Scielo RSS <![CDATA[Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=1809-584420160002&lang=pt vol. 39 num. 2 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[Aos leitores]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-58442016000200015&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[Primórdios da imprensa literária no Rio Grande do Sul - A história do jornal <em>O Guayba</em>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-58442016000200019&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo A Literatura tomou conta da imprensa no Rio Grande do Sul na segunda metade do século 19. Ao todo, circularam no Estado cerca de 70 publicações nesta linha. A primeira delas foi o jornal O Guayba, lançado em 1856 e objeto de estudo do presente trabalho. A análise teve como fundamentação teórica a História Cultural. A abordagem metodológica da pesquisa baseou-se no modelo proposto por Robert Darnton para o estudo dos impressos, ou seja, abordou o circuito comunicacional que envolve o objeto - suas materialidades, atores envolvidos e relação com a sociedade. O Guayba foi um jornal pioneiro, no qual tiveram lugar as ideias dos principais representantes da primeira geração romântica local. Em suas páginas, muitos nomes importantes da história da imprensa no Rio Grande do Sul tiveram suas primeiras experiências profissionais. A inserção da leitura no cotidiano da cidade é um de seus legados.<hr/>Resumen La Literatura dominó la prensa en Rio Grande do Sul en la segunda mitad del siglo 19. En total, circularon en el Estado cerca de 70 publicaciones en esta línea. La primera de ellas fue el periódico O Guayba, lanzado en 1856. En el presente trabajo, pretendemos recuperar la historia de ese periódico, que circuló durante dos años en la capital de Rio Grande do Sul. El análisis tendrá como fundamentación teórica la Historia Cultural. El abordaje metodológico de la investigación tendrá como base el modelo propuesto por Robert Darnton para el estudio de los impresos, o sea, abordará el circuito comunicacional que abarca el objeto - sus materialidades, actores involucrados y relación con la sociedad. O Guayba fue uno periódico pionero; en sus páginas, tuvieron lugar las ideas de los principales representantes de la primera generación romántica local. La inserción de la Literatura en el cotidiano de la ciudad fue uno de sus legados.<hr/>Abstract The Literature dominated the printed media in Rio Grande do Sul in the second half of the 19th century. In total, there were about 70 similar publications circulating at the time. The first one, launched in 1856, was O Guayba. In this article, we intend to recover the history of this newspaper, which circulated for two years in Porto Alegre. The analysis will have as the theoretical basis the Cultural History. The methodological approach of the research will be based on the model proposed by Robert Darnton to the study of forms, in other words, it addresses the communication circuit that involves the object - its materiality, stakeholders and its relationship with society. The O Guayba was a pioneer newspaper, in which took place the ideas of the main representatives of the first local romantic generation. Many important names in the history of the press in Rio Grande do Sul had their first professional experience in its pages. The insertion of reading in the city's daily life is one of its legacies. <![CDATA[Da TV pública europeia à "alienação" da Ideia de Europa]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-58442016000200039&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo As políticas europeias, em matéria de televisão pública e de produção audiovisual têm sido, de um modo geral, muito negativas para a experiência cultural europeia, e para a identidade e o reforço da Ideia de Europa. Ao fim de mais de 30 anos de políticas hesitantes e precárias que têm vindo sistematicamente a diminuir a esfera de ação cultural e a identidade europeia do audiovisual público dos Estados-membros da UE, estamos provavelmente a chegar a um ponto de não retorno, em plena fase de transição para o digital. No atual contexto político de revisão da Diretiva do audiovisual, ou essas políticas reforçam a competência das televisões públicas europeias para a construção da Ideia de Europa, ou será a própria Europa e os meios audiovisuais de difusão da sua cultura que entrarão definitivamente em perigo.<hr/>Resumen Las políticas europeas relativas a la televisión pública y a la producción audiovisual han sido, en general, muy negativas para la experiencia cultural europea, la identidad y el fortalecimiento de la Idea de Europa. Después de más de 30 años de políticas vacilantes y precarias que vienen a reducir sistemáticamente el ámbito de la acción cultural y la identidad europea de la radiodifusión pública de los Estados miembros de la UE, es probable que estemos llegando a un punto de no retorno, en plena etapa de transición a la tecnología digital. En el contexto político actual de la revisión de la Directiva audiovisual, o estas políticas refuerzan la aptitud de la televisión pública europea para la construcción de la Idea de Europa, o será la propia Europa y los medios audiovisuales de difusión de su cultura que entrarán definitivamente en peligro.