Scielo RSS <![CDATA[Revista da Educação Física / UEM]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=1983-308320150002&lang=en vol. 26 num. 2 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[EDUCATING FOR DIVERSITY: GENDER AND SEXUALITY IN THE PERCEPTION OF STUDENTS AND SUPERVISORS OF THE INSTITUTIONAL SCHOLARSHIP PROGRAM OF TEACHER INITIATION (UFSM)]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-30832015000200167&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMOEsta pesquisa tem como objetivo analisar como estudantes e supervisoras participantes do subgrupo Educação Física do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência da Universidade Federal de Santa Maria compreendem temas afetos às relações de gênero e de sexualidade. O estudo inscreve-se na abordagem qualitativa e contou com a colaboração de vinte estudantes e quatro docentes supervisoras das escolas envolvidas no Programa. Como instrumento de captação de informação utilizamos um questionário contendo dez perguntas abertas, as quais indagavam sobre conhecimentos, percepções, ações e importância atribuídos às questões de gênero e sexualidade no contexto da escola em que atuavam. As respostas obtidas foram sistematizadas a partir dos escritos mais expressivos e seus resultados apontam que existe uma associação entre os conceitos de gênero e sexualidade cujas explicitações mantêm forte relação com aspectos biológicos do corpo e estão assentadas quase que exclusivamente em normas heteronormativas.<hr/>ABSTRACTThis research aimed to analyze how students and supervisors, who are members of the Physical Education subgroup of the Institutional Scholarship Program of Teacher Initiation of the Federal University of Santa Maria approach themes related to gender and sexuality. This study falls within the qualitative approach and the group studied consisted of 20 academic students and four supervisor teachers of the schools involved with the abovementioned Program. In order to collect information, we used a questionnaire containing ten open questions, which inquired about knowledge, perceptions, actions and importance attributed to the issues of gender and sexuality in the context of the school where they worked. The responses obtained were systematized from the most significant writings and their results showed that there is an association between the concepts of gender and sexuality whose clarifications maintain strong relationship with biological aspects of the body and are settled almost exclusively in heteronormative standards. <![CDATA[PHYSICAL EDUCATION TEACHING CONTENTS AT SCHOOL: SHARED KNOWLEDGES THROUGH TEACHERS' NARRATIVES]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-30832015000200181&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMOO artigo analisa o modo como os professores de Educação Física trabalham com os conteúdos de ensino, problematizando as tensões e as potencialidades que atravessam suas práticas pedagógicas. Do tipo narrativa (CERTEAU, 2002; RIBEIRO; SOUZA, 2010), a pesquisa possui como colaboradores 14 professores que atuam na Educação Básica na Microrregião Metropolitana do Estado do Espírito Santo. Utiliza, como instrumentos para a produção das fontes, uma entrevista semiestruturada, um grupo focal e três a cinco narrativas individuais orais. Os docentes indiciam concepções de conteúdos relacionados com as práticas, sinalizando o que compreendem como especificidade da área e sistematizam o que ensinam por meio de projetos construídos em diálogo com diferentes disciplinas, produzindo uma integração curricular que se aproxima das discussões presentes nas Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica (BRASIL, 2013).<hr/>ABSTRACTThe article analyzes the way that Physical Education teachers work with teaching contents, problematizing the tensions and the potentialities that cross their pedagogical practices. The research, which has a narrative aspect, (CERTEAU, 2002; RIBEIRO; SOUZA, 2010), uses as collaborators 14 teachers who teach in Basic Education Schools of Metropolitan Micro region of Espírito Santo State. It uses as a tool to produce its sources a semi-structured interview, a focal group and three to five oral individual narratives. Teachers indict content conceptions related to practices, signalizing what they understand to be specific of the area and systematizing what they teach from projects built through dialogue with different disciplines, producing a curricular integration that is similar to the discussions present in the National Curricular Guidelines of Basic School (BRASIL, 2013). <![CDATA[TEACHING EXPERIENCES IN SUPERVISED PRACTICUM AND SELF-EFFICACY TO TEACH PHYSICAL