Scielo RSS <![CDATA[Motriz: Revista de Educação Física]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=1980-657420120003&lang=en vol. 18 num. 3 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[<b>Effect of application of mechanical vibration on vertical impulsion</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1980-65742012000300001&lng=en&nrm=iso&tlng=en Vários estudos apontam que o treinamento com vibrações pode contribuir no desenvolvimento da força muscular e do desempenho esportivo. O objetivo deste estudo foi verificar o efeito da vibração mecânica aplicada na direção da resultante das forças musculares sobre a impulsão vertical. A amostra foi composta por 18 voluntários que realizaram o teste de salto vertical antes e após 20 segundos de vibração mecânica, 20 Hz de frequência e 6 mm de amplitude, aplicada na direção da resultante das forças musculares. Os mesmos voluntários foram utilizados como controle e, para isto, realizaram pré e pós-teste sem treinamento com vibração. Houve um aumento significativo de 8,5% na altura de salto vertical após o treinamento com vibração. O procedimento controle não gerou alterações significativas. Estes resultados sugerem que a aplicação de vibração mecânica na direção da resultante das forças musculares de membros inferiores foi capaz de gerar aumentos agudos na impulsão vertical.<hr/>Several studies have indicated that vibratory training can contribute to the development of muscle strength and sports performance. The aim of this study was to investigate the effect of mechanical vibration application in the direction of the result of muscle forces vector addition on vertical jump. Eighteen volunteers performed vertical jump test 20 s before and after the application of mechanical vibration of 20 Hz and 6 mm amplitude in the direction of the result of muscle forces vector addition. The same volunteers were used as control group by performing the vertical jump test without pre- and post-test vibration application. The vibratory training caused an significantly increase of 8,5% at vertical jump height while jump height did not vary significantly in the control experiment. These data suggest that the application of mechanical vibration in the direction of muscle forces vector addition can increase the performance in vertical jumps. <![CDATA[<b>Oxygen consumption and rate of perceived exertion at different rhythms in water aerobics</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1980-65742012000300002&lng=en&nrm=iso&tlng=en O objetivo do estudo foi correlacionar o consumo de oxigênio (VO2) e o percentual do VO2 máximo (%VO2máx) com o índice de esforço percebido (IEP) e comparar essas variáveis entre exercícios de hidroginástica executados no meio aquático em diferentes ritmos de execução. Seis mulheres realizaram quatro sessões de testes, uma no meio terrestre (teste de esforço máximo) e três no meio aquático, cada uma com a execução de um exercício de hidroginástica: corrida estacionária, deslize lateral e chute frontal até 45°. Cada exercício aquático foi realizado em três ritmos de execução, 80, 100 e 120bpm, durante 6 min (intervalo de 30 min). Para todas as variáveis, não foram observadas diferenças significativas entre os três exercícios, todavia, as mesmas apresentaram diferenças significativas entre os ritmos, indicando que com o aumento do ritmo, o esforço para executar os exercícios foi intensificado. Correlações significativas foram observadas entre VO2 e IEP e entre %VO2máx e IEP. Logo, baseado nessas associações, sugere-se que a prescrição da intensidade dos exercícios analisados possa ser feita através do IEP durante aulas de hidroginástica.<hr/>The purpose of the study was to correlate the oxygen consumption (VO2) and the percentage of maximal VO2 (%VO2max) with the rate of perceived exertion (RPE) and to compare these variable between water aerobic exercises performed in aquatic environment at different rhythms. Six women performed four test sessions, one on dry land environment (maximal effort test) and three in aquatic environment, each one with the performance of a water aerobic exercise: stationary running, jumping jacks and frontal kick up to 45°. Each aquatic exercise was performed at three rhythms of execution, 80, 100 and 120 bpm, during 6 min (interval of 30 min). For all variables, no significant differences were observed between three exercises, however, significant differences were found between rhythms of execution for all of them, indicating that with the increase of the rhythm, the effort to perform the exercises was intensified. Significant correlations were observed between VO2 and RPE, and between %VO2max and RPE. Therefore, based on this association it is suggested that the prescription of intensity of the exercises analyzed can be done by RPE during water aerobics classes. <![CDATA[<b>Influence of obesity and handgrip strength in the static postural balance of active older women</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1980-65742012000300003&lng=en&nrm=iso&tlng=en O objetivo deste estudo foi investigar a influência da obesidade e da força de preensão palmar (FPP) no equilíbrio postural estático de idosas ativas nas condições de olhos abertos e fechados. Participaram 31 idosas (16 eutróficas e 15 obesas). A idade média e o Índice de Massa Corpórea (IMC) das eutróficas foram, respectivamente, 68,3±2,7 anos e 23,4±1,6kg/m², e das obesas 69,1±2,7 anos e 33,5±3kg/m². A FPP foi avaliada usando um dinamômetro (JAMAR). O equilíbrio postural estático foi avaliado usando um sistema tridimensional nas condições de olhos abertos (OA) e fechados (OF), durante 90 segundos cada condição. A FPP das idosas eutróficas foi 25,1±4,6kgf e das obesas foi 24,8±5,2kgf, não havendo diferenças significativas. No equilíbrio postural, foram observadas diferenças significativas entre os grupos apenas no deslocamento máximo a-p com AO (p=0,04) e OF (p<0,01), com as idosas obesas apresentando menor deslocamento a-p em relação às eutróficas. Não houve correlação entre o deslocamento máximo a-p com IMC e a FPP. No presente estudo FPP não influenciou o equilíbrio postural estático, enquanto a obesidade foi fator determinante de menor deslocamento ântero-posterior de idosas ativas.