Scielo RSS <![CDATA[Fractal : Revista de Psicologia]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=1984-029220150001&lang=es vol. 27 num. 1 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[Editorial v. 27, n. 1 (2015)]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-02922015000100001&lng=es&nrm=iso&tlng=es <![CDATA[Editorial do v. 27, n. 1 (2015): Lev Vigotski e a teoria histórico-cultural no Brasil: alguns relatos de pesquisas]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-02922015000100002&lng=es&nrm=iso&tlng=es <![CDATA[Vygotsky in present days]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-02922015000100004&lng=es&nrm=iso&tlng=es No presente texto, discute-se a atualidade da teoria histórico-cultural elaborada por Lev Semionovitch Vigotski entre, aproximadamente, o final da segunda década e a terceira década dos anos de 1900. Adota-se atitude crítica em relação à ideia de que o conhecimento científico tem prazo de validade, procurando-se mostrar que ela decorre do processo de transformação da ciência em mercadoria. Como um contraponto a essa visão, argumenta-se que todo artifício construído pelo homem apresenta algo de permanente, quando transcende a mera funcionalidade das coisas produzidas para consumo. Ou, dizendo em outros termos, tudo o que é singular, de certa forma, tem permanência no mundo.<hr/>In this paper, we discuss the topicality of the cultural-historical theory developed by Lev Semionovitch Vygotsky approximately between the end of the second decade and the third decade of the 20th century. We adopt a critical attitude towards the idea that scientific knowledge has an expiration date, and we seek to show that this idea emerges from the transformation of science into a commodity. As a counterpoint to this view, we argue that every device built by man presents something permanent which transcends the mere functionality of things produced for consumption. In other words, we argue that anything that is singular, in a way, has permanence in the world. <![CDATA[Studies on the Cultural-Historical Theory and its educational implications]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-02922015000100007&lng=es&nrm=iso&tlng=es No presente texto são esboçados os fundamentos teóricos de um programa de pesquisa intitulado “Estudos sobre a teoria histórico-cultural e suas implicações educacionais”. Privilegia-se o eixo interpretativo ancorado na antropologia filosófica de Martin Buber por haver convergência de ideias entre ele e Vigotski, principalmente, no exame de questões do campo da educação. Para ambos estudiosos, a vida de relações é a fonte de humanização do homem; a educação é essencialmente diálogo e sua missão é nutrir possibilidades relacionais. Os estudos e pesquisas realizados no interior do referido programa visam ao exame crítico e à interpretação da teoria histórico-cultural, buscando-se compreender as suas principais formulações no momento inaugural, na União Soviética, bem como seus desdobramentos, na atualidade, em campos da educação ligados às artes, às ciências e às humanidades. São apresentados, ao final, resumos de estudos e pesquisas realizados no âmbito do programa, com o intuito de ilustrar o enfoque adotado.<hr/>In this paper are outlined the theoretical foundations of a research program entitled “Studies on cultural-historical theory and its implications for education”. The interpretative emphasis is anchored on the philosophical anthropology of Martin Buber, since there is convergence of ideas between him and Vygotsky, especially in the examination of issues in the field of education. For both, man’s relationships to each other is the source of humanization of man; education is essentially dialogue and its mission is to promote relational possibilities. Studies and surveys conducted within the program are directed toward the critical examination and interpretation of the cultural-historical theory. These studies also seek understand the main formulations of the theory in its inaugural moment in the Soviet Union and its consequences for education in arts, sciences and the humanities. A few abstracts of studies and researches conducted within the scope of the program are presented. <![CDATA[The intervention-research in Work Psychology in a contribution that takes development as method and object]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-02922015000100012&lng=es&nrm=iso&tlng=es O Núcleo de Estudos e Intervenção em Trabalho, Subjetividade e Saúde (Nutras) é um grupo de pesquisa vinculado à Universidade Federal Fluminense. Uma de suas linhas de pesquisa tem como objeto o trabalho como operador de saúde. A principal referência teórica é a corrente da psicologia do trabalho chamada clínica da atividade, fundada na psicologia histórico-cultural de Vigotski, em intercessão com outras teorias como a linguística de Bakhtin (2006) e a ergonomia situada francofônica (WISNER, 1995). Numa abordagem clínica do trabalho, toma o conceito de desenvolvimento como central, utilizando-o como método para uma intervenção dialógica a Oficina de Fotos.