Scielo RSS <![CDATA[Revista da Educação Física / UEM]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=1983-308320130002&lang=es vol. 24 num. 2 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[<b>Goal setting in sport and exercise</b>: <b>research and practical applications</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-30832013000200001&lng=es&nrm=iso&tlng=es The purpose of this paper was to briefly review the major theoretical and empirical research in goal setting related to sport and develop applications for best practice. Different types of goals were discussed and Locke's theory of goal setting provided the foundation for future research. After briefly reviewing the goal setting literature in sport and organizational settings, principles for how to apply goal setting to enhance performance were developed. The development and implementations of a goal setting system was presented including planning, meeting, and evaluation stages. Finlly, effective goal setting practices based on empirical literature were discussed.<hr/>Este trabalho focalizou a efetividade do estabelecimento metas no esporte e em ambientes de exercícios físicos. A teoria de Locke de estabelecimento de meta, que indica que metas específicas, difíceis, desafiadoras conduzem a níveis mais altos de desempenho de tarefa do que metas fáceis, nenhuma meta, ou a meta do tipo "faça o seu melhor", foi apresentada. Pesquisas mais recentesinvestigando a relação meta-desempenho em esporte e exercícios físicos também encontraram apoio para a efetividade de metas embora os resultados não sejam tão robustos quanto os da literatura industrial. Foram apresentados os princípios básicos de estabelecimento de metas, incluindo estabelecimento de metas específicas, de metas realísticas e desafiadoras, de metas em curto e longo prazo, estabelecimento de metas de desempenho, anotação de metas, provimento de apoio para as metas e incentivo à avaliação de metas. Um processo para estabelecimento de metas com equipes foi esboçado junto com um processo de sete-passos para estabelecer metas efetivamente. É importante lembrar que a efetividade de qualquer programa de estabelecimento de metas em grande parte dependeda interação entre o treinador, do coordenador de exercícios físicos, do psicólogo desportivo e da motivação dos participantes. Em essência, ao estabelecer metas sempre se deve levar em contao ambiente e as diferenças individuais. <![CDATA[<b>Effects of delay KR, post-KR, and intertrial intervals in motor learning</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-30832013000200002&lng=es&nrm=iso&tlng=es O fornecimento de conhecimento de resultados (CR) envolve os aspectos temporais, que consistem no momento em que o CR é fornecido além de se relacionar a três intervalos: Pré-CR, Pós-CR e o intervalo intertentativas. O presente estudo investigou esses intervalos em três diferentes experimentos. 90 voluntários desempenharam uma tarefa de posicionamento com sequência e tempo alvo pré-estabelecidos. Testes de transferência imediata e atrasada foram realizados em nova sequência e tempo alvo, sem CR. O teste de transferência atrasada foi realizado 24h após a fase de aquisição. Os três experimentos foram conduzidos para investigar os efeitos do pré-CR, intervalo pós-CR e o intervalo intertentativas, respectivamente. Os resultados mostraram diferenças entre os grupos na condição do intervalo pré-CR e intervalo intertentativas. Concluiu-se que os efeitos do intervalo pré-CR e intervalo intertentativas podem ser mais efetivos para a aprendizagem motora que o intervalo pós-CR.<hr/>The supply of knowledge of results (KR) involves temporal aspects, which is the moment when KR is provided, and it is composed by three intervals: delay KR, post-KR interval, and intertrial interval. This study investigated these intervals in three different experiments. Ninety volunteers performed a positioning task with sequence and target time pre-established. Immediate and delayed transfer tests were performed in a new sequence and target time, without KR. A delayed transfer test was carried out 24 hours after acquisition phase. Three experiments were conducted to investigate the effects of KR delay, post-KR interval, and intertrial interval, respectively. The results showed differences among groups in KR delay and intertrial interval conditions. We conclude that the effects of KR delay and intertrials interval can be more effective for