Scielo RSS <![CDATA[Trabalho, Educação e Saúde]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=1981-774620150002&lang=es vol. 13 num. 2 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[Editorial]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-77462015000200251&lng=es&nrm=iso&tlng=es <![CDATA[PARTICIPACIÓN SOCIAL,VIGILANCIA EN LA SALUD DELTRABAJADOR Y SERVICIO PÚBLICO]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-77462015000200261&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este ensaio busca contribuir para a construção de uma modalidade participativa e dialógica de vigilância em saúde para os locais de trabalho, notadamente para o serviço público federal. Nele desenvolve-se uma reflexão com base na revisão da literatura especializada e foco na legislação e na política em vigor no país. Constata-se que as conquistas históricas realizadas no âmbito dos movimentos sociais de trabalhadores propiciam a produção de novas relações entre o Estado e a sociedade, favorecendo o aparecimento de espaços participativos nas instituições públicas. Além disso, evidencia-se a necessidade capital da organização de comissões de saúde do trabalhador por locais de trabalho como forma elementar de implantação da política de vigilância em saúde nos ambientes laborais. Por fim, sob a égide do campo da educação crítica, apresentam-se alguns preceitos do aporte teórico da pedagogia freiriana para que sirvam de base à criação de espaços de fala e escuta no trabalho. Defende-se a ideia de que o diálogo e a participação são os fundamentos educativos de uma perspectiva democrática de vigilância em saúde do trabalhador.<hr/>This essay seeks to contribute to the construction of a participatory and dialogical mode of health surveillance for the workplace, notably for the federal public service. A reflection is made in it based on a review of the literature and a focus on the legislation and on the policy in force in the country. The authors find that the historical achievements made in the scope of labor social movements favor the production of new relations between the state and society, favoring the emergence of participatory spaces in public institutions. In addition, it highlights the capital need for organizing occupational health commissions per workplace as an elementary way to implement the health surveillance policy in the work environments. Finally, under the aegis of the critical education field, it presents a few precepts of the theoretical contribution made by Freire's pedagogy to serve as a base for the creation of spaces for discussion at the workplace. The authors defend the idea that dialog and participation are the educational foundations of a democratic perspective of occupational health surveillance.<hr/>Este ensayo pretende contribuir a la construcción de un modo participativo y dialó-gico de vigilancia en la salud en los locales de trabajo, en particular para el servicio público federal. En el mismo se desarrolla una reflexión basada en la revisión de la literatura especializada y se centra en la política y la legislación vigente en el país. Se observa que los logros históricos alcanzados bajo los movimientos sociales de los trabajadores fomentan la producción de nuevas relaciones entre el Estado y la sociedad, lo que favorece la aparición de espacios de participación en las instituciones públicas. Además de ello, se pone de relieve la necesidad esencial de una organización de comisiones de salud del trabajador por locales de trabajo como forma elemental de implantación de la política de vigilancia en la salud en los ambientes laborales. Por fin, en el marco del campo de la educación crítica, se presentan algunos preceptos de la contribución teórica de la pedagogía de Freire para que sirvan como base a la creación de espacios para el diálogo en el trabajo. Se defiende la idea de que el diálogo y la participación son los fundamentos educativos de una perspectiva democrática de vigilancia en la salud del trabajador. <![CDATA[Contribuciones de la antropología en el campo de la educación para la salud en Brasil]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-77462015000200283&lng=es&nrm=iso&tlng=es O objetivo deste artigo é resgatar aspectos relativos à constituição da educação em saúde como campo científico. Mostra as principais transformações ocorridas desde as concepções autoritárias e etnocêntricas em relação a seus gruposalvo até as atuais propostas de educação popular de valorização do saber popular, inspiradas no pensamento de Paulo Freire. Defende que a postura do antropólogo em campo, ao buscar valorizar o saber do Outro como tão legítimo quanto o acadêmico, pode auxiliar os profissionais de saúde na prática de uma educação em saúde dialógica, para os grupos aos quais se destina.<hr/>The purpose of this article is to rescue aspects related to the construction of health education as a scientific field. It presents the main changes that have occurred since the early authoritarian and ethnocentric views concerning its target groups to the current proposals for popular education to value popular knowledge, inspired by the thought of Paulo Freire. It argues that the anthropologist's stance in the field, seeking to value the knowledge of the Other as just as legitimate as the academic one, can help health professionals practice dialogic health education for the groups to which it is intended.<hr/>El objetivo de este artículo es rescatar los aspectos relativos a la cosntitución de la educación para la salud como un campo científico. Muestra los principales cambios que han ocurrido desde las concepciones autoritarias y etnocéntricas en relación a sus grupos objetivo, hasta las propuestas actuales de educación popular de apreciación del saber popular, inspiradas en el pensamiento de Paulo Freire. Sostiene que la postura del antropólogo en el campo, al valorizar el saber del Otro, tan legítimo como el académico, puede ayudar a los profesionales de la salud en la práctica de una educación en la salud dialógica, para los grupos a los que se destina. <![CDATA[El legado de la construcción del sistema de protección social brasileño para la intersectorialidad]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-77462015000200301&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este estudo buscou compreender quais os limites e possibilidades para a intersetorialidade foram gerados no processo de conformação do sistema de proteção social brasileiro. Ele se justifica pela potencialidade atribuída à intersetorialidade de superar a fragmentação dos conhecimentos e estruturas da sociedade, criando espaços de compartilhamento e diálogo necessários à solução dos problemas complexos, bem como pela possibilidade de entender os desafios que se colocam diante do dilema de operar questões intersetoriais em ambientes tradicionalmente setoriais. O texto dividese em três partes: primeiro, trabalhase a noção de 'intersetorialidade'; em seguida, delineiase a construção e as características do sistema de proteção social brasileiro; finalmente, discutese como a conformação institucional resultante de sua configuração interfere na forma de articular políticas sociais. Concluiuse que o processo de desenvolvimento e a trajetória de construção do sistema de proteção social brasileiro foram marcados por elementos que produziram um ambiente pouco favorável à intersetorialidade. Um primeiro esboço de articulação intersetorial ocorreu no escopo da discussão sobre o 'desenvolvimento social', que aconteceu tardiamente no Brasil, e parece ter tentado reverter o estigma de baixa eficácia e efetividade das políticas sociais. Entretanto, pouco se avançou nessa direção, e a forma corrente de designar a intervenção social do Estado continua sendo no plural (políticas sociais) e setorialmente referida.