Scielo RSS <![CDATA[Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi. Ciências Humanas]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=1981-812220140002&lang=es vol. 9 num. 2 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-81222014000200001&lng=es&nrm=iso&tlng=es <![CDATA[<b>Imagem, história e ciência</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-81222014000200002&lng=es&nrm=iso&tlng=es <![CDATA[<b>The people of Calicut: objects, texts, and images in the Age of Proto-Ethnography</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-81222014000200003&lng=es&nrm=iso&tlng=es Some early sixteenth-century works by artists from southern Germany (Albrecht Dürer, Hans Burgkmair, Albrecht Altdorfer, Jörg Breu) representing the 'people of Calicut' (which was then supposed to be accessible from Europe both in an eastward and westward direction) are explored in terms of their combination of images from South Asia and artifacts from Brazil. This is placed in the context of the methodologies developed during this period for collecting and processing data in the form of texts, images, and collections of material objects, which are considered to have been the antecedents of modern ethnography and anthropology.<hr/>Algumas obras do início do século XVI, de artistas do sul da Alemanha (Albrecht Dürer, Hans Burgkmair, Albrecht Altdorfer, Jörg Breu), representando a 'gente de Calicute' (cidade que se supunha acessível a partir da Europa tanto na direção leste quanto oeste), são exploradas em termos de sua combinação de imagens do sul da Ásia e artefatos do Brasil. Isso é analisado no contexto das metodologias desenvolvidas nesse período para coletar e processar dados na forma de textos, imagens e coleções de objetos materiais, as quais são consideradas como sendo antecedentes da moderna etnografia e antropologia. <![CDATA[<b>Aby Warburg's posthumous life: why contemporary image researchers are so interested in his ideas?</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-81222014000200004&lng=es&nrm=iso&tlng=es A fama de Aby Warburg (1866-1929) sempre superou o conhecimento de sua obra. Mas, nas últimas duas décadas, alguns dos mais importantes pensadores da estética - como Georges Didi-Huberman e Giorgio Agamben - encontram neste obscuro historiador da arte alemão um precursor de suas próprias investigações. Partindo do debate sobre o legado de Warburg nas obras de Ernst Gombrich e Erwin Panofsky, este ensaio procura historiar a trajetória deste resgate e repertoriar os conceitos e procedimentos warburgianos que mais mobilizam os teóricos contemporâneos. Sugere-se, por fim, que é devido à crescente influência de Walter Benjamin e às inquietações suscitadas pelo estatuto da imagem na contemporaneidade que os estudos de Warburg voltam a servir de referência para historiadores e estudiosos da imagem.<hr/>Aby Warburg's fame was always above the real knowledge of his work. But, in the last two decades, some of the most important philosophers of the aesthetics - such as Georges Didi-Huberman and Giorgio Agamben - have found out in this German art historian an obscure predecessor of their own inquiries. After discussing Warburg's legacy in art historians such as Ernst Gombrich and Erwin Panofsky, this essay describes the trajectory of that retrieval as well as illuminates some warburgian concepts and methodological procedures that fascinate contemporary thinkers. Finally, it suggests that is due to Walter Benjamin's crescent influence and thanks to the questions raised by the contemporary images that Warburg's work is back, playing an important role among historians and visual scholars. <![CDATA[<b>Theories and images in the Philosophical Journey of Alexandre Rodrigues Ferreira (1783-1792)</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-81222014000200005&lng=es&nrm=iso&tlng=es O artigo analisa as estampas de tapuias produzidas pela Viagem Filosófica (1783-1792) do naturalista Alexandre Rodrigues Ferreira, a partir das teorias setecentistas que promoviam taxonomias e hierarquizavam a humanidade de acordo com o progresso técnico. Inicialmente, é realizado um balanço historiográfico sobre os estudos dedicados a Lineu, Buffon e Robertson. Em seguida, analisa-se como estes teóricos foram fundamentais para a composição das imagens. Os costumes, o meio e os contatos com portugueses e espanhóis explicavam, segundo Ferreira, a existência de diversas nações. Os povos da Amazônia constituiriam uma única raça, mas se encontravam em diferentes estágios da evolução humana.