motor learning than the post-KR interval. <![CDATA[<b>In searching of the "optimal" amount of constant practice in the constant-varied schedule</b>: <b>a looking to the ecological validity and task specificity</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-30832013000200003&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este trabalho investigou os efeitos da prática constante, anteriormente à prática variada, no processo adaptativo de aprendizagem motora em razão da validade ecológica e da especificidade da tarefa. Os participantes foram 108 crianças de ambos os sexos, com idade média de 11,3 (±0,4 anos), que foram divididas entre dois experimentos envolvendo cada um a aprendizagem de uma habilidade específica: (1) rebatida do tênis de mesa e (2) tacada do golfe. Ambos os estudos contaram com três grupos de diferentes quantidades de prática constante anteriormente à prática variada (aleatória ou por blocos) e, também, duas fases (estabilização e adaptação). As variáveis dependentes foram pontos (rebatida do tênis de mesa) e acertos no buraco (tacada do golfe). Os resultados evidenciaram efeitos da especificidade da tarefa, pois permitiram inferir a existência de uma quantidade ótima de prática constante (anteriormente à variada) apenas para a aprendizagem da rebatida do tênis de mesa.<hr/>This study investigated the effects on the amount of constant practice previously to the varied practice in the adaptive process for motor learning according to the ecological validity and specificity of the task. Participants were 108 children of both sexes (11.3 ± 0.4 years). They were split into two experiments involving the learning of a specific skill: (1) hit the table tennis and (2) putt golf. Both studies involved three groups of different amounts of constant practice prior to varied practice (blocked or random), and also two phases (stabilization and adaptation). Dependent variables were scores (hit the table tennis), and the number of hits the hole (golf putt). The results showed effects of task specificity because they showed the existence of an optimal amount of constant practice (prior to the varied) only for the learning of the hit the table tennis. <![CDATA[<b>Pre-competitive anxiety in young athletes of synchronized swimming</b>: <b>an analysis in the light of emotional aspects</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-30832013000200004&lng=es&nrm=iso&tlng=es A ansiedade dos atletas nos momentos pré-competitivos coloca em cena as emoções, capazes de provocar comportamentos positivos e/ou negativos que influenciarão no desempenho dos mesmos. O estudo objetivou identificar as emoções negativas e positivas em jovens atletas de nado sincronizado e, assim, compreender os sentimentos vivenciados nos momentos que antecedem uma competição. A amostra foi composta por 19 atletas (sexo feminino) de nado sincronizado com idades entre 12 e 19 anos. Os instrumentos foram: Ficha de Identificação Sociodemográfica e Inventário de Ansiedade Traço e Estado (IDATE). Os dados foram analisados por meio do SPSS versão 10.0. Em seguida, os resultados foram expostos de forma descritiva, utilizando a técnica de Análise de Conteúdo. Para construção dos diagramas, foi utilizado o software GoDiagram Express v.2.6.2. Os resultados apontaram que as atletas estão vulneráveis a fatores emocionais positivos (Realização Pessoal, Tranquilidade Ambiental e Equilíbrio Emocional) e/ou negativos (Preocupação, Ansiedade, Obstáculos e Desânimo/Cansaço).<hr/>The anxiety of athletes in the pre-competitive stage puts in evidence the emotions and behaviors that can cause positive and/or negative influence on their performance. The study aimed to identify negative and positive emotions in young synchronized swimmers and thus understand the feelings experienced in moments before a competition. The sample consisted of 19 synchronized swimmers aged between 12 and 19 years. The instruments were: Sociodemographic Identification Form and State-Trait Anxiety Inventory (STAI). Data were analyzed using SPSS 10.0. The results were presented in a descriptive way, using the content analysis technique. For constructing the diagrams it was used the software GoDiagram Express 2.6.2. The results showed that athletes are vulnerable to emotional factors whether positive (Personal Achievement, Environmental Tranquility and Emotional Balance) and/or negative (Worry, Anxiety, Obstacles and Discouragement/fatigue). <![CDATA[<b>Parenting