<hr/>This study aimed to understand the limits and possibilities for intersectorality that were created in the process of structuring the Brazilian social protection system. It is justified on the account of the potential attributed to intersectorality to overcome the fragmentation of knowledge and structures of society, creating the sharing and dialog spaces needed to solve complex issues and the ability to understand the challenges faced with the dilemma of operating intersectoral issues in traditionally sectoral environments. The text is divided into three parts: First, the notion of 'intersectionality' is worked on; the authors then outline the construction and characteristics of the Brazilian social protection system; finally, they discuss how the institutional conformation resulting from its configuration interferes in the form of joint social policies. It was concluded that the development process and the history of the construction of the Brazilian social protection system were marked by elements that produced an environment that is little favorable to intersectorality. A first draft of the intersectoral coordination occurred under the scope of the discussion on 'social development,' which took place late in Brazil and seems to have tried to reverse the stigma of little efficient and effective social policies. However, little progress has been made in this direction, and the current way of designating the State's social intervention remains plural (social policies) and sectorally referenced.<hr/>Este estudio tuvo como objetivo comprender qué límites y posibilidades para la intersectorialidad se generaron en el proceso de conformación del sistema de protección social brasileño. Se justifica por el potencial atribuido a la intersectorialidad para superar la fragmentación de los conocimientos y de las estructuras de la sociedad, creando espacios de intercambio y diálogo necesarios para la solución de los problemas complejos, así como por la posibilidad de entender los desafíos que se enfrentan al dilema de operar cuestiones intersectoriales en ambientes tradicionalmente sectoriales. El texto está dividido en tres partes: primero, se trabaja la noción de ‘intersectorialialidad’; luego se esboza la construcción y las características del sistema de protección social brasileño; finalmente, se discute cómo la conformación institucional resultante de la configuración interfiere en la forma de articular políticas sociales. Se concluyó que el proceso de desarrollo y la trayectoria de la construcción del sistema de protección social brasileño fueron marcados por elementos que produjeron un ambiente poco favorable a la intersectorialidad. Un primer esbozo de articulación intersectorial se produjo en el marco de la discusión sobre el ‘desarrollo social’, que ocurrió tardíamente en Brasil, y parece que ha tratado de revertir el estigma de baja eficacia y eficiencia de las políticas sociales. Sin embargo, se han hecho pocos progresos en esta dirección, y la forma corriente de designar la intervención social del Estado continúa siendo en plural (políticas sociales) y referida sectorialmente. <![CDATA[CAPITALISMO Y ONTOLOGÍA DE LA BIOÉTICA: EL PROCESO DETRABAJO DE LOS MÉDICOS DE FAMILIA EN ITALIA]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-77462015000200323&lng=es&nrm=iso&tlng=es O artigo examina as fragilidades que permeiam as inter-relações estabelecidas no processo de trabalho de médicos de família italianos para conhecer possíveis conflitos éticos. Trata-se de um estudo de campo, de abordagem qualitativa e caráter explora-tório-descritivo, realizado em 2007, na província de Roma, região do Lácio, Itália, com médicos de família italianos conveniados ao Serviço Sanitário Nacional. Analisados à luz da bioética cotidiana, os resultados mostram conflitos éticos gerados diretamente pelo modelo de organização de atenção em saúde do Serviço Sanitário Nacional e pelo mercado da indústria farmacêutica e indiretamente pela sociedade, tendo como pano de fundo o capitalismo em sua face neoliberal.<hr/>This paper examines the weaknesses that permeate the interrelationships established in the work process Italian family physicians use to get to know potential ethical conflicts. This field study used a qualitative approach, was exploratory-descriptive in nature, and was conducted in 2007 in the province of Rome, region of Lazio, Italy, among Italian family physicians hired under the National Health Service. Analyzed in the light of everyday bioethics, the results show ethical conflicts generated directly by the health care organization model used by the National Health Service, by the pharmaceutical industry's market, and indirectly by the society, with the backdrop of neoliberal capitalism.<hr/>El artículo examina las fragilidades que permean las interrelaciones establecidas en el proceso de trabajo de médicos de familia italianos para conocer posibles conflictos éticos. Se trata de un estudio de campo, de enfoque cualitativo, y de carácter exploratorio-descriptivo, realizado en 2007 en la provincia de Roma, región del Lacio, Italia, con médicos de familia italianos asocia-dos con el Servicio Sanitario Nacional. Analizados a la luz de la bioética cotidiana, los resultados muestran conflictos éticos generados directamente por el modelo de organización de la atención en salud del Servicio Sanitario Nacional y por el mercado de la industria farmacéutica e indirec-tamente por la sociedad, teniendo como telón de fondo el capitalismo en su aspecto neoliberal. <![CDATA[EL ENVEJECIMIENTO EN ELTRABAJO DESDE LA PERSPECTIVA DE LOSTRABAJADORES DE ENFERMERIA]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-77462015000200343&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este estudo qualitativo objetivou compreender os significados que os trabalhadores da enfermagem atribuem ao próprio processo de envelhecimento no mercado de trabalho, identificando implicações na saúde individual e familiar. Foi utilizado o método da história oral temática, com vinte trabalhadores da enfermagem de hospital público na cidade de Marília, São Paulo. Na análise, emergiram três categorias: história do trabalho na vida, história sobre saúde e adoecimento no e/ou pelo trabalho e história do envelhecimento no e/ou pelo trabalho. Depreendemos que o trabalho ocupa lugar de destaque; além de garantir a subsistência, propicia a participação na sociedade. Encontramos relatos de insatisfação com o trabalho, relacionada principalmente à maneira como ele está organizado. Concluímos que o trabalho continua sendo uma atividade importante durante toda a vida, e o ambiente e a forma como o trabalho está organizado influenciam no processo de envelhecimento. O grande desafio para a enfermagem é formular proposições que impliquem real melhoria da condição dos seus trabalhadores.<hr/>This study aimed to understand the meanings that the nursing workers attribute to the aging process in the labor market, identifying implications for individual and family health. The thematic oral history method was used with twenty nurses at a public hospital in the city of Marília, state of São Paulo, Brazil. The analysis revealed three categories: work history in life; stories about health and illness in and/or through work; history of aging and/or for work. We inferred that work is a major concern; in addition to allowing one to earn a living, it promotes participation in society. We found reports of dissatisfaction with work related mainly to the way it is organized. We conclude that work remains an important activity throughout life, and the environment and the way work is organized influence the aging process. The major challenge for nursing is to formulate propositions that afford real improvements to the workers' conditions.