<hr/>The objective of this study was to investigate the influence of the obesity and handgrip strength on the static balance of active older women in the opened and closed eyes conditions. Thirty one women aged from 65 to 75 years (16 eutrophic and 15 obese) were evaluated. Mean age and BMI of the eutrophic women were, respectively, 68.3±2.7 years and 23.4±1.6kg/m², and of the obese women were 69.1±2.7 years and 33.5±3kg/m². Handgrip strength was evaluated using a dynamometer (JAMAR). A tridimensional sensors system was used to evaluate the static postural balance. The tests were performed for 90 seconds, with eyes opened and closed. The mean handgrip strength of the eutrophic women was 25.1±4.6kgf and of the obese women was 24.8±5.2kgf, (p&gt;0,05). Significant differences between groups were only observed in the maximum displacement with opened eyes (p=0,04) and closed eyes(p<0,01). There was no correlation between the maximum displacement neither with the BMI or the handgrip strength. The present study showed smaller a-p displacement in obese than in eutrophic women, with major statistic difference in the eyes closed condition. In the present study, the handgrip strength did not influence the static balance, however the obesity was a determinant factor for the smaller a-p displacement of the active older women. <![CDATA[<b>Performance of the lower limbs after anterior cruciate ligament reconstruction</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1980-65742012000300004&lng=en&nrm=iso&tlng=en O desempenho dos membros inferiores em tarefas dinâmicas pode auxiliar no entendimento do controle motor em indivíduos submetidos à reconstrução do LCA. Os objetivos do presente estudo foram investigar o déficit bilateral e a simetria entre os membros inferiores de sujeitos submetidos à reconstrução do LCA e comparar com sujeitos não lesionados. Vinte adultos jovens foram divididos em dois grupos (LCA e controle). A tarefa consistiu na execução do exercício Leg Press (unilateral direita e esquerda e bilateral). O número de repetições máximas (RM) foi quantificado e então o déficit bilateral e o índice de assimetria foram calculados. Os resultados mostraram assimetria no número de RM realizada entre membros no grupo LCA (p=0,005) e apenas o grupo controle apresentou déficit bilateral (p=0,004). Conclui-se que indivíduos que realizaram a reconstrução do LCA apresentaram assimetrias entre membros, sem a presença de déficit bilateral.<hr/>The performance of the lower limbs in dynamic tasks may aid in understanding of motor control in patients after ACL reconstruction. The objective was to investigate the bilateral deficit and symmetry between lower limbs of people who have been underwent to the reconstruction of ACL and compare with uninjured people. Twenty young adults took part of this study divided in two groups (control and ACL). The tasks consisted on the execution of the Leg Press exercise (right and left unilateral and bilateral), and quantified the maximum number of repetitions (MR), then the bilateral deficit and an asymmetry index were calculated. The results showed asymmetry in the number of MR performed between members in the ACL group (p = 0.005), and only the control group showed bilateral deficit (p = 0.004). We conclude that those people who were underwent to reconstruction of ACL showed asymmetries between members without the presence of bilateral deficit. <![CDATA[<b>Verbal instruction</b>: <b>requesting an attentional focus does not ensure compliance and better performance</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1980-65742012000300005&lng=en&nrm=iso&tlng=en Os objetivos deste estudo foram verificar: a) o efeito da instrução com e sem redundância na adoção do foco de atenção externo; b) o efeito do foco de atenção externo no desempenho no nado crawl; e c) o efeito da redundância do enunciado da instrução na adoção do foco e no desempenho. Participaram do estudo 43 universitários de ambos os gêneros com idade entre 17 e 46 anos. A tarefa, nadar 25 m nado crawl em velocidade máxima, foi executada uma vez em cada uma de três condições relativas à instrução: sem foco (SF), com foco (CF) e com foco e redundância (CFR), em ordem contrabalanceada. Como registro de adoção de foco, após a execução o sujeito foi questionado sobre a efetiva adoção do foco de atenção solicitado. Como medida do desempenho, computou-se o índice de braçadas. Os resultados mostraram que nas condições CF e CFR, respectivamente, 23% e 42% dos sujeitos não adotaram o foco solicitado; que nas condições CF e CFR a frequência dos sujeitos que adotaram o foco solicitado é superior à dos que não o adotaram, e, na condição CF, em relação à CFR houve uma frequência superior de sujeitos que adotaram o foco solicitado. O desempenho não diferiu significativamente entre as três condições (p>0,05). Concluiu-se que: a) não basta solicitar que seja adotado um foco de atenção para que este seja de fato adotado; b) não houve efeitos do foco de atenção externo no desempenho; e c) a adoção de uma instrução sem redundância é maior, mas sem reflexos sobre o desempenho.<hr/>The purposes of this study were to investigate a) the effect of redundant and non-redundant instruction on external focus of attention adoption, b) the effect of adopting an external focus of attention on performance in a front crawl swimming task, and c) the effect of redundancy in the wording of a verbal instruction on the above variables. 43 college students (m/f) aged 17 to 46 swam 25 m crawl at maximum speed, once under each of three conditions: without focus instruction (SF), following a focus instruction (CF) and a redundant focus instruction (CFR), in counterbalanced order. For focus adoption control, after completing the task participants were asked about what they had focused on while swimming. As a measure of performance, time and number of strokes were taken and the stroke index was calculated. The results showed that under redundant focus instruction (CFR) condition, 42 % failed to adopt the attentional focus as asked, and following focus (CF) instruction, 23 %. Under CF condition, the frequency of participants that adopted the focus was higher than of those who did not. Performance did not differ significantly among the three conditions (p>0,05). These findings stress the need of manipulation checks in attentional focus research, regarding both performance and motor learning efficiency, as well as the need for further investigation into the