Scielo RSS <![CDATA[Machado de Assis em Linha]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=1983-682120190001&lang=en vol. 12 num. 26 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[Music and theater in Machado de Assis]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-68212019000100001&lng=en&nrm=iso&tlng=en <![CDATA[HEADING TO BAYREUTH: MUSIC IN THE WORK OF MACHADO DE ASSIS]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-68212019000100004&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Neste ensaio inaugural, Raymond S. Sayers acompanha o processo de educação musical de Machado de Assis, ao mesmo tempo que observa a progressiva sofisticação das referências musicais no interior da ficção machadiana. Depois de mapear a paisagem sonora complexa em que se inserem tanto o escritor quanto seus narradores e suas personagens, o ensaísta aprofunda-se na análise do diálogo entre o romance de Machado de Assis e a ópera de Richard Wagner.<hr/>Abstract In this inaugural essay, Raymond S. Sayers follows Machado de Assis's process of musical education, while observing increasingly sophisticated references to music in Machadian fiction. After mapping the broader soundscape in which the writer, his narrators and characters exist, the essayist focuses on the dialogue between Machado de Assis's novels and Richard Wagner's operas. <![CDATA[Ó TEMPOS! Ó SAUDADES! MACHADO DE ASSIS AS A THEATER SPECTATOR]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-68212019000100026&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Machado de Assis foi espectador de teatro na corte do Segundo Reinado, registrando tal atividade na forma de crônicas, folhetins, pareceres para censura, contos e romances. Sua atuação como crítico contribuiu com a ampla campanha intelectual de formação de público, que o escritor abandonou em seguida, mostrando-se decepcionado com os rumos da desejada reforma da cena nacional. A partir de 1865, devotado à ficção, escreveu apenas ocasionalmente sobre teatro, abrindo exceção para cinco hiperbólicas resenhas por meio das quais acompanhou a primeira temporada brasileira (em 1869) da atriz italiana Adelaide Ristori, mundialmente consagrada como "rainha das cenas". Este ensaio procura inventariar as ideias teatrais de Machado e seus hábitos de espectador, cotejando as observações sobre o trabalho da atriz, até agora desconsideradas por especialistas da obra.<hr/>Abstract Machado de Assis was a theater spectator in the Brazilian court of the Second Empire, a position he left a trail of in chronicles, serial novels, censorship reports, short stories and novels. His work as a critic was part of a broad intellectual campaign to cultivate theatre audiences, a mission he would later leave behind out of apparent disappointment over the path his desired reform of the national scene took. From 1865, devoted to fiction, he wrote only occasionally about theatre, making an exception for his hyperbolic reviews of the first Brazilian season (1869) of the Italian actress, Adelaide Ristori, internationally acclaimed as "the queen of the scenes". This essay aims to inventory Machado's ideas on the theater and his habits as a spectator by studying his observations on the actress's work, hitherto disregarded by specialists. <![CDATA[THE PHILOSOPHICAL FOUNDATIONS OF MACHADO DE ASSIS'S THEATER CRITICISM]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-68212019000100047&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo O jovem Machado de Assis acumulou capital cultural filosófico suficiente para debater sobre as principais questões teóricas do país em meados do século XIX. Machado adquiriu o capital cultural da filosofia eclética, mobilizando-o para a emissão dos pareceres no Conservatório Dramático e para a composição de um critério pelo qual pudesse conceber e julgar uma obra literária. O objetivo deste artigo é rastrear os fundamentos filosóficos que compõem essa maneira de julgar e de fazer literatura. A estratégia metodológica consiste em realizar um cruzamento de informações entre a produção filosófica brasileira e o modo como a crítica machadiana sobre o drama recepciona e redireciona esses discursos.