<hr/>The article analyses the pictures of Indians (tapuias) produced by the Philosophical Journey (1783-1792) of the naturalist Alexandre Rodrigues Ferreira, based on 18th century theories that promoted taxonomies and hierarchized the humankind according to technical progress. The paper develops initially a historiographical evaluation on studies devoted to Linnaeus, Buffon and Robertson. Then, it analyses how these theorists were fundamental to the composition of the pictures. Habits, the environment and contacts with Portuguese and Spanish people were used to explain, according to Ferreira, the existence of several different nations. Amazonian peoples constituted a single race, but were in different stages of human evolution. <![CDATA[<b>Photography and science: the utopia of objective image and its uses in the sciences and medicine</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-81222014000200006&lng=es&nrm=iso&tlng=es O artigo analisa como a fotografia foi empregada no interior das ciências e, especificamente, na medicina ocidental, desde a segunda metade do século XIX até as primeiras décadas do século XX. Nesse período, a fotografia sedimentou o seu papel como instrumento de registro, de conhecimento e de divulgação das práticas médicas, inicialmente na Europa. O principal meio de divulgação de fotografias foram as publicações médicas seriadas, motivo pelo qual a técnica foi rapidamente vulgarizada, a despeito das resistências que despertou. São analisadas aqui fotografias produzidas, principalmente, em Paris e São Paulo, com a preocupação de explicar as condições de sua produção, as implicações heurísticas ligadas ao uso da fotografia na medicina e como, a partir dela, novos significados foram agregados ao universo de representações no campo das práticas médicas.<hr/>The article analyses how photography was used in the sciences and specifically in western medicine, since the second half of 19th century until the 1920s. In this period photography fixed its role as an instrument for registration, knowledge and diffusion of medical practices, initially in Europe. The main means of disseminating the photographs were medical journals, and that is why this technique was quickly popularized in spite of the resistances that it awakened. Photographs produced principally in Paris and São Paulo are here analysed considering the conditions in which they were produced, the heuristic implications of the links between photography and medicine, and how, through it, new meanings were added to the universe of representations in the field of medical practices. <![CDATA[<b>The comparative researches and the 'impartial and simple' drawings of Antonio Lopes Mendes in Brazil (1882-1883)</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-81222014000200007&lng=es&nrm=iso&tlng=es O artigo analisa a singularidade de Antonio Lopes Mendes (1835-1894), agrônomo português que viajou por seu país e pelo mundo (especialmente Índia e Brasil) integrando missões científicas e comerciais. Essa experiência resultou em abundante material textual e iconográfico, ainda pouco estudado. Como outros 'homens de ciência' e politécnicos de seu tempo, Lopes Mendes demonstrou notória sensibilidade para a expressão visual, realizando estudos comparativos com a 'imparcialidade' e a 'singeleza' de seu traço. Desenhista atento, meticuloso e prolixo, ele esteve no Brasil entre 1882 e 1883, quando percorreu várias províncias do país e, mais detidamente, a região Norte. As descrições textuais e visuais que compõem suas observações de campo nos ajudam a compreender a interdisciplinaridade do conhecimento científico, assim como sua constituição e comunicação pelas artes visuais no século XIX.<hr/>This article analyses the singularity of Antonio Lopes Mendes (1835-1894), a Portuguese agronomist who travelled his own country and around the world (especially India and Brazil) joining scientific and commercial missions. This experience resulted in an abundant textual and iconographic documentation, still barely studied. Like other 'men of science' and polytechnicians at the time, Lopes Mendes showed a notorious sensibility for visual expression, making comparative researches with the 'impartiality' and 'simplicity' of his drawings. As an attentive, meticulous, and productive drawer, he stayed in Brazil between 1882 and 1883, going through many regions of the country, and closely examined the North. The visual and textual descriptions of his fieldwork help us understanding the interdisciplinary nature of the scientific knowledge, as well as its structure and communication through visual arts in the 19th century. <![CDATA[<b>Theatrograph of war: Canudos and Contestado and the military photography in Brazil</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-81222014000200008&lng=es&nrm=iso&tlng=es O artigo analisa a relação