EDUCATION IN SCHOOL]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-30832015000200201&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMOAs experiências de ensino durante o estágio curricular supervisionado desempenham um papel importante na formação de futuros professores. Contudo, a maneira como influenciam a crença de autoeficácia docente desses estudantes ainda é pouco conhecida. O objetivo deste estudo foi compreender como se constitui a crença de autoeficácia para o ensino da Educação Física na escola de estagiários em fase final de formação, por meio de análise documental de portfólios reflexivos. A investigação revelou que os autores dos portfólios se perceberam capazes para ensinar Educação Física após o estágio. As experiências de regência, seguidas pela persuasão social, foram as fontes de autoeficácia mais citadas. Promover o conhecimento sobre as crenças ligadas ao ensino, em especial a de autoeficácia, pode favorecer a reflexão de futuros professores sobre a própria capacidade, e também sobre competências e estratégias que deverão desenvolver no exercício da docência, considerando os desafios presentes nesse processo.<hr/>ABSTRACTThe teaching experiences that future teachers go through during the supervised practicum play an important role in their training. However, the ways these experiences can affect the student teachers' self-efficacy are still not well known. The aim of this study is to identify the teaching experiences that a group of student teachers recognized as responsible for the construction of their personal efficacy beliefs, though the analysis of the portfolios they produced while attending the supervised practicum. This analysis revealed that these students have perceived themselves able to teach Physical Education after the practicum period. The experiences of regency and social persuasion were the most mentioned sources. The knowledge about the beliefs related to teaching - particularly self-efficacy beliefs - can encourage student teachers to reflect about their own teaching abilities and about the skills and strategies they must develop face to the challenges of teaching. <![CDATA[PUBLIC FINANCING OF BRAZILIAN RUGBY: THE RELATIONSHIP FEDERAL GOVERNMENT AND BRAZILIAN CONFEDERATION OF RUGBY (CBRU)]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-30832015000200213&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMOEsta pesquisa tem por objetivo compreender como se estruturam as formas de financiamento do governo federal destinadas à Confederação Brasileira deRugby (CBRu). Com a indicação do Rugbypara integrar o programa olímpico no ano de 2010, novas políticas de desenvolvimento para este esporte foram iniciadas, entre elas, um maior financiamento público federal. Com esse amparo estatal, surge uma política de desenvolvimento para o esporte com um grande montante de verba envolvido.<hr/>ABSTRACTThis research aims to understand how the federal funding intended for the Brazilian Rugby Confederation (CBRu) is structured. With the indication of Rugby to join the Olympic program in 2010, new policies for development of this sport were initiated, including more federal public funding. This State support has generated a development policy for the sport that involves a large amount of funds. <![CDATA[INFLUENCE OF THE RELATIVE AGE EFFECT AND TACTICAL BEHAVIOR ON THE TACTICAL PERFORMANCE OF U-17 YOUTH SOCCER PLAYERS]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-30832015000200223&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMOO objetivo deste estudo é verificar as associações entre o período do ano de nascimento dos jogadores e a eficiência do comportamento tático sobre o desempenho tático em jogadores de futebol da categoria sub-17. A amostra foi composta por 6308 ações táticas, realizadas por 100 jogadores. O instrumento utilizado foi o Sistema de Avaliação Tática no Futebol (FUT-SAT). Utilizou-se a Regressão Logística Multinomial para verificação da associação entre o desempenho tático com a eficiência do comportamento dos princípios táticos e a data de nascimento dos jogadores. Verificaram-se associações positivas entre a eficiência do comportamento tático e o desempenho tático para os princípios Espaço, Penetração e Contenção. Foram encontradas associações positivas entre o período do ano de nascimento e o desempenho tático para os jogadores nascidos no 2º e 3º quartil. Conclui-se que para esta amostra, a eficiência do comportamento tático e a data de nascimento influenciaram o desempenho tático.