Scielo RSS <![CDATA[Trabalho, Educação e Saúde]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=1981-774620140003&lang=es vol. 12 num. 3 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[Editorial]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-77462014000300473&lng=es&nrm=iso&tlng=es <![CDATA[Contribuciones epistemológicas de la ergología para la regulación en la salud]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-77462014000300483&lng=es&nrm=iso&tlng=es A regulação em saúde consiste em uma atividade complexa que compreende diversos instrumentos e estratégias e pode ser dividida em duas dimensões: socioeconômica e gerencial. Este estudo teórico-conceitual busca discutir como os referenciais da abordagem ergológica contribuem epistemologicamente para a regulação em saúde. A ergologia é considerada uma tentativa de compreensão do ir e vir do microcosmo da atividade humana ao macrocosmo da vida social. Tal perspectiva discute o debate de normas e valores e as crises permanentes entre o econômico, o político, o jurídico e a atividade humana que existem na sociedade. Nesse sentido, o presente estudo discute como a abordagem dialética da ergologia, isto é, uma perspectiva que considera que o avanço histórico-social ocorre por meio de oposições, pode contribuir no entendimento da arena de disputas em que se converte a atividade regulatória em saúde, no consequente fortalecimento dos seus objetivos sociais, econômicos e gerenciais e na minimização de seus principais limites.<hr/>Healthcare regulation is a complex activity that includes many tools and strategies and can be divided into two dimensions: Socioeconomic and managerial. This theoretical-conceptual study discusses how the references of the ergological approach contribute epistemologically to healthcare regulation. Ergology is considered as an attempt to understand how the microcosm of human activity flows into and out of the macrocosm of social life. This perspective discusses the debate concerning norms and values and the ongoing crisis among the economic, political, legal and human activity that exists in society. In this sense, this study discusses how the dialectic approach of ergology, i.e. a perspective that considers that historical and social progress occurs through opposition, can contribute to the understanding of the arena of disputes that the regulatory activity in health is turned into, in the consequent strengthening of its social, economic and managerial objectives, and in minimizing its main limitations.<hr/>La regulación en la salud es una actividad compleja que incluye diferentes instrumentos y estrategias, y se puede dividir en dos dimensiones: socioeconómica y gerencial. Este estudio teórico-conceptual busca discutir cómo las referencias del abordaje ergológico contribuyen, epistemológicamente, a la regulación de la salud. La ergología se considera un intento de comprender el ir y venir del microcosmos de la actividad humana hacia el macrocosmo de la vida social. Tal perspectiva discute el debate sobre las normas y los valores y las crisis permanentes entre lo económico, político, jurídico y la actividad humana que existen en la sociedad. En este sentido, el presente estudio discute cómo el enfoque dialéctico de la ergología, es decir, una perspectiva que considera que el progreso histórico y social ocurre a través de oposiciones, puede contribuir a la comprensión de la arena de controversias en que se convierte la actividad reguladora en materia de salud, en el consiguiente fortalecimiento de sus objetivos sociales, económicos y gerenciales, y en la minimización de sus principales límites. <![CDATA[Privatización de la gestión y organizaciones sociales en la atención a la salud]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-77462014000300499&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo procura discutir os avanços recentes da contrarreforma do Estado na saúde, particularmente na privatização da gestão para organizações sociais, e ainda apresenta um enfoque teórico explicativo desse fenômeno na atualidade. São investigadas as novas configurações do sistema de saúde brasileiro resultantes das interações entre o Estado e o mercado, mediante a abordagem dos anos que se iniciam no primeiro governo Lula, de 2003 até o presente, e enfoque das organizações sociais sediadas ou atuantes nos estados do Rio de Janeiro e de São Paulo. A despeito das expectativas criadas de mudanças substanciais na política econômica e social, o governo Lula manteve elementos importantes dos governos que o precederam a partir dos anos 1990. No plano estadual, o governo Sérgio Cabral Filho priorizou claramente a terceirização. É feita uma análise crítica dos argumentos empregados para impulsionar essa contrarreforma, utilizando-se algumas análises de casos. Ao final, elabora-se uma tese explicativa desse avanço à luz das transformações da base material e da superestrutura política do capitalismo contemporâneo e da formação social brasileira.<hr/>This article discusses the recent progress made in the counter-reform of the State in health, particularly in the privatization of the management for social organizations, and it also presents an explanatory theoretical focus on this phenomenon today.The new settings of the Brazilian health system resulting from the interactions between the State and the market are investigated by addressing the years beginning in the first Lula administration, from 2003 to the present, and the focus of the social organizations based or active in the states of Rio de Janeiro and São Paulo. Despite the expectations created for substantial changes in the economic and social policies, the Lula administration maintained important elements of governments that preceded him from the 1990s. At the state level, the Sérgio Cabral Filho administration clearly prioritized outsourcing. A critical analysis of the arguments used to boost this counter-reform is made based on a few case studies. At the end, an explanatory thesis is presented on the progress made in the light of the transformations of the material base, of the political superstructure of contemporary capitalism, and of the Brazilian social formation.