Scielo RSS <![CDATA[Trabalho, Educação e Saúde]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=1981-774620140001&lang=es vol. 12 num. 1 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-77462014000100001&lng=es&nrm=iso&tlng=es <![CDATA[<b>La cultura estética y la educación del gusto como camino de formación y humanización en el área de la salud</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-77462014000100002&lng=es&nrm=iso&tlng=es Partindo da candente discussão sobre humanização em saúde, este ensaio procura problematizar a abordagem sobre essa temática enfocando a necessária contribuição da 'teoria da cultura' e da 'educação do gosto'. Resgatando, numa perspectiva histórica e filosófica, os conceitos de Kultur e Bildung de Goethe e entendendo a formação como resultado da 'educação do gosto', este ensaio busca também pensar a humanização do profissional de saúde para além da implementação de políticas de treinamento técnico aplicadas no cotidiano do trabalho - também como experiência efetiva de uma formação pessoal que passa por uma experiência cultural.<hr/>Based on the hot-button discussion about humane health care, this essay aims to discuss the approach to the necessary contribution of the theory of culture and taste education. Upon bringing up, from a historical and philosophical perspective, Goethe's concepts of Kultur and Bildung and the understanding that training is a result of taste education, we seek to think of the humanization of health professionals beyond the implementation of technical training policies applied in daily work as an effective personal training experience that goes through a cultural experience.<hr/>Con base en la candente discusión sobre humanización en salud, este ensayo busca problematizar el enfoque sobre la necesaria contribución de la teoría de la cultura y de la educación del gusto. Mediante el rescate, desde una perspectiva histórica y filosófica, de los conceptos Kultur y Bildung de Goethe y la comprensión de que la formación es el resultado de la educación de gusto, se buscan pensar en la humanización del profesional de salud más allá de la implementación de políticas de capacitación técnica aplicadas al trabajo cotidiano, como una experiencia efectiva de una formación personal que pasa por una experiencia cultural. <![CDATA[<b>Apoyo Institucional Paideia como estrategia para la educación continua en la salud</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-77462014000100003&lng=es&nrm=iso&tlng=es Trata-se de uma pesquisa-intervenção do tipo apoio. Nesta investigação, avaliaram-se os efeitos do curso-intervenção Cogestão da Clínica Ampliada e Compartilhada, especialmente no que se refere à incorporação de saberes que auxiliam os profissionais a desenvolverem a capacidade de trabalhar em rede, em equipe e com cogestão do trabalho em saúde. O curso foi oferecido aos profissionais que compunham as equipes do Centro de Saúde Aeroporto e do Centro de Atenção Psicossocial David Capistrano e a apoiadores institucionais do Distrito Sudoeste de Campinas, São Paulo. Para a produção de dados, utilizaram-se duas técnicas: observação e realização de grupos focais de avaliação com os profissionais que participaram do curso. Constataram-se mudanças relevantes nos profissionais no que diz respeito às dimensões clínica, político-institucional e do governo de si mesmos.<hr/>This is a support-type research intervention. This study evaluated the effects of the Extended and Shared Clinic Comanagement course-intervention, especially with regard to the incorporation of knowledge that helps professionals develop the ability to network, to work in teams, and to co-manage health work. The course was offered to professionals comprising the Airport Health Center and the David Capistrano Psychosocial Care Center teams and institutional supporters of the Southwest District of Campinas, São Paulo. Two techniques were used to generate the data: Observation and conducting assessment focus groups with the professionals who took part in the course. Relevant changes were noted among the professionals with regard to their own clinical, political-institutional and government dimensions.