<hr/>ABSTRACTThis study aimed to assess the associations between the birth period of soccer players and tactical behavior efficiency on the tactical performance in soccer players of Under-17. The sample comprised 6308 tactical actions, performed by 100 players. The instrument used to collect and analyze data was the System of Tactical Assessment in Soccer (FUT-SAT). Multinomial Logistic Regression was used to assess the association between the tactical performance and behavior efficiency of tactical principles and players birthdate. Results displayed positive associations between the tactical behavior efficiency and tactical performance of the principles of Width and Length, Penetration and Delay. Positive associations were also found between the birth period and tactical performance of players born within the 2nd and 3rd quartile. It is concluded that for this sample, tactical behavior efficiency and birth period influenced tactical performance. <![CDATA[PRACTICE OF PHYSICAL ACTIVITY AMONG OLDER OF LEISURE IN RURAL AREA: HEALTH CONDITIONS AND QUALITY OF LIFE]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-30832015000200233&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMOA prática de atividade física contribui para o envelhecimento saudável favorecendo a qualidade de vida. O objetivo do estudo foi verificar a associação das condições de saúde e qualidade de vida com a prática de atividade física (PAF) no lazer em idosos rurais. Trata-se de inquérito domiciliar transversal e analítico conduzido com 850 idosos residentes em área rural. Utilizou-se análise descritiva, testes qui-quadrado e t-Student e regressões logística e linear múltipla (p&lt;0,05). Idosos inativos apresentaram maior indicativo de depressão (p&lt;0,003) e número de morbidades (p=0,035). A PAF no lazer foi associada aos maiores escores nos domínios físico (p&lt;0,001), psicológico (p=0,001) e meio ambiente (p&lt;0,001). A prática de atividade física no lazer deve ser incentivada tendo em vista o seu impacto positivo nas condições de saúde e na qualidade de vida.<hr/>ABSTRACTRegular physical activity contributes to healthy aging favoring quality of life. The aim of the study was to investigate the association of health and quality of life with physical activity (PAF) at leisure in the rural elderly. It is cross-sectional analytical household survey conducted with 850 elderly living in rural areas. We used descriptive analysis, chi-square and t-Student and logistics and multiple linear regressions (p&lt;0.05). Inactive elderly showed greater indicative of depression (p&lt;0.003) and number of comorbidities (p=0.035). The PAF during leisure time was associated with higher scores in (p&lt;0.001), psychological (p=0.001) and environment (p&lt;0.001) physical domains. The practice of physical activity in leisure time should be encouraged in view of its positive impact on health and quality of life. <![CDATA[PROJECTS AND PRACTICES IN HEALTH EDUCATION ON SCHOOL PHYSICAL EDUCATION: POSSIBILITIES!]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-30832015000200243&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMOO estudo objetivou investigar como o tema da saúde é e/ou pode ser abordado nas práticas pedagógicas de Educação Física (EF) escolar e suas contribuições no desenvolvimento da educação para a saúde. Foi realizada uma pesquisa-ação com seis professores de EF da rede pública de ensino de Vitória/ES. A pesquisa-ação se articulou a uma formação continuada em que foram construídos e desenvolvidos cinco projetos que tematizaram a saúde. Os projetos buscaram trabalhar com um conceito ampliado de saúde, superando a concepção clássica de ausência de doença, orientada na biologia. Compreende-se que a saúde é um tema de responsabilidade de toda a escola e não uma "exclusividade" da EF. Para essa disciplina, a saúde é uma questão pedagógica, assim, sua contribuição situa-se no plano de uma educação para a saúde. Através de intervenções específicas, ligadas à cultura corporal de movimento, podem-se construir espaços de relacionamentos mais saudáveis.<hr/>ABSTRACTThe study aimed to investigate how the health theme can be addressed in the educational practices of school physical education (PE) and their contributions in the development of health education. A research action with six PE teachers from the public school network of Vitória/ES/Brazil was performed, linked to a continued formation that was built and developed five projects focused on health. The projects sought to work with a broad concept of health, outperforming the classical conception of sickness absence, oriented in biology. One understands that health is a topic of responsibility of the whole school and not an "exclusivity" of PE. For this discipline, health is a pedagogical issue, so its contribution lies in an education for health