Scielo RSS <![CDATA[Revista da Educação Física / UEM]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=1983-308320140002&lang=en vol. 25 num. 2 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[Analysis of Burnout syndrome in ballet dancers]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-30832014000200163&lng=en&nrm=iso&tlng=en Os objetivos deste estudo foram avaliar os indicadores de burnout em bailarinos dos sexos feminino e masculino e comparar as percepções das dimensões da síndrome de burnout entre os grupos. Os participantes foram 41 bailarinos de ambos os sexos (29 mulheres e 12 homens) vinculados a escolas de ballet e academias/clubes dos municípios de Belo Horizonte e Divinópolis, com idade média de 18,67±5,63 e com tempo médio de prática de 10,1±2,86 anos. O instrumento utilizado foi o Questionário de Burnout para Atletas (QBA). Os dados foram analisados através de estatística descritiva e dos testes de Shapiro-Wilk, U de Mann-Whitney e Wilcoxon. Os resultados mostraram que os bailarinos de ambos os sexos apresentaram índices baixos e moderados nas dimensões de burnout e no burnout total. Para ambos os sexos houve diferenças na percepção da dimensão reduzido senso de realização em relação às dimensões exaustão física e emocional e desvalorização esportiva.<hr/>The objectives of this study were to evaluate burnout indicators in female and male dancers and compare the perceptions of the dimensions of burnout syndrome between groups. Participants were 41 dancers of both sexes (29 females and 12 males) linked to ballet schools and academies/clubs in the cities of Belo Horizonte and Divinópolis, mean age 18,67 ± 5,63, and average practice time of 10,1 ± 2,86 years. The instrument used was the Burnout Questionnaire for Athletes (QBA). Data were analyzed by descriptive statistics and by Shapiro-Wilk, Mann-Whitney and Wilcoxon tests. Results showed that dancers of both sexes showed low to moderate levels in burnout, which consequently resulted in a low level of total burnout. For both sexes, there were significant differences in the perception of the dimension reduced sense of accomplishment regarding the dimensions physical and emotional exhaustion and sport devaluation. <![CDATA[Burnout among young swimmers: frequencies feelings independent of gender and category of competition]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-30832014000200173&lng=en&nrm=iso&tlng=en Para verificar a prevalência da síndrome do Burnout em nadadores e comparar as possíveis diferenças nas dimensões do burnout, entre gêneros e categorias de competição, 102 atletas de natação (65 masculinos e 37 femininos; 14 a 19 anos), foram divididos conforme suas respectivas categorias. Os sentimentos do Burnout foram analisados pelo Athlete Burnout Questionnaire. O teste Qui-quadrado foi utilizado para comparar a proporção de atletas expostos ao Burnout Total, exaustão física e emocional (EFE), reduzido senso de realização esportiva (RSRE) e desvalorização da modalidade esportiva (DME), em relação ao gênero e categoria de competição. A análise demonstrou uma exposição de 24.5% ao Burnout total, 35.3 % à EFE, 64.7% ao RSRE e 22.5 % à DME. Não houve diferenças entre gênero e as categorias de competição (p &gt; 0.05). A amostra avaliada demonstrou estar exposta às dimensões de sentimentos do burnout; todavia, estes eventos parecem ocorrer independente do gênero e das categorias de competição.<hr/>To verify the prevalence of burnout syndrome in swimmers and compare the differences in dimensions of burnout among gender and categories of competition, 102 competitive swimmers (65 males and 37 females, 14-19 years), was divided according to their respective competition categories. Feelings related to burnout were analyzed by the Athlete Burnout Questionnaire - ABQ. The chi-square test was used to compare the proportion of athletes exposed to Burnout Total, physical and emotional exhaustion (EFE), reduced sense of accomplishment sports (RSRE) and devaluation of sport (DME) in relation gender and category of competition, with P≤0.05. The analysis showed an exposure of 24.5 % burnout total EFE 35.3 %, 64.7 % and 22.5 % RSRE to the DME. No differences were found between gender and competition categories (p &gt; 0.05). The swimmers evaluated showed exposure to dimensions of feelings of burnout, however, these events seem to occur regardless of gender and categories of competition. <![CDATA[The internalization of the thin ideal affects the inappropriate eating behaviors in artistic gymnastic female athletes?]