<hr/>Este artículo trata de discutir los últimos avances en la contrarreforma del Estado en la salud, en particular, en la privatización de la gestión para organizaciones sociales, y también presenta un enfoque teórico explicativo de este fenómeno en la actualidad. Se investigan las nuevas configuraciones del sistema de salud brasileño como resultado de las interacciones entre el Estado y el mercado, abordando los años a partir del primer gobierno de Lula, desde 2003 hasta el presente, y el enfoque de las organizaciones sociales con sedes o actuantes en los estados de Río de Janeiro y São Paulo. A pesar de las expectativas creadas de cambios sustanciales en la política económica y social, el gobierno de Lula mantuvo elementos importantes de los gobiernos que le precedieron desde la década de 1990. A nivel de estado, el gobierno de Sérgio Cabral Filho claramente priorizó la subcontratación. Se hace un análisis crítico de los argumentos utilizados para impulsar esta contrarreforma, utilizando algunos análisis de casos. Por último, se elabora una tesis explicativa de este avance a la luz de las transformaciones de la base material y de la superestructura política del capitalismo contemporáneo y de la formación social brasileña. <![CDATA[Educación, investigación participante y salud: las ideas de Carlos Rodrigues Brandão]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-77462014000300519&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo tem como objetivo analisar as obras do autor brasileiro Carlos Rodrigues Brandão relacionadas ao campo da educação e da pesquisa participante, destacando os seus pressupostos teóricos e estabelecendo relações com o campo da saúde. Realizamos uma investigação de caráter qualitativo e de tipo exploratório-descritivo, adotando a pesquisa bibliográfica como procedimento metodológico. 'Educação' foi a categoria teórica principal. Ademais, obtivemos as seguintes categorias empíricas advindas das análises textuais: 'educações'; 'sempre aprendemos uns com os outros'; 'uma antropologia participante'; 'liberdade, autonomia e esperança'; 'pesquisa participante'; 'diálogo: (re)construção do conhecimento ou construção de saberes'; 'pesquisa, conhecimento e tempo'; 'o sentido da palavra: direito de pronunciar o sentido do mundo'. Verificamos importantes fundamentos de uma concepção crítica de educação que podem contribuir como base para práticas democráticas de saúde, como, por exemplo, a ideia de 'diálogo' como pedra angular pedagógica, que possibilita processos de interação de sujeitos e a construção social do conhecimento.<hr/>This article aims to analyze the work of Brazilian author Carlos Rodrigues Brandão as related to the field of education and participatory research, highlighting his theoretical assumptions and establishing relationships with the field of healthcare. We conducted a qualitative, exploratory-descriptive investigation, using literature research as a methodological procedure. 'Education' was the main theoretical category. Additionally, we obtained the following empirical categories arising from textual analysis: 'Educations;' 'always learn from each other;' 'a participatory anthropology;' 'freedom, autonomy, and hope;' 'participatory research;' 'dialog: (Re)construction of knowledge or construction of knowledge;' 'research, knowledge, and time;' 'The sense of the word: the right to pronounce the meaning of the world.' We checked important foundations of a critical conception of education that can contribute as a basis for democratic health practices, such as the idea of 'dialog' as a pedagogical cornerstone that enables interaction processes among individuals and the social construction of knowledge.<hr/>Este artículo tiene como objetivo analizar las obras del autor brasileño Carlos Rodrigues Brandão, relacionadas al campo de la educación y de la investigación participante, destacando sus premisas teóricas y estableciendo relaciones con el campo de la salud. Se realizó una investigación de carácter cualitativo y de tipo exploratorio-descriptivo, adoptando la investigación bibliográfica como procedimiento metodológico. "Educación" fue la categoría teórica principal. Además, se obtuvieron las siguientes categorías empíricas surgidas de los análisis textuales: "educaciones"; "siempre aprendeemos unos con otros"; "una antropología participante"; "libertad, autonomía y esperanza"; "investigación participante"; "diálogo: (re)construcción del conocimiento o construcción de saberes"; "investigación, conocimiento y tiempo"; "el sentido de la palabra: derecho de pronunciar el sentido del mundo". Se verificaron fundamentos importantes de una concepción crítica de educación que pueden contribuir como base para prácticas democráticas de salud como, por ejemplo, la idea de "diálogo" como piedra angular pedagógica, que permite procesos de interacción de individuos y la construcción social del conocimiento. <![CDATA[Implantación de una política de educación permanente en salud en Rio Grande do Sul, Brasil]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-77462014000300541&lng=es&nrm=iso&tlng=es A Política Nacional de Educação Permanente em Saúde foi instituída em 2004 como estratégia do Sistema Único de Saúde para a formação de recursos humanos. Uma portaria do Ministério da Saúde definiu diretrizes para a sua implementação, fortalecendo as escolas técnicas do Sistema Único de Saúde como instituições prioritárias na articulação e execução da formação de trabalhadores do nível médio. Este artigo foi elaborado com base em resultados de pesquisa qualitativa. A coleta de dados constituiu-se da análise temática dos documentos das oficinas de sensibilização e das entrevistas aplicadas a gestores regionais, estaduais e técnicos das coordenadorias regionais de saúde que participaram de oficinas de sensibilização, além de técnicos da Escola Estadual de Educação Profissional em Saúde do Rio Grande do Sul. Os resultados indicam que eles tinham conhecimentos sobre a portaria e que as potencialidades estavam no financiamento federal, no acesso ao Colegiado de Gestão Regional e no comprometimento dos envolvidos. Já as dificuldades eram a falta de recursos humanos na Secretaria de Estado de Saúde, ocasionando sobrecarga de trabalho; o fato de a escola não ser descentralizada e não estar credenciada no estado; a liberação dos trabalhadores municipais para formação e entraves operacionais na execução de recursos financeiros no estado.<hr/>The National Policy on Continuing Education in Health was established in 2004 as the National Health System's strategy for human resource training. A Ministry of Health ordinance set guidelines for its implementation, reinforcing the technical Health System schools as priority institutions in coordinating and implementing the training of mid-level workers. This article was based on the results of a qualitative survey.Data collection consisted of the thematic analysis of documents originating from the awareness raising workshops and from interviews applied to regional, state, and technical managers of the regional health departments who attended the workshops, in addition to technicians from the State School of Professional Education in Health of Rio Grande do Sul (Brazil). The results indicate that they had knowledge of the ordinance and that the potential was in federal funding, access to the Regional Management Board, and in the commitment of those involved. The difficulties, meanwhile, were the lack of human resources in the State Department of Health, causing work overload; the fact that the school is neither decentralized nor accredited by the state; the release of municipal workers for training, and operational barriers in the implementation of financial resources in the state.