Scielo RSS <![CDATA[Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=1809-584420170002&lang=en vol. 40 num. 2 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[Aos leitores]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-58442017000200015&lng=en&nrm=iso&tlng=en <![CDATA[Between a rock and a hard place. Citizen journalism and journalistic ethics in Mexico]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-58442017000200021&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumen El presente artículo analiza y discute los grados de funcionalidad y utilidad que tienen los códigos de ética periodística en la práctica profesional del periodismo ciudadano en México. Este país se ubicó al cierre de 2016 en el tercer lugar mundial en índice en homicidios contra periodistas, sólo detrás de Irak y Afganistán. Se implementa un modelo de investigación interdisciplinar y utiliza una metodología cuantitativa no experimental de alcance descriptivo. El cuestionario mide, a partir de una escala de evaluación tipo Likert, fundamentalmente el constructo de los principios generales de la ética periodística, de los cuales se desprenden los valores éticos particulares que caracterizan el ejercicio del periodista ciudadano en México. El artículo cierra discutiendo, refinando y articulando nuevas preguntas de investigación a raíz de las evidencias levantadas en el colectivo de periodistas ciudadanos bajo estudio, y en relación con sus posiciones sobre credibilidad, confianza y calidad en torno al contexto del que forman parte y del que dan cuenta.<hr/>Resumo Este artigo analisa e discute o grau de funcionalidade e utilidade de códigos de ética jornalística na prática do jornalismo cidadão no México. Este país foi classificado, no final de 2016, como o terceiro lugar mundial no índice de homicídios contra jornalistas, atrás apenas do Iraque e do Afeganistão. Para isso, implementa um modelo de pesquisa interdisciplinar e utiliza uma metodologia quantitativa não experimental de alcance descritivo. O questionário mensura, a partir de uma escala de avaliação tipo Likert, principalmente a construção dos princípios gerais de ética jornalística, dos quais se depreendem os valores éticos particulares que caracterizam o exercício do jornalista cidadão no México. O artigo encerra discutindo, refinando e articulando novas perguntas de pesquisa como raízes das evidências levantadas no coletivo de jornalistas cidadãos de acordo com o estudo e em relação com suas posições de credibilidade, confiança e qualidade em torno do contexto de que fazem parte e do qual dão conta.<hr/>Abstract This article analyzes and discusses the degrees of functionality and usefulness of the codes of journalistic ethics in the professional practice of citizen journalism in Mexico. At the end of 2016 this country ranked third in the world in index in homicides against journalists, behind only Iraq and Afghanistan. It implements an integrated model of research based on the interdisciplinary perspective and uses a non-experimental quantitative methodology of descriptive scope. The questionnaire measures, based on a scale of evaluation type Likert, fundamentally the construct of the general principles of journalistic ethics, from which the particular ethical values that characterize the exercise of the citizen journalist in Mexico emerge. The article closes discussing, refining and articulating new research questions as a result of the evidence gathered in the group of citizen journalists under study, and in relation to their positions on credibility, trust and quality around the context of which they are part and of which they account. <![CDATA[Cultural Senses of the Radio Rebelde Zapatista: imaginaries of other possible worlds]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-58442017000200045&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Analisar as sociabilidades da Radio Rebelde Zapatista compreendidas a partir da proposta teórico-metodológica de Jesús Martín-Barbero, como a relação entre as matrizes culturais e as competências de recepção, é o objetivo principal deste artigo. A emissora é uma rádio da comunidade zapatista do Caracol Resistência e Rebeldia pela Humanidade, localizada no Estado Mexicano de Chiapas. A programação possui fortes traços da matriz simbólico-dramática dos povos indígenas com conteúdos críticos de cunho racional-ilustrado. Os ouvintes se apropriam da rádio através de imaginários que conectam suas vivências em coletivos e comunidades autônomas e suas memórias de engajamento nas lutas sociais.<hr/>Resumen Analizar las sociabilidades de la Radio Rebelde Zapatista, comprendidas, desde la propuesta teórico-metodológica de Jesús Martín-Barbero, como la relación entre las matrices culturales y las habilidades de recepción es el objetivo principal de este artículo. La estación es una radio de la comunidad zapatista del Caracol Resistencia y Rebeldía por la Humanidad, ubicada en Estado mexicano de Chiapas. La programación tiene fuertes rasgos de la matrice simbólico-dramática de los pueblos indígenas con contenidos críticos de naturaleza racional-ilustrado. Los oyentes se apropian de la radio, por medio de imaginarios que conectan sus vivencias en colectivos y comunidades autónomas y sus memorias de comprometimiento en las luchas sociales.