Scielo RSS <![CDATA[Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=1809-584420170003&lang=pt vol. 40 num. 3 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[Aos leitores]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-58442017000300015&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[Jornalismo Literário: revisão conceitual, história e novas perspectivas]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-58442017000300021&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este trabalho tem como objetivo propor uma reflexão sobre as raízes históricas, as definições, as práticas e os processos do Jornalismo Literário. A principal conclusão é a de que se trata de um campo em construção, cuja riqueza é justamente a pluralidade de vozes. Os resultados do estudo sugerem a necessidade da criação de três pontes. A primeira do campo da Comunicação com outras áreas do conhecimento, como a Sociologia, Antropologia e Psicologia, uma vez que o tratamento aprofundado de um texto nessa modalidade pede aportes metodológicos e epistemológicos amplos e consistentes. A segunda é a formação de redes de pesquisadores, uma vez que já há um volume considerável de pesquisas desenvolvidas no país. Finalmente, a terceira ponte seria com a comunidade internacional de pesquisadores dessa corrente, com o objetivo de dar visibilidade aos estudos nacionais.<hr/>Resumen Este trabajo tiene como objetivo proponer una reflexión sobre las raíces históricas, definiciones, prácticas y procesos de periodismo literario. La conclusión principal es que se trata de un área en construcción, cuya riqueza es precisamente la pluralidad de voces. Los resultados del estudio sugieren la necesidad de la creación de tres puentes. El primer del campo de la comunicación con otras áreas del conocimiento, como la sociología, la antropología y la psicología, ya que el tratamiento en profundidad de un texto en este modo pide contribuciones metodológicas y epistemológicas amplias y consistentes. El segundo es la formación de redes de investigadores, puesto que ya hay una cantidad considerable de investigación llevado a cabo en el Brasil. Por último, el tercer puente sería con la comunidad internacional de investigadores en esta corriente, con el fin de dar visibilidad a los estudios nacionales.<hr/>Abstract The aim of this paper is to propose a reflection on the historical roots, concepts, practices and processes of Literary Journalism. The main conclusion is that it is a field in progress, whose wealth is precisely its diversity. The results of the study point to three possible improvements. The first one is to reinforce the connection of Communications with other fields of knowledge, such as Sociology, Anthropology, and Psychology, since the in-depth treatment of this kind of text demands broad and consistent epistemological and methodological approaches. The second is the need to form efficient networks of researchers, since there is already a considerable amount of research that has been carried out in Brazil. Finally, the third issue would be the necessity to build bridges linking the international academic community to the local one, which would increase the visibility of Brazilian studies. <![CDATA[Hibridismos Narrativos: recursos literários na grande reportagem contemporânea]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-58442017000300037&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O artigo mapeia e identifica a existência de recursos expressivos típicos da literatura em uma grande reportagem jornalística veiculada por um veículo nativo digital – no caso, o site Brio, especializado em jornalismo de longo formato. O método utilizado, de Análise Pragmática da Narrativa Jornalística, permitiu identificar as estratégias de subjetivação do texto, pelas quais o repórter alcança efeitos poéticos e induz seus leitores a diversos tipos e graus de comoção. O trabalho analisa reportagem sobre a tragédia ambiental ocorrida em Mariana (MG) em 2016 e aponta os recursos poéticos em uso para concluir que linguagem, estrutura de texto e personagens são o tripé sobre o qual se constitui o jornalismo literário praticado pelo Brio. Este trabalho é resultado de projeto conduzido no âmbito do Grupo de Pesquisa Produção de Conteúdo, do Mestrado Profissional em Produção Jornalística e Mercado da ESPM-SP.<hr/>Resumen El artículo mapea e identifica la existencia de rasgos expresivos típicos de la literatura en un gran reportaje transmitida por un vehículo nativo digital - en este caso el sitio Brio, especializada en periodismo de formato largo. El método de Análisis Pragmática de la Narrativa Periodística, identifica las estrategias de subjetivación del texto, en el que el periodista llega a efectos poéticos e induce a sus lectores a todos los tipos y niveles de conmoción. El artículo analiza un reportaje sobre la tragedia ambiental en Mariana (Brasil) en 2016 y señala los recursos poéticos en uso para llegar a la conclusión de que el lenguaje, la estructura del texto y los caracteres son el trípode de lo periodismo literario practicado por Brio. Este trabajo es resultado del proyecto realizado bajo lo Grupo de Investigación Producción de Contenidos de lo Master Profesional en Producción Periodística y Mercado de ESPM-SP.