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-30832014000200181&lng=en&nrm=iso&tlng=en O objetivo do estudo foi averiguar a influência da internalização do ideal de magreza sobre os comportamentos alimentares inadequados (CAI) em atletas de ginástica artística. Participaram 62 ginastas com idade entre 12 e 17 anos. Utilizaram-se o Eating Attitudes Test (EAT-26) e as subescalas do Sociocultural Attitudes Towards Appearance Questionnaire-3 (SATAQ-3) para avaliar os CAI e a internalização do ideal de magreza, respectivamente. Os achados não demonstraram influência das subescalas do SATAQ-3 sobre a restrição alimentar (p&gt;0,05) e o autocontrole oral (p&gt;0,05), no entanto, indicaram influência da internalização de magreza nos sintomas bulímicos (p&lt;0,05). Logo, pode-se concluir que a internalização do ideal de corpo foi importante preditor para os sintomas de bulimia.<hr/>The aim of the study was to investigate the influence of the thin ideal internalization on inappropriate eating behaviors (IEB) in elite gymnastics. Participants included 62 gymnasts aged between 12 and 17 years. We used the Eating Attitudes Test (EAT-26) and the subscales of the Sociocultural Attitudes Towards Appearance Questionnaire-3 (SATAQ-3) to evaluate the IEB and of the thin ideal internalization, respectively. The findings showed no influence subscale SATAQ-3 on food restriction (p&gt;0,05) and self-control oral (p&gt;0,05), however, indicate influence of internalization of thinness in bulimic symptoms (p&lt;0,05). Therefore it can be concluded that the ideal body internalization was an important predictor for the symptoms of bulimia. <![CDATA[Relationship between body dissatisfaction and physical activity in urban teen zone Irati-PR]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-30832014000200193&lng=en&nrm=iso&tlng=en OBJETIVO: verificar a prevalência de insatisfação com a imagem corporal - IIC e sua relação com o nível de atividade física habitual - NAF em adolescentes de escolas da zona urbana de Irati-PR. AMOSTRA: 340 estudantes do sexo feminino do ensino médio, selecionadas randomicamente. INSTRUMENTOS: Questionário de Atividades Físicas Habituais (NAHAS, 2006) e Escala de Percepção de Silhueta Corporal de Childress et al. (1993). RESULTADOS: 70,9% das adolescentes apresentaram IIC e 72,6% são insuficientemente ativas, porém, não há relação entre IIC e NAF. Adolescentes com sobrepeso e com baixo peso apresentaram 3,47 e 2,64 vezes mais chances, respectivamente, de relatar IIC em comparação as eutróficas. O desejo de diminuir a silhueta corporal foi de 63,96% e 31,94% entre as eutróficas e de entre as de baixo peso respectivamente. CONCLUSÃO: a prevalência de IIC é elevada e independe do NAF, o que eleva o risco de transtornos dismórficos corporais. <hr/> OBJECTIVE: To determine the prevalence of dissatisfaction with body image - IIC and its relation to the level of habitual physical activity - NAF adolescents in urban schools to Irati-PR; SAMPLE: 340 female students of high school, selected randomly. INSTRUMENTS: Habitual Physical Activity Questionnaire (NAHAS, 2006) and Perception Scale Body Silhouette of Childress et al. (1993). RESULTS: 70.9% of adolescents had IIC and 72.6% are insufficiently active, however, no relationship between IIC and NAF. Overweight and underweight had 3.47 and 2.64 times more likely, respectively, to report IIC compared eutrophic. The desire to decrease body silhouette was 63.96% and 31.94% among normal weight and underweight among respectively. CONCLUSION: The prevalence of IIC is high and independent of NAF, which increases the risk of body dysmorphic disorder. <![CDATA[The stress level of basketball players at different times of the game in an official competition]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-30832014000200203&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este estudo teve como objetivo comparar indicadores psicofisiológicos do estresse entre atletas de basquetebol em competição. Participaram 38 atletas, durante as semifinais e finais de jogos estaduais. Foi aplicada a Escala de Humor de Brunel (BRUMS), antes e após os jogos como também foram colhidas amostras salivares dos atletas nas situações repouso, antes e após os jogos das semifinais e finais da competição. Para comparar os momentos pré e pós-jogos dos atletas e para as variáveis psicológicas (BRUMS) e fisiológicas (cortisol salivar), e as respostas entre vencedores e perdedores foi aplicado a ANOVA mista de medidas repetidas. Foi adotado um nível de significância de 5%. Os resultados mostraram que houve diferenças entre significativas entre as respostas psicológicas e não houve diferença significativa nas concentrações de cortisol dos atletas, independente do período ou tipo do jogo.