relation between instruction extension and performance. <![CDATA[<b>Analysis of reliability of EMG signal frequency domain parameters used in the characterization of localized muscle fatigue</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1980-65742012000300006&lng=en&nrm=iso&tlng=en O objetivo deste estudo foi analisar a reprodutibilidade de parâmetros no domínio da frequência do sinal eletromiográfico (EMG) utilizados na caracterização da fadiga muscular localizada. Quinze sujeitos do sexo masculino foram submetidos a um teste de fadiga baseado na extensão isométrica de joelho, sendo realizados em três momentos distintos com intervalos de sete dias. Para avaliar a reprodutibilidade dos dados entres os testes calculou-se o coeficiente de correlação intraclasse (CCI) para a frequência mediana (Fmed) no tempo total de exercício (FmedT), para a Fmed obtida a cada 10% do tempo de exercício (Fmed10%) e para as potências das bandas de frequência, obtidas da divisão do espectro de potência a cada 20 Hz. Os resultados demonstraram: (1) boa reprodutibilidade para a FmedT; (2) boa reprodutibilidade para a Fmed10%; e (3) maior variação no sinal EMG nas bandas de 20 a 120 Hz, no qual se destacam as bandas de 20-40 Hz e de 40-60 Hz, demonstrando maior sensibilidade ao processo de fadiga muscular. Conclui-se que a Fmed é uma variável que apresenta boa reprodutibilidade e que a análise fragmentada do espectro de potência, por meio das bandas de frequência, demonstrou-se sensível as variações que ocorrem no sinal EMG durante a instalação do processo de fadiga, tendo potencial para se tornar um novo método para a caracterização da fadiga muscular localizada.<hr/>The aim of this study was to analyze the reproducibility of the electromyography signal's parameters (EMG) in the frequency domain used in the characterization of localized muscle fatigue. Fifteen male subjects underwent a fatigue test based on isometric knee extension, being held at three different times at intervals of seven days. To assess the reproducibility of data between the tests we calculated the correlation coefficient (ICC) for the median frequency (MF) in total exercise time (MF T), MF obtained for every 10% of exercise time (MF10%) and the powers of the frequency bands obtained by dividing the power spectrum at windows of 20 Hz. The results showed: (1) excellent reproducibility for MF T, (2) good reproducibility for MF10%, and (3) greater variation in the signal EMG bands from 20 to 120 Hz, especially at the bands of 20-40 Hz and 40-60 Hz, which showed greater sensitivity to the process of muscle fatigue. We conclude that the MF is a variable that shows good reproducibility and that the fragmented analysis of the power spectrum, by means of frequency bands, showed that significant variations occur in the EMG signal during the installation of the fatigue process, having potential to become a new method for the characterization of localized muscle fatigue. <![CDATA[<b><em>Habitus</em> and dance practice</b>: <b>a sociological analysis</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1980-65742012000300007&lng=en&nrm=iso&tlng=en O presente texto relata o estudo que consistiu em uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa cujo objetivo foi investigar quais disposições e capitais influenciam adolescentes para a prática da dança na cidade de Toledo - PR. A partir de um recorte específico procurou-se descrever os tipos de capitais que influenciam os agentes sociais para a prática da dança e para a escolha de diferentes modalidades, relatando os sentidos e significados que os dançarinos, como agentes sociais, atribuem à dança e discutindo o efeito da dança na incorporação de disposições e na formação do habitus dos indivíduos. Como referencial teórico-metodológico elegeu-se a teoria sociológica de Pierre Bourdieu, enfatizando-se a utilização instrumental de alguns de seus conceitos tais como habitus, capital cultural, capital social, capital econômico, capital simbólico e campo. A amostra foi composta por sessenta e oito indivíduos entre doze e dezessete anos para os quais foi aplicado, como instrumento de coleta de dados, um questionário com perguntas abertas e fechadas. A investigação revelou que a constituição das disposições artísticas para a dança e a escolha das modalidades são influenciadas pelo capital econômico, capital social, capital simbólico e capital cultural, em suas três formas (incorporado, institucionalizado e objetivado). Os resultados apontaram que os agentes enfrentam algumas dificuldades para a manutenção da prática, porém, incorporam por meio da dança novas disposições que os levam a se organizar e mobilizar esforços, inclusive de seus familiares, para manterem-se no "universo da dança", como praticantes e como apreciadores.<hr/>The present text relates the study which consisted of a descriptive research with qualitative approach, whose objective was to investigate which dispositions and capitals influence teenagers on the dance practice in the city of Toledo - PR. From a specific clipping, the kinds of capitals which influence social agents for the dance practice and the choice of different modalities was described, relating the senses and meanings that the dancers, as social agents, attribute to dance, and discussing the effect of dance in the incorporation of dispositions and formation of the habitus of those individuals. As methodological-theorical reference, the sociological theory of Pierre Bourdieu was elected, emphasizing the instrumental using of some of his concepts, such as habitus, cultural capital, social capital, economical capital, symbolic capital and field. The sample consisted of sixty-eight individuals between the ages of twelve and seventeen. The instrument of data gathering consists of a questionnaire with open and closed questions. The investigation revealed that the constitution of artistic dispositions for dance and modality choice are influenced by cultural capital, in its three forms (incorporated, institutionalized and aimed). The results show that the agents go through some difficulty in the maintenance of practice, but they incorporate through dance new dispositions, which lead them to organize and mobilize efforts, including family ones, to keep themselves in the "dance universe", as dancers and as appreciators. <![CDATA[<b>Analysis of pedaling technique