<hr/>Abstract The article maps and identifies the presence of typical literary resources in a major journalistic report published by a digital native vehicle – in this case, the Brio website, specialized in longform journalism. The Pragmatic Analysis of the Journalistic Narrative method allowed us to identify the subjectivation strategies of the text, through which the reporter achieves poetic effects and induces his readers to different types and degrees of commotion. The paper analyzes a report about the environmental tragedy that occurred in Mariana (in the state of Minas Gerais, Brazil) in 2016 and points out the poetic resources in use to conclude that language, structure of text and characters are the tripod on which constitutes the literary journalism practiced by Brio. This work is the result of a project carried out within the scope of the Content Production Research Group, of the Professional Master’s Program in Journalistic Production and Market of ESPM-SP. <![CDATA[Molduras de uma tragédia anunciada: enquadramentos do desastre de Mariana]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-58442017000300055&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo busca analisar a diversidade de enquadramentos disponíveis nos media sobre a tragédia de Mariana. Baseados na noção de enquadramento de Entman (1993) e de diversidade de enquadramentos de Porto (2007), propomos uma análise de conteúdo das matérias apresentadas em uma mescla de veículos, de forma a englobar um meio local (Estado de Minas), três portais dedicados exclusivamente ao jornalismo online (G1, R7, Uol) e três outros veículos de abrangência nacional (Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, O Globo) em uma amostra de conveniência que busca avaliar a repercussão imediata e, também, subsequente. Nossa análise revela uma cobertura que privilegiou as fontes oficiais, dando pouco espaço à perspectiva das pessoas afetadas pelo desastre ou ainda de “interesse público”.<hr/>Resumen El artículo busca analizar la diversidad de marcos disponibles en los media a respecto de la tragedia de Mariana. Basados en el concepto de framing de Entman (1993) y de la diversidad de marcos de Porto (2007), proponemos un análisis de contenido de los informes presentados en una mezcla de vehículos, incluyendo un medio local (Estado de Minas), tres sitios dedicados exclusivamente al periodismo online (G1, R7, Uol) y otros tres de extensión nacional (Folha de S. Paulo, Estado de S. Paulo, O Globo) en una muestra de conveniencia que intenta evaluar la repercusión inmediata y, también, la posterior. Nuestro análisis revela un enfoque que privilegia fuentes oficiales, ofreciendo poco espacio a la perspectiva de las personas afectadas por el desastre o de “interés público”.<hr/>Abstract This article analyzes the diversity of the available media frames about the tragedy in Mariana. Based on Entman’s (1993) framing and Porto’s (2007) frame diversity concepts, we propose a content analysis of the materials presented in several media outlets, namely a local media (Estado de Minas), three online portals dedicated to journalism (G1, R7, Uol) and three outlets of national reach (Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, O Globo). We opted by a convenience sample that seeks to evaluate immediate and subsequent repercussion. Our analysis reveals a coverage that privileges official sources, leaving little room for affected people’s perspective or even for “public interest” frames. <![CDATA[Produção gráfica humorística, imprensa esportiva e estereótipo: as narrativas de Maciota, na revista Placar]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-58442017000300073&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O objetivo deste artigo é analisar traços estereotípicos associados à identidade brasileira, a partir de produções gráficas de humor publicadas na imprensa esportiva brasileira. Criadas por Paulo Paiva e publicadas na revista esportiva Placar, as narrativas do personagem Maciota foram pouco estudadas no país. As histórias ficcionais apresentam situações vividas por um antiatleta no contexto do futebol. Considera-se que certos traços estereotípicos tanto podem auxiliar na produção do humor e na consolidação do antiatleta quanto podem reforçar a construção de uma das identidades brasileiras: a malandragem. Dada a natureza do estudo, a fundamentação teórica estabelece um diálogo interdisciplinar entre as áreas da imprensa esportiva, do humor gráfico e da análise do discurso. O corpus de análise compreende 140 histórias sobre o personagem, publicadas na revista Placar de 1980 a 1983.<hr/>Resumen El objetivo de este artículo es analizar rasgos estereotípicos asociados a la identidad brasileña, por intermedio de producciones gráficas de humor publicadas en la prensa deportiva brasileña. Creadas por Paulo Paiva y publicadas en la revista deportiva Placar, las narrativas del personaje Maciota fueron poco estudiadas en el país. Las historias ficticias presentan situaciones vividas por un antiatleta en el contexto del fútbol. Se considera que ciertos rasgos estereotípicos tanto pueden auxiliar en la producción del humor y en la consolidación del antiatleta como pueden reforzar la construcción de una de las identidades brasileñas: el gitano. Dada la naturaleza del estudio, la fundamentación teórica establece un diálogo interdisciplinario entre las áreas de la prensa deportiva, el humor gráfico y el análisis del discurso. El corpus de análisis comprende 140 historias sobre el personaje publicadas en la revista Placar desde 1980 hasta 1983.