Scielo RSS <![CDATA[Revista da Educação Física / UEM]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=1983-308320140001&lang=en vol. 25 num. 1 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[Sport education model: from learning to teaching]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-30832014000100001&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este estudo teve como objetivo examinar a perceção de estudantes de Educação Física sobre o valor educativo do Modelo de Educação Esportiva (MEE) pelo confronto entre a vivência do modelo enquanto alunos e como professores estagiários. Participaram no estudo 16 estudantes do Mestrado em Ensino da Educação Física da FADEUP. Aplicou-se uma entrevista semiestruturada e de resposta aberta após a validação de construção e de conteúdo. Os participantes percepcionaram potencial elevado do MEE no desenvolvimento da formação pessoal, social e desportiva de crianças e jovens. Não obstante, as suas elevadas exigências, ao nível da organização e gestão de alunos e atividades, foram reconhecidas pelos participantes na condição de professores estagiários. A investigação futura deve se centrar na análise do modo como os futuros professores aprendem a ensinar o currículo do MEE, fornecendo indicadores para o domínio de prática e contribuindo para a eficácia pedagógica na sua implementação.<hr/>This study examined the perceptions of pre-service teachers on the educational value of the Sport Education model (SEM) by contraposition of their experiences as students during the teacher education program and as pre-service teachers. The participants were 16 senior students of the Master in Teaching Physical Education in FADEUP. After construct and content validation a semi-structured interview containing open-ended questions was applied. The participants grasped the model as an extremely valuable educational experience that holds the potential for the young students' personal, social, and sports development. Notwithstanding, as pre-service teachers, the participants pictured SEM as highly demanding in the managerial organization of class, students and activities. In future, research should examine more thoroughly the manner by which upcoming teachers learn to teach the SEM curriculum in order to provide benchmarks for enhanced practice and pedagogical capability of novice teachers during early implementation of the model. <![CDATA[The influence of sport practice on tennis tactical knowledge]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-30832014000100015&lng=en&nrm=iso&tlng=en O objetivo do estudo foi verificar a influência do tempo de prática e do número de participações em diferentes níveis competitivos sobre o conhecimento tático declarativo (CTD) de 111 tenistas juvenis (16,24±5,09 anos), e comparar o nível de CTD na frequência semanal e na duração dos treinos desses tenistas. O teste utilizado para a mensuração do CTD foi o TCDT:Tênis.Os resultados apontaram que o tempo de prática no nível competitivo estadual influenciou o nível de CTD (p≤0,049), mas o mesmo não ocorreu no nível competitivo nacional. Tenistas que competem no nível nacional acima de 11 torneios apresentam melhor nível de CTD do que tenistas competidores somente no nível estadual (p≤0,035). nível de CTD não apresentou diferença significativa quando comparou-se a frequência semanal de treinos/semana ( p≤0,969) e a duração das sessões de treino (p≤0,532). A quantidade de prática e o nível competitivo melhoram o nível de CTD.<hr/>The goal of this study was to verify the practice time influence and the participation number in different competitive levels about declarative tactical knowledge (DTK) in 111 young tennis players (16,24±5,09 years), and compare DTK level in weekly frequency during the training of these tennis players. The test used to measure DTK was DTKT: Tennis. The results indicate that the practice time in the state competitive level influenced the DTK level (p≤0,049) but the same did not occurred in the national competitive level. Tennis players who compete in national level over 11 tournaments present better DTK level that competitors in state level (p≤0,035). The DTK level did not present any meaningful difference when compared with weekly frequency of training/week. The practice quantity and the competitive level improve DTK level. <![CDATA[Motives for engagement and maintainence in an aquatic physical activity program: a longitudinal study]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-30832014000100023&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este estudo buscou verificar os motivos de ingresso de