plan. Through specific interventions linked to physical culture movement can build spaces for healthier relationships. <![CDATA[ANALYSIS OF THE FLEXIBILITY PROFILE OF CHILDREN AND ADOLESCENTS MEASURED BY TWO TESTS]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-30832015000200257&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMOO objetivo do presente estudo foi mensurar a flexibilidade de crianças e adolescentes de ambos os sexos (7 aos 15 anos de idade), utilizando o teste de Sentar-e-Alcançar (TSA) e outro teste (Banco para a Avaliação da Flexibilidade - BAFLEX) que possibilite controlar as influências das características antropométricas individuais. Participaram do estudo 250 escolares do sexo masculino e feminino, agrupados em cinco faixas etárias: 7, 9, 11, 13, 15 anos. Quando testados pelo TSA, foi verificado um comportamento similar entre os sexos, destacando-se uma diminuição da flexibilidade até os 13 anos e estabilização aos 15 anos de idade. Em relação ao BAFLEX, não foi detectada redução do desempenho, mas sim um aumento da flexibilidade com o avanço da idade. Adicionalmente, as voluntárias apresentaram maiores níveis de flexibilidade que os indivíduos do sexo masculino na faixa etária de 13 anos. O comportamento da flexibilidade foi diferente entre os testes utilizados, reforçando a expectativa de que os resultados do TSA são influenciados por características antropométricas.<hr/>ABSTRACTThe aim of this study was to measure the flexibility of children and adolescents of both sexes (7 to 15 years old), using the Sit-and-Reach (SRT) and other test (Bench for Flexibility Assessment - BFA) that allows controlling the influences of individual anthropometric characteristics. The study included 250 male and female students, grouped into five age groups: 7, 9, 11, 13, and 15 years old. When tested by the SRT, there was similar pattern between the sexes, especially a reduction in the flexibility up to 13 years and then stabilizing the performance at 15 years old. With regard to BFA, this test did not detect a reduction in performance, but an increase in the flexibility with advancing age. Additionally, the female volunteers had higher levels of flexibility than males aged 13 years old. The flexibility behavior was different between the tests used, supporting the expectation that SRT results are influenced by anthropometric characteristics. <![CDATA[INFLUENCE OF TRAINING LOADS ON PERFORMANCE AND RECOVERY IN SWIMMERS]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-30832015000200267&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMOEste estudo verificou o comportamento do estado de recuperação e dos níveis de rendimento em função das cargas externas e internas em atletas juvenis de natação. Participaram do estudo 17 atletas pertencentes a um clube de Minas Gerais. Para testar as diferenças entre as quatro semanas analisadas, entre o rendimento e entre os valores do RESTq, foi utilizada ANOVA para medidas repetidas e entre o estado de recuperação dos atletas nas duas fases, foi utilizado o teste t de Student para amostras pareadas. Utilizou-se o programa estatístico Statistica (versão 8.0) e nível de significância de 5%. Os resultados mostraram que as variáveis de carga interna e de carga externa diminuíram da Fase da Transformação para a Fase de Polimento. Ao contrário, os níveis de recuperação aumentaram. Entretanto, o rendimento não se alterou entre as três competições e, durante a competição principal, não houve alteração significativa na relação recuperação-estresse do RESTq.<hr/>ABSTRACTThis study investigated the behavior of the recovery state and levels of performance according to external and internal training loads in juvenile swimmers. The study included 17 athletes belonging to a club of Minas Gerais. To test the differences between the four weeks analyzed, performance and RESTq, we used ANOVA for repeated measures and between the athletes recovery state in the two phases, the Student t test for paired samples was used. The statistical software Statistica (version 8.0) and a significance level of 5 % was used. The results showed that the internal and external load variables decreased that Transformation Phase for the Tapering Phase. In contrast, levels of recovery was increased. However, the performance did not change between the three competitions, and during the main competition, there was no significant change in the RESTq recovery - stress ratio. <![CDATA[ACUTE EFFECT OF DIFFERENT STATIC STRETCHING ROUTINES ON COUNTERMOVEMENT JUMP]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-30832015000200279&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMOO objetivo foi observar o