Scielo RSS <![CDATA[Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=1809-584420150002&lang=pt vol. 38 num. 2 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[Aos leitores]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-58442015000200015&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[Construção da realidade, Comunicação e vida cotidiana - Uma aproximação com a obra de Thomas Luckmann]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-58442015000200019&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumen El artículo ofrece una síntesis del pensamiento de Thomas Luckmann sobre la Comunicación y la interacción en la vida cotidiana. Se trata de un ensayo argumentativo, basado en una metodología de revisión teórica, en el que se identifican y explican algunos de los elementos fundamentales de la obra de Luckmann. Los objetivos del trabajo son: contextualizar las fundamentaciones teóricas y epistemológicas del autor; explorar los principales conceptos presentados en La construcción social de la realidad, como interacción, intersubjetividad y universo simbólico; y explicar una teoría menos conocida del autor, la teoría de los géneros comunicativos, que permite comprender la visión pragmática de Luckmann en torno a la Comunicación en la vida cotidiana. Luckmann pone en el centro de su propuesta al sujeto y lo concibe, antes que cualquier otra cosa, como un individuo en permanente vínculo e interacción con sus semejantes; desde estas situaciones de interacción, los sujetos construyen la sociedad y, a la vez, son construidos por ésta. La teoría de los géneros comunicativos puede ser equiparada a una sociología de la Comunicación en la vida cotidiana.<hr/>Resumo O artigo oferece uma síntese do pensamento de Thomas Luckmann com relação à Comunicação e a interação na vida diária. É um texto argumentativo, baseado em uma metodologia da revisão teórica, que identifica e explica alguns dos elementos fundamentais do trabalho de Luckmann. Os objetivos do trabalho são contextualizar as fundamentações teóricas do autor; explorar os conceitos apresentados na obra Construção social da realidade, como a interação, a intersubjetividade, o universo simbólico, entre outras; e explicar uma teoria menos conhecida do autor, a teoria dos gêneros comunicativos, que permite compreender a visão pragmática de Luckmann em torno da Comunicação na vida diária. Luckmann põe no centro de sua proposta o sujeito, e o entende como um indivíduo na ligação e na interação com seus semelhantes; destas situações da interação, os assuntos constroem a sociedade e, simultaneamente, são construídos por ela. A teoria dos gêneros comunicativos pode ser comparada a uma sociologia da Comunicação na vida diária.<hr/>Abstract The article offers a synthesis of Thomas Luckmann proposal about Communication and interaction in daily life. In this argumentative text, based on a methodology of theoretical revision, are identified and explained some of the fundamental elements of Luckmann work. The objectives of the work are: to expose theoretical and epistemological bases of the author; to explore some of the main concepts presented in the book Social Construction of Reality, such as interaction, intersubjectivity and symbolic universe; and to explain a less well-known theory of the author, the theory of the communicative genres that allows understanding the pragmatic vision of Luckmann around Communication in daily life. Luckmann puts the subject in the center of his proposal, and conceives it, before any other thing, like an individual in permanent bond and interaction with its resemblances; from these situations of interaction, the subjects construct the society and, simultaneously, they are constructed by it. The theory of the communicative genres can be compared to a sociology of Communication in daily life. <![CDATA[A fotografia como catalisador simbólico - Notas para uma hermenêutica da fantástica em imagens técnicas]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-58442015000200039&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo busca trazer alguns subsídios para a construção da consciência teórica e da heurística próprias ao estudo das imagens simbólicas em geral e da fotografia em particular. A partir do postulado dos Estudos do Imaginário sobre a existência de uma base comum ao imaginário e ao trabalho intelectual, buscamse algumas consequências filosóficas da valorização do um e do múltiplo sobre os regimes da imagem e do pensamento. Estabelece-se uma distinção entre as abordagens da fotografia enquanto plasmadora icônica e enquanto catalisadora simbólica. Levando-se em conta esta diferenciação que é refletida por aquilo que se pode didaticamente chamar de níveis do imaginário, bem como as diferenças de natureza entre a linguagem verbal e visual, conclui-se que a hermenêutica simbólica da fotografia exige uma construção metodológica própria, avançando inclusive sobre a mitodologia durandiana, mas que essa construção pode ser embargada pelo fato de a simbólica não ser atributo da imagem, e sim condição para que ela aconteça<hr/>Resumen Este artículo pretende aportar algunos subsidios para la construcción de la conciencia teórica al estudio de las imágenes simbólicas en general y la fotografía en particular. Desde la asunción de Estudios imaginarios sobre la existencia de una base común a la obra imaginaria e intelectual, buscamos algunas consecuencias filosóficas de la apreciación de uno y los muchos esquemas en la imagen y el pensamiento. Establece una distinción entre los enfoques de la fotografía como plasmadora icónicos y simbólicos como catalizador. Teniendo en cuenta que esta diferenciación se refleja en lo que podemos llamar didácticamente los niveles de la imaginación, y las diferencias de naturaleza entre el lenguaje verbal y visual, se concluye que la hermenéutica simbólica de la fotografía requiere una construcción metodológica adecuada, incluyendo el avance en mitodología durandiana, pero que esta construcción puede ser ahogada por el hecho de que lo simbólico no ser atributo de imagen, sino una condición para que esto ocurra.