<hr/>Abstract The young Machado de Assis accumulated enough philosophical cultural capital to discuss the main theoretical issues of his country in the mid-nineteenth century. Machado engaged his eclectic cultural capital to issue opinions for the Dramatic Conservatory, and compose, more or less coherently, a criterion by which he could judge a literary work. The purpose of this paper is to trace the philosophical foundations that make up this way of judging and creating literature. The methodological strategy used here consists of cross-referencing Brazilian philosophical production and the way Machadian criticism receives and redirects these assumptions. <![CDATA[MACHADO'S ORGANIC SENSE: AN OUTLINE OF APPROACHES TO <em>LIÇÃO DE BOTÂNICA</em>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-68212019000100062&lng=en&nrm=iso&tlng=en Abstract Machado de Assis frequently relies on controlling metaphors, which provide a unifying plan for an entire work. His play Lição de botânica is an example of this practice, where human progress is compared to the life of plants or other simpler organisms. The play contains echoes of the seventeenth-century notion of vegetable love, as seen in Robert Burton and Andrew Marvell. It follows the norms of classical comedy, which has its roots in the celebration of fertility. It illustrates the central ideas of Henri Bergson's philosophy of laughter, which opposes the organic to the mechanical. From a national perspective, it exemplifies the cultural characteristics of cordiality and preference for the jeitinho. The common denominator for all these perspectives is the rejection of rigidity in favor of organic elasticity.<hr/>Resumo Machado de Assis frequentemente recorre a metáforas abrangentes, que providenciam um plano unificador de um texto inteiro. Sua peça teatral Lição de botânica é um exemplo de tal prática, comparando o progresso humano à vida de uma planta ou de outro organismo simples. A peça contém ecos da noção setecentista do amor vegetal, tal como aparece em Robert Burton e Andrew Marvell. Segue as normas da comédia clássica, que tem suas raízes na celebração da fertilidade. Ilustra as ideias centrais da filosofia do riso de Henri Bergson, que opõe o orgânico ao mecânico. Desde uma perspectiva nacional, o texto exemplifica as características culturais da cordialidade e da preferência pelo jeitinho. O que todas essas perspectivas têm em comum é uma rejeição da rigidez em favor de uma elasticidade orgânica. <![CDATA[THE SHREW AND THE SHREWD: MACHADO DE ASSIS'S <em>LIÇÃO DE BOTÂNICA</em>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-68212019000100077&lng=en&nrm=iso&tlng=en Abstract Machado de Assis's play Lição de botânica (1906) transforms William Shakespeare's chauvinistic play Taming of the Shrew (1590-1592) into an entertaining exercise in feminist thought through the inversion of gender roles. As in Machado's novels, the female characters in Lição become agents, acting rather than being acted upon by others. By creating strong, smart, independent female characters and contrasting them with an awkward and accidentally humorous male character, Machado undermines misogyny and endorses feminist ideals.<hr/>Resumo Lição de botânica (1906), uma peça de teatro de Machado de Assis, transforma a obra chauvinista de William Shakespeare, Taming of the Shrew (1590-1592), em um divertido exercício feminista por meio de da inversão de papéis de gênero. Como nos romances de Machado, as personagens femininas são agentes; agem em vez de receber a ação de outros. Ao criar personagens femininas que são fortes, inteligentes e independentes e ao contrastá-las com um desajeitado e acidentalmente humorístico personagem masculino, Machado enfraquece a misoginia e fortalece os ideais feministas. <![CDATA[COUNSELOR AYRES' MEMORIAL: BETWEEN DRAMAS AND CHORDS, THE INFLECTION FOR LITERATURE]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-68212019000100090&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Memorial de Aires funda-se sobre a ativação da memória de Aires e reproduz a memória de Machado de Assis, a qual se nutre de produções artísticas de predecessores e de contemporâneos, desafiando o leitor a acessar o repertório de sua própria biblioteca para refletir sobre a contribuição das referências intertextuais à significação da narrativa e à manifestação do posicionamento crítico do escritor. Para tanto, o artigo situa o escritor no contexto cultural da segunda metade do século XIX e correlaciona a produção do diário às suas experiências estéticas, concluindo que remissões intertextuais reproduzem a atividade crítica de Machado de Assis, que se mostra integrada à dimensão múltipla e ilimitada da literatura, conjugando a adesão à tradição literária à sua transformação.