que o Exército brasileiro manteve com a tecnologia fotográfica no final do século XIX e início do século XX. Foram analisados os acervos fotográficos de duas campanhas militares: o da Guerra de Canudos (1896-1897) e o da Guerra do Contestado (1914-1916). Investigou-se a forma como o Exército investiu na tecnologia fotográfica para registrar os feitos militares e combater as críticas efetuadas à repressão dos dois maiores conflitos sociais da Primeira República (1889-1930). São destacados os avanços nessa tecnologia e a lógica dos discursos oficiais incorporados nas representações fotográficas. Houve um deslocamento na forma de registrar e imortalizar os feitos militares entre Canudos e o Contestado, especialmente no que diz respeito à produção e circulação de fotografias relacionadas a morte e destruição no campo de batalha. Tal mudança esteve relacionada às transformações políticas e sociais vividas no Brasil durante o período, articuladas ao projeto local de modernização militar.<hr/>The article analyses the relationship established by the Brazilian Army with the photographic technology in the late 19th and early 20th Century. The photographic collections of two military campaigns were studied: the Canudos War (1896-1897) and the Contestado War (1914-1916). We investigated how the Brazilian Army had invested in the photographic technology for recording the military action and refute criticisms against the repression of the two major social conflicts of the Brazilian First Republic (1889-1930). We highlight the advances in this technology and the logic of the official reasoning embedded in the photographic representations. There was a change in the form of recording and immortalize the military action between Canudos and Contestado, especially regarding to the production and circulation of photographs related to death and destruction on the battlefield. This change was related to the political and social transformations experienced in Brazil during the First Republic and was also articulated to the local project of military modernization. <![CDATA[<b>From heaven to ground: Miss Mexico 1928</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-81222014000200009&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este ensaio narra um episódio histórico no qual a eleita Miss México de 1928 converteu-se em uma 'auto-viúva' no ano seguinte. A história não é somente mais uma anedota da vida pós-revolução mexicana, mas apresenta uma série de elementos que refletem claramente as transições vivenciadas pelas mulheres naqueles anos, nos quais a modernidade se aproximava. O importante é a forma como se projetaram essas mudanças sociais, culturais e legais, as quais deram um significado às mulheres e ao seu momento libertário, que se manifestava de maneira muito diferente frente à vida militar e política. Trata-se de um estudo de caso que permite observar de forma clara e embasada, por meio das imagens fotográficas, as transformações na agitada vida cotidiana do México, a partir do ponto de vista da história de gênero e de abordagens da história cultural.<hr/>This essay narrates an historical episode that happened with the winner of Miss Mexico 1928, in which she killed her own husband in the year after. This story is not just another anecdote about life in the Mexican post revolution, but a story that reflects clearly the transitions that women lived in these years in which modernization came closer. The important part about this is how these social, cultural and legal changes were projected and gave women a meaning and their freedom wanting phase, in which the military and political life was showed in a different way. This is a case study that helps to observe in a clear and justified way, through photographic images, the transformations in the agitated daily life in Mexico, from the point of view of Gender History and approaches of Cultural History. <![CDATA[<b>...And the ethnology made the filmmakers dream: ethnological gaze and otherness in Brazilian cinema between 1970 and 1980</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-81222014000200010&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo caracteriza a emergência de um olhar etnológico como padrão interpretativo teórico e prático nos filmes e nas discussões do campo cinematográfico brasileiro entre 1970 e 1980. Demonstra-se que o cinema era uma forma visual que constituiu uma 'etnovisão', a qual sofreu uma inflexão com a problematização da cultura popular brasileira no campo cinematográfico dos anos 1960. No final dessa década, na recuperação do choque provocado pelo golpe civil-militar de 1964, o campo cinematográfico reagiu, reconhecendo a alteridade do povo brasileiro. Voltando-se a um registro etnovisual da cultura local, empreendeu o reconhecimento visual de sua diversidade para desenvolver interpretações etnológicas da brasilidade. A análise de textos e imagens fílmicas, a partir da abordagem iconológica, evidenciou de que maneira uma nova concepção de alteridade se formou no Brasil.