<hr/>Abstract This paper provides a few inputs for us to build the theoretical conscience and the heuristics required to study symbolic images at large and photographs in particular. Based on the postulate by the Studies of the Imaginary about the existence of a common basis between the imaginary and intellectual work, we seek some philosophical consequences from valuing the one and the multiple on the systems of image and thought. We make a distinction between the approaches to the photograph as an iconic shaper and symbolic catalyst. By taking into account this difference that is reflected by that which we can didactically call levels of the imaginary, as well as the differences between verbal and visual language, we come to the conclusion that the symbolic hermeneutics of photographs requires its own methodological construction. One that gets to advance over Durand's mythology, but which construction may be even shut down by the fact that the symbol is not an attribute of the image but instead a condition for it to happen. <![CDATA[Comunicação, economia criativa e desenvolvimento local: a experiência do 'Núcleo de Comunicação Bombando Cidadania']]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-58442015000200061&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O estudo analisa as apropriações da economia criativa pelos comunicadores do Núcleo de Comunicação Bombando Cidadania, no bairro da Bomba do Hemetério, Recife, Pernambuco. Parte-se dos aportes da Comunicação para o desenvolvimento e da perspectiva dos estudos culturais latino-americanos sobre apropriações culturais e culturas populares. Como ferramenta metodológica, utiliza-se o roteiro de entrevista semiestruturada, meio de compreensão do caráter simbólico dessas apropriações. São utilizadas a pesquisa documental e bibliográfica para construção do escopo teórico sobre economia criativa e desenvolvimento local. Destaca-se, desse processo, o uso dos relatórios da Unesco, do Plano da Secretaria de Economia Criativa do Ministério da Cultura do Brasil e de documentos do Programa Bombando Cidadania. A pesquisa conclui que a apropriação da economia criativa contribui com a redução de desigualdades no campo simbólico, mas tem fragilidades materiais para a construção do desenvolvimento local nos contextos populares.<hr/>Resumen El estudio analiza las apropiaciones de la economía creativa por parte de los comunicadores del Núcleo de Comunicação Bombando Cidadania, en el barrio de Bomba de Hemetério, Recife, Pernambuco. Se parte de los aportes de la Comunicación para el desarrollo e de la perspectiva teórico-metodológica de los estudios culturales latinoamericanos en su abordaje sobre las culturas populares y las apropiaciones. Además, como herramienta metodológica, se consideró un guión flexible de entrevista semi-estructurada como medio de entender las cuestiones simbólicas de esa apropiación. Son utilizadas las pesquisas bibliográfica e documental para la construcción de la fundamentación teórica de la economía creativa e del desarrollo local. Se puede destacar el uso de los informes de Unesco y documentos de la Secretaría de Economía Creativa del Ministerio de Cultura de Brasil y del Programa Bombando Cidadania. La investigación concluye que la apropiación de la economía creativa contribuye con la reducción de desigualdades en el campo simbólico, pero tiene debilidades materiales para la construcción de desarrollo local en contextos populares.<hr/>Abstract This study analyzes the appropriations of the creative economy by the communicators from Núcleo de Comunicação Bombando Cidadania, in Bomba do Hemeterio, Recife, Pernambuco. This research is based on the theoretical and methodological perspective of the communication for development and on the approaches of the latin-american cultural studies about the popular cultures and cultural appropriations. As methodological tool, we use the semi-structured interview to comprehend the symbolic aspects of this appropriation. The bibliographic and documentary researches are combined to build up the theoretical scope of creative economy and local development. In this process we can highlight the use of the reports from Unesco, the documents of Creative Economy Secretary of the Culture Ministry of Brazil and the reports from Bombando Cidadania program. The research concludes that the appropriation of the creative economy contributes to the reduction of inequalities in the symbolic field, but there are serious material challenges to the construction of local development in the popular contexts. <![CDATA[Escutando música no transporte público - Sobre usos da telefonia móvel por parte dos jovens]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-58442015000200081&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumen El presente trabajo se focaliza en los usos de la telefonía móvil como reproductor musical en el espacio público. Esta práctica es comúnmente producida por jóvenes de sectores populares, quienes escuchan cumbia o reggaeton con altavoces y sin auriculares. Esta apropiación tecnológica es generalmente combatida por sus pares, la cultura adulta, inclusive por los licenciatarios del transporte público de pasajeros que piden que no se haga. De ello que comience a haber leyes que prohíben usar reproductores musicales sin auriculares en el transporte público. En ese contexto, proponemos analizar el fenómeno desde una perspectiva cualitativa asentada en entrevistas con jóvenes y observaciones. De ellas se desprende que no se trata solamente de la molestia que causa el ruido sino que las críticas se desplazan al género musical que estos jóvenes escuchan y de allí a una fuerte presencia de discriminación de clase.<hr/>Resumo O presente trabalho tem como foco os usos da telefonia móvel como reprodutora musical em espaços públicos. Esta prática é comumente produzida por jovens de setores populares, que escutam cumbia ou reggaeton em volume alto e sem fones de ouvido. Esta apropriação tecnológica é geralmente combatida por seus pares, a cultura adulta, inclusive por profissionais e usuários do transporte público que pedem para que não se pratique. Desse modo, começam a haver leis que proíbem o uso de reprodutores musicais sem fones de ouvido no transporte público. Nesse contexto, propomos analisar o fenômeno a partir de uma perspectiva qualitativa, baseada em entrevistas com jovens e observações. Verifica-se que não se trata somente do incômodo que causa esse tipo de ruído, mas de críticas sobre o gênero musical que esses jovens escutam e, então, de uma forte presença de discriminação de classe.