<hr/>Se trata de una investigación-intervención, de tipo apoyo. En esta investigación se evaluaron los efectos del curso-intervención Cogestión de la Clínica Ampliada y Compartida, especialmente en lo tocante a la incorporación de saberes que ayudan a los profesionales a desarrollar la capacidad de trabajar en red, en equipo y con cogestión del trabajo en la salud. El curso se ofreció a los profesionales integrantes de los equipos del Centro de Salud Aeropuerto y del Centro de Atención Psicosocial David Capistrano y a colaboradores institucionales del Distrito Sudoeste de Campinas, San Pablo. Para la producción de datos, se utilizaron dos técnicas: observación y realización de grupos focales de evaluación con los profesionales que participaron en el curso. Se constataron cambios relevantes en los profesionales en lo que respecta a las dimensiones clínica, política e institucional y del gobierno de sí mismos. <![CDATA[<b>Capacitación discente en el proceso detrabajo en diagnóstico por imagen del técnico en enfermería</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-77462014000100004&lng=es&nrm=iso&tlng=es A atuação da enfermagem radiológica cresceu significativamente, tornando esse profissional um elemento integral na radiologia e no diagnóstico por imagem. Considerando que um profissional com fragilidades em sua qualificação expõe-se a riscos desnecessários, a importância deste trabalho é resultado da necessidade de disseminar conhecimentos acerca da especialidade a futuros profissionais. O objetivo deste artigo é conhecer o processo de trabalho em diagnóstico por imagem dos discentes do Curso Técnico em Enfermagem-Proeja, em uma instituição pública da Grande Florianópolis, no estado de Santa Catarina. A metodologia utilizada foi a pesquisa-ação. Aplicaram-se três questionários aos discentes e docentes do curso, a fim de conhecer as necessidades do curso em relação ao tema. Os resultados revelaram uma defasagem na formação, visto que a temática não é abordada nas aulas. Com base nas necessidades expostas pelos participantes da pesquisa, as ações de capacitação foram planejadas, abordando temas como radiação ionizante, proteção radiológica, atuação do técnico em enfermagem na área e legislação. Após a capacitação, os alunos mostraram maior segurança e interesse em atuar nos serviços de diagnóstico por imagem, bem como em manter um processo de educação continuada. Sendo assim, a realização da capacitação mostrou-se pertinente à formação dos futuros profissionais.<hr/>The role played by radiologic nursing has grown significantly, rendering this professional an integral element of radiology and of diagnostic imaging. Since a professional with flaws in training is exposed to unnecessary risks, the importance of this work is the outcome of the need to disseminate knowledge about this area of expertise to future professionals. The purpose of this article is to get to know the diagnostic imaging work process offered to the students of the Technical Course in Nursing-Proeja at a public institution in the Metropolitan Region of Florianópolis, state of Santa Catarina. Action research was the methodology used. Three questionnaires were applied to course students and faculty in order to learn more about the needs of the course insofar as this topic is concerned. The results revealed a lag in training, since the subject is not addressed in class. Based on the needs shown by the research subjects, the training activities were planned in such a manner as to cover topics related to ionizing radiation, protection against radiation, the work of the nursing technician in this area, and the legislation. After the training, students showed greater security and interest in working with diagnostic imaging services as well as in maintaining a continuing education process. Thus, providing the training proved to be relevant to qualifying future professionals.<hr/>El papel de la enfermería radiológica creció de manera significativa, volviendo a este profesional un elemento esencial en radiología y diagnóstico por imagen. Considerando que un profesional con fragilidades en su calificación se expone a riesgos innecesarios, la importancia de este trabajo es el resultado de la necesidad de divulgar conocimientos acerca de la especialidad a futuros profesionales. El objetivo de este artículo es conocer el proceso de trabajo en diagnóstico por imagen de los estudiantes del Curso Técnico en Enfermería - Proeja, en una institución pública de la Gran Florianópolis, en el estado de Santa Catarina. La metodología utilizada fue la investigación-acción. Se aplicaron tres cuestionarios a los estudiantes y docentes del curso, a fin de conocer las necesidades del curso con relación al tema. Los resultados revelaron un desfasaje en la formación puesto que no se aborda la temática en las clases. Con base en las necesidades expuestas por los participantes en la investigación, las acciones de capacitación se planificaron abordando temas como radiación ionizante, protección radiológica, papel del técnico en enfermería en el área y legislación. Después de la capacitación, los alumnos presentaron mayor seguridad e interés en actuar en los servicios de diagnóstico por imagen, así como en mantener un proceso de educación continua. Por lo tanto, la realización de la capacitación resultó ser pertinente para la formación de los futuros profesionales. <![CDATA[<b>Percepción de los equipos de