Scielo RSS <![CDATA[Dementia & Neuropsychologia]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=1980-576420180004&lang=en vol. 12 num. 4 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[Highlights from the International Summit on Intellectual Disability and Dementia Implications for Brazil]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1980-57642018000400329&lng=en&nrm=iso&tlng=en ABSTRACT In October of 2016, an interdisciplinary group representing North and South American and European countries met in Glasgow, Scotland, to scrutinize universal issues regarding adults with intellectual disability (ID) affected by dementia and to produce recommendations and guidelines for public policy, practice, and further research. The aim of this paper is to apprise relevant outcomes of the Summit targeting Brazilian researchers, clinicians, and nongovernmental organizations in the field of ageing and dementia that are committed to developing the Brazilian national dementia plan. Three core themes were covered by the Summit: i) human rights and personal resources, ii) personalized services and caregiver support, and iii) advocacy and public impact. The exploration of the themes highlighted variations across countries, and revealed consensual views on matters such as international networks, guidance for practices, and advocacy on behalf of both people with ID affected by dementia, and their families. The authors outline the challenges Brazil must confront regarding ageing and dementia and proffer recommendations to address the needs of adults with ID affected by dementia within this scenario; both of which would help in developing the Brazilian national dementia plan.<hr/>RESUMO Em outubro de 2016, um grupo interdisciplinar representando países da América do Norte e do Sul, bem como Europeus reuniu-se em Glasgow, na Escócia, para examinar questões relativas aos adultos com deficiência intelectual (DI) afetados por demência e para produzir recomendações e diretrizes referentes às políticas públicas, práticas e pesquisa. O objetivo deste artigo é informar os resultados relevantes da Cúpula aos pesquisadores, clínicos e organizações não-governamentais brasileiras que atuam no campo do envelhecimento e da demência, e estão envolvidos no desenvolvimento do plano nacional de demência. Três temas centrais foram discutidos na Cúpula: i) Direitos humanos e recursos pessoais, ii) Serviços personalizados e apoio aos cuidadores, e iii) Advocacia e impacto público. A exploração dos temas destacou as variações entre os países e revelou visões consensuais em questões como redes internacionais, orientação para práticas e defesa de direitos em nome de pessoas com DI afetadas por demência e suas famílias. Os autores descrevem os desafios que o Brasil deve enfrentar em relação ao envelhecimento e à demência e apresentam recomendações para atender às necessidades de adultos com DI afetados por demência nesse cenário; ambos aspectos contribuem para o desenvolvimento do plano nacional de demência. <![CDATA[Metamemory monitoring in Alzheimer’s disease A systematic review]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1980-57642018000400337&lng=en&nrm=iso&tlng=en ABSTRACT Metamemory is the awareness of one’s own knowledge and control of memory, and refers to the online ability to gather information about the current state of the memory system. Objective: Metamemory is one’s own knowledge and control of memory. A systematic review was performed to identify the types of tasks used for evaluating metamemory monitoring, the stimuli used in these tasks, their limitations and the outcomes in people with Alzheimer’s disease (PwAD). Methods: This systematic review followed PRISMA methodology. A search of Pubmed, Scopus and Web of Science electronic databases was carried out in September, 2018, identifying experimental investigations of metamemory and dementia. Results: We included 21 studies. The most common tasks used were judgement of learning, feeling of knowing, judgement of confidence and global prediction. The rates of discrepancy between PwAD and caregivers still need further research. The Rey Auditory Verbal Learning Test was the most used list of words. PwAD are able to accurately rate their memory functioning and performance, when the evaluation is done soon afterwards. PwAD tend to overestimate their functioning and performance when the judgement involves forward-looking vision. Conclusion: In the context of metamemory impairment, clinicians and caregivers should seek interventions aiming to identify compensatory styles of functioning. This systematic review provides initial evidence for the use of metamemory measures as part of broader assessments evaluating Alzheimer’s disease.