<hr/>This article characterizes the emergence of an ethnological vision as a theoretical and practical interpretative pattern in the films and discussions of the Brazilian cinematographic field between 1970 and 1980. It is argued that the cinema was a visual form that constituted an ethno-vision, which has undergone an inflection with the problematization of Brazilian popular culture in cinematographic field of the 1960s. At the end of that decade, after recovering from the shock provoked by the civil-military coup d'état in 1964, the cinematographic field reacted recognizing the otherness of the Brazilian people. It turned to an ethno visual record of the local culture and undertook a visual recognition of its diversity to develop ethnological interpretations of Brazilianness. The analysis of texts and filmic images from the iconological approach revealed how a new conception of otherness was formed in Brazil. <![CDATA[<b>Between the lost time and the instant: chronophotography, science, and modern temporality</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-81222014000200011&lng=es&nrm=iso&tlng=es Quando a temporalização da história e da percepção põe em movimento um presente cada vez mais efêmero e contingente, a categoria do instante adquire lugar relevante no cenário epistemológico moderno. Surge, na segunda metade do século XIX, verdadeiro arsenal cronométrico que se articula ao imperativo de estruturar o tempo, dentro e fora do corpo, em substâncias idênticas, eminentemente divisíveis e estimáveis, opondo-se à hipótese filosófica e fenomenológica de que o tempo, por excelência, seria um contínuo indivisível. Trata-se de uma disputa pela imagem do tempo e, portanto, por sua natureza e seu sentido - dilema que envolve o mapeamento e o 'imageamento' por meio das novas tecnologias da imagem, tendo no microinstante um conceito-chave e na fotografia instantânea uma engrenagem fundamental. Presente como problemática na formulação de campos de saber variados, a fotografia participa não apenas de uma cronometria generalizada, mas também da problematização dessa fragmentação temporal, crítica que instaura novas percepções e relativizações acerca do tempo. Nesse sentido, perpassando as experiências fotográficas no âmbito científico de Jules Janssen e Étienne-Jules Marey, confrontando-as e levando-as a dialogar com os debates filosóficos, científicos e artísticos, o artigo pretende problematizar a profunda relação entre fotografia e experiência moderna do tempo.<hr/>When the timing of history and perception sets in motion an increasingly transient and contingent present, the category of the instant takes a relevant place in the modern epistemological scenario. In the second half of the 19th century emerged a veritable chronometric arsenal that coordinates with the imperative of structuring time, within and outside the body, in identical substances, eminently divisible and estimable, in opposition to the philosophical and phenomenological hypothesis that time, par excellence, would be an indivisible continuum. This is a dispute for the image of time and, therefore, for its nature and meaning; a dilemma involving mapping and 'imaging' using the new image technologies, where the microinstant is a key concept and the instantaneous photography a fundamental driving force. As a problem in the formulation of various fields of knowledge, the photography is not only a part of generalized chronometry but also creates problems for this time fragmentation, a criticism that installs new perceptions and relativizations about time. Therefore, this article intends to unravel the scientific photographic experiences of Jules Janssen and Étienne-Jules Marey, confront them, and use them to interact with philosophical, scientific, and artistic debates in order to question the profound relationship between photography and the modern experience of time. <![CDATA[<b>Tupi or not Tupi? Material predation, collective action and colonialism in the state of Espírito Santo, Brazil</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-81222014000200012&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo trata das interações entre populações indígenas e não indígenas no sul do Espírito Santo (costa sudeste do Brasil) nos séculos XVIII e XIX, a partir de uma abordagem da arqueologia interpretativa combinada a teorias sobre a