Scielo RSS <![CDATA[Galáxia (São Paulo)]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=1982-255320170002&lang=en vol. num. 35 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[Marca, imagem, signo: uma abordagem semiótica de Espinoza]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-25532017000200005&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Ao invés de ler a teoria da imaginação de Espinoza de maneira antropocêntrica, como dependente da doutrina tradicional das faculdades humanas, o autor a considera como uma consequência de sua física e de sua cosmologia. O conhecimento por signos, como Espinoza chama a imaginação, deve estar enraizado em sua teoria das marcas e imagens, e diz respeito a todos os seres (humanos e não humanos) que são capazes de marcar outros corpos e de serem marcados por eles numa semiose infinita da natureza.<hr/>Abstract Instead of reading Spinoza’s account of the imagination in an anthropocentric way, as dependent on the traditional doctrine of human faculties, the author considers it as a consequence of its physics and its cosmology. The knowledge by signs, as Spinoza calls imagination, has to be rooted in his theory of marks and images, and concerns all beings (human and non-human) who are able to mark other bodies and to be marked by them in infinite semiosis of nature. <![CDATA[A semiotic reading of “<em>framing theories</em>”: reinterpreting framing through the Peircean category of thirdness]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-25532017000200021&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Explorar a peculiaridade semiótica das teorias de framing, questionando simultaneamente novos enquadramentos para a história da semiótica e do seu campo é o propósito deste estudo. As pesquisas sobre framing, muito profícuas na análise jornalística e na crítica mediática, têm uma origem multifacetada que o trabalho examina, procurando inserir uma nova linha nessa genealogia, particularmente descurada, e que tem a ver com o trabalho da semiótica como instrumento hermenêutico de criação de sentido. As categorias peirceanas são apresentadas como método que permite explicitar os mecanismos de enquadramento ou frames latentes nos seus produtores, no texto mediático, e na recepção pela audiência, perspectivando-se a terceiridade como elemento criador de regras ou habitus interpretativos, que identificaremos com o framing nas narrativas, e como paradigma integrador capaz de superar a fragmentação do campo e das suas origens.<hr/>Abstract This paper explores the semiotic character of framing theories, while suggesting new frameworks for the history of semiotics and its field. Frame studies, which are very fruitful in journalistic analysis and media criticism, have diverse sources. This work explores them, seeking to introduce a new strand to this genealogy, one that is particularly overlooked and relates to the work of semiotics as hermeneutical instrument for creating sense and meaning. Peirce’s category system is then presented as a method for exposing the underlying mechanisms of framing, found in their producers, in media texts and in the audience. Thirdness is envisaged as an element that creates rules or interpretative habitus, which will be identified with framing in narratives, and as an integrating paradigm that is able to overcome the fragmentation of the field of frame studies and its origins. <![CDATA[Affect and communication: on the constructions of fear]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-25532017000200032&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo O artigo dedica-se, de início, a um conceito presente em estudos atuais em Comunicação e Cultura: o de afeto. Partindo da filosofia deleuzeana, tematiza o conceito, discute questões de linguagem e privilegia um feixe de afetos, provisoriamente chamado de “medo”, com base no conto de Kafka intitulado A construção (1923). A leitura do conto permite articular medo, insegurança e risco ao gesto de construir moradas ou habitats. O tema é desdobrado em um texto de Nietzsche no qual se avaliam diferentes tipos de construção, vinculando-os a certas perspectivas e pulsões vitais. Na esteira de Nietzsche, elegem-se duas construções como apostas para a visada teórica: andaime e brinquedo.