Scielo RSS <![CDATA[Boletim de Ciências Geodésicas]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=1982-217020160004&lang=pt vol. 22 num. 4 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[A estruturação da cidade de São Paulo a partir dos caminhos e trilhos (1867-1930)]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-21702016000400574&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt This article presents a proposal for using digital cartography applied to the comparative analysis of a series of 13 historical maps of São Paulo city. The analysis sought to establish links between the rail transport infrastructure and the process of structuring the city of São Paulo between 1870 and 1930. Therefore, we produced thematic maps from a selection of historical maps of the city and the following were identified: urban sprawl, existing neighborhoods, planned housing developments, paths design, railways and streetcars. It proved to be a practical way for digital cartography to be supported by Geographic Information Systems made more agile for handling, visualization and overlapping information in different historical maps, facilitating the comparative analysis process of the structuring role of paths and trails in the formation of the urban area, the work hypothesis verified at the end of the article.<hr/>O presente artigo apresenta uma proposta do uso da Cartografia digital para a análise comparativa de mapas históricos, com eixos temáticos orientativos, utilizando como objeto de estudo 13 mapas antigos da cidade de São Paulo. Nessa proposta procurou se, como foco de análise, estabelecer relações entre a infraestrutura de transporte por trilhos e o processo de crescimento e estruturação da cidade de São Paulo no período de 1870 a 1930. Para tanto foram produzidos mapas temáticos a partir dos mapas selecionados e neles foram identificados os seguintes elementos: mancha urbana, bairros existentes, loteamentos planejados, traçado de caminhos, ferrovias, tramways e bondes. Comprovou-se de forma prática, que a Cartografia digital apoiada nos Sistemas de Informações Geográficas torna mais ágil a manipulação, a visualização e a sobreposição das informações contidas nos diferentes mapas históricos, facilitando o processo comparativo de análise do papel estruturante dos caminhos e trilhos na formação da malha urbana, hipótese de trabalho que se verificou ao final da pesquisa. <![CDATA[IDENTIFICAÇÃO, MONITORAMENTO E PREVISÃO DE TEMPESTADES ELÉTRICAS UTILIZANDO MÉTODOS NUMÉRICOS]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-21702016000400589&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Nesta pesquisa é apresentado um sistema de identificação, monitoramento e previsão de tempestades elétricas baseado em clusterização de descargas atmosféricas e conexões espaciais/temporais de núcleos elétricos detectados. Durante o processo, diversas variáveis meteorológicas são calculadas e então projetadas uma hora à frente através da técnica de extrapolação de dados. A validação da metodologia proposta é feita por meio da comparação dos dados observados com a previsão realizada. A metodologia é validada e aplicada em uma região que abrange a linha de transmissão de energia elétrica mais importante do Brasil, bastante vulnerável às condições climáticas, afetada especialmente por descargas atmosféricas. Exemplos práticos são apresentados a fim de visualizar o produto do sistema proposto, onde duas situações distintas são analisadas.<hr/>This research presents a method of identification, tracking and nowcasting of electrical storms based on lightning clustering and spatial/temporal connections of electrical centers detected. During the process, different meteorological variables are calculated and then projected one hour ahead by data extrapolation technique. The validation of the proposed methodology is made by comparing the observed data with the prediction held. The methodology is validated and applied on a region covering the more important brazilian electric power transmission line, highly vulnerable to weather conditions, especially affected by lightning strokes. Practical examples are presented in order to view the product of the proposed system, where two different situations are analyzed. <![CDATA[INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA VOLUNTÁRIA NO PROCESSO DE REAMBULAÇÃO]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-21702016000400613&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este trabalho apresenta uma metodologia para a construção de uma base de dados voluntária em um estudo de caso para coletar dados de postos de combustível no município do Rio de Janeiro e do seu entorno de modo a inserir na base de dados do OpenStreetMap. A partir dessa experiência apresenta uma reflexão sobre a inserção do mapeamento colaborativo no processo de reambulação das Agências Nacionais de Mapeamento de modo a promover uma atualização dinâmica das bases cartográficas e maior participação social nos processos de construção do território<hr/>This paper presents a methodology for the construction of a voluntary database using mobile platforms and presents the results in a case study to collect data from gas stations in Rio de Janeiro city and its surroundings in order to insert at the OpenStreetMap database. From this experience presents a reflection about the insertion of collaborative mapping in the field survey process to collect places names of the National Agencies of Mapping in way to promote a dynamic update of cartographic databases and increased social participation in the processes the knowledge of the territory <![CDATA[AVALIAÇÃO DA ACURÁCIA POSICIONAL EM DADOS ESPACIAIS UTILIZANDO TÉCNICAS DE ESTATÍSTICA ESPACIAL: PROPOSTA DE MÉTODO E EXEMPLO UTILIZANDO A NORMA BRASILEIRA.]