<hr/>Abstract The aim of this article is to analyze stereotypical traits associated with the Brazilian identity, based on graphic humor productions published in the Brazilian sports press. Created by Paulo Paiva and published in the sports magazine Placar, the narratives of the character Maciota were little studied in the country. The fictional stories present situations experienced by an anti-athlete in the context of soccer. We consider that certain stereotypical traits can both aid in the production of humor and in the consolidation of the anti-athlete, as well as reinforce the construction of one of the Brazilian identities: the malandro. Given the nature of the study, the theoretical basis establishes an interdisciplinary dialogue between the areas of the sports press, graphic humor and discourse analysis. The corpus of analysis comprises 140 stories about the character, published in the Placar magazine from 1980 to 1983. <![CDATA[A consolidação dos estudos de rádio e mídia sonora no século XXI – Chaves conceituais e objetos de pesquisa]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-58442017000300091&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O artigo sistematiza os resultados de uma cartografia dos objetos de pesquisa e perspectivas teóricas que nortearam a elaboração dos papers apresentados nos congressos nacionais da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom), no Grupo de Pesquisa Rádio e Mídia Sonora, de 2001 a 2015. Busca-se caracterizar o estado da arte das pesquisas no campo, que dá sinais de consolidação após 25 anos de criação do GP e caminha para a internacionalização.<hr/>Resumen El artículo sintetiza los resultados de una cartografía de los temas de investigación y perspectivas teóricas que orientaron la preparación de los trabajos presentados en el Congreso Nacional de la Sociedad Brasileña de Estudios Interdisciplinarios de la Comunicación (Intercom), en el ámbito del Grupo de Investigación Radio y Medios de Sonido, de 2001 a 2015. El objetivo es caracterizar el estado del arte actual de la investigación en el campo, que muestra señales de consolidación después de 25 años de creación del grupo y se mueve hacia la internacionalización.<hr/>Abstract This article synthesizes the results of a cartography of research objects and theoretical perspectives that guided the papers presented at the Radio and Sound Media Research Group, in the national congresses of the Brazilian Society of Interdisciplinary Studies of Communication (Intercom), from 2001 to 2015. It seeks to characterize the research state-of-art in the field, which shows signs of consolidation after 25 years of the group’s creation and moves towards internationalization. <![CDATA[O rádio em busca da sua audiência: rumo a uma escuta diversificada e multiplataforma]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-58442017000300109&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumen La radio es un medio condicionado por los cambios tecnológicos. Desde sus orígenes ha sido también un espacio de comunicación pública que fomenta la complicidad, proximidad e interacción personal con la audiencia, que se amplifica ahora con las posibilidades que ofrece el entorno digital. Este trabajo describe una recopilación de iniciativas radiofónicas que muestran el esfuerzo permanente de la radio por buscar a la audiencia en los viejos y en los nuevos escenarios de comunicación. El objetivo de dicha descripción es caracterizar el nuevo modelo de escucha y de consumo de la radio.<hr/>Resumo O rádio é um meio condicionado pelas mudanças tecnológicas. Desde as suas origens, tem sido também um espaço de comunicação pública que fomenta a cumplicidade, proximidade e interação pessoal com a sua audiência, que se amplifica agora com as possibilidades oferecidas pelo ambiente digital. Este trabalho descreve uma seleção de iniciativas radiofônicas que mostram o esforço permanente do rádio por buscar a audiência nos velhos e novos cenários de comunicação. O objetivo desta descrição é caracterizar o novo modelo de escuta e de consumo do rádio.<hr/>Abstract Radio is a mass medium conditioned by technological changes. From its beginnings, it has also been a public communication space that fosters complicity, closeness and personal interaction with its audience, which is now amplified with the possibilities offered by the digital environment. This paper describes a selection of radio initiatives that show the permanent effort of the radio to seek the audience in the old and new communication scenarios. The purpose of this description is to characterize the new radio listening and consumption model. <![CDATA[A experiência de segunda tela e o modelo de negócios suportado por publicidade: a sincronização de anúncios entre telas (o caso brasileiro de <em>SuperStar</em>)]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-58442017000300129&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo A experiência de segunda