agência dos humanos e dos objetos. Sua primeira parte é uma discussão crítica sobre a assimetria epistemológica, estabelecida e mantida ao longo de séculos de colonialismo, entre histórias locais e a história da colonização americana pelos ocidentais. A partir de um estudo de caso, discute-se como a mesma metanarrativa do devastador impacto ocidental sobre populações nativas, consideradas culturalmente estáticas e socialmente passivas, opera em modelos teóricos arqueológicos correntes e no discurso nacionalista do século XIX sobre a conquista dos índios do Espírito Santo. Em seguida, apresenta-se uma perspectiva alternativa de estudo do aparato material tupi setecentista, atenta à noção indígena de reciprocidade e ao potencial do mundo material para a mobilização de ações coletivas. Com o contexto interpretativo construído para os sítios arqueológicos do Espírito Santo, procura-se discutir, a partir de cerâmicas, líticos, manuscritos e mapas, a ação tupi na colonização europeia.<hr/>This paper deals with the interactions between indigenous and non-indigenous populations in the south of Espírito Santo (southeast coast of Brazil) in the 18th and 19th centuries, from an interpretative archaeology's approach combined with theories about the agency of humans and objects. The first part is a critical discussion on the epistemological asymmetry established and sustained through centuries of colonialism, amongst the local histories and the history of the American colonization by the westerners. A case study presents how the same metanarrative for the western impact over native populations, considered culturally static and socially passive, works in current archaeological theoretical models and in the 19th century nationalist discourse about the conquest of indigenous people in Espírito Santo, Brazil. In sequence, the paper brings forward an alternative perspective for studying the 18th century tupi material apparatus, with attention to the indigenous notion of reciprocity and to the potential of the material world to mobilize collective actions. We seek to discuss the tupi action during the european colonization according to the interpretative context arranged for the study of Espírito Santo's archaeological sites, as well as the pottery, lithics, manuscripts and maps of that period. <![CDATA[<b>The international trade in wild animals skins from the Brazilian Amazon in the 20th Century</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-81222014000200013&lng=es&nrm=iso&tlng=es Durante o século XX, o comércio internacional de peles foi responsável pelo abate de milhões de mamíferos e répteis na Amazônia. Negociadas no regime de comércio fluvial e aviamento, as peles seguiam dos portos e seringais, localizados no interior, para as casas aviadoras e exportadoras de Manaus e Belém, de onde eram exportadas principalmente para os Estados Unidos, a Europa e o sul brasileiro. Neste artigo, analisamos documentos fiscais inéditos liberados pelo extinto império econômico do aviamento - a empresa J. G. Araujo -, bem como periódicos da Associação Comercial do Amazonas e os registros portuários da Manáos Harbour Ltd. O comércio internacional de peles silvestres intensificou-se imediatamente após a crise da borracha (1912) e atingiu seu auge entre 1935 e 1946, com o pico durante a Segunda Guerra Mundial. O segundo pico ocorreu na década de 1960, principal e ironicamente logo após a publicação da Lei de Proteção à Fauna (1967). Ao longo do período que antecedeu a aprovação da Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies Ameaçadas (CITES), em 1973-1975, não houve depreciação significativa no preço ou na demanda internacional por peles silvestres, sugerindo um esforço de caça constante e intenso por quase meio século.<hr/>Throughout the 20th century, an international trade in animal hides resulted in the slaughter of millions of mammals and reptiles in the Amazon. Animal hides were purchased from extractivists through a network of traveling river merchants in a regime of debt peonage known as aviamento, carried from trade posts in the hinterlands to warehouses in Manaus and Belém, and then exported to the United States, Europe and southern Brazil. Here we analyze previously unpublished shipping invoices from the famous merchant empire of J. G. Araujo as well as public port registries and commercial statistics from Manaus (Manáos Harbour Ltd., Associação Comercial do Amazonas). The international trade in Amazonian animal hides intensified immediately after the 1912 crash in rubber prices and spiked between 1935 and 1946, with a peak during World War II. The second spike occurred in the 1960s, mainly after the passage of Brazil's 1967 "Wild