<hr/>Abstract The paper discusses a concept which is present in recent studies in the fields of Communication and Culture: affect. It refers to the Deleuzean concepts of affect, and discusses questions of language concerning affects. From those philosophical basis and discussions, complex affects – named as “fear” – are examined, by means of a close reading of Franz Kafka’s short story “Der Bau/The Construction” (1923). This fictional text articulates notions such as fear, insecurity and risk to the need for constructing houses and habitats. This theme is related to a Nietzschean essay in which the philosopher evaluates different types of constructions and relates them to vital pulsions. Following Nietzsche, two constructions are used as inspirations to the theoretical work: scaffold and toy. <![CDATA[Subjective experience and historical experience in the diaries of David Perlov]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-25532017000200045&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Com base no estudo do processo criador dos diários cinematográficos de David Perlov, e detendo-se sobretudo na sua experiência brasileira, o artigo analisa como a escritura fílmica do cineasta faz das imagens da memória uma superfície de dupla face – como a banda de Moebius – que passa do interior ao exterior, do dentro ao fora, da experiência subjetiva à experiência social e histórica.<hr/>Abstract The paper analyzes the creative process of David Perlov’s cinematographic diaries and focuses mainly on his Brazilian experience. The paper analyzes how the filmmaker’s script makes a doublesided surface of the images of memory - such as the Moebius band - that goes from the inside to the outside, from the subjective experience to the social and historical experience. <![CDATA[Occupy with cinema – writing the history of urban struggles in <em>Ressurgentes – um filme de ação direta</em>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-25532017000200056&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo O artigo analisa a retomada de arquivos de cerca de dez anos de lutas urbanas conduzidas por movimentos autônomos de Brasília e sua articulação através da montagem no documentário Ressurgentes – um filme de ação direta. Interessa-nos apontar como a associação desses materiais heterogêneos aos testemunhos no presente dos próprios militantes engendram uma peculiar escrita da história dos problemas urbanos vividos em Brasília na última década e suas relações possíveis com acontecimentos comuns a outras cidades, como as Jornadas de Junho de 2013.<hr/>Abstract The article analyses the retaking of archives of about 10 years of urban struggles conducted by autonomous movements of Brasília and its articulation through the editing in the documentary Ressurgentes – um filme de ação direta. We are interested in pointing out how the association of these heterogeneous archives with the testimonies of militants beget a peculiar writing of the history of urban problems experienced in Brasilia in the last decade and their possible relations to common events to other cities, such as June’s 2013 manifestations. <![CDATA[The music in the narrative of “carioca” culture of the “New MIS”]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-25532017000200068&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo A construção da nova sede do Museu da Imagem e do Som (MIS), em Copacabana, insere-se num conjunto de alterações urbanas que buscam imprimir um viés turístico e cosmopolita à cidade do Rio. No MIS, a música desempenha um papel de destaque na elaboração dessa “identidade carioca”, sendo apresentada como cartão de visitas para a cidade e para o novo museu. Nesse texto, discutimos os conflitos e contradições das escolhas estéticas processadas pelo MIS, entendendo que os repertórios musicais legitimados na instituição operam segundo uma lógica de consagração musical e artística convencional, reificando modelos e valores já sedimentados no imaginário estereotípico do Rio.<hr/>Abstract The new building of the Museum of Image and Sound (MIS) in Copacabana is part of a set of urban changes in Rio de Janeiro that seek to reinforce a touristic and cosmopolitan profile to the city. At the MIS, music plays an important role in the development of that “carioca identity”. In this paper, we discuss the conflicts and contradictions of some aesthetic choices made by the museum, understanding that the musical repertoires chosen by the institution work to crystallize a conventional musical and artistic pattern, reifying models and values already sedimented in the stereotypical imagery of the city. <![CDATA[From “brega paraense” to “tecnobrega”: history and tradition at the web series Sampleados]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-25532017000200080&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo O artigo trata da websérie musical Sampleados. A partir da descrição de seus episódios, discutimos possíveis relações entre história e música popular feita no Brasil. A série foi ao ar em 2015 e, indiretamente, nos conta parte da história do brega paraense ao apresentar, em suas narrativas, artistas e canções supostamente importantes para o fenômeno desde os anos 1980. Ao convocar determinado passado, Sampleados apresenta o brega como uma espécie de tradição musical. Sendo assim, buscamos evidenciar as contradições que permeiam as narrativas históricas a partir do pensamento de Paul Ricoeur.