<hr/>La Política Nacional de Educación Permanente en Salud fue creada en 2004 como estrategia del Sistema Único de Salud para la formación de recursos humanos. Una ordenanza del Ministerio de Salud ha establecido directrices para su implementación, fortaleciendo las escuelas técnicas del Sistema Único de Salud como instituciones prioritarias en la articulación y ejecución de la formación de los trabajadores de nivel medio. Este artículo fue elaborado con base en resultados de investigación cualitativa. La recolección de datos consistió en el análisis temático de los documentos de los talleres de sensibilizac ión y entrevistas aplicadas a gestores regionales, es tatales y técnicos de las coordinaciones regionales de salud que participaron en talleres de sensibilización, además de técnicos de la Escuela Estatal de Educación Profesional de la Salud de Río Grande do Sul (Brasil). Los resultados indican que ellos tenían conocimiento de la ordenanza y que las potencialidades estaban en el financiamiento federal, en el acceso al Colegiado de Gestión Regional y en el compromiso de los involucrados. Por otro lado, las dificultades eran la falta de recursos humanos en la Secretaría Estatal de Salud, que ocasionaba la sobrecarga de trabajo; el hecho de que la escuela no sea descentralizada y de no estar acreditada en el estado; la liberación de los trabajadores municipales para la formación y las barreras operativas en la ejecución de los recursos financieros en el estado. <![CDATA[Concepciones de enfermeros sobre la política nacional de atención integral a la salud del hombre]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-77462014000300563&lng=es&nrm=iso&tlng=es O estudo objetivou conhecer a implantação da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem na ótica dos enfermeiros. Trata-se de uma pesquisa qualitativa exploratória e descritiva, em que foram entrevistados 17 enfermeiros dos municípios da Associação dos Municípios do Entre Rios, em Santa Catarina. Após análise dos dados, considerou-se que há fragilidades no conhecimento da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem, bem como em ações realizadas nos municípios. A saúde do homem está centrada no modelo biomédico de atenção à saúde. Conclui-se que há necessidade de capacitação dos profissionais para o desenvolvimento da política de acordo com os seus pressupostos.<hr/>This article focuses on the implementation of the National Men's Health Care Policy from the nurses' perspective. It is an exploratory and descriptive qualitative study in which 17 nurses from the municipalities of the Entre Rios Municipalities Association, in Santa Catarina (Brazil), were interviewed. After analyzing the data, it was concluded that there are knowledge gaps both concerning the NationalMen's Health Care Policy and on the actions carried out at the municipalities. Men's health is focused on the biomedical health care model. It is concluded that there is need to train the professionals in order to attain the development of the policy pursuant to its assumptions.<hr/>El estudio buscó conocer la implantación de la Política Nacional de Atención Integral a la Salud del Hombre desde la óptica de los enfermeros. Se trata de un estudio cualitativo, exploratorio y descriptivo, en el que se entrevistaron a 17 enfermeros de los municipios de la Asociación de los Municipios de Entre Ríos, en Santa Catarina (Brasil). Después de analizar los datos, se consideró que hay fragilidades en el conocimiento de la Política Nacional de Atención Integral a la Salud del Hombre, así como en las acciones realizadas en los municipios. La salud del hombre se centra en el modelo biomédico de atención a la salud. Se concluye que hay necesidad de capacitación de los profesionales para el desarrollo de la política de acuerdo con sus premisas. <![CDATA[Supervisión de trabajadores de enfermería en unidad básica de salud]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-77462014000300577&lng=es&nrm=iso&tlng=es Aborda-se, neste artigo, a supervisão de trabalhadores de enfermagem de nível médio no atendimento da demanda espontânea em uma unidade básica de saúde na cidade de São Paulo. Seu objetivo foi analisar como se processa a supervisão desses trabalhadores e a maneira de atuação do supervisor. É um estudo qualitativo baseado na observação direta de uma semana típica de trabalho, com análise temática apoiada no software NVivo e no referencial da supervisão do processo de trabalho. Observaram-se 55 atendimentos realizados pelos trabalhadores de enfermagem com a solicitação de supervisão em 23 casos. Tanto nas solicitações de supervisão quanto nas respostas dos supervisores predominou o enfoque biomédico centrado em queixas agudas ou crônicas e prescrições medicamentosas e de exames. Concluiu-se que a supervisão dos trabalhadores de enfermagem de nível médio por profissional de nível superior na recepção da demanda espontânea potencializa a resolubilidade dessa atividade. Recomenda-se, no entanto, ampliar o enfoque da apreensão e da análise das necessidades do usuário na perspectiva da integralidade.<hr/>The issue addressed in this article is the supervision of middle-level nursing staff in serving spontaneous demand at a basic health unit in São Paulo (Brazil). The goal was to analyze how these workers are supervised and how the supervisor proceeds. It is a qualitative study based on the direct observation of a typical work week, with thematic analysis supported by the NVivo software and by the work process supervision framework. Fifty-five cases served by the nursing staff, done at the supervisor's request in 23 cases, were observed. The biomedical approach focused on acute or chronic complaints and on drug prescriptions and tests predominated both in cases requested by the supervision and in the supervisors' responses. It was concluded that the supervision of the mid-level nursing staff by a higher level professional in the receipt of spontaneous demand enhances this activity's solvability. It is recommended, however, to expand the focus of the understanding and analysis of user needs from the perspective of completeness.<hr/>Se aborda, en este artículo, la supervisión del personal de enfermería de nivel medio en la atención de la demanda espontánea en una unidad básica de salud en la ciudad de São Paulo (Brasil). Su objetivo fue analizar cómo se maneja la supervisión de estos trabajadores y la forma de actuar del s upervisor. Se trata de un estudio cualitativo basado en la observación directa de una semana de trabajo típica, con el análisis temático apoyado por el software NVivo y con referencia de la supervisión del proceso de trabajo. Se observaron 55 atenciones realizadas por el personal de enfermería con solicitud de la supervisión en 23 casos. Tanto enlas solicitudes de supervisión como en las respuestas de los supervisores predominó el enfoque biomédico centrado en las quejas agudas o crónicas e en las prescripciones de medicamentos y exámenes. Se concluyó que la supervisión del personal de enfermería de nivel medio por profesional de nivel superior, en la recepción de la demanda espontánea, mejora la capacidad de resolución de esta actividad. Se recomienda, sin embargo, ampliar el enfoque de asimilación y análisis de las necesidades del usuario desde