Scielo RSS <![CDATA[Pandaemonium Germanicum]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=1982-883720140001&lang=pt vol. 17 num. 23 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[Apresentação N. 23 (vol.17) - Literatura contemporânea]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-88372014000100001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[Geleitwort N.23 (vol.17): Gegenwartsliteratur]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-88372014000100002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[The Relationship between Law and Literature in Contemporary German Literature]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-88372014000100003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Dieser Beitrag untersucht die Beziehung zwischen den Diskursen Literatur und Recht in der deutschsprachigen Gegenwartsliteratur. Ausgehend von der langen Tradition der sogenannten Dichterjuristen (Goethe, Kleist, Kafka) werden aktuelle Tendenzen dieser Beziehung in den Blick genommen. Nach theoretischen Überlegungen zum Teilaspekt law in literature (Recht in der Literatur) erfolgt die Bestimmung von spezifischen Themen, Genres und ästhetischen Besonderheiten der in Frage stehenden Texte. Als Textgrundlage dienen Romane von Juli Zeh und Ferdinand von Schirach. In dieser Analyse werden auch die Adaptionen für Kino und TV einbezogen (die Serie Verbrechen für den TV-Sender ZDF, die auf Ferdinand von Schirachs gleichnamiger Kurzgeschichtensammlung beruht, und die Miniserie A Menina sem Qualidades, eine Adaption von Juli Zehs Spieltrieb für MTV Brasilien). <hr/>This paper examines the relationship between law and literature in contemporary German literature. Current trends of this relationship will be discussed, starting from the long tradition of the so-called Dichterjuristen (lawyers who are also writers), such as Goethe, Kleist and Kafka. Firstly, theoretical backgrounds of law in literature will be presented, after that specific topics, genres and aesthetic particularities of the texts in question will be identified. The contribution analyzes novels by the German authors Juli Zeh and Ferdinand von Schirach and their adaptions for cinema and TV (the TV series Crime for the German TV channel ZDF based on Ferdinand von Schirach's collection of short stories of the same title, and the miniseries A Menina sem Qualidades, an adaptation of Juli Zeh's novel Spieltrieb for MTV Brazil). <hr/>A contribuição visa a investigar a relação entre os discursos do direito e da literatura na literatura contemporânea de língua alemã. Baseado na longa tradição dos Dichterjuristen (advogados-escritores) como Goethe, Kleist e Kafka, pretende-se discutir as atuais tendências no estudo de tais relações. Começa-se com reflexões teóricas sobre law in literature (direito na literatura), a fim de, então, identificar temas, gêneros e uma estética/narrativa específica dos textos contemporâneos em questão. Como objeto de análise, discutem-se os romances de Juli Zeh e Ferdinand von Schirach. Serão também consideradas as respectivas adaptações para cinema ou televisão (a série Verbrechen (Crimes) no programa alemão ZDF, e A menina sem qualidades, adaptação do romance Spieltrieb de Juli Zeh para o MTV Brasil). <![CDATA[Representation of History in Contemporary Literature: Florian Illies's Pop-Chronicle of the Belle Epoque]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-88372014000100004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Florian Illies' book 1913. Der Sommer des Jahrhunderts (1913. The Year before the Storm) has been a major success with critics and readers. Based on documented facts, the author tells a kind of cultural history of the last year before the Great War, formed by independent episodes from the lives of innumerable persons, mainly artists, writers and other celebrities. Using his imagination and techniques of fictional writing the text shows remarkable proximity to fiction although it does not invent characters or events. The article compares the book to other recent literary representations of history and analyses its narrative structure. It will be shown that the author chose a casual ironical style and an intimate perspective on the protagonists in order to entertain the reader with elements still relevant in our contemporary popular culture. It seems to be intended that the reader develops a kind of counterfactual fantasy that links his present directly to the Golden Age of art, omitting the catastrophes of 20th century.