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-21702016000400630&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este trabalho destaca a importância da utilização de técnicas simples de estatística espacial no controle de qualidade posicional em dados espaciais. Para tanto, são apresentados métodos de análise do padrão de distribuição espacial de dados pontuais, bem como a análise de tendências na amostra de discrepâncias posicionais. Para avaliar a distribuição espacial de pontos, utilizaram-se os métodos do Vizinho Mais Próximo e da Função K de Ripley. Já para análise de tendência, utilizou-se a média direcional dos vetores de discrepâncias aliada à variância circular. Neste sentido, propõe-se uma metodologia para o controle de qualidade posicional em dados espaciais abrangendo desde o planejamento da amostra e avaliação de seu padrão de distribuição espacial, a aplicação de teste de tendências analisando a normalidade dos dados, e a classificação em relação a uma determinada norma de acurácia posicional. Para o experimento prático, avaliou-se uma ortoimagem gerada a partir de uma cena do sensor PRISM do satélite ALOS. Os resultados mostram que a ortoimagem é acurada para a escala de 1:25.000, sendo classificada como classe A conforme padrão brasileiro de acurácia posicional, não apresentando tendências nas coordenadas. Como principal contribuição deste trabalho, tem-se a incorporação de técnicas de estatística espacial no controle de qualidade cartográfica.<hr/>This paper presents the importance of simple spatial statistics techniques applied in positional quality control of spatial data. To this end, Analysis methods of point data spatial distribution pattern are presented, as well as bias analysis in the positional discrepancies samples. To evaluate the points spatial distribution Nearest Neighbor and Ripley's K function methods were used. As for bias analysis, the average directional vectors of discrepancies and the circular variance were used. A methodology for positional quality control of spatial data is proposed, in which includes sampling planning and its spatial distribution pattern evaluation, analyzing the data normality through the application of bias tests, and positional accuracy classification according to a standard. For the practical experiment, an orthoimage generated from a PRISM scene of the ALOS satellite was evaluated. Results showed that the orthoimage is accurate on a scale of 1:25,000, being classified as Class A according to the Brazilian standard positional accuracy, not showing bias at the coordinates. The main contribution of this work is the incorporation of spatial statistics techniques in cartographic quality control. <![CDATA[MODELOS DE REGRESSÃO LINEAR MÚLTIPLA APLICADOS À AVALIAÇÃO DE TERRENOS URBANOS - CASO DO MUNICÍPIO DE ITAQUI-RS]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-21702016000400651&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este trabalho teve como objetivo identificar variáveis explicativas para a modelagem e predição do valor real (ITBI) e venal de lotes urbanos no município de Itaqui-RS utilizando o Método Comparativo Direto de Dados do Mercado, desenvolvido por regressão linear múltipla. Em uma amostra de 67 lotes foram avaliadas variáveis quantitativas: área, testada, valor do m2, valor venal e valor do ITBI e variáveis qualitativas: topografia, situação e pavimentação, sendo que para cada variável foram determinados parâmetros estatísticos incluindo a distribuição de dados por assimetria, curtose, teste de normalidade de Kolmogorov-Smirnov, bem como a correlação linear de Pearson e análise de trilha, que mostra as relações de causa e efeito das variáveis explicativas sobre o valor venal e ITBI. A importância de cada variável explicativa sobre o modelo de valor venal e ITBI foi determinada pelo método stepwise. O valor venal apresentou correlação positiva, significativa (p≤0,05) e crescente com a pavimentação, testada, área e valor do m2, nessa ordem. Já o valor de ITBI apresentou correlação positiva, significativa (p≤0,05) e crescente com valor do m2e pavimentação, nessa ordem. A análise de trilha indicou que a área e o valor do m2possuem relação de causa e efeito sobre o valor venal e o valor do metro quadrado e a pavimentação apresenta relação de causa e efeito sobre o valor de ITBI. Os modelos : Y = 16,90 x área + 594,69 x valor do m 2 - 9526,54 x topografia (r2=0,91) e, Y = 868,36 x valor do m2 - 23642,19 x topografia + 33633,46 x pavimentação, (r2=0,70), são adequados para a estimação dos valores venal e de ITBI, respectivamente<hr/>This work had as objective to