<hr/>Abstract The study object of this paper focuses on the use of mobile phones as a music player in public space. This practice is commonly observed in youth of popular sectors, who listen cumbia and reggaeton with speakers without headphones. This technological appropriation is generally opposed by their peers, adult culture, including by users of public transport of passengers who are not asked about being disturbed by the noise. There are laws prohibiting the use of music players without headphones in public transport. In this context, we propose to analyze the phenomenon from a qualitative perspective based on interviews with young and observations. Of these it appears that there is another issue beyond just the annoyance caused by noise: the criticism towards the music genre that these young people use to listen related with a strong presence of class discrimination. <![CDATA[O subúrbio feliz do pagode carioca]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-58442015000200099&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O samba e o pagode são práticas musicais que abordam de forma recorrente a ideia de felicidade. Por meio da batida do pandeiro e dos instrumentos que moldam sua sonoridade característica, o imaginário de certa cultura popular valoriza o modo de ser dos setores populares por meio de uma narrativa de alegria, de encontros comunitários e de felicidade. A partir de uma pesquisa bibliográfica e da análise de repertório relacionada ao que podemos classificar como "pagode carioca", estilo de samba hegemônico que ganha ampla circulação cultural desde meados da década de 1990, tentamos compreender como essa produção musical contemporânea consolida a construção e reafirmação de um estereótipo "popular", ligado à valorização de determinados espaços geográficos periféricos (o morro, a favela, o subúrbio) e a um projeto de felicidade das classes populares.<hr/>Resumen La samba y la pagoda son prácticas musicales que abordan de manera recurrente la idea de felicidad. A través del ritmo de la pandereta y de otros instrumentos que dan forma a su sonido característico, la imaginación de cierta cultura popular valora la forma de ser de la gente común, a través de una narrativa de la alegría, reuniones de la comunidad y la felicidad. A partir de una investigación bibliográfica y de un análisis de repertorio relacionado con lo que clasificamos como pagode carioca un estilo de samba hegemónico que gana amplio movimiento cultural desde mediados de la década de 1990, tratamos de entender cómo esta producción musical contemporánea consolida la construcción y reafirmación de un estereotipo "popular", que se adjunta a la valoración de determinadas zonas geográficas periféricas (la villa, la favela, el suburbio) e de un proyecto de felicidad de las clases populares.<hr/>Abstract Samba and pagode are musical practices that deal frequently with the idea of happiness. Through the tambourine beat and other instruments that shape its characteristic sound, the imagination of a certain popular culture evokes in a positive way the lifestyle of popular classes, through a narrative of joy, community meetings and happiness. From a bibliographical research and an analysis of repertory related to what we classify as pagode carioca, a hegemonic samba style that achieved a high cultural circulation in music market since the mid-1990s, we try to understand how this contemporary musical production consolidates the construction and reaffirmation of a "popular" stereotype, linked to the valuation of certain peripheral geographical areas (the hill, the slum suburb) and to a project of happiness of the popular classes. <![CDATA['Soft Power' e Televisão Digital na América do Sul: a campanha brasileira de promoção do padrão ISBD-Tb de acordo com os relatos de seus realizadores]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-58442015000200119&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumen En 2006, Brasil se tornó el primer país del mundo en importar el estándar japonés de Televisión Digital Terrestre. Su decisión fue seguida por casi todos los países de Sudamérica. Desde un enfoque interdisciplinario entre Comunicación y Relaciones Internacionales, este artículo investiga el rol de Brasil en el proceso de adopción de ISDB-Tb por los países vecinos. Con base en métodos cualitativos (entrevistas semiestructuradas con una muestra intencional), se analizan aquí los discursos de los representantes del gobierno brasileño, con base en estudios de estructuras narrativas de la semiótica discursiva francesa. El objetivo es comprender cuáles son las razones, sujetos, objetos de valor y actores secundarios por tras de esta acción brasileña de promoción. Los resultados señalan a que la influencia de Brasil en los vecinos fue intencional, y compatible con las estrategias de SoftPower adoptadas por el país en sus Relaciones Internacionales durante el gobierno del presidente Lula.<hr/>Resumo Em 2006, o Brasil se tornou o primeiro país do mundo a importar o padrão de televisão digital terrestre japonês. Sua decisão foi seguida por quase todos os países da América do Sul. A partir de uma abordagem interdisciplinar entre Comunicação e Relações Internacionais, este artigo investiga a atuação do Brasil no processo de adoção do ISDB-Tb por países vizinhos. Com metodologia qualitativa (entrevistas semiestruturadas com uma mostra intencional), são analisados aqui os discursos dos representantes do governo brasileiro, com base nos estudos das estruturas narrativas da semiótica discursiva de linha francesa. O objetivo é compreender quais são os motivos, sujeitos, objetos de valor e atores secundários desta ação brasileira de promoção. Os resultados encontrados reforçam a hipótese de que a influência brasileira sobre os vizinhos foi intencional, e compatível com as estratégias de Soft Power adotadas pelo país em suas relações internacionais durante o governo do presidente Lula.<hr/>Abstract In 2006, Brazil became the first country to import the Japanese Terrestrial Digital Television standard. Its decision was followed by almost all countries of South America. From an interdisciplinary approach between Communication and International Relations studies, this article investigates the Brazil's role in the adoption process of ISDB-Tb by neighboring countries. With qualitative methods (semi-structured interviews with a purposive sample), this paper analyzes the speeches of Brazilian authorities, based on studies of narratology. The goal is to understand what were the motives, subjects, values and secondary actors behind this Brazilian promotional action. The findings suggest that the Brazilian influence on the neighbors was intentional, and compatible with Soft Power strategies adopted by Brazil during the administration of President Lula. <![CDATA[O testemunho na TV: 'Profissão Repórter' e a encenação da encenação]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-58442015000200139&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O texto discute a encenação televisiva do testemunho a partir do Profissão Repórter, programa exibido pela TV Globo. À luz da segunda edição do programa sobre o fechamento do aterro sanitário Jardim Gramacho, na cidade de Duque de Caxias (RJ), em 2012, busca-se examinar o lugar testemunhal ocupado por repórteres e sujeitos inscritos nessa narrativa. Para tanto, parte-se das proposições relativas a estudos voltados ao chamado media witnessing, especialmente aquelas interessadas nas mediações textuais do testemunho. Em seguida, discute-se o caráter de encenação do regime televisivo de visibilidade, destacando estratégias e ritualidades do objeto em tela. Por fim, analisa-se o caráter encenado do testemunho na televisão, o qual se mostra, ao final, fortemente regido pela lógica de inserção em cena daquele que é filmado por aquele que filma do que pela abertura da instância televisiva à mise en scène dos sujeitos.