<hr/>Abstract This paper examines a musical web series Sampleados. Describing its episodes, we discussed possible links between history and popular music made in Brazil. The series was broadcast in 2015 and, indirectly, tells us part of the history of the style called “brega paraense” by introducing, in its narratives, songs and artists considered representatives of the phenomenon since the 1980s. By invoking certain past, Sampleados presents the “brega” as a kind of musical tradition. Therefore we seek to highlight the contradictions that permeate historical narratives from the contributions of Paul Ricoeur. <![CDATA[Medias’ sliding: text memory, history book and life history narratives in Ingrid, uma história de exílios]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-25532017000200093&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Investigamos como as memórias transitam de uma mídia a outra, partindo, em ordem cronológica, do texto da memória (manuscritos e relatos orais) de Ingrid Koster para o texto do livro, Ingrid, uma história de exílios, publicado em 2010. Verificamos as adaptações, silenciamentos e acréscimos na construção dos textos da memória no livro, comparando-os nas diferentes mídias. Mostramos que as memórias e seus suportes midiáticos, cada vez mais deslizantes, são atravessados por esses acréscimos imaginados e documentados e por supressões de natureza emocional e política. Edward Said, com “exílios”, Lucia Santaella, com “cultura midiática” e “deslizamentos”, Beatriz Sarlo, com “memória” e “testemunha”, Walter Benjamin, com “narrativa e cura” dão sustentação teórica à análise.<hr/>Abstract We investigate how memories move from one media to another, starting, in chronological order, from the memory text (i.e. manuscripts and oral testimony) by Ingrid Koster and ending with the text of the book, Ingrid, uma história de exílios, published in 2010. We checked out the adjustments, the omissions and the additions made in the construction of memory texts in this book, comparing them in different medias. We demonstrate that memories and their medias, which are increasingly sliding one over other, are crossed by imagined and documented additions and by deletions of emotional and political nature. Edward Said’s “exiles”, Lucia Santaella’s “media culture” and “slips”, Beatriz Sarlo’s “memory” and “witness” and Walter Benjamin’s “narrative and healing” give theoretical support to the analysis. <![CDATA[Communication and Life-World, rationality and aesthetic experience: an interdisciplinary discussion from a pragmatist perspective]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-25532017000200106&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Este artigo pretende discutir a tríade comunicação, racionalidade e experiência estética no contexto do Lebenswelt (mundo da vida), que é essencial para a condição social do ser humano e sua cultura. Enquanto a racionalidade tem sido um dos grandes temas da filosofia desde o início da antiguidade grega – e o termo latim ratio traduz, em conjunto com oratio, o grego λόγος (lógos) –, a atenção dada à comunicação e à experiência estética, como em Alfred Schütz e William James, é mais recente, assim como a racionalidade comunicativa de Jürgen Habermas. O texto tenta desenvolver enfrentamentos e uma discussão entre esses autores e outros como John Dewey, Ernst Cassirer e Vilém Flusser, baseados numa perspectiva pragmatista e fenomenológica do Lebenswelt, que é visto como uma rede produzida pelas trocas simbólicas e comunicativas.<hr/>Abstract The following article discusses the triad of communication, rationality and aesthetic experience, essential for the social character of man and his culture, in the light of the Life-World. Whereas rationality has been a topic of philosophical inquiry since Greek antiquity – and the Latin term ratio translates, together with oratio, the Greek λόγος (lógos) -, the attention given to communication and aesthetic experience, as by Alfred Schütz and William James, is more recent, as also is the notion of communicative rationality developed by Jürgen Habermas. The text intends to line up shared characteristics and propose a discussion along these authors and others like John Dewey, Ernst Cassirer and Vilém Flusser, based on a pragmatist and phenomenological viewpoint of the Life-World, understood as a net sustained by symbolic exchange and communication. <![CDATA[The balcony is the world: Vilém Flusser and the comprehensive thought]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-25532017000200119&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo O trabalho ocupa-se com as concepções do filósofo tcheco-brasileiro Vilém Flusser (1920- 1991) a respeito dos termos diálogo e discurso nos processos comunicativos e problematiza a forma como essas noções oferecem elementos para os estudos e práticas de compreensão. A partir da autobiografia do autor (FLUSSER, 2007), publicada com o título alemão Bodenlos (sem chão ou sem fundamento), investiga sua formação como autodidata que teceu os fios da vida e dos conhecimentos no diálogo com um conjunto de interlocutores, com onze dos quais ele conversa na obra citada. Aborda as noções de diálogo, tenso e compreensivo, com o mundo em que se habita, do ensaio como forma de expressão do pensamento e da fala e escrita como opções de engajamento. Na medida em que o objetivo de Flusser era provocar novos pensamentos e ampliar a conversação, mostra como suas concepções contribuem para uma epistemologia compreensiva no universo da Comunicação.<hr/>Abstract This paper discusses the concepts in the work of the Czech-Brazilian philosopher Vilém Flusser (1920-1991), regarding the terms dialogue and discourse in the communication processes and it questions how these notions could be a resource for the study and the practice of comprehension. Based on the author’s autobiography (FLUSSER, 2007), published with the German title Bodenlos (with no ground or no foundation), this work investigates Flusser’s autodidactic background, which took a major influence in his life and in his work when in dialogue with a group of interlocutors, being eleven of them mentioned in the aforementioned book. This paper also includes the notions behind the (tense and comprehensive) dialogue with the world one lives in, the essay as a means to express ideas and speaking and writing as options for engagement. As well as Flusser’s goal was to provoke new thoughts and to amplify conversations; this text presents how his concepts could collaborate to a comprehensive epistemology of the <![CDATA[Living under Atlas’s whispers]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-25532017000200132&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Em La Ascensíon de Atlas, Fabian Ludueña discute a obra de Aby Warburg, pensando-a como uma demonologia da contemporaneidade midiática. Além disso, pensa seu atlas imagético, a Mnemosyne, como, em termos lacanianos, o sinthome de Warburg, após os anos que passara na clínica psiquiátrica de Ludwig Biswanger. Continuando seu trabalho de pesquisa na filosofia antiga, segue nessa obra, paralela aos seus dois tratados sobre espectrologia, discutindo como a construção do que consideramos humano acabou por descartar – ou disfarçar nos discursos – quase toda entidade que não se enquadre na normopatia patológica construída pelo que ele denomina a máquina antropotécnica (LUDUEÑA, 2012, 2016). Para tanto, além dos filósofos antigos, discute também questões sobre imagem e subjetividade e, em diálogo com Roland Barthes e Alfred Gell, a re-emergência de mitos e gestos.<hr/>Abstract In La Ascensíon de Atlas, Fabián Ludueña aims to discuss Aby Warburg”s work, thinking of it as a demonology of the contemporary mediatic times. Moreover, he thinks Warburg”s imagetic atlas, the Mnemosyne, in lacanian terms: Warburg”s sinthome (after those years which Warburg had spent at Ludwig Biswanger”s psychiatric clinic.). Ludueña followed his research on antique philosophy and on Mnemosyne. At the same time, and in parallel he follows his own two treatises on spectrology. He points out how the construction, which is called “the human being”, ended up discarding, or has been disguised in discursivity, almost any entity that does not fit the pathological normopathy constructed, to what he calls the anthropotechnique machine (LUDUEÑA, 2012, 2016). Beyond ancient philosophers, the author reflects, also, issues of image and subjectivity. In dialoguing with Roland Barthes and Alfred Gell, his concern is about the re-emergence of myths and gestures. <![CDATA[The cheerful indifference]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-25532017000200140&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Esta resenha apresenta o livro A clínica psicanalítica em face da dimensão sociopolítica do sofrimento, de Miriam Debieux Rosa, publicado pela Escuta/Fapesp em novembro de 2016. Trata-se de reflexões da autora a partir de suas experiências de intervenções clínicas com populações hostilizadas pelo discurso social, o que ela chamou de “intervenções psicanalíticas clínico-políticas”. A partir da necessidade de reconhecimento do diálogo da psicanálise com o discurso público, o próprio dispositivo de escuta clínica psicanalítico é colocado em pauta, tanto em seu clássico setting quanto no que diz respeito à implicação e ao lugar de escuta do analista.