identify explanatory variables for modeling and prediction of actual value (ITBI) and venal value of urban plot in the city of Itaqui-RS using the comparative method of Direct market data, developed by multiple linear regression. In a sample of 67 lots, quantitative variables were evaluated: area, front of urban plot, value of m2, market value and the value ITBI and qualitative variables: topography, location and flooring, and for each variable were determined statistical parameters including the data distribution for asymmetry, kurtosis, normality test of Kolmogorov-Smirnov, as well as the Pearson linear correlation and path analysis, which shows the relationships of cause and effect of the explanatory variables on the market and ITBI values, respectively. The importance of each explanatory variable on the model of market and ITBI values was determined by the stepwise method. The market value showed a positive, significant correlation (p≤0.05) and increased with flooring, front of urban plot, area and value of m2, in that order. Already ITBI value was positively correlated, significant (p≤0.05) and with increasing value of m2and flooring, in that order. Path analysis indicated that the area and the value of m2 have cause and effect on the market value and, the value of square meters and flooring shows cause and effect on the value of ITBI. The models: Y = 16,90 x área + 594,69 x value of m 2 - 9526,54 x topography (r2=0,91) and, Y = 868,36 x value of m 2 - 23642,19 x topography + 33633,46 x flooring (r2=0.91) and, (r2=0.70), are suitable for the estimation of market and ITBI values, respectively. <![CDATA[Autocalibração de Cameras com uso de VBS RTK para Fotogriangulação de Imagens UAS para atualização de mapas topográficos]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-21702016000400665&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Unmanned Aircraft Systems (UASs) can collect high resolution and high quality images for local mapping. If the highly accurate GPS flying trajectory of a UAS is collected, it can support bundle adjustment aerial triangulation (AT) of UAS images and reduce the demands on ground control points (GCPs). This study installs a Trimble BD970 GNSS OEM on a fixed-wing UAS for capturing highly accurate GPS data by using a Virtual Base Station (VBS) RTK GPS technique for AT. Meanwhile, the GPS antenna-camera offset is resolved by stripwise linear drift parameters introduced in GPS observation equations, while performing bundle adjustment for AT. Additionally, self-calibration bundle adjustment is used in VBS RTK GPS-assisted AT to solve incomplete camera parameters calibrated by a close-range photogrammetric approach. The results show that the AT accuracy of fixed-wing UAS images collected with a 24 mm focal-length Canon EOS 5D Mark II camera at a flying height of 550 m above ground level is 0.21 m in planimetry and 0.22 m in height using two cross strips with two full GCPs at each corner of the block. The RMSE of check points from stereoscopic viewing can reach 0.27 m in planimetry and 0.24 m in height. The test results show that the accuracy of VBS RTK GPS-assisted bundle adjustment with self-calibration for the AT of fixed-wing UAS image can be used for updating local 1/5000 topographic maps in Taiwan.<hr/>Imagens de alta resolução espacial e radiométrica podem ser coletadas por Sistemas de Aeronaves Não Tripuladas (UASs) para fins de mapeamento local. Se a trajetória de um UAS é coletada por antena GPS de alta confiabilidade, os dados obtidos podem ser empregados no processo de fototriangulação e ajudar a reduzir o custo do projeto em apoio de campo (GCPs). Neste trabalho foi instalada uma antena da Trimble BD970 GNSS OEM na asa de um UAS para captar dados GPS usando a técnica GPS RTK da Estação Base Virtual (VBS). O parâmetro de deslocamento linear da origem da antena GPS em relação ao sistema referencial da câmera foi solucionado por fototriangulação. Além disso, uma auto-calibração de câmeras foi usada na fototriangulação assistida por VBS RTK GPS para refinar os parâmetros de orientação interior da camera, determinados com uma calibração prévia a partir de uma abordagem a curta distância. Os resultados mostraram que a partir de uma câmera Canon EOS 5D Mark II com distância focal de 24 mm e imagens coletadas por um UAS a uma altura de voo em torno de 550 m a acurácia planimétrica é de 0.21 m e altimétrica de 0.22 m usando duas faixas fotogramétricas com dois apoios de campo distribuídos nos cantos dos blocos. A RMSE dos pontos de checagem obtidos em estéreoscopia estão em torno de 0.27 m em planimetria e 0.24 m em altimetria. Os resultados do teste realizado mostraram que com o emprego do método proposto pode-se atualizar mapas topográficos em Taiwan na escala 1/5000. <![CDATA[REGISTRO DE SÉRIE DE IMAGENS LANDSAT USANDO CORRELAÇÃO E ANÁLISE DE RELAÇÃO ESPACIAL]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-21702016000400685&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O acervo histórico de imagens Landsat permite realizar estudos multitemporais usando uma longa série de imagens. Para isto, as imagens devem ser registradas, ou seja, sua geometria deve ser compatibilizada. Esta