el punto de vista de la integralidad. <![CDATA[El papel del trabajo y de la formación académica en el proyecto profesional del trabajador de la salud]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-77462014000300595&lng=es&nrm=iso&tlng=es O objetivo do estudo foi analisar os determinantes para a escolha da Estratégia Saúde da Família como campo de atuação profissional, a fim de verificar a influência da formação acadêmica e suas implicações. Foram entrevistados individualmente, de outubro de 2006 a fevereiro de 2007, 22 profissionais de nível superior (cirurgiões-dentistas, enfermeiros e médicos) de equipes da Saúde da Família de um município de Mato Grosso do Sul. As entrevistas foram gravadas, transcritas e analisadas de acordo com o referencial teórico-metodológico da psicologia sócio-histórica. Observou-se que a escolha profissional para a Estratégia Saúde da Família não ocorreu de forma reflexiva e crítica, sendo influenciada principalmente pela expansão da área e oferta de emprego, o que pode comprometer a atuação profissional. Sugere-se investimento nos processos educativos como uma forma de incentivar e favorecer a atuação e o compromisso dos profissionais com o Sistema Único de Saúde e, especialmente, a Saúde da Família.<hr/>This study aimed to analyze the determining factors for the choice of the Family Health Strategy as a field of professional practice in order to check for the influence of academic education and its implications. From October 2006 to February 2007, 22 higher level professionals (dentists, nurses and physicians) working in Family Health teams in a municipality of the state of Mato Grosso do Sul (Brasil) were interviewed individually. The interviews were recorded, transcribed, and analyzed pursuant to the theoretical and methodological framework of socio-historical psychology. It was observed that the professional choice of the Family Health Strategy was not reflective and critical, rather influenced mainly by the expansion of the area and job offers, a fact that may compromise their professional activities. We suggest investing in educational processes as a way to encourage and promote the work and the commitment of professionals with the Health System and, especially,Family Health.<hr/>El objetivo del estudio fue analizar los factores determinantes para la elección de la Estrategia de la Salud de la Familia como campo de actuación profesional, con el fin de comprobar la influencia de la formación académica y sus implicaciones. Fueron entrevistados individualmente, entre octubre de 2006 y febrero de 2007, 22 profesionales de nivel superior (cirujanos dentistas, enfermeros y médicos) de los equipos de la Salud de la Familia de un municipio de Mato Grosso do Sul (Brasil). Las entrevistas fueron grabadas, transcritas y analizadas de acuerdo con el marco teórico y metodológico de la psicología socio-histórica. Se observó que la opción profesional para la Estrategia de la Salud de la Familia no ocurrió en forma reflexiva y crítica, sino que fue influenciada principalmente, por la expansión del área y por las ofertas de empleo, lo que puede comprometer su actividad profesional. La sugerencia es invertir en procesos educativos como una forma de incentivar y favorecer la actuación y el compromiso de los profesionales con el Sistema Único de Salud y, sobre todo, con la Salud de la Familia. <![CDATA[Repercusiones del entorno hospitalario desde la perspectiva de los trabajadores de limpieza]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-77462014000300615&lng=es&nrm=iso&tlng=es Objetivou-se compreender o trabalho de limpeza hospitalar da perspectiva dos trabalhadores e descrever, na visão deles, as repercussões da ambiência hospitalar sobre o seu cotidiano de vida e trabalho. É um estudo de caso de abordagem qualitativa, empregando a hermenêutica como apoio teórico-metodológico. Os dados foram colhidos por meio da observação não participante e de entrevista com cinco trabalhadoras da limpeza de um hospital universitário. A análise foi por meio de leituras, buscando-se as unidades de significados contidas na transcrição dos dados empíricos, que permitiu o desmembramento em duas categorias: o cotidiano do trabalho de limpeza hospitalar e os reflexos da terceirização na vida do trabalhador da limpeza hospitalar. No hospital estudado, predominou o trabalho feminino e a constante preocupação com os riscos à saúde, principalmente os riscos biológicos. A terceirização reflete-se diretamente sobre o trabalhador, causando-lhe a sensação de um menor valor social e humano. Aponta-se a necessidade dos hospitais oferecerem um ambiente mais acolhedor ao trabalhador terceirizado da limpeza, tão exigidos física e mentalmente.<hr/>This study aimed to understand the hospital cleaning work from the workers' perspective and to describe, from their viewpoint, the impact the hospital environment has on their daily life and work. It is a qualitative case study that uses hermeneutics as its theoretical and methodological support. Data were collected through non-participant observation and interviews were carriedout with five cleaningworkers at a university hospital. The analysis was based on reading, seeking for the units of meaning contained in the transcript of the empirical data, which allowed for distribution into two categories: Daily hospital cleaning work and reflections on the outsourcing of the hospital cleaning workers' lives. At the hospital that was studied, female labor and the constant concern with health risks, especially biohazards, predominated. Outsourcing has a direct impact on the workers, as it makes them feel less valuable from the social and human viewpoints. The study points to the need for hospitals to offer a more welcoming environment for outsourced cleaning workers, upon whom so much physical and mental demand is imposed.<hr/>Este estudio tuvo como objetivo comprender el trabajo de limpieza hospitalaria desde la perspectiva de los trabajadores y describir, en su opinión, el impacto del entorno hospitalario sobre su vida cotidiana y su trabajo. Se trata de un estudio de caso enfoque cualitativo, empleando la hermenéutica como soporte teórico y metodológico. Los datos fueron recolectados a través de la observación no participante y de entrevistas con cinco trabajadoras de la limpieza de un hospital universitario. El análisis se realizó mediante lecturas, buscando las unidades de significados contenidas en la transcripción de los datos empíricos, lo que permitió su desglose en dos categorías: el trabajo diario de la limpieza hospitalaria y los reflejos de la subcontratación en la vida del trabajador de la limpieza hospitalaria. En el hospital estudiado, predominó el trabajo femenino y la preocupación constante acerca de los riesgos para la salud, especialmente los riesgos biológicos. La subcontratación se refleja directamente en el trabajador, causándole la sensación de una menor valoración social y humana. Se señala la necesidad de que los hospitales ofrezcan un ambiente más acogedor a los trabajadores de limpieza subcontratados, tan exigidos