during cycling until exhaustion</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1980-65742012000300008&lng=en&nrm=iso&tlng=en O objetivo deste estudo foi verificar a influência da fadiga na técnica de pedalada durante teste de ciclismo máximo até a exaustão. Oito ciclistas treinados realizaram um teste incremental máximo e um teste de carga constante até a exaustão com 48 horas de intervalo. As forças resultante (FR) e efetiva (FE) aplicadas no pedal foram calculadas para a determinação do índice de efetividade (IE). A FE apresentou aumento entre o início e fim do teste (de 125 ± 16 para 169 ± 52 N, p=0,03), enquanto o IE e a FR não apresentaram alterações (de 0,55 ± 0,10 para 0,59 ± 0,08, p=0,14; de 230 ± 33 para 284 ± 72 N, p=0,08, respectivamente). O tornozelo apresentou aumento na amplitude de movimento (de 19º ± 4,69 para 28 ± 7,29º, p<0,01). Os resultados sugerem que, durante teste de carga constante até a exaustão, ciclistas treinados mantêm a técnica de pedalada e que esta pode ser uma estratégia para manter a potência.<hr/>The aim of this study was to investigate the effects of fatigue on the pedaling technique during maximal cycling test until exhaustion. Eight well-trained cyclists completed an incremental test and a constant workload cycling test until exhaustion with 48 hours of rest. The resultant (FR) and effective (FE) forces were calculated to obtain the index of effectiveness (IE). FE increased from the start to the end of the test (from 125 ± 16 to 169 ± 52 N, p=0.03), whereas no differences were observed for IE and FR (from 0.55 ± 0.10 to 0.59 ± 0.08, p=0.14; from 230 ± 33 to 284 ± 72 N, p=0.08, respectively). Increases in ankle joint range of motion were observed (from 19º ± 4.69 to 28 ± 7.29º, p<0.01). Results suggest that during cycling until exhaustion well-trained cyclists are able to sustain the pedaling technique, which can be an important strategy in order to sustain the power output. <![CDATA[<b>Does exercise influence the body posture in elderly women?</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1980-65742012000300009&lng=en&nrm=iso&tlng=en As alterações posturais associadas ao envelhecimento influem diretamente no desempenho de atividades da vida diária. E o exercício físico tem sido utilizado como forma de prevenção aos desgastes causados pelo avanço da idade. Este estudo objetivou comparar o perfil postural no plano sagital de idosas participantes do Estudo Multidimensional dos Idosos de Porto Alegre (EMIPOA) e idosas participantes de um programa de exercícios físicos (GEF), através de avaliação com o uso de posturógrafo. Utilizou-se o protocolo de Kendall, Mccreary e Provance (1995) para análise e classificação das posturas. Para o tratamento dos dados, foi utilizada estatística descritiva e teste de Kolmogorov-Smirnov (α<0,05) para comparação dos dois grupos. O perfil postural predominante nos grupos foi cifose-lordose. Não foi encontrada diferença significativa de predominância de perfil postural entre os grupos. Os resultados sugerem que o programa de exercícios não foi eficaz para produzir alterações do perfil postural no plano sagital para idosas.<hr/>Age-associated postural changes directly affect daily-task performance. Exercise has been used in order prevent impairments caused by aging process. This study has aimed to compare the postural profile at the sagittal plane of elderly women participants of the Multidimensional Study of Elderly in Porto Alegre (EMIPOA) and elderly women engaged in an exercise program (GEF) through posture grad assessment. Posterior image analysis and posture classification was done as described by Kendall, Mccreary e Provance (1995). We used descriptive statistics and the Kolmogorov-Smirnov test (α<0.05) to compare the results of the groups. Both groups presented the kyphosis-lordosis as predominant posture profile. There was no significant difference in prevalence of postural profile between EMIPOA and GEF. Results suggest that the exercise program was not effective to produce postural changes at the sagittal plane for elderly women. <![CDATA[<b>Effects of self-controlled knowledge of results in motor learning</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1980-65742012000300010&lng=en&nrm=iso&tlng=en O objetivo do presente estudo foi analisar três diferentes estratégias de fornecer conhecimento de resultados (CR): autocontrolado, yoked pareado por tentativa e yoked pareado pela frequência média total de CR, na prática aleatória. A amostra foi constituída por 45 voluntários universitários, distribuídos em três grupos (n= 15 sujeitos). A tarefa consistiu em pressionar as teclas 2, 4, 8 e 6 do teclado numérico de um computador, em três diferentes tempos alvo (700, 900 e 1100 ms), praticados aleatoriamente. O experimento constou de fase de aquisição e testes de retenção e transferência atrasados. A análise dos dados foi realizada por meio da ANOVA e não foi constatada diferença significativa entre os grupos. Os resultados demonstraram que não houve efeito das frequências autocontroladas para a aprendizagem motora quando se utiliza a prática aleatória. Além disso, uma nova possibilidade de parear o grupo autocontrolado foi apresentada.<hr/>The purpose of this study was to examine three different strategies to provide knowledge of results (KR), yoked paired by trial and yoked paired by average of total frequency of KR in random practice. The sample was composed by 45 volunteers, distributed into three groups (n=15 subjects). The task consisted of press three keys, 2, 4, 8 and 6 in the numeric keypad of the computer in three different total time (700, 900 and 1100 ms) in random practice. The experiment consisted of acquisition phase and delay retention and transfer test. The data analysis was conducted by ANOVA and the results were not demonstrated difference between groups. The results showed no effect of self-controlled frequency of KR to the motor learning when using random practice. In addition, a new possibility to be used the yoked group was presented. <![CDATA[<b>GaitGrabber system on kinematic gait analyses</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1980-65742012000300011&lng=en&nrm=iso&tlng=en O objetivo do presente estudo foi desenvolver e testar a confiabilidade e validade do Sistema GaitGrabber na obtenção de dados cinemáticos no plano sagital durante a marcha. Dezoito indivíduos participaram do estudo de confiabilidade e 28 do estudo de validade concorrente. O Sistema Qualisys Pro-Reflex foi usado como padrão ouro. O GaitGrabber calcula os ângulos relativos de quadril, joelho e tornozelo no plano sagital. O Coeficiente de Correlação Intraclasse (CCI) foi usado para comparação das médias dos picos angulares entre visitas. Para a validade, foi aplicada a análise de componentes principais. Os CCI variaram de moderados a excelentes e a validade do sistema foi comprovada para o tornozelo. Foi demonstrada diferença significativa na amplitude de movimento de quadril e joelho, a qual foi atribuída a características técnicas dos instrumentos. O Sistema GaitGrabber é válido e confiável e pode ser usado na clínica para análise cinemática da marcha no plano sagital.