idosos em um programa de atividades aquáticas e comparar com os motivos de permanência com o decorrer dos anos. A amostra foi constituída por 62 idosos praticantes de atividades aquáticas. Os dados foram extraídos de um banco de dados e analisados por estatística descritiva e inferencial (Teste Mc Nemar), com nível de significância p≤0,05. Os motivos de ingresso dos idosos no programa foram, principalmente, a busca de "qualidade de vida e saúde" e a "indicação médica", seguido pela "Indicação em geral". Ao comparar os motivos de permanência verificou-se que com o decorrer do tempo de prática estes se modificaram, de "saúde", "atividade física" e "qualidade no atendimento", para um expressivo aumento na "qualidade de vida". A partir do conhecimento desses motivos pode-se avaliar o programa e planejar ações que mantenham os idosos nesta prática por longo período, obtendo um envelhecimento saudável.<hr/>This study aimed to verify the reasons for engagement of elderly people in a program of water physical activities and to compare them with the reasons for remaining physically active with the years. The sample consisted of 62 elderly practitioners of aquatic activities. Data were extracted from a database and analyzed by descriptive and inferential statistics (McNemar test), with significance level of p ≤ 0.05. The motives for the engagement of the elderly in the program were mainly the pursuit of "quality of life and health" and "medical indication", followed by "general indication". We found that the reasons for remaining in the program have changed with the passage of time, at beginning they were "health", "physical activity" and "quality of care" to a noteworthy increase in "quality of life". Knowing these motives it is possible to evaluate the program and to plan strategies in order to keep the elderly in this practice for a long time, achieving healthy aging. <![CDATA[Influence of anthropometric characteristics on impulse and execution time of the back kick of karate]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-30832014000100033&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este estudo objetivou analisar a influência das variáveis antropométricas sobre o impulso e tempo de execução do chute giro dorsal do karatê. Participaram 12 atletas, faixas pretas de karatê. Para a aquisição dos dados foram utilizados: estadiômetro, balança, tapete de contato e alvo instrumentado. Utilizou-se da estatística descritiva e para determinar a influência das variáveis antropométricas sobre o impulso e tempo de execução utilizou-se a regressão linear múltipla multivariada (p&lt;0,05). Os resultados evidenciaram que as características antropométricas tem influência de 70% no impulso e 69% no tempo de execução do chute giro dorsal quando realizado com o membro inferior direito, e influencia 60% no impulso e 76% no tempo de execução quando executado com o membro inferior esquerdo. Dessa forma, pode-se concluir que a massa, a estatura e o comprimento do membro inferior exercem influência significativa no impulso e no tempo de execução quando analisadas em conjunto. Analisadas individualmente, o comprimento do membro inferior foi a característica antropométrica com maior influência significativa tanto para o impulso quanto para o tempo de execução do chute. Já para a massa parece existir um "valor ótimo" para o melhor desempenho no impulso, ultrapassado este valor a massa passa a atuar negativamente sobre o desempenho do impulso no chute giro dorsal do Karatê.<hr/>This study objective of analyzing the influence of anthropometric on impulse and execution time the back kick. 12 athletes participated, karate black belts. For data acquisition were used: stadiometer, balance, contact carpet and instrumented target. We used descriptive statistics and to determine the influence of anthropometric variables on kinematics and kinetics, we used multivariate linear regression (p &lt;0.05). The results showed that the influence of anthropometric characteristics has 70% in the impulse and 69% in the execution time of the back kick when done with the right leg, and influence 60% in the impulse and 76% in the execution time when run with the left lower limb. Thus, we can conclude that the mass, height and lower limb length have significant influence on impulse and at execution time when analyzed together. Analyzed individually, the length of the lower limb anthropometric characteristic was more significant influence for both impulse and for the execution time of the kick. As for the mass seems to be a "great value" for the best performance impulse this value exceeded the dough starts