<hr/>The Nucleus of Studies and Intervention in Work, Subjectivity and Health (Nutras) is a research group linked to Fluminense Federal University in Rio de Janeiro, Brazil. One of its lines of research focuses work as an operator of health. The main theoretical reference is the psychology current called Clinic Of Activity, funded in Vigotski’s historical-cultural psychology, in intercession with other theories as Bakhtin’s linguistics and Francophone ergonomics (WISNER, 1995). In a clinical approach to work, it takes the concept of development as central and has been using the Photography Workshop as a method for dialogic intervention. <![CDATA[The narrative potencial of the places destinated to children: incursions of the research group in childhood psychology RGCP]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-02922015000100016&lng=es&nrm=iso&tlng=es O texto discute o potencial narrativo dos espaços da infância por meio de estudos sobre significações e práticas socioeducativas destinadas às crianças na Educação Infantil. Fundamentado na Teoria Histórico Cultural, na abordagem ontogenética da Teoria das Representações Sociais em diálogo com a noção de minorias ativas (MOSCOVICI, 2011) e espaço narrativo (SENETT, 1990), procura responder se crianças são capazes de influenciar processos de significação da realidade e exercer influência social. Apresenta dois estudos que discutem o berçário como artefato cultural, cujas significações orientam profissionalidades de educadoras e regulam estruturas de oportunidade para o desenvolvimento de bebês. Revela o ser e estar de bebês mediante nova organização espacial do berçário anunciando possibilidades de aprendizagem e inserção da educadora na cena lúdica pelo bebê. As análises dos estudos revelam novas significações sobre a criança no contexto das práticas educativas e de pesquisa destacando seu poder de criação.<hr/>The text discusses the narrative potential of childhood spaces through the studies about significances and social-educational practices designated to children in Infantile Education. Based on the Cultural Historical Theory, in the ontogenetic approach of Social Representations Theory in dialogue with the notion of active minorities (MOSCOVICI, 2011) and narrative space (SENNETT, 1990) it tries to answer whether the children are capable of influencing the process of significance of the reality and perform social influence. It presents two studies that discuss the nursery as a cultural artifact, whose significances orient the professionalities of educators and regulate structures of opportunities for the development of babies. It reveals the being of babies by a new spatial organization of the nursery announcing learning possibilities and the insertion of the educator in the playful picture of the baby. The analyses of the studies reveal new significations about the child within the context of educational practices and research highlighting its power of creation. <![CDATA[Research on childhood, teacher education and languages: dialogues with the cultural-historical perspective]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-02922015000100022&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo aborda as relações entre as concepções de sujeito e educação com base nos estudos realizados pelo grupo de pesquisa LEFoPI/UFJF. A partir da abordagem histórico-cultural, calcada nas ideias de Vigotski e Bakhtin, discute os processos de construção de subjetividade que emergem nas relações entre adultos e crianças e entre crianças mediadas pelas produções culturais desses sujeitos nos contextos da educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental, tendo a linguagem como eixo central. Esses processos são investigados mediante dois projetos: (1) pesquisa-intervenção na perspectiva crítica de colaboração com profissionais de creche em formação continuada; (2) estudo longitudinal, que busca compreender a experiência de um grupo de crianças na transição entre a etapa da educação infantil e o ensino fundamental, focalizando especialmente a leitura. Os estudos chamam a atenção para a importância da reflexão sobre a prática e a prática da reflexão, em um movimento circunscrito ao contexto histórico-cultural de cada sujeito.