Animal Protection Law" intended to halt this trade. Throughout the period leading up to the adoption of the Convention on International Trade in Endangered Species (CITES) in 1973-1975, there was no significant depreciation in the price or international demand for animal skins, suggesting constant and intense hunting effort for nearly half a century. <![CDATA[<b>Traditional use and management practices of <i>Carapa</i> spp. </b><b>(andiroba) in the Reserva Extrativista do Rio Jutaí, Amazonas, Brazil</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-81222014000200014&lng=es&nrm=iso&tlng=es Na Reserva Extrativista (RESEX) do Rio Jutaí, Amazonas, os moradores têm manifestado expectativas e aspiram mudanças quanto ao manejo da andiroba (Carapa spp.). Na presente pesquisa, foram formuladas perguntas sobre as razões dessas mudanças e como elas estão acontecendo. Aspectos socioeconômicos e de manejo foram estudados em 31 unidades familiares de dez comunidades da RESEX. Utilizaram-se entrevistas semiestruturadas, observação participante e avaliação de tempo e esforço de trabalho. A população local atribuiu relevante significado para a espécie em razão do valor de uso, destacando-se as aplicações medicinais, na pesca de matrinxã (Brycon spp.) e de outras quatro espécies de peixe. O manejo da andiroba é realizado, principalmente, em áreas de floresta primária e é complementado pela maioria das famílias na forma de plantios, comercializando parte da produção no interior da RESEX. Análises multivariadas discriminaram um grupo que investe maior tempo e número de pessoas na coleta, tendo maior produção, no entanto com menor rendimento. Não existe tendência à especialização das atividades, pois as famílias são pluriativas. O fenômeno estudado se encaixa na proposta conceitual do neoextrativismo, na medida em que as práticas estão em transformação e incluem cultivo e beneficiamento.<hr/>Residents of the Reserva Extrativista do Rio Jutaí, State of Ama zonas, Brazil, have expressed expectations and aspire to change about managing andiroba (Carapa spp.). In this research, questions about the reasons for these changes and how they are going were formulated. Socioeconomic and management issues were studied in 31 households from ten communities of the extractive reserve. Semi-structured interviews, participant observation and evaluation of time and work effort were carried out. Local people attributed significant meaning for the species because of the use-value, highlighting the medicinal applications, for fishing matrinxã (Brycon spp.) and four other fishes. The management of andiroba is conducted mainly in the areas of primary forest and is complemented by most families in the form of crops. Part of the production is traded within the reserve. Multivariate analysis discriminated a group that invests more time and number of people in harvesting, thus achieving higher production but lower income. There is no trend towards specialization of activities, as families are pluriactive. The studied phenomenon fits the conceptual proposal of neoextrativism because practices are changing and include cultivating and processing. <![CDATA[<b>Social conflict as theoretical tool for historical and sociological interpretation</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-81222014000200015&lng=es&nrm=iso&tlng=es Os conceitos são as ferramentas utilizadas pelos cientistas das Humanidades para a labuta intelectual. Artefatos substantivos, os conceitos diferenciam uma análise científica do senso comum. Este ensaio pretende debater uma dessas ferramentas, o conceito de conflito social. Diante dos últimos acontecimentos no mundo e, mais recentemente, no Brasil, este conceito tende a ganhar cada vez mais destaque. Entretanto, ainda há carências teóricas para organizar o debate acadêmico, sob o risco de superficialidade. Propõe-se aqui, amparado por pensadores como Pierre Bourdieu, Georg Simmel, E. P. Thompson e Axel Honneth, uma abordagem que extrapola a interpretação utilitarista do conceito. Dessa forma, espera-se contribuir para o entendimento dos movimentos sociais pretéritos, históricos, e atuais, sociológicos.