Considerando que la presente investigación tiene la enseñanza como un objeto, experimentase proponer diferentes metodologías de enseñanza, y aquí presenta la segunda de ellas: “Biografema con la generación beat”. El relato se justifica por discutir un método proprio de las ciencias que tienen el texto como protagonista; y mediante su inserción en la discusión de la relación entre la enseñanza y la investigación. Concibe como un método la noción expresa por Barthes (2004a), en la cual los resultados de las investigaciones que tratan de textos no son presentados por un texto, sino es un texto en sí mismo. La experimentación supone que el texto de la generación beat es del tipo biografemático, de modo que se estimula los estudiantes a escribir de la forma beats. Por último, llegamos a la conclusión de que la metodología experimentada es capaz de provocar el estudiante a entender el texto de una manera nueva.<hr/>Abstract This report results from the research “Methodological experimentation in the teaching of Social Communication”. Considering that such research has teaching as an object, it tries to propose different teaching methodologies, and here presents the second one of them: “Biographeme with the beat generation”. The report is justified because it discusses a method of the sciences that have the text as protagonist; and because it is inserted in the discussion involving the relation between teaching and research. It conceives as method the notion expressed by Barthes (2004a), which says that when the research deals with texts, the result is not presented by a text, but it is the text in itself. The experimentation assumes that the text of the beat generation is of the biographematic type, so that students are encouraged to write in the beats way. Finally, we conclude that the experienced methodology is capable of provoking the student to perceive the text in a new way. <![CDATA[Le Monde and the international coverage about Brazil: interview with Franck Nouchi, mediateur Le Monde]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-58442018000100199&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Este relato resulta da pesquisa “Experimentações metodológicas no ensino em Comunicação Social”. Considerando que tal pesquisa tem o ensino como objeto, experimenta a proposição de diferentes metodologias de ensino, sendo que, aqui, apresenta a segunda delas: “Biografema com a geração beat”. O relato se justifica por discutir um método próprio às ciências que têm o texto como protagonista; e por se inserir na discussão envolvendo a relação entre ensino e pesquisa. Concebe por método a noção expressa por Barthes (2004a), a qual entende que, quando a pesquisa lida com textos, o resultado não é apresentado por um texto, mas se constitui no próprio. A experimentação pressupõe que o texto da geração beat é do tipo biografemático, de modo que os alunos são instigados a escrever ao modo dos beats. Por fim, conclui que a metodologia experimentada é capaz de provocar o aluno a perceber o texto de uma nova maneira.<hr/>Resumen Este relato resulta de las investigaciones “Ensayos metodológicos en la enseñanza de la Comunicación Social”. Considerando que la presente investigación tiene la enseñanza como un objeto, experimentase proponer diferentes metodologías de enseñanza, y aquí presenta la segunda de ellas: “Biografema con la generación beat”. El relato se justifica por discutir un método proprio de las ciencias que tienen el texto como protagonista; y mediante su inserción en la discusión de la relación entre la enseñanza y la investigación. Concibe como un método la noción expresa por Barthes (2004a), en la cual los resultados de las investigaciones que tratan de textos no son presentados por un texto, sino es un texto en sí mismo. La experimentación supone que el texto de la generación beat es del tipo biografemático, de modo que se estimula los estudiantes a escribir de la forma beats. Por último, llegamos a la conclusión de que la metodología experimentada es capaz de provocar el estudiante a entender el texto de una manera nueva.<hr/>Abstract This report results from the research “Methodological experimentation in the teaching of Social Communication”. Considering that such research has teaching as an object, it tries to propose different teaching methodologies, and here presents the second one of them: “Biographeme with the beat generation”. The report is justified because it discusses a method of the sciences that have the text as protagonist; and because it is inserted in the discussion involving the relation between teaching and research. It conceives as method the notion expressed by Barthes (2004a), which says that when the research deals with texts, the result is not presented by a text, but it is the text in itself. The experimentation assumes