to act negatively on the performance impulse back kick the karate. <![CDATA[Effect of swimming on the cycling and running performances during the super-sprint triathlon]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-30832014000100045&lng=en&nrm=iso&tlng=en A influência da sub-disciplina natação sobre o subsequente desempenho ciclismo/corrida parece aumentar com a redução da distância do triathlon. Assim, o objetivo do presente estudo foi analisar o efeito da natação sobre o desempenho do ciclismo e corrida no triathlon super-sprint. Oito triatletas amadores realizaram um teste de triathlon super-sprint, consistindo em nadar 375 m, pedalar 10 km e correr 2,5 km (Tri) e outro no qual deveriam apenas pedalar 10 km e correr 2,5 km (PC). A realização da sub-disciplina natação impactou de forma negativa o subsequente desempenho do ciclismo (-8,4%) e o tempo total (ciclismo + corrida; -5,4%) quando comparados à realização das mesmas sem a presença prévia da natação. Com exceção da corrida no protocolo PC, todas as sub-disciplinas apresentaram significativas correlações com o tempo total (r ≥ 0,84) para ambos os protocolos. Em conclusão, a realização da sub-disciplina natação afeta negativamente o desempenho do pedal e do tempo total (pedal + corrida) durante o triathlon super-sprint.<hr/>The influence of the swimming sub-discipline upon the subsequent cycling/running performance seems to increase with the reduction of the triathlon's length. Thus, the purpose of this study was to analyze the effects of swimming upon the cycling and running performance during the super-sprint triathlon. Eight amateur triathletes performed a bout of super-sprint triathlon, consisting of swimming 375 m, cycling 10 km and running 2.5 km (Tri) and another bout consisting of only cycling 10 km and running 2.5 km (CR). Performing the swimming sub-discipline had a negative impact (p &lt; 0.05) in the cycling performance (-8.4%) and total time (cycling + running; -5.4%) when compared to the performance achieved without the swimming sub-discipline. The running performance was not affected. Except running in CR protocol, all the other sub-disciplines presented high and significant correlations with the total time (r ≥ 0.84) for both protocols. In conclusion, performing the swimming sub-discipline has a negative impact in the subsequent cycling and total time (cycling + running) during the super-sprint triathlon. <![CDATA[Sport of risk and risk in sport: an analysis of the perceived risk hand gliding]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-30832014000100053&lng=en&nrm=iso&tlng=en O objetivo deste artigo é analisar o risco percebido, na prática do voo livre, por diferentes atores sociais envolvidos direta e indiretamente nesta atividade. A metodologia teve como instrumentos: a entrevista e o questionário. Investigamos cinco diferentes grupos: observadores, passageiros de primeiro voo, instrutores, atletas e ex-atletas. O entendimento do risco envolve fatores de difícil mensuração. Está intrinsecamente associado a elementos sociais e sua percepção. A produção aponta que quanto maior a familiaridade com a prática menor a percepção de risco. Verificamos que, em contraponto à produção da área, o risco percebido não diminuiu de acordo com a familiaridade no esporte. Isto pode ser explicado, em parte, pela competição que potencializa riscos e constrói uma reflexividade sobre a permanência na atividade.<hr/>The objective of this paper is to analyze the perceived risk in the practice of hang gliding by different social actors in this activity. The methodology was as instruments: the interview and questionnaire. We investigated five different groups: observers, the first passenger, instructors, athletes and former athletes. The understanding of the risk factors involved are difficult to measure. It's closely associated with social elements and their perception. The production shows that the greater familiarity with the practice lower risk perception. The perceived risk has not decreased in accordance with the familiarity of the sport in contrast to the production area. It's this can be partly explained by the competition that enhances risk and build a reflexivity about the permanence in the activity. <![CDATA[The action-reflection-action of the teachers knowledge of the karate masters: building indicators for the transformation of teaching practice]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-30832014000100067&lng=en&nrm=iso&tlng=en A construção de uma prática emancipatória para o ensino do Karatê foi o maior motivo para a realização deste estudo. Para isso, adotamos as categorias dos "saberes docentes" (TARDIF, 2002; GAUTHIER et al., 2006) para interpretar e analisar a prática pedagógica dos mestres. O objetivo foi buscar indicadores que permitam a transformação didático-pedagógica do Karatê. A pesquisa-ação foi o método investigativo utilizado. Observamos que os recursos materiais e simbólicos que os mestres mobilizam para ensinar são fatores cruciais que limitam as transformações dos valores que tem orientado a prática pedagógica. Para que os referidos mestres possam adotar uma postura comprometida com a construção de saberes docentes orientada a luz da perspectiva pedagógica histórico-crítica é necessário fornecer subsídios para tal.