efeito de duas rotinas de alongamento estático com mesmo volume, sobre amplitude de movimento (ADM) de flexão (FJ) e extensão de joelho (EJ) e sobre a altura do salto com contramovimento. Dez voluntários do sexo masculino foram submetidos aleatoriamente às rotinas de alongamento fracionado (AL-10), com 3 séries de 10 s, alongamento contínuo (AL-30), com uma única série de 30 s e à uma condição controle (CC). A altura do salto foi obtida imediatamente após as intervenções através de um tapete de contato. A ADM foi medida através da fotogrametria pré e após intervenção. Uma ANOVA de medidas repetidas seguida pelo teste post hoc de Bonferroni identificou um aumento significativo na ADM na FJ (P=0,004) e EJ (P=0,001) após AL-30 e aumento significativo na altura do salto após AL-10 comparados à CC (P=0,005). Conclui-se que uma rotina contínua de 30 s de alongamento estático aumentam a ADM sem prejuízo no desempenho, enquanto rotinas fracionadas, com 3 séries de 10 s não alteram a ADM, entretanto melhoram a altura do salto.<hr/>ABSTRACTThe aim of the study was to observe the effects of two stretching routines, with the same total volume, on countermovement jump height (JH) and range of motion (ROM) of knee flexion (KF) and extension (KE). Ten subjects were randomly assigned to either a fractionated stretching (ST-10) with 3 sets of 10 s, or continuous routine (ST-30), with a single 30 s set, and a non-experimental control condition (CC). The JH was obtained immediately after interventions using a contact matt. ROM was measured by photogrammetry pre and post intervention. A repeated measures ANOVA followed by Bonferroni's post hoc test showed a significant increase in KF (P=0.004) and KE (P=0.001) ROM post ST-30 and a significant JH increase after ST-10 compared to CC (P=0.005). It was concluded that continuous static stretching routines may increase ROM without altering JH, while the fractionated routine with the same volume, may not alter ROM although improving JH. <![CDATA[ACUTE CIRCUIT SESSION ON THE BEACH IN THE BLOOD PRESSURE CONTROL IN NORMOTENSIVE SUBJECTS: AN PILOT STUDY IN COMPARISON OF AEROBIC AND RESISTANCE EXERCISE SESSIONS]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-30832015000200289&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMOUma sessão de circuito é constituída por exercícios resistidos e aeróbios, intercalados. Entretanto, não há consenso quanto a sua capacidade hipotensora. Este estudo teve como objetivo comparar a resposta da pressão arterial após uma sessão de circuito de praia com sessões de exercícios aeróbico e resistido. Foram sujeitos do estudo 15 adultos jovens do sexo masculino realizaram três sessões de exercício e uma sessão controle. Como resultados foi verificado hipotensão sistólica significativa em relação ao repouso, aos 10, 20, 30 e 40 minutos para as sessões aeróbia e de circuito na praia e aos 20, 30 e 40 minutos para sessão de resistido, com as maiores reduções em torno de 14 ± 5, 10 ± 3 e de 8 ± 3 mmHg, respectivamente. Sem diferenças significativas entre as sessões. Não foram encontradas diferenças significativas na hipotensão diastólica Concluiu-se que a sessão circuito de praia apresenta semelhante hipotensão pós exercício (HPE) quando comparado às sessões de exercícios aeróbico e de resistido.<hr/>ABSTRACTA session of circuit training consists of resistive and aerobic exercises, interleaved. However, there is no consensus about the hypotensive capacity. The main purpose were to compare the blood pressure response after a beach circuit session among aerobic and resistance exercise sessions. As methodology fifteen young adult males performed three exercise sessions and a control session. The results showed that it was verified significantly systolic hypotension in relation to rest at 10, 20, 30 and 40 minutes for aerobic session and beach circuit session, and resistance session reduced at 20, 30 and 40 minutes with the highest reductions around 14 ± 5, 10 ± 3 and 8 ± 3 mmHg, respectively. With no difference between the sessions. There weren't significant reductions in diastolic hypotension. In conclusion the beach circuit session shows similar hypotension post exercise (HPE) when compared to aerobic and resistance session. <![CDATA[CARMINATTI'S TEST: RELIABILITY ANALYSIS IN YOUNG MILITARY]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-30832015000200301&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMOO objetivo do presente estudo foi analisar a reprodutibilidade relativa e absoluta do pico de velocidade (PVT-CAR) e da frequência cardíaca máxima (FCmáx) determinados no teste incremental de Carminatti (T-CAR) em jovens militares. Vinte e sete militares