style, motivation and satisfaction of baseball athletes</b>: <b>a correlation study</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-30832013000200005&lng=es&nrm=iso&tlng=es O presente estudo teve como objetivo analisar a relação entre o estilo parental, a motivação e a satisfação atlética de jogadores de beisebol da categoria juvenil. Oitenta e oito atletas (16,20 anos ±1,18) participantes do campeonato brasileiro da categoria juvenil responderam ao questionário SMS para avaliar a motivação atlética, EMBU-p para os estilos parentais e QSA para a satisfação atlética. Na análise dos dados utilizou-se o teste de Kolmogorov-Smirnov para os dados descritivos, U Mann-Whitney para a comparação de grupos, Spearman para a correlação das variáveis e um modelo de regressão múltipla, adotando p<0,05. Verificou-se que atletas de beisebol são mais intrinsecamente motivados, têm estilos parentais de suporte emocional e estão satisfeitos atleticamente, havendo correlações entre estas três variáveis. Conclui-se que atletas com estilos parentais de suporte emocional são autodeterminados e satisfeitos com seu esporte.<hr/>The objective of the present study was to analyze the relationship between parenting style, motivation and athletic satisfaction of baseball players in youth category. Eighty-eight players (16.20 years ±1.18) participants of the national championship of youth category responded the SMS questionnaire to evaluate athletic motivation, EMBU-p for parenting style and QSA for athletic satisfaction. Data analysis was performed by the Kolmogorov-Smirnov test for descriptive data, U Mann-Whitney for group comparison, Spearman for correlation between variables and a multiple regression model, adopting p<0.05. The results indicated that baseball athletes were more intrinsically motivated, have parenting styles of emotional support and are athletically satisfied, with correlations between those three variables. It is concluded that athletes with parenting styles of emotional support are self-determined and satisfied with the sport. <![CDATA[<b>Quality of life of gym teachers in the city of Olinda-Pernambuco State</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-30832013000200006&lng=es&nrm=iso&tlng=es O objetivo do presente estudo foi identificar e comparar a qualidade de vida (QV) dos professores de educação física que atuam em academias de ginástica da cidade de Olinda-Pernambuco, de acordo com características sociodemográficas, econômicas e profissionais. Participaram do estudo 62 profissionais, sendo 58,1% homens. Os instrumentos de coleta de dados foram um questionário com questões sociodemográficas, comportamentais e econômicas, o Whoqol-Bref e o IPAQ. Foram encontradas diferenças significativas no domínio físico na faixa etária (p= 0,04) e nos ciclos de desenvolvimento profissional (p= 0,04); no domínio psicológico nas atividades exercidas na academia (p= 0,03); e no domínio ambiental no nível de atividade física no lazer (p= 0,01). Percebe-se que os professores de educação física de academias de ginástica apresentam uma QV relativamente boa, tendo em vista os elevados valores para os domínios da QV.<hr/>The aim of the present study was to identify and compare the quality of life (QoL) of physical education teachers who work in gyms in the city of Olinda, Pernambuco State, according to socio-demographic, economic and professional characteristics. This study included 62 professionals, 58.1% were men. Data collection instruments were a questionnaire addressing socio-demographic, behavioral and economic issues; the Whoqol-Bref and the IPAQ. Significant differences were detected: in the physical domain, in the age range (p= 0.04) and professional development cycles (p= 0.04); in the psychological domain, in the activities performed in the gym (p= 0.03); and in the environmental domain, at the level of the leisure physical activity (p= 0.01). The results suggested that physical education teachers of fitness centers in Olinda have a high quality of life, as seen by the elevated values of QoL domains. <![CDATA[<b>Wellbeing of the Physical Education teacher throughout the career</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-30832013000200007&lng=es&nrm=iso&tlng=es O objetivo do estudo foi analisar o Bem-Estar do Trabalhador Docente (BETD) por meio do Parâmetro Socioambiental (Satisfação no Trabalho - ST) e do Parâmetro Individual (Estilo de Vida - EV) dos