<hr/>RESUMO Metamemoria é a consciência do próprio conhecimento e controle da memória, e refere-se à capacidade online de reunir informações sobre o estado atual do sistema de memória. Objetivo: Metamemória é a consciência sobre o próprio conhecimento e controle da memória. Nós conduzimos uma revisão sistemática para identificar os tipos de tarefa usadas para avaliar o monitoramento da metamemória, os estímulos usados nessas tarefas, suas limitações e resultados em pessoas com doenças de Alzheimer. Métodos: Esta revisão sistemática usou a metodologia PRISMA. Uma busca nas bases Pubmed, Scopus e Web of Science foi feita em Setembro de 2018. Foram identificados estudos experimentais em metamória e demência. Resultados: Foram incluídos 21 estudos que se enquadravam nos critérios de inclusão. As tarefas mais comuns foram “judgement of learning”, “feeling of knowing”, “judgement of confidence” and “global prediction”. As discrepâncias, em termos de monitoramento de metamemória, ainda necessitam de pesquisas futuras. O Rey Auditory Verbal Learning Test foi a lista de palavras mais usada. Pessoas com doença de Alzheimer são capazes de avaliar de forma acurada o seu funcionamento da memória, quando a avaliação é feita em um momento posterior. Eles tendem a superestimar seu funcionamento quando o julgamento é feito em uma visão de futuro. Conclusão: No contexto do comprometimento da metamemória, é necessário que clínicos e cuidadores procurem intervenções com o objetivo de identificar estilos compensatórios de funcionamento. Assim, esta revisão sistemática fornece evidências iniciais sobre o uso de medidas de metamemória como parte de avaliações mais amplas na doença de Alzheimer. <![CDATA[Focused ultrasound and Alzheimer’s disease A systematic review]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1980-57642018000400353&lng=en&nrm=iso&tlng=en ABSTRACT Alzheimer’s disease (AD) affects millions of people, however, there is still no effective treatment. The use of focused ultrasound with microbubbles (FUS-MB) for the opening of the blood-brain barrier has been recently studied and may become a promising therapeutic target. Objective: To discuss the use of FUS-MB for the treatment of AD and to present some of the techniques used. Methods: A systematic review was performed of MEDLINE/PubMed and Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) services, using the keywords: focused ultrasound, Alzheimer, amyloid-b. Original articles were included in the study; studies that did not focus on Alzheimer’s treatment were excluded. Results: Fifteen original studies were selected. Preclinical trials were able to reduce amyloid-b plaques and tau phosphorylation, improving cognitive performance in AD animals. Conclusion: The results are very promising, but the therapy still requires maturation. Further studies are needed to systematize all the techniques used and their effects in order to enable use in humans.<hr/>RESUMO A doença de Alzheimer (DA) afeta milhões de pessoas, porém, ainda não há um tratamento efetivo. O uso de ultrassonografia focalizada com microbolhas (FUS-MB) para a abertura da barreira hematoencefálica (BHE) tem sido objeto de estudos recentes, podendo tornar-se um alvo terapêutico bastante promissor. Objetivo: Discutir o uso da FUS-MB para o tratamento da DA e apresentar algumas das técnicas utilizadas. Métodos: Revisão sistemática através dos serviços MEDLINE/PubMed e Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), através das seguintes palavras-chaves: focused ultrasound, Alzheimer, amyloid-b. Foram incluídos no estudo artigos originais. Foram excluídos estudos que não tinham o tratamento do Alzheimer como foco. Resultados: Foram selecionados 15 estudos originais. Os resultados pré-clínicos são positivos para redução de placas amiloides, fosforilação da proteína tau e sobre desempenho cognitivo de animais com DA. Conclusão: Os resultados são promissores, mas terapia ainda necessita de aperfeiçoamento, necessitando de mais estudos que sistematize todas as técnicas e seus efeitos, para ser possível o seu uso em humanos. <![CDATA[Influence of age and education on the processing of clustering and switching in verbal fluency tasks]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1980-57642018000400360&lng=en&nrm=iso&tlng=en ABSTRACT Verbal fluency (VF) is a widely used tool in neuropsychological assessment. Objective: We aimed to investigate the influence of age and educational level on clustering and switching in three VF modalities: phonemic (PVF), semantic (SVF) and unconstrained (UVF). We evaluated type of cluster, mean cluster size, and quantity of clusters, intersections, and returns. A total of 260 healthy subjects were assessed. Methods: Participants were divided into three age groups: young adults (18 to 39 years), middle-aged adults (40 to 59 years) and older adults (60 to 80 years) and into two groups of educational level: 1-8 years (low), 9 years or more (high). A two-way ANOVA analysis was conducted to analyze the effect of age and educational level and its interactions. A repeated measures ANOVA was performed to verify the performance during the task. Results: A main effect of age was detected on the UVF and SVF scores for total switches, taxonomic clusters, and for the total semantic clusters on the SVF. There was a greater effect of educational level on total switches (UVF, PFV and SVF), taxonomic clusters (UVF and SVF), thematic clusters and total semantic cluster (UVF), phonemic and mixed clusters (PVF), mean cluster size (UVF and SVF) and intersections (SVF). Educational level had a greater effect on all three VF tasks.