do sexo masculino (idade = 19,3±1,1 anos, massa corporal = 69,5±7,7 kg, estatura = 1,76±0,9m, percentual de gordura = 8,9±3,2 %) pertencentes à Marinha do Brasil foram recrutados para participar deste estudo. Os participantes foram submetidos a duas sessões de avaliação, separadas por 48 horas, para a determinação do PVT-CAR e FCmáx a partir do protocolo do T-CAR. Os testes foram realizados nomes no horário, como intuito de minimizar a interferência das variações biológicas. Não foi encontrada diferença significativa para o PVT-CAR (t=0,773; p=0,446) e FCmax (t=0,543; p=0,592) entre a situação de teste e reteste. Além disso, o coeficiente de correlação intraclasse (CCI) do PVT-CARe FCmax foram 0,73 e 0,90, com um coeficiente de variação do erro típico de medida (CVETM) de 1,55% e 1,28%, respectivamente. As análises de Bland-Altman para o PVT-CAR e FCmax também sugerem que houve boa concordância para essas medidas em condições repetidas. Desta forma, os resultados do presente estudo mostram que houve uma baixa variação intra-individual para o PVT-CARe FCmax, resultando em evidências consistentes de reprodutibilidade absoluta (CVETM) erelativa (CCI). Como aplicação prática,o T-CAR parece ser uma estratégia interessante para avaliar a máxima velocidade aeróbia de jovens militares em diferentes momentos do planejamento anual de treinamento.<hr/>ABSTRACTThe purpose of this study was to analyse the relative and absolute reliability of peak velocity (PV) and heart rate maximum (HRmax) derived from Carminatti's incremental test (T-CAR) in young military. Twenty-seven healthy male (age = 19.3 ± 1.1 years, body mass = 69.5 ± 7.7 kg, height = 1.76 ± 0.9 m, body fat percentage = 8.9 ± 3.2 %) belonging to Brazil's Navy were recruited to participate in the current study. Participants performed two assessment sessions, separated by 48 h, to determine the PVT-CAR and HRmax from the T-CAR protocol. The tests were performed on the same day time, in order to minimize the interference of biological variations. There was no significant differences for PVT-CAR (t=0.773; p=0.446) and HRmax (t=0.543; p=0.592) between the test-retest situation. The intraclass correlation coefficient (ICC) for PVT-CAR and HRmax were 0.73 and 0.90, with a coefficient of variation of the typical error of measurement (CVTETM) of 1.55% and 1.28%, respectively. In addition, Bland-Altman plots for PVT-CAR and HRmax suggest that there was acceptable agreement for these measures in repeated conditions. In conclusion, our finding show that there was a low intra-individual variation for PVT-CAR and HRmax, resulting in consistent evidence of absolute (CVETM) and relative (ICC) reliability. As a practical application, the T-CAR test seems to be an interesting alternative to evaluate the maximal aerobic speed of young military at different moments of the annual training planning. <![CDATA[<em>MUCUNA PRURIENS</em> SUPPLEMENTATION ASSOCIATED WITH RESISTANCE TRAINING DOES NOT CHANGE FOOD INTAKE, BODY WEIGHT AND MURINOMETRIC VALUES IN TRAINED ANIMALS]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-30832015000200309&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMOMucuna pruriens (MP) tem sido comercializada como suplemento para emagrecimento mesmo sem comprovação científica. Este estudo objetiva avaliar o efeito da MP associada ao treinamento resistido sobre parâmetros murinométricos e consumo alimentar em ratos. Os animais foram randomizados nos grupos: controle sedentário e treinado, MP sedentário e treinado. Os treinados executaram protocolo de saltos e os suplementados receberam 250 mg de MP/kg/dia via gavagem. O consumo alimentar e peso corporal foram avaliados semanalmente e medidas murinométricas ao final do protocolo. Não houve alterações no consumo alimentar (147 a 180 g), peso (341 a 368 g), comprimento (entre 24,6 e 25,5 cm), circunferências torácica (de 14,1 a 16,2 cm) e abdominal (variação de 14,5 a 15,8 cm), índice de massa corporal (entre 0,53 e 0,56 g/cm2) e índice de Lee (entre 4,5 e 4,8 cm3). Suplementação de MP associada ao exercício não altera consumo alimentar, peso e medidas murinométricas em ratos.