professores de Educação Física, considerando os Ciclos de Desenvolvimento Profissional (CDP). Participaram da pesquisa 1.645 professores dos magistérios públicos estaduais do Sul do Brasil. Na coleta de dados foi utilizado um questionário sociodemográfico e profissional, bem como os instrumentos QVT-PEF e PEVI. Os resultados não evidenciaram associação entre o BETD e o CDP. Em relação aos Parâmetros Individuais e Socioambientais, não se constataram diferenças entre os ciclos de Diversificação e Estabilização quando avaliada a ST. Na avaliação do EV, apenas o Comportamento Preventivo identificou diferenças significativas entre estes dois ciclos. Tais resultados demonstram elevada concordância de sentimentos e de comportamentos frente aos Parâmetros Individual e Socioambiental do Bem-Estar do Trabalhador Docente após nove anos de docência.<hr/>This study analyzed the wellbeing (WB) by means of the Social Environmental Parameter (Job Satisfaction - JS) and the Individual Parameter (Lifestyle - LS) of Physical Education teachers, considering the Professional Development Cycles (PDC). To this end, participated in this study 1,645 teachers of the state public teaching of the Southern Brazil. For data collection, it was used a social demographic and professional questionnaire, as well as the QVT-PEF and PEVI instruments. The results did not evidence any association between WB and PDC. In relation to the Individual and Social Environmental Parameters, no differences were found between the Diversification and Stabilization Cycles when evaluated the JS. In the evaluation of the LS, only the Preventive Behavior identified significant differences between these cycles. These results showed high concordance of feelings and behaviors in front of Individual and Social Environmental Parameters of the Wellbeing of The Teacher Worker after nine years of teaching. <![CDATA[<b>Does playing surface influence the tactical performance of soccer players?</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-30832013000200008&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo objetiva comparar o desempenho tático de jogadores de futebol em três superfícies distintas de jogo (grama artificial, grama natural e terra) e verificar as diferenças entre o desempenho tático ofensivo e defensivo nessas superfícies. A amostra integra 3.999 ações táticas realizadas por 84 jogadores sub-13, sendo 1.136 ações realizadas no campo de grama natural, 2.183 no campo de grama artificial e 680 no campo de terra. O instrumento utilizado para coleta e análise dos dados foi o FUT-SAT, que avalia o desempenho tático dos jogadores. Para aferir as diferenças entre as variáveis, recorreu-se aos testes one-way Anova e Kruskal-Wallis. Não foram verificadas diferenças no desempenho tático para as distintas superfícies de jogo, apesar do desempenho defensivo ter se revelado inferior ao ofensivo (p<0,001). Logo, conclui-se que a superfície de jogo não parece influenciar o desempenho tático dos jogadores.<hr/>This paper aims to compare the tactical performance of soccer players in three different playing surfaces (artificial grass, natural grass and gravel), as well as to check for differences between offensive and defensive tactical performance. The sample comprised 3,999 tactical actions performed by 84 U-13 players, being 1,136 actions on natural grass field, 2,183 on artificial grass field and 680 on gravel field. The instrument used for data collection and analysis was FUT-SAT, which assesses the tactical performance of players. In order to check for differences between variables, one-way ANOVA and Kruskal-Wallis were run. Tactical performance was not different between playing surfaces. However, in general, the defensive tactical performance proved to be poorer than the offensive one (p<0.001). Therefore, it is concluded that the playing surface had no influence on the tactical performance and players evidenced better offensive tactical performance rather than a defensive one. <![CDATA[<b>Effect of resistance exercise intensity on delayed onset muscle soreness</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-30832013000200009&lng=es&nrm=iso&tlng=es O objetivo do presente estudo foi verificar o efeito da intensidade do exercício de força sobre a percepção de dor muscular de início tardio (DMIT). A fim de investigar a hipótese que a intensidade determina o nível de DMIT, foram selecionados 40 homens saudáveis, iniciantes