salud oral en el norte de Minas Gerais sobre la formación de técnicos en salud oral del SUS</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-77462014000100005&lng=es&nrm=iso&tlng=es A inclusão das Equipes de Saúde Bucal na Estratégia Saúde da Família representa uma mudança na saúde pública. Este estudo tem como objetivo conhecer percepções de egressos e coordenadores da formação técnica ministrada pela Escola Técnica de Saúde para Técnicos em Saúde Bucal em municípios do Norte de Minas Gerais, a partir do Programa Brasil Sorridente. A metodologia utilizada é exploratória-descritiva, com ênfase qualitativa. Os egressos afirmam que a participação no curso beneficia o serviço prestado à população por meio de ações de educação em saúde, maior eficiência, compreensão e qualidade de atividades desenvolvidas nas clínicas. As falas dos coordenadores e dos egressos enfatizam as melhorias nas ações de biossegurança. A percepção das equipes de saúde bucal, representada pelos egressos do curso técnico em saúde bucal e pelos coordenadores das equipes em que estão inseridos, ratifica a hipótese de que investir em educação para os trabalhadores do Sistema Único de Saúde contribui para a qualidade do serviço prestado.<hr/>The inclusion of Oral Health Teams in the Family Health Strategy represents a shift in public health. This study aims to get to know the views of graduates and coordinators of the technical training provided by the Technical Health School for Oral Health Technicians in municipalities in Northern Minas Gerais based on the Smiling Brazil Program. The methodology that was used is exploratory and descriptive, with a qualitative emphasis. The graduates claim that taking the course benefits the service provided to the population through actions in health education, it affords greater efficiency and understanding, and improves the quality of activities done in clinics. Coordinators and graduates emphasize the improvements that take place in biosecurity actions. The perception of the oral health teams, represented by the graduates of the technical course in oral health and by the coordinators of the teams in which they were in, confirms the hypothesis that investing in education for Unified Health System workers helps improve service quality.<hr/>La inclusión de los Equipos de Salud Oral en la Estrategia Salud Familiar representa un cambio en la salud pública. Este estudio tiene como objetivo conocer las percepciones de egresados y coordinadores de la formación técnica impartida por la Escuela Técnica de Salud para Técnicos en Salud Oral en municipios del Norte de Minas Gerais, a partir del Programa Brasil Sonriente. La metodología utilizada es exploratoria y descriptiva, con énfasis cualitativo. Los egresados afirman que la participación en el curso beneficia el servicio prestado a la población mediante acciones de educación en salud, mayor eficiencia, comprensión y calidad de actividades desarrolladas en las clínicas. Las palabras de los coordinadores y de los egresados enfatizan las mejoras en las acciones de bioseguridad. La percepción de los equipos de salud oral, representada por los egresados del curso técnico en salud oral y por los coordinadores de los equipos en que están incluidos, ratifica la hipótesis de que invertir en educación para los trabajadores del Sistema Único de Salud contribuye para la calidad del servicio prestado. <![CDATA[<b>El agente comunitario de salud como residente, trabajador y usuario en São Carlos, San Pablo</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-77462014000100006&lng=es&nrm=iso&tlng=es O presente artigo tem por objetivo abordar alguns aspectos da vida dos agentes comunitários de saúde do município de São Carlos, São Paulo. Utilizou-se para a construção deste estudo a pesquisa qualitativa, com a aplicação da entrevista semiestruturada e análise temática de conteúdo. Quatro categorias resultaram da análise: como vejo meu trabalho; dificuldades e facilidades de morar no bairro; o ACS em seus diferentes papéis; e, por fim, qualidade de vida: a vida como ela é. A aproximação com a realidade estudada possibilitou perceber o agente comunitário de saúde para além da dimensão trabalho e destacar os aspectos que o particularizam e diferenciam dos demais profissionais do Sistema Único de Saúde, a saber: ser trabalhador, morador e usuário. Concluímos que o agente comunitário de saúde precisa ser compreendido na singularidade que a profissão apresenta, proporcionando o fortalecimento pessoal e profissional cotidiano.