<hr/>RESUMO Fluência verbal (FV) são ferramentas amplamente utilizadas na avaliação neuropsicológica. Objetivo: Nosso objetivo foi investigar a influência da idade e do nível de escolaridade no agrupamento e alternância em três modalidades de fluência verbal: fonêmica (FVF), semântica (FVS) e livre (FVL). Métodos: Avaliamos o tipo, tamanho médio e quantidade de agrupamentos, alternâncias, intersecções e retornos. Foram divididos 260 indivíduos, em três grupos etários: jovens adultos (18 a 39 anos), adultos de idade intermediária (40 a 59 anos) e idosos (60 a 80 anos) e dois grupos de escolaridade 1-8 (baixa), 9 ou mais (alto). Uma análise ANOVA de dois fatores foi conduzida para analisar o efeito da idade e do nível educacional e suas interações, além de uma ANOVA de medidas repetidas para verificar o desempenho ao longo da tarefa. Resultados: Encontrou-se efeito principal da idade nas tarefas de FVL e FVS nos seguintes escores: total de alternâncias, agrupamento taxonômicos e no total de agrupamentos semânticos na FVS. Houve um efeito principal do nível educacional no total de alternâncias (FVL, FVF e FVS), agrupamento taxonômicos (FVL e FVS), agrupamento temáticos e cluster semântico total (FVL), clusters fonêmicos e mistos (FVF), tamanho médio de cluster (FVL e FVS) e, finalmente, interseções (FVS). O nível educacional teve efeito maior nas três tarefas de FV. <![CDATA[The Mini-Addenbrooke’s Cognitive Examination (M-ACE) as a brief cognitive screening instrument in Mild Cognitive Impairment and mild Alzheimer’s disease]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1980-57642018000400368&lng=en&nrm=iso&tlng=en ABSTRACT The Mini-Addenbrooke’s Cognitive Examination (M-ACE) is a brief cognitive screening test that evaluates four main cognitive domains (orientation, memory, language and visuospatial function) with a maximum score of 30 points and administration time of five minutes. Objective: To assess the performance of healthy elderly, MCI patients and mild AD patients using the Brazilian version of the M-ACE. Methods: The test was applied to a group of 36 Mild Cognitive Impairment (MCI), 23 mild Alzheimer’s Disease (AD) and 25 cognitive healthy elderly. All participants were aged ≥60 years. Results: The M-ACE displayed high internal consistency (Cronbach alpha &gt;0.8; 95% CI 0.7-0.8) and proved effective for differentiating the AD group from MCI and control groups, providing superior accuracy than the MMSE (the cut-off point of 20 points had the highest sensitivity and specificity – 95.6% and 90.16% respectively, with a high area under the curve – AUC=0.8; 95% CI 0.7-0.9). Performance on the M-ACE was strongly correlated with that of the MMSE and Functional Activities Questionnaire (FAQ). The M-ACE was not accurate in discriminating MCI from control subjects. Conclusion: The M-ACE is a brief screening test which provided high accuracy for diagnosing AD in this sample. The suggested cut-off point in this study was 20 points for AD.<hr/>RESUMO A Mini-Addenbrooke’s Cognitive Examination (M-ACE) consiste em um teste de avaliação cognitiva breve composta de cinco itens que visam avaliar quatro domínios cognitivos principais (orientação, memória, linguagem e função visoespacial) com pontuação máxima de 30 pontos e um tempo de administração de cinco minutos. Objetivo: Avaliar o desempenho de idosos cognitivamente saudáveis, com CCL e DA leve na versão brasileira da M-ACE. Métodos: O teste foi aplicado em um grupo de 23 sujeitos com DA provável leve, 36 CCL e 25 idosos cognitivamente saudáveis. Todos os participantes incluídos tinham idade ≥60 anos. Resultados: A M-ACE apresentou alta consistência interna (alfa de Cronbach &gt;0,8; IC 95% 0,7 a 0,8) e mostrou-se capaz de diferenciar o grupo DA dos demais participantes, com uma acurácia superior ao MEEM. O ponto de corte de 20 pontos foi o de maior sensibilidade e especificidade (95,6% e 90,16% respectivamente) para diferenciar DA dos outros dois grupos, com área sob a curva considerada alta (ASC=0,8; IC 95% 0,7-0,9). A M-ACE apresentou forte correlação com MEEM e Questionário de Atividades Funcionais (QAF). M-ACE não apresentou boa acurácia para diferenciar CCL do grupo controle. Conclusão: A M-ACE pode ser considerada um teste rápido de rastreio com elevada acurácia no diagnóstico de DA nessa amostra. O ponto de corte sugerido neste estudo é de 20 pontos para DA. <![CDATA[Attention-Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD) and narrative discourse in older adults]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1980-57642018000400374&lng=en&nrm=iso&tlng=en ABSTRACT Attention-Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD) encompasses other symptoms besides inattention, hyperactivity, and impulsivity, such as language problems. ADHD can have a non-remitting course and is also found in older individuals, although there are no studies on language problems in elderly individuals with the disorder. Objective: To investigate the presence of language impairment in older adults with ADHD. Methods: Language impairment was investigated in three older ADHD adults, and compared with two matched control subjects using a narrative discourse task. The transcript discourses were evaluated based on the Trabasso Model for discourse analysis, and then processed by the Speech Graph Analysis software. Results: Compared to control subjects, ADHD patient discourse had more Plot components and their networks exhibited more Edges. The patients had higher scores on the Narrative Inefficiency, Density and Diameter Indexes as well as on the Average Clustering Coefficient. The networks of control subjects were sequential, with little or no recursiveness, whereas those of ADHD subjects were convoluted. Conclusion: Our results suggest that language deficits described in children, adolescents and young adults with ADHD may persist in older adults with the disorder.