<hr/>Este estudio cualitativo buscó comprender los significados que los trabajadores de enfermería atribuyen al proceso de envejecimiento en el mercado laboral, identificando las impli-caciones para la salud individual y familiar. Se utilizó el método de la historia oral temática, con veinte trabajadores de la enfermería de un hospital público en la ciudad de Marília, São Paulo, Brasil. En el análisis se revelaron tres categorías: historia del trabajo en la vida, historia sobre la salud y la enfermedad en y/o por el trabajo, historia del envejecimiento y/o por el trabajo. Inferimos que el trabajo ocupa un lugar de destaque, además de garantizar la subsistencia, propicia la participación en la sociedad. Encontramos relatos de insatisfacción con el trabajo, relacionada principalmente con la forma en que se organiza. Llegamos a la conclusión de que el trabajo sigue siendo una actividad importante durante toda la vida, y el ambiente y la forma de organizarlo influyen en el proceso de envejecimiento. El gran reto para la enfermería es formular proposi-ciones que impliquen una mejora real de las condiciones de sus trabajadores. <![CDATA[LA ACCIÓN DE LOS AGENTES COMUNITARIOS DE SALUDY EL TRABAJOVIVO EN LA ACCIÓN]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-77462015000200361&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo analisa a singularidade da ação dos agentes comunitários de saúde em sua circulação pelo território, no município de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Considerou-se que os encontros entre agentes e território extrapolam as prescrições e expectativas das políticas de saúde. Problematizou-se a produção de uma imagem idealizada dos agentes, no qual são vistos como a 'mola propulsora' das transformações esperadas da Atenção Básica. Ao se analisar a complexidade das demandas presentes em seu cotidiano de trabalho, destacou-se a multiplicidade de estratégias de cuidado produzidas pelos agentes comunitários. A singularidade de cada território, das equipes de saúde e da gestão, entre outras numerosas variabilidades, pressiona os agentes e os demais trabalhadores das equipes da Estratégia Saúde da Família a encarar uma realidade bastante distinta do que se supõe. Destacou-se, portanto, a importância de se produzir uma posição crítica e reflexiva, colocando em questão os limites e possibilidades dessa prática, a fim de potencializar as estratégias de cuidado ali existentes.<hr/>This article analyzes the uniqueness of the action of the community health workers when circulating through the territory in the municipality of Porto Alegre, state ofRio Grande do Sul, Brazil. It was considered that the meetings between agents and the territory go beyond the requirements and expectations of the health policies. The production of an idealized image of the agents, who are seen as the 'driving force' of the changes expected from Primary Care, was problematized. When analyzing the complexity of the demands in their daily work, the highlight was the multiplicity of care strategies community workers produce. The uniqueness of each territory and of the health and management teams, among several other variables, puts pressure on the agents and other workers who are part of the Family Health Strategy teams to face a reality that is very different from the one that one may suppose exists. Therefore, the emphasis was on the importance of producing a critical and reflexive position, calling into question the limits and possibilities of this practice in order to enhance the care strategies in use there.<hr/>Este artículo analiza la singularidad de la acción de los agentes comunitarios de salud en su circulación por el territorio, en el municipio de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil. Se consideró que los encuentros entre agentes y territorio extrapolan los preceptos y las expectativas de las políticas de salud. Se problematizó la producción de una imagen idealizada de los agentes, según la cual son vistos como el 'motor propulsor' de las transformaciones que se espe-ran de la atención primaria. Al analizar la complejidad de las demandas presentes en su trabajo cotidiano, se destacó la multiplicidad de estrategias de cuidados producidas por los agentes comunitarios. La singularidad de cada territorio, de los equipos de salud y de gestión, entre otras numerosas variabilidades, presiona a los agentes y a los demás trabajadores de los equipos de la Estrategia Salud de la Familia para hacer frente a una realidad bastante diferente de lo que se supone. Se hizo hincapié, por lo tanto, en la importancia de producir una posición crítica y reflexiva, cuestionando los límites y posibilidades de esta práctica, con el fin de potencializar las estrategias de cuidado. <![CDATA[Discursos masculinos sobre prevención y promoción de la salud del hombre]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-77462015000200381&lng=es&nrm=iso&tlng=es A promoção da saúde é uma proposta de política mundial, contemporânea na saúde pública, que traz a saúde em seu conceito amplo. A Política Nacional de Atenção à Saúde do Homem fundamentase na singularidade do gênero masculino. Este trabalho objetivou analisar o discurso dos homens sobre doença, prevenção, saúde e a necessidade de sua promoção. Pesquisa descritivoexploratória com abordagem qualitativa, realizada com 57 homens, moradores adstritos a uma unidade da Estratégia Saúde da Família do município de Marília, estado de São Paulo, integrada ao Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde. Utilizouse a técnica de discurso do sujeito coletivo, baseada nas perguntas 'o que você faz para manter sua saúde?' e 'o que você considera prejudicial para sua saúde?' Nos resultados, os discursos analisados evidenciaram que a maioria dos homens não compreende em sua totalidade o sentido de saúde, doença e prevenção, além de se fundamentarem no dimensionamento biológico. A Política Nacional de Atenção à Saúde do Homem constitui importante estratégia de promoção da saúde, todavia ainda requer que profissionais e instituições de diversas áreas, além da saúde, sejam ágeis, criativos e capacitados para lidarem com tal singularidade e suas vulnerabilidades.<hr/>Promoting health is a global policy that has been proposed, is contemporary in public health, and addresses health from a broader viewpoint. The National Policy for Full Attention to Men's Health is based on male uniqueness. This study aimed to analyze men's discourse on disease prevention, on health, and on the need to promote it. Descriptive and exploratory qualitative research conducted with 57 men, residents assigned to a Family Health Strategy unit in the municipality of Marília, state of São Paulo, integrated with Education through Work for Health Program. The researchers used the discourse of the collective subject technique, which is based on the questions 'what do you do to maintain your health?' and 'what do you consider harmful to your health?' In the results, the discourses analyzed showed that most men do not fully understand the sense of health or disease and prevention, besides the fact that they base themselves on biological scaling. The National Policy for Full Attention to Men's Health is an important health promotion strategy; however, it still requires professionals and institutions from different areas, over and beyond health, to be agile, creative, and qualified to deal with such uniqueness and vulnerabilities.