<hr/>This article aims to address a few aspects related to the lives of the community health workers in the city of São Carlos, São Paulo. Qualitative research was used to build this study, with the application of semi-structured interviews and thematic content analyses. Four categories resulted from the analysis: How I see my work; the difficulties and advantages of living in the neighborhood; the CHA in their different roles, and, ultimately, quality of life: life as it is. Being closer to the reality being studied enabled a view of the community health agents beyond the work dimension and highlighted aspects that particularize and set them apart from other professionals in the Unified Health System, namely: Being a worker, resident and user. We conclude that the community health agent needs to be understood based on the uniqueness of the profession, providing personal empowerment and a professional routine.<hr/>Este artículo tiene por objetivo tratar de algunos aspectos de la vida de los agentes comunitarios de salud del municipio de São Carlos, San Pablo. Para la construcción de este estudio se utilizó la investigación cualitativa, con la aplicación de la entrevista semiestructurada y análisis temática del contenido. Del análisis resultaron cuatro categorías: cómo veo mi trabajo; dificultades y facilidades de vivir en el barrio; el ACS en sus diferentes papeles; y, finalmente, calidad de vida: la vida tal como es. La aproximación con la realidad estudiada permitió observar al agente comunitario de salud más allá de la dimensión trabajo y destacar los aspectos que lo caracterizan y diferencian de los demás profesionales del Sistema Único de Salud, a saber: ser trabajador, residente y usuario. Llegamos a la conclusión de que el agente comunitario de salud necesita ser comprendido dentro de la singularidad que representa su profesión, proporcionando el fortalecimiento personal y profesional cotidiano. <![CDATA[<b>Contribución con el trabajo del equipo Salud Familiar en la formación técnica del agente comunitario de salud</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-77462014000100007&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo aborda os resultados de pesquisa realizada entre 2008 e 2011 no âmbito da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, cujo objeto foi a formação técnica do agente comunitário de saúde (ACS). O eixo central de análise foram as mudanças produzidas no processo de trabalho decorrentes da reorientação do modelo de atenção à saúde pretendida com a implantação da Estratégia Saúde da Família. Participaram da pesquisa 32 ACSs alunos do curso, oito profissionais das suas equipes e dois ACSs da diretoria do Sindicato de Agentes Comunitários de Saúde do Rio de Janeiro que não eram alunos do curso. De maneira geral, os entrevistados questionaram as conquistas pretendidas com a mudança no modelo de atenção. Quanto à contribuição da formação técnica para a atuação dos ACSs, existe uma contradição clara entre a percepção deles e a perspectiva de médicos e enfermeiros. Enquanto esses últimos perceberam poucas mudanças ocorridas na atuação dos ACSs em decorrência do curso realizado, os agentes foram unânimes em apontar mudanças em relação ao trabalho e à sua própria vida. A tensão na relação entre ACSs e demais profissionais da equipe esteve presente nos resultados da pesquisa e indica uma necessidade de aprofundamento dessa relação.<hr/>This article presents the findings of a research project undertaken at Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV) (Joaquim Venâncio Polytechnic School of Health/Oswaldo Cruz Foundation), which analyzed the Community Health Agents (CHA) technical course between 2008 and 2011. The research was developed from the point of view of CHAs, and also from the point of view of the other family health team members. The research used as guideline the modifications produced in the work process taking into account the changes introduced in the health care model that had been intended with the implementation of the Family Health Strategy. Thirty-two CHAs students of the course, eight members of their teams and two CHA members of the head office of SINDACS-RJ (Health Community Agents Trade Union - Rio de Janeiro) which were not students took part in the research. In general terms, the achievements that had been intended with the changes in the health care model were disputed by interviewees. As for the contribution the technical courses had on CHAs' performance, there is a clear contradiction between the perceptions of CHAs and that of physicians and nurses. While the latter observed few changes after CHAs took the technical course, the former unanimously pointed out changes not only in their work but also in their lives. The tension underlying the relations between the CHAs and the other team members appeared in the research results. Hence, there is a need to investigate into this matter.