tela tem reconfigurado o modo como a audiência assiste TV (tanto considerando TV social quanto a busca por conteúdos adicionais àqueles veiculados). O manuseio de gadgets concomitantemente ao ato de ver TV, enquanto pode promover distração da audiência, também expande potencialmente o alcance dos patrocinadores caso haja sincronização dos anúncios entre as múltiplas telas acessadas. Tal sincronização pode ser interessante para o modelo de negócios suportado por publicidade da TV comercial, e é aplicável especialmente no caso de fornecimento de apps pelas emissoras para materialização da experiência televisual adaptada. O artigo apresenta a sincronização de anúncios entre telas observada no caso do app fornecido pela Rede Globo para uso durante a veiculação da terceira temporada do reality show SuperStar.<hr/>Resumen La experiencia de segunda pantalla ha reconfigurado la forma como la audiencia ve la televisión. El uso de aparatos mientras los espectadores ven la televisión puede promover una distracción de la audiencia, pero también potencialmente amplía el alcance de los patrocinadores de TV – pero para esta expansión, es necesaria la sincronización de anuncios entre las múltiples pantallas accedidas. Dicha sincronización puede ser interesante para el modelo de negocio de televisión comercial basado en la publicidad, y es aplicable especialmente cuando la emisora suministra las aplicaciones para que la audiencia materialice la experiencia televisiva adaptada. Este artículo presenta un caso de sincronización de anuncios entre pantallas observado con el uso por parte del público de una app (suministrada por la cadena brasileña Globo) durante la emisión de la tercera temporada del reality show SuperStar.<hr/>Abstract The second screen experience has reconfigured the way audiences watches TV (considering both social TV and the search for additional contents related to the aired one). The use of gadgets while the viewers watch TV can promote a distraction of the audience, but also potentially expands the reach of TV sponsors – to this expansion effectively occurs, it is necessary the ads synchronization between the multiple screens accessed. Such synchronization can be interesting to the advertising-supported business model in commercial TV, and is applicable especially when the broadcaster supplies the apps in order to the audience materialize their adapted televisual experience. This paper presents a case of ads’ synchronization between screens observed with the usage by the audience of an app (supplied by Brazilian Globo Network TV) during the airing of the third season of the SuperStar reality show. <![CDATA[O fantasmagórico <em>site</em> de rede social: como o Snapchat está sendo apropriado para a circulação de conteúdo jornalístico]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-58442017000300151&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Discutir como os veículos jornalísticos têm se apropriado do site de rede social (SRS) Snapchat para a circulação de conteúdo noticioso é o objetivo deste artigo. De caráter descritivo-analítico, o estudo utiliza como metodologia uma combinação de técnicas quantitativas e qualitativas (revisão de literatura, coleta de dados, descrição e análise). A investigação foi realizada a partir de publicações dos perfis do jornal The Washington Post e do portal de notícias UOL no Snapchat entre os dias 22 de junho e 05 de julho de 2016, e tem como base as noções de sites de redes sociais (BOYD; ELLISON, 2007, 2013; RECUERO, 2009) e de apropriações do Snapchat pelo jornalismo (BRADSHAW, 2016). A partir das categorias de análise criadas (periodicidade, tamanho, modalidade narrativa e formato), percebemos similaridades e particularidades nos conteúdos publicados na seção Stories, concluindo que se trata de uma ferramenta com potencial narrativo e de atrair novos públicos.<hr/>Resumen Discutir cómo los vehículos periodísticos se han apropiado del sitio de red social (SRS) Snapchat para la circulación de contenido noticioso es el objetivo de este artículo. De carácter descriptivo-analítico, el estudio utiliza como metodología una combinación de técnicas cuantitativas y cualitativas (revisión de literatura, recolección de datos, descripción y análisis). La investigación se realizó a partir de publicaciones de los perfiles del diario The Washington Post y del portal de noticias UOL en el Snapchat entre los días 22 de junio y 05 de julio de 2016, y tiene como base las nociones de sitios de redes sociales (BOYD; ELLISON, 2007, 2013, RECUERO, 2009) y de apropiaciones del Snapchat por el periodismo (BRADSHAW, 2016). A partir de las categorías de análisis creadas (periodicidad, tamaño, modalidad narrativa y formato), percibimos similitudes y particularidades en los contenidos publicados en la sección Stories, concluyendo que se trata de una herramienta con potencial narrativo y de atraer nuevos públicos.