<hr/>RESUMO O Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) compreende diversos outros sintomas além de desatenção, hiperatividade e impulsividade, tais como problemas de linguagem. O TDAH pode cursar sem remissão, tendo sido demonstrado em indivíduos mais velhos, porém não há estudos investigando a linguagem em idosos com o transtorno. Objetivo: Investigar a presença de déficits de linguagem em adultos mais velhos portadores de TDAH. Métodos: Avaliou-se a presença de comprometimento de linguagem em três adultos mais velhos com TDAH, que foram comparados a dois indivíduos controles pareados, através de tarefa de discurso narrativo. A transcrição das narrativas foi avaliada com base no modelo de análise de narrativa de Trabasso, e então analisada com uso do programa Speech Graph Analysis. Resultados: Comparados aos indivíduos controles, adultos mais velhos com TDAH utilizaram mais componentes (Núcleos) da história em suas narrativas e suas redes mais Arestas. Eles apresentaram escores mais altos no Índice de Ineficiência, Diâmetro e Densidade e também no Coeficiente Médio de Grupamento. As redes dos indivíduos controles foram lineares e sequenciais, com pouca ou nenhuma recursividade, ao contrário das redes de adultos com TDAH. Conclusão: Estes resultados sugerem que problemas de linguagem já descritos em crianças, adolescentes e adultos com TDAH, podem persistir em adultos mais velhos com o transtorno. <![CDATA[Monitoring of drug treatment and psychosocial intervention with SPECT in Alzheimer patients Implications for neurologically appropriate psychosocial interventions. An observational study. The Osaki-Tajiri Project]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1980-57642018000400380&lng=en&nrm=iso&tlng=en ABSTRACT We previously examined cerebral blood flow (CBF) with single-photon emission computed tomography (SPECT) in Alzheimer’s disease (AD) with reference to drug treatment (donepezil) and psychosocial intervention. Objective: The aim is to provide “brain-based” evidence for psychosocial interventions using SPECT. Methods: The participants were 27 consecutive outpatients with AD who received the drug and psychosocial intervention, and SPECT three times (baseline, pre-/post-intervention) at 6 month-intervals. The significance level of changes in CBF (Z score) and the extent of significantly changed areas, calculated with the eZIS system, were used as monitoring parameters. The participants were classified into three groups: improve (post-intervention CBF increased), worsening (progressive decline), and no change. Results: Six, 8, and 13 patients were classified as improve, worsening, and no change, respectively. All subjects in the improve group showed improvement in cognitive test scores for the MMSE and/or the CGI scores associated with the brain area with a CBF increase (right parietal lobe), suggesting appropriate psychosocial intervention (visuospatial intervention). Conclusion: These results suggest that monitoring of CBF with the eZIS system may be clinically applicable for monitoring of drug treatment and psychosocial intervention in AD patients.<hr/>RESUMO Nós examinamos previamente o fluxo sanguíneo cerebral (FSC) com tomografia computadorizada de emissão de fóton único (SPECT) na doença de Alzheimer (DA) com referência ao tratamento medicamentoso (donepezila) e intervenção psicossocial. Objetivo: Fornecer evidências “baseadas no cérebro” para intervenções psicossociais usando o SPECT. Métodos: Os participantes foram 27 pacientes ambulatoriais consecutivos com DA que receberam a droga e intervenção psicossocial, e SPECT por três vezes (basal, pré/pós-intervenção) em intervalos de seis meses. O nível de significância das mudanças no FSC (escore Z) e a extensão das áreas significativamente alteradas calculadas com o sistema eZIS foram utilizados como parâmetros de monitoramento. Os participantes foram classificados em três grupos: melhora (FSC pós-intervenção aumentada), piora (declínio progressivo) e nenhuma mudança. Resultados: Seis, oito e 13 pacientes foram classificados como melhora, piora e sem alteração, respectivamente. Todos no grupo melhora mostraram aumento dos escores no MEEM e/ou nos escores do CGI associados à área do cérebro com aumento do FSC (lobo parietal direito), sugerindo intervenção psicossocial apropriada (intervenção visoespacial). Conclusão: Estes resultados sugerem que o monitoramento do FSC com o sistema eZIS pode ser clinicamente aplicável para o monitoramento do tratamento medicamentoso e intervenção psicossocial em pacientes com DA. <![CDATA[Frontostriatal grey matter atrophy in amyotrophic lateral sclerosis A visual rating study]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1980-57642018000400388&lng=en&nrm=iso&tlng=en ABSTRACT Amyotrophic lateral sclerosis (ALS) is characterised by frontostriatal grey matter changes similar to those in frontotemporal dementia (FTD). However, these changes are usually detected at a group level, and simple visual magnetic resonance imaging (MRI) cortical atrophy scales may further elucidate frontostriatal changes in ALS. Objective: To investigate whether frontostriatal changes are detectable using simple visual MRI atrophy rating scales applied at an individual