<hr/>Este artículo presenta los resultados de la investigación realizada entre 2008 y 2011 en el ámbito de la Escuela Politécnica de Salud Joaquim Venâncio, cuyo objeto fue la formación técnica del agente comunitario de salud (ACS). El eje central del análisis fueron los cambios que se producen en el proceso de trabajo derivados de la reorientación del modelo de atención a la salud pretendida con la implantación de la Estrategia Salud Familiar. En la encuesta participaron 32 ACS, alumnos del curso, ocho profesionales de sus equipos y dos ACS de la dirección del Sindicato de Agentes Comunitarios de Salud de Río de Janeiro que no eran alumnos del curso. En forma general, los entrevistados cuestionaron las conquistas pretendidas con el cambio en el modelo de atención. En cuanto a la contribución de la formación técnica para la actuación de los ACS, existe una contradicción clara entre la percepción de éstos y la perspectiva de médicos y enfermeros. Mientras estos últimos observaron pocos cambios ocurridos en la actuación de los ACS como resultado del curso realizado, los agentes fueron unánimes en indicar cambios con relación al trabajo y a su propia vida. La tensión en la relación entre los ACS y los demás profesionales del equipo fue constatada en los resultados de la investigación y señala una necesidad de profundizar esta relación. <![CDATA[<b>(Re)significación de la educación en salud</b>: <b>dificultades y posibilidades de la Estrategia Salud Familiar</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-77462014000100008&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este estudo qualitativo objetivou conhecer a concepção e a vivência de 27 trabalhadores da Estratégia Saúde da Família sobre educação em saúde. O desenvolvimento da problematização, como pensada por Paulo Freire, facilitou o trabalho grupal participativo. Neste recorte, foram discutidas duas das categorias: práticas educativas e seus enigmas; e (re) significando as práticas educativas. Os temas trazidos foram codificados, decodificados e desvelados criticamente, bem como expressas as dificuldades, possibilidades e expectativas da ação educativa. Os resultados revelaram as dificuldades dos sujeitos em diferentes aspectos do agir educativo em suas práticas e como são fortes os resquícios de uma prática bancária, preventiva e medicalizada. A reflexão que daí procedeu sensibilizou-os, o que demonstrou potencial para o desenvolvimento de práticas educativas transformadoras e a necessidade de uma educação permanente, a fim de ampliar suas habilidades dialógicas.<hr/>This qualitative study aimed to get to know the conception and experience of 27 Family Health Strategy workers on health education. The development of problematizing, as thought by Paulo Freire, facilitated participatory group work. Two of the categories were discussed in this survey: Educational practices and their enigmas; and (re)signifying educational practices. The subjects that were brought up were encoded, decoded and critically unveiled, and the difficulties, possibilities and expectations of the educational action expressed. The results revealed the subjects' difficulties in different aspects of the educational act in their practices and how strong the remnants of a bank, preventive, and medicalized practice are. The reflection coming from this touched them, showing potential for the development of transformative educational practices and the need for continuing education in order to expand their dia-logical skills.<hr/>Este estudio cualitativo buscó conocer la concepción y vivencia de 27 trabajadores de la Estrategia Salud Familiar sobre educación en salud. El desarrollo de la problematización, como la concebía Paulo Freire, facilitó el trabajo grupal participativo. En este recorte se discutieron dos de las categorías: prácticas educativas y sus enigmas, y (re)significación de las prácticas educativas. Los temas planteados fueron codificados, decodificados y develados en forma crítica. Asimismo se expresaron las dificultades, posibilidades y expectativas de la acción educativa. Los resultados revelaron las dificultades de los sujetos en diferentes aspectos de la acción educativa en sus prácticas y cómo son fuertes los resquicios de una práctica bancaria, preventiva y medicalizada. La reflexión oriunda de allí los sensibilizó, lo que demostró potencial para el desarrollo de prácticas educativas transformadoras y la necesidad de una educación permanente, a fin de ampliar sus habilidades dialógicas. <![CDATA[<b>Una mirada a la labor de enfermería y la ergología</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-77462014000100009&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo apresenta uma análise de artigos científicos publicados e de tendências nas produções científicas sobre a enfermagem, abordando a subjetividade no trabalho do enfermeiro e o referencial teórico-metodológico da ergologia. A perspectiva ergológica compreende o