<hr/>The construction of an emancipatory practice for teaching karate was the biggest reason for conducting this study. For this, we adopt the categories of "teacher knowledge" to interpret and analyze the pedagogical practice of the masters. We aimed to find indicators that allow the pedagogical and didactic transformation of karate. Research- Action was the investigative method used. We observe that the material and symbolic resources that masters mobilize to teach are crucial factors that limit the transformations of the values that have guided their pedagogical practice. For those masters can adopt a posture committed to building knowledge under historical-critical pedagogical perspective is necessary to provide such subsidies. <![CDATA[Didactic transposition in school Physical Education: reflection in pedagogic practice of teachers in initial education during supervised internship]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-30832014000100081&lng=en&nrm=iso&tlng=en O objetivo deste trabalho foi apontar e (re)conhecer a reflexão como um dos elementos que sustenta a prática pedagógica dos professores em formação inicial (PFI) durante o estágio supervisionado. Participaram da investigação três PFI do curso de Educação Física da Universidade Federal da Paraíba. As técnicas de coleta de dados foram: observação participante; grupo focal e documentos escritos. A pesquisa teve a duração de três meses e foi realizada em uma escola pública do município de João Pessoa - PB no primeiro semestre de 2011. Neste período, foram coletada informações em 24 aulas. Para a análise dos dados utilizamos a técnica de análise de conteúdo do tipo categorial por temática. A reflexão acontece em três âmbitos. Elas incidem sobre a cultura escolar, a aprendizagem/conteúdo e sobre o agir docente. O elemento reflexivo não somente interfere diretamente na prática pedagógica, como também marca que a transposição didática está presente nas reflexões dos PFI.<hr/>The objective of this work was to point out and recognize reflection as an element that maintains the pedagogical practice of teachers in initial education (PFI) during supervised internship. Three PFI taking the Physical Education Course at Federal University of Paraíba Participated in this investigation. The techniques of data collection were participant observation, focus group and written documents. The study lasted three months and was held in a public school in the city of João Pessoa - PB in the first half of 2011. In this period, information about 24 classes was collected. For data analysis we used the technique of theme/category-based content analysis. The reflection takes place in three areas. They focus on school culture, learning / content and the teaching act. The reflexive element not only directly affects the teaching practice, but also highlights that the didactic transposition is present in the reflections of PFI. <![CDATA[Curricular organization of the Physical Education courses in Paraná: characteristics of the licentiate and bachelor's degree]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-30832014000100095&lng=en&nrm=iso&tlng=en Esta pesquisa, do tipo descritivo, objetivou compreender como cursos de educação física em licenciatura e bacharelado do Paraná têm se caracterizado após promulgação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a área, com vistas à identificação de eixo(s) norteador(es) e identidade própria para os referidos cursos. Os dados, coletados em 26 cursos, compostos por projetos pedagógicos, de licenciatura e bacharelado em educação física, e entrevista semi-estruturada com os coordenadores dos cursos, foram tratados por meio de análise de conteúdo. Os resultados indicam que, 6 IES recorreram às orientações legais para a organização dos currículos; e que não há descrição de eixos norteadores nos projetos pedagógicos, contudo, no bacharelado, a saúde e o treinamento foram citados pelos coordenadores. Assim, apontamos a necessidade de que os projetos pedagógicos sejam articulados em sua totalidade com os objetivos do curso e perfil do egresso, rumo à construção de cursos de licenciatura e bacharelado com características próprias.