<hr/>This article discusses the relationships between the concepts of subject and education based on studies conducted by the research group LEFoPI/UFJF. This is from the historical-cultural approach, based on the ideas of Vygotsky and Bakhtin that discusses the processes of construction of subjectivity that emerge in relations between adults and children and among children mediated cultural productions of these subjects in contexts of early childhood education and early years of elementary school, having the language as central subject. These processes are investigated through two projects: (1) research-intervention in critical perspective of collaboration with day care professionals in continuous formation; (2) longitudinal study, which seeks to understand the experience of a group of children in the transition from the stage of early childhood education and elementary school, focusing, especially, reading. The studies point to the importance of reflection on practice and the practice of reflection in a circumscribed movement to the historical-cultural context of each subject. <![CDATA[Drawing maps: historical–cultural theory and contributions to research with children and spatiality]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-02922015000100028&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este texto busca fazer uma reflexão sobre as pesquisas sistematizadas no campo da infância, tendo como enfoque principal as estratégias de pesquisas “com crianças”. O recorte ao qual nos dedicamos são as relações que as crianças estabelecem com o meio, tendo como foco principal as suas espacialidades. A partir das contribuições de pesquisas que se aportam em estratégias de natureza qualitativas e fundamentadas nos aportes da teoria históricas cultural, elege-se o conceito de vivência (perejivanie) como mote em torno do qual nossos trabalhos são desenvolvidos. Para isso, traça-se, inicialmente, a origem da pesquisa com base em paradigmas positivistas e evidenciam-se alguns caminhos que buscaram romper com essa perspectiva: os postulados etnográficos de Malinovky e Boas; o Interacionismo simbólico, cujo precursor é George Herbert Mead; a Etnometodologia de Harold Garfinkel; as contribuições de Marx e os princípios estabelecidos por Vigotski e seus colaboradores.<hr/>This paper seeks to reflect on systematized research in the field of childhood, which primarily focuses research strategies “with children.” The main focus is on the relationships that children establish with the environment, specifically, their spatialities. Starting from the contributions of research that provide qualitative strategies and on the basis of the contributions of the cultural historical theory, we elect the concept of life experience (perezhivanie) as the main point, around which our study is developed. Therefore, the origin of research based on the positivist paradigm is traced and some paths that tried to break away from this perspective are suggested: the ethnographic hypotheses of Malinovsky and Boas; the symbolic interactionism, whose precursor is George Herbert Mead; the Ethnomethodology of Harold Garfinkel; the contributions of Marx and the principles laid down by Vygotsky and his collaborators. <![CDATA[The relationship between language, thought, and action in the microgenesis of higher mental functions]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-02922015000100033&lng=es&nrm=iso&tlng=es O objetivo deste artigo é demonstrar, de forma concreta, a mediação da fala na constituição das funções psíquicas superiores do sujeito, buscando articular autores da vertente histórico-cultural, como Vigotski,1 com a perspectiva metodológica de Heloisa Marinho, pesquisadora brasileira que centrou na linguagem sua contribuição pioneira no âmbito do desenvolvimento infantil. A metodologia utilizada fundamentou-se no estudo da relação oral-gráfica (MARINHO; WERNER, 1982), em amostra constituída por três mil crianças, foi realizada a análise microgenética-indiciária (WERNER, 1999, 2001) da atividade gráfica de menino de dois anos de idade cronológica, oriundo da creche UFF. Como resultado, foi possível ilustrar como, na vigência de processo de interação-interlocução adulto-criança e criança-crianças, ocorrem transformações qualitativas nas funções psíquicas (microgênese), nas quais a mediação, por meio dos signos da linguagem (mediação semiótica), reveste-se de papel fundante e constitutivo.