tarefa é geralmente executada usando pontos de apoio visíveis nas duas imagens para estimar o modelo de transformação. A escolha e detecção visual de pontos homólogos é uma tarefa árdua e trabalhosa. Neste trabalho é descrito um método automático para a identificação de pontos homólogos usando a correlação entre pares de imagens digitais. Como a correlação pode identificar falsos positivos, ou seja, pontos com alta correlação, mas fora da posição correta, este resultado é refinado analisando a relação espacial entre os pontos disponíveis. Nos experimentos foi utilizada uma área com grande diversidade na paisagem, com agricultura intensiva, malha urbana densa e estradas em grande quantidade, além de um rio, permitindo assim se obter pontos de controle com alvos diversificados. Os resultados obtidos mostram que o processo pode ser automatizado, mas que o sucesso do processo depende da qualidade, em termos de contraste, das regiões usadas na correlação<hr/>The historical archive of Landsat imagery allows performing multitemporal studies using a long series of images. For this purpose, images must be registered, that is its geometry must be made compatible. This task generally is performed using visible control points in the two images to estimate the transform parameters. The choice and visual detection of homologous points are arduous and laborious tasks. In this work an automatic method for the identification of homologous points is described, which uses the correlation and spatial analysis. As the digital correlation can identify false positives, that is, points with high correlation but that are far from the right position. This result needs a fine analyzing to select the right points, which is here performed analyzing the spatial relationship between the available points. In the experiments, an area with great diversity in the landscape was used, with intensive agriculture, dense urban occupation, roads and a river, allowing choosing and studying different control points. The results show that the process can be automated, but that the success of the process depends on the quality, in terms of contrast, of the used regions in the correlation <![CDATA[MODELAGEM DINÂMICA ESPACIAL COMO FERRAMENTA PARA SIMULAÇÃO DE CENÁRIOS DA PAISAGEM NA REGIÃO PORTUÁRIA DA BAIXADA SANTISTA]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-21702016000400703&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Considerando as pressões do setor de infraestrutura portuária sobre as configurações na forma de uso e planejamento do espaço na região portuária da Baixada Santista, tais como o aporte por áreas de retroporto, o armazenamento e o transporte de cargas, este estudo buscou desenvolver modelos dinâmicos da paisagem e investigar a relação entre as alterações no uso e cobertura da terra e a infraestrutura de transportes na região portuária da Baixada Santista-SP. A partir de produtos de sensoriamento remoto e da metodologia de modelagem dinâmica espacial baseada em autômatos celulares, foram gerados o mapa simulado e o cenário de prognóstico, considerando os projetos de expansão portuária para o ano de 2024. O crescimento das áreas construídas por influência dos projetos de expansão segue o sistema viário existente e a proximidade ao canal estuarino. Isso demonstra a tendência de localização de novas instalações em função das atividades portuárias, ligadas à circulação de mercadorias, e da infraestrutura implantada para o transporte de navegação e terrestre.<hr/>Considering the pressures of the port infrastructure sector over the land use and physical planning in the region of Baixada Santista, such as the demand for backport areas as well as for loads storage and transport, this study aims to develop a dynamic model of landscape changes in this region and investigate the relationship between land cover change and the transport infrastructure in such port area. With the aid of remote sensing products and cellular automata-based modeling, a simulated landscape map and a map of future landscape changes scenario were generated, considering port expansion projects for the year 2024. The growth in built-up areas derived from expansion projects takes place along the existing road system and in the vicinities of the estuarine channel. This confirms the trend of new facilities allocation as a function of port activities related to the circulation of goods and the infrastructure associated with the sea and land transport <![CDATA[O USO DA DISTÂNCIA DE HAUSDORFF COMO MEDIDA DE SIMILARIDADE EM SISTEMAS AUTOMÁTICOS DE ATUALIZAÇÃO CARTOGRÁFICA]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-21702016000400719&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A automação do processo de revisão e atualização da cartografia de áreas urbanas ainda constitui um desafio aos desenvolvedores de sistemas computacionais de alta produtividade. Uma das questões que permeia esse processo é a quantificação da similaridade entre objetos representados no espaço vetorial (bases cartográficas digitais) e segmentados no espaço matricial (imagens de alta resolução). A pesquisa desenvolvida no Laboratório de Fotogrametria do Departamento de Geomática da UFPR, ora apresentada, parte