trabalho como uma atividade essencialmente humana que implica o uso de si do trabalhador, mediado pelo dispositivo dinâmico de três polos. As buscas de artigos, dissertações e teses foram realizadas na Biblioteca Virtual em Saúde, no PubMed e no banco de teses da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), nos meses de abril a julho de 2011 e de fevereiro a abril de 2012. Foram analisados 69 artigos publicados, 14 dissertações e oito teses. Com os achados, percebe-se a relevância do uso de si do enfermeiro na superação das lacunas entre o trabalho prescrito e o real. Concluímos que novos investimentos em estudos sobre a relação dos enfermeiros com o seu trabalho, associada ao referencial da ergologia, poderão explorar como ocorrem as tomadas de decisão, o sentido dado às experiências e as singularidades oriundas da prática laboral.<hr/>This article presents an analysis of published scientific articles and of trends in scientific production on nursing, addressing the subjectivity in the work of nursing and the theoretical and methodological framework of ergology. The ergological perspective sees work as an essentially human activity that involves the worker's use of himself, mediated by the dynamic three-pole device. Articles, dissertations and theses were searched for in the Virtual Health Library, PubMed, and in the thesis database of the Ministry of Education's Coordination of Improvement of Higher Education Personnel (Capes) from April to July 2011 and from February to April 2012. Sixty-nine published articles, 14 dissertations and eight theses were reviewed. The findings lead one to realize the importance of nurses using themselves in overcoming the gaps between prescribed and actual work. We conclude that further investments in studies on the nurses' relationship with their work, associated with the ergology referential, may explore how decision-making takes place, the meaning given to the experience and the singularities arising from the work practice.<hr/>Este artículo presenta un análisis de artículos científicos publicados y de tendencias en las producciones científicas sobre la enfermería, y aborda la subjetividad en el trabajo del enfermero y la referencia teórica y metodológica de la ergología. La perspectiva ergológica entiende el trabajo como una actividad esencialmente humana que implica el uso de sí mismo por parte del trabajador, mediado por el dispositivo dinámico de tres polos. Las búsquedas de artículos, disertaciones y tesis se llevaron a cabo en la Biblioteca Virtual en Salud, en PubMed y en el banco de tesis de la Coordinación de Perfeccionamiento de Personal de Nivel Superior (Capes), de abril a julio de 2011 y de febrero a abril de 2012. Se analizaron 69 artículos publicados, 14 disertaciones y ocho tesis. Con los hallazgos se observa la relevancia del uso de sí mismo por parte del enfermero en la superación de las lagunas entre el trabajo prescrito y el real. Llegamos a la conclusión de que nuevas inversiones en estudios sobre la relación de los enfermeros con su trabajo, asociada a la referencia de la ergología, podrán explorar cómo se adoptan las decisiones, el sentido dado a las experiencias y las singularidades oriundas de la práctica laboral. <![CDATA[<b>Panorama de la inclusión de discapacitados en el mercado laboral en Brasil</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-77462014000100010&lng=es&nrm=iso&tlng=es O artigo apresenta um mapeamento da inserção formal de pessoas com deficiência no mercado de trabalho brasileiro. Foram utilizados dados fornecidos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, no Censo Demográfico de 2010, no que tange às variáveis funcionalidade e deficiência. Adicionalmente, são utilizadas informações contidas na Relação Anual de Informações Sociais do Ministério do Trabalho e Emprego, que, a partir de 2007, passou a divulgar o número e o perfil dos vínculos empregatícios exercidos por pessoas com deficiência. Tal mapeamento é precedido por uma seção sobre linhas gerais do contexto histórico de inclusão social das pessoas com deficiência, além de uma síntese a respeito de legislações no campo da 'ação afirmativa'. A avaliação dos dados revela uma participação muito baixa das pessoas com deficiência no mercado de trabalho formal no Brasil, concentrada em atividades precárias, descontínuas e informais (ou inativo, sem exercer ocupações).