<hr/>La promoción de la salud es una propuesta de la política mundial, contemporánea en la salud pública, que abarca la salud en su concepto más amplio. La Política Nacional de Atención a la Salud del Hombre se basa en la singularidad del género masculino. Este estudio tuvo como objetivo analizar el discurso de los hombres sobre enfermedades, prevención, salud y la necesidad de su promoción. Una investigación descriptiva y exploratoria con criterio cualitativo, fue realizada con 57 hombres, residentes asignados a una unidad del municipio de la Estrategia Salud de la Familia del municipio de Marilia, estado de São Paulo, integrada al Programa de Educación por el Trabajo para la Salud. Se utilizó la técnica de discurso del sujeto colectivo, basada en las preguntas "¿Qué hace para mantener su salud?", y "¿Qué considera perjudicial para su salud?" En los resultados, los discursos analizados mostraron que la mayoría de los hombres no comprenden en su totalidad el sentido de la salud, la enfermedad y la prevención, además de basarse en la dimensión biológica. La Política Nacional de Atención a la Salud del Hombre constituye una importante estrategia de promoción de la salud, sin embargo todavía requiere que profesionales e instituciones de diferentes campos, además de la salud, sean ágiles, creativos y capacitados para tratar con tal singularidad y sus vulnerabilidades. <![CDATA[EVALUACIÓN DE GRUPOS DE EDUCACIÓN EN SALUD PARA PERSONAS CON ENFERMEDADES CRÓNICAS]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-77462015000200397&lng=es&nrm=iso&tlng=es O objetivo do estudo foi caracteriza os grupos de educação em saúde realizados para hipertensos e diabéticos de Campo Mourão, no Paraná. Trata-se de um estudo quantitativo realizado com 121 profissionais vinculados à Estratégia Saúde da Família. Utilizou-se um formulário com variáveis de caracterização e de avaliação, como a realização de grupos com a comunidade, os assuntos discutidos, os profissionais participantes, sugestões e dificuldades. Os resultados revelaram que 70% das unidades oferecem grupos de educação em saúde, contudo estão focados em temas curativistas. Os profissionais que se mostraram mais envolvidos foram os agentes comunitários de saúde e os enfermeiros. Apesar de os grupos apresentarem uma configuração que necessita de mudanças para melhor promover a educação em saúde, foram poucos os profissionais que reconheceram a importância de se promoverem alterações nos grupos. É fundamental que os profissionais da equipe de saúde da família sejam capacitados para perceberem que o processo de educação em saúde não se limita à transferência de informações, mas inclui a construção compartilhada de saberes entre o usuário e o profissional de saúde.<hr/>The study aimed to characterize health education groups conducted for hypertension and diabetes patients in Campo Mourão, Paraná, Brazil. This is a quantitative study conducted among 121 professionals with ties to the Family Health Strategy. The researchers used a form containing descriptive and evaluation variables, like the holding of groups with the community, issues discussed, professionals participating, suggestions, and issues. The results showed that 70 percent of the units offer health education groups; however, such groups are focused on curative themes. Professionals who were involved most were community health workers and nurses. Although group setup should be changed in order to better promote health education, few professionals recognized the importance of making such changes. It is essential that family health team professionals are trained to realize that the health education process is not limited to the transfer of information, rather that it includes the shared construction of knowledge between the user and the health provider.<hr/>El objetivo de este estudio fue caracterizar los grupos de educación en salud realizados para hipertensos y diabéticos de Campo Mourão, Paraná, Brasil. Se trata de un estudio cuantitativo realizado con 121 profesionales vinculados a la Estrategia Salud de la Familia. Se utilizó un formulario con variables de caracterización y de evaluación, como la formación de grupos con la comunidad, los temas tratados, los profesionales participantes, sugerencias y dificultades. Los resultados revelaron que el 70% de las unidades ofrecen grupos de educación en salud, sin embargo se centran en temas basados en la curación. Los profesionales más participativos fueron los agentes comunitarios de salud y enfermeros. Aunque los grupos presentan una configuración que necesita cambios para mejor promover la educación en salud, fueron pocos profesionales los que reconocieron la importancia de fomentar alteraciones en los grupos. Es esencial que los profesionales del equipo de salud de la familia estén capacitados para darse cuenta de que el proceso de educación en la salud no se limita a la transferencia de información, sino que incluye la construcción compartida de saberes entre el usuario y el profesional de la salud. <![CDATA[El proeja y la propuesta de integración curricular: dispositivos analizadores de la educación]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-77462015000200411&lng=es&nrm=iso&tlng=es O artigo desenvolve a ideia de que o currículo integrado e a educação de jovens e adultos, associados no Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos, funcionam como analisadores, evidenciando o modo como a educação se constitui e torna possível o surgimento de outras formas de organização do fazer pedagógico. A proposta de integração curricular contida nesse programa possibilita colocar em discussão o modo como a educação tem organizado suas relações, suas práticas, seus tempos e seus espaços. Permite, ainda, ultrapassar os discursos que reafirmam a necessidade de adaptação dos projetos pedagógicos da educação 'regular' às especificidades do aluno da educação de jovens e adultos, questionando outras modalidades da educação. Além de problematizar o potencial transformador do currículo integrado, o texto analisa as reações e os movimentos suscitados nos embates entre o instituído e o instituinte, os quais podem tanto intensificar quanto reduzir a propriedade crítica da proposta, procurando torná-la equivalente às formas sociais já existentes. Conclui destacando que a educação, ao mesmo tempo em que deve ao modo como a sociedade se estrutura as suas condições de possibilidade, contribui para a produção de subjetividades que circulam nessa mesma sociedade .<hr/>This paper develops the idea that the integrated curriculum and the education of youth and adults, associated with the National Program for the Integration of Vocational Education with Basic Education in the Education of Youth and Adults Mode, act as analyzers, showing how education constitutes and enables the emergence of other forms of educational organization. The proposed curriculum integration contained in this program enables a discussion on how education has organized its relationships, practices, times, and spaces. It also allows discourses that reaffirm the need to adapt 'regular' education projects to the specificities of the education of youth and adults student to be surpassed, questioning other forms of education. Besides questioning the transformative potential of the integrated curriculum, the text examines the reactions and movements arising in clashes between instituted and the instituting, which can either intensify or reduce the critical property of the proposal, seeking to make it equivalent to the already existing social forms. It concludes by highlighting that education, while it owes to the way society is structured the conditions that make it possible, contributes to producing the subjectivities that circulate in this very same society.