<hr/>Abstract European policies on public television and audiovisual production have been, in general, very negative for the European cultural experience, the identity and strengthening of the idea of Europe. After more than 30 years of hesitant and precarious policies that have been systematically reducing the sphere of cultural action and the European identity of public broadcasting in the EU Member States, one is probably reaching a point of no return, in full stage of transition to digital. In the current political context of the audiovisual Directive review, these policies either reinforce the competence of European public television for the construction of the idea of Europe, or they reinforce Europe itself, and the broadcasting media for spreading their culture will definitely be in danger. <![CDATA[Para entender o que são web TVs: primeiras buscas]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-58442016000200049&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O artigo tem por tema as web TVs. Apresenta e discute resultados das primeiras buscas efetuadas na Internet pelo termo "TV", e teve como objetivo verificar como elas vêm sendo enunciadas na rede. Para fins da análise empreendida, adotou-se a metodologia das molduras, a qual consiste em cartografar quadros de experiência e significação construídos técnica e esteticamente por cada mídia para sugerir certos sentidos aos conteúdos que veicula. Em paralelo, recupera-se brevemente uma história na qual se destacam quatro gerações de televisão no Brasil, sendo que a quarta seria justamente a das web TVs. Da análise feita, o principal resultado foi uma ponderação de que talvez essa geração seja de fato coisa diferente de televisão, o ponto zero do aparecimento de outro fenômeno, ainda em curso, ainda mal compreendido e explicado no atual estágio da técnica e da pesquisa de TV.<hr/>Resumen Este artículo aborda el tema web TVs. Presenta y discute resultados de las primeras búsquedas efectuadas en Internet con la palabra "TV", y tiene como objetivo verificar como ellas están siendo enunciadas en la red. Para fines de análisis, se adoptó la metodología de las molduras, la cual consiste en cartografar cuadros de experiencia y significación construidos técnica y estéticamente por cada medio para sugerir ciertos sentidos a los contenidos que transmite. Paralelamente, se recupera brevemente una historia en la que se destacan cuatro generaciones de televisión en Brasil, siendo que la cuarta sería justamente la de las web TVs. El principal resultado del análisis fue una ponderación de que tal vez esa generación sea de hecho algo diferente de la televisión, el punto cero del aparecimiento de otro fenómeno, aún en curso, aún mal comprendido y explicado en la actual etapa de la técnica y de la investigación en TV.<hr/>Abstract The subject of the article is web TVs. It presents and discusses results of the first queries made using "TV" as a search term on the Internet, and aimed to verify how they have been enunciated in the Web. For this analysis purposes, we used the frames methodology, which consists of mapping experience and meaning boards which are technically and aesthetically constructed by each medium in order to suggest some meanings to the content it conveys. In parallel, it briefly recovers a history which highlights four television generations in Brazil, where the fourth would be precisely the one of the web TVs. As from the analysis performed, the primary outcome was a weighting that maybe this generation is indeed something different from television, the point zero of the emergence of another phenomenon, still in progress, still poorly understood and explained in the current of TV´s technical and research phase. <![CDATA[O potencial da imagem televisiva na sociedade da cultura audiovisual]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-58442016000200065&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo A cultura audiovisual vem cada vez mais ganhando espaço, e os avanços tecnológicos contribuem, vertiginosamente, para o seu desenvolvimento e sua abrangência. Assim, este estudo tem como temática a cultura audiovisual, e como objetivo de pesquisa, discutir a importância das imagens na televisão. Para tanto, selecionamos um exemplo de propaganda televisiva observada no ano de 2006, que inspirou uma reflexão crítica sobre a importância das linguagens híbridas na televisão, ilustrando a interferência dessas na produção do sentido na mensagem televisiva. Como referencial teórico e metodológico, utilizamos as concepções de imagem e linguagens híbridas de Lúcia Santaella. A partir da análise da propaganda ora proposta concluímos que sua constituição é mais icônica do que de verbal, mas que se insere numa concepção dialógica, constituindo-se, portanto, por meio de um processo criativo de produção de significados.