patient level in ALS. Methods: 21 ALS patients and 17 controls were recruited and underwent an MRI scan. Prefrontal cortex sub-regions of the medial orbitofrontal cortex (MOFC), lateral orbitofrontal cortex (LOFC) and anterior cingulate cortex (ACC), striatal sub-regions of the caudate nucleus (CN) and nucleus accumbens (NAcc) were rated using visual grey matter atrophy 5-point Likert scales. Results: Significantly higher atrophy ratings in the bilateral MOFC only in ALS patients versus controls was observed (p&lt;.05). Patients with greater MOFC atrophy had significantly higher atrophy of the CN (p&lt;.05) and LOFC (p&lt;.05). Conclusion: Use of simple visual atrophy rating scales on an individual level reliably detects frontostriatal deficits specific to ALS, showing MOFC atrophy differences with associated CN and LOFC atrophy. This is an applicable method that could be used to support clinical diagnosis and management.<hr/>RESUMO A esclerose lateral amiotrófica (ELA) é caracterizada por alterações na substância cinzenta frontostriatal, semelhantes às da demência frontotemporal (DFT). No entanto, essas alterações geralmente são detectadas em nível de grupo, e as escalas simples de atrofia cortical por ressonância magnética visual (MRI) podem elucidar ainda mais as alterações frontostriatais na ELA. Objetivo: Investigar se as alterações frontostriatais são detectáveis usando escalas de classificação de atrofia MRI visuais simples aplicadas em um nível de paciente individual em ELA. Métodos: 21 pacientes com ELA e 17 controles foram recrutados e submetidos a uma ressonância magnética. Sub-regiões do córtex pré-frontal do córtex orbitofrontal medial (MOFC), córtex orbitofrontal lateral (LOFC) e córtex cingulado anterior (ACC), sub-regiões estriadas do núcleo caudado (NC) e nucleus accumbens (NAcc) foram classificadas usando escalas de atrofia de substância cinzenta visuais de Likert de 5 pontos. Resultados: Observações de atrofia significativamente maiores no MOFC bilateral em pacientes com ELA versus controles foram observadas apenas (p &lt;0,05). Pacientes com maior atrofia do MOFC tiveram atrofia significativamente maior do CN (p &lt;0,05) e LOFC (p &lt;0,05). Conclusão: O uso de escalas de avaliação de atrofia visuais simples em um nível individual detecta de forma confiável déficits frontostriatais específicos para ELA, mostrando diferenças de atrofia MOFC com atrofia associada de CN e LOFC. Este é um método aplicável que pode ser usado para apoiar o diagnóstico e o gerenciamento clínico. <![CDATA[Applicability of the Test of Variables of Attention – T.O.V.A in Brazilian adults]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1980-57642018000400394&lng=en&nrm=iso&tlng=en ABSTRACT The functioning of attention is complex, a primordial function in several cognitive processes and of great interest to neuropsychology. The Test of Variables of Attention (T.O.V.A) is a continuous computerized performance test that evaluates some attention components such as response time to a stimulus and errors due to inattention and impulsivity. Objective: 1) To evaluate the applicability of T.O.V.A in Brazilian adults; 2) To analyze the differences in performance between genders, age ranges, and levels of education; 3) To examine the association between T.O.V.A variables and other attention and cognitive screening tests. Methods: The T.O.V.A was applied to 63 healthy adults (24 to 78 years of age) who also underwent the Mini-Mental State Examination (MMSE), Montreal Cognitive Assessment (MoCA), Digit Span and Digit Symbol (Wechsler Intelligence Scale for Adults – WAIS-III) and the Trail Making Test. Results: the T.O.V.A was little influenced by age or education, but was influenced by gender. The correlations between some T.O.V.A variables and the Digit Symbol and Trail Making test were weak (r-values between 0.2 and 0.4), but significant (p&lt;0.05). There was no correlation with the Digit Span test. Conclusion: The T.O.V.A showed good applicability and proved adequate for evaluating attentional processes in adults.<hr/>RESUMO O funcionamento da atenção é complexo, função primordial em diversos processos cognitivos e de grande interesse para a neuropsicologia. O Teste de Variáveis de Atenção (T.O.V.A) é um teste computadorizado de desempenho contínuo que avalia alguns componentes de atenção, como tempo de resposta a um estímulo e erros por desatenção e impulsividade. Objetivo: 1) Avaliar a aplicabilidade do T.O.V.A em adultos brasileiros; 2) Analisar as diferenças de desempenho entre os gêneros, faixas etárias e níveis de escolaridade; 3) Examinar a associação entre as variáveis T.O.V.A e outros testes de atenção e triagem cognitiva. Métodos: O TOVA foi aplicado a 63 adultos saudáveis (24 a 78 anos) submetidos ao Mini-Exame do Estado Mental (MEEM), Montreal Cognitive Assessment (MoCA), Digit Span e Digit Symbol (Wechsler Intelligence Scale for Adults – WAIS-III) e o Trail Making Test. Resultados: T.O.V.A teve pouca influência da idade e escolaridade, mas foi influenciado pelo gênero. As correlações entre algumas variáveis T.O.V.A e o símbolo Digit e o teste Trail Making foram fracas (valores de r entre 0,2 e 0,4), mas significativas (p &lt;0,05). Não houve correlação com o teste Digit Span. Conclusão: T.O.V.A apresentou boa aplicabilidade e foi adequado para avaliar os processos de atenção em adultos. <![CDATA[Common