<hr/>Resumen El texto discute la escenificación televisiva del testimonio a partir del Profissão Repórter, programa exhibido por la TV Globo. A la luz de la segunda edición del programa sobre el cierre del vertedero Jardim Gramacho, en la ciudad de Duque de Caixas (RJ), en 2012, se examina el lugar testimonial ocupado por reporteros y sujetos inscritos en esa narrativa. Para ello, se parte de las propuestas relativas a estudios volcados al llamado media witnessing, especialmente aquellas interesadas en las mediaciones textuales del testimonio. En seguida, se discute el carácter de escenificación del régimen televisivo de visibilidad, destacando estrategias y ritualidades características del propio objeto en pantalla. Por fin, se analiza el carácter escenificado del testimonio en la televisión, que se muestra, al final, fuertemente regulado por lógica de la inserción en escena por que el rodaje, y menos por la apertura de la instancia de la televisión para la puesta en escena de los sujetos.<hr/>Abstract The text discusses the televised staging of testimony in the Profissão Repórter program, displayed by TV Globo. In the light of the second edition of the program on the closure of Jardim Gramacho landfill in the city of Duque de Caxias (RJ) in 2012, we analyze the testimonial place occupied by reporters and subjects entangled in this narrative. To do so, we start from the propositions of studies known as media witnessing, especially those interested in the textual mediation of testimony. Then we discuss the staging as part of television regime of visibility, highlighting strategies and distinctive characteristic rituals of the object itself. Finally, we examine the staged aspect of the witnessing on television, which is revealed, at the end, governed by the logic of insertion in scene by that filming, and less by the opening of television instance to the mise en scène of subjects. <![CDATA[A multiplicidade de vozes no discurso jornalístico: estudo da polifonia no Jornalismo à luz de uma perspectiva modular da organização do discurso]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-58442015000200159&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo investiga as formas e as funções que os discursos representados exercem na construção dos discursos jornalísticos. No domínio jornalístico, é especialmente relevante o estudo da maneira como os jornalistas incorporam a seu discurso os discursos de suas fontes. Afinal, ao construir seu discurso, o jornalista se depara com uma questão delicada, que é a decisão de revelar ou não suas fontes e, se disposto a revelá-las, como transformar o discurso produzido por suas fontes em discurso representado. Com base em contribuições teóricas e metodológicas de um modelo da Análise do Discurso, o Modelo de Análise Modular do Discurso, o estudo focalizou uma produção discursiva bastante complexa do ponto de vista polifônico. Por meio da análise, foi possível constatar a complexidade das decisões que um jornalista precisa tomar, no momento de representar em seu discurso os discursos de outros agentes.<hr/>Resumen Este trabajo investiga las formas y las funciones de los discursos representados en la construcción de discursos periodísticos. En el campo periodístico, es especialmente relevante el estudio de cómo entran en el discurso de los periodistas los discursos de sus fuentes. Al construir su discurso, el periodista se topa con una cuestión delicada, que es la decisión de revelar o no sus fuentes y, si dispuesto a revelarlos, cómo convertir el discurso producido por sus fuentes en el discurso representado. Basado en las contribuciones teóricas y metodológicas de un modelo de análisis del discurso, el Modelo Modular de Análisis del Discurso, el estudio se centró en una producción discursiva bastante compleja de el punto de vista polifónico. A través del análisis, fué posible ver la complejidad de las decisiones que debe tomar un periodista, cuando representa en su discurso a los discursos de otros agentes.<hr/>Abstract This article investigates the forms and the functions of discourses represented in the construction of journalist discourses. In the journalistic field, is especially relevant the study of how journalists represent the discourse of the other. When building his/her discourse, the journalist must decide if reveal or not his/her sources and, if his/her goes to reveal them, how to turn the discourse produced by his/her sources in discourse represented. Based on theoretical and methodological contributions of a model of discourse analysis, the Modular Approach to Discourse Analysis, the study focused on a discursive production quite complex. Through the analysis, it was possible to see the complexity of decisions that a journalist must make, when he/she represents in his/her discourse the discourses of other agents. <![CDATA[Informação jornalística: da mediação à midiatização]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-58442015000200185&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo propõe a reflexão sobre o jornal impresso com base em pesquisa empírica, ponderando sobre suas características e funções no contexto contemporâneo. Partimos de discussão conceitual sobre a informação jornalística, analisando suas interfaces com a Publicidade na espacialidade midiática. Pautados por Ferrara, na discussão sobre espacialidade e comunicabilidade, e Muniz Sodré e Bragança de Miranda, para refletir sobre a estetização da cultura, delimitando a Mídia impressa como corpus, visamos apresentar as formas de tecnização da palavra e as características da condição sensível do sujeito neste processo de midiatização da informação jornalística.<hr/>Resumen Este artículo propone la reflexión sobre el periódico con base en la investigación empírica, ponderando sobre sus características y funciones en el contexto contemporáneo. Partimos de la discusión conceptual sobre la información periodística, analizando sus interfaces con la Publicidad en la espacialidad mediática. Pautados por Ferrara, en la discusión sobre espacialidad y comunicabilidad, y Muniz Sodré y Bragança de Miranda, para reflexionar sobre la estilización de la cultura, delimitando la prensa como corpus de la discusión, buscamos presentar las formas de mecanización de la palabra y las características de la condición sensible del sujeto en este proceso de mediatización de la información periodística.