<hr/>This study aimed to compare psychophysiological indicators of stress among basketball athletes in competition. 38 participating athletes during the semifinals and final game state. The Brunel Humor Scale (BRUMS) was applied before and after the games as well as saliva samples were collected from athletes in home situations before and after the games of the semifinals and finals of the competition. To compare the pre-and post-games athletes and psychological variables (BRUMS) and physiological (salivary cortisol), and responses between winners and losers was applied to mixed ANOVA with repeated measures. We adopted a significance level of 5%. The results showed that there were significant differences between psychological responses and no significant difference in cortisol levels of athletes, regardless of the period or game type. <![CDATA[Adolescents' self-determination in different stages of change for exercise]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-30832014000200211&lng=en&nrm=iso&tlng=en Baseado no modelo transteórico e na teoria da autodeterminação, este trabalho tem como objetivo investigar a motivação de adolescentes nos diferentes estágios de mudança de comportamento para os exercícios físicos. Participaram 662 adolescentes de 14 a 19 anos divididos proporcionalmente nos 12 distritos de Florianópolis - SC, Brasil. Questionários foram utilizados e os dados foram tratados com estatística descritiva e inferencial. Os adolescentes nos diferentes estágios de comportamento apresentam diferentes motivações para a prática de exercício físico. A amotivação é maior nos estágios iniciais de mudança de comportamento para o exercício físico. Os adolescentes que avançam para os estágios ativos do comportamento apresentam motivações mais intrínsecas. Os meninos com comportamentos ativos são significativamente mais autodeterminados que os adolescentes nos estágios de pré-contemplação e contemplação. Assim, considera-se que uma intervenção que promova efetivamente mudança no comportamento frente à prática de exercício físico precisa aumentar o nível de motivação intrínseca e de autodeterminação do adolescente.<hr/>Based on transtheoretical model and self-determination theory, this study aimed to analyze adolescents' motivation in different stages of change for exercise. 662 adolescents aged between 14 to 19 years-old, divided proportionally among 12 districts of Florianópolis/SC/Brazil were investigated. Questionnaires were used and data was analyzed by descriptive and inferential statistics. Adolescents in different stages of change have different motivations for physical exercise practice. Amotivation is stronger at the beginning of the stages of change. Adolescents who go through for de end of the stages are more intrinsically motivated. Boys who perform physical exercise are more self-determined than adolescents in pre-contemplation and contemplation. We concluded that intervention to change sedentary behavior must increase intrinsic motivation and self-determination of adolescents. <![CDATA[Comparison of stability in postural older residents in establishment of long stay and practicing of exercise]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-30832014000200223&lng=en&nrm=iso&tlng=en O equilíbrio corporal constitui uma importante capacidade para manutenção das atividades funcionais de idosos. A prática de exercícios físicos constitui um componente fundamental para a prevenção e reabilitação do equilíbrio. O objetivo deste estudo foi avaliar o equilíbrio corporal de idosas praticantes de exercícios físicos e idosas sedentárias asiladas da cidade de Londrina-PR. A amostra foi constituída de 36 idosas, com idades de 60 a 85 anos, divididas em dois grupos: fisicamente ativas (n=18) e asiladas sedentárias (n=18). A avaliação do equilíbrio estático na plataforma de força foi realizada em apoio bipodal durante 30 segundos com olhos abertos e fechados. Foram quantificados os deslocamentos do centro de pressão (CP) nas direções médio lateral (ML) e ântero-posterior (AP). Verificou-se oscilação do CP ML, 1,63±0,48 (ativas) e 2,50±0,59 (asiladas) com informação visual e 2,10±0,59 (ativas) e 2,75±1,16 (asiladas) sem informação visual e no CP AP (1,80±0,80) para as idosas ativas; 2,14±1,07 nas asiladas) com olhos abertos e 2,11±1,06 (ativas) e 2,13±0,94 (asiladas) com olhos fechados. Conclui-se que idosas praticantes de exercício físico possuem maior estabilidade postural quando comparados com as idosas asiladas.