<hr/>Resumen La cultura audiovisual está ganando cada vez más terreno, y los avances tecnológicos contribuyen de manera espectacular a su desarrollo y su ámbito de aplicación. Por lo tanto, este estudio es la cultura audiovisual temática y tuvo como objetivo investigar, analizar la importancia de las imágenes en la televisión. Para ello, seleccione un ejemplo de la publicidad televisiva observado en 2006, lo que podría inspirar una reflexión crítica sobre la importancia de los lenguajes híbridos en la televisión, lo que ilustra la interferencia de estos en la producción de sentido en el mensaje televisiva. Como marco teórico metodológico, utilizamos la imagen de los conceptos y lenguajes híbridos Lucia Santaella. Desde el análisis de la publicidad que ahora se propone concluyó que consta de más iconos que los elementos verbales, y que es parte de una concepción dialógica, constituyendo así un proceso creativo de la producción de significado.<hr/>Abstract Audiovisual culture is increasingly gaining ground, and technological advances contribute dramatically to its development and its scope. Thus, this study is thematic on audiovisual culture and aimed to discuss the importance of the images on television. To do so, it was selected a television advertising example observed in 2006, which could inspire a critical reflection on the importance of hybrid languages on television, illustrating the interference of these in the production of meaning in the message of the television. As a methodological theoretical framework, we will use the image of concepts and hybrid languages from Lucia Santaella. From now, the proposed advertising analysis concluded that it consists of more icons than verbal elements, and that is part of a dialogical conception, constituting therefore a creative process of producing meaning. <![CDATA[Todas as histórias de violência doméstica se assemelham: o olhar e arte como dispositivos libertadores]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-58442016000200081&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Te doy mis ojos é a terceira longa-metragem de Icíar Bollaín (nascida em Espanha, em 1967), e um filme sobre a violência doméstica e conjugal. Na análise que nos propomos realizar, a metodologia utilizada não será a mais recorrente em estudos fílmicos, no sentido de identificação da Escola a que a realizadora pertence, no estudo detalhado dos planos e técnicas utilizados ou numa análise cuidada da imagem e do som. Em vez disso, propomos uma reflexão teórica sobre os principais objectivos, valores e ideias que o filme reúne em si, num diálogo sociológico com os elementos de género presentes. Destacando aqueles que consideramos serem os principais traços de um estilo da realizadora, reflectimos ainda sobre a presença das mesmas características numa cinematografia europeia contemporânea.<hr/>Resumen Te doy mis ojos es la tercera película de Icíar Bollaín (nacida en España, en 1967), y una película sobre la violencia doméstica y conyugal. En el análisis que nos proponemos llevar a cabo, la metodología utilizada no será la más recurrente en estudios de cine, con el fin de identificar la escuela a la que pertenece la directora, el estudio detallado de los planes y técnicas utilizadas o un cuidadoso análisis de imagen y sonido. En lugar de ello, proponemos una reflexión teórica sobre los principales objetivos, valores e ideas que la película reúne, en diálogo sociológico con los elementos de género presentes. Destacando aquellas que consideramos las principales características estilísticas de la directora, también reflexionaremos sobre la presencia de las mismas características en una cinematografía europea contemporánea.<hr/>Abstract Te doy mis ojos is the third long feature film from Icíar Bollaín (born in Spain, in 1967), and also a film on domestic and marital violence. In this study, the methodology used will not be the most common in film studies, in terms of identifying the director's influences, nor the detailed study of plans and techniques used neither the development of a careful analysis of image and sound. Instead, we propose a theoretical thought on the main objectives, values and ideas of the film, on a sociological dialogue with the gender elements presented. Highlighting those we consider to be the main features of a director's style, we will also study the presence of the same features in a contemporary European cinematography. <![CDATA[Aplicações da teoria lacaniana dos discursos na área de