mental disorder among family carers of demented older people in Brazil]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1980-57642018000400402&lng=en&nrm=iso&tlng=en ABSTRACT Objective: Population aging is a global phenomenon associated with a rising prevalence of chronic degenerative diseases such as dementia. Dementia poses a challenge not only for patients but also their family caregivers who, in exercising this role, are at higher risk of mental illness. The present study investigated the prevalence of common mental disorders (CMD) in family caregivers of demented elderly seen at a geriatric outpatient clinic of a Brazilian teaching hospital. Methods: A cross-sectional study was conducted in which the following assessment instruments were applied: the Self Reporting Questionnaire, Zarit Burden Interview, Hospital Anxiety and Depression Scale and Mini-Mental State Examination (caregivers aged ≥65 years) plus a sociodemographic questionnaire. Results: The sample comprised 90 caregivers; 83 (92.2%) women, 51 (56.7%) married, 60 (66.7%) son/daughter of elder and 62 (68.6%) holding another job besides caring for the demented elder. Caregivers had a mean age of 57.3 (±11.7) years and mean education of 9.5 (±4.9) years; 62.2% of caregivers were diagnosed with common mental disorder, 50% exhibited anxiety symptoms, 52.2% depression symptoms and 66.7% reported burden. Caregivers with common mental disorder had higher scores on the anxiety, depression and burden scales (p&lt;0.01). Logistic regression showed that caregivers with anxiety symptoms were 15 times more likely to present common mental disorder (OR: 15.0; 95% CI: 3.5-71.2) and caregivers with symptoms of depression were 8 times more likely to have CMD (OR: 8.0; 95% CI: 2.1-31.1). Conclusion: Results revealed a high prevalence of common mental disorder in the population studied.<hr/>RESUMO Objetivo: O envelhecimento populacional é um fenômeno mundial que está associado ao aumento da prevalência de doenças crônico-degenerativas, como as demências. Demências desafiam não somente os pacientes, mas também seus familiares cuidadores que, como consequência, estão em maior risco de adoecimento mental. O estudo verificou a prevalência de transtorno mental comum em familiares cuidadores de idosos com demência acompanhados em ambulatórios de geriatria de um hospital-escola brasileiro. Métodos: Neste estudo transversal, os instrumentos de avaliação utilizados foram: Self Reporting Questionnaire, Zarit Burden Interview, Hospital Anxiety and Depression Scale e Mini-Exame do Estado Mental (cuidadores com 65 anos ou mais) e questionário sócio demográfico. Resultados: A amostra foi composta por 90 cuidadores; 83 (92,2%) era do sexo feminino, 51 (56,7%) casados, 60 (66,7%) filhos(as) do idoso e 62 (68,6%) possuíam alguma ocupação além de cuidar do idoso dementado. A média de idade foi 57,3 (±11,7) anos e a média de escolaridade foi de 9,5 (±4,9) anos; 62,2% dos cuidadores apresentaram transtorno mental comum, 50% apresentaram sintomas de ansiedade, 52,2% apresentaram sintomas de depressão e 66,7% apresentaram sobrecarga. Cuidadores com transtorno mental comum apresentaram escores maiores nos instrumentos de ansiedade, depressão e sobrecarga (p&lt;0,01). Regressão logística mostrou que cuidadores com sintomas de ansiedade tiveram 15 vezes mais chances de apresentar TMC (OR: 15,0; IC95%: 3,5-71,2) e cuidadores com sintomas de depressão tiveram 8 vezes mais chances de apresentar TMC (OR: 8,0; IC95%: 2,1-31,1). Conclusão: Resultados encontrados demonstram que, na população estudada, existe alta prevalência de transtorno mental comum. <![CDATA[Family caregivers of elderly with dementia Relationship between religiosity, resilience, quality of life and burden]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1980-57642018000400408&lng=en&nrm=iso&tlng=en ABSTRACT There are gaps in knowledge regarding how the family caregiver deals with the burden of caring for elderly people with dementia. Objective: To evaluate the family caregivers’ perception of quality of life (QoL), burden, resilience and religiosity and relate them with cognitive aspects and occurrence of neuropsychiatric symptoms of elderly with dementia. Methods: Data from the QoL-AD scale, caregivers’ version, burden interview, resilience scale, Beck depression inventory and PDUREL of 50 family caregivers were correlated with disability assessment for dementia, neuropsychiatric inventory and clinical aspects of 50 elderly with dementia. Results: Linear regression showed that resilience is related with better perceived QoL (p&lt;0.001), severity of dementia (p=0.008), higher intrinsic religiosity (IR) (p=0.044) and lower occurrence of depressive symptoms (p=0.001). Increased burden of family caregivers was associated with a higher occurrence of neuropsychiatric symptoms, education of the elder with dementia, and worse perceived QoL (p&lt;0.001). Lower level of organizational religiosity was associated with severity of dementia. Conclusion: The most resilient caregivers had higher QoL and IR, fewer depressive symptoms, and cared for elders with more severe dementia. Cognitive and sociodemographic aspects, as well as neuropsychiatric symptoms, in the elderly with dementia were associated with QoL and greater caregiver burden.