<hr/>Abstract Based on the theoretical-methodological proposal of Jesús Martín-Barbero, the main objective of this article is to analyze the sociabilities of the Zapatista Radio Rebelde, understood as the relationship between cultural matrices and reception skills. The broadcaster is a radio station from the Zapatista community of Caracol Resistance and Rebellion for Humanity, located in the Mexican State of Chiapas. In its programming, there are strong traits of the symbolic-dramatic matrix of indigenous peoples with critical contents of a rational-enlightened character. Their listeners take ownership of the station through imagery that connects their experiences in collectives and autonomous communities and their memories of engagement in social struggles. <![CDATA[Audiovisual Branded Content and interactive systems: reflections on the online customer engagement]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-58442017000200061&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Este artigo propõe reflexões acerca de diferentes práticas interacionais associadas à interlocução existente entre marcas e consumidores – e também usuários dos canais conversacionais do ambiente digital. Para tal intento, uma estratégia publicitária de Conteúdo de Marca Audiovisual como peça regente será analisada à luz dos estudos das emergentes configurações comunicacionais da contemporaneidade (DONATON, 2007; COVALESKI, 2010), das dinâmicas presentes nas redes sociais digitais (LÉVY, 1999; SANTAELLA, 2003) e dos regimes interacionais, a partir de uma abordagem sociossemiótica (LANDOWSKI, 2014). Como resultado, a pesquisa aponta que a proposição teórica de Landowski se configura como uma metodologia valiosa para a compreensão da natureza das trocas discursivas que estão sendo estabelecidas entre marca e público-visado em enunciados persuasivos.<hr/>Resumen Este artículo propone reflexiones sobre diferentes prácticas interactivas asociadas a la interlocución existente entre marcas y consumidores – y también usuarios de los canales de conversación del entorno digital. Para este propósito, una estrategia publicitaria de Contenido de Marca Audiovisual como pieza conductora será examinada a la luz de los estudios de las emergentes configuraciones comunicacionales de la contemporaneidad (DONATON, 2007; COVALESKI, 2010), de las dinámicas presentes en las redes sociales digitales (LÉVY, 1999; SANTAELLA, 2003) y de los sistemas interactivos, desde un enfoque sociosemiótico (LANDOWSKI, 2014). Como resultado, la investigación apunta que la proposición teórica de Landowski se configura como una metodología valiosa para la comprensión de la naturaleza de los intercambios discursivos que se están estableciendo entre marca y público-visado en enunciados persuasivos.<hr/>Abstract This paper reflects on different interactive practices associated to the dialogue that takes place between brands and consumers – as well as users of digital interaction channels. To do so, we analyze a Branded Audiovisual Advertising piece following the studies of emerging communication regimes (DONATON, 2007; COVALESKI, 2010), current dynamics of digital social media (LÉVY, 1999; SANTAELLA, 2003) and interactive regimes from a social semiotic approach (LANDOWSKI, 2014). Our investigations points to Landowski’s theoretical approach as a valuable method to understand the nature of discursive exchanges established between brands and audiences in persuasive discourses. <![CDATA[Media and disasters: overview of international scientific production from 1996 to 2016]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-58442017000200077&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo O presente artigo apresenta as tendências e padrões na pesquisa de mídia e desastres nos últimos 20 anos. A análise centrou-se em identificar as principais referências teóricas e metodológicas; as temáticas fundamentais abordadas nos estudos selecionados; e o papel da mídia na gestão de risco de desastres. A pesquisa demonstrou que existe um alto interesse da comunidade científica internacional nesta área, sinalizando uma busca pelo aprofundamento dos conhecimentos e da base conceitual sobre o tema. Desse modo, este trabalho fornece pistas sobre as oportunidades e direções para as próximas décadas de pesquisa neste campo de estudos.<hr/>Resumen Este artículo presenta las tendencias y padrones en la investigación de medios de comunicación y desastres en los últimos 20 años. El análisis se centró en la identificación de las principales referencias teóricas y metodológicas; los temas claves abordados en los estudios seleccionados; y el papel de los medios de comunicación en la gestión del riesgo de desastres. La investigación ha demostrado que existe un alto interés de la comunidad científica internacional en esta área, lo que indica una búsqueda por la profundización de los conocimientos y la base conceptual sobre el tema. Por lo tanto, este trabajo proporciona pistas sobre las oportunidades y orientaciones para las próximas décadas de investigación en este campo de estudio.<hr/>Abstract This article presents the trends and patterns in media and disasters research over the last 20 years. The analysis focused on identifying the main theoretical and methodological references; the fundamental themes addressed in the selected studies; and the role of the media in disaster risk management. The research demonstrated that there is a high interest of the international scientific community in this area, signaling a search for the deepening of knowledge and the conceptual basis on the subject. Thus, this paper provides clues about the opportunities and directions for the next decades of research in this field of study. <![CDATA[“How to Occupy a School? I Search the Internet!”: participatory politics in public school occupations in Brazil]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-58442017000200093&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo O movimento das ocupações das escolas públicas no estado de São Paulo, realizado por jovens estudantes no final de 2015, marcou mais uma série de protestos reivindicatórios por melhores condições de ensino no Brasil. Nestes eventos, os adolescentes participantes ganharam voz ao utilizar as mídias como espaço de mobilização, criando conteúdos que serão analisados neste artigo à luz do conceito de política participativa (COHEN; KAHNE, 2011; JENKINS, 2016) e sua interface com juventude e tecnologias. Tal proposta engloba a análise sistemática da produção dos ativistas (textos, imagens e vídeos) em 42 páginas da rede social Facebook, com objetivo de perceber o uso das mídias e seu papel no contexto mobilizatório. A intersecção entre cultura popular, engajamento afetivo e luta política, evidenciada pelas análises, foi um dos principais resultados do trabalho.