<hr/>Abstract Memorial de Aires is founded on the activation of the narrator's memory and reproduces the memory of Machado de Assis, which feeds on artistic productions of predecessors and contemporaries, challenging the reader to access the repertoire of his own library to reflect on the contribution of the intertextual references to the meaning of the narrative and to the manifestation of the critical position of the writer. For that matter, the article places the writer in the cultural context of the second half of the nineteenth century and correlates the production of the diary with his aesthetic experiences, concluding that intertextual references reproduce the critical activity of Machado de Assis, which is integrated into the multiple and unlimited dimension of literature, combining adherence to the literary tradition and its transformation. <![CDATA[MUSICAL MACHADO: NOTES ON MUSIC AND WRITING]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-68212019000100109&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo O presente estudo tem como objeto a influência da ópera e da música no método de composição do escritor. Para tanto, examina motivos ligados à música que serão desenvolvidos nos romances. Ao fim, propõe encontrar na ficção a encenação de uma cidade-teatro, na tradição barroca do grande teatro do mundo.<hr/>Abstract This study addresses the influence of opera and music on the creative method of the author by examining the motifs associated with music that are developed throughout the novels. The essay proposes that the author stages a city-theater, in the tradition of the baroque theater of the world. <![CDATA[ESAU AND JACOB AND COUNSELOR AYRES'S MEMORIAL: MANUSCRIPTS THAT TRAVEL]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-68212019000100125&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Este artigo examina os manuscritos dos romances Esaú e Jacob (1904) e Memorial de Ayres (1908) de Machado de Assis. Os dois dossiês genéticos são compostos, respectivamente, por 834 e 484 fólios e encontram-se na Academia Brasileira de Letras, no Rio de Janeiro. Com base na tipologia de documentação genética estabelecida por De Biasi (1996), estabeleço o tipo de documento genético que eles constituem. Os dois dossiês genéticos desafiam a tradicional extrapolação das trajetórias textuais representada por um dossiê genético particular, ou seja, uma cadeia cronológica de documentos que vai de planos iniciais de trabalho ao texto concreto. Partindo de dados obtidos a partir da análise codicológica dos dois documentos, dos contratos e da correspondência passiva e ativa do autor, mostrarei que: 1) a produção de uma "cópia passada a limpo" para a composição da primeira edição dos romances serviu para o escritor como uma ferramenta de retextualização, levando-o de volta à fase da composição, o que gerou diversas transformações escriturais e materiais nos fólios; e 2) que os dois documentos serviram como base para a composição tipográfica da primeira edição dos respectivos romances. Vários estágios, fases, funções operacionais e tipos de fólios estão presentes em cada documento. Eles testemunham o trabalho de preparação e retextualização do manuscrito bon à tirer e o processo de produção das primeiras edições, que começa oficialmente quando o editor adquire as obras por contrato e envia os manuscritos para Paris.<hr/>Abstract This article examines the manuscripts of the novels Esau and Jacob (1904) and Counselor Ayres' Memorial (1908) by Machado de Assis. The two genetic dossiers are made up of 834 and 484 folios, respectively, and are held at the Brazilian Academy of Letters, Rio de Janeiro. Based on De Biasi's (1996) typology of genetic documentation, I establish these documents' type of genetic document. The two genetic dossiers challenge the traditional extrapolation of textual trajectories represented by a particular genetic dossier, that is, a chronological series of documents starting with the initial work plans on to the concrete text. Using data obtained from a codicological analysis of Machado's documents, contracts, and passive and active correspondence, I will show that 1) the production of a "fair copy" for the composition of the first edition of the novels served the writer as a tool for retextualizing, thus taking him back to the composition phase, which generated several transformations in both the script and the material of the folios; and 2) that the two manuscripts served as the basis for the typographic composition of the first edition of each of these novels. Each document features various stages, phases, operational functions and types of folios. They bear witness to the work the writer put into preparing and retextualizing the bon à tirer manuscript and the production process of the first editions, which officially begins once the publisher contractually acquires the works and sends the manuscripts to Paris. <![CDATA[THE LEGACY OF BRÁS CUBAS: THE MELANCHOLY PRINCE]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-68212019000100161&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Propõe-se uma leitura de Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis, a partir do estudo da melancolia tal como ela se manifesta na voz da personagem Brás Cubas e da análise desse traço para além do universo ficcional em que a narrativa se inscreve.