<hr/>Abstract This paper proposes a reflection on the journalistic information, pondering its features and functions in the contemporary context. We start from a conceptual discussion of journalistic information, analyzing its interfaces with the Advertising in the media space. Using Ferrara to discuss spatiality and communicability and Muniz Sodré and Bragança de Miranda to reflect on the aesthetics of culture, besides defining the print media as corpus, we seek to present the forms of the word as an instrument and the characteristics of sensitive condition of the subject in this process. <![CDATA[A cobertura de ciência em três jornais paraenses: um estudo longitudinal]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-58442015000200207&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Neste artigo, apresentamos uma proposta metodológica visando realizar um estudo longitudinal que fornecesse um panorama da cobertura de ciência em 130 anos, por três jornais importantes do Estado do Pará: A Província do Pará (1876-2002), Folha do Norte (1896-1974) e O Liberal (1946-atual). Analisamos um período de dois meses a cada dez anos, de 1876 a 2006, em cada jornal selecionado, de maneira que obtivemos um olhar em longo prazo que perpassou pela história dos periódicos e, portanto, por grande parte da história da imprensa no Pará e na Amazônia. Utilizamos análise de conteúdo e análise de frames da Mídia. Nossos dados mostram que houve ênfase na pesquisa em saúde, destaque para a ciência nacional e preocupação em contextualizar os fatos científicos. Controvérsias e incertezas científicas ganharam pouco espaço nos jornais analisados.<hr/>Resumen Este artículo presenta una propuesta metodológica que visa hacer un estudio longitudinal de forma a ofrecer un panorama de la cobertura de la ciencia en 130 años en tres diarios importantes del Estado de Pará: A Província do Pará (1876- 2002), Folha do Norte (1896-1974) and O Liberal (1946-actual). Analizamos dos meses en cada diez años entre 1876 y 2006, en cada periódico seleccionado, logrando una mirada a largo plazo sobre la historia de los diarios y por gran parte de la historia de la prensa en Pará y Amazonia. Utilizamos el análisis de contenido y análisis de los frames de los Medios. Nuestros datos muestran que hubo énfasis en la investigación en salud, atención para la investigación nacional y preocupación en poner los hechos científicos en contexto. Las controversias científicas ganaron poco espacio en los diarios analizados.<hr/>Abstract In this paper, we suggest a methodology aiming to present a longitudinal study able to present a panorama of the science coverage for 130 years by three important newspapers in Pará: A Província do Pará (1876-2002), Folha do Norte (1896-1974) and O Liberal (1946-current). We studied a period of two months every ten years, from 1876 to 2006, in each newspaper, aiming to obtain a long term view through the history of the newspapers and, thus, through most of the history of the press in Pará and in Amazon. We used content analysis and frame analysis. Our results show emphasis in health research, highlight for national science and a concern in putting the facts in context. Controversies and science uncertainties received little attention in the analysed newspapers. <![CDATA[Jornalismo e meio ambiente: apontamentos sobre dez anos de produção acadêmica nos eventos da Intercom]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-58442015000200231&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Decorrente das preocupações com os estudos de interface entre Jornalismo e meio ambiente, este trabalho apresenta o mapeamento (2003-2012) e análise sobre o desenvolvimento da pesquisa em Jornalismo no Núcleo de Pesquisa que trata das questões ambientais no congresso Intercom. Tal esforço tem como objetivo verificar o crescimento e a diversidade de enfoques atrelados ao binômio Jornalismo e meio ambiente no contexto mais amplo da Comunicação e realizar apontamentos sobre o perfil dos trabalhos, tendo em vista o fortalecimento dos estudos na área, na última década, em espaços de discussão acadêmica. Metodologicamente, o artigo é baseado em pesquisa bibliográfica seguida de análise qualitativa/quantitativa de categorias definidas a partir dos dados coletados. Emergem do processo, como resultado, questionamentos de ordem epistemológica sobre as relações do binônio destacando-se que o Jornalismo ambiental apresenta-se, no período examinado, como espaço que ainda necessita de investigações que privilegiem as complexas relações entre as práticas e os discursos que interligam os dois campos de conhecimento.<hr/>Resumen Este artículo se centra en la interfaz entre el Periodismo y medio ambiente. Presenta un mapeo (2003-2013) y, posteriormente, un análisis sobre el desarrollo de la investigación de Periodismo en el espacio del grupo de trabajo que se ocupa de los problemas ambientales en el congreso Intercom. Se busca verificar el crecimiento y la diversidad de enfoques en el área del periodismo ambiental en una década en este evento. El artículo se basa en investigación bibliográfica seguido de análisis cualitativa/cuantitativa de categorías definidas a partir de los datos colectados. Surgen de este proceso, como resultado, cuestiones de orden epistemológico sobre las relaciones de esta interfaz enfatizando que el Periodismo ambiental presentase, en el periodo estudiado, es algo que necesita de investigaciones principalmente de las complejas relaciones entre las practicas y los discursos que interconectan los dos campos de conocimiento.<hr/>Abstract This article focuses on the interface between Journalism and the Environment. It presents a mapping (2003-2012) and an analysis on the Journalism research development at the space of research that addresses the environmental issues in the congress of Intercom. It seeks to verify the growth and the diversity of approaches in the area of Environmental Journalism in that decade, in this event. The article is based on a bibliographical research, followed by quantitative/ qualitative analysis of some categories defined from the data collected. Emerge from this process, as a result, questions of epistemological order on relations of this interface, emphasizing that the work allowed to observe that the Environmental Journalism presents itself, in the period examined, as an area that still requires investigations which emphasize the complex relationships between the practices and discourses that interconnect the two fields of knowledge. <![CDATA[Afetar e ser afetado pelo acontecimento: coberturas jornalísticas da Aids e impactos sociais]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-58442015000200253&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Neste artigo, o objetivo é discutir a Aids como acontecimento disruptor, em duas dimensões: sobre as relações sociais e sobre as coberturas jornalísticas que dela têm sido feitas. Deriva dessa condição seu caráter exemplar para a exploração da noção do poder de afetação de certos acontecimentos. As reflexões sobre o poder disruptor - e por isso mesmo emblemático - da Aids como acontecimento que afeta e é afetado pela vida social e pelas coberturas jornalísticas que se dão a partir de algumas investigações sobre o tema que temos desenvolvido já há mais de duas décadas. Quando surgiu como acontecimento problemático, a Aids forçou mobilizações médico-científicas e sociais diversas na tentativa de compreendê-la, movimento que afetou significativamente a cobertura noticiosa sobre a síndrome e os acontecimentos por ela desencadeados.