<hr/>Resumen El movimiento de las ocupaciones de escuelas públicas en el estado de São Paulo, realizado por jóvenes estudiantes a finales de 2015, marcó el inicio de una nueva serie de protestas por mejores condiciones de enseñanza en Brasil. En estos eventos, los jóvenes participantes han adquirido una voz para utilizar los medios de comunicación como un espacio de movilización, creando contenidos que serán analizados en el presente artículo, a la luz del concepto de política participativa (COHEN; KAHNE, 2011; JENKINS, 2016) y su interfaz con los jóvenes y la tecnología. Esta propuesta incluye un análisis sistemático de la producción de los activistas (textos, imágenes y vídeos) en 42 páginas de la red social Facebook, con el objetivo de entender el uso de los medios de comunicación y su papel en el contexto movilizador. La intersección entre la cultura popular, el compromiso afectivo y la lucha política, como lo demuestra el análisis, fue uno de los principales resultados del trabajo.<hr/>Abstract The movement to occupy public schools in the state of São Paulo, carried out by teenage students at the end of 2015, marked yet another series of protests demanding better teaching conditions in Brazil. Adolescents gained a new voice in these events by using the media as a space of mobilization, creating content that will be analyzed in this paper in the light of the concept of participatory politics (COHEN; KAHNE, 2011; JENKINS, 2016) and its interface with youth and technologies. This proposal includes the systematic analysis of the activists’ production (texts, images and videos) in 42 pages of the Facebook social networking site, with the aim of understanding the use of the media and its role in mobilization. The intersection between popular culture, affective engagement and political struggle, evidenced by the analyses, was one of the main outcomes of the work. <![CDATA[The journalism made for the community and inserted in the “new spirit of capitalism”: a case study of the Alô Comunidade journal]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-58442017000200111&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo O presente estudo analisa o jornal Alô Comunidade, publicação mensal da siderúrgica ThyssenKrupp CSA (TKCSA). Em razão de ser fruto de uma exigência de um acordo extrajudicial, proposto por um órgão ambiental, como forma de publicização das medidas de reparação dos impactos socioambientais gerados pela siderúrgica; de ser elaborado pela mesma; e de ter como público-alvo a comunidade afetada por seus impactos, procuramos examinar que tipo de jornalismo é produzido pelo jornal, levando em consideração a conjunção desses três fatores. A partir desse exame, refletimos igualmente sobre o jornalismo dentro de um processo resultante das recentes transformações no espírito do capitalismo, que envolve a ampliação da lógica da racionalidade empresarial e seus meios de dominação e controle para o campo das relações sociais. Para tanto, analisamos as edições do jornal Alô Comunidade do período de janeiro de 2012 até dezembro de 2016.<hr/>Resumen El presente estudio analiza el periódico Alô Comunidade, publicación mensual de la siderúrgica ThyssenKrupp CSA (TKCSA). En razón de ser fruto de una exigencia de un acuerdo extrajudicial propuesto por un órgano ambiental como forma de publicidad de las medidas de reparación de los impactos socioambientales generados por la siderúrgica; de ser elaborado por la misma; y de tener como público objetivo a la comunidad afectada por sus impactos, buscamos examinar qué tipo de periodismo es producido por el periódico, teniendo en cuenta la conjunción de estos tres factores. A partir de ese examen, reflexionamos igualmente sobre el periodismo dentro de un proceso resultante de las recientes transformaciones en el espíritu del capitalismo, que implica la ampliación de la lógica de la racionalidad empresarial y sus medios de dominación y “control de lo social” para el campo de las relaciones sociales. Para tanto, analizamos las ediciones del periódico Alô Comunidade del período de enero de 2012 hasta diciembre de 2016.<hr/>Abstract The present study analyzes the Alô Comunidade newspaper, a monthly publication of the ThyssenKrupp CSA (TKCSA) steel company. Due to the fact that the newspaper is a requirement of an extrajudicial agreement proposed by an environmental agency as a way to publicize measures to compensate for the socio-environmental impacts generated by the company; to the fact that it is made by the company; and that its target audience is the affected community, we attempted to assess what kind of journalism is produced by the journal, taking into account these three factors. We also reflected on journalism within a process resulting from the recent changes in the spirit of capitalism, which entails broadening business rationality and its means of domination and control to include social relations. To do so, we analyze Alô Comunidade issues from January 2012 to December 2016. <![CDATA[MST and Escola Nacional Florestan Fernandes: formation, communication and political socialization]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-58442017000200129&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Este artigo apresenta resultados de pesquisa sobre a formação política do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) a partir da comunicação e socialização com o trabalhador urbano. Utiliza-se o método dialético e são aplicadas técnicas qualitativas, entrevistas semiestruturadas com lideranças do MST, e pesquisa antropológica na Escola Nacional Florestan Fernandes (ENFF). A ENFF, fundada pelo MST no município de Guararema, Estado de São Paulo, em 2005, é um dos principais espaços de formação política dos movimentos sociais da América Latina. Constitui também espaço estratégico para a formação, comunicação e socialização política entre a classe trabalhadora do campo e da cidade. A ENFF possui potencial para ser espaço de construção da hegemonia popular por meio da sociabilidade entre movimentos sociais do campo e da cidade, por meio da produção simbólica comum e da educação universalizante, contudo, ainda é um espaço em que prevalecem a hegemonia política e a cultura do MST.