<hr/>O livro 1913. Der Sommer des Jahrhunderts (1913. O verão do século) de Florian Illies foi um dos maiores sucessos recentes junto à crítica e os leitores. Baseado em fatos documentados o autor conta uma espécie de história cultural do último ano antes da Grande Guerra, formada por episódios independentes das vidas de inúmeras pessoas, sobretudo artistas, escritores e outros proeminentes. Usando sua imaginação e técnicas da escrita ficcional, o texto apresenta uma proximidade notável da ficção apesar de não inventar personagens e acontecimentos. O presente artigo compara o livro com outras representações literárias da história recentes e analisa sua estrutura narrativa. Será mostrado que o autor elegeu um estilo descontraído e irônico e uma perspectiva íntima sobre os protagonistas para entreter o leitor com elementos que ainda são relevantes na nossa cultura popular contemporânea. A intenção do autor, ao que parece, é fazer com que o leitor desenvolva uma espécie de fantasia contrafactual que o relacione diretamente com esse Século de Ouro da arte, pulando as catástrofes do século XX. <![CDATA[Utopia ou distopia? A ansiedade e o vazio em <em>Schimmernder Dunst über CobyCounty</em> de Leif Randt]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-88372014000100005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Em Schimmernder Dunst über CobyCounty (2011), Leif Randt apresenta um condado que seria a mais perfeita representação de uma utopia consumista: localizado à beira-mar, CobyCounty é um lugar de festas abundantes, consumo e bem-estar. O livro, contudo, é narrado por um jovem atormentado pela possibilidade de uma catástrofe que se aproxima, desde que seu melhor amigo abandonou a cidade, ouvindo os conselhos da mãe que se afiliou a uma religião esotérica. Se a perfeição do funcionamento dessa sociedade se aproxima muito de uma utopia, o temor de uma catástrofe anunciada aproxima a obra de uma distopia. Deve-se notar, no entanto, que, ao contrário de utopias e distopias, a obra não apresenta uma força centralizadora de poder - mesmo que a menção ao consumismo e às propagandas seja frequente. Neste artigo, Schimmernder Dunst über CobyCounty será apresentado à luz dos estudos da utopia e distopia, enfatizando seus laços com o tempo atual, marcado pela dicotomia entre a sociedade de conforto produzida pelo alto desenvolvimento tecnológico e a necessidade de se evitar os excessos produzidos por essa mesma sociedade em nome de uma possível catástrofe ecológica, anunciada por cientistas e ativistas, mas da qual não se percebe o impacto diretamente.<hr/>In Schimmernder Dunst über CobyCounty (2011), Leif Randt presents a county that seems to be a perfect representation of a consumerist utopia: located on the shore, CobyCounty is characterized by abundant parties, consumerism and wellbeing. The book, however, is narrated by a young man tormented by the possibility of a coming catastrophe, since his best friend left town, following his mother's advice - a woman that had joined an esoteric religion. If the perfect functioning of this society is very similar to an utopia, the fear of an announced catastrophe brings the work closer to a dystopia. Other than both genders, the narrative does not present any centralizing kind of power - even if consumerism and advertisement are frequently mentioned. In this article, Schimmernder Dunst über CobyCounty will be presented in the light of utopia and dystopia studies. Its bonds to the present time will be emphasized, mostly the dichotomy between the comfort society produced by the advanced technological development and the necessity to avoid the excesses that produced by the same society in the name of a possible ecological catastrophe, that has been announced by scientists and activists, but that still does not affect people's life directly. <![CDATA[Vazio e fastio em <em>Faserland</em>, de Christian Kracht]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-88372014000100006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Christian Kracht é hoje, se não dos melhores, certamente dos mais comentados autores da ficção de língua alemã. Seu trajeto recua a 1995, ano da publicação de Faserland, o primeiro romance, que aliás distinguiu as balizas daquela que, nessa década, se chamou Popliteratur. Mas, seja a hora zero de uma obra composta de outros bons momentos, seja o ponteiro literário de uma geração, Faserland não é só exemplo pop, tem merecido constantes leituras, sempre novas tiragens, abordagens críticas e assim também a atenção da historiografia literária. No romance são narrados alguns poucos dias da vida narcotizada de um jovem endinheirado e meio sem rumo, do Norte ao Sul da Alemanha, até a Suíça. Nada extraordinário, nenhuma grande peripécia, nenhuma aventura, senão a impressão de um vazio todo presente e o fastio, força do aborrecimento. No texto, investigo que espécie de aborrecimento produz Faserland.