<hr/>The purpose of this study was to develop and test the validity and reliability of the GaitGrabber System in measuring kinematic variables in the sagittal plane during gait. Eighteen individuals participated in the reliability study and 28 in the concurrent validity study. The Qualisys Pro-Reflex System used as a gold standard reference system. The GaitGrabber calculates the relative angles at the hip, knee and ankle in the sagittal plane. The Intraclass Correlation Coefficient (ICC) was used to compare the average of the angular peaks between visits. The principal component analysis was used to test the validity of the system. The ICC ranged from moderate to excellent and the validity of the system was proved for the ankle. There were significant differences in the range of motion for the hip and knee joints which were attributed to different instrumental characteristics. The GaitGrabber system is valid and reliable and can be clinically used to analyze kinematics during gait in the sagittal plane. <![CDATA[<b>Effects of an exercise program on children's flexibility and vertical jump performance</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1980-65742012000300012&lng=en&nrm=iso&tlng=en Esse estudo investigou o efeito de um programa de exercícios na flexibilidade e impulsão vertical de escolares. 61 crianças (30 meninos) foram divididas em Grupo Controle Masculino (GCM), Grupo Intervenção Masculino (GIM), Grupo Controle Feminino (GCF) e Grupo Intervenção Feminino (GIF). O GIM e GIF foram submetidos a um programa de exercícios durante as aulas de Educação Física Escolar com duração de 12 semanas. Foram realizados os testes de "sentar-e-alcançar" e impulsão vertical anteriormente às 12 semanas e após o término deste programa. Os resultados indicaram que o GIF e o GIM aumentaram significativamente o desempenho nos testes de impulsão vertical e "sentar-e-alcançar" após o programa de intervenção (P<0,05). No GCM e GCF não foram verificadas diferenças significativas no desempenho do teste de impulsão vertical e "sentar-e-alcançar" (P&gt;0,05). O programa de intervenção utilizado nesse estudo foi eficiente em aumentar a flexibilidade e impulsão vertical de crianças.<hr/>This study investigated the effects of an exercise training program on flexibility and vertical jump performance in children at scholar age. 61 Children (30 boys) were divided in male control group (MCG), male intervention group (MIG), female control group (FCG) and female intervention group (FIG). MIG and FIG were submitted to an exercise training program during physical education classes for 12 weeks. The "sit-and-reach" and vertical jump tests were performed before and after 12 weeks of the exercise training program. The results demonstrated that MIG and FIG groups significantly increased the performance on vertical jump as well as the "sit-and-reach" tests after the exercise training program (P<0,05). There were no differences in MCG and FCG on vertical jump performance and "sit-and-reach" tests (P&gt;0,05). The exercise program used in this study was efficient to increase flexibility and vertical jump performance in children. <![CDATA[<b>Strength training with and without a vibration platform is capable to modulate heart rate variability?</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1980-65742012000300013&lng=en&nrm=iso&tlng=en Esse trabalho comparou a variabilidade da frequência cardíaca (VFC) de repouso antes e após 10 semanas de treinamento de força de grupos que usaram e não usaram a plataforma vibratória. Dezessete homens saudáveis foram divididos nos grupos treinamento de força convencional (TF) ou treinamento de força sobre a plataforma vibratória a frequência de 30 Hz (TF+V30). As mensurações do desempenho de força dinâmica máxima (1-RM) no exercício meio agachamento e da VFC de repouso foram feitas antes e após o programa de treinamento. Ambos os grupos tiveram aumento significante da força no período pós (de 15,1% no grupo TF e de 16,4% no grupo TF+V30), no entanto esse aumento se alterou na mesma magnitude para os dois grupos, não havendo diferença entre eles no desempenho de 1-RM nos períodos pré e pós-treinamento. Não foi observada diferença nas comparações entre os grupos e nas situações pré e pós-treinamento nas análises da VFC de repouso, no entanto a magnitude do effect size foi moderada (ES = 0,50-0,80) para algumas variáveis (intervalo R-R, desvio-padrão da média de todos os intervalos R-R - SDNN, raiz quadrada da média dos quadrados das diferenças entre os intervalos R-R sucessivos - RMSSD, componente de baixa frequência ajustada por meio de logarítmico - InLF e componente de alta frequência ajustada por meio de logarítmico - InHF) no grupo TF+V30 após o período de treinamento. Conclui-se que 10 semanas de treinamento de força com e sem a presença da vibração proporcionou aumento semelhante no desempenho de 1-RM em ambos os grupos e, embora o estímulo adicional da vibração tenha dado indícios de maior atividade vagal analisado por meio do ES, nenhum dos grupos apresentou alteração significante da VFC.