Comunicação]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-58442016000200099&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo aborda a aplicação da teoria dos discursos de Lacan à área de Comunicação. Com base em pesquisa bibliográfica, que inclui textos do autor ilustrativos da aplicação proposta, o objetivo é examinar modos de uso dessa ferramenta e a utilização da mesma como instrumento de articulação interdisciplinar. Demonstra-se que a teoria dos discursos serve como fator de aproximação e diferenciação, pivô de raciocínio abdutivo, roteiro de evolução histórica, critério de sistematização e método subjacente, e que a interface entre Comunicação e Psicanálise propiciada pela aplicação dessa teoria envolve a noção de Psicanálise em extensão e operações de importação, exportação e contextualização conceituais. Daí se conclui que tal aplicação é útil para pesquisas não apenas em Comunicação, mas, até mesmo, em Psicanálise, além de contribuir para a compreensão do contexto social mais amplo.<hr/>Resumen Este artículo analiza la aplicación de la teoría de los discursos de Lacan en el área de Comunicación. Basado en investigación bibliográfica, que incluye textos del autor ilustrativos de la aplicación propuesta, el objetivo es examinar modos de uso de esta herramienta y la utilización de la misma como instrumento de articulación interdisciplinaria. Se muestra que la teoría de los discursos sirve como factor de aproximación y diferenciación, pivote de razonamiento abductivo, guión de evolución histórica, criterio de sistematización y método subyacente, y que la interfaz entre Comunicación y Psicoanálisis propiciada por la aplicación de esta teoría implica la noción de Psicoanálisis en extensión y operaciones de importación, exportación y contextualización conceptuales. De ello se desprende que esta aplicación es útil para la investigación no sólo en la Comunicación, sino mismo en el Psicoanálisis, además de contribuir a la comprensión del contexto social más amplio.<hr/>Abstract This article discusses the application of Lacan's discourse theory in the field of Communication. Based on bibliographical research, which includes texts of the author illustrating the proposed application, its purpose is to examine modes of use of this tool and the recourse to it as an instrument of interdisciplinary articulation. It is shown that the discourse theory serves as factor of rapprochement and differentiation, pivot for abductive reasoning, framework for historical evolution, criterion for systematization and underlying method, and that the interface between Communication and Psychoanalysis brought about by the application of this theory involves the notion of Psychoanalysis in extension and operations of conceptual import, export and contextualization. It follows that this application is useful for research not only in Communication but even in Psychoanalysis, in addition to contributing to the understanding of the broader social context. <![CDATA[Conhecimento de si mesmo e comunicação cidadã: do conformismo à ação nos protestos de junho de 2013]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-58442016000200115&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O conhecimento de si, o dizer a verdade e a fala franca, princípios da cidadania da Grécia Antiga, relatados por Foucault, também são princípios do Jornalismo. No entanto, a partir da análise da cobertura dos canais de televisão sobre os protestos de junho de 2013, o que se viu foi um antagonismo entre o discurso midiático e os anseios populares, transmitidos nas ruas e nas diversas formas de Comunicação cidadã, que incluem o universo online. Assim, o presente artigo explora, com base em análise do discurso, esses antagonismos, tendo como objetivo examinar os comentários de José Luis Datena, Arnaldo Jabor e Rachel Sheherazade. Tal pesquisa revela que enquanto a esfera pública mudou, a cobertura da TV aberta segue os padrões consagrados no telejornalismo do século 20.<hr/>Resumen El conocimiento de sí mismo, decir la verdad y la libertad de expresión, los principios de la ciudadanía de la antigua Grecia, se informa en la obra de Foucault, también son teóricamente los principios del Periodismo. Sin embargo, a partir del análisis de la cobertura de los canales de televisión sobre las protestas de junio de 2013, lo que vimos fue un antagonismo entre el discurso de los medios y las aspiraciones populares, que se transmite en las calles y en las distintas formas de Comunicación ciudadana, incluyendo universo online. Por lo tanto, este artículo hace un análisis de discurso de estos antagonismos, con el objetivo de examinar los comentarios de José Luis Datena, Arnaldo Jabor y Rachel Sheherazade. Esta investigación revela que mientras que la esfera pública ha cambiado, la cobertura de la televisión abierta se ajusta a las normas consagradas en el informativo de televisión del siglo 20.