da premissa da existência de dados qualificados que permitam a segmentação precisa da imagem, a associação dos segmentos gerados às edificações erigidas sobre o terreno e a adequada georreferência dos dois conjuntos de informações. A partir desse resultado, o método proposto explora uma métrica topológica robusta, a Distância de Hausdorff, para determinação da condição de atualidade da representação cartográfica em função dos elementos presentes na imagem. Os testes de desempenho dessa métrica para uma área urbana com dados disponíveis demonstram uma alta taxa de concordância quando comparados os resultados com a fotointerpretação profissional e demonstrou-se que a medida é robusta à parcial obstrução dos objetos em comparação<hr/>The automatic process of reviewing and updating urban maps is still a challenge to developers of high productivity computer systems. One of the intrinsic issues of this process is to quantify the similarity between objects represented in the vector space (digital cartographic bases) and that segmented in the spatial matrix (high resolution images). The research developed in the Photogrammetry Laboratory of the Department of Geomatics (UFPR), presented here, assumes the existence of qualified aerial images, which provide the adequate segmentation and the association of these segments to the generated buildings, and the adequate georeference of both data sets. From this result, the proposed method exploits a robust topological metrics, the Hausdorff Distance, to determine the up to date condition of the cartographic representation of elements in the image. Performance tests of this metric shows a high rate of agreement when compared with professional photo interpretation, and has shown that the measure is robust to partial obstruction of the compared objects <![CDATA[AVALIAÇÃO DE MÉTODOS DE REDUÇÃO DE SONDAGENS BATIMÉTRICAS AO NÍVEL D'ÁGUA INSTANTÂNEO PARA MONITORAMENTO DE ASSOREAMENTO: ESTUDO DE CASO DO RESERVATÓRIO DA USINA HIDRELÉTRICA MAUÁ]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-21702016000400736&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O setor elétrico brasileiro está estruturado para garantir o fornecimento de energia elétrica à toda a nação, sendo que a geração é feita em sua maioria através de usinas hidrelétricas, onde o reservatório desempenha peça fundamental no processo de geração. O assoreamento de reservatórios pode impactar diretamente na operação e manutenção de usinas hidrelétricas, reduzindo a sua capacidade de armazenamento e vida útil. O monitoramento e a avaliação do volume assoreado do reservatório é uma importante ferramenta para o acompanhamento do processo de assoreamento e para fornecer as informações necessárias para embasar a tomada de decisões de forma a evitar a interrupção no processo de geração de energia, bem como danos ambientais. Neste trabalho foram testados três formas diferentes de realizar a redução do nível d'água instantâneo em levantamentos realizados com um ecobatímetro voltadas para o monitoramento de reservatórios: observações com RTK móvel, medições feitas na margem do reservatório com o RTK estático e leituras da régua linimétrica. Através dos cálculos das incertezas verticais totais e teste estatístico das duas médias constatou-se que as duas últimas técnicas apresentaram resultados equivalentes e sua aplicação é viável na área de estudo<hr/>The Brazilian power industry is structured to ensure the supply of electricity to the entire nation, since the generation is done mostly through hydroelectric plants where the reservoir plays a key part in the generation process.The silting of reservoirs can directly impact in the operation and maintenance of hydroelectric plants, reducing the capacity storage and useful life. The monitoring and evaluation of the reservoir silted volume it's an important tool for follow the process and too provide the necessary information to support decision form to avoid interruption in the power generation process, as well as environmental damage.In this work it were tested three different ways to carry out the reduction in the instant water level in surveys conducted with a echo sounder for reservoirs monitoring: using the RTK observations done during the reservoir surveying, the measurements made on the right bank of the reservoir with the RTK fixed in one point, and readings in a limnimetric scale (water level gauging station).Through calculations of total vertical uncertainty and statistical test of the two averages, it was observed that the latter two techniques showed similar results and its application is feasible in study area. <![CDATA[ALGORITMOS DE APRENDIZAGEM DE MÁQUINA E VARIÁVEIS DE SENSORIAMENTO REMOTO PARA O MAPEAMENTO DA CAFEICULTURA]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-21702016000400751&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A cafeicultura é uma das principais culturas agrícolas do Brasil e realizar o mapeamento e monitoramento desta cultura é fundamental para conhecer sua distribuição espacial. Porém, mapear estas áreas utilizando imagens de Sensoriamento Remoto não é uma tarefa fácil. Sendo assim, este trabalho foi realizado com o objetivo de comparar o