<hr/>Resumen Este artículo presenta los resultados de investigación sobre la educación política del Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (Movimiento de los Trabajadores Rurales Sin Tierra – MST) a partir de la comunicación y la socialización con el trabajador urbano. Utiliza el método dialéctico y aplica técnicas cualitativas, entrevistas semiestructuradas con los líderes del MST, y la investigación antropológica en la Escola Nacional Florestan Fernandes (Escuela Nacional Florestan Fernandes – ENFF). El ENFF, fundada por el MST en municipio de Guararema, Estado de San Pablo, en 2005, es un de los principales espacios de formación política de los movimientos sociales en América Latina. También es un espacio estratégico para la formación, la comunicación y la socialización política entre la clase trabajadora del campo y la ciudad. La ENFF tiene el potencial de ser el espacio para la construcción de la hegemonía popular por medio de la sociabilidad entre los movimientos sociales del campo y la ciudad, por medio de la producción simbólica común y la educación universalizar, sin embargo, sigue siendo un lugar en el que prevalece la hegemonía política y cultura del MST.<hr/>Abstract This paper presents results of research about the political formation of the Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (Movement of Landless Rural Workers - MST) from the communication and socialization with the urban worker. We used the dialectic method and applied qualitative techniques, semi-structured interviews with MST leaders, and anthropological research at the Escola Nacional Florestan Fernandes (Florestan Fernandes National School – ENFF). ENFF, founded by the MST in Guararema, State of São Paulo, in 2005, is one of the main spaces for the political formation of social movements in Latin America. It is also a strategic space for the formation, communication and political socialization between the working class from the countryside and the city. ENFF has the potential to be a space of building popular hegemony through the sociability between social movements from the countryside and the city, through common symbolic production and universalizing education, yet it is still a place where political hegemony and culture of the MST prevail. <![CDATA[Violence against women: the gang rape case in the digital public sphere]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-58442017000200143&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Este artigo tem como objetivo identificar os atores sociais na esfera pública digital e o conteúdo das manifestações no Twitter sobre o estupro coletivo ocorrido com uma adolescente brasileira em 2016. Foram selecionados 200 tweets, entre 25 e 28 de maio de 2016, de acordo com a participação observada posteriormente ao fato e no horário de maior audiência na referida rede social. Por meio de análise de conteúdo dos tweets e retweets, encontrou-se uma posição majoritária contra a discriminação de gênero na amostra estudada. Houve também relativização do crime, revelando uma visão sexista de alguns atores sociais. As manifestações foram geralmente independentes, embora tenha sido observada a presença de grupos de mulheres ativistas e vários formadores de opinião. A maior parte do conteúdo recirculado origina-se dos principais portais e sites de notícias.<hr/>Resumen Este artículo tiene como objetivo identificar los actores sociales en la esfera pública digital y el contenido de las manifestaciones en Twitter acerca de la violación en grupo que pasó a una chica brasileña en 2016. Se recogieron 200 tuits, 25-28 de mayo de 2016, en conformidad a la participación observada después del fato y en el horário de más audiencia en esa red. A través del análisis de contenido de los tweets y retweets, encontramos una tendencia mayoritaria contra la discriminación de género en la muestra estudiada. Hubo también relativización sobre el crimen, lo que revela una visión sexista de algunos actores. Las manifestaciones son generalmente independientes, aunque existe la presencia de grupos de mujeres activistas y líderes de opinión. La mayoría del contenido que fue recirculado se origina de los principales portales y sitios de noticias.<hr/>Abstract This article aims to identify the social actors and the content of the demonstrations on Twitter about the gang rape occurred with a Brazilian teenager in 2016. We collected 200 tweets between May 25 and 28, 2016, according to the participation after the fact and at the time of highest views in this social network. Through the content analysis of tweets and retweets, we found a majority trend against gender discrimination in the sample studied. There were some opinions that relativized the crime, which indicates a sexist view on the matter by some social actors. The demonstrations are generally independent, although there is the presence of women’s groups and opinion makers. Most of recirculated contents on Twitter was produced by mainstream news media. <![CDATA[Women deserve to be remembered: feminism, emotions and memory in the internet]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-58442017000200169&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Neste artigo, discuto as interseções entre feminismo, memória e emoções no ambiente virtual da Internet. A metodologia consiste na análise das páginas dos projetos Aurélia e Let’s Celebrate Women, que se dedicam a construir uma memória coletiva feminina online, reunindo histórias de mulheres inspiradoras, do passado e do presente. O objetivo é problematizar os usos da memória pelos movimentos sociais, em suas constituições identitárias e em suas lutas por reconhecimento, identificando os imbricamentos presentes entre os feminismos contemporâneos e a Internet. A partir de uma discussão do conceito de memória, investigo, ainda, as relações entre essas iniciativas e o crescimento de uma cultura do lembrar na contemporaneidade. Na relação entre as práticas de rememoração e as emoções, o direito à memória se estabelece como uma reivindicação primordial das mulheres em suas novas formas de militância.