<hr/>RESUMO Existem lacunas no conhecimento sobre como o cuidador familiar lida com o ônus de cuidar de idosos com demência. Objetivo: Avaliar a percepção de qualidade de vida (QV), sobrecarga, resiliência e religiosidade dos cuidadores familiares e relacioná-los com aspectos cognitivos e ocorrência de sintomas neuropsiquiátricos em idosos com demência. Métodos: Dados da escala de QV, versão dos cuidadores, entrevista de sobrecarga, escala de resiliência, inventário de depressão de Beck e PDUREL de 50 cuidadores familiares foram correlacionados com avaliação de incapacidade para demência, inventário neuropsiquiátrico e aspectos clínicos de 50 idosos com demência. Resultados: A regressão linear mostrou que a resiliência está relacionada a melhor percepção da QV (p&lt;0,001), gravidade da demência (p=0,008), maior religiosidade intrínseca (p=0,044) e menor ocorrência de sintomas depressivos (p=0,001). O aumento da sobrecarga do cuidador familiar esteve relacionado à maior ocorrência de sintomas neuropsiquiátricos, escolaridade dos idosos com demência e pior percepção da QV (p&lt;0,001). Nível inferior de religiosidade organizacional estava relacionado à gravidade da demência. Conclusão: O cuidador mais resiliente apresenta maior QV e IR, menos sintomas depressivos e cuida de idosos com graus mais severos de demência. Aspectos cognitivos, sociodemográficos e sintomas neuropsiquiátricos em idosos com demência estão relacionados à QV e maior sobrecarga do cuidador. <![CDATA[Impacts of cognitive impairment for different levels and causes of traumatic brain injury, and education status in TBI patients]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1980-57642018000400415&lng=en&nrm=iso&tlng=en ABSTRACT Traumatic brain injury (TBI) is one of main causes of death and disability among many young and old populations in different countries. Objective: The aim of this study were to consider and predict the cognitive impairments according to different levels and causes of TBI, and education status. Methods: The study was performed using the Mini-Mental State Examination (MMSE) to estimate cognitive impairment in patients at a trauma center in Zahedan city. Individuals were considered eligible if 18 years of age or older. This investigation assessed a subset of patients from a 6-month pilot study. Results: The study participants comprised 66% males and 34% females. Patient mean age was 32.5 years and SD was 12.924 years. One-way analysis of variance between groups indicated cognitive impairment related to different levels and causes of TBI, and education status in patients. There was a significant difference in the dimensions of cognitive impairments for different levels and causes of TBI, and education status. A regression test showed that levels of traumatic brain injury (b=.615, p=.001) and education status (b=.426, p=.001) predicted cognitive impairment. Conclusion: Different levels of TBI and education status were useful for predicting cognitive impairment in patients. Severe TBI and no education were associated with worse cognitive performance and higher disability. These data are essential in terms of helping patients understand their needs. Therefore, the factors identified can help plan effective rehabilitation programs.<hr/>RESUMO A lesão cerebral traumática (TCE) é uma das principais causas de morte e incapacidade em muitos jovens e idosos em diferentes países. Objetivo: O objetivo deste estudo foi considerar e prever os prejuízos cognitivos para os diferentes níveis e causas do TCE e status de educação. Métodos: O estudo foi feito usando o Mini-Exame do Estado Mental (MMSE) para estimar o comprometimento cognitivo em pacientes dirigido a um centro de trauma na cidade de Zahedan. Os indivíduos foram considerados elegíveis se tivessem 18 anos de idade ou mais. Esta investigação avaliou um subconjunto de pacientes de um estudo piloto de 6 meses. Resultados: Os participantes do estudo foram 66% do sexo masculino e 34% do sexo feminino. A média de idade dos pacientes foi de 32,5 anos e DP foi de 12,924 anos. A análise de variância unidirecional entre grupos indicou comprometimento cognitivo relacionado a diferentes níveis e causas de TCE e status de educação em pacientes. Houve uma diferença significativa nas dimensões de deficiências cognitivas para os diferentes níveis e causas de TCE e status de educação. O teste de regressão mostrou que níveis de lesão cerebral traumática (b=0,615, p=0,001) e o status de educação (b=0,426, p=0,001) predizem o comprometimento cognitivo. Conclusão: Os diferentes níveis de TCE e estados de educação foram uteis para prever o comprometimento cognitivo em pacientes. TCE grave e sem educação foram relacionadas a piora do desempenho cognitivo e maior incapacidade. Esses dados são essenciais para ajudar os pacientes a entender o que realmente precisam, portanto, os fatores identificados podem contribuir no planejamento de programas de reabilitação efetivos. <![CDATA[Effect of cognitive stimulation workshops on the self-esteem and cognition of the elderly A pilot project]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1980-57642018000400421&lng=en&nrm=iso&tlng=en ABSTRACT According to the WHO, by 2025 Brazil will be ranked sixth in the world in terms of proportion of elderly in the population. Within this scope, cognition plays a central role in the aging process, having an important association with quality of life, which suggests the