<hr/> Objective to concretely illustrate the role of language mediation in the constitution of the subject’s higher mental functions, seeking to articulate authors of a cultural-historical background, such as Vygotsky, along with the methodological perspective of Heloisa Marinho, a Brazilian researcher who focused on language and was a pioneering contributor to the area of child development. Methodology based on the study of the relationship between the oral and graphic mode of communication (MARINHO; WERNER,1982) and using Werner’s (2012) observation script, a microgenetic analysis of graphic activity (WERNER,1999,2001) was conducted with a sample of 3000 children on a two-year-old boy from the university nursery. Result it was possible to illustrate the way in which, in the setting of adult-child and child-child interactions, qualitative transformations occur in psychological functions in which semiotic mediation has a foundational and constitutional role. <![CDATA[Contributions of the Historical-cultural theory to an early childhood education as a children and childhood place]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-02922015000100039&lng=es&nrm=iso&tlng=es O artigo traz reflexões sobre contribuições da teoria histórico-cultural para pensar o papel da educação infantil na sociedade contemporânea. Identifica-se como avanço o processo de institucionalização da educação infantil com sua efetiva integração ao sistema de ensino, o que exige reconhecer as especificidades da infância para se evitar uma simples conformação dessa etapa educacional ao modelo e finalidade da educação escolar de ensino fundamental. Recorre-se à perspectiva histórico-cultural como suporte teórico para afirmar a educação infantil com finalidade de promover o desenvolvimento integral da criança, como preconiza a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). Estudos vigotskianos sobre a importância da brincadeira para o desenvolvimento humano e sobre os processos de desenvolvimento do pensamento e sua relação com a fala fornecem elementos para se afirmar a brincadeira e as interações como eixos norteadores das propostas pedagógicas destinada a crianças de zero a seis anos.<hr/>This article brings reflections about contributions of the historical-cultural theory in thinking about the role of childhood education on modern society. Identifies as a progress the process of institutionalization of childhood education with its effective integration to the education system, which requires the peculiarities of childhood to avoid a simple conformation in this educational stage to the model and finality of basic school education. Arrangements are made to the perspective of the historical-cultural theory as a teorical support to reaffirmation of childhood education with the finality of promoting the generate development among children, as symbolized by the Law of Directives and Basis for National Education (LDB). Vygotskian studies about the importance of play for human development e about process of development of thinking and your relation with speech provide elements to affirm that playing and the interactions as the guiding principles of the pedagogic proposes designated to children between 0 and 6 years old. <![CDATA[Cultural-Historical Psychology in dialogue: the trajectory of GEPSA’s research]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-02922015000100044&lng=es&nrm=iso&tlng=es Neste texto apresentamos o Grupo de Estudos e Pesquisas em Psicologia Histórico-cultural na Sala de Aula (GEPSA), que tem como objetivos desenvolver ensino, pesquisa e extensão sobre linguagem, discurso, cognição social, cultura e inclusão na sala de aula. Em busca de uma abordagem teórico-metodológica coerente com os pressupostos da psicologia histórico-cultural, estabelecemos um diálogo com a etnografia interacional. Apresentamos aqui uma investigação conduzida em uma turma com crianças de cinco anos de idade de uma Unidade Municipal de Educação Infantil de Belo Horizonte, Brasil. O evento de letramento que analisamos foi denominado “O que tem no meio do mar, do céu, do rio e do sol”. A análise desse evento nos possibilitou evidenciar como as crianças trazem para a escola o que sabem das palavras, quantas coisas conhecem sobre esses conceitos, porém pela mediação da escola podem constituir novas identidades, novos conhecimentos de si e do mundo.