<hr/>Este artículo desarrolla la idea de que el plan de estudios integrado y la educación de jóvenes y adultos, asociados al Programa Nacional de Integración de la Educación Profesional con la Educación Básica en la Modalidad de Educación para Jóvenes y Adultos, funcionan como analizadores, que colocan en evidencia cómo la educación constituye y hace posible el surgimiento de otras formas de organización de la práctica pedagógica. La propuesta de integración curricular contenida en este programa permite poner en discusión el modo como la educación ha organizado sus relaciones, sus prácticas, sus tiempos y sus espacios. Permite, también, superar los discursos que reafirman la necesidad de adecuar los proyectos pedagógicos de la educación 'regular' a las especificidades del alumno de la educación de adultos y jóvenes, cuestionando otras modalidades de educación. Además de cuestionar el potencial transformador del plan de estudios integrado, el texto analiza las reacciones y los movimientos suscitados en los enfrentamientos entre lo instituido y lo instituyente, que pueden tanto intensificar como reducir la propiedad crítica de la propuesta, al buscar convertirla en equivalente a las formas sociales ya existentes. Concluye destacando que la educación, al mismo tiempo que le debe sus condiciones de posibilidad al modo como la sociedad se estructura, también, por otro lado, contribuye en la producción de subjetividades que circulan en esa misma sociedad. <![CDATA[PERCEPCIÓN DE LA LABOR DOCENTE EN UNA UNIVERSIDAD DE LA REGIÓN NORTE DE BRASIL]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-77462015000200429&lng=es&nrm=iso&tlng=es Buscou-se conhecer a percepção da experiência do trabalho docente em cursos de saúde de uma universidade federal da região Norte do Brasil. Utilizando-se abordagem qualitativa, foram entrevistados seis docentes de cursos de saúde dessa universidade, cujos dados foram submetidos à análise de conteúdo. Predominaram mulheres na função docente, e a valorização dessa função como vínculo estável de trabalho, fonte de rendimentos e função social. No trabalho docente, a maioria se concentra no desenvolvimento de habilidades técnico-científicas dos alunos, expressando a necessidade da qualificação contínua e apoio institucional insuficiente. As relações pessoais desses docentes com alunos e outros professores e técnico-administrativos são reconhecidamente mediadoras da qualidade do processo de ensino-apren-dizagem e trabalho. Quanto à saúde, a maior parte se sente vulnerável e desgastada, principalmente em aspectos psicoemocionais, o que influencia as suas relações sociais dentro e fora do ambiente de trabalho. Embora o exercício profissional tenha sido identificado como fonte de estabilidade, realização pessoal e financeira, destacam-se a precariedade e a sobrecarga de trabalho, que tendem a induzir sofrimento e adoe-cimento. Esta reflexão entre docentes, movimentos sindicais e instituições de ensino pode subsidiar ajustes institucionais, legais, curriculares e sociais para melhorar o processo de ensino-aprendizagem e a qualidade de vida dos docentes.<hr/>An attempt was made to get to know the views professors have on the experience of teaching in health courses at a federal university located in northern Brazil. Using a qualitative approach, six professors working at the university's health courses were interviewed, and their data were subjected to content analysis. Most professors were female, and the role was valued as it represents a stable employment status, a source ofincome, and a social function. In the teaching activity, most focus on developing the students' technical and scientific skills, expressing the need for ongoing training and insufficient institutional support. Personal relationships among these professors and students and with other professors and technical administrators are known to mediate the quality of the teaching/learning and work processes. Insofar as health is concerned, most feel vulnerable and worn, particularly in psycho-emotional aspects, a fact that influences their social relations within and outside of the workplace. Although the professional practice has been identified as a source of stability and of personal and financial realization, the precariousness and work overload stand out and tend to induce suffering and illness. This reflection among professors, labor union movements, and educational institutions may support institutional, legal, curriculum and social adjustments in order to improve the process of teaching and learning and the professors' quality of life.<hr/>Se buscó conocer la percepción de la experiencia del trabajo docente en cursos de salud de una universidad federal de la región Norte de Brasil. A partir de un enfoque cualitativo, fueron entrevistados seis profesores de cursos de salud de esa universidad, cuyos datos fueron someti-dos al análisis de contenido. Predominaron las mujeres en la función docente, y la valoración de esta función como vínculo laboral estable, fuente de ingresos y función social. En el trabajo docente, la mayoría se concentra en el desarrollo de habilidades técnicas y científicas de los estu-diantes, lo que expresa la necesidad de la formación continua y un apoyo institucional insuficiente. Las relaciones personales de estos profesores con alumnos y otros docentes y con técnicos administrativos, son reconocidamente mediadoras de la calidad en el proceso de ensenanza-apren-dizaje y trabajo. En relación a la salud, la mayoría se siente vulnerable y desgastada, sobre todo en los aspectos psicoemocionales, lo que influye en sus relaciones sociales dentro y fuera del ambiente de trabajo. Aunque la práctica profesional se haya identificado como una fuente de es-tabilidad, realización personal y financiera, sobresalen la precariedad y la sobrecarga de trabajo, que tienden a provocar sufrimiento y enfermedad. Esta reflexión entre los docentes, los mo-vimientos sindicales y las instituciones educativas puede sustentar ajustes institucionales, legales, curriculares y sociales para mejorar el proceso de ensenanza-aprendizaje y la calidad de vida de los docentes. <![CDATA[LA SUBJETIVIDAD DEL PROFESIONAL DE ODONTOLOGÍA POST-REESTRUCTURACIÓN PRODUCTIVA: ÉTICA Y ESPECIALIZACIÓN]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-77462015000200451&lng=es&nrm=iso&tlng=es Um novo tipo de relacionamento entre ciência, tecnologia e indústria na contemporaneidade estimula a forte expansão da realização do consumo de bens e serviços especializados, construindo diversificados problemas éticos nesse processo. Este artigo objetiva analisar a relação entre ética, especialização e mercado de trabalho na odontologia pós-reestru-turação produtiva. Trata-se de pesquisa qualitativa exploratório-descritiva, com aplicação de um questionário em trinta alunos de um curso de especialização do sul do Brasil. As categorias foram construídas por meio dos problemas éticos apontados nos discursos dos profissionais e analisadas pelo método textual discursivo. As categorias estudadas foram a busca da especialização como imperativo para o diferencial de mercado e os problemas éticos na construção de novas necessidades de consumo estético e especializado com base em esquemas de convencimento singulares pro-fissional-paciente. Um quadro de crise paradigmática da profissão odontológica estimula a ampliação das especialidades pautadas no consumo estético, o que amplifica a importância do debate da ética na formação lato sensue, também, na formação permanente no trabalho em saúde bucal. Indica-se a necessidade de participação proativa dos conselhos profissionais, entidades de classe e instituições governamentais relacionadas à saúde bucal na construção do debate ético--bioético voltado ao trabalho e formação profissionais.