<hr/>Abstract This article aims to discuss how journalistic vehicles are appropriating the Social Network Site (SNS) Snapchat in order to circulate news content. The methodology of this descriptive-analytical study consists on a combination of quantitative and qualitative techniques (literature review, data collection, description and analysis). The research considered the posts published on Snapchat by the profiles of the newspaper The Washington Post and the news portal UOL between June 22nd and July 5th 2016, and is based on the notions of Social Network Sites (BOYD; ELLISON, 2007, 2013; RECUERO, 2009) and Snapchat appropriations by journalism (BRADSHAW, 2016). Given the categories of analyses (periodicity, length, narrative modality and format), we noticed similarities and peculiarities in the content published in the Stories section. We conclude that Snapchat is a tool with a lot of narrative potential, capable of attracting new audience. <![CDATA[Jornalismo <em>online</em> e eleições em 2014: uma análise a partir da iniciativa Candibook, do jornal paranaense Gazeta do Povo]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-58442017000300169&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O presente artigo tem por objetivo analisar o Candibook como ferramenta de monitoramento da democracia em momento eleitoral e identificar, a partir dos dados disponíveis nessa plataforma, o perfil dos candidatos a Deputado Estadual e Federal, pelo Paraná, em 2014. Parte-se das seguintes hipóteses: 1) o Candibook é uma experiência inovadora que se constitui como uma prática de monitoramento da democracia representativa; 2) a partir dele, pode-se traçar o perfil socioideológico dos candidatos, identificando preferências políticas e propostas. Como metodologia, utiliza-se estatística descritiva aplicada à base de dados construída a partir das informações disponibilizadas no site do Candibook, baseando-se no universo dos respondentes aos questionários aplicados pelo jornal. Dentre os resultados, vê-se que 1) o Candibook é uma importante contribuição do jornalismo para a qualidade da democracia e dos processos eleitorais; 2) os espectros (direita, centro, esquerda) não se diferenciam pelas temáticas mais defendidas por candidatos e candidatas.<hr/>Resumen Este artículo presenta un análisis del Candibook como herramienta de monitorización de la democracia en tiempos de elecciones e identificar, a partir de los datos disponibles en esta plataforma, el perfil de los candidatos a diputado estatal y federal, en Paraná (Brasil), en 2014. Parte de los siguientes supuestos: 1) el programa es una experiencia innovadora, una práctica de vigilancia de la democracia representativa; 2) en él se puede seguir el perfil socio-ideológico de los candidatos, y se identifican preferencias políticas y propuestas. La metodología utilizada es la estadística descriptiva, basado en el universo de los encuestados a los cuestionarios aplicados. Entre los resultados, vemos que, 1) el Candibook es una contribución importante del periodismo para la calidad de la democracia y los procesos electorales; 2) Los espectros (derecha, centro, izquierda) no difieren en los temas más defendidos.<hr/>Abstract This paper aims to analyze the Candibook as a monitoring tool for democracy during elections, as well as to identify from the data available the profile of candidates running to national (federal) and local deputy positions for Paraná (Brazil), in 2014. The hypotheses are: 1) the program is an innovative experience which constitutes a democracy monitoring practice; 2) from its information one might identify the social and ideological profile of the candidates, by observing political preferences and propositions. The methodology consists of descriptive statistics of the information available on the Candibook website, which is based on the candidates who answered the surveys. Among the results one might find that 1) the Candibook is an important journalistic contribution to improve democratic quality and electoral processes; 2) right wing, left wing and centrist candidates do not present differences among them related to the themes they support. <![CDATA[Participação política <em>online</em> e <em>offline</em> nas eleições presidenciais de 2014 em Salvador]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-58442017000300189&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este estudo investiga a influência das variáveis sociodemográficas (sexo, idade e escolaridade), renda familiar, atitudes políticas (engajamento cívico e preferência partidária) e o uso de plataformas digitais de mídias sociais na participação política online e offline dos eleitores de Salvador durante as eleições presidenciais de 2014. Os resultados da análise estatística multinomial comprovaram que o engajamento através de mídias sociais foi determinante para a participação política online e offline. Por outro lado, o nível de escolaridade superior foi decisivo para a web-participação. As análises multivariadas também confirmaram a Hipótese de Reforço (DI GENNARO; DUTTON, 2006; NORRIS, 2001), demonstrando que os eleitores mais engajados na participação convencional usaram as tecnologias digitais para reforçar sua atividade participativa. Os dados usados neste estudo foram obtidos através de uma pesquisa domiciliar realizada em janeiro de 2015, em Salvador, para investigar o uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) no processo decisório eleitoral.