uso de diferentes variáveis e algoritmos de classificação para o mapeamento de áreas cafeeiras. O trabalho foi desenvolvido em três áreas diferentes, que são bastante significativas na produção de café. Foram utilizados 5 algoritmos de aprendizagem de máquinas e 7 combinações de variáveis: espectrais, texturais e geométricas, associadas ao processo de classificação. Um total de 105 classificações foram realizadas, 35 classificações para cada uma das áreas. As classificações que não usaram variáveis espectrais não resultaram em bons índices de acurácia. Nas três áreas, o algoritmo que apresentou as melhores acurácias foi o Support vector machine, com acurácia global de 85,33% em Araguari, 87% em Carmo de Minas e 88,33% em Três Pontas. Os piores resultados foram encontrados com o algoritmo Random Forest em Araguari, com acurácia global de 76,66% e com o Naive Bayes em Carmo de Minas e Três Pontas, com 76% e 82% de acerto. Nas três áreas, variáveis texturais, quando associadas às espectrais, melhoraram a acurácia da classificação. O SVM apresentou o melhor desempenho para as três áreas<hr/>Coffee is one of the main crops in Brazil, therefore, performing the mapping and monitoring of this culture is essential for know your special distribution. However, map this culture is not an easy task. Thus, the objective of this study was to compare the use of different variables and classification algorithms for coffee area classification. The study was conducted in three areas, environmentally different. We use 5 machine learning algorithms and 7 combinations of variables, using spectral, textural and geometric variables associated with the classification process. A total of 105 maps were made. All ratings that have not used spectral variables don't achieved good levels of accuracy. In all three areas, the algorithm that presented the best accuracies was the Support Vector Machine with overall accuracy 85.33% in Araguari, 87.00% in Carmo de Minas and 88.33% in Três Pontas. The worst results were found by Random Forest algorithm in Araguari, with 76.66% accuracy and Naive Bayes in Carmo de Minas and Três Pontas, with 76.00% and 82.00%. In all three areas, textural variables when associated with spectral, improved the classification accuracy. The SVM showed the best performance for the three areas. <![CDATA[MAPEAMENTO DE REMANESCENTES EM ESTÁGIO INICIAL DE SUCESSÃO NA FLORESTA SUBTROPICAL ATLÂNTICA DO SUL DO BRASIL]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-21702016000400774&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Neste estudo foi abordada a segmentação de imagens de alta resolução e a utilização da técnica da mineração de dados. O objetivo foi encontrar correlação entre resposta espectral, espacial, de contexto e de textura, e variáveis dendrométricas obtidas de inventários florestais em áreas de estágio inicial de sucessão da Floresta Ombrófila Densa em três locais do Estado de Santa Catarina. Os dados de campo foram levantados em seis Unidades Amostrais (UA) com 1.600 m² cada. No processamento digital utilizaram-se três imagens de alta resolução espacial (0,39 m) obtidas pelo sensor SAAPI, com três bandas no visível, três no infravermelho próximo, modelo numérico de terreno e de superfície. Dados extraídos do produto digital (atributos) foram utilizados na etapa da mineração dos dados, que selecionou atributos relevantes e descartou aqueles de menor peso. Verificou-se que tanto no estrato arbóreo quanto na regeneração existe heterogeneidade de variáveis, como número de indivíduos (N), diâmetro a altura do peito (DAP) e área basal (AB). Mesmo assim, foram encontradas correlações significativas entre atributos das imagens e os dados de campo. A correlação de maior magnitude absoluta de N foi com as médias da banda 1 (-0,64), 3 (-0,62) e IR1 (0,63), para DAP foi a razão das bandas IR3 (0,56) e 2 (0,55) e para AB foi o menor valor de pixel das bandas 1 (-0,64) e IR3 (-0,60), todas altamente significativas (p&lt;0,01). Esses resultados configuram pontos de partida para futuras investigações a respeito da construção de um estimador de parâmetros biofísicos da vegetação.<hr/>High-resolution image segmentation and data mining techniques were used in order to find statistical correlation between spatial, spectral, context and texture attributes, considering field data from early stages of secondary forests in the three study sites of Rain Forest in Santa Catarina State, Brazil. Field data were collected in six sampling plots with 1,600 m² each. Digital processing utilized three high resolution images (0.39 m) obtained by SAAPI sensor with three visible bands, three near infrared bands, one terrain and one surface model. Extracted data from the digital product (attributes) were used for data mining purposes, selecting the ones with relevance and dismissing those of lesser weight. It was found that both tree and regeneration layers are heterogeneous considering number of individuals (N), diameter at breast height (DBH) and basal area (AB). However, significant correlations between forest attributes and field data were found. The higher correlation of N is with the average of the band 1 (-0.64), 3 (-0.62) and IR1 (0.63) for DBH was