tanto física y como mentalmente. <![CDATA[La salud mental de los profesionales de la salud y el programa de educación a través del trabajo]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-77462014000300637&lng=es&nrm=iso&tlng=es Estudo qualitativo que teve por objetivo abordar o cuidado aos profissionais que atuam em unidades de saúde, sobretudo os impactos, os significados e as relações no trabalho, além da vulnerabilidade ao estresse do trabalho. A pesquisa foi realizada na cidade de Santa Maria, estado do Rio Grande do Sul, com amostra de 14 participantes de cinco unidades de saúde. Os dados foram coletados por meio de entrevistas, observações e testagem, e, posteriormente, analisados mediante a análise de conteúdo. Como resultado, o trabalho apresenta-se de forma ora estruturante, ou seja, um operador fundamental na constituição do sujeito, ora desestruturante, capaz de desestabilizar a identidade e a personalidade e causar doenças mentais. As motivações, a relação com a comunidade e o diálogo nas relações de trabalho, bem como a necessidade de ações com os profissionais de saúde, na perspectiva de cuidar da saúde de quem cuida, foram percebidas como fundamentais na relação saúde mental e trabalho.<hr/>This qualitative study aimed to address the care given to professionals who work at health care units, particularly the impacts, meanings and relationships at work, in addition to vulnerability to stress at work. The survey was conducted in the city of Santa Maria, state of Rio Grande do Sul (Brazil), with a sample of 14 participants from five health care units. The data were collected through interviews, observations and testing, and, subsequently, analyzed using content analysis. As a result, at times the work appears to be structuring, i.e., a key operator in the constitution of the subject, while at others deconstructive, able to destabilize one's identity and personality and cause mental illness. The motivations, the relationship with the community, and the dialog in labor relations, as well as the need for actions with the health professionals, from the perspective of caring for the caregivers' health, were perceived as fundamental in the relationship between mental health and work.<hr/>Estudio cualitativo que tuvo como objetivo abordar el cuidado a los profesionales que trabajan en unidades de salud, en particular los impactos, los significados y las relaciones en el trabajo, además de la vulnerabilidad al estrés del trabajo. La investigación se realizó en la ciudad de Santa María, estado de Rio Grande do Sul (Brasil), con una muestra de 14 participantes de cinco unidades de salud. Los datos fueron recolectados a través de entrevistas, observaciones y pruebas, y posteriormente analizados mediante el análisis de contenido. Como resultado, el trabajo se presenta unas veces de forma estructurante, es decir, un operador fundamental en la constitución del sujeto, y otras desestructurante, capaz de desestabilizar la identidad y la personalidad y causar enfermedades mentales. Las motivaciones, la relación con la comunidad y el diálogo en las relaciones de trabajo, así como la necesidad de acciones con los profesionales de la salud, con la visión de cuidar de la salud de quien cuida, fueron consideradas fundamentales en la relación salud mental y trabajo. <![CDATA[Compromiso organizacional de los trabajadores de la vigilancia sanitaria en municipios del estado de Goiás, Brasil]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-77462014000300655&lng=es&nrm=iso&tlng=es Trata-se de estudo de campo, com abordagem quantitativa, sobre o nível de comprometimento organizacional de fiscais da vigilância sanitária municipal. Foram analisadas possíveis diferenças entre os grupos amostrais, divididos de acordo com suas características sociodemográficas. Participaram do estudo 335 fiscais de 53 municípios de Goiás, que responderam à Escala de Bases do Comprometimento Organizacional em 2011. A escala aborda sete diferentes tipos de vínculo que os trabalhadores têm em relação à instituição onde trabalham, além de dados pessoais e profissionais. As análises realizadas foram: descritivas, de variância e testes qui-quadrado. Encontrou-se alto comprometimento afetivo e alto sentimento de obrigação pelo desempenho no trabalho, baixos níveis nos sentimentos de afiliação e de obrigação em permanecer trabalhando na vigilância sanitária municipal, bem como diferenças entre grupos quando levadas em conta as características individuais e profissionais. Os gestores públicos da área devem atentar para a importância dos recursos humanos no desenvolvimento das políticas públicas e priorizar ações que resultem em níveis elevados de comprometimento desses profissionais.<hr/>This is a field study, with a quantitative approach, on the level of organizational commitment among municipal health surveillance inspectors. An analysis was made of possible differences between the sample groups, which were divided according to their sociodemographic characteristic s. The study included 335 inspectors from 53 Goiás, Brazil, municipalities, who responded to the 2011 Organizational Commitment Scale Bases. The scale covers seven different types of ties that employees have with the institutions they work for, as well as personal and professional data. The analyses were descriptive, variance, and chi-square tests. Noted were a high affective commitment and high sense of obligation for job performance, low feelings of affiliation and obligation to continue working in municipal health surveillance, in addition to differences between groups when the individual and professional characteristics were taken into account. The area's public managers should pay attention to the importance of human resources in the development of public policies and prioritize actions that result in high levels of commitment among these professionals.<hr/>Se trata de un estudio de campo con un enfoque cuantitativo, sobre el nivel de compromiso organizacional de los fiscales de la vigilancia sanitaria municipal. Se analizaron las posibles diferencias entre los grupos de muestra, divididos en función de sus características sociodemográficas. El estudio incluyó a 335 fiscales de 53 municipios de Goiás (Brasil), que respondieron a la Escala de Bases del Compromiso Organizacional en 2011. La escala cubre siete tipos diferentes de vínculos que tienen los trabajadores en relación con la institución en la que trabajan, así como datos personales y profesionales. Los análisis realizados fueron: descriptivos, de varianza y pruebas de chi-cuadrado. Se encontró un alto compromiso afectivo y alto sentimiento de obligación por el desempeño en el trabajo, bajos niveles en los sentimientos de afiliación y de obligación de permanencia en el trabajo de la vigilancia sanitaria municipal, así como diferencias entre los grupos cuando se toman en cuenta las características individuales y profesionales. Los gestores públicos del área deben prestar atención a la importancia de los recursos humanos en el desarrollo de las políticas públicas y priorizar las