<hr/>Body balance is an important capability for maintenance of functional activities of older people. The physical exercise is an essential component in the prevention and rehabilitation of balance. The aim of this study was to assess the body balance of elderly practicing of physical and sedentary institutionalized city of Londrina-PR. The sample consisted of 36 elderly, aged 60-85 years, divided into two groups: physically active (n=18) and sedentary institutionalized (n=18). Static balance was assessed in a force platform during 30 seconds in bipedal stance both, with eyes opened and closed. The variables analyzed were the center of pressure (COP) displacement in the medial lateral (ML) and anteroposterior (AP) direction. COP-ML displacement were 1.63 ± 0.48 (active) and 2.50 ± 0.59 (institutionalized) eyes opened and 2.10 ± 0.59 (active) and 2.75 ± 1.16 (institutionalized) eyes closed and the COP-AP displacement were 1.80 ± 0.80 for older active, 2.14 ± 1.07 (institutionalized) eyes opened and 2.11 ± 1.06 (active) and 2.13 ± 0.94 (institutionalized) eyes closed. We conclude that elderly practitioners of exercise have greater postural stability compared to institutionalized elderly sedentary. <![CDATA[Physical Education student-teachers' beliefs about sports teaching]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-30832014000200231&lng=en&nrm=iso&tlng=en O objetivo principal é analisar as crenças ou conhecimentos prévios de alunos de Graduação em Educação Física a respeito do ensino dos esportes, quando ingressam na universidade. Foram adotados procedimentos metodológicos de pesquisa qualitativa de caráter descritivo interpretativo de estudos de casos múltiplos. Cinco estudantes de graduação em Educação Física de uma universidade pública foram investigados. Os instrumentos utilizados foram roteiro de entrevista semi-estruturada; observação sistemática; procedimentos de estimulação de memória. A técnica de análise de conteúdo foi utilizada e as classes de análise foram determinadas a priori. Verificou-se que os sujeitos investigados acreditam que os conteúdos motores ou habilidades básicas do esporte devem ser enfatizados no processo de iniciação esportiva. A experiência de prática pessoal e a observação foram as fontes para a estruturação de suas aulas. Os sujeitos possuem um conhecimento pedagógico sobre o ensino dos esportes, obtidos a partir de um processo de modelação.<hr/>The main objective is to analyze undergraduate Physical Education students' beliefs or prior knowledge with regard to sports teaching when entering university. Descriptive-interpretative qualitative methodological research procedures were adopted. Five undergraduate Physical Education students from a public university were investigated. The instruments used were: semi-structured interview, systematic observation and memory stimulation procedures. Content analysis technique and the classes of analysis were determined a priori. It was verified that the subjects investigated believe motor contents or basic sport skills must be emphasized in the sport initiation process. The personal practice experience and the observation were the sources for structuring their classes. The subjects have a pedagogical knowledge about sports teaching obtained from a modeling process. <![CDATA[The Physical Education, the sports and the (pan-)americanism in review (1932-1950)]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-30832014000200245&lng=en&nrm=iso&tlng=en O estudo investiga a presença americana e do movimento pan-americanista na Educação Física brasileira para compreender de que forma contribuíram na produção de uma cultura esportiva na primeira metade do século XX. Utiliza, como fontes históricas, os periódicos da área publicados no período compreendido entre os anos 1932 e 1950. Usa, como referencial teórico, o repertório da Nova História Cultural nos termos das estratégias, táticas e dispositivos. Os indícios nos permitem inferir que a presença americana, tendo como catalisador o movimento pan-americanista, moldou, na Educação Física e na sociedade, uma cultura esportiva, sendo tanto um anseio de modernização por parte dos intelectuais brasileiros quanto uma tentativa de colonização cultural por parte do governo dos Estados Unidos da América.