<hr/>Abstract The knowledge of self, the telling the truth and the free speech, principles of citizenship of Ancient Greece, reported in Foucault's work, are also theoretically principles of Journalism. However, from the analysis of the coverage of broadcast television channels about the protests that took place in Brazil in June 2013, what we saw was an antagonism between the media discourse and popular aspirations, transmitted in the streets and various forms of citizen Communication, including online universe. Thus, this paper explores, through Discourse Analysis, these antagonisms, aiming to examine the comments of José Luis Datena, Arnaldo Jabor and Rachel Sheherazade. This research reveals that while the public sphere has changed, the TV coverage follows the standards enshrined in the television news of the twentieth century. <![CDATA[O "Laboratorio de Teatro Campesino e Indígena" e a construção de uma vida boa em Ticopó, Yucatán, México]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-58442016000200131&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumen En el contexto del campo de la Comunicación para el desarrollo y el cambio social, el presente artículo tiene el objetivo de explorar la relación entre teatro y desarrollo en el caso del "Laboratorio de Teatro Campesino e Indígena" (2004-2006) con base en una investigación Ex post facto realizada mediante entrevistas focales a habitantes de las localidades mayas de Ticopó y Canicab enYucatán, México. Con este propósito se hace un recorrido por algunas perspectivas teóricas haciendo énfasis en el edu-entretenimiento para llegar a la propuesta de Augusto Boal y a experiencias de teatro no-pedagógico en América Latina. Se describe la práctica teatral de María Alicia Martínez Medrano y la huella que dejó en sus participantes ocho años después de haber concluido la representación de la obra Siete momentos en la vida de los mayas. Se concluye que el ejercicio escénico realizado en Ticopó contribuyó a construir lazos afectivos, momentos recreativos, contactos interculturales, viajes, convivencia familiar, autoestima cultural, imagen y pensamiento sensible hacia la edificación de una vida buena.<hr/>Resumo No contexto do campo da Comunicação para o desenvolvimento e mudança social, este artigo tem como objetivo explorar a relação entre teatro e desenvolvimento no caso do "Laboratório de Teatro Camponês e Indígena" (2004-2006) com base em uma pesquisa Ex post facto realizada por meio de entrevista de foco sobre os habitantes maias de cidades e Canicab Ticopó Yucatan, México. Para isso, recorremos a algumas perspectivas teóricas, enfatizando o eduentretenimento, até chegar à proposta de Augusto Boal e as experiências de teatro não-pedagógico na América Latina. A prática teatral de Maria Alicia Martinez Medrano e a marca deixada em seus participantes, oito anos após a conclusão do desempenho da obra Sete vezes na vida da Maya, são descritas. Conclui-se que o exercício cênico Ticopó ajudou a construir laços emocionais, momentos de lazer, contatos interculturais, viagens, vida familiar, autoestima cultural, imagem e pensamento sensíveis para a construção de uma "vida boa".<hr/>Abstract In the context of the field of Communication for development and social change, this paper aims to explore the relationship between theater and development in the case of the "Laboratorio de Teatro Campesino e Indígena" (Indigenous and peasant theater Laboratory) (2004-2006) based on an Ex post facto research through focus interviews with the Mayan inhabitants of Canicab Ticopó Yucatan, Mexico. With this purpose, it is presented a tour in theoretical perspectives emphasizing edutainment to reach the proposal of Augusto Boal and non-pedagogical experiences in Latin American Theater. The theatrical practice of Maria Alicia Martinez Medrano and the mark left on its participants eight years after completion of the performance of the play Seventh moments in the life of the Maya is described. It is concluded that the exercise in staging at Ticopó helped to build emotional ties, recreational moments, intercultural contacts, travel, family life, cultural self-esteem, image and sensitivity towards building a "good life". <![CDATA[<em>Blogs</em> como canais alternativos de comunicação para o renascimento do parto]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-58442016000200147&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Aplicando-se a sociologia das ausências e da sociologia das emergências, investiga-se a blogosfera brasileira da humanização do parto composta por blogs mantidos por mulheres ativistas. A partir da análise qualitativa de um blog expressivo desse universo, explora-se como os Sites de Redes Sociais (SNS, por sua sigla em inglês) estão sendo usados enquanto canais alternativos de comunicação e informação para facilitar ações coletivas e o engajamento civil. Conclui-se que as ferramentas da Internet têm permitido uma mobilização inédita em prol do renascimento do parto, de forma a garantir um atendimento mais humano e menos violento, baseado em evidências científicas.