<hr/>The current research compared resting heart rate variability (VFC) before and after 10 weeks of strength training in groups that used and did not use a vibration platform. Seventeen healthy men were divided into conventional strength training (TF) or strength training using a vibration platform with a frequency of 30 Hz (TF+V30) training groups. One repetition maximum load (1-RM) on half squat exercise and VFC measurements were determined pre- and post-training program. Both groups had improved 1-RM load after the program (15.1% in TF group and 16.4% in TF+V30 group), although this increase was changed in the same extent for the two groups and there was no difference in 1-RM load between groups pre- and post-training program. No significant difference was observed in resting VFC measurements between groups pre and post-training program, however the magnitude of the effect size was moderated (ES = 0.50-0.80) for some variables (R-R interval, standard deviation of all R-R interval - SDNN, RMSSD, log-transformed of low frequency - InLF, and log-transformed of high frequency - InHF) in TF+V30 group. It was concluded that 10 weeks of strength training program with or without the vibration platform provided similar increase in 1-RM load in both groups, and although some evidences in this study indicate that vibration can increase vagal activity analyzed by ES, in neither groups the strength training was able to change VFC significantly. <![CDATA[<b>Opening frontiers in physical education through body interaction video games</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1980-65742012000300014&lng=en&nrm=iso&tlng=en Os videogames, uma das mais fortes correntes da indústria do entretenimento, têm também influenciado a área da Educação Física através de novos dispositivos digitais que possibilitam a interação corporal. O videogame Wii Fit, objeto desta pesquisa, é um destes jogos, que tem como principal objetivo incentivar a prática de atividades físicas de maneira lúdica. Este artigo apresenta um estudo com base na etnografia virtual, envolvendo uma análise de conteúdo on-line sobre como os usuários do jogo Wii Fit o têm percebido. Três comunidades virtuais foram pesquisadas, buscando relatos sobre as percepções dos usuários quanto à influência do jogo em suas práticas de atividade física e manutenção de uma alimentação saudável. A investigação realizada permitiu concluir que o jogo Wii Fit funciona como uma ferramenta educativa capaz de levar os usuários a práticas físicas mais regulares bem como aos hábitos alimentares mais saudáveis.<hr/>The industry of video games, one of the most prominent, has also influenced the area of physical education through new digital devices which enable body interaction. The videogame Wii Fit, object of this research, is one of these games which tries to promote the practice of physical activity in an entertaining way. This article presents a study based on virtual ethnography, involving an online content analysis about the perceptions of Wii Fit users about the game. Three virtual communities have been analyzed, looking for posts about the perceptions of users regarding the influence of the game in their physical activity practices and healthy eating. The investigation showed that Wii Fit works as an educational tool that is able to influence users for regular physical activities as well as healthier nutrition habits. <![CDATA[<b>Proposals for state Physical Education curriculum</b>: <b>analysis-evaluation intentionality of the binomial</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1980-65742012000300015&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este trabalho analisou a coerência interna entre as intencionalidades e as avaliações contidas em propostas curriculares Estaduais para educação física escolar do sudeste brasileiro. Caracterizou-se como um estudo documental de abordagem qualitativa que teve como fonte dos dados as propostas curriculares disponibilizadas digitalmente. Estes foram tratados a partir da análise de conteúdo categorial por temática. Reconhecemos incoerência entre os elementos intencionalidade e avaliação, sendo estes trabalhados como partes independentes no processo de ensino-aprendizagem, exceto nas propostas do Espírito Santo e Rio de Janeiro. Encontramos, majoritariamente, a utilização dos termos competências e habilidades, vinculados à busca por resultados quantitativos em sistemas avaliativos no âmbito nacional, em detrimento das conquistas qualitativas no cenário educacional. Ainda que tenhamos feito análise documental acreditamos que o binômio intencionalidade-avaliação pode/deve ser melhor refletido/elaborado para que o processo/produto da aprendizagem se torne significativo para a formação do aluno e não visto apenas como números atingidos ou documentos inócuos.<hr/>This study examined the internal consistency between intentions and assessments contained in proposals to state curricular physical education in southeastern Brazil. Characterized as a desk study of qualitative approach was used as a source of data available digitally curricular proposals. These were treated as categorical content analysis by theme. We recognize the inconsistency between intention and evaluation elements, and they worked as independent parties in the process of teaching and learning, except in the proposals of the Holy Spirit and Rio de Janeiro. We find, mostly, to use the terms competencies and skills related to the search for quantitative results in the national systems of evaluation at the expense of qualitative achievements in the educational setting. Although we did document analysis we believe that the binomial intentionality-assessment can / should be better reflected / prepared for the process / product of learning to become meaningful to the student's education and not just seen as innocuous documents or hit numbers. <![CDATA[<b>The environmentalization of physical education curricula in higher education</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1980-65742012000300016&lng=en&nrm=iso&tlng=en Os debates em torno das questões ambientais se expandem por vários campos, promovendo diferentes modos de se relacionar com o tema e suas problemáticas. A multiplicidade de significações consequentes desses encontros deve ser considerada nos processos de disputa simbólica em que são formuladas, dentre eles, a ambientalização curricular da educação superior. Assim, o objetivo central desse artigo, sustentado por pesquisa teórica, é analisar como a inserção da dimensão ambiental está sendo estruturada na educação física no ensino superior brasileiro. Para tanto, o artigo foi dividido em quatro partes, apresentando: a) elementos da ambientalização curricular no ensino superior; b) algumas particularidades da educação física enquanto área de conhecimento; c) o papel das atividades na natureza na ambientalização curricular da educação física; d) as considerações finais, buscando compreender os caminhos da ambientalização curricular da educação física no ensino superior brasileiro.