no treinamento de força, que, posteriormente, foram submetidos a duas sessões de treinamento realizadas com intensidades distintas (50%-1RM (n=20) e 75%-1RM (n=20)). A DMIT foi analisada por meio da escala analógica visual, 24, 48 e 72h após cada sessão de treinamento. A DMIT apresentou aumento significante em ambas as sessões (50%-1RM e 75%-1RM) (p<0,05), atingindo o pico em 48h (p<0,05). Entretanto, a DMIT não apresentou diferença entre as sessões (50%-1RM vs. 75%-1RM) (p&gt;0,05). Os resultados desse estudo sugerem que a intensidade não parece ser um fator determinante para a magnitude da DMIT, quando o volume total de carga levantada na sessão de treinamento é equalizado.<hr/>The aim of the study was to assess the effect of resistance exercise intensity on the perceived DOMS. In order to investigate the hypothesis that the intensity determines the magnitude of DOMS, 40 healthy, untrained men were subjected to two bouts of resistance exercise performed at different intensities (50%-1RM (n=20) and 75%-1RM (n=20)). DOMS was assessed using visual analogue scale, 24, 48 and 72 hours after each training bout. DOMS increased after both exercise bouts (50%-1RM and 75%-1RM) (p<0.05), peaking at 48 hours (p<0.05). However, DOMS did not differ between exercise sessions (50%-1RM and 75%-1RM) (p&gt;0.05). The results suggested that the intensity does not seem to influence the magnitude of DOMS when the total volume of load lifted during the exercise bout is equalized. <![CDATA[<b>Effect of different rest intervals on strength resistance in both sexes</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-30832013000200010&lng=es&nrm=iso&tlng=es O objetivo deste estudo foi analisar o desempenho motor de homens e mulheres em diferentes intervalos de recuperação em séries múltiplas a 70% de 1-RM. Quatorze indivíduos, sete homens (21,5 ± 0,6 anos; 76,2 ± 2,5 kg; 176,4 ± 6,4 cm) e sete mulheres (19,6 ± 0,7 anos; 66,3 ± 2,1 kg; 163,1 ± 6,7 cm), executaram três séries a 70% de 1-RM no exercício supino em banco horizontal e extensão de perna, com intervalos de 60 e 90 s entre as séries. Anova fatorial identificou interação significante série vs. intervalo (F = 17,56; P < 0,001) e o efeito principal do exercício (F = 7,04; P < 0,021), sem diferenças entre os sexos (F = 0,17; P = 0,691). Os resultados sugerem que a queda de desempenho motor induzida por séries múltiplas a 70% de 1-RM é semelhante em homens e mulheres, independente dos intervalos de recuperação adotados entre as séries.<hr/>The objective of this study was to analyze the motor performance of men and women at different rest intervals in multiple sets at 70% 1-RM. Fourteen individuals, seven males (21.5 ± 0.6 years, 76.2 ± 2.5 kg, 176.4 ± 6.4 cm) and seven females (19.6 ± 0.7 years, 66.3 ± 2.1 kg, 163.1 ± 6.7 cm) performed three sets at 70% 1-RM in the bench press and leg extension, with intervals of 60 and 90s between the sets. The factorial ANOVA evidenced significant interaction of set vs. rest interval (F = 17.56, P < 0.001) and the main effect of exercise (F = 7.04, P < 0.021), without differences between the sexes (F = 0.17, P = 0.691). The results suggested that the reduction in motor performance induced by multiple sets at 70% 1-RM is similar in men and women, regardless of the rest intervals between the sets. <![CDATA[<b>Abdominal obesity prevalence and associated factors in children and adolescents in Cascavel-PR State, Brazil</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-30832013000200011&lng=es&nrm=iso&tlng=es O objetivo deste estudo foi verificar a prevalência de obesidade abdominal e a sua associação com indicadores sociodemográficos, estado nutricional e maturação sexual em escolares de oito a 17 anos, do sexo feminino. Trata-se de um estudo transversal realizado com 2.595 escolares do sexo feminino de escolas públicas e privadas da cidade de Cascavel-PR, Brasil. Foram coletadas informações sociodemográficas, antropométricas e de maturação sexual. Para a análise dos dados aplicou-se o teste qui-quadrado e a regressão logística binária. A prevalência de obesidade abdominal foi de 8,2%. As escolares do Ensino Médio apresentaram menores chances de ter obesidade abdominal, quando comparadas as meninas do Ensino Fundamental (OR=0,36; IC95%=0,15-0,85) e aquelas com excesso de peso apresentaram maiores chances de ter o desfecho (OR=181,36; IC95%=84,43-389,58). São necessárias intervenções educacionais visando à prevenção e redução da obesidade abdominal, principalmente entre as escolares do Ensino Fundamental e com excesso de peso.