<hr/>Resumen Este estudio investiga la influencia de las variables sociodemográficas (sexo, edad y escolaridad), renta familiar, actitudes políticas (compromiso cívico y preferencia partidaria) y uso de medios sociales digitales en la vida política online y offline de los electores de Salvador, en el estado de Bahia – Brasil, durante las elecciones presidenciales de 2014. Los resultados del análisis estadístico multinomial comprobaron que el compromiso a través de medios sociales fue determinante para la participación política online y offline. Por otro lado, el nivel de escolaridad superior fue decisivo para la web-participación. Los análisis multivariados también comprobaran la Hipótesis de Refuerzo (DI GENNARO; DUTTON, 2006, NORRIS, 2001), demostrando que los electores más comprometidos en la participación convencional usaron las tecnologías digitales para reforzar su actividad participativa. Los datos del estudio fueron obtenidos a través de una encuesta domiciliar en enero de 2015, en Salvador, para investigar el uso de las Tecnologías de Información y Comunicación (TICs) en el proceso decisorio electoral.<hr/>Abstract This study investigates the influence of sociodemographic variables (gender, age and schooling), family income, political attitudes (civic engagement and party preference) and the use of digital social media platforms on the online and offline political participation of voters of Salvador (in the state of Bahia, Brazil) during the 2014 presidential elections. The results of multinomial statistical analysis proved that social media engagement was determinant for online and offline political participation. On the other hand, a higher education was decisive for web participation. Multivariate analyses also confirmed the Reinforcement Hypothesis (DI GENNARO; DUTTON, 2006; NORRIS, 2001), evidencing that the most engaged voters in conventional participation used digital technologies to reinforce their participatory activity. The data of this study was obtained through household survey conducted in January 2015 in Salvador to investigate the use of Information and Communication Technologies (ICTs) in the electoral decision-making process. <![CDATA[Indústrias criativas – mídia, cultura, economia e criatividade]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-58442017000300211&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este estudo investiga a influência das variáveis sociodemográficas (sexo, idade e escolaridade), renda familiar, atitudes políticas (engajamento cívico e preferência partidária) e o uso de plataformas digitais de mídias sociais na participação política online e offline dos eleitores de Salvador durante as eleições presidenciais de 2014. Os resultados da análise estatística multinomial comprovaram que o engajamento através de mídias sociais foi determinante para a participação política online e offline. Por outro lado, o nível de escolaridade superior foi decisivo para a web-participação. As análises multivariadas também confirmaram a Hipótese de Reforço (DI GENNARO; DUTTON, 2006; NORRIS, 2001), demonstrando que os eleitores mais engajados na participação convencional usaram as tecnologias digitais para reforçar sua atividade participativa. Os dados usados neste estudo foram obtidos através de uma pesquisa domiciliar realizada em janeiro de 2015, em Salvador, para investigar o uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) no processo decisório eleitoral.<hr/>Resumen Este estudio investiga la influencia de las variables sociodemográficas (sexo, edad y escolaridad), renta familiar, actitudes políticas (compromiso cívico y preferencia partidaria) y uso de medios sociales digitales en la vida política online y offline de los electores de Salvador, en el estado de Bahia – Brasil, durante las elecciones presidenciales de 2014. Los resultados del análisis estadístico multinomial comprobaron que el compromiso a través de medios sociales fue determinante para la participación política online y offline. Por otro lado, el nivel de escolaridad superior fue decisivo para la web-participación. Los análisis multivariados también comprobaran la Hipótesis de Refuerzo (DI GENNARO; DUTTON, 2006, NORRIS, 2001), demostrando que los electores más comprometidos en la participación convencional usaron las tecnologías digitales para reforzar su actividad participativa. Los datos del estudio fueron obtenidos a través de una encuesta domiciliar en enero de 2015, en Salvador, para investigar el uso de las Tecnologías de Información y Comunicación (TICs) en el proceso decisorio electoral.<hr/>Abstract This study investigates the influence of sociodemographic variables (gender, age and schooling), family income, political attitudes (civic engagement and party preference) and the use of digital social media platforms on the online and offline political participation of voters of Salvador (in the state of Bahia, Brazil) during the 2014 presidential elections. The results of multinomial statistical analysis proved that social media engagement was determinant for online and offline political participation. On the other hand, a higher education was decisive for web participation. Multivariate analyses also confirmed the Reinforcement Hypothesis (DI GENNARO; DUTTON, 2006; NORRIS, 2001), evidencing that the most engaged voters in conventional participation used digital technologies to reinforce their participatory activity. The data of this