<hr/>Resumen Aplicándose la sociología de las ausencias y de la sociología de las emergencias, investigase la blogosfera brasileña para la humanización del parto compuesta por blogs mantenidos por mujeres activistas. A partir del análisis cualitativa de un blog expresivo de eso universo, explorase como los Sitios de Redes Sociales (SNS, por su sigla en inglés) están siendo usadas como canales alternativos de comunicación e información para facilitar acciones colectivas e la participación civil. Concluyese que las herramientas de la Internet ten permitido una movilización inédita en favor del renacimiento del parto, garantizando una asistencia más humana y menos violenta, basada en evidencias científicas.<hr/>Abstract By applying the sociology of absences and the sociology of emergences, the Brazilian blogosphere for humanizing childbirth formed by blogs of women activists is investigated. From the qualitative analysis of an expressive blog within that universe, it is explored how the Social Network Sites (SNS) are being used as alternative channels of communication and information to facilitate collective actions and civil engagement. It is concluded that Internet tools have allowed a pioneer mobilization regarding the rebirth of birth, guaranteeing a more human and less violent assistance, based on scientific evidences. <![CDATA[Diálogo público, instituições científicas e democracia: reflexões sobre a constituição de uma política de comunicação organizacional]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-58442016000200161&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Reconhecendo o diálogo público como imperativo democrático dirigido aos contextos científicos das recentes sociedades complexas e pluralistas, esse artigo objetiva problematizar em que medida é possível a construção de uma política de comunicação organizacional pautada pela noção de comunicação pública da ciência nos cenários contemporâneos das instituições científicas. A metodologia utilizada no artigo foi a pesquisa bibliográfica, que orientou tanto a busca por estudos sobre comunicação pública da ciência e sobre Comunicação Organizacional em contextos democráticos, quanto o levantamento dos fundamentos teóricos gerais que sustentam o horizonte explicativo ora proposto. Como principal resultado, evidencia-se que o campo da Comunicação Organizacional pode dar respostas às instituições científicas a partir da construção de uma política de comunicação que estimule, acolha e administre o diálogo público, em consonância com esforços voltados à comunicação pública da ciência.<hr/>Resumen Reconociendo el diálogo público como un imperativo democrático dirigido a contextos científicos de las sociedades complejas y plurales recientes, este trabajo tiene como objetivo analizar en qué medida es posible la construcción de una política de comunicación organizacional guiada por el concepto de comunicación pública de la ciencia en ambientes contemporáneos de instituciones científicas. La metodología utilizada en el artículo es la revisión de la literatura, que orientó tanto a la búsqueda de los estudios sobre la comunicación pública de la ciencia y sobre la comunicación organizacional en contextos democráticos, como un estudio de los fundamentos teóricos generales que apoyan el horizonte explicativo que ahora se propone. Como resultado principal, es evidente que el campo de la comunicación organizacional puede proporcionar respuestas a las instituciones científicas de la construcción de una política de comunicación que alienta, aceptar y administrar el diálogo público, en línea con los esfuerzos se centraron en la comunicación pública de la ciencia.<hr/>Abstract This paper recognizes the public dialogue as a democratic imperative addressed to the scientific contexts of the recent complex and pluralistic societies, and aims to analyze how is it possible to build an organizational communication policy guided by the notion of public communication of science in contemporary settings of the scientific institutions. The methodology used in the article was the bibliographic research, which guided the search for studies on public communication of science, the search about organizational Communication studies in democratic contexts and a survey of the general theoretical foundations that support the explanatory horizon now proposed. As a main result, it is evident that the field of Organizational Communication can provide answers to scientific institutions from the construction of a Communication policy that encourages, accept and administer the public dialogue, in line with efforts