acciones que resulten en altos niveles de compromiso de estos profesionales. <![CDATA[Extensión universitaria e inclusión social de estudiantes de la enseñanza media pública]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-77462014000300679&lng=es&nrm=iso&tlng=es A extensão universitária no processo educativo permite a elaboração da práxis e do conhecimento científico por meio de ações na comunidade, gerando um processo sistematizado de troca de saberes. Este estudo avaliou as intervenções educativas do ensino superior privado no ensino médio público aplicadas às áreas de ciências e prevenção em saúde, realizadas no período de fevereiro de 2005 a novembro de 2008. A intervenção capacitou vinte estudantes do ensino médio e realizou o Dia de Saúde do Jovem, com participação de 362 estudantes de Salvador, Bahia. Questionários anônimos foram preenchidos antes e depois de cada seminário e oficina, contendo questões sobre o tema abordado nas atividades. Observou-se a importância da intervenção do ensino superior privado na qualificação de estudantes do ensino médio da rede pública. O ensino superior privado pode participar da inclusão social, qualificando indivíduos para ingressarem no processo de formação profissional de forma mais atenta à dinâmica social. O grande desafio para o ensino superior da área da saúde continua sendo reconceituar o seu papel ativo na educação e na prevenção em saúde, com participação efetiva de acadêmicos, cientistas e educadores.<hr/>University extension in the educational process allows for the preparation of the praxis and scientific knowledge through actions in the community, generating a systematic process of knowledge exchange. This study evaluated the educational interventions of private higher education in public high school applied to the areas of sciences and prevention in health, conducted from February 2005 to November 2008. The intervention trained 20 high school students, and held the Youth Health Day, attended by 362 students from Salvador, Brazil. Anonymous questionnaires containing questions about the subject's activities were completed before and after each seminar and workshop. The importance of the intervention of private higher education in the training of public high school students was noted. Private higher education can participate in social inclusion, qualifying individuals to join the professional training process in a manner more attentive to the social dynamics. The challenge for higher education in the health field remains reconceptualizing its active role in health education and prevention, with the effective participation of academics, scientists, and educators.<hr/>La extensión universitaria en el proceso educativo permite la elaboración de la praxis y del conocimiento científico a través de acciones en la comunidad, generando un proceso sis temático de intercambio de conocimientos. Este estudio evaluó las intervenciones educativas de la educación superior privada en la enseñanza media pública aplicadas a las áreas de ciencias y prevención de la salud, realizadas entre febrero de 2005 y noviembre de 2008. La intervención capacitó a veinte estudiantes de la enseñanza media, y realizó el Día de la Salud del Joven, con la participación de 362 alumnos de Salvador, Brasil. Se rellenaron cuestionarios anónimos, antes y después de cada seminario y taller, c on preguntas sobre el tema tratado en las actividades. Se puntualizó la importancia de la intervención de la enseñanza superior privada en la calificación de los estudiantes de la enseñanza media de la red pública. La enseñanza superior privada puede participar en la inc lusión social, c alificando a lo s individuos para que ingresen en el proceso de formación profesional de forma más atenta a la dinámica social. El gran reto para la enseñanza superior en el campo de la salud sigue siendo reconceptualizar su papel activo en la educación y en la salud preventiva, con la participación efectiva de académicos, científicos y educadores. <![CDATA[Programa de formación y capacitación laboral en salud mental]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-77462014000300695&lng=es&nrm=iso&tlng=es Quienes sufren psíquicamente, se encuentran en situación de vulnerabilidad psicosocial debido no sólo a los obstáculos propios de la enfermedad, sino al estigma respecto a la salud mental. Se presenta una experiencia de participación social en el área de desempeño ocupacional trabajo, mediante la creación de un Programa de Capacitación y Formación Laboral en una Organización No Gubernamental de la Ciudad Autónoma de Buenos Aires. Se trata de un estudio de caso realizado durante un lapso de seis meses donde dos personas con sufrimiento psíquico fueron incorporadas al Programa Laboral en ese período, con el objetivo de facilitar el desarrollo de capacidades de desempeño y generar modificaciones en la cotidianeidad, tanto de los participantes como de los integrantes de la institución. Que dicho contexto de capacitación sea una institución de salud mental y esté articulada con el Sector Público a través del Ministerio de Trabajo, Empleo y Seguridad Social de Argentina, implicó un desafío dentro y fuera del ámbito de trabajo, permitiendo explorar y visualizar cómo los procesos de inclusión pueden ser generados con el compromiso de diferentes actores y sectores de la sociedad.<hr/>Aqueles que sofrem psiquicamente encontram-se em situação de vulnerabilidade psicossocial devido não somente aos obstáculos próprios de sua doença, mas também ao estigma relacionado com a saúde mental. Apresenta-se neste artigo uma experiência de participação social na área de desempenho ocupacionaltrabalho,por meio da criação de um Programa de Capacitação e Formação de Trabalho em uma organização não governamental na Cidade de Buenos Aires, Argentina. Trata-se de um estudo de caso realizado num período de seis meses, quando duas pessoas com sofrimento psíquico foram incorporadas ao Programa de Trabalho com o objetivo de facilitar o desenvolvimento de capacidades de desempenho ocupacional e gerar modificações no cotidiano, em ambos participantes e integrantes das instituições. Nesse sentido, este por meio do Ministério de Trabalho, Emprego e Segurança Social de Argentina, implicou um desafio dentro e fora do âmbito de trabalho, permitindo explorar e visualizar como os processos de inclusão podem ser gerados com o compromisso de diferentes atores e setores da sociedade.<hr/>Those who suffer from mental health problems are usually exposed to psychosocial vulnerability due to factors not only related with their clinical condition but also with the stigma associated with mental illness. In this paper we present how a non-governmental organization in Buenos Aires, Argentina, promotes through a work and employment training program, social participation and work inclusion of people with mental illness. It is a case report that during six months two subjects participated in this program as they were assisted by the program. The objective was to improve their occupational performance and change their daily life and their relation with others. The articulation of mental health professionals with Argentina's Ministry of Work, Employment and Welfare, meant challenges inside and outside of the workplace. It allows exploring and provides a view of how the inclusion process can be created with the commitment of different stakeholders and sectors of society. <![CDATA[<em>O mito da grande classe média: capitalismo e estrutura social</em>. Marcio Pochmann. São Paulo: Boitempo Editorial, 2014, 148p.]