<hr/>Resumen En este artículo, discutimos la SIDA como un acontecimiento disyuntor en dos dimensiones: sobre las relaciones sociales y sobre la cobertura periodística de la misma que se han hecho. Deriva de esta condición su carácter ejemplar para la explotación de la noción de poder de afectación de determinados acontecimientos. Nuestras reflexiones sobre el poder disyuntor - y por lo tanto emblemático - del SIDA como un acontecimiento que afecta y es afectado por la vida social y por la cobertura periodística se realizará a partir de algunas investigaciones sobre el tema que ya hemos desarrollado durante más de dos décadas. Al surgir como acontecimiento problemático, la SIDA obligó a muchos movimientos médico-científicos y sociales en un intento de entenderla, movimiento que afectó significativamente la cobertura de noticias sobre la síndrome y los acontecimientos desencadenados por la misma.<hr/>Abstract In this article we discuss AIDS as a disruptor happening in two dimensions: on social relations and on the news coverage of it that have been made. Derives from this condition their exemplary character to explore the notion of the power of affecting of certain happenings. Our reflections about the disruptor power - and for that very emblematic - of AIDS, as a happening that affects and is affected by the social life, and the media coverage will be based on some research on the subject that we have already developed for more than two decades. When it emerged as problematic happening AIDS has forced many medical-scientific and social mobilizations in an attempt to understand it, (a) movement that significantly affected news coverage about the syndrome and the happenings it triggered. <![CDATA[Nelson Werneck Sodré e a história da imprensa no Brasil]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-58442015000200275&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo A História da Imprensa no Brasil, de Nelson Werneck Sodré, foi publicado pela primeira vez em 1966, há quase 50 anos. Trata-se de um trabalho de fôlego, que traz informações detalhadas e preciosas sobre a imprensa brasileira de 1808 até os anos 1960. Apesar de outros livros sobre o assunto terem sido escritos antes e depois, a obra de Sodré ainda hoje é o principal texto de síntese utilizado pelos estudiosos no país. O objetivo deste texto é pensar sobre os estudos de história da Comunicação no Brasil, estabelecendo uma discussão crítica com a obra fundadora de Werneck Sodré, seu significado e sua importância, assim como propor a necessidade de novas elaborações sobre o tema.<hr/>Resumen Historia de la prensa en Brasil, Nelson Werneck Sodré, fue publicado por primera vez en 1966, hace casi 50 años. Esta es una larga tarea, que proporciona información detallada y valiosa en la prensa brasileña desde 1808 hasta los años 1960. Mientras que otros libros sobre el tema se han escrito antes y después, la obra de Sodré sigue siendo el texto principal de la síntesis utilizada por los estudiosos en el país. El objetivo de este artículo es reflexionar sobre la historia de los estudios de comunicación en Brasil, estableciendo una discusión crítica con la obra de Werneck Sodré, su significado e importancia, así como proponer la necesidad de nuevas elaboraciones sobre el tema.<hr/>Abstract The History of Brazilian Press, written by Nelson Werneck Sodré, was first published in 1966, almost 50 years ago. This is an extensive work, which provides detailed and valuable information on the Brazilian press from 1808 until the 1960s. Although other books on the subject have been written before and after, even today the work of Sodré remains a synthesis book used by scholars in the country. The aim of this paper is to think about the history of communication studies in Brazil, establishing a critical discussion with the work of Werneck Sodré, its meaning and importance, as well as propose the need for further elaboration on the subject. <![CDATA[Fragmentos da memória de um professor de Jornalismo: perplexidades evidentes no tardio itinerário do anistiado político]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-58442015000200291&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Professor de Jornalismo na Universidade de São Paulo, José Marques de Melo foi acusado de praticar magistério "subversivo", durante a ditadura militar. Uma aula ministrada em 1968, sobre a técnica do lead, constituiu a peça chave do inquérito que invocou o Decreto-Lei 477, resultando em uma "cassação branca", muito embora tivesse sido inocentado por ato publicado no Diário Oficial, em 1972, fato que o motivou a requerer a anistia política a que tinha direito. Tramitando durante um quarto de século, o processo culminou com sentença favorável, em julho de 2015, motivando atitudes de perplexidade. Este texto, um misto de ensaio memorialístico e depoimentos - respaldados em pesquisa bibliográfica -, apresenta questões contextuais sobre o episódio, dando destaque, ainda, a manifestações feitas no Brasil e no exterior, a esse respeito, as quais associam os fatos a questões mais amplas relacionadas ao meio acadêmico e ao próprio campo comunicacional.<hr/>Resumen Profesor de Periodismo en la Universidade de São Paulo, José Marques de Melo fue acusado de la práctica docente "subversiva" durante la dictadura militar. Una clase realizada en 1968, sur la técnica del lead, fue la clave de la investigación basada en el Decreto-Ley 477, lo que resulta en una "casación blanca" a pesar de que el había sido inocentado por un acto publicado en el Diário Oficial, en 1972, un hecho lo que motivó a solicitar la amnistía política a la que tenía derecho. Después de más de un cuarto de siglo, el proceso culminó con una decisión favorable, en Julio de 2015, lo que provocó actitudes perplejas. Este texto, una mezcla de ensayo y testimonios memorialístico - apoyado en la investigación bibliográfica - presenta aspectos contextuales sobre el episodio, destacando también las manifestaciones hechas en Brasil y en el extranjero sobre esto tópico, que asocian los hechos a preguntas más amplias relacionada con el mundo académico y a lo proprio campo de la Comunicación.