<hr/>The study investigates the American presence and the Pan-Americanist movement in Brazilian Physical Education to understand how they contributed in the production of a sportive culture in the first half of the twentieth century. Uses journals published in the period between the years 1932 and 1950 as historical sources. Uses the theoretical repertoire of the New Cultural History in terms of strategies, tactics and devices. The evidences allows us to infer that the American presence, and Pan-Americanist movement as a catalyst, molded the Physical Education and a sportive culture in society, being both a desire for modernization by the Brazilian intellectuals and cultural colonization attempt by the government of the United States of America. <![CDATA[London 2012 Olympic Games: Brazilian men and women in focus]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-30832014000200257&lng=en&nrm=iso&tlng=en O objetivo deste estudo é analisar as imagens exibidas nos Jornais "O Globo" e "O Dia" durante os Jogos Olímpicos de Londres 2012, sob a luz da hierarquia de gênero. Buscamos desvendar a forma com que esses jornais exibiram imagens masculinas e femininas durante os Jogos. Foram analisadas ao todo 519 fotos, utilizando como técnica a análise de imagens. Inferimos que a cobertura jornalística (re)produz estereótipos, preconceitos, sexismo, resistências e até mesmo novos valores e atitudes que enaltecem visões dominantes entre homens e mulheres na sociedade atual.<hr/>We intend to analyze the images displayed in the newspapers "O Globo" and "O Dia", based on the gender hierarchy. We going to show how do these newspapers displays male and female athletes pictures? We analyzed 519 using the technique of image analysis. We conclude that the media coverage (re) produce stereotypes, prejudice, sexism and even new values and attitudes that praises dominant views of men and women in today's society. <![CDATA[Influencing factors for the adoption of the practice of physical activities perceived by the oldest old]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-30832014000200273&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este estudo objetivou identificar os fatores influenciadores para adoção de prática de atividades físicas percebidos por pessoas longevas. Esta pesquisa qualitativa envolveu 69 mulheres com 80 anos ou mais de idade participantes de grupos de convivência. Os dados foram obtidos pela técnica de grupos focais e interpretados pela análise de conteúdo. Os fatores influenciadores identificados pelos longevos inativos fisicamente foram: a família e suas atribuições, atividade física e sua metodologia, atitudes positivas perante a prática de atividades físicas, estar com o outro e forma positiva de vivenciar o envelhecimento. Os ativos fisicamente além de destacarem os mesmos influenciadores relataram: atividade física de preferência e indicações para a prática de atividades físicas. Conhecer esses influenciadores para a prática é essencial para o desenvolvimento de estratégias e planejamento de ações dos profissionais de Educação Física a serem aplicadas antes, durante e após as aulas, visando adoção e continuidade dos longevos nessas atividades.<hr/>This study aimed to identify the influencing factors for adoption of the practice of physical activities perceived by oldest old. This qualitative research involved 69 women with 80 years or older participants of social groups. The data were obtained for focus groups technique and interpreted by content analysis. The influencing factors identified for the physically inactive oldest old were: the family and its tasks, physical activity and its methodology, positive attitudes towards the practice of physical activities, to be with each other and positive way to experience the aging. The physically active beyond to deployment of the same influencing reported: activity of the preference and indications for physical activity practice. Knowing this factors for the practice is essential for the develop of the strategies and plan actions for the Physical Education professionals the were applied before, during and after the classes, seeking the adoption and continuity of the oldest old in these activities. <![CDATA[Concurrent training and functional training promotes beneficial changes in body composition and nonalcoholic fatty liver of obese youth]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-30832014000200285&lng=en&nrm=iso&tlng=en Comparar efeito do treinamento concorrente