<hr/>This text introduces the Cultural-Historical Psychology Classroom Research Group (GEPSA) that has as goals to study language, discourse, social cognition, culture and inclusion within classrooms. We link Cultural-Historical Psychology and Interactional Ethnography searching for a theorical and methodological coherence to conduct our researches. We present an investigation within a six-child classroom in Belo Horizonte, Brazil. We analyzea literacy event called “What is in the middle of the ocean, heaven, river and sun”. The analysis demonstrates how children bring to school what they know about the words and its concepts. Through school mediation, children can constitute new identities, and new knowledge about themselves and the world. <![CDATA[The subject in the works of Vigotski and of the Circle of Bakhtin: implications for the practice of research in education]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-02922015000100050&lng=es&nrm=iso&tlng=es Neste artigo a concepção de sujeito nas obras de Vigotski e Bakhtin e seu Círculo é revisitada em um diálogo com as produções do Grupo de Pesquisa LIC – Linguagem, Interação e Conhecimento da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora, em seus 19 anos de trajetória no campo da pesquisa em educação. Considerando o outro como peça indispensável de todo o processo dialógico que permeia as teorias de Vigotski e Bakhtin, delineia-se brevemente o cerne do fazer metodológico do grupo de pesquisa LIC que, ancorado no materialismo histórico e dialético, compreende o(s) sujeito(s) da pesquisa como participantes responsivos, ativos, dialógicos. Sem a pretensão de formatar uma concepção de sujeito segundo os teóricos russos, são enfocadas as condições de possibilidades que permitem pensar a produção de sentidos nos aspectos interconstitutivos de suas múltiplas dimensões: singular e coletiva, subjetiva e objetiva, biológica e cultural, histórica e dialética.<hr/>In this article the concept of subject in the works of Vigotski and Bakhtin and their circles is revisited in a dialogue with the LIC (“Linguagem, Interação e Conhecimento” - Language, Interaction and Knowledge) Research Group Production Team, with its 19 years of experience in the Universidade Federal de Juiz de Fora. Considering the other self as an essential part of the whole dialogic process that permeates Vigotski and Bakhtin theoretical frame, the core of methodolical work of the LIC group is outlined. Anchored in the historical and dialectical materialisms, the research subject(s) are understood as responsive, dialogic and active participants. With no pretentions to format a concept of subject according to the russian theorists, the conditions for the possibilities that the role assigned for both to language allows thinking the production of meanings in their multiple dimensions interconstitutive aspects are focused: single and collective, subjective and objective, biological and cultural, historical and dialectical. <![CDATA[Pedagogical practices in children’s education: the contributions of the Historical and Cultural Theory]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-02922015000100056&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este texto apresenta as reflexões efetuadas no Projeto de Pesquisa “Práticas Pedagógicas na Educação Infantil: contribuições da Teoria Histórico-Cultural”, em que amparamos nossos estudos sobre práticas educativas e formação de professores nas elaborações da teoria histórico-cultural. O ponto de partida para a realização deste trabalho foi atribuirmos atenção aos procedimentos didáticos, conhecidos como “atividades”; identificamos registros (cartazes, cadernos e folhas avulsas) de crianças dos 32 núcleos de educação do Paraná. Intensificamos pesquisas relacionadas aos aspectos históricos das instituições de educação infantil para compreendermos a dinâmica do trabalho educativo na atualidade. Realizamos leituras dos clássicos da ciência da história e da teoria histórico-cultural, pois acreditamos que para a compreensão da organização da rotina (tempo e espaço) do trabalho pedagógico é necessário considerar as possibilidades de ensino intencional e sistematizado em uma perspectiva de humanização na educação infantil.<hr/>Current analysis provides the discussions on the research project “Pedagogical Practices in Children’s Education: The Contributions of the Historical and Cultural Theory” on the teachers’ education and formation practices in their elaboration of the Historical and Cultural Theory. Special attention was given to didactic procedures, or “activities”: children’s registers were identified (posters, copybooks and sheets of paper) from 32 Education Nuclei of the state of Paraná, Brazil. In-depth research on the historical aspects of the institutions of Children’s Education was undertaken to understand the dynamics of current educational work. Classics on the Science of History and on the Historical and Cultural Theory were read since the researchers were aware that the possibilities of intentional and systemized teaching within a humanized perspective in Children’s Education were required for the