<hr/>If not one of the best, Christian Kracht is certainly one of the most talked about authors of fiction in the German language nowadays. His carreer goes back to 1995, when his first novel Faserland was published ‒ an event which helped to shape the so called Popliteratur. However, whether it is the zero hour of a work composed of other good moments or whether it is the literary mark of a generation, Faserland is not only an example of a pop reality. It has also deserved frequent reading and interpretations, reprints and critical approaches, attracting by these means the attention of literary historiography. The novel narrates a few days' wanderings of a narcotized and affluent young man from Northern to Southern Germany reaching as far as Switzerland. There is no great adventure in the story, but the book leaves rather an impression of emptiness and fastidiousness which accompanies a senseless life. In this text, I investigate the kind of boredom produced by Faserland. <![CDATA[<em>Imperium </em>(2012) de Christian Kracht e a questão da auto(r)encenação]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-88372014000100007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo objetiva abordar o romance Imperium de Christian Kracht (2012) dentro da longa tradição estética de autoencenações de escritores e artistas em geral. No caso de Kracht, isso é feito inicialmente a partir do próprio texto narrativo como encenação literária em todas as suas facetas e, em seguida, a partir de suas desconcertantes aparições mediáticas, em que seus escritos literários, já de per si dúbios, são rearranjados, questionados ou enriquecidos. Geram-se assim incertezas, ambiguidades e desfigurações que são a marca registrada de Kracht no universo literário atual.<hr/>This paper aims to analyze the novel Imperium by Christian Kracht (2012) within the long tradition of self-enactments of writers and artists in general as a constitutive element of the aesthetic field. Concerning Kracht, this is done first in the narrative text itself as a literary enactment with all its facets and second in Kracht's bewildering media appearances where his literary writings, in itself dubious, are once more rearranged, put in doubt or enriched. This procedure thus generates uncertainties, ambiguities and disfigurements that are the hallmark of Kracht in the contemporary literary universe. <![CDATA[Fantasia e metaficcionalidade nos romances de Zamonien de Walter Moers]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-88372014000100008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Walter Moers é um dos grandes autores da vertente fantástica dentro da literatura alemã atual. Desde a publicação de seu primeiro romance, em 1999, o escritor consagrou-se como autor de best-sellers. Nos seis romances publicados até a presente data tem-se um elemento comum, que serve de fio condutor às obras: o continente fictício de "Zamonien", um mundo maravilhoso criado por Moers. Esse mundo inventado é palco para inúmeras aventuras, lutas, jornadas, conquistas, mistérios, disputas, perigos, criaturas inusitadas e cenários desconhecidos. Se, por um lado, as obras fantásticas de Moers estão de acordo com as convenções do gênero da Fantasy; por outro, elas trazem consigo uma proposta literária inovadora, que rompe com algumas convenções desse gênero. É o caso da metaficcionalidade, presente de forma marcante em seus romances. Pretende-se nesse trabalho apresentar brevemente um romance de Walter Moers, Die Stadt der träumenden Bücher (2004), discorrer sobre os elementos constitutivos que inserem a obra no gênero da Fantasy e, por fim, aprofundar-se nos aspectos da metaficcionalidade encontrados na obra em questão.<hr/>Walter Moers is one of the most important authors of contemporary Fantastic Literature in German. Since his first novel, in 1999, the author turned into a bestselling writer. His last six novels all share a common element: the fictive continent of "Zamonien", a fantastic world created by Moers. In this invented world the reader finds a lot of adventures, battles, journeys, conquests, mysteries, fights, dangers, unusual creatures and unknown places. If on one hand, the fantastic works of Moers respond to conventions of the Fantasy genre, on the other hand, they offer a new literary proposal, which breaks some conventions of this genre. This is particularly the case of the metafictional elements, which are very frequent in his novels. This paper intends to introduce a novel of Walter Moers, Die Stadt der träumenden Bücher (2004), and to discuss its constitutive elements, which classify the book as a work in the Fantasy genre, emphasizing especially the metafictional aspects . <![CDATA[Autobiography, autofiction, metafiction and literature. The case of <em>Stadt der Engel </em>by Christa Wolf]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-88372014000100009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Hauptthema des Buches Stadt der Engel von Christa Wolf (1929-2011) ist die problematische Feststellung der Realität in unseren heutigen Tagen. Dieses Buch, veröffentlicht im Jahr 2010, stellt eine kurze und unbedeutende Handlung dar, welche jedoch als ein Erzählrahmen funktioniert, der alle Diskurse im Text stützt: den romanhaften, den historischen, den autobiographischen. Sogar die surrealistische Figur eines Schutzengels wird dem Leser geboten, eine Figur, die der Protagonistin als Ausländerin in einem fremden Land hilft, Schicksalsschläge wie die "Entdeckung" der eigenen Vergangenheit als IM Margarete der Stasi zu überwinden. Absicht dieses Essays ist es zu zeigen, wie alle diese Diskurse im Text zu einem literarischen Gewebe artikuliert werden.