e o treinamento funcional na composição corporal, perfil lipídico e esteatose hepática não alcoólica (EHNA) em adolescentes obesos. Estudo longitudinal/analítico por amostragem não aleatória. Amostra de 49 adolescentes obesos (treinamento concorrenteENT#091;n=36ENT#093;; treinamento funcionalENT#091;n=13ENT#093;). Nos dois tipos de treinamento físico 50% de atividade aeróbia, e 50% resistida (concorrente: musculação; funcional: peso do próprio corpo e/ou pesos livres). Para distribuição normal aplicou-se Teste t de Student para dados pareados. Treinamento concorrente apresentou redução para lipoproteína de baixa densidade (-16,45%), colesterol total (-11,55%), gordura corporal (-8,52%) e gordura de tronco (-9,95%) e aumento da massa muscular (5,05%). Treinamento funcional reduziu 76,9% a ocorrência da EHNA, gordura corporal (-4,97%), gordura intra-abdominal (-19,90%), e aumento na massa muscular (4,18%). Devido ao alto acometimento da EHNA neste grupo, futuras investigações se fazem necessárias. Para tanto, o treinamento concorrente parece ser uma ferramenta útil para o tratamento da EHNA em adolescentes obesos.<hr/>To compare the effect of concurrent and functional exercise training on body composition, lipid profile and non-alcoholic steatohepatitis in obese adolescents. Longitudinal/analytical study by non-random sampling carried out with 49 obese adolescents (n=36 in concurrent and n=13 in functional exercise training). Both protocols had 50% of the session designed to aerobic activities and the other half session to resistance and functional training (activities using self-body weight and dumbbells). Set data had normal distribution and the paired sample t test was applied. Concurrent exercise training decreased low density lipoprotein (-16.45%), total cholesterol (-11.55%), body fatness (-8.52%), trunk fatness (-9.95%) and increased fat free mass (5.05%). On the other hand, functional exercise training decrease body fatness (-4.97%), trunk fatness (-5.11%), intra-abdominal adiposity (-19,9%), increase fat free mass (4.18%) and occurrence of non-alcoholic steatohepatitis (reduction of 76.9%). Concurrent training seems a relevant tool to the treatment of non-alcoholic steatohepatitis in obese adolescents. <![CDATA[Comparison between bipolar and octapolar bioelectrical impedance analyzer for estimating fat free mass and relative fat in overweght and obese adolescents]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-30832014000200297&lng=en&nrm=iso&tlng=en O objetivo do estudo foi comparar equipamentos de impedância bioelétrica bipolar (IB2) (frequência: 50Hz) e octapolar (IB8) (frequência: 5, 50 e 500Hz) para a estimativa da massa livre de gordura (MLG) e da gordura relativa (G%), antes e após 16 semanas de intervenção, em adolescentes com sobrepeso e obesidade. A MLG e a G% foram medidas por meio da IB2 e da IB8, antes e após 16 semanas de intervenção multiprofissional focada na mudança de comportamento alimentar e atividade física. A MLG e a G% obtidas nas IBs foram comparadas pela ANOVA de medidas repetidas e correlacionadas através da Correlação de Pearson. Foram observadas diferenças (p&lt;0,05) entre os equipamentos para a estimativa da MLG e G% apenas no momento pré intervenção nas meninas. Concluiu-se que as estimativas da MLG e da G% não foram estatisticamente diferentes pelos dois equipamentos (octapolar e bipolar), bem como a variação dessas duas variáveis.<hr/>The aim of this study was to compare bipolar (BI2) (frequency: 50Hz) and octapolar (BI8) (frequency: 5, 50 e 500Hz) bioelectrical impedance analyzers to estimate fat-free mass (FFM) and relative body fat (BF%) before and after 16 weeks of intervention in overweight and obese adolescents. The FFM and BF% were measured by BI2 and BI8 before and after 16 weeks of multidisciplinary intervention focused on changing eating and exercise habits. FFM and BF% obtained in the IBs were compared by ANOVA for repeated measures and correlated by Pearson Correlation Coefficient. Differences (p&lt;0.05) were observed between the analyzers for the estimation of FFM and BF% only in the pre intervention moment for the girls. We conclude that the estimations of FFM and BF% were not significantly different between the two BI (octapolar and bipolar), especially for the variation of these two variables. <![CDATA[The cooperating teacher profile in the context of teaching practice: a systematic review of the literature]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-30832014000200309&lng=en&nrm=iso&tlng=en