Scielo RSS <![CDATA[Fractal: Revista de Psicologia]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=1984-029220180001&lang=es vol. 30 num. 1 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[Perceptions and information of mothers on the surgery for your children]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-02922018000100003&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Este artigo tem por objetivo apresentar os resultados de uma pesquisa que avaliou as percepções e informações das mães sobre a cirurgia de seus filhos. A pesquisa foi realizada com 30 participantes, acompanhantes de crianças com idade variando entre 6 e 12 anos, internadas num hospital infantil para a realização de cirurgia eletiva de pequeno porte. As intervenções cirúrgicas foram: hérnias umbilical e inguinal, amigdalectomia, adenoidectomia e postectomia. Foi utilizada uma entrevista com os acompanhantes antes da cirurgia e antes de qualquer preparação. Os resultados indicaram que a falta de informação provoca nas mães medo, angústia, além de estresse e ansiedade, visto que houve indicativos consideráveis em relação a estas ocorrências. As implicações práticas dos resultados deste estudo salientam a importância da preparação da criança e da família para as diferentes etapas de um procedimento cirúrgico, que vão desde a decisão de se fazer a cirurgia até os resultados após a sua preparação.<hr/>Abstract This article aims to present a study that assessed the perceptions of mothers and information on the surgery of their children. The research was conducted with 30 participants, accompanying persons of children aged between 6 and 12 years, hospitalized in a children’s hospital for performing elective surgery of small size. The surgical procedures were inguinal and umbilical hernia, tonsillectomy, adenoidectomy, and circumcision. It was used an interview with the escort before surgery, and any type of preparation. The results show that the lack of information creates in the mothers fear, and stress and anxiety, as indicative that there was considerable on these occurrences. The practical implications of the results of this study underline the importance of preparing the child and family for the different stages of a surgical procedure, ranging from the decision to do the surgery until the results after its preparation. <![CDATA[Is psychology its own crisis? On the epistemological meaning of the presence of philosophy at the kernel of modern psychology]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-02922018000100012&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo O objetivo do artigo é esboçar uma reflexão sobre o fato de o surgimento da autonomia da psicologia não poder ser compreendido a não ser como um destino específico, tortuoso e paradoxal dos encaminhamentos modernos do pensamento filosófico ocidental. Para tanto, a argumentação tomará como problema inicial a consideração de que se interpuseram dois séculos entre os primórdios galileanos da lei da inércia e as primeiras efetivações da transposição da metodologia da física matemática a fenômenos de ordem psicológica. O texto seguirá, a partir daí, dois movimentos: 1- Um primeiro passo será dedicado a alguns aspectos filosóficos vinculados às condições de surgimento da psicologia moderna; 2- Um segundo passo será aludir a dois diagnósticos contemporâneos - um de G. Canguilhem, outro de M. Foucault - de sua situação ideológica e epistemológica.<hr/>Abstract The aim of the paper is to outline a reflection on the fact that the emergence of the autonomy of psychology cannot be understood except as a specific, tortuous and paradoxical destination of some modern unfoldings of Western philosophical thought. In order to do this, the argumentation will take as initial problem the lapse of two centuries that takes place between the Galilean rudiments of the law of inertia and the first transpositions of the methodology of mathematical physics to psychological phenomena. The paper will thereby follow two movements: 1- A first step is devoted to some philosophical aspects associated with the conditions of the emergence of modern psychology; 2- A second step will allude to two contemporary diagnostics - one by G. Canguilhem, another by M. Foucault - of its ideological and epistemological situation. <![CDATA[National Program for Inclusion of Young People: possibilities and contributions from the perspective of the participating adolescents]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-02922018000100022&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo O presente estudo objetiva discutir o processo socioeducativo do Programa Nacional de Inclusão de Jovens, na modalidade Projovem Adolescente (PJA), utilizando como recorte a perspectiva dos adolescentes participantes da cidade de Natal/RN. Para tanto, foram realizados três grupos focais com adolescentes participantes. Os resultados trataram sobre: as concepções dos jovens sobre adolescência e juventude, a participação nas ações socioeducativas e as possibilidades e contribuições do PJA em seus contextos de vida. Verificou-se a importância de dar voz aos jovens participantes para proporcionar uma reflexão sobre o modo como as políticas públicas juvenis têm atingido seu público, considerando as questões e perspectivas apresentadas pelos jovens como ferramentas a serviço das juventudes na construção de políticas democráticas e efetivas.<hr/>Abstract This study aims to discuss the socio-educational process of the National Program for Inclusion of Young People, in the Projovem Adolescente (PJA) modality, using as clipping the perspective of the adolescents in the city of Natal / RN. Thus, we conducted three focus groups with participants adolescents. The results have treated about: the views of young people about adolescence and youth, participation in social and educational activities and the possibilities and PJA contributions in their life contexts. It was verified the importance of giving voice to young participants to provide a reflection on how youth policies have reached your audience, considering the issues and perspectives presented by young people as tools in the service of youth in building democratic and effective policies. <![CDATA[Teaching narratives: sensitive dimension of the work of teachers and researchers]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-02922018000100030&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo O artigo traz fios de uma experiência na iniciação científica em Psicologia, onde a vida na docência, o cotidiano e o trabalho na Educação se expressam nas narrativas produzidas pela pesquisadora e professores. Trata-se da experimentação da narrativa, inspirada no pensamento do filósofo Walter Benjamin, como metodologia de aproximação ao campo do trabalho na Educação. A narratividade é uma modalidade de pesquisa-intervenção, que produz um campo de afetos entre pesquisador-campo