<hr/>The aim of this study was to determine the abdominal obesity prevalence and its association with socio-demographic indicators, nutritional status and sexual maturity in female students aged 8 to 17 years. This is a cross-sectional study with 2,595 female students from public and private schools of the city of Cascavel, Paraná State, Brazil. Socio-demographic, anthropometric and sexual maturity data were collected. Data analysis was carried out by a chi-square test and binary logistic regression. The obesity prevalence was 8.2%. High-school students were less likely to have abdominal obesity when compared with girls at basic education (OR = 0.36, 95%CI=0.15-0.85) and those with overweight were more likely to have the outcome (OR = 181.36, 95%CI=84.43-389.58). Educational interventions aimed at preventing and reducing abdominal obesity should be implemented, especially among overweight schoolchildren. <![CDATA[<b>Effects of caffeine on performance and mood of cyclists</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-30832013000200012&lng=es&nrm=iso&tlng=es O objetivo do estudo foi analisar os efeitos da ingestão de cafeína sobre o desempenho físico e estado de humor de ciclistas em teste contrarrelógio de 1 km. Dez ciclistas do sexo masculino realizaram aleatoriamente um teste contrarrelógio de 1 km em duas condições experimentais: ingestão de cafeína (CAF - 6 mg.kg-1) e placebo (PL) 60 min antes do teste. Durante os testes foram obtidas as medidas de tempo total e estado de humor pelo questionário de Brunel (BRUMS). Para comparações dos parâmetros tempo total e estado de humor, foi utilizado o teste t de Student pareado e teste Wilcoxon, respectivamente. Nenhuma diferença estatisticamente significante foi encontrada no tempo total e no estado de humor nas condições CAF e PL (P>0,05). Os resultados sugerem que a cafeína não melhora o desempenho físico e nem altera o estado de humor dos atletas em um teste contrarrelógio de 1 km.<hr/>This study analyzed the effects of caffeine ingestion on physical performance and mood state of cyclists in a 1km time trial test. Ten male cyclists performed randomly a 1km time-trial test under two experimental conditions: Caffeine (CAF - 6 mg.kg-1) and placebo (PL) 60 min before the test. During the test were obtained the total time and the mood using the Brunel questionnaire (BRUMS). For comparisons of total time and mood states it was applied the paired Student's t-test and Wilcoxon test, respectively. No significant differences were found in the total time to complete tests and in the mood states between CAF and PL conditions (P>0.05). The results suggested that caffeine does not improve performance or change the mood of cyclists in a 1km time trial test. <![CDATA[<b>Abdominal fat behavior in women with advancing age</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-30832013000200013&lng=es&nrm=iso&tlng=es O objetivo desse estudo foi analisar o comportamento da distribuição de gordura corporal associado ao avanço da idade em mulheres participantes de um programa estruturado de exercício físico. A amostra foi composta por 177 mulheres com idade entre 35 e 75 anos. Sendo divididas em quartis etários: G1= 50,2 ± 5,4 anos (n = 44); G2= 58,0 ± 1,4 anos (n = 44); G3 = 62,9 ± 1,4 anos (n = 44) e G4 = 69,3 ± 2,6 anos (n = 45). Foram mensuradas as seguintes variáveis: massa corporal (MC) e estatura (EST), índice de massa corporal (IMC), circunferência de cintura (CC) e dobra cutânea abdominal (DCabm). Foi utilizado Anova com post hoc de Tuckey para verificar diferenças existentes entre os grupos. Para análise de contingência das mulheres expostas a risco cardiovascular elevado (CC&gt;88 cm), foi utilizado o teste qui-quadrado (p<0,05). Não foram encontradas diferenças significativas para as variáveis: MC, IMC e DCabm. No entanto, foi observado aumento significativo na CC comparando G1 com G4. Para todos os grupos foram encontrados altos valores de exposição a risco cardiovascular. Os resultados sugerem que há uma tendência à mudança no padrão de gordura de mulheres com o avançar da idade, pela centralização do tecido adiposo.