<hr/>The article presents a mapping of the formal insertion of people with disabilities in the Brazilian labor market. Data provided in the 2010 Census by the Brazilian Institute of Geography and Statistics with respect to the functionality and disability variables were used. Additionally, also used was information contained in the Ministry of Labor's Annual Social Information Report, which, from 2007 went on to publish the number and profile of jobs held by people with disabilities. Such mapping is preceded by a section on general lines of the historical context of the social inclusion of people with disabilities, as well as by an overview of the laws in the field of 'affirmative action'. A review of the data shows a very low level of participation of people with disabilities in the Brazilian formal labor market, one that concentrates mostly on poor, discontinuous and informal activities (or inactive, without holding occupations).<hr/>El artículo presenta un mapeo de la inserción formal de discapacitados en el mercado laboral brasileño. Se utilizaron datos suministrados por el Instituto Brasileño de Geografía y Estadística, en el Censo Demográfico de 2010, en lo tocante a las variables funcionalidad y deficiencia. Además, se utilizó información contenida en el Compendio Anual de Informaciones Sociales del Ministerio de Trabajo y Empleo que, a partir de 2007, pasó a divulgar el número y el perfil de los vínculos laborales ejercicios por discapacitados. Dicho mapeo está precedido por una sección sobre líneas generales del contexto histórico de inclusión social de discapacitados, además de una síntesis a respecto de las legislaciones en el área de la "acción afirmativa". El análisis de los datos revela una participación muy baja de los discapacitados en el mercado laboral formal en Brasil, concentrada en actividades precarias, discontinuas e informales (o inactivo, sin ejercer ocupaciones). <![CDATA[<b>Talleres de música y cuerpo como dispositivo en la formación del profesional de la salud</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-77462014000100011&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo discute a importância de oficinas de música e corpo na formação do profissional de saúde. Para tanto, serão apresentadas e analisadas duas oficinas: "Clínica no coração da música: você escuta o que ouve?" e "O corpo e a clínica no coração da música". Participaram das oficinas docentes, funcionários e estudantes dos diferentes cursos de graduação da universidade. Entre os dados produzidos, a partir do método cartográfico, estão: as concepções de corpo pulsante, potente, criativo e vivo; as relações profícuas entre música, trabalho corporal e escuta clínica; as discussões sobre integralidade na saúde e o corpo; reflexões sobre cenários que permitam a experimentação da escuta e do corpo na formação de profissionais de saúde; e a oficina como dispositivo da formação centrada na experiência.<hr/>This article discusses the importance of music and body workshops in the training of health professionals. It presents and analyzes two workshops: "Clinic at the heart of music: Do you listen to what you hear?" and "The body and the clinic at the heart of music." Faculty, staff, and students of different undergraduate courses at the university took part in the workshops. Data produced from the mapping approach include the pulsating, powerful, creative and living body concepts; the fruitful relations between music, body work and clinical listening; the discussions on health and body integrality; reflections on scenarios that enable experimentation with listening and body in the training of health professionals, and the workshop as a training instrument focused on experience.<hr/>En este artículo se discute la importancia de talleres de música y cuerpo en la formación del profesional de la salud. Con esa finalidad se presentarán y analizarán dos talleres: "Clínica en el corazón de la música: ¿usted escucha lo que oye?" y "El cuerpo y la clínica en el corazón de la música". En los talleres participaron docentes, empleados y estudiantes de los diferentes cursos de graduación de la universidad. Entre los datos generados a partir del método cartográfico están: las concepciones de cuerpo pulsante, potente, creativo y vivo; las fecundas relaciones entre música, trabajo corporal y escucha clínica; las discusiones sobre integralidad en la salud y el cuerpo; reflexiones sobre escenarios que permitan la experimentación de la escucha y del cuerpo en la formación de profesionales de la salud; y el taller como dispositivo de la formación centrada en la experiencia. <![CDATA[<b>A pesquisa histórica em trabalho e educação</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-77462014000100012&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo discute a importância de oficinas de música e corpo na formação do profissional de saúde. Para tanto, serão apresentadas e analisadas duas oficinas: "Clínica no coração da música: você escuta o que ouve?" e "O corpo e a clínica no coração da música". Participaram das oficinas docentes, funcionários e estudantes dos diferentes cursos de graduação da universidade. Entre os dados produzidos, a partir do método cartográfico, estão: as concepções de corpo pulsante, potente, criativo e vivo; as relações profícuas entre música, trabalho corporal e escuta clínica; as discussões sobre integralidade na saúde e o corpo; reflexões sobre cenários que permitam a experimentação da escuta e do corpo na formação de profissionais de saúde; e a oficina como dispositivo da formação centrada na experiência.