<hr/>A new type of relationship that has developed between science, technology, and industry in modern life encourages a strong expansion in the consumption of specialized goods and services, building diverse ethical issues in this process. This article aims to analyze the relationship between ethics, specialization, and the labor market in the productive post-restructuring of dentistry. It is an exploratory-descriptive qualitative study involving the application of a questionnaire among thirty students of a specialization course in southern Brazil. The categories were constructed through the ethical issues highlighted in the discourse ofprofessionals and analyzed using the discursive textual method. The categories studied were the pursuit of specialization as an imperative to stand out on the market and ethical issues in the construction of new needs for aesthetic and specialized consumption based on singular patient-patient convincing schemes. A picture of a paradigmatic crisis in the dental profession encourages the expansion of specialties guided by aesthetic consumption, which, in turn, amplifies the importance of the ethical debate in the lato sensu training and, also, in continuing education in work in oral health. There is a need for a proactive participation of professional councils, professional associations, and government institutions related to oral health in the construction of the ethical and bioethical debate focused on professional work and training.<hr/>Un nuevo tipo de relación entre la ciencia, la tecnología y la industria en la contem-poraneidad estimula una fuerte expansión de realización del consumo de bienes y servicios especializados, con lo cual se crean diversos problemas éticos en este proceso. Este artículo tiene como objetivo analizar la relación entre la ética, la especialización y el mercado de trabajo en la odontología posreestructuración productiva. Se trata de una investigación cualitativa explorato-ria y descriptiva, mediante la aplicación de un cuestionario en treinta estudiantes de un curso de especialización en el sur de Brasil. Las categorías se construyeron a través de los problemas éticos indicados en los discursos de los profesionales y analizadas por el método textual discursivo. Las categorías estudiadas fueron la búsqueda de la especialización como imperativo para diferen-ciarse en el mercado y los problemas éticos en la construcción de nuevas necesidades de consumo estético y especializado, basados en esquemas de convencimiento singulares profesional-paciente Un cuadro de crisis paradigmática de la profesión odontológica estimula la ampliación de las especialidades orientadas al consumo estético, lo que amplifica la importancia del debate ético en la formación lato sensuy también, en la formación permanente en el trabajo de salud bucal. Se indica la necesidad de la participación proactiva de los consejos profesionales, de asociaciones e instituciones gubernamentales relacionadas con la salud bucal en la construcción del debate ético y bioético, enfocado hacia el trabajo y la formación profesional. <![CDATA[Percepciones y demandas de nutricionistas de la alimentación escolar sobre su formación]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-77462015000200473&lng=es&nrm=iso&tlng=es A pesquisa teve por objetivo conhecer as percepções e demandas dos nutricionistas atuantes na alimentação escolar sobre sua formação nessa área da nutrição. A investigação foi realizada por meio de aplicação de questionário autopreenchível a 39 participantes de uma capacitação para nutricionistas que atuam no Programa Nacional de Alimentação Escolar em 2008. Os dados foram analisados mediante a utilização de abordagem qualitativa. A maioria considerou que a graduação não preparou adequadamente para a atuação na área, já que temas pertinentes ao Programa Nacional de Alimentação Escolar não são, ou são pouco abordados. Apesar das dificuldades e queixas, a maioria manifestou satisfação com sua prática na alimentação escolar, porém pressupõe ser necessária alguma mudança, tendo demonstrado desconforto com a própria prática. Este estudo reforça a importância de ampla discussão sobre a formação do nutricionista e a adequação dos currículos às demandas atuais.<hr/>The study aimed to understand the perceptions and demands imposed on nutritionists active in the preparation of meals served at schools on their training in this area of nutrition. The research was conducted through a selfadministered questionnaire replied to by 39 participants in a training session held for nutritionists who worked under the National School Nutrition Program in 2008. Data were analyzed by means of a qualitative approach. Most professionals considered that their training had not prepared them adequately to act in the area, as issues relevant to the National School Nutrition Program were either not addressed at all or poorly discussed. Despite their difficulties and complaints, most said they were satisfied with their practice in school meals, but believed changes are needed and were not comfortable with the practice itself. This study underpins the importance of holding a broad discussion on the nutritionists' training and on the curricula's adequacy to address current demands.<hr/>La investigación tuvo como objetivo conocer las percepciones y demandas de los nutricionistas que actúan en la alimentación escolar sobre su formación en esta área de la nutrición. La investigación se realizó a través de un cuestionario autorrellenable a 39 participantes de una capacitación para nutricionistas que participan en el Programa Nacional de Alimentación Escolar, en 2008. Los datos se analizaron utilizando el enfoque cualitativo. La mayoría consideró que la graduación no los preparó adecuadamente para actuar en el área, ya que cuestiones pertinentes al Programa Nacional de Alimentación Escolar no son tratados o lo son muy poco. A pesar de las dificultades y quejas, la mayoría expresó su satisfacción con su práctica en la alimentación escolar, sin embargo, presuponen que son necesarios algunos cambios, y mostraron inquietud con su propia práctica. Este estudio refuerza la importancia de una amplia discusión sobre la formación del nutricionista y la adecuación de los planes de estudio a las demandas actuales. <![CDATA[DILEMAS, RETOS Y LAS INTERFACES DE LA EDUCACIÓN ALIMENTARIA Y NUTRICIONAL COMO UN PROCESO DE PARTICIPACIÓN POPULAR]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-77462015000200493&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo apresenta experiências de nutricionistas em atividades de educação alimentar e nu-tricional desenvolvidas, nos últimos dez anos, nas escolas de Duque de Caxias, município do estado do Rio de Janeiro. A metodologia de sistematização de experiência tem como pressuposto que esta atividade coletiva de aprendizagem se dá a partir da interpretação crítica das práticas em diálogo com a teoria. Foram realizadas consultas em acervos pessoais e de projetos e, posteriormente, entrevistas individuais e coletivas com nutricionistas. Pôde-se registrar grande diversidade nas ações desenvolvidas, interesse na atuação intersetorial e progressiva incorporação do discurso do direito à alimentação. As parcerias estabelecidas entre nutricionistas e movimentos populares marcam a descrição das experiências. A educação alimentar e nutricional foi afirmada como campo de atuação interdisciplinar. Em contextos de grande injustiça torna-se essencial incorporar princípios da educação popular, tais como amorosidade, diálogo e compromisso com os oprimidos. A sistematização sinaliza que nutricionistas, responsáveis, professores, merendeiras e outros profissionais da escola têm sido importantes atores nas experiências, além de indicar o potencial de ampliação da participação de estudantes.