<hr/>This research, of the descriptive type, aimed to understand how physical education courses in licentiate and bachelor's degree of the Paraná has been characterized after enactment of the National Curriculum Guidelines for the area, with a view to identifying axle(s) guideline(s) and identity for these courses. The data collected in 26 courses, composed of pedagogical projects, of licentiate and bachelor's degree in Physical Education, semi-structured interviews with the coordinators of the courses, were treated by means of content analysis. The results indicate that 6 IES resorted to legal guidelines for the organization of the curriculum; and that no there description of axles guidelines in pedagogical projects, however, the bachelor, health and training were cited by the coordinators. Thus, we pointed the need that pedagogical projects are articulated in its entirety with the course objectives and profile of egress, toward building courses of licentiate and bachelor's degrees with own characteristics. <![CDATA[Supplementation of caffeine and anaerobic power indicators]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-30832014000100109&lng=en&nrm=iso&tlng=en O objetivo foi verificar o efeito da suplementação de cafeína na potência anaeróbia intermitente em ciclistas treinados. Dez atletas foram submetidos a duas sessões experimentais em um modelo randomizado e duplo-cego. Em cada sessão, os participantes ingeriram aleatoriamente uma cápsula de cafeína (6 mg/kg) ou placebo, e, uma hora após realizaram dois testes de Wingate (T1, T2) para a determinação do desempenho anaeróbio, com um intervalo de 4 minutos entre si. A análise estatística, utilizado ANOVA para medidas repetidas, não revelou diferenças significativas entre os testes com cafeína e placebo. Na comparação intra-testes houve redução significativa apenas para a Potência Média (W) entre as sessões com cafeína (T1c: 673,6±59,5 vs T2c: 589,0±58,8). A ingestão oral aguda de cafeína não contribuiu para o aumento no desempenho anaeróbio intermitente, porém, a redução na potência média com o uso da cafeína, pode sugerir uma preferência do metabolismo para os ácidos graxos, o que seria desvantajoso durante esforços máximos intermitentes.<hr/>The aim was to investigate the effect of caffeine on anaerobic power intermittently trained cyclists. Ten athletes underwent two experimental sessions in a model randomized double-blind study. In each session, subjects ingested a random capsule caffeine (6 mg / kg) or placebo. One hour after, two tests Wingate were carried (T1, T2) for determining the anaerobic performance with 4 min of rest between each exercise bout. Statistical analysis used ANOVA for repeated measures revealed no significant differences between the caffeine and placebo trials. In comparing intra-tests was significantly reduced only to Mean Power (W) between sessions with caffeine (T1c: 673.6 ± 59.5 vs. T2c: 589.0 ± 58.8). The acute oral intake of caffeine did not contribute to the increase in intermittent anaerobic performance, however, the reduction in average power with the use of caffeine, may suggest a preference for fatty acid metabolism, which would be disadvantageous during intermittent maximal efforts. <![CDATA[Intensity and seasonality of physical activity of children during school recess]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-30832014000100117&lng=en&nrm=iso&tlng=en Objetivou-se quantificar a intensidade da atividade física (AF) de crianças durante o recreio escolar (RE), comparar a AF entre os sexos e as influências sazonais. A amostra foi composta por 30 meninas (11,2 ± 1,3 anos) e 20 meninos (11,3 ± 0,8 anos). A frequência cardíaca foi monitorada durante três RE's consecutivos no inverno (INV) e na primavera (PRI) com intensidade da atividade sendo classificada em baixa, moderada e vigorosa. Foi utilizada a estatística descritiva para dados gerais, Teste T para amostras independentes para diferenças entre os sexos, teste T pareado para a sazonalidade. Foram verificadas diferenças entre as temperaturas de INV e PRI. As meninas apresentaram redução significativa da intensidade da AF de INV para PRI, fato não verificado entre os meninos. O RE representou uma pequena contribuição para recomendações diárias de AF.