that the text of the beat generation is of the biographematic type, so that students are encouraged to write in the beats way. Finally, we conclude that the experienced methodology is capable of provoking the student to perceive the text in a new way. <![CDATA[O que nos dizem os Clássicos da Comunicação? Algumas questões sobre a constituição do campo]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-58442018000100211&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Este relato resulta da pesquisa “Experimentações metodológicas no ensino em Comunicação Social”. Considerando que tal pesquisa tem o ensino como objeto, experimenta a proposição de diferentes metodologias de ensino, sendo que, aqui, apresenta a segunda delas: “Biografema com a geração beat”. O relato se justifica por discutir um método próprio às ciências que têm o texto como protagonista; e por se inserir na discussão envolvendo a relação entre ensino e pesquisa. Concebe por método a noção expressa por Barthes (2004a), a qual entende que, quando a pesquisa lida com textos, o resultado não é apresentado por um texto, mas se constitui no próprio. A experimentação pressupõe que o texto da geração beat é do tipo biografemático, de modo que os alunos são instigados a escrever ao modo dos beats. Por fim, conclui que a metodologia experimentada é capaz de provocar o aluno a perceber o texto de uma nova maneira.<hr/>Resumen Este relato resulta de las investigaciones “Ensayos metodológicos en la enseñanza de la Comunicación Social”. Considerando que la presente investigación tiene la enseñanza como un objeto, experimentase proponer diferentes metodologías de enseñanza, y aquí presenta la segunda de ellas: “Biografema con la generación beat”. El relato se justifica por discutir un método proprio de las ciencias que tienen el texto como protagonista; y mediante su inserción en la discusión de la relación entre la enseñanza y la investigación. Concibe como un método la noción expresa por Barthes (2004a), en la cual los resultados de las investigaciones que tratan de textos no son presentados por un texto, sino es un texto en sí mismo. La experimentación supone que el texto de la generación beat es del tipo biografemático, de modo que se estimula los estudiantes a escribir de la forma beats. Por último, llegamos a la conclusión de que la metodología experimentada es capaz de provocar el estudiante a entender el texto de una manera nueva.<hr/>Abstract This report results from the research “Methodological experimentation in the teaching of Social Communication”. Considering that such research has teaching as an object, it tries to propose different teaching methodologies, and here presents the second one of them: “Biographeme with the beat generation”. The report is justified because it discusses a method of the sciences that have the text as protagonist; and because it is inserted in the discussion involving the relation between teaching and research. It conceives as method the notion expressed by Barthes (2004a), which says that when the research deals with texts, the result is not presented by a text, but it is the text in itself. The experimentation assumes that the text of the beat generation is of the biographematic type, so that students are encouraged to write in the beats way. Finally, we conclude that the experienced methodology is capable of provoking the student to perceive the text in a new way. <![CDATA[Das subalternidades aos sentidos da comunicação local]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-58442018000100215&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Este relato resulta da pesquisa “Experimentações metodológicas no ensino em Comunicação Social”. Considerando que tal pesquisa tem o ensino como objeto, experimenta a proposição de diferentes metodologias de ensino, sendo que, aqui, apresenta a segunda delas: “Biografema com a geração beat”. O relato se justifica por discutir um método próprio às ciências que têm o texto como protagonista; e por se inserir na discussão envolvendo a relação entre ensino e pesquisa. Concebe por método a noção expressa por Barthes (2004a), a qual entende que, quando a pesquisa lida com textos, o resultado não é apresentado por um texto, mas se constitui no próprio. A experimentação pressupõe que o texto da geração beat é do tipo biografemático, de modo que os alunos são instigados a escrever ao modo dos beats. Por fim, conclui que a metodologia experimentada é capaz de provocar o aluno a perceber o texto de uma nova maneira.