<hr/>The aim of this study was to analyze the distribution of body fat associated with aging in women participating in a structured program of physical exercise. The sample consisted of 177 women aged 35 to 75 years. They were divided into quartiles according to age: G1= 50.2 ± 5.4 years (n = 44); G2= 58.0 ± 1.4 years (n = 44); G3 = 62.9 ± 1.4 years (n = 44) and G4 = 69.3 ± 2.6 years (n = 45). We measured the following variables: body mass (BM), height (HEI), body mass index (BMI), waist circumference (WC) and abdominal skinfold (AbdS). We used ANOVA and Tukey's post hoc test to check for differences between groups. For the contingency analysis of women exposed to high cardiovascular risk (WC&gt;88 cm) it was used the chi-square test (p<0.05). No significant differences were found in BM, IMC and AbdS. However, a significant increase was observed in WC between G1 and G4. For all groups were found higher values of exposure to cardiovascular risk. The results suggested a tendency of change in the pattern of fat deposition in women with advancing age, due to centralization of adipose tissue. <![CDATA[<b>Aging and power training</b>: <b>neuromuscular and functional aspects</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-30832013000200014&lng=es&nrm=iso&tlng=es A proporção de idosos na população é cada vez maior nos diferentes países, tornado fundamental o seu estudo em diferentes perspectivas. Desta forma, o objetivo da presente revisão é compreender como o envelhecimento atua no sistema neuromuscular, em especial na força muscular, e como este declínio atua nos aspectos funcionais, ou seja, nas tarefas do dia a dia. Além disso, será abordado como o treinamento de força, em específico visando à melhora da potência muscular, pode ser uma estratégia segura e efetiva no combate aos efeitos adversos do envelhecimento no sistema neuromuscular.<hr/>The proportion of elderly in the population is growing in different countries, which makes essential to examine this part of the population in different perspectives. In this way, the objective of this review is to understand how aging affects the neuromuscular system, especially muscle strength, and how this decline works on functional aspects, i.e. on everyday tasks. In addition, it is investigated how strength training, specifically aimed at improving muscle strength, can be a safe and effective strategy in combating the adverse effects of aging on neuromuscular system. <![CDATA[<b>Main methods for posture diagnosis of the lumbar spine</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-30832013000200015&lng=es&nrm=iso&tlng=es Diversas técnicas foram, e estão sendo, desenvolvidas para a identificação e adequação de possíveis problemas no sistema esquelético dos indivíduos. Esta revisão tem por finalidade descrever os principais métodos de diagnóstico postural da coluna lombar. Diversos descritores relacionados ao tema foram utilizados nas bases de dados ISI Web of knowledgeSM, SCOPUS, SciELO e Pubmed. Os resultados apresentam as vantagens de limitações dos métodos: Radiografia, Técnica de avaliação postural por imagem ou fotometria, Técnica quadro de referência postural (PRF), Goniometria, Plataforma de Força, Ultrassonografia, Spinal Mouse, Ressonância magnética, Cinemática e Eletromiografia (EMG). Pode-se verificar que as técnicas de maior facilidade são a Fotometria, a Técnica quadro de referência postural (PRF), Plataforma de força e Goniometria. Por outro lado, apesar de serem pouco aplicáveis, a(s) técnica(s): Radiografia, Spinal Mouse, Ressonância magnética, Cinemática, Eletromiografia (EMG) e o Ultrassom são as que apresentam maior precisão na medida da curvatura lombar.<hr/>Several techniques have been and are being developed for the identification and adequacy of potential problems in the skeletal system of individuals. This review aims at describing the main methods for posture diagnosis of the lumbar spine. Several descriptors related to the topic were used in databases ISI Web of KnowledgeSM, SCOPUS, SciELO, and Pubmed. We presented the benefits of limitations of methods: Radiography, Postural Assessment Technique by imaging or photometry, Postural Reference Frame Technique (PRF), Goniometry, Power Platform, ultrasound, Spinal Mouse, Magnetic Resonance Imaging, Kinematics, Electromyography (EMG). The easiest techniques were: photometry, postural reference frame technique (PRF), Power Platform and Goniometry. On the other hand, though rarely applied, Radiography, Spinal Mouse, Magnetic Resonance Imaging, Kinematics, Electromyography (EMG) and ultrasound were those with greater accuracy in measuring lumbar curvature.