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-77462014000300717&lng=es&nrm=iso&tlng=es Quienes sufren psíquicamente, se encuentran en situación de vulnerabilidad psicosocial debido no sólo a los obstáculos propios de la enfermedad, sino al estigma respecto a la salud mental. Se presenta una experiencia de participación social en el área de desempeño ocupacional trabajo, mediante la creación de un Programa de Capacitación y Formación Laboral en una Organización No Gubernamental de la Ciudad Autónoma de Buenos Aires. Se trata de un estudio de caso realizado durante un lapso de seis meses donde dos personas con sufrimiento psíquico fueron incorporadas al Programa Laboral en ese período, con el objetivo de facilitar el desarrollo de capacidades de desempeño y generar modificaciones en la cotidianeidad, tanto de los participantes como de los integrantes de la institución. Que dicho contexto de capacitación sea una institución de salud mental y esté articulada con el Sector Público a través del Ministerio de Trabajo, Empleo y Seguridad Social de Argentina, implicó un desafío dentro y fuera del ámbito de trabajo, permitiendo explorar y visualizar cómo los procesos de inclusión pueden ser generados con el compromiso de diferentes actores y sectores de la sociedad.<hr/>Aqueles que sofrem psiquicamente encontram-se em situação de vulnerabilidade psicossocial devido não somente aos obstáculos próprios de sua doença, mas também ao estigma relacionado com a saúde mental. Apresenta-se neste artigo uma experiência de participação social na área de desempenho ocupacionaltrabalho,por meio da criação de um Programa de Capacitação e Formação de Trabalho em uma organização não governamental na Cidade de Buenos Aires, Argentina. Trata-se de um estudo de caso realizado num período de seis meses, quando duas pessoas com sofrimento psíquico foram incorporadas ao Programa de Trabalho com o objetivo de facilitar o desenvolvimento de capacidades de desempenho ocupacional e gerar modificações no cotidiano, em ambos participantes e integrantes das instituições. Nesse sentido, este por meio do Ministério de Trabalho, Emprego e Segurança Social de Argentina, implicou um desafio dentro e fora do âmbito de trabalho, permitindo explorar e visualizar como os processos de inclusão podem ser gerados com o compromisso de diferentes atores e setores da sociedade.<hr/>Those who suffer from mental health problems are usually exposed to psychosocial vulnerability due to factors not only related with their clinical condition but also with the stigma associated with mental illness. In this paper we present how a non-governmental organization in Buenos Aires, Argentina, promotes through a work and employment training program, social participation and work inclusion of people with mental illness. It is a case report that during six months two subjects participated in this program as they were assisted by the program. The objective was to improve their occupational performance and change their daily life and their relation with others. The articulation of mental health professionals with Argentina's Ministry of Work, Employment and Welfare, meant challenges inside and outside of the workplace. It allows exploring and provides a view of how the inclusion process can be created with the commitment of different stakeholders and sectors of society. <![CDATA[<em>Diálogos paradigmáticos sobre informação para a área da saúde</em>. Virgínia Bentes Pinto e Henry de Holanda Campos (Orgs). Fortale za: Edições UFC, 2013, 444p.]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-77462014000300719&lng=es&nrm=iso&tlng=es Quienes sufren psíquicamente, se encuentran en situación de vulnerabilidad psicosocial debido no sólo a los obstáculos propios de la enfermedad, sino al estigma respecto a la salud mental. Se presenta una experiencia de participación social en el área de desempeño ocupacional trabajo, mediante la creación de un Programa de Capacitación y Formación Laboral en una Organización No Gubernamental de la Ciudad Autónoma de Buenos Aires. Se trata de un estudio de caso realizado durante un lapso de seis meses donde dos personas con sufrimiento psíquico fueron incorporadas al Programa Laboral en ese período, con el objetivo de facilitar el desarrollo de capacidades de desempeño y generar modificaciones en la cotidianeidad, tanto de los participantes como de los integrantes de la institución. Que dicho contexto de capacitación sea una institución de salud mental y esté articulada con el Sector Público a través del Ministerio de Trabajo, Empleo y Seguridad Social de Argentina, implicó un desafío dentro y fuera del ámbito de trabajo, permitiendo explorar y visualizar cómo los procesos de inclusión pueden ser generados con el compromiso de diferentes actores y sectores de la sociedad.<hr/>Aqueles que sofrem psiquicamente encontram-se em situação de vulnerabilidade psicossocial devido não somente aos obstáculos próprios de sua doença, mas também ao estigma relacionado com a saúde mental. Apresenta-se neste artigo uma experiência de participação social na área de desempenho ocupacionaltrabalho,por meio da criação de um Programa de Capacitação e Formação de Trabalho em uma organização não governamental na Cidade de Buenos Aires, Argentina. Trata-se de um estudo de caso realizado num período de seis meses, quando duas pessoas com sofrimento psíquico foram incorporadas ao Programa de Trabalho com o objetivo de facilitar o desenvolvimento de capacidades de desempenho ocupacional e gerar modificações no cotidiano, em ambos participantes e integrantes das instituições. Nesse sentido, este por meio do Ministério de Trabalho, Emprego e Segurança Social de Argentina, implicou um desafio dentro e fora do âmbito de trabalho, permitindo explorar e visualizar como os processos de inclusão podem ser gerados com o compromisso de diferentes atores e setores da sociedade.