<hr/>Abstract Journalism professor at Universidade de São Paulo, José Marques de Melo was accused of teaching "subversive" practices during the military dictatorship. A class occurred in 1968, about lead technique, was the key part of the investigation that invoked Decree-Law 477, resulting in a "white forfeiture" even though it had been cleared by an act published in Diário Oficial, in 1972, fact which motivated the professor to apply for political amnesty, one right of him. Being for a period of more than a quarter of a century, the lawsuit culminated with a favorable decision, in July 2015, prompting perplex attitudes. This text, a mixed of memorialistic essay and testimonials - based in a bibliographical research -, presents a contextual issues about the episode, highlighting also the demonstration made in Brazil and abroad about this subject, which associate the facts to broader issues about the academic way and the own Communication field. <![CDATA[Tendências do Jornalismo Esportivo na visão de Antonio Alcoba Lopez]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-58442015000200319&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Professor de Jornalismo na Universidade de São Paulo, José Marques de Melo foi acusado de praticar magistério "subversivo", durante a ditadura militar. Uma aula ministrada em 1968, sobre a técnica do lead, constituiu a peça chave do inquérito que invocou o Decreto-Lei 477, resultando em uma "cassação branca", muito embora tivesse sido inocentado por ato publicado no Diário Oficial, em 1972, fato que o motivou a requerer a anistia política a que tinha direito. Tramitando durante um quarto de século, o processo culminou com sentença favorável, em julho de 2015, motivando atitudes de perplexidade. Este texto, um misto de ensaio memorialístico e depoimentos - respaldados em pesquisa bibliográfica -, apresenta questões contextuais sobre o episódio, dando destaque, ainda, a manifestações feitas no Brasil e no exterior, a esse respeito, as quais associam os fatos a questões mais amplas relacionadas ao meio acadêmico e ao próprio campo comunicacional.<hr/>Resumen Profesor de Periodismo en la Universidade de São Paulo, José Marques de Melo fue acusado de la práctica docente "subversiva" durante la dictadura militar. Una clase realizada en 1968, sur la técnica del lead, fue la clave de la investigación basada en el Decreto-Ley 477, lo que resulta en una "casación blanca" a pesar de que el había sido inocentado por un acto publicado en el Diário Oficial, en 1972, un hecho lo que motivó a solicitar la amnistía política a la que tenía derecho. Después de más de un cuarto de siglo, el proceso culminó con una decisión favorable, en Julio de 2015, lo que provocó actitudes perplejas. Este texto, una mezcla de ensayo y testimonios memorialístico - apoyado en la investigación bibliográfica - presenta aspectos contextuales sobre el episodio, destacando también las manifestaciones hechas en Brasil y en el extranjero sobre esto tópico, que asocian los hechos a preguntas más amplias relacionada con el mundo académico y a lo proprio campo de la Comunicación.<hr/>Abstract Journalism professor at Universidade de São Paulo, José Marques de Melo was accused of teaching "subversive" practices during the military dictatorship. A class occurred in 1968, about lead technique, was the key part of the investigation that invoked Decree-Law 477, resulting in a "white forfeiture" even though it had been cleared by an act published in Diário Oficial, in 1972, fact which motivated the professor to apply for political amnesty, one right of him. Being for a period of more than a quarter of a century, the lawsuit culminated with a favorable decision, in July 2015, prompting perplex attitudes. This text, a mixed of memorialistic essay and testimonials - based in a bibliographical research -, presents a contextual issues about the episode, highlighting also the demonstration made in Brazil and abroad about this subject, which associate the facts to broader issues about the academic way and the own Communication field. <![CDATA[Desvelando a Netnografia: um guia teórico e prático]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-58442015000200339&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Professor de Jornalismo na Universidade de São Paulo, José Marques de Melo foi acusado de praticar magistério "subversivo", durante a ditadura militar. Uma aula ministrada em 1968, sobre a técnica do lead, constituiu a peça chave do inquérito que invocou o Decreto-Lei 477, resultando em uma "cassação branca", muito embora tivesse sido inocentado por ato publicado no Diário Oficial, em 1972, fato que o motivou a requerer a anistia política a que tinha direito. Tramitando durante um quarto de século, o processo culminou com sentença favorável, em julho de 2015, motivando atitudes de perplexidade. Este texto, um misto de ensaio memorialístico e depoimentos - respaldados em pesquisa bibliográfica -, apresenta questões contextuais sobre o episódio, dando destaque, ainda, a manifestações feitas no Brasil e no exterior, a esse respeito, as quais associam os fatos a questões mais amplas relacionadas ao meio acadêmico e ao próprio campo comunicacional.<hr/>Resumen Profesor de Periodismo en la Universidade de São Paulo, José Marques de Melo fue acusado de la práctica docente "subversiva" durante la dictadura militar. Una clase realizada en 1968, sur la técnica del lead, fue la clave de la investigación basada en el Decreto-Ley 477, lo que resulta en una "casación blanca" a pesar de que el había sido inocentado por un acto publicado en el Diário Oficial, en 1972, un hecho lo que motivó a solicitar la amnistía política a la que tenía derecho. Después de más de un cuarto de siglo, el proceso culminó con una decisión favorable, en Julio de 2015, lo que provocó actitudes perplejas. Este texto, una mezcla de ensayo y testimonios memorialístico - apoyado en la investigación bibliográfica - presenta aspectos contextuales sobre el episodio, destacando también las manifestaciones hechas en Brasil y en el extranjero sobre esto tópico, que asocian los hechos a preguntas más amplias relacionada con el mundo académico y a lo proprio campo de la Comunicación.