<hr/>Abstract This article puts forth a ready of Epitaph of a Small Winner, by Machado de Assis, that is based on the study of melancholy just as it appears in the voice of the character, Brás Cubas and the study of this trait beyond the fictional universe in which the narrative is recorded. <![CDATA[MACHADO DE ASSIS AND THE DIVINE COMEDY]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-68212019000100181&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo A proposta deste artigo é estudar as referências à Divina comédia presentes na obra do escritor brasileiro Machado de Assis. Para tanto, dialogaremos com os estudos de alguns pesquisadores, tais como: Edoardo Bizarri, Jean-Michel Massa, Eugenio Vinci de Moraes, dentre outros.<hr/>Abstract This article puts forth the study of references to The Divine Comedy in the work of Brazilian writer Machado de Assis. Therefore, our discussion will dialogue the work of researchers such as Edoardo Bizarri, Jean-Michel Massa, Eugenio Vinci de Moraes. <![CDATA[THREE LETTERS FROM MÁRIO DE ALENCAR TO JOSÉ VERÍSSIMO AND THE MACHADIAN LEGACY OF OLD SHEETS OF PAPER]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-68212019000100199&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Neste artigo, apresentamos e publicamos a transcrição e as cópias digitalizadas de três cartas enviadas por Mário de Alencar a José Veríssimo, logo após a morte de Machado de Assis. Nas missivas, contextualiza-se a transmissão do legado machadiano à Academia Brasileira de Letras em 1908, quando parte de seu espólio intelectual chegou à instituição. As cartas revelam especificidades do material e documentos hoje perdidos.<hr/>Abstract In this article, we present and publish the transcription and the digitalized copies of three letters written by Mário de Alencar to José Veríssimo, right after Machado de Assis's death. These letters contextualize the transmission of the Machadian legacy to the Brazilian Academy of Letters in 1908, when some of his intellectual estate was received by the institution. The letters reveal particularities of the material and documents currently missing. <![CDATA[MACHADO IN THE MIDST OF THE NEWSPAPER CIVILIZATION: REVIEW OF MACHADO DE ASSIS - ANTES DO LIVRO, O JORNAL: SUPORTE, MÍDIA E FICÇÃO, BY LÚCIA GRANJA]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-68212019000100220&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Neste artigo, apresentamos e publicamos a transcrição e as cópias digitalizadas de três cartas enviadas por Mário de Alencar a José Veríssimo, logo após a morte de Machado de Assis. Nas missivas, contextualiza-se a transmissão do legado machadiano à Academia Brasileira de Letras em 1908, quando parte de seu espólio intelectual chegou à instituição. As cartas revelam especificidades do material e documentos hoje perdidos.<hr/>Abstract In this article, we present and publish the transcription and the digitalized copies of three letters written by Mário de Alencar to José Veríssimo, right after Machado de Assis's death. These letters contextualize the transmission of the Machadian legacy to the Brazilian Academy of Letters in 1908, when some of his intellectual estate was received by the institution. The letters reveal particularities of the material and documents currently missing. <![CDATA[REVIEW OF EPÍGRAFES E DIÁLOGOS NA POESIA DE MACHADO DE ASSIS, BY AUDREY LUDMILLA DO NASCIMENTO MIASSO]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-68212019000100225&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Neste artigo, apresentamos e publicamos a transcrição e as cópias digitalizadas de três cartas enviadas por Mário de Alencar a José Veríssimo, logo após a morte de Machado de Assis. Nas missivas, contextualiza-se a transmissão do legado machadiano à Academia Brasileira de Letras em 1908, quando parte de seu espólio intelectual chegou à instituição. As cartas revelam especificidades do material e documentos hoje perdidos.<hr/>Abstract In this article, we present and publish the transcription and the digitalized copies of three letters written by Mário de Alencar to José Veríssimo, right after Machado de Assis's death. These letters contextualize the transmission of the Machadian legacy to the Brazilian Academy of Letters in 1908, when some of his intellectual estate was received by the institution. The letters reveal particularities of the material and documents currently missing.