comprehension of the organization of routine work (time and space) of pedagogical endeavor. <![CDATA[Interactions, practices, policies and methods of management: the benchmark in cultural history of theses and dissertations in INFOC group 2003-2013]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-02922015000100061&lng=es&nrm=iso&tlng=es Tendo em perspectiva que o pesquisador que pretende investigar as crianças como sujeitos deve levar em conta quem são as crianças, como participam do processo de produção dos conhecimentos, que significados produzem sobre a realidade que as cerca, este artigo faz o levantamento da presença de Vigotski na produção acadêmica do grupo INFOC – Infância Formação e cultura, envolvendo pesquisas no período de 2003 a 2013. De 30 pesquisas, oito trazem Vigotski como referência para analisar interações e práticas entre crianças e destas com os adultos em creches, pré-escolas. Um estudo se realiza em um museu e dois abordam políticas de educação infantil e formação de profissionais. Este artigo faz também o levantamento dos livros utilizados como fonte de pesquisa, bem como que conceitos estão presentes. Com este levantamento, pretendeu-se verificar como o enraizamento das ideias de Vigotski, enquanto um dos autores de referência desse grupo, se ramifica nas pesquisas individuais.<hr/>The researcher who intends to investigate children as subjects must consider who they are, how do they participate of the knowledge production process and which meanings do they produce about reality. In this perspective, this paper presents a survey of Vigotski’s appearance in the academic production of INFOC - Infância, Formação e Cultura, between 2003 and 2013. Considering thirty thesis and dissertations, in eight we found Vigotski as a reference to analize interactions and practices between children and between children and adults in kindergartens and pre-schools. One study takes place in a museum and two are about policies for Early Education and teacher´s training. This paper also analizes which of Vigotski’s books and concepts were taken as theorical sources. This survey focused on how the ideas of Vigotski, as an reference author of INFOC group, is present in each of the individuals researches. <![CDATA[Education policy for children from 0 to 3 years old]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-02922015000100068&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo foi construído a partir de reflexões teórico-práticas realizadas no Núcleo de Estudos da Infância: Pesquisa &amp; Extensão (NEI:P&amp;E),1 que se insere na Linha de Pesquisa Infância, Juventude e Educação do ProPEd/UERJ. Por tradição nossos estudos abarcam questões de desenvolvimento humano de crianças, de suas famílias e de seus educadores/professores. A perspectiva teórica é sócio-histórica-cultural, tendo como orientação básica os trabalhos desenvolvidos por Lev Vigotski e Henri Wallon. O campo de pesquisa envolve três municípios: Rio de Janeiro, Juiz de Fora e Niterói. Em todos eles, o foco do estudo recai sobre as políticas públicas de educação infantil entre os anos 2009 e 2013, as tensões implicadas entre o texto das políticas e as práticas cotidianas, além das suas implicações histórico-culturais que orientam e distinguem os enfoques em cada município.<hr/>This article was built out of theoretical and practical reflections done at Núcleo de Estudos da Infância: Pesquisa &amp; Extensão (NEI:P&amp;E). The Nucleo of Childhood Studies: Research &amp; Extension is part of the Research Group Childhood, Youth and Education from PROPED/UERJ. By tradition our studies cover issues linked with Human Development (children, their families, teachers and helpers). Our theoretical perspective is socio-historical and cultural, based on the work developed by Lev Vygotsky and Henri Wallon. The research is done on three municipalities: Rio de Janeiro, Juiz de Fora e Niterói. The Educational Policy of Early Education, from 2009 to 2013, is the focus of the studies. The tensions existented between the text of the policies and everyday practices, in addition to its historical and cultural implications is which guides and distinguishes the approaches in each municipality. <![CDATA[The development of concepts in cognition and in language]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-02922015000100074&lng=es&nrm=iso&tlng=es O Grupo de Pesquisa Desenvolvimento Humano e Educação (Grudhe) tem como foco o desenvolvimento da criança na educação infantil e no primeiro segmento do ensino fundamental. A partir de um referencial socio-histórico, buscamos estudar como as crianças aprendem conceitos a partir de suas