<hr/>This study aimed to quantify the intensity of physical activity (PA) of children during school recess (SR), compare PA between genders and seasonal influences. The sample consisted of 30 girls (11.2 ± 1.3 years) and 20 boys (11.3 ± 0.8 years). Heart rate was monitored during three consecutive SR in the winter (WIN) and spring (SPR) with intensity of activity being classified as low, moderate and vigorous. Descriptive statistics for general data, T test for independent samples evaluated gender differences, paired T test for seasonality. Significant differences were found between the temperatures in WIN and SPR. The girls showed a significant reduction in PA from WIN to SPR, which was not observed among boys. The SR represented a small contribution to the daily recommendations of PA. <![CDATA[Influence of training periodization on risk behaviors to eating disorders in female swimmers]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-30832014000100127&lng=en&nrm=iso&tlng=en O objetivo foi analisar a influência da periodização do treinamento sobre os comportamentos de risco para os transtornos alimentares (TA) em atletas do sexo feminino. Participaram 28 nadadoras com idade entre 12 e 16 anos. Utilizaram-se as subescalas do Eating Attitudes Test (EAT-26) para avaliar comportamentos de risco para os TA. As nadadoras foram avaliadas ao longo de um macrociclo de treinamento, contendo as etapas: preparatório geral, preparatório específico, competitivo e polimento. Os achados demonstraram aumento da frequência dos comportamentos restritivos (p&lt;0,05) e purgativos (p&lt;0,05) nos períodos competitivo e polimento em relação às etapas iniciais da periodização do treinamento (preparatório geral e específico). Concluiu-se que a periodização do treinamento na natação influenciou os comportamentos de risco para os TA. Logo, identificou-se que o período competitivo e o polimento podem ser etapas críticas para o desenvolvimento de comportamentos de risco para os TA em jovens nadadoras.<hr/>The objective was to analyze the influence of the periodization of training on risk behaviors to eating disorders (ED) in female athletes. Participated 28 swimmers aged between 12 and 16 years. We used the subscales of the Eating Attitudes Test (EAT-26) to assess risk behaviors to ED. The swimmers were evaluated over a macro-cycle, comprising the following steps: overal preparation, specific preparation, competitive and tapering. The findings showed that frequency of restrictive (p&lt;0,05) and purging (p&lt;0,05) behaviors increased in competitive and tapering periods in relation to the initial phases of training periodization (preparatory general and specific). We concluded that the periodization of training in swimming influenced risk behaviors to ED. Soon, we identified that the competitive and tapering periods can be critical steps to the development of risk behaviors to ED in young swimmers. <![CDATA[Post-exercise hypotension following aerobic and resistance exercises in individuals with spinal cord injury]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-30832014000100135&lng=en&nrm=iso&tlng=en O objetivo deste estudo foi analisar a hipotensão pós-exercício (HPE) aeróbio e resistido em cinco indivíduos com lesão medular torácica do sexo masculino e fisicamente ativos (28.6±6.2 anos; 57.4±13.2 kg; 1.71±0.04 m; VO2pico: 29.46±4.3 ml/kg/min). Primeiramente os participantes realizaram exercício aeróbio tocando a cadeira de rodas por 30 minutos em intensidade de 50-70% da frequência cardíaca de reserva. Após 48-72 horas, realizaram a sessão de exercício resistido, com 3 séries de 12 repetições a 60% de uma repetição máxima. Cada participante teve sua pressão arterial (PA) mensurada em repouso e recuperação. Para o exercício aeróbio, foi encontrada HPE para pressão arterial sistólica (PAS) depois dos 30 minutos de recuperação. Já para o exercício resistido não foi encontrada HPE em nenhum momento. Os resultados demonstram a importância do exercício aeróbio para o controle e redução da PA em indivíduos com lesão medular.