<hr/>This article discusses the importance of music and body workshops in the training of health professionals. It presents and analyzes two workshops: "Clinic at the heart of music: Do you listen to what you hear?" and "The body and the clinic at the heart of music." Faculty, staff, and students of different undergraduate courses at the university took part in the workshops. Data produced from the mapping approach include the pulsating, powerful, creative and living body concepts; the fruitful relations between music, body work and clinical listening; the discussions on health and body integrality; reflections on scenarios that enable experimentation with listening and body in the training of health professionals, and the workshop as a training instrument focused on experience.<hr/>En este artículo se discute la importancia de talleres de música y cuerpo en la formación del profesional de la salud. Con esa finalidad se presentarán y analizarán dos talleres: "Clínica en el corazón de la música: ¿usted escucha lo que oye?" y "El cuerpo y la clínica en el corazón de la música". En los talleres participaron docentes, empleados y estudiantes de los diferentes cursos de graduación de la universidad. Entre los datos generados a partir del método cartográfico están: las concepciones de cuerpo pulsante, potente, creativo y vivo; las fecundas relaciones entre música, trabajo corporal y escucha clínica; las discusiones sobre integralidad en la salud y el cuerpo; reflexiones sobre escenarios que permitan la experimentación de la escucha y del cuerpo en la formación de profesionales de la salud; y el taller como dispositivo de la formación centrada en la experiencia. <![CDATA[<b>Uma ecologia política dos riscos</b>: <b>princípios para integrarmos o local e o global na promoção da saúde e da justiça ambiental</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-77462014000100013&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo discute a importância de oficinas de música e corpo na formação do profissional de saúde. Para tanto, serão apresentadas e analisadas duas oficinas: "Clínica no coração da música: você escuta o que ouve?" e "O corpo e a clínica no coração da música". Participaram das oficinas docentes, funcionários e estudantes dos diferentes cursos de graduação da universidade. Entre os dados produzidos, a partir do método cartográfico, estão: as concepções de corpo pulsante, potente, criativo e vivo; as relações profícuas entre música, trabalho corporal e escuta clínica; as discussões sobre integralidade na saúde e o corpo; reflexões sobre cenários que permitam a experimentação da escuta e do corpo na formação de profissionais de saúde; e a oficina como dispositivo da formação centrada na experiência.<hr/>This article discusses the importance of music and body workshops in the training of health professionals. It presents and analyzes two workshops: "Clinic at the heart of music: Do you listen to what you hear?" and "The body and the clinic at the heart of music." Faculty, staff, and students of different undergraduate courses at the university took part in the workshops. Data produced from the mapping approach include the pulsating, powerful, creative and living body concepts; the fruitful relations between music, body work and clinical listening; the discussions on health and body integrality; reflections on scenarios that enable experimentation with listening and body in the training of health professionals, and the workshop as a training instrument focused on experience.<hr/>En este artículo se discute la importancia de talleres de música y cuerpo en la formación del profesional de la salud. Con esa finalidad se presentarán y analizarán dos talleres: "Clínica en el corazón de la música: ¿usted escucha lo que oye?" y "El cuerpo y la clínica en el corazón de la música". En los talleres participaron docentes, empleados y estudiantes de los diferentes cursos de graduación de la universidad. Entre los datos generados a partir del método cartográfico están: las concepciones de cuerpo pulsante, potente, creativo y vivo; las fecundas relaciones entre música, trabajo corporal y escucha clínica; las discusiones sobre integralidad en la salud y el cuerpo; reflexiones sobre escenarios que permitan la experimentación de la escucha y del cuerpo en la formación de profesionales de la salud; y el taller como dispositivo de la formación centrada en la experiencia.