interações diárias no ambiente escolar. Os estudos realizados no Grudhe desde sua fundação, no ano de 2009, começaram com a investigação do desenvolvimento de conceitos temporais na educação infantil conjugado a um programa de intervenção junto aos professores e às crianças (2008-2009). Em seguida, nossos estudos se expandiram para abranger o primeiro segmento do ensino fundamental, focando desenvolver um instrumento de avaliação do conhecimento temporal das crianças. Ali também houve um programa de intervenção avaliado a partir de pré e pós-testes (2010-2011). Paralelamente, um estudo em colaboração com Vasconcellos e Daiute (2012) teve como foco os conceitos de favela, comunidade e risco entre professoras de educação infantil que atuam em creches situadas em áreas de risco.<hr/>The research group Human Development and Education - Grudhe - focuses on the development of children in kindergarten and in the first years of elementary school. Based on a socio-historical framework, we seek to study how children learn concepts from their daily interactions at school. Our studies began in 2009, with research on the development of temporal concepts in kindergarten that included an intervention program with teachers and children (2008-2009). After that, our studies have expanded to include the first years of elementary education, focusing on developing an instrument for evaluating the temporal knowledge of children. We also had an intervention program for teachers and children, which was evaluated with pre-and post-tests (2010-2011). Parallel to that, we developed a study in collaboration with Vasconcellos and Daiute (2012) that focused on the concepts of slum, community, and risk among early education teachers working in schools located in areas of risk. <![CDATA[Some biographical information about L. S. Vygotsky: will the fog disappear some day?]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-02922015000100078&lng=es&nrm=iso&tlng=es Neste artigo discutem-se informações biográficas de L. S. Vigotski, extraídas de trabalhos de uma pesquisadora russa que investigou os arquivos da família do autor. É traduzido um trecho de artigo da pesquisadora no qual ela transcreve anotações inéditas de Vigotski, feitas em cadernetas e pedaços de papel. As informações referem-se à sua relação com a doença que o acometeu; à presença forte de Hamlet nos períodos de crise e internação; à sua relação com a família; ao compromisso com a Revolução de Outubro; ao processo de elaboração de sua teoria, destacando-se algumas indicações de suas preocupações com a questão judaica.<hr/>In this paper some biographical information of L. S. Vygotsky is presented, drawn from the work of a Russian researcher who conducted investigations into the family archives. An excerpt from the reseacher’s paper, in which she transcribes unpublished notes by Vygotsky, is translated. This information refers to his relationship with his illness; to the strong presence of Hamlet in periods of crisis and hospitalization; to his relationship with family; to his commitment to the October Revolution; and to the development of his theory. Some indications of his concerns with the Jewish question are highlighted. <![CDATA[A abordagem Histórico-Cultural no contexto alemão: a atualidade do reprimido - problemas e perspectivas da recepção]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-02922015000100088&lng=es&nrm=iso&tlng=es Neste artigo discutem-se informações biográficas de L. S. Vigotski, extraídas de trabalhos de uma pesquisadora russa que investigou os arquivos da família do autor. É traduzido um trecho de artigo da pesquisadora no qual ela transcreve anotações inéditas de Vigotski, feitas em cadernetas e pedaços de papel. As informações referem-se à sua relação com a doença que o acometeu; à presença forte de Hamlet nos períodos de crise e internação; à sua relação com a família; ao compromisso com a Revolução de Outubro; ao processo de elaboração de sua teoria, destacando-se algumas indicações de suas preocupações com a questão judaica.<hr/>In this paper some biographical information of L. S. Vygotsky is presented, drawn from the work of a Russian researcher who conducted investigations into the family archives. An excerpt from the reseacher’s paper, in which she transcribes unpublished notes by Vygotsky, is translated. This information refers to his relationship with his illness; to the strong presence of Hamlet in periods of crisis and hospitalization; to his relationship with family; to his commitment to the October Revolution; and to the development of his theory. Some indications of his concerns with the Jewish question are highlighted.