<hr/>Those who suffer from mental health problems are usually exposed to psychosocial vulnerability due to factors not only related with their clinical condition but also with the stigma associated with mental illness. In this paper we present how a non-governmental organization in Buenos Aires, Argentina, promotes through a work and employment training program, social participation and work inclusion of people with mental illness. It is a case report that during six months two subjects participated in this program as they were assisted by the program. The objective was to improve their occupational performance and change their daily life and their relation with others. The articulation of mental health professionals with Argentina's Ministry of Work, Employment and Welfare, meant challenges inside and outside of the workplace. It allows exploring and provides a view of how the inclusion process can be created with the commitment of different stakeholders and sectors of society. <![CDATA[Errata]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-77462014000300721&lng=es&nrm=iso&tlng=es Quienes sufren psíquicamente, se encuentran en situación de vulnerabilidad psicosocial debido no sólo a los obstáculos propios de la enfermedad, sino al estigma respecto a la salud mental. Se presenta una experiencia de participación social en el área de desempeño ocupacional trabajo, mediante la creación de un Programa de Capacitación y Formación Laboral en una Organización No Gubernamental de la Ciudad Autónoma de Buenos Aires. Se trata de un estudio de caso realizado durante un lapso de seis meses donde dos personas con sufrimiento psíquico fueron incorporadas al Programa Laboral en ese período, con el objetivo de facilitar el desarrollo de capacidades de desempeño y generar modificaciones en la cotidianeidad, tanto de los participantes como de los integrantes de la institución. Que dicho contexto de capacitación sea una institución de salud mental y esté articulada con el Sector Público a través del Ministerio de Trabajo, Empleo y Seguridad Social de Argentina, implicó un desafío dentro y fuera del ámbito de trabajo, permitiendo explorar y visualizar cómo los procesos de inclusión pueden ser generados con el compromiso de diferentes actores y sectores de la sociedad.<hr/>Aqueles que sofrem psiquicamente encontram-se em situação de vulnerabilidade psicossocial devido não somente aos obstáculos próprios de sua doença, mas também ao estigma relacionado com a saúde mental. Apresenta-se neste artigo uma experiência de participação social na área de desempenho ocupacionaltrabalho,por meio da criação de um Programa de Capacitação e Formação de Trabalho em uma organização não governamental na Cidade de Buenos Aires, Argentina. Trata-se de um estudo de caso realizado num período de seis meses, quando duas pessoas com sofrimento psíquico foram incorporadas ao Programa de Trabalho com o objetivo de facilitar o desenvolvimento de capacidades de desempenho ocupacional e gerar modificações no cotidiano, em ambos participantes e integrantes das instituições. Nesse sentido, este por meio do Ministério de Trabalho, Emprego e Segurança Social de Argentina, implicou um desafio dentro e fora do âmbito de trabalho, permitindo explorar e visualizar como os processos de inclusão podem ser gerados com o compromisso de diferentes atores e setores da sociedade.<hr/>Those who suffer from mental health problems are usually exposed to psychosocial vulnerability due to factors not only related with their clinical condition but also with the stigma associated with mental illness. In this paper we present how a non-governmental organization in Buenos Aires, Argentina, promotes through a work and employment training program, social participation and work inclusion of people with mental illness. It is a case report that during six months two subjects participated in this program as they were assisted by the program. The objective was to improve their occupational performance and change their daily life and their relation with others. The articulation of mental health professionals with Argentina's Ministry of Work, Employment and Welfare, meant challenges inside and outside of the workplace. It allows exploring and provides a view of how the inclusion process can be created with the commitment of different stakeholders and sectors of society. <![CDATA[Listagem de pareceristas <em>adhoc</em> do volume 12 (ano 2014)]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-77462014000300727&lng=es&nrm=iso&tlng=es Quienes sufren psíquicamente, se encuentran en situación de vulnerabilidad psicosocial debido no sólo a los obstáculos propios de la enfermedad, sino al estigma respecto a la salud mental. Se presenta una experiencia de participación social en el área de desempeño ocupacional trabajo, mediante la creación de un Programa de Capacitación y Formación Laboral en una Organización No Gubernamental de la Ciudad Autónoma de Buenos Aires. Se trata de un estudio de caso realizado durante un lapso de seis meses donde dos personas con sufrimiento psíquico fueron incorporadas al Programa Laboral en ese período, con el objetivo de facilitar el desarrollo de capacidades de desempeño y generar modificaciones en la cotidianeidad, tanto de los participantes como de los integrantes de la institución. Que dicho contexto de capacitación sea una institución de salud mental y esté articulada con el Sector Público a través del Ministerio de Trabajo, Empleo y Seguridad Social de Argentina, implicó un desafío dentro y fuera del ámbito de trabajo, permitiendo explorar y visualizar cómo los procesos de inclusión pueden ser generados con el compromiso de diferentes actores y sectores de la sociedad.<hr/>Aqueles que sofrem psiquicamente encontram-se em situação de vulnerabilidade psicossocial devido não somente aos obstáculos próprios de sua doença, mas também ao estigma relacionado com a saúde mental. Apresenta-se neste artigo uma experiência de participação social na área de desempenho ocupacionaltrabalho,por meio da criação de um Programa de Capacitação e Formação de Trabalho em uma organização não governamental na Cidade de Buenos Aires, Argentina. Trata-se de um estudo de caso realizado num período de seis meses, quando duas pessoas com sofrimento psíquico foram incorporadas ao Programa de Trabalho com o objetivo de facilitar o desenvolvimento de capacidades de desempenho ocupacional e gerar modificações no cotidiano, em ambos participantes e integrantes das instituições. Nesse sentido, este por meio do Ministério de Trabalho, Emprego e Segurança Social de Argentina, implicou um desafio dentro e fora do âmbito de trabalho, permitindo explorar e visualizar como os processos de inclusão podem ser gerados com o compromisso de diferentes atores e setores da sociedade.<hr/>Those who suffer from mental health problems are usually exposed to psychosocial vulnerability due to factors not only related with their clinical condition but also with the stigma associated with mental illness. In this paper we present how a non-governmental organization in Buenos Aires, Argentina, promotes through a work and employment training program, social participation and work inclusion of people with mental illness. It is a case report that during six months two subjects participated in this program as they were assisted by the program. The objective was to improve their occupational performance and change their daily life and their relation with others. The articulation of mental health professionals with Argentina's Ministry of Work, Employment and Welfare, meant challenges inside and outside of the workplace. It allows exploring and provides a view of how the inclusion process can be created with the commitment of different stakeholders and sectors of society.