<hr/>The concepts are tools used by scientists of Humanities for intellectual labor. Relevant artifacts, concepts differentiate scientific analysis from common sense. This essay discusses one of these tools, the concept of social conflict. Considering the recent events in the world and especially in Brazil, this concept will gain prominence. However, the academic debate lacks theoretical approaches, at the risk of superficiality. Supported by authors such as Pierre Bourdieu, Georg Simmel, E. P. Thompson and Axel Honneth, we propose an approach that goes beyond the utilitarian interpretation of the concept. Thus, it is expected to contribute to the understanding of past, historical, and current, sociological, social movements. <![CDATA[<b>Agudá identity mirrored in time: photography as a tool for social research - an account of experience</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-81222014000200016&lng=es&nrm=iso&tlng=es O texto apresenta um relato de experiência de pesquisa antropológica realizada nas Repúblicas do Benin e do Togo, em dois momentos (1996 e 2010), sobre a construção da identidade agudá. Enfatiza-se o papel da fotografia como plataforma privilegiada de observação e de registro de fenômenos sociais visualmente relevantes, que apoia a produção de conhecimento cientificamente controlado sobre as sociedades fotografadas. Analisa-se em perspectiva temporal três pares de imagens fotográficas produzidas nos dois tempos da pesquisa de campo, para se evidenciar os processos de atualização das tradições e dos marcadores identitários da comunidade agudá.<hr/>The text presents an account of experience of an anthropological research developed in the Republics of Benin and Togo, in two moments (1996 and 2010), about the building of the agudá social identity. It is emphasized the role played by the photograph as a privileged platform for observation and record of visually relevant social phenomena, that supports the production of scientifically controlled knowledge about the societies photographed. It is analysed in temporal perspective three pairs of photographic images produced in both times of the field research, in order to put in evidence the process of actualization of traditions and identity markers of the agudá community. <![CDATA[<b>Um olhar antropológico sobre a questão ambiental</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-81222014000200017&lng=es&nrm=iso&tlng=es O texto apresenta um relato de experiência de pesquisa antropológica realizada nas Repúblicas do Benin e do Togo, em dois momentos (1996 e 2010), sobre a construção da identidade agudá. Enfatiza-se o papel da fotografia como plataforma privilegiada de observação e de registro de fenômenos sociais visualmente relevantes, que apoia a produção de conhecimento cientificamente controlado sobre as sociedades fotografadas. Analisa-se em perspectiva temporal três pares de imagens fotográficas produzidas nos dois tempos da pesquisa de campo, para se evidenciar os processos de atualização das tradições e dos marcadores identitários da comunidade agudá.<hr/>The text presents an account of experience of an anthropological research developed in the Republics of Benin and Togo, in two moments (1996 and 2010), about the building of the agudá social identity. It is emphasized the role played by the photograph as a privileged platform for observation and record of visually relevant social phenomena, that supports the production of scientifically controlled knowledge about the societies photographed. It is analysed in temporal perspective three pairs of photographic images produced in both times of the field research, in order to put in evidence the process of actualization of traditions and identity markers of the agudá community. <![CDATA[<b>Arqueologia Guarani na ponta sul do Brasil</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-81222014000200018&lng=es&nrm=iso&tlng=es O texto apresenta um relato de experiência de pesquisa antropológica realizada nas Repúblicas do Benin e do Togo, em dois momentos (1996 e 2010), sobre a construção da identidade agudá. Enfatiza-se o papel da fotografia como plataforma privilegiada de observação e de registro de fenômenos sociais visualmente relevantes, que apoia a produção de conhecimento cientificamente controlado sobre as sociedades fotografadas. Analisa-se em perspectiva temporal três pares de imagens fotográficas produzidas nos dois tempos da pesquisa de campo, para se evidenciar os processos de atualização das tradições e dos marcadores identitários da comunidade agudá.<hr/>The text presents an account of experience of an anthropological research developed in the Republics of Benin and Togo, in two moments (1996 and 2010), about the building of the agudá social identity. It is emphasized the role played by the photograph as a privileged platform for observation and record of visually relevant social phenomena, that supports the production of scientifically controlled knowledge about the societies photographed. It is analysed in temporal perspective three pairs of photographic images produced in both times of the field research, in order to put in evidence the process of actualization of traditions and identity markers of the agudá community.