O presente estudo é uma revisão sistemática da literatura, cujo propósito foi cartografar a tipologia de estudos focados no professor cooperante. A pesquisa efectuou-se em bases de dados electrónicas (EBSCO e Digital Dissertations &amp; Theses), retrospetivamente até ao ano de 2000. As palavras-chave utilizadas foram: "Cooperating Teacher", "Supervision", "Physical Education", "Preservice Teacher", "Teacher Trainers" e "University Supervisor". Foram incorporados 24 estudos, sendo que 22 são artigos peer review e 2 dissertações académicas. Na análise da informação utilizou-se a análise de conteúdo, com categorias estabelecidas a priori: foco do estudo, ano de publicação, local de publicação, instrumentos, objetivos e principais conclusões. Os resultados evidenciaram que o estabelecimento de relações interpessoais, a colaboração, a comunicação e o aconselhamento constante são características evidenciadas nos estudos, sendo que os papéis fundamentais atribuídos aos Professores Cooperantes foram o de mentor, confidente e moderador. A formação específica do Professor Cooperante para a função também foi focada.<hr/>This study was a systematic review of the literature, whose purpose was to map the types of studies focused on cooperating teacher. The research was conducted in electronic databases (EBSCO, and Digital Dissertations &amp; Theses) retrospectively by the year 2000. In the present study, 24 studies were incorporated of which 22 are peer review and 2 articles are academic dissertations. In data analysis it was used the content analysis and the categories were established a priori: study focus, year of publication, place of publication, tools, objectives and main conclusions. The results showed that the establishment of interpersonal relationships, collaboration, communication and ongoing counseling were some of the features highlighted in the studies, and the key roles assigned to the Cooperating Teachers were to be a mentor, a confidant and a moderator. Issues related to specific training needed to perform the function of cooperating teacher were also a subject-matter to approach. <![CDATA[Sports self-efficacy: an integrative review of measure instruments]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-30832014000200323&lng=en&nrm=iso&tlng=en O papel da autoeficácia no desempenho é foco de estudo no âmbito esportivo. O objetivo desta revisão integrativa foi verificar os instrumentos empregados para mensurar a autoeficácia relacionada ao desempenho esportivo e identificar suas propriedades psicométricas. Buscaram-se artigos nas bases de dados Eric, Scopus e APA (Psycnet), Scielo ScienceDirect e Pubmed com os descritores self-efficacy, sports, performance. Dos 13 estudos selecionados para análise, constatou-se que a maioria propôs instrumentos específicos para a pesquisa, seguindo recomendações do guia de construção de medidas de autoeficácia; apenas um artigo apresentou o processo de validação; a consistência interna foi a propriedade psicométrica mais reportada; não houve referência à reprodutibilidade dos instrumentos e tampouco divulgação dos instrumentos utilizados nas pesquisas. Conclui-se que a reprodutibilidade dos instrumentos permitiria maior confiabilidade na análise dos resultados e controle de variáveis cognitivas que afetam o rendimento esportivo e que um padrão ouro de avaliação da autoeficácia em contexto esportivo específico se faz necessário.<hr/>The role of self-efficacy on performance is the focus of study in sports. The aim of this integrative review was to assess the instruments used to measure self-efficacy related to sports performance and identify its psychometric properties. We searched for articles in databases Eric, Scopus and APA (Psycnet), Scielo ScienceDirect and Pubmed with descriptors self-efficacy, sports, performance. Of the 13 studies selected for analysis, it was found that most proposed specific instruments for research, following recommendations of the guide construction of measures of self-efficacy; just one article presented the validation process, the internal consistency was reported more psychometric property; there was no reference to the reproducibility of the instruments nor disclosure of the instruments used in research. It is concluded that the reproducibility of the instruments allow greater reliability in the results analysis and control of cognitive variables that affect sport performance and that a gold standard for assessing self-efficacy in specific sporting context is necessary.