<hr/>Abstract This book overview presents Miriam Debieux Rosa’s book: The psychoanalytic clinic facing the sociopolitical dimension of suffering, published in november 2016, by Escuta/Fapesp. Her book is about author’s reflections, related with her clinical interventions experiences within harshly mistreated populations harassed or neglected by normative social discourse - at what she calls “clinical-political psychoanalytic interventions”. In acknowledging the importance of dialogue between psychoanalysis and public discourse, the psychoanalytic clinical listening device is placed on the agenda. In this sense, one must redefine the setting of psychoanalytic clinical listening as much as analyst ethical implication. <![CDATA[Different brazilian visions about Tim Burton]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-25532017000200145&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo O livro organizado por Laura Loguercio Cánepa traz análises da obra de Tim Burton. Em seus 23 capítulos, em ordem cronológica, cada autor escreve acerca de um trabalho específico ou, algumas vezes, sobre um pequeno conjunto deles. É uma reunião de ensaios que possuem uma diversidade de visões estéticas/políticas, com abordagens mais acadêmicas ou mais críticas sobre a obra deste diretor.<hr/>Abstract The book organized by Laura Loguercio Cánepa brings analyzes of Tim Burton’s work. In its 23 chapters, in chronological order, each author writes about a specific work or sometimes about a small set of them. The book is a set of essays with a diversity of esthetic/political visions, whose approach to the director’s work is academic or critical. <![CDATA[The photography between madness and wakeness]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-25532017000200150&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo A obra dedica-se essencialmente à dialética barthesiana sobre a loucura e a sensatez da fotografia, em uma incursão pelo punctum e pelo studium. Para entender o lado profano-afetivopoético da fotografia, o autor recorre às tradições gregas. Além da relação com a mitologia, Fontanari explica a relação que Barthes traça entre a fotografia e a poesia, especificamente o haicai, que, como o puctum, evoca o silêncio e a plenitude, cessando o barulho da técnica, da realidade, em direção à “consciência afetiva”, nas palavras de Barthes. O livro é um tributo ao percurso da imagem codificada para a não codificada, uma poética do afeto, do inexpressável.<hr/>Abstract The work is essentially devoted to the Barthesian dialectic of madness and tame of photography on a foray into the elements: punctum and studium. To understand the unholy side-poetic-affective-profane of photography, the author resorts to Greek traditions. Beyond the relation with mythology, Fontanari explains the relation that Barthes draws between photography and poetry, specifically haicai, which, like the puctum, evokes silence and plenitude, ceasing the noise of technique, of the reality towards the “affective awareness,” in Barthes’s words. The book is a tribute to the path of the coded image to the unencrypted one; it is a tribute to a poetics of affection and to what is the inexpressible. <![CDATA[Can beauty save the world? Aesthetics, capitalism and enchantment of the world]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-25532017000200155&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Esta resenha destaca as principais características apresentadas na obra A estetização do mundo. A ênfase aqui recai nos aspectos do capitalismo artista e em como esse fenômeno se configura na sociedade por meio de narrativas, representações e símbolos da cultura e das mídias contemporâneas.<hr/>Abstract This review highlights the main characteristics presented in the work The aesthetization of the world. The emphasis here is on aspects of artist capitalism and how this phenomenon is shaped in society through narratives, representations and symbols of contemporary culture and media <![CDATA[Errata]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-25532017000200159&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Esta resenha destaca as principais características apresentadas na obra A estetização do mundo. A ênfase aqui recai nos aspectos do capitalismo artista e em como esse fenômeno se configura na sociedade por meio de narrativas, representações e símbolos da cultura e das mídias contemporâneas.<hr/>Abstract This review highlights the main characteristics presented in the work The aesthetization of the world. The emphasis here is on aspects of artist capitalism and how this phenomenon is shaped in society through narratives, representations and symbols of contemporary culture and media