<hr/>This paper presents the experiences of nutritionists in food and nutrition education activities at schools located in Duque de Caxias, a municipality of the state of Rio de Janeiro, Brazil, over the past ten years. The methodology for systematizing experience is based on the assumption that this collective learning activity takes place from the critical interpretation of practices in dialog with the theory. Personal collections and projects were queried and, later, individual and group interviews conducted with nutritionists. It was possible to note great diversity in the actions developed, in the interest in intersectoral action, and the progressive incorporation of the right to food discourse. The partnerships established between nutritionists and popular movements mark the description of the experiments. Food and nutrition education was affirmed as an interdisciplinary field of action. In contexts of great injustice, it is essential to incorporate principles of popular education, such as loveliness, dialog, and commitment to the oppressed. The systematization signals that nutritionists, guardians, teachers, cooks and other school professionals have been key players in the experiments, and indicates the potential for the increased participation of the students. <![CDATA[EVALUACIÓN DE LA CALIDAD DE VIDA DE LOS ESTUDIANTES DE NUTRICIÓN]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-77462015000200515&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este estudo objetivou avaliar a qualidade de vida dos estudantes de Nutrição, de modo a subsidiar reflexões no processo de formação em saúde. Tratou-se de estudo observacional de corte transversal, realizado com quarenta estudantes distribuídos em todos os semestres do curso no período de agosto de 2010 a agosto de 2011. A coleta de dados foi realizada por meio de questionário específico — aspectos sociodemográfi-cos — e do instrumento World Health Organization Quality of Life Instrument Bref. Foram realizadas análises estatísticas descritivas de frequência, tendência central e dispersão e análise inferencial de comparação entre os domínios. Estes apresentaram os seguintes escores: meio ambiente (68,17), relações sociais (66,67), físico (66,07) e psicológico (63,82). As facetas sono, energia para o dia a dia, capacidade de concentração, oportunidades de atividades de lazer, recursos financeiros, ambiente físico e sentimentos negativos influenciaram negativamente a qualidade de vida dos entrevistados e interferiram no desempenho acadêmico. Esses achados corroboram outros estudos sobre graduandos, revelando que a qualidade de vida desses jovens demanda aprimoramento das estruturas físicas e ambientais, do apoio pedagógico, social e psicológico num contexto de inclusão social e multidiversidade cultural cada vez mais presente nas universidades públicas brasileiras.<hr/>This study aimed to evaluate the quality of life of Nutrition students in order to subsidize reflections on the process of training in health. This was a cross-sectional observational study conducted from August 2010 to August 2011 among forty students attending all course semesters. Data was collected using a specific questionnaire — sociodemographic characteristics — and the World Health Organization Quality of Life Instrument-Bref. Descriptive frequency, central tendency and dispersion statistical analyses were performed, as was the comparison inferential analysis among the domains. The scores were: environment (68.17), social (66.67), physical (66.07) and psychological (63.82) relations. The sleep, energy for daily activities, concentration capacity, opportunities for leisure activities, financial resources, physical environment and negative feeling facets affected the respondents' quality oflife adversely and interfered with their academic performance. These findings corroborate other studies involving undergraduates, revealing that the quality of life of these young people require improving physical and environmental structures and pedagogical, social, and psychological support in a context of social inclusion and of cultural multidiversity that is increasingly present in Brazilian public universities.<hr/>Este estudio tuvo como objetivo evaluar la calidad de vida de los estudiantes de Nutrición, con el fin de sustentar reflexiones sobre el proceso de formación en salud. Se trató de un estudio observacional de corte transversal, realizado con cuarenta estudiantes distribuidos en todos los semestres del curso durante el período de agosto de 2010 a agosto de 2011. La reco-lección de datos se realizó mediante un cuestionario específico -aspectos sociodemográficos- y del instrumento World Health Organization Quality of Life Instrument Bref. Se realizaron análisis estadísticos descriptivos de frecuencia, tendencia central y dispersión y análisis inferencial de comparación entre los dominios. Estos presentaron las siguientes puntuaciones: medio ambiente (68,17), relaciones sociales (66,67), física (66,07) y psicológica (63,82). Las facetas sueno, energía para el día a día, capacidad de concentración, oportunidades de actividades recreativas, recursos financieros, ambiente físico y sentimientos negativos afectaron negativamente la calidad de vida de los encuestados e interfirieron en el rendimiento académico. Estos hallazgos corroboran otros estudios sobre estudiantes de pregrado, que revelan que la calidad de vida de estos jóvenes exige la mejora de las estructuras físicas y ambientales, del apoyo pedagógico, social y psicológico en un contexto de inclusión social y de multidiversidad cultural cada vez más presente en las universidades públicas brasilenas. <![CDATA[Entrevista: Jaime Breilh]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-77462015000200533&lng=es&nrm=iso&tlng=es Jaime Breilh é professor da Universidade Andina Simón Bolivar, no Equador. Entretanto, para a saúde coletiva, o nome desse pesquisador equatoriano se conecta diretamente com o pensamento crítico em epidemiologia, que não se resume a afirmar a saúde como uma produção social, mas investiga e adverte quanto aos modos pelos quais a sociedade capitalista consolida desigualdades profundamente vinculadas a uma ‘economia da morte’. Nesta entrevista, 1 , 2 concedida em março, quando ele esteve no Brasil para participar do V Seminário da Frente Nacional contra a Privatização da Saúde, Breilh faz uma análise crítica dos caminhos que a epidemiologia tem trilhado e propõe reposicioná-la como uma área de conhecimento comprometida com uma ‘economia da vida’. Para tanto, discute as relações que se estabelecem entre opções teóricas e uma ação política e ética direcionada ao enfrentamento das iniquidades sociais.