study was obtained through household survey conducted in January 2015 in Salvador to investigate the use of Information and Communication Technologies (ICTs) in the electoral decision-making process. <![CDATA[Paradigmas da leveza em tempos de modernidade]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-58442017000300223&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este estudo investiga a influência das variáveis sociodemográficas (sexo, idade e escolaridade), renda familiar, atitudes políticas (engajamento cívico e preferência partidária) e o uso de plataformas digitais de mídias sociais na participação política online e offline dos eleitores de Salvador durante as eleições presidenciais de 2014. Os resultados da análise estatística multinomial comprovaram que o engajamento através de mídias sociais foi determinante para a participação política online e offline. Por outro lado, o nível de escolaridade superior foi decisivo para a web-participação. As análises multivariadas também confirmaram a Hipótese de Reforço (DI GENNARO; DUTTON, 2006; NORRIS, 2001), demonstrando que os eleitores mais engajados na participação convencional usaram as tecnologias digitais para reforçar sua atividade participativa. Os dados usados neste estudo foram obtidos através de uma pesquisa domiciliar realizada em janeiro de 2015, em Salvador, para investigar o uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) no processo decisório eleitoral.<hr/>Resumen Este estudio investiga la influencia de las variables sociodemográficas (sexo, edad y escolaridad), renta familiar, actitudes políticas (compromiso cívico y preferencia partidaria) y uso de medios sociales digitales en la vida política online y offline de los electores de Salvador, en el estado de Bahia – Brasil, durante las elecciones presidenciales de 2014. Los resultados del análisis estadístico multinomial comprobaron que el compromiso a través de medios sociales fue determinante para la participación política online y offline. Por otro lado, el nivel de escolaridad superior fue decisivo para la web-participación. Los análisis multivariados también comprobaran la Hipótesis de Refuerzo (DI GENNARO; DUTTON, 2006, NORRIS, 2001), demostrando que los electores más comprometidos en la participación convencional usaron las tecnologías digitales para reforzar su actividad participativa. Los datos del estudio fueron obtenidos a través de una encuesta domiciliar en enero de 2015, en Salvador, para investigar el uso de las Tecnologías de Información y Comunicación (TICs) en el proceso decisorio electoral.<hr/>Abstract This study investigates the influence of sociodemographic variables (gender, age and schooling), family income, political attitudes (civic engagement and party preference) and the use of digital social media platforms on the online and offline political participation of voters of Salvador (in the state of Bahia, Brazil) during the 2014 presidential elections. The results of multinomial statistical analysis proved that social media engagement was determinant for online and offline political participation. On the other hand, a higher education was decisive for web participation. Multivariate analyses also confirmed the Reinforcement Hypothesis (DI GENNARO; DUTTON, 2006; NORRIS, 2001), evidencing that the most engaged voters in conventional participation used digital technologies to reinforce their participatory activity. The data of this study was obtained through household survey conducted in January 2015 in Salvador to investigate the use of Information and Communication Technologies (ICTs) in the electoral decision-making process. <![CDATA[A busca pelo caminho de construção de uma Economia Política do Jornalismo]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-58442017000300227&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este estudo investiga a influência das variáveis sociodemográficas (sexo, idade e escolaridade), renda familiar, atitudes políticas (engajamento cívico e preferência partidária) e o uso de plataformas digitais de mídias sociais na participação política online e offline dos eleitores de Salvador durante as eleições presidenciais de 2014. Os resultados da análise estatística multinomial comprovaram que o engajamento através de mídias sociais foi determinante para a participação política online e offline. Por outro lado, o nível de escolaridade superior foi decisivo para a web-participação. As análises multivariadas também confirmaram a Hipótese de Reforço (DI GENNARO; DUTTON, 2006; NORRIS, 2001), demonstrando que os eleitores mais engajados na participação convencional usaram as tecnologias digitais para reforçar sua atividade participativa. Os dados usados neste estudo foram obtidos através de uma pesquisa domiciliar realizada em janeiro de 2015, em Salvador, para investigar o uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) no processo decisório eleitoral.