<hr/>Abstract Journalism professor at Universidade de São Paulo, José Marques de Melo was accused of teaching "subversive" practices during the military dictatorship. A class occurred in 1968, about lead technique, was the key part of the investigation that invoked Decree-Law 477, resulting in a "white forfeiture" even though it had been cleared by an act published in Diário Oficial, in 1972, fact which motivated the professor to apply for political amnesty, one right of him. Being for a period of more than a quarter of a century, the lawsuit culminated with a favorable decision, in July 2015, prompting perplex attitudes. This text, a mixed of memorialistic essay and testimonials - based in a bibliographical research -, presents a contextual issues about the episode, highlighting also the demonstration made in Brazil and abroad about this subject, which associate the facts to broader issues about the academic way and the own Communication field. <![CDATA[Plágio e contemporaneidade]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-58442015000200343&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Professor de Jornalismo na Universidade de São Paulo, José Marques de Melo foi acusado de praticar magistério "subversivo", durante a ditadura militar. Uma aula ministrada em 1968, sobre a técnica do lead, constituiu a peça chave do inquérito que invocou o Decreto-Lei 477, resultando em uma "cassação branca", muito embora tivesse sido inocentado por ato publicado no Diário Oficial, em 1972, fato que o motivou a requerer a anistia política a que tinha direito. Tramitando durante um quarto de século, o processo culminou com sentença favorável, em julho de 2015, motivando atitudes de perplexidade. Este texto, um misto de ensaio memorialístico e depoimentos - respaldados em pesquisa bibliográfica -, apresenta questões contextuais sobre o episódio, dando destaque, ainda, a manifestações feitas no Brasil e no exterior, a esse respeito, as quais associam os fatos a questões mais amplas relacionadas ao meio acadêmico e ao próprio campo comunicacional.<hr/>Resumen Profesor de Periodismo en la Universidade de São Paulo, José Marques de Melo fue acusado de la práctica docente "subversiva" durante la dictadura militar. Una clase realizada en 1968, sur la técnica del lead, fue la clave de la investigación basada en el Decreto-Ley 477, lo que resulta en una "casación blanca" a pesar de que el había sido inocentado por un acto publicado en el Diário Oficial, en 1972, un hecho lo que motivó a solicitar la amnistía política a la que tenía derecho. Después de más de un cuarto de siglo, el proceso culminó con una decisión favorable, en Julio de 2015, lo que provocó actitudes perplejas. Este texto, una mezcla de ensayo y testimonios memorialístico - apoyado en la investigación bibliográfica - presenta aspectos contextuales sobre el episodio, destacando también las manifestaciones hechas en Brasil y en el extranjero sobre esto tópico, que asocian los hechos a preguntas más amplias relacionada con el mundo académico y a lo proprio campo de la Comunicación.<hr/>Abstract Journalism professor at Universidade de São Paulo, José Marques de Melo was accused of teaching "subversive" practices during the military dictatorship. A class occurred in 1968, about lead technique, was the key part of the investigation that invoked Decree-Law 477, resulting in a "white forfeiture" even though it had been cleared by an act published in Diário Oficial, in 1972, fact which motivated the professor to apply for political amnesty, one right of him. Being for a period of more than a quarter of a century, the lawsuit culminated with a favorable decision, in July 2015, prompting perplex attitudes. This text, a mixed of memorialistic essay and testimonials - based in a bibliographical research -, presents a contextual issues about the episode, highlighting also the demonstration made in Brazil and abroad about this subject, which associate the facts to broader issues about the academic way and the own Communication field. <![CDATA[A formação científica do comum]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-58442015000200347&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Professor de Jornalismo na Universidade de São Paulo, José Marques de Melo foi acusado de praticar magistério "subversivo", durante a ditadura militar. Uma aula ministrada em 1968, sobre a técnica do lead, constituiu a peça chave do inquérito que invocou o Decreto-Lei 477, resultando em uma "cassação branca", muito embora tivesse sido inocentado por ato publicado no Diário Oficial, em 1972, fato que o motivou a requerer a anistia política a que tinha direito. Tramitando durante um quarto de século, o processo culminou com sentença favorável, em julho de 2015, motivando atitudes de perplexidade. Este texto, um misto de ensaio memorialístico e depoimentos - respaldados em pesquisa bibliográfica -, apresenta questões contextuais sobre o episódio, dando destaque, ainda, a manifestações feitas no Brasil e no exterior, a esse respeito, as quais associam os fatos a questões mais amplas relacionadas ao meio acadêmico e ao próprio campo comunicacional.<hr/>Resumen Profesor de Periodismo en la Universidade de São Paulo, José Marques de Melo fue acusado de la práctica docente "subversiva" durante la dictadura militar. Una clase realizada en 1968, sur la técnica del lead, fue la clave de la investigación basada en el Decreto-Ley 477, lo que resulta en una "casación blanca" a pesar de que el había sido inocentado por un acto publicado en el Diário Oficial, en 1972, un hecho lo que motivó a solicitar la amnistía política a la que tenía derecho. Después de más de un cuarto de siglo, el proceso culminó con una decisión favorable, en Julio de 2015, lo que provocó actitudes perplejas. Este texto, una mezcla de ensayo y testimonios memorialístico - apoyado en la investigación bibliográfica - presenta aspectos contextuales sobre el episodio, destacando también las manifestaciones hechas en Brasil y en el extranjero sobre esto tópico, que asocian los hechos a preguntas más amplias relacionada con el mundo académico y a lo proprio campo de la Comunicación.<hr/>Abstract Journalism professor at Universidade de São Paulo, José Marques de Melo was accused of teaching "subversive" practices during the military dictatorship. A class occurred in 1968, about lead technique, was the key part of the investigation that invoked Decree-Law 477, resulting in a "white forfeiture" even though it had been cleared by an act published in Diário Oficial, in 1972, fact which motivated the professor to apply for political amnesty, one right of him. Being for a period of more than a quarter of a century, the lawsuit culminated with a favorable decision, in July 2015, prompting perplex attitudes. This text, a mixed of memorialistic essay and testimonials - based in a bibliographical research -, presents a contextual issues about the episode, highlighting also the demonstration made in Brazil and abroad about this subject, which associate the facts to broader issues about the academic way and the own Communication field.