<hr/>Resumen En este artículo, investigamos las intersecciones entre el feminismo, la memoria y las emociones en el espacio virtual de la internet. La metodología consiste en analizar las páginas de los proyectos Aurélia y Let’s Celebrate Women, que se dedican a construcción de una memoria colectiva de mujeres on-line, ensamblando historias de mujeres inspiradoras del pasado y del presente. La intención es discutir los usos de la memoria de los movimientos sociales en sus constituciones de identidad y sus luchas por el reconocimiento, para la identificación de imbricamentos presentes entre los feminismos contemporáneos y la Internet. A partir de una discusión del concepto de memoria, también investigo las relaciones entre estas iniciativas y el crecimiento de una cultura del recuerdo en la contemporaneidad. En la relación entre las prácticas de recuerdo y las emociones, el derecho a la memoria se establece como exigencia primaria de la mujer en sus nuevas formas de militancia.<hr/>Abstract In this paper, we investigate the intersections between feminism, memory and emotions in the virtual space of the internet. The methodology consists in analyzing the pages of Aurélia and Let’s Celebrate Women projects, who are dedicated to building an online women’s collective memory, gathering stories of inspiring women, from past and present. The intention is to discuss the uses of memory by social movements in their identity constitutions and their struggles for recognition, identifying relations present among contemporary feminisms and the Internet. Based on a discussion of the concept of memory, we investigate also the relationships between these initiatives and the growth of a culture of remembering in the contemporaneity. In the relationship between the practices of remembering and emotions, the right to memory is established as a primary demand of women in their new forms of militancy. <![CDATA[Who says what to whom. Need for a new communication theory]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-58442017000200187&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumen El texto sistematiza los hitos en los estudios sobre la comunicación social y la información periodística en los últimos 25 años, durante el desplazamiento de la transmisión (analógica) de datos, hacia la producción (digital) de contenidos transmedia. Devela fisuras epistemológicas en un contexto en el que la comunicación es a la vez privada y pública, extendida y almacenable, y donde tiene lugar un trastorno de los esquemas habituales de medición, representación y control cultural, y una connivencia de viejas y nuevas hegemonías. El hipertexto contrasta con la massmediación, necesaria pero no suficiente para entender que cualquiera con acceso a las herramientas tecnológicas de producción, reproducción y distribución de información, informe, comunique. Explorar y describir para clasificar. Raramente para teorizar, definir, modelar, argumentar. ¿Desde dónde? ¿Hasta cuándo? ¿Es posible desarrollar teorías unificadoras de la información y la comunicación independientemente de los canales o soportes y, más, legitimarlas? Para una nueva teoría de la comunicación, se propone: recontextualizar las contribuciones a la teoría y al método de la información y la comunicación; sintetizar principios universales y enfoques antropológicos; demarcar una teoría de las causas de la comunicación como proceso social mediante categoremas y géneros heterológicos y discursivos; y definir los megaconceptos actuales de las Ciencias Sociales y Humanidades sobre los que una teoría social de los medios podría erigirse.<hr/>Resumo O texto sistematiza marcos em estudos sobre a comunicação social e a informação jornalística nos últimos 25 anos, durante o deslocamento da transmissão (analógica) de dados para a produção (digital) de conteúdos transmidiáticos. O artigo traz à tona lacunas epistemológicas em um contexto em que a comunicação é privada e pública, difusa e armazenável, em que se alteram os esquemas tradicionais de medição, representação e controle social, com a conivência de novas e antigas hegemonias. O hipertexto contrasta com a mediação de massa, que é necessária, mas não o suficiente para compreender que qualquer um com acesso aos meios tecnológicos de produção, reprodução e distribuição da informação pode informar, comunicar. Explorar e descrever para classificar, raramente para teorizar, definir, fazer modelos, argumentar. A partir de onde? Até quando? É possível desenvolver teorias unificadoras da informação e comunicação, independentemente dos canais ou meios de comunicação e, mais, legitimá-las? Para uma nova teoria da comunicação, o texto propõe re-contextualizar as contribuições à teoria e ao método da informação e comunicação; sintetizar princípios universais e abordagens antropológicas; demarcar uma teoria das causas da comunicação como um processo social através de categoremas e gêneros heterológicos e do discurso; e definir os mega-conceitos das Ciências Humanas e Sociais, sobre os quais uma nova teoria social da mídia poderia ser construída.<hr/>Abstract This paper systematizes the milestones in the studies on social communication and journalistic information of the past twenty-five years, during the transfer of (analogical) data transmission to (digital) production of transmedia contents. It reveals epistemological gaps in a context where communication is both private and public, widespread and storable, where a disruption of the usual schemes of measurement, representation and cultural control occur with a connivance of old and new hegemonies. The hypertext contrasts with the mass-mediation, necessary but not enough to understand that anyone with access to the technological production, reproduction and distribution tools is able to provide information, report and communicate. Exploring and describing is used to classify, hardly ever to theorize, define, model and argue. From where? Until when? Is it possible to develop unifying theories of information and communication regardless of the channels or means and, furthermore, legitimize them? The proposal for a new theory of communication is thus: to re-contextualize the contributions to the theory and the information and communication method; to synthesize universal principles and anthropological approaches; to delineate a theory of the causes of communication as a social process by means of categorems and heterological and discursive genres; and to define the current mega-concepts of Social and Humanistic Sciences over which a social media theory could be constructed. <![CDATA[Robert Stam - Cinema, Literature