focused on public communication of science. <![CDATA[A comunicação móvel está no centro dos processos de convergência cultural contemporâneos]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-58442016000200177&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Reconhecendo o diálogo público como imperativo democrático dirigido aos contextos científicos das recentes sociedades complexas e pluralistas, esse artigo objetiva problematizar em que medida é possível a construção de uma política de comunicação organizacional pautada pela noção de comunicação pública da ciência nos cenários contemporâneos das instituições científicas. A metodologia utilizada no artigo foi a pesquisa bibliográfica, que orientou tanto a busca por estudos sobre comunicação pública da ciência e sobre Comunicação Organizacional em contextos democráticos, quanto o levantamento dos fundamentos teóricos gerais que sustentam o horizonte explicativo ora proposto. Como principal resultado, evidencia-se que o campo da Comunicação Organizacional pode dar respostas às instituições científicas a partir da construção de uma política de comunicação que estimule, acolha e administre o diálogo público, em consonância com esforços voltados à comunicação pública da ciência.<hr/>Resumen Reconociendo el diálogo público como un imperativo democrático dirigido a contextos científicos de las sociedades complejas y plurales recientes, este trabajo tiene como objetivo analizar en qué medida es posible la construcción de una política de comunicación organizacional guiada por el concepto de comunicación pública de la ciencia en ambientes contemporáneos de instituciones científicas. La metodología utilizada en el artículo es la revisión de la literatura, que orientó tanto a la búsqueda de los estudios sobre la comunicación pública de la ciencia y sobre la comunicación organizacional en contextos democráticos, como un estudio de los fundamentos teóricos generales que apoyan el horizonte explicativo que ahora se propone. Como resultado principal, es evidente que el campo de la comunicación organizacional puede proporcionar respuestas a las instituciones científicas de la construcción de una política de comunicación que alienta, aceptar y administrar el diálogo público, en línea con los esfuerzos se centraron en la comunicación pública de la ciencia.<hr/>Abstract This paper recognizes the public dialogue as a democratic imperative addressed to the scientific contexts of the recent complex and pluralistic societies, and aims to analyze how is it possible to build an organizational communication policy guided by the notion of public communication of science in contemporary settings of the scientific institutions. The methodology used in the article was the bibliographic research, which guided the search for studies on public communication of science, the search about organizational Communication studies in democratic contexts and a survey of the general theoretical foundations that support the explanatory horizon now proposed. As a main result, it is evident that the field of Organizational Communication can provide answers to scientific institutions from the construction of a Communication policy that encourages, accept and administer the public dialogue, in line with efforts focused on public communication of science. <![CDATA[A proposta de um novo olhar]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-58442016000200187&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Reconhecendo o diálogo público como imperativo democrático dirigido aos contextos científicos das recentes sociedades complexas e pluralistas, esse artigo objetiva problematizar em que medida é possível a construção de uma política de comunicação organizacional pautada pela noção de comunicação pública da ciência nos cenários contemporâneos das instituições científicas. A metodologia utilizada no artigo foi a pesquisa bibliográfica, que orientou tanto a busca por estudos sobre comunicação pública da ciência e sobre Comunicação Organizacional em contextos democráticos, quanto o levantamento dos fundamentos teóricos gerais que sustentam o horizonte explicativo ora proposto. Como principal resultado, evidencia-se que o campo da Comunicação Organizacional pode dar respostas às instituições científicas a partir da construção de uma política de comunicação que estimule, acolha e administre o diálogo público, em consonância com esforços voltados à comunicação pública da ciência.