<hr/>Discussions surrounding environmental issues span multiple fields, promoting different ways to relate to the theme. The multiplicity of meanings resulting from these encounters should be analyzed regarding the processes of symbolic dispute in which they are formulated, among them, the environmentalization of curricula in higher education. This article, sustained by theoretical research, aims to analyze how the insertion of the environmental dimension is being structured in physical education in Brazilian higher education settings. To this end, the article was divided into four parts, showing: a) elements of curricular environmentalization in higher education; b) some particularities of physical education as area of knowledge construction; c) the role of nature (outdoor) activities in the environmentalization of physical education curricula; d) the final considerations, seeking to understand the processes of environmentalization of physical education curricula in Brazilian higher education. <![CDATA[<b>Inserting Physical Education in the area of Languages, codes and their technologies</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1980-65742012000300017&lng=en&nrm=iso&tlng=en Os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio introduziram a Educação Física na área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, juntamente com as disciplinas Língua Portuguesa, Artes, Informática, Literatura e Língua Estrangeira Moderna. Diante disso, este trabalho se propôs a investigar como professores das referidas disciplinas interpretam a inserção da Educação Física nessa área. Participaram deste estudo de caso qualitativo 16 professores de três escolas públicas estaduais, com mais de 1.500 alunos. Os resultados, obtidos por meio de questionário, evidenciam a dificuldade dos professores de trabalhar interdisciplinarmente, de identificar as relações possíveis entre as disciplinas e, inclusive, de reconhecer a Educação Física como integrante da área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Essas constatações configuram, portanto, aspectos relevantes a serem considerados no desafio de implementação das proposições legais nas escolas da Educação Básica.<hr/>The High School National Curriculum Parameters introduced Physical Education in the area of Languages, Codes and their Technologies, along with other subjects like Portuguese language, Arts, Information Technology, Literature and Foreign Modern Language. Thus, this study aimed to investigate how teachers understand Physical Education in this area. For achieving this, a qualitative case study was done, in which 16 teachers from three public state schools with over 1.500 students. The results, obtained through a questionnaire, demonstrate the teachers' difficulty in developing interdisciplinary projects, in identifying the possible relations among disciplines, and even in recognizing Physical Education as part of the area of Languages, Codes, and their Technologies. These are, therefore, important issues to be considered in the challenge of implementing the legal propositions in the schools of Primary Education. <![CDATA[<b>Training strategies for elementary education teachers in physical activity and health eating</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1980-65742012000300018&lng=en&nrm=iso&tlng=en O estudo avaliou efeitos de aprendizagem gerados por intervenções educativas longa (IL) e curta (IC) nos conhecimentos em alimentação saudável e atividade física. 42 professores de duas escolas públicas de ensino fundamental responderam a questionários de conhecimento com nota de 0 a 10, pré e pós-intervenção. A IL ofereceu um curso de 40 horas e a IC ofereceu uma palestra de 30 minutos; os dois grupos receberam o mesmo material educativo impresso. As intervenções produziram aumento estatisticamente significativo (p<0,05) no conhecimento médio em alimentação saudável [IL: +1,19 (EP=0,31) e IC: +1,18 (EP=0,34) pontos]. Em atividade física a mudança no conhecimento médio só foi estatisticamente significativa na IL [IL +1,69 (EP=0,52) e IC -0,36; (EP=0,45) pontos]. Houve diferença significativa nas notas finais entre grupos para conhecimento em atividade física. Ações educativas simples produziram efeitos positivos no conhecimento sobre alimentação saudável, entretanto, para atividade física pode ser necessário maior tempo de intervenção.<hr/>The study evaluated the learning effects generated by long (IL) and short (IC) educational interventions in health eating and physical activity knowledge. 42 teachers from two public elementary schools completed knowledge questionnaires with a 0-10 grade, pre and post-intervention. IL offered a 40 hours course and IC offered a 30 minutes lecture, and both groups received the same printed educational material. The intervention produced a statistically significant (p<0.05) increased in averaged health eating knowledge [IL: +1.19 (SE=0.31) and CI: +1.18 (SE 0.34) points]. In physical activity, change in average knowledge was only statically significant in IL [IL + 1.69 (SE=0.52) and IC -0.36; (SE=0.45) points]. There were significant differences between groups in final notes for physical activity knowledge. Simple educational activities produced positive effects on health eating knowledge however, for physical activity may be necessary longer intervention. <![CDATA[<b>Lipophobia in the speeches of physical exercise female practitioners</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1980-65742012000300019&lng=en&nrm=iso&tlng=en Atualmente a valorização da magreza tem contribuído para a formação de sujeitos lipofóbicos pautados num regime de verdade sobre o corpo que expressa ideais biopolíticos de maximização econômica. Recorremos à teoria de Foucault para analisar as formas de problematização produzidas e reproduzidas pelos sujeitos lipofóbicos acerca do corpo gordo, a partir das falas de 30 mulheres praticantes de exercício físico em academias de ginástica da cidade do Recife. Para coletar os discursos utilizamos um roteiro de entrevista composto por imagens (photo elicitation). A análise seguiu a proposta arqueológica foucaultiana. Os pensamentos sobre o corpo gordo revelaram três manifestações da lipofobia (medo da gordura, medo de engordar e medo de ser improdutivo). O discurso médico, a mídia e a moda produzem discursos e práticas que desencadeiam efeitos sociais de lipofobia. Os resultados demonstram a necessidade de expandir as investigações sobre a produção de verdades acerca do corpo e seus possíveis regimes de existência.