and the trajectory of a research methodology]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-58442017000200203&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumen El texto sistematiza los hitos en los estudios sobre la comunicación social y la información periodística en los últimos 25 años, durante el desplazamiento de la transmisión (analógica) de datos, hacia la producción (digital) de contenidos transmedia. Devela fisuras epistemológicas en un contexto en el que la comunicación es a la vez privada y pública, extendida y almacenable, y donde tiene lugar un trastorno de los esquemas habituales de medición, representación y control cultural, y una connivencia de viejas y nuevas hegemonías. El hipertexto contrasta con la massmediación, necesaria pero no suficiente para entender que cualquiera con acceso a las herramientas tecnológicas de producción, reproducción y distribución de información, informe, comunique. Explorar y describir para clasificar. Raramente para teorizar, definir, modelar, argumentar. ¿Desde dónde? ¿Hasta cuándo? ¿Es posible desarrollar teorías unificadoras de la información y la comunicación independientemente de los canales o soportes y, más, legitimarlas? Para una nueva teoría de la comunicación, se propone: recontextualizar las contribuciones a la teoría y al método de la información y la comunicación; sintetizar principios universales y enfoques antropológicos; demarcar una teoría de las causas de la comunicación como proceso social mediante categoremas y géneros heterológicos y discursivos; y definir los megaconceptos actuales de las Ciencias Sociales y Humanidades sobre los que una teoría social de los medios podría erigirse.<hr/>Resumo O texto sistematiza marcos em estudos sobre a comunicação social e a informação jornalística nos últimos 25 anos, durante o deslocamento da transmissão (analógica) de dados para a produção (digital) de conteúdos transmidiáticos. O artigo traz à tona lacunas epistemológicas em um contexto em que a comunicação é privada e pública, difusa e armazenável, em que se alteram os esquemas tradicionais de medição, representação e controle social, com a conivência de novas e antigas hegemonias. O hipertexto contrasta com a mediação de massa, que é necessária, mas não o suficiente para compreender que qualquer um com acesso aos meios tecnológicos de produção, reprodução e distribuição da informação pode informar, comunicar. Explorar e descrever para classificar, raramente para teorizar, definir, fazer modelos, argumentar. A partir de onde? Até quando? É possível desenvolver teorias unificadoras da informação e comunicação, independentemente dos canais ou meios de comunicação e, mais, legitimá-las? Para uma nova teoria da comunicação, o texto propõe re-contextualizar as contribuições à teoria e ao método da informação e comunicação; sintetizar princípios universais e abordagens antropológicas; demarcar uma teoria das causas da comunicação como um processo social através de categoremas e gêneros heterológicos e do discurso; e definir os mega-conceitos das Ciências Humanas e Sociais, sobre os quais uma nova teoria social da mídia poderia ser construída.<hr/>Abstract This paper systematizes the milestones in the studies on social communication and journalistic information of the past twenty-five years, during the transfer of (analogical) data transmission to (digital) production of transmedia contents. It reveals epistemological gaps in a context where communication is both private and public, widespread and storable, where a disruption of the usual schemes of measurement, representation and cultural control occur with a connivance of old and new hegemonies. The hypertext contrasts with the mass-mediation, necessary but not enough to understand that anyone with access to the technological production, reproduction and distribution tools is able to provide information, report and communicate. Exploring and describing is used to classify, hardly ever to theorize, define, model and argue. From where? Until when? Is it possible to develop unifying theories of information and communication regardless of the channels or means and, furthermore, legitimize them? The proposal for a new theory of communication is thus: to re-contextualize the contributions to the theory and the information and communication method; to synthesize universal principles and anthropological approaches; to delineate a theory of the causes of communication as a social process by means of categorems and heterological and discursive genres; and to define the current mega-concepts of Social and Humanistic Sciences over which a social media theory could be constructed. <![CDATA[ATOR-REDE EM PERFORMANCE RASA E FRAGMENTADA]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-58442017000200215&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumen El texto sistematiza los hitos en los estudios sobre la comunicación social y la información periodística en los últimos 25 años, durante el desplazamiento de la transmisión (analógica) de datos, hacia la producción (digital) de contenidos transmedia. Devela fisuras epistemológicas en un contexto en el que la comunicación es a la vez privada y pública, extendida y almacenable, y donde tiene lugar un trastorno de los esquemas habituales de medición, representación y control cultural, y una connivencia de viejas y nuevas hegemonías. El hipertexto contrasta con la massmediación, necesaria pero no suficiente para entender que cualquiera con acceso a las herramientas tecnológicas de producción, reproducción y distribución de información, informe, comunique. Explorar y describir para clasificar. Raramente para teorizar, definir, modelar, argumentar. ¿Desde dónde? ¿Hasta cuándo? ¿Es posible desarrollar teorías unificadoras de la información y la comunicación independientemente de los canales o soportes y, más, legitimarlas? Para una nueva teoría de la comunicación, se propone: recontextualizar las contribuciones a la teoría y al método de la información y la comunicación; sintetizar principios universales y enfoques antropológicos; demarcar una teoría de las causas de la comunicación como proceso social mediante categoremas y géneros heterológicos y discursivos; y definir los megaconceptos actuales de las Ciencias Sociales y Humanidades sobre los que una teoría social de los medios podría erigirse.