<hr/>The key issue of the book Stadt der Engel by Christa Wolf (1929-2011) revolves around the apprehension of reality nowadays. In this work, published in 2010, there is a simple and irrelevant plot which functions, however, as a narrative frame to support all the modes of discourse present in the text: the romanesque, the historical, the autobiographical. There is even a surreal presence of a guardian angel who helps the female protagonist to withstand the vicissitudes of a foreign country and, in particular, to deal with the "discovery" of her own past as informal collaborator of the former GDR secret police (STASI). This essay aims to show how all these discourses are articulated in one literary tissue.<hr/>O tema da obra Stadt der Engel, de Christa Wolf (1929-2011), gira em torno da problemática apreensão do real nos dias de hoje. Há nesta obra, publicada em 2010, uma ação curta e irrelevante que constitui, contudo, uma moldura narrativa a sustentar todos os discursos presentes no texto: o romanesco, o histórico, o autobiográfico. Há até a presença surreal de um anjo protetor que ajuda a protagonista a suportar as vicissitudes de uma estrangeira em terras estranhas e, em particular, a descoberta de seu passado como membro colaborador informal da outrora polícia secreta da DDR (Stasi). Este ensaio objetiva mostrar como todos esses discursos se articulam na forma de um tecido literário. <![CDATA[Para entender Marcel Reich-Ranicki]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-88372014000100010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo apresenta o crítico literário Marcel Reich-Ranicki e também procura explicar o fenômeno de seu sucesso na Alemanha. Aprofunda algumas particularidades de sua crítica, sua relação com a mídia de massas e o entretenimento. Finalmente investiga o percurso incomum de sua vida como crítico judeu das literaturas de língua alemã nascido na Polônia e sua relação com a cultura alemã.<hr/>The article presents the literary critic Marcel Reich-Ranicki and tries to explain his extraordinary success in Germany. It highlights some qualities of his criticism as well as his special relation to mass media and entertainment. Finally, by going into details of his biography, the text surveys the relation of the Polish-born Jewish critic with Germany and German culture. <![CDATA[Images of awakening. The Proustian influence in Benjamin's <em>Das Passagen-Werk</em>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-88372014000100011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt La influencia de Marcel Proust en el pensamiento de Benjamin fue tal que llevó al filósofo berlinés a plantearse el peligro de una pérdida de la independencia intelectual de su propio pensamiento. Benjamin no solamente tradujo parte de À la recherche du temps perdu, sino que recuperó imágenes y conceptos del novelista que incorporó a su pensamiento filosófico. Es de una importancia destacada el rol de ciertos conceptos proustianos en Das Passagen-Werk en donde Benjamin recupera su noción de despertar en términos políticos. Este trabajo se propone mostrar entonces las continuidades y rupturas de la lectura benjaminiana del novelista francés, poniendo especial interés en su significación política.<hr/>The influence of À la recherche du temps perdu in Benjamin's thought was such that the Berliner philosopher felt that his intellectual independence was at risk. Benjamin not only translated Proust, but also provided new meaning to many of the novelist's images and concepts by introducing them in a philosophical context. In Das Passagen-Werk these concepts play an important role and the notion of awakening is regained in political terms. This paper aims at showing the continuity and differences of the Benjaminian reading of Proust by stressing the political content of his interpretation. <![CDATA["The great Rift of the World". Siegfried Kracauer, Walter Benjamin and the Debates about the Figure of the Intellectual]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-88372014000100012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt El artículo examina un conjunto de obras de Siegfried Kracauer y Walter Benjamin con el propósito de reconstruir los aportes de ambos autores a una teoría crítica de los intelectuales. Situados entre los frentes, los dos ensayistas intentaron conjugar el compromiso social y político y la búsqueda de una politización de los intelectuales con la renuencia a aceptar y reproducir los dictados de una organización partidaria dogmática. Como término de comparación para el contexto de producción de ambos autores se considera el París de la Restauración, en el que un grupo de pensadores y escritores alemanes exiliados se constituyeron como los primeros intelectuales modernos, identificados con la figura de la conciencia desgarrada (zerrissenes Bewußtsein), tal como fue formulada por Hegel.