<hr/>Jaime Breilh is a professor at Universidad Andina Simón Bolivar (Ecuador). However, for collective health, this Ecuadorian researcher's name is directly linked to the critical thought on epidemiology that is not limited to affirming health as social production, rather investigates and warns about the extent to which the way the capitalistic society consolidates inequalities that are deeply connected to an ‘economics of death.’ In this interview, 1 , 2 granted in March, when he was in Brazil to take part in the 5th Seminar of the National Front against the Privatization of Health, Breilh made a critical analysis of the paths epidemiology has followed and proposes to reposition it as an area of knowledge committed to an “economics of life.” To this end, he discusses the relationships that are established between theoretical options and political and ethical action directed towards facing social inequalities.<hr/>Jaime Breilh es profesor de la Universidad Andina Simón Bolívar (Ecuador). Sin embargo, en el caso de la salud pública, el nombre de este investigador se vincula directamente con el pensamiento crítico en epidemiología, es decir que no ve simplemente a la salud como una producción social, sino que investiga y advierte acerca de las maneras en que la sociedad capitalista consolida la desigualdad, profundamente ligada a una “economía de la muerte”. En esta entrevista, 1 concedida en el mes de marzo, cuando se encontraba en Brasil para participar en el V Seminario del Frente Nacional contra la Privatización de la Salud, Breilh hace un análisis crítico de los caminos que la epidemiología ha recorrido y propone reubicarla como un área de conocimiento comprometida con una “economía de vida”. Con esa finalidad, analiza las relaciones que se establecen entre las opciones teóricas y una acción política y ética dirigida al enfrentamiento de las inequidades sociales. <![CDATA[Políticas e cuidado em saúde mental: contribuições para a prática profissional]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-77462015000200541&lng=es&nrm=iso&tlng=es Jaime Breilh é professor da Universidade Andina Simón Bolivar, no Equador. Entretanto, para a saúde coletiva, o nome desse pesquisador equatoriano se conecta diretamente com o pensamento crítico em epidemiologia, que não se resume a afirmar a saúde como uma produção social, mas investiga e adverte quanto aos modos pelos quais a sociedade capitalista consolida desigualdades profundamente vinculadas a uma ‘economia da morte’. Nesta entrevista, 1 , 2 concedida em março, quando ele esteve no Brasil para participar do V Seminário da Frente Nacional contra a Privatização da Saúde, Breilh faz uma análise crítica dos caminhos que a epidemiologia tem trilhado e propõe reposicioná-la como uma área de conhecimento comprometida com uma ‘economia da vida’. Para tanto, discute as relações que se estabelecem entre opções teóricas e uma ação política e ética direcionada ao enfrentamento das iniquidades sociais.<hr/>Jaime Breilh is a professor at Universidad Andina Simón Bolivar (Ecuador). However, for collective health, this Ecuadorian researcher's name is directly linked to the critical thought on epidemiology that is not limited to affirming health as social production, rather investigates and warns about the extent to which the way the capitalistic society consolidates inequalities that are deeply connected to an ‘economics of death.’ In this interview, 1 , 2 granted in March, when he was in Brazil to take part in the 5th Seminar of the National Front against the Privatization of Health, Breilh made a critical analysis of the paths epidemiology has followed and proposes to reposition it as an area of knowledge committed to an “economics of life.” To this end, he discusses the relationships that are established between theoretical options and political and ethical action directed towards facing social inequalities.<hr/>Jaime Breilh es profesor de la Universidad Andina Simón Bolívar (Ecuador). Sin embargo, en el caso de la salud pública, el nombre de este investigador se vincula directamente con el pensamiento crítico en epidemiología, es decir que no ve simplemente a la salud como una producción social, sino que investiga y advierte acerca de las maneras en que la sociedad capitalista consolida la desigualdad, profundamente ligada a una “economía de la muerte”. En esta entrevista, 1 concedida en el mes de marzo, cuando se encontraba en Brasil para participar en el V Seminario del Frente Nacional contra la Privatización de la Salud, Breilh hace un análisis crítico de los caminos que la epidemiología ha recorrido y propone reubicarla como un área de conocimiento comprometida con una “economía de vida”. Con esa finalidad, analiza las relaciones que se establecen entre las opciones teóricas y una acción política y ética dirigida al enfrentamiento de las inequidades sociales. <![CDATA[Realidades da Educação Profissional no Brasil]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-77462015000200543&lng=es&nrm=iso&tlng=es Jaime Breilh é professor da Universidade Andina Simón Bolivar, no Equador. Entretanto, para a saúde coletiva, o nome desse pesquisador equatoriano se conecta diretamente com o pensamento crítico em epidemiologia, que não se resume a afirmar a saúde como uma produção social, mas investiga e adverte quanto aos modos pelos quais a sociedade capitalista consolida desigualdades profundamente vinculadas a uma ‘economia da morte’. Nesta entrevista, 1 , 2 concedida em março, quando ele esteve no Brasil para participar do V Seminário da Frente Nacional contra a Privatização da Saúde, Breilh faz uma análise crítica dos caminhos que a epidemiologia tem trilhado e propõe reposicioná-la como uma área de conhecimento comprometida com uma ‘economia da vida’. Para tanto, discute as relações que se estabelecem entre opções teóricas e uma ação política e ética direcionada ao enfrentamento das iniquidades sociais.<hr/>Jaime Breilh is a professor at Universidad Andina Simón Bolivar (Ecuador). However, for collective health, this Ecuadorian researcher's name is directly linked to the critical thought on epidemiology that is not limited to affirming health as social production, rather investigates and warns about the extent to which the way the capitalistic society consolidates inequalities that are deeply connected to an ‘economics of death.’ In this interview, 1 , 2 granted in March, when he was in Brazil to take part in the 5th Seminar of the National Front against the Privatization of Health, Breilh made a critical analysis of the paths epidemiology has followed and proposes to reposition it as an area of knowledge committed to an “economics of life.” To this end, he discusses the relationships that are established between theoretical options and political and ethical action directed towards facing social inequalities.<hr/>Jaime Breilh es profesor de la Universidad Andina Simón Bolívar (Ecuador). Sin embargo, en el caso de la salud pública, el nombre de este investigador se vincula directamente con el pensamiento crítico en epidemiología, es decir que no ve simplemente a la salud como una producción social, sino que investiga y advierte acerca de las maneras en que la sociedad capitalista consolida la desigualdad, profundamente ligada a una “economía de la muerte”. En esta entrevista, 1 concedida en el mes de marzo, cuando se encontraba en Brasil para participar en el V Seminario del Frente Nacional contra la Privatización de la Salud, Breilh hace un análisis crítico de los caminos que la epidemiología ha recorrido y propone reubicarla como un área de conocimiento comprometida con una “economía de vida”. Con esa finalidad, analiza las relaciones que se establecen entre las opciones teóricas y una acción política y ética dirigida al enfrentamiento de las inequidades sociales.