<hr/>Currently, the valuation of thinness has contributed to the formation of lipophobic subjects oriented in a regimen of truth that expresses biopolitical ideals. In this study we used Foucault's theory to analyze how lipophobic subjects produced and reproduced thoughts about body fat, from the speech of 30 women-exercising in gym clubs of the city of Recife. To collect the discourses we used an interview guide composed of images (photo elicitation). The analysis followed Foucault's archaeological proposal. Thoughts on the fat body showed three manifestations of lipophobic attitudes (fear of fat, fear of fat and fear of being unproductive). The medical discourse, media and fashion produces discourses and practices that triggers social lipophobic effects. The results demonstrate the need to expand investigations into the production of truths about the body and their possible systems of existence. <![CDATA[<b>Behavioral information effects on postural control intrinsic dynamics</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1980-65742012000300020&lng=en&nrm=iso&tlng=en Esse estudo teve como objetivo examinar possíveis alterações na dinâmica intrínseca de crianças e adultos decorrentes de informações externas na realização de uma tarefa de manutenção da postura ereta. Participaram do estudo dez crianças de 8 anos de idade e dez adultos jovens de ambos os gêneros. Eles permaneceram na posição ereta dentro de uma sala móvel que foi movimentada continuamente para frente e para trás. Os participantes recebiam informação sobre o movimento da sala e eram solicitados a não oscilar ou a oscilar junto com o movimento da mesma. Os resultados mostraram que a manipulação da informação visual induziu oscilação corporal correspondente (dinâmica intrínseca) em crianças e adultos. Informação sobre o movimento da sala e solicitação de uma ação (informação comportamental) alteraram o relacionamento entre informação visual e oscilação corporal. Crianças apresentaram mais dificuldades em alterar a dinâmica intrínseca do que adultos, indicando que elas são mais dependentes da dinâmica intrínseca do que adultos. Esses resultados trazem implicações importantes para a situação de ensino-aprendizagem, pois indica que aprendizagem envolvendo crianças deve ser estruturada propiciando condições mais favoráveis para alterações na dinâmica intrínseca para que os objetivos da mesma sejam alcançados.<hr/>The purpose of this study was to examine possible changes in the intrinsic dynamics of children and adults resulting from external information in upright stance task. Ten eight-year-old children and ten young adults, both genders, maintained upright position inside a moving room that was continuously moved frontward and backward. Participants were informed about the room movement and they were requested to sway or not sway with the moving room. The results showed that visual manipulation induces correspondent body sway (intrinsic dynamics) in children and adults. Information about the room movement and the request of an action (behavioral information) changed the relation between visual information and body sway. Although it can be changed, children showed more difficulty in changing the intrinsic dynamics than adults, showing that they are more dependent on intrinsic dynamics than adults. These findings bring important implications to learning, suggesting that children's learning opportunities must be structured properly in order to provide condition of intrinsic dynamics changes towards the goals of the task at hand. <![CDATA[<b>Physical</b><b> Education and professional registration</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1980-65742012000300021&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este trabalho tem por objetivo analisar, com base nas legislações pertinentes, a legitimidade das Instituições de Ensino Superior para atuarem no polo passivo das demandas judiciais relacionadas ao registro de egressos dos cursos de licenciatura plena em Educação Física nos Conselhos Regionais de Educação Física. Trata-se de um estudo de caso, com abordagem qualitativa. Configura-se como uma pesquisa documental. Conclui-se que as Instituições de Ensino Superior devem tomar postura inequívoca: primeiro, não resta configurada a falha na prestação de serviço; segundo, não há omissão da informação vertente à mudança da legislação do oferecimento do curso de Licenciatura e Bacharelado Educação Física; terceiro, não há comprovação de vício no serviço contratado e oferecido, ao contrário resta comprovado que os cursos estão em conformidade com a legislação vigente no País e com os Direcionais Curriculares do Ministério da Educação. Evidencia-se que não há Lei que restrinja o campo de atuação do licenciado em Educação Física à Educação Básica. De outro lado, comprova-se que o bacharel em Educação Física não pode atuar na Educação Básica em função da Lei 9394/96.<hr/>This study aims to examine, based on relevant legislation, the legitimacy of higher education institutions to work in passive the lawsuits related to the registration of graduates of full degree in Physical Education in Regional Council of Physical Education. This is a case study with a qualitative approach. It is a documentary research. We conclude that higher education institutions must take clear stance: first, there remains set to fail in service delivery and secondly, there is no omission of information aspect of the legislation to change the offering of the Bachelor's Degree and Teaching in Physical Education; third There is no evidence of defect in the service contract and offered, instead remaining proven that the courses are in accordance with current legislation in the country and the Directional Curriculum of the Ministry of Education. It is evident that there is no law which restricts the field for a degree in Physical Education to Basic Education. On the other hand, proves that the degree in Physical Education cannot act in the Basic Education Law in light of 9394/96.