<hr/>Resumo O texto sistematiza marcos em estudos sobre a comunicação social e a informação jornalística nos últimos 25 anos, durante o deslocamento da transmissão (analógica) de dados para a produção (digital) de conteúdos transmidiáticos. O artigo traz à tona lacunas epistemológicas em um contexto em que a comunicação é privada e pública, difusa e armazenável, em que se alteram os esquemas tradicionais de medição, representação e controle social, com a conivência de novas e antigas hegemonias. O hipertexto contrasta com a mediação de massa, que é necessária, mas não o suficiente para compreender que qualquer um com acesso aos meios tecnológicos de produção, reprodução e distribuição da informação pode informar, comunicar. Explorar e descrever para classificar, raramente para teorizar, definir, fazer modelos, argumentar. A partir de onde? Até quando? É possível desenvolver teorias unificadoras da informação e comunicação, independentemente dos canais ou meios de comunicação e, mais, legitimá-las? Para uma nova teoria da comunicação, o texto propõe re-contextualizar as contribuições à teoria e ao método da informação e comunicação; sintetizar princípios universais e abordagens antropológicas; demarcar uma teoria das causas da comunicação como um processo social através de categoremas e gêneros heterológicos e do discurso; e definir os mega-conceitos das Ciências Humanas e Sociais, sobre os quais uma nova teoria social da mídia poderia ser construída.<hr/>Abstract This paper systematizes the milestones in the studies on social communication and journalistic information of the past twenty-five years, during the transfer of (analogical) data transmission to (digital) production of transmedia contents. It reveals epistemological gaps in a context where communication is both private and public, widespread and storable, where a disruption of the usual schemes of measurement, representation and cultural control occur with a connivance of old and new hegemonies. The hypertext contrasts with the mass-mediation, necessary but not enough to understand that anyone with access to the technological production, reproduction and distribution tools is able to provide information, report and communicate. Exploring and describing is used to classify, hardly ever to theorize, define, model and argue. From where? Until when? Is it possible to develop unifying theories of information and communication regardless of the channels or means and, furthermore, legitimize them? The proposal for a new theory of communication is thus: to re-contextualize the contributions to the theory and the information and communication method; to synthesize universal principles and anthropological approaches; to delineate a theory of the causes of communication as a social process by means of categorems and heterological and discursive genres; and to define the current mega-concepts of Social and Humanistic Sciences over which a social media theory could be constructed. <![CDATA[Tudo uma questão de Estética e Linguagem]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-58442017000200219&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumen El texto sistematiza los hitos en los estudios sobre la comunicación social y la información periodística en los últimos 25 años, durante el desplazamiento de la transmisión (analógica) de datos, hacia la producción (digital) de contenidos transmedia. Devela fisuras epistemológicas en un contexto en el que la comunicación es a la vez privada y pública, extendida y almacenable, y donde tiene lugar un trastorno de los esquemas habituales de medición, representación y control cultural, y una connivencia de viejas y nuevas hegemonías. El hipertexto contrasta con la massmediación, necesaria pero no suficiente para entender que cualquiera con acceso a las herramientas tecnológicas de producción, reproducción y distribución de información, informe, comunique. Explorar y describir para clasificar. Raramente para teorizar, definir, modelar, argumentar. ¿Desde dónde? ¿Hasta cuándo? ¿Es posible desarrollar teorías unificadoras de la información y la comunicación independientemente de los canales o soportes y, más, legitimarlas? Para una nueva teoría de la comunicación, se propone: recontextualizar las contribuciones a la teoría y al método de la información y la comunicación; sintetizar principios universales y enfoques antropológicos; demarcar una teoría de las causas de la comunicación como proceso social mediante categoremas y géneros heterológicos y discursivos; y definir los megaconceptos actuales de las Ciencias Sociales y Humanidades sobre los que una teoría social de los medios podría erigirse.<hr/>Resumo O texto sistematiza marcos em estudos sobre a comunicação social e a informação jornalística nos últimos 25 anos, durante o deslocamento da transmissão (analógica) de dados para a produção (digital) de conteúdos transmidiáticos. O artigo traz à tona lacunas epistemológicas em um contexto em que a comunicação é privada e pública, difusa e armazenável, em que se alteram os esquemas tradicionais de medição, representação e controle social, com a conivência de novas e antigas hegemonias. O hipertexto contrasta com a mediação de massa, que é necessária, mas não o suficiente para compreender que qualquer um com acesso aos meios tecnológicos de produção, reprodução e distribuição da informação pode informar, comunicar. Explorar e descrever para classificar, raramente para teorizar, definir, fazer modelos, argumentar. A partir de onde? Até quando? É possível desenvolver teorias unificadoras da informação e comunicação, independentemente dos canais ou meios de comunicação e, mais, legitimá-las? Para uma nova teoria da comunicação, o texto propõe re-contextualizar as contribuições à teoria e ao método da informação e comunicação; sintetizar princípios universais e abordagens antropológicas; demarcar uma teoria das causas da comunicação como um processo social através de categoremas e gêneros heterológicos e do discurso; e definir os mega-conceitos das Ciências Humanas e Sociais, sobre os quais uma nova teoria social da mídia poderia ser construída.