the ratio of bands IR3 (0.56) and 2 (0.55) and the variable AB was the smallest pixel value of band 1 (-0.64) and IR3 (-0.60). All correlation coefficients were highly significant (p &lt;0.01). These results constitute the starting point for future research on the relationship between groups of variables in order to estimate biophysical parameters <![CDATA[A REALIDADE AUMENTADA NA APRESENTAÇÃO DE PRODUTOS CARTOGRÁFICOS]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-21702016000400790&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A realidade aumentada (RA) é uma tecnologia com novo paradigma de interface com os usuários que vem crescendo em importância na apresentação de produtos cartográficos. A visualização de elementos naturais é incorporada à representação estática terrestre em um ambiente digital interativo. Essa transformação provoca mudanças na forma como os usuários percebem os produtos cartográficos que antes eram apresentados em meios analógicos. O uso da realidade aumentada potencializa a apresentação de produtos cartográficos tridimensionais dinâmicos, e permite ampliar o aspecto cognitivo de usuários não especialistas em contato com documentos cartográficos. A tecnologia remonta a década de 1960, e nos dias atuais tem se expandido em diversas funcionalidades em vários setores. O artigo discute a incorporação da realidade aumentada na construção do modelo 3D do campus da Universidade Federal de Pernambuco. Tal modelo foi utilizado em experimento aplicado a usuários não especialistas, tendo-se como eixos de avaliação: aspecto territorial, interpretação de elementos, e aspecto comunicativo. Os resultados do experimento mostram que o processo de ensino-aprendizagem na área da cartografia é um campo fértil para atuação da RA, tornando-se um ponto de partida para a elaboração de uma base cartográfica aumentada.<hr/>Augmented reality (AR) is a technology with new user interface paradigm that is growing in importance in the presentation of cartographic products. The display of natural elements is incorporated into the static terrestrial representation in an interactive digital environment. This transformation causes changes in the way users perceive cartographic products that were presented in analog media. The use of augmented reality enhances the presentation of dynamic and three-dimensional cartographic products, and allows the enhancement of cognitive aspect of non-expert users in contact with cartographic documents. The technology dates back to the 1960s, and today has grown into several features in various sectors. The article discusses the incorporation of augmented reality in building the 3D model of the Federal University of Pernambuco campus. This model was used in an experiment applied to non-expert users, having as evaluation axes: territorial aspect, elements interpretation, and communicative aspect. The results of the experiment show that the teaching-learning process in the area of cartographic is a suitable ground for the performance of RA, becoming a starting point for the development of an augmented cartographic base map. <![CDATA[AVALIAÇÃO ESPACIAL ENTRE POLUIÇÃO DO AR E SAÚDE EM ÁREAS COM LIMITAÇÃO DE DADOS]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-21702016000400807&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A poluição do ar é um grave problema de saúde pública a nível mundial. Os estudos que investigam a relação entre poluição atmosférica e saúde humana são a base para a gestão que visa promover o desenvolvimento urbano e qualidade de vida. Nesse sentido, a disponibilidade de dados é uma premissa inicial para esses estudos, sobretudo, para os que têm o enfoque na avaliação espacial. O problema é que muitos centros urbanos ainda carecem de um sistema de armazenamento, consolidação e disponibilização dos dados. Diante desse cenário, este artigo teve como objetivo propor um método para avaliação espacial entre poluição do ar e saúde em áreas urbanas que têm limitações na disponibilidade de dados. O método proposto foi baseado em procedimentos de orientação a objetos para integração de um banco de dados geográficos, considerando dados de internações e inventário de poluição do ar. Posteriormente, foi realizada uma análise de correlação e regressão espacial - Ordinary Least Square (OLS). Os resultados mostraram que o método proposto é uma alternativa viável para as áreas com limitações de dados. As análises de correlação e regressão apresentaram uma relação significante (p &lt; 0,05) entre poluição e saúde<hr/>Air pollution is a serious public health problem worldwide. Studies that investigate the relationship between air pollution and human health are fundamental for management that aims to promote the urban development and life quality. Data availability is an initial premise for these studies, especially, for it that have focus in the spatial evaluation. The problem is that many urban centers do not have a system to consolidate and storage data. Thus, this paper aimed to propose a method for spatial evaluation between air pollution and health in urban areas that have limitation in data availability. The method proposed was based on object orientation for geographic information