<hr/>ABSTRACTMucuna pruriens(mp) has been marketed as a supplement for weight loss even without scientific proof. this study aims to evaluate the effect of mp supplementation associated with resistance training on murinometric parameters and food consumption in rats. animals were randomized into sedentary and control groups, supplemented with mp or not. trained animals performed the jump protocol and received the mp supplementation (250 mg/kg/day) by gavage. food consumption and body weight were assessed weekly and murinometric parameters, at the end of the protocol. there were no changes in food intake (147 - 180 g), weight (341 - 368 g), length (24.6 - 25.5 cm), chest (14.1 - 16.2 cm) and abdominal circumferences (14.5 - 15.8 cm), body mass index (0.53 - 0.56 g/cm2) and lee index (4.5 - 4.8 g/cm3). mp supplementation during exercise does not alter food intake, weight and murinometric measurements in rats. <![CDATA[SPORTING FORMATION PROCESS: FROM THE IDENTIFICATION TO THE DEVELOPMENT OF SPORTING TALENTS]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-30832015000200317&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMOO objetivo do estudo foi realizar uma revisão sistemática de artigos originais que abordam o processo de identificação e desenvolvimento de talentos esportivos. Para sua operacionalização foi realizada uma busca em bases indexadoras, com a utilização de equações de pesquisa. A análise dos 42 artigos, que atenderam aos critérios de inclusão no estudo, revelou a atualidade da temática, principalmente no cenário internacional. As pesquisas têm sido desenvolvidas por meio de delineamentos quantitativos e qualitativos, com predominância de desenhos retrospectivos. Além disso, a produção científica selecionada demonstrou maior preocupação dos investigadores em desvendar os fatores e os estágios de desenvolvimento da carreira esportiva, em detrimento dos fatores de identificação de talentos, evidenciando uma tendência no panorama científico em priorizar a investigação em torno dos fatores de treinamento e das influências sociais que contribuem para o processo de formação esportiva.<hr/>ABSTRACTThe aim of this study was to accomplish a systematic review of the original articles wich focus the process of recognition and development of sporting talent. In the methodological process, searches have been done in databases indexing articles, using the predetermined keywords arrangement. The analysis of the 42 articles that fulfilled the study selection criteria, have revealed the present use of the thematic, mostly at the international scene. The researches have been developed by quantitative and qualitative designs, with prevalence of the retrospectives outlines. Moreover, the selected scientific production has evidenced a main concern of the researchers in discovering the factors and stages of the sporting career development related to the talented identification factors, evidencing a tendency on the scientific outlook in prioritizing the investigation around the training factors and the social influences that contributes to the sporting formation process. <![CDATA[PRACTICE OF PHYSICAL ACTIVITY AND STRESS: A BIBLIOMETRIC REVIEW]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-30832015000200331&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMOA prática de atividade física tem sido inversamente associada aos níveis de estresse de adultos e idosos, bem como de indivíduos mais jovens, sendo proposta como uma estratégia para aliviar a tensão e minimizar as consequências nocivas do estresse. Assim, o objetivo do estudo foi descrever algumas características das produções científicas relacionadas à atividade física e estresse através de um levantamento bibliométrico, além de analisar a atividade científica e identificar as tendências das publicações com esta temática. Para isso, foi realizada uma pesquisa nas bases de dados Lilacs, Scielo, MedLine, PubMed e Web of Science considerando como critérios de inclusão: publicações originais realizadas com seres humanos entre os anos de 2004 e 2014, nos idiomas Português, Inglês e Espanhol. Foram excluídos artigos de revisão, teses, dissertações e monografias. Os resultados indicaram que a prática de atividades físicas está inversamente associada/ relacionada ao estresse, mostrando um crescente aumento da produção científica dessa temática.<hr/>ABSTRACTThe practice of physical activity has been inversely associated with adults and elderly levels of stress and also of younger subjects, being proposed as a strategy for reduce stress and its consequences. Then, the aim of study was describe some characteristics of the scientific production linked of physical activity and stress through a bibliometric survey, and analise scientific activity of this theme. For this, it was done a search on Lilacs, Scielo, Medline, PubMed and Web of Science considering as inclusion criteria: original articles done with humans between 2004 and 2014, in Portuguese, English and Spanish language. Review articles, thesis, dissertations and monographs were excluded this study. The results indicated that the practice of physical activity is associated with stress, showing an increase of scientific production of this theme.