<hr/>The objective of this study was to monitor the post-exercise hypotension (PEH) of five physically active men (28.6±6.2 years old; 57.4±13.2 kg; 1.71±0.04 m; VO2peak: 29.46±4.3 l/kg/min) with thoracic spinal cord injury following aerobic and resistance exercises. First, the participants performed aerobic exercise by pushing their wheelchairs for 30 minutes at an intensity of 50-70% of the heart rate reserve (HRR). After 48-72 hours, the men performed a session of resistance exercises, three sets of 12 repetitionsat 60% intensity. Each participant's blood pressure (BP) was checked at rest and recovery. For the aerobic exercise, PEH registered for the systolic blood pressure (SBP) after 30 minutes of recovery. For the resistance exercise, no PEH was found at any variable. These results convey the importance of aerobic exercise for controlling and reducing BP in individuals with spinal cord injury. <![CDATA[Acute and chronic effects of aerobic exercise on blood pressure in prehypertensive subjects]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-30832014000100143&lng=en&nrm=iso&tlng=en Estudos reportam que mesmo antes do desenvolvimento da hipertensão arterial, o aumento dos valores de pressão arterial de repouso está diretamente correlacionado com maior probabilidade de desenvolvimento de eventos cardiovasculares. Diante disso, em 2003, uma nova categoria denominada pré-hipertensão foi introduzida para estabelecer maior atenção a esse segmento da população associado ao alto risco cardiovascular. Por outro lado, o exercício físico tem sido considerado uma estratégia positiva na prevenção da hipertensão arterial. Assim, o objetivo do presente estudo foi revisar a literatura, dez anos após o estabelecimento da pré-hipertensão como categoria de risco cardiovascular, sobre o efeito agudo e crônico do exercício físico aeróbio na pressão arterial de indivíduos pré-hipertensos. Após análise crítica dos artigos, observamos que o exercício físico aeróbio, agudo e crônico, reduz a pressão arterial de repouso em indivíduos pré-hipertensos. Contudo, são necessárias maiores investigações acerca dos fatores que influenciam a redução pressórica nessa população.<hr/>Studies have shown that even before the development of hypertension, the progressive increase of the resting blood pressure values is directly correlated with a higher probability of emergence and development of cardiovascular events. Thus, in 2003, a new category called prehypertension was introduced to establish greater attention to this segment of the population associated with high cardiovascular risk. On the other hand, the exercise has been considered as positive strategy in the prevention of hypertension. The aim of this study was to review published studies that investigated, ten years after the establishment of prehypertension as cardiovascular risk category, the acute and chronic effects of aerobic exercise on blood pressure in prehypertensive subjects. After critical analysis of articles, we found that the acute and chronic aerobic exercise reduces resting blood pressure of prehypertensive subjects. However, further investigations about the factors that influence blood pressure reduction in this population are needed. <![CDATA[Sport pedagogy: tension in science and teaching of collective sports games]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-30832014000100153&lng=en&nrm=iso&tlng=en O alargamento das possibilidades de compreensão do fenômeno esporte e avanços em Pedagogia do Esporte tiveram um importante papel da Ciência, observando os diferentes personagens, cenários, significados e finalidades do esporte. Todavia, no bojo das transformações que alcançaram a sociedade contemporânea, a própria Ciência viu-se em meio a crises e rupturas paradigmáticas. E é esta a alocação deste estudo, que discute as relações entre os paradigmas tradicionais da Ciência e a consolidação de metodologias e procedimentos pedagógicos pioneiros no trato com os Jogos Esportivos Coletivos (JEC), muitos dos quais ainda perduram em diferentes contextos de ensino, vivência e aprendizagem do esporte. Assim, estando no presente (crises, rupturas paradigmática) olhando para o passado (Ciência normal, conhecimento acumulado), será possível vislumbrar os pressupostos que apontem para uma Ciência contemporânea, especificamente sob a ótica da Pedagogia do Esporte.<hr/>The enlargement of the possibilities to understand the Sport and the advances in Sport Pedagogy phenomenon had an important support of Science, observing the different characters, backgrounds, meanings and purposes of the sport. However, in the wake of the transformations that have reached the contemporary society, Science found itself in the midst of crises and paradigmatic ruptures. And this is the allocation of this essay, which discusses the relationship between the traditional paradigms of Science and consolidation of methodologies and pioneer pedagogical procedures in dealing with Collective Sports Games (JEC), many of which still exist in different contexts of teaching, experience and learning of sport. Thus, being in the present (crisis breaks paradigmatic) looking back (normal Science, accumulated knowledge), you can glimpse the assumptions that point to a contemporary Science, specifically from the perspective of Sport Pedagogy.