system, considering hospital admissions data and air pollution inventories. Also, was applied a correlation analysis and a spatial regression - Ordinary Least Square (OLS). Results showed that the method proposed is an alternative for area with data availability. Correlations analysis and regression showed a significant relationship (p&lt; 0.05) between air pollution and health <![CDATA[Remoção de ruído de imagens hiperespectrais usando regressão linear múltipla e compressão bivariada com transformada complexa de Wavelet de árvore binária 2D no domínio espectral derivado]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-21702016000400822&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt In this paper, a new denoising method is proposed for hyperspectral remote sensing images, and tested on both the simulated and the real-life datacubes. Predicted datacube of the hyperspectral images is calculated by multiple linear regression in the spectral domain based on the strong spectral correlation of the useful signal and the inter-band uncorrelation of the random noise terms in hyperspectral images. A two dimensional dual-tree complex wavelet transform is performed in the spectral derivative domain, where the noise level is elevated temporarily to avoid signal deformation during the wavelet denoising, and then the bivariate shrinkage is used to shrink the wavelet coefficients. Simulated experimental results demonstrate that the proposed method obtains better results than the other denoising methods proposed in the reference, improves the signal to noise ratio up to 0.5dB to 10dB. The real-life data experiment shows that the proposed method is valid and effective.<hr/>Neste trabalho, propõe-se um novo método de remoção de ruído para imagens hiperspectrais avaliado com dados reais e simulados. Um cubo de predições de imagens hiperespectrais é calculado por regressão linear múltipla no domínio espectral com base na alta correlação do sinal útil e na não correlação do ruído aleatório nas bandas hiperespectrais É aplicada uma transformada complexa de wavelet bi-dimensional no domínio espectral derivado, no qual os níveis de ruído são temporariamente elevados para impedir a deformação do sinal durante a remoção do ruído, e então a compressão bivariada foi usado para compactar os coeficientes da transformada wavelet. Os resultados experimentais demonstraram que o método proposto possibilita obter resultados melhores do que outros métodos de remoção de ruídos encontrados na literatura, com melhoria da razão de ruído do sinal de 0.5dB para 10dB. Os dados reais utilizados mostraram que o método proposto é válido e efetivo. <![CDATA[CALIBRAÇÃO DE ERROS SISTEMÁTICOS EM ACELERÔMETROS <strong><em>MEMS</em></strong>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-21702016000400835&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Os sensores inerciais MEMS de baixo custo apresentam grandes vantagens para diversas aplicações em navegação, porém estes dispositivos são caracterizados por diversos tipos de erros. Através de procedimentos específicos como a calibração é possível obter resultados com melhor acurácia. Neste artigo utilizou-se o Método de Calibração Multi-Posições Modificado, que permite determinar erros sistemáticos, tais como deriva, erro de fator de escala e de não-ortogonalidade. O método, o procedimento e as equações desta calibração são brevemente descritos. Primeiramente foi realizada a calibração com diferentes acelerômetros. O desempenho dos parâmetros de calibração foi verificado por meio de um teste em campo, comparando as trajetórias calculadas pelas acelerações antes e após as correções. Após a correção das acelerações com os parâmetros de calibração, foram verificadas algumas discrepâncias nas trajetórias. Ainda assim houve uma melhora significativa na solução final. A vantagem deste método consiste no fato de que este não requer o uso de equipamentos especiais ou de um preciso alinhamento dos sensores, podendo ser aplicado em campo antes da utilização dos sensores.<hr/>The low-cost inertial sensors MEMS are very advantageous for several applications in navigation, however these devices are characterized by several types of errors. By performing specific procedures such as calibration it is possible to obtain results with better accuracy. In this paper, it has been used the Modified Multi-Position Calibration Method, which allows to determine systematic errors, like bias, scale factor error and misalignment of the axes error. This method, the procedure and the equations of this calibration are shortly described. First of all, a calibration of different accelerometers has been made. The performance of the calibration parameters was verified by a field test, comparing the trajectories calculated by the accelerations before and after the corrections. After correction of the accelerations with the calibration parameters, were verified some discrepancies in the trajectories. Still, there was a significant improvement in the final solution. The advantage of this method is that it does not require the use of special equipment or precise alignment of the sensors. It can be applied in the field before the use of the sensors