need to develop intervention programs, such as cognitive training. Objective: To determine the effects of a program of cognitive stimulation workshops on the self-esteem and cognition of elderly people. Methods: Thirty-eight elderly subjects completed the three-step protocol: 1) Survey of demographic data and evaluation of cognition by a neuropsychological battery and of self-esteem using the Rosenberg Self-Esteem Scale (RSS), prior to training; 2) Participation in twelve cognitive stimulation workshops; and 3) Cognitive evaluation and RSS after the training. Results: Results showed that the use of training produced positive effects on cognitive test performance of the elderly with and without cognitive impairment. By extension, this demonstrates positive impact on their self-esteem. Conclusion: These findings encourage investment in cognitive stimulation programs as a resource for improved cognition and quality of life for the elderly. Subjective cognitive complaint may have served as a predictor of decreased self-esteem; therefore, as training improved cognition, it also improved self-esteem.<hr/>RESUMO Segundo a OMS, em 2025 o Brasil ficará em sexto lugar no ranking mundial em termos de proporção de idosos na população. Nesse âmbito, a cognição desempenha um papel central no processo de envelhecimento, tendo uma importante associação com a qualidade de vida, o que sugere a necessidade de desenvolver programas de intervenção, como o treinamento cognitivo. Objetivo: Determinar os efeitos de um programa de oficinas de estimulação cognitiva na autoestima e cognição de idosos. Métodos: Trinta e oito idosos completaram o protocolo de três etapas: 1) Levantamento de dados demográficos e avaliação da cognição por uma bateria neuropsicológica e de autoestima utilizando a Escala de Autoestima de Rosenberg (RSS), antes do treinamento; 2) Participação em doze oficinas de estimulação cognitiva; e 3) Avaliação cognitiva e RSS após o treinamento. Resultados: Os resultados mostraram que o uso de treinamento produziu efeitos positivos no desempenho do teste cognitivo de idosos com e sem comprometimento cognitivo. Por extensão, isso demonstra um impacto positivo em sua autoestima. Conclusão: Estes resultados encorajam o investimento em programas de estimulação cognitiva como um recurso para melhorar a cognição e a qualidade de vida dos idosos. Queixa cognitiva subjetiva pode ter servido como um preditor de diminuição da autoestima; portanto, como o treinamento melhorou a cognição, também melhorou a autoestima. <![CDATA[Oxford Cognitive Screen – Brazilian Portuguese version (OCS-Br) A pilot study]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1980-57642018000400427&lng=en&nrm=iso&tlng=en ABSTRACT Cognitive impairment is very common in stroke patients and underdiagnosed. Symptoms such as language, praxis, visuospatial, visuoconstructive and memory impairment are prominent. The screening cognitive tests available do not address some specific characteristics of stroke patients and have major limitations in relation to the most impaired cognitive domains. Objective: To test the applicability of a Brazilian version of the Oxford Cognitive Screen in a convenience sample of individuals with normal cognition. Methods: Thirty neurologically healthy participants underwent the OCS-Br in this pilot study. Results: The mean score on each task was: naming: 3.4 (SD=0.72) (maximum value of 4); semantics: 3 (SD=0) (maximum 3); orientation: 4 (SD=0) (maximum 4); visual field: 4 (SD=0) (maximum 4); sentence reading: 14.53 (SD: 1) (maximum 15); number writing: 2.86 (0.6) (maximum 3); calculation: 3.8 (SD=0.48) (maximum 4); and accuracy on the broken hearts test: 47.3 (3.3) (maximum 50). The scores obtained were similar to those of the English original sample. Conclusion: We observed similar values on each separate OCS task in comparison to the original test, confirming that the Brazilian Portuguese version is comparable to other studies.<hr/>RESUMO O comprometimento cognitivo é muito comum em pacientes com AVC e pouco diagnosticado. Déficits cognitivos envolvendo as funções de linguagem, praxia, habilidades visuoespaciais, visuoconstrutivas e memória são proeminentes. Os testes de avaliação cognitiva disponíveis não abordam algumas características específicas dos pacientes com AVC e apresentam limitação importante em relação aos domínios cognitivos mais comprometidos. Objetivo: Testar a aplicabilidade de uma versão brasileira do Oxford Cognitive Screen em uma amostra de conveniência com indivíduos sem prejuízo cognitivo. Métodos: Trinta participantes neurologicamente saudáveis foram submetidos ao OCS-Br neste estudo piloto. Resultados: O escore médio em cada tarefa foi: nomeação: 3,4 (DP=0,72) (valor máximo de 4); semântica: 3 (DP=0) (máximo de 3); orientação: 4 (DP=0) (máximo de 4); campo visual: 4 (DP=0) (máximo de 4); leitura de sentenças: 14,53 (DP: 1) (máximo de 15); número escrito: 2,86 (0,6) (máximo de 3); cálculo: 3,8 (DP=0,48) (máximo de 4); precisão no teste de corações partidos: 47,3 (3,3) (máximo de 50). Os escores foram semelhantes aos da amostra original. Conclusão: Observamos valores similares em cada tarefa separada do OCS em comparação ao teste original, o que torna a versão em português brasileiro comparável a outros estudos, e todos os itens foram bem compreendidos com potencial de usabilidade em nosso país.