<hr/>Resumen Este relato resulta de las investigaciones “Ensayos metodológicos en la enseñanza de la Comunicación Social”. Considerando que la presente investigación tiene la enseñanza como un objeto, experimentase proponer diferentes metodologías de enseñanza, y aquí presenta la segunda de ellas: “Biografema con la generación beat”. El relato se justifica por discutir un método proprio de las ciencias que tienen el texto como protagonista; y mediante su inserción en la discusión de la relación entre la enseñanza y la investigación. Concibe como un método la noción expresa por Barthes (2004a), en la cual los resultados de las investigaciones que tratan de textos no son presentados por un texto, sino es un texto en sí mismo. La experimentación supone que el texto de la generación beat es del tipo biografemático, de modo que se estimula los estudiantes a escribir de la forma beats. Por último, llegamos a la conclusión de que la metodología experimentada es capaz de provocar el estudiante a entender el texto de una manera nueva.<hr/>Abstract This report results from the research “Methodological experimentation in the teaching of Social Communication”. Considering that such research has teaching as an object, it tries to propose different teaching methodologies, and here presents the second one of them: “Biographeme with the beat generation”. The report is justified because it discusses a method of the sciences that have the text as protagonist; and because it is inserted in the discussion involving the relation between teaching and research. It conceives as method the notion expressed by Barthes (2004a), which says that when the research deals with texts, the result is not presented by a text, but it is the text in itself. The experimentation assumes that the text of the beat generation is of the biographematic type, so that students are encouraged to write in the beats way. Finally, we conclude that the experienced methodology is capable of provoking the student to perceive the text in a new way. <![CDATA[Marketing no poder, eclipse da publicidade?]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-58442018000100219&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Este relato resulta da pesquisa “Experimentações metodológicas no ensino em Comunicação Social”. Considerando que tal pesquisa tem o ensino como objeto, experimenta a proposição de diferentes metodologias de ensino, sendo que, aqui, apresenta a segunda delas: “Biografema com a geração beat”. O relato se justifica por discutir um método próprio às ciências que têm o texto como protagonista; e por se inserir na discussão envolvendo a relação entre ensino e pesquisa. Concebe por método a noção expressa por Barthes (2004a), a qual entende que, quando a pesquisa lida com textos, o resultado não é apresentado por um texto, mas se constitui no próprio. A experimentação pressupõe que o texto da geração beat é do tipo biografemático, de modo que os alunos são instigados a escrever ao modo dos beats. Por fim, conclui que a metodologia experimentada é capaz de provocar o aluno a perceber o texto de uma nova maneira.<hr/>Resumen Este relato resulta de las investigaciones “Ensayos metodológicos en la enseñanza de la Comunicación Social”. Considerando que la presente investigación tiene la enseñanza como un objeto, experimentase proponer diferentes metodologías de enseñanza, y aquí presenta la segunda de ellas: “Biografema con la generación beat”. El relato se justifica por discutir un método proprio de las ciencias que tienen el texto como protagonista; y mediante su inserción en la discusión de la relación entre la enseñanza y la investigación. Concibe como un método la noción expresa por Barthes (2004a), en la cual los resultados de las investigaciones que tratan de textos no son presentados por un texto, sino es un texto en sí mismo. La experimentación supone que el texto de la generación beat es del tipo biografemático, de modo que se estimula los estudiantes a escribir de la forma beats. Por último, llegamos a la conclusión de que la metodología experimentada es capaz de provocar el estudiante a entender el texto de una manera nueva.<hr/>Abstract This report results from the research “Methodological experimentation in the teaching of Social Communication”. Considering that such research has teaching as an object, it tries to propose different teaching methodologies, and here presents the second one of them: “Biographeme with the beat generation”. The report is justified because it discusses a method of the sciences that have the text as protagonist; and because it is inserted in the discussion involving the relation between teaching and research. It conceives as method the notion expressed by Barthes (2004a), which says that when the research deals with texts, the result is not presented by a text, but it is the text in itself. The experimentation assumes that the text of the beat generation is of the biographematic type, so that students are encouraged to write in the beats way. Finally, we conclude that the experienced methodology is capable of provoking the student to perceive the text in a new way.