<hr/>Resumen Reconociendo el diálogo público como un imperativo democrático dirigido a contextos científicos de las sociedades complejas y plurales recientes, este trabajo tiene como objetivo analizar en qué medida es posible la construcción de una política de comunicación organizacional guiada por el concepto de comunicación pública de la ciencia en ambientes contemporáneos de instituciones científicas. La metodología utilizada en el artículo es la revisión de la literatura, que orientó tanto a la búsqueda de los estudios sobre la comunicación pública de la ciencia y sobre la comunicación organizacional en contextos democráticos, como un estudio de los fundamentos teóricos generales que apoyan el horizonte explicativo que ahora se propone. Como resultado principal, es evidente que el campo de la comunicación organizacional puede proporcionar respuestas a las instituciones científicas de la construcción de una política de comunicación que alienta, aceptar y administrar el diálogo público, en línea con los esfuerzos se centraron en la comunicación pública de la ciencia.<hr/>Abstract This paper recognizes the public dialogue as a democratic imperative addressed to the scientific contexts of the recent complex and pluralistic societies, and aims to analyze how is it possible to build an organizational communication policy guided by the notion of public communication of science in contemporary settings of the scientific institutions. The methodology used in the article was the bibliographic research, which guided the search for studies on public communication of science, the search about organizational Communication studies in democratic contexts and a survey of the general theoretical foundations that support the explanatory horizon now proposed. As a main result, it is evident that the field of Organizational Communication can provide answers to scientific institutions from the construction of a Communication policy that encourages, accept and administer the public dialogue, in line with efforts focused on public communication of science. <![CDATA[O editor e o livro: marcas mediadas e afetivas]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-58442016000200191&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Reconhecendo o diálogo público como imperativo democrático dirigido aos contextos científicos das recentes sociedades complexas e pluralistas, esse artigo objetiva problematizar em que medida é possível a construção de uma política de comunicação organizacional pautada pela noção de comunicação pública da ciência nos cenários contemporâneos das instituições científicas. A metodologia utilizada no artigo foi a pesquisa bibliográfica, que orientou tanto a busca por estudos sobre comunicação pública da ciência e sobre Comunicação Organizacional em contextos democráticos, quanto o levantamento dos fundamentos teóricos gerais que sustentam o horizonte explicativo ora proposto. Como principal resultado, evidencia-se que o campo da Comunicação Organizacional pode dar respostas às instituições científicas a partir da construção de uma política de comunicação que estimule, acolha e administre o diálogo público, em consonância com esforços voltados à comunicação pública da ciência.<hr/>Resumen Reconociendo el diálogo público como un imperativo democrático dirigido a contextos científicos de las sociedades complejas y plurales recientes, este trabajo tiene como objetivo analizar en qué medida es posible la construcción de una política de comunicación organizacional guiada por el concepto de comunicación pública de la ciencia en ambientes contemporáneos de instituciones científicas. La metodología utilizada en el artículo es la revisión de la literatura, que orientó tanto a la búsqueda de los estudios sobre la comunicación pública de la ciencia y sobre la comunicación organizacional en contextos democráticos, como un estudio de los fundamentos teóricos generales que apoyan el horizonte explicativo que ahora se propone. Como resultado principal, es evidente que el campo de la comunicación organizacional puede proporcionar respuestas a las instituciones científicas de la construcción de una política de comunicación que alienta, aceptar y administrar el diálogo público, en línea con los esfuerzos se centraron en la comunicación pública de la ciencia.<hr/>Abstract This paper recognizes the public dialogue as a democratic imperative addressed to the scientific contexts of the recent complex and pluralistic societies, and aims to analyze how is it possible to build an organizational communication policy guided by the notion of public communication of science in contemporary settings of the scientific institutions. The methodology used in the article was the bibliographic research, which guided the search for studies on public communication of science, the search about organizational Communication studies in democratic contexts and a survey of the general theoretical foundations that support the explanatory horizon now proposed. As a main result, it is evident that the field of Organizational Communication can provide answers to scientific institutions from the construction of a Communication policy that encourages, accept and administer the public dialogue, in line with efforts focused on public communication of science.