<hr/>The article examines a set of works of Siegfried Kracauer and Walter Benjamin with the intention of reconstructing the contributions of both authors to a critical theory of the intellectuals. Placed between the fronts, both essayists tried to bring together the social and political commitment and the search of a politicization of the intellectuals with the reluctance to accept and reproduce the dictations of an dogmatic party organization. Term of comparison for the context of production of both authors is considered the Paris of the Restaurationszeit, in which a group of exiled German thinkers and writers constituted themselves as the first modern intellectuals, identified with the figure of the lacerated consciousness (zerrissenes Bewußtsein), as it was formulated by Hegel. <![CDATA[A diversidade do ódio: <em>Masaniello</em> de Christian Weise]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-88372014000100013&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo pretende analisar a diversidade do ódio na peça Masaniello de Christian Weise. Com seu projeto de teatro pedagógico, o autor deseja preparar seus estudantes para as futuras atividades políticas. Isso inclui o desenvolvimento da habilidade de imaginar outros horizontes argumentativos para antecipar possíveis reações. Este artigo se concentra na configuração estética do ódio e suas implicações para o discurso político, considerando o ódio experimentado pelo clero, pela nobreza e pelo povo.<hr/>This article aims to analyse the diversity of hate in Christian Weise's play Masaniello. With his project of a pedagogical theatre, the author wants to prepare his students for future political activities. This includes the development of the ability to imagine other argumentative horizons in order to anticipate possible reactions. This article concentrates on the aesthetic configuration of hate and its implications for the political discourse, taking into consideration the hate felt by members of the clergy, the nobility and the people. <![CDATA[Flusser com Freud: Tradução, Sujeito e Cultura]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-88372014000100014&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Neste artigo pretendemos apresentar Sigmund Freud e Vilém Flusser não somente como dois intelectuais que dividem certas peculiaridades biográficas, mas como dois importantes pensadores de proposições convergentes. Ambos analisaram criticamente o mal-estar humano face às diferenças individuais e culturais mediadas pelo simbólico e ambos, cada qual ao seu modo, procuraram apresentar maneiras de lidar com tal questão enfatizando as capacidades criativas da linguagem e da tradução em ultrapassar os limites das diferenças, da intolerância e do mal-entendido. Pretendemos, portanto, discutir aqui as contribuições para o entendimento de cada um destes escritores a partir de uma leitura cruzada de suas obras.<hr/>In the following article, we present Sigmund Freud and Vilém Flusser not only as two intellectuals who shared some biographical similarities, but also as two important thinkers of converging propositions. Both critically analyzed the human unease towards individual and cultural differences mediated by the symbolic, and both, each one on his way, tried to propose ways of dealing with the question by emphasizing the creative powers of language and translation to overcome the boundaries of resistance, intolerance and miscommunication. Therefore, we intended here to discuss the contribution to the understanding of each one of these writers and their ideas by proposing a crossed reading of their works. <![CDATA[A Rosa Branca: um documento contra a barbárie]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-88372014000100015&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Neste artigo pretendemos apresentar Sigmund Freud e Vilém Flusser não somente como dois intelectuais que dividem certas peculiaridades biográficas, mas como dois importantes pensadores de proposições convergentes. Ambos analisaram criticamente o mal-estar humano face às diferenças individuais e culturais mediadas pelo simbólico e ambos, cada qual ao seu modo, procuraram apresentar maneiras de lidar com tal questão enfatizando as capacidades criativas da linguagem e da tradução em ultrapassar os limites das diferenças, da intolerância e do mal-entendido. Pretendemos, portanto, discutir aqui as contribuições para o entendimento de cada um destes escritores a partir de uma leitura cruzada de suas obras.<hr/>In the following article, we present Sigmund Freud and Vilém Flusser not only as two intellectuals who shared some biographical similarities, but also as two important thinkers of converging propositions. Both critically analyzed the human unease towards individual and cultural differences mediated by the symbolic, and both, each one on his way, tried to propose ways of dealing with the question by emphasizing the creative powers of language and translation to overcome the boundaries of resistance, intolerance and miscommunication. Therefore, we intended here to discuss the contribution to the understanding of each one of these writers and their ideas by proposing a crossed reading of their works.