<hr/>Abstract This paper systematizes the milestones in the studies on social communication and journalistic information of the past twenty-five years, during the transfer of (analogical) data transmission to (digital) production of transmedia contents. It reveals epistemological gaps in a context where communication is both private and public, widespread and storable, where a disruption of the usual schemes of measurement, representation and cultural control occur with a connivance of old and new hegemonies. The hypertext contrasts with the mass-mediation, necessary but not enough to understand that anyone with access to the technological production, reproduction and distribution tools is able to provide information, report and communicate. Exploring and describing is used to classify, hardly ever to theorize, define, model and argue. From where? Until when? Is it possible to develop unifying theories of information and communication regardless of the channels or means and, furthermore, legitimize them? The proposal for a new theory of communication is thus: to re-contextualize the contributions to the theory and the information and communication method; to synthesize universal principles and anthropological approaches; to delineate a theory of the causes of communication as a social process by means of categorems and heterological and discursive genres; and to define the current mega-concepts of Social and Humanistic Sciences over which a social media theory could be constructed. <![CDATA[Comunicação Pública na esfera social hiperconectada]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-58442017000200223&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumen El texto sistematiza los hitos en los estudios sobre la comunicación social y la información periodística en los últimos 25 años, durante el desplazamiento de la transmisión (analógica) de datos, hacia la producción (digital) de contenidos transmedia. Devela fisuras epistemológicas en un contexto en el que la comunicación es a la vez privada y pública, extendida y almacenable, y donde tiene lugar un trastorno de los esquemas habituales de medición, representación y control cultural, y una connivencia de viejas y nuevas hegemonías. El hipertexto contrasta con la massmediación, necesaria pero no suficiente para entender que cualquiera con acceso a las herramientas tecnológicas de producción, reproducción y distribución de información, informe, comunique. Explorar y describir para clasificar. Raramente para teorizar, definir, modelar, argumentar. ¿Desde dónde? ¿Hasta cuándo? ¿Es posible desarrollar teorías unificadoras de la información y la comunicación independientemente de los canales o soportes y, más, legitimarlas? Para una nueva teoría de la comunicación, se propone: recontextualizar las contribuciones a la teoría y al método de la información y la comunicación; sintetizar principios universales y enfoques antropológicos; demarcar una teoría de las causas de la comunicación como proceso social mediante categoremas y géneros heterológicos y discursivos; y definir los megaconceptos actuales de las Ciencias Sociales y Humanidades sobre los que una teoría social de los medios podría erigirse.<hr/>Resumo O texto sistematiza marcos em estudos sobre a comunicação social e a informação jornalística nos últimos 25 anos, durante o deslocamento da transmissão (analógica) de dados para a produção (digital) de conteúdos transmidiáticos. O artigo traz à tona lacunas epistemológicas em um contexto em que a comunicação é privada e pública, difusa e armazenável, em que se alteram os esquemas tradicionais de medição, representação e controle social, com a conivência de novas e antigas hegemonias. O hipertexto contrasta com a mediação de massa, que é necessária, mas não o suficiente para compreender que qualquer um com acesso aos meios tecnológicos de produção, reprodução e distribuição da informação pode informar, comunicar. Explorar e descrever para classificar, raramente para teorizar, definir, fazer modelos, argumentar. A partir de onde? Até quando? É possível desenvolver teorias unificadoras da informação e comunicação, independentemente dos canais ou meios de comunicação e, mais, legitimá-las? Para uma nova teoria da comunicação, o texto propõe re-contextualizar as contribuições à teoria e ao método da informação e comunicação; sintetizar princípios universais e abordagens antropológicas; demarcar uma teoria das causas da comunicação como um processo social através de categoremas e gêneros heterológicos e do discurso; e definir os mega-conceitos das Ciências Humanas e Sociais, sobre os quais uma nova teoria social da mídia poderia ser construída.<hr/>Abstract This paper systematizes the milestones in the studies on social communication and journalistic information of the past twenty-five years, during the transfer of (analogical) data transmission to (digital) production of transmedia contents. It reveals epistemological gaps in a context where communication is both private and public, widespread and storable, where a disruption of the usual schemes of measurement, representation and cultural control occur with a connivance of old and new hegemonies. The hypertext contrasts with the mass-mediation, necessary but not enough to understand that anyone with access to the technological production, reproduction and distribution tools is able to provide information, report and communicate. Exploring and describing is used to classify, hardly ever to theorize, define, model and argue. From where? Until when? Is it possible to develop unifying theories of information and communication regardless of the channels or means and, furthermore, legitimize them? The proposal for a new theory of communication is thus: to re-contextualize the contributions to the theory and the information and communication method; to synthesize universal principles and anthropological approaches; to delineate a theory of the causes of communication as a social process by means of categorems and heterological and discursive genres; and to define the current mega-concepts of Social and Humanistic Sciences over which a social media theory could be constructed.