<hr/>Resumen Este estudio investiga la influencia de las variables sociodemográficas (sexo, edad y escolaridad), renta familiar, actitudes políticas (compromiso cívico y preferencia partidaria) y uso de medios sociales digitales en la vida política online y offline de los electores de Salvador, en el estado de Bahia – Brasil, durante las elecciones presidenciales de 2014. Los resultados del análisis estadístico multinomial comprobaron que el compromiso a través de medios sociales fue determinante para la participación política online y offline. Por otro lado, el nivel de escolaridad superior fue decisivo para la web-participación. Los análisis multivariados también comprobaran la Hipótesis de Refuerzo (DI GENNARO; DUTTON, 2006, NORRIS, 2001), demostrando que los electores más comprometidos en la participación convencional usaron las tecnologías digitales para reforzar su actividad participativa. Los datos del estudio fueron obtenidos a través de una encuesta domiciliar en enero de 2015, en Salvador, para investigar el uso de las Tecnologías de Información y Comunicación (TICs) en el proceso decisorio electoral.<hr/>Abstract This study investigates the influence of sociodemographic variables (gender, age and schooling), family income, political attitudes (civic engagement and party preference) and the use of digital social media platforms on the online and offline political participation of voters of Salvador (in the state of Bahia, Brazil) during the 2014 presidential elections. The results of multinomial statistical analysis proved that social media engagement was determinant for online and offline political participation. On the other hand, a higher education was decisive for web participation. Multivariate analyses also confirmed the Reinforcement Hypothesis (DI GENNARO; DUTTON, 2006; NORRIS, 2001), evidencing that the most engaged voters in conventional participation used digital technologies to reinforce their participatory activity. The data of this study was obtained through household survey conducted in January 2015 in Salvador to investigate the use of Information and Communication Technologies (ICTs) in the electoral decision-making process. <![CDATA[Um livro que enriquece as referências em Jornalismo Literário]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-58442017000300231&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este estudo investiga a influência das variáveis sociodemográficas (sexo, idade e escolaridade), renda familiar, atitudes políticas (engajamento cívico e preferência partidária) e o uso de plataformas digitais de mídias sociais na participação política online e offline dos eleitores de Salvador durante as eleições presidenciais de 2014. Os resultados da análise estatística multinomial comprovaram que o engajamento através de mídias sociais foi determinante para a participação política online e offline. Por outro lado, o nível de escolaridade superior foi decisivo para a web-participação. As análises multivariadas também confirmaram a Hipótese de Reforço (DI GENNARO; DUTTON, 2006; NORRIS, 2001), demonstrando que os eleitores mais engajados na participação convencional usaram as tecnologias digitais para reforçar sua atividade participativa. Os dados usados neste estudo foram obtidos através de uma pesquisa domiciliar realizada em janeiro de 2015, em Salvador, para investigar o uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) no processo decisório eleitoral.<hr/>Resumen Este estudio investiga la influencia de las variables sociodemográficas (sexo, edad y escolaridad), renta familiar, actitudes políticas (compromiso cívico y preferencia partidaria) y uso de medios sociales digitales en la vida política online y offline de los electores de Salvador, en el estado de Bahia – Brasil, durante las elecciones presidenciales de 2014. Los resultados del análisis estadístico multinomial comprobaron que el compromiso a través de medios sociales fue determinante para la participación política online y offline. Por otro lado, el nivel de escolaridad superior fue decisivo para la web-participación. Los análisis multivariados también comprobaran la Hipótesis de Refuerzo (DI GENNARO; DUTTON, 2006, NORRIS, 2001), demostrando que los electores más comprometidos en la participación convencional usaron las tecnologías digitales para reforzar su actividad participativa. Los datos del estudio fueron obtenidos a través de una encuesta domiciliar en enero de 2015, en Salvador, para investigar el uso de las Tecnologías de Información y Comunicación (TICs) en el proceso decisorio electoral.<hr/>Abstract This study investigates the influence of sociodemographic variables (gender, age and schooling), family income, political attitudes (civic engagement and party preference) and the use of digital social media platforms on the online and offline political participation of voters of Salvador (in the state of Bahia, Brazil) during the 2014 presidential elections. The results of multinomial statistical analysis proved that social media engagement was determinant for online and offline political participation. On the other hand, a higher education was decisive for web participation. Multivariate analyses also confirmed the Reinforcement Hypothesis (DI GENNARO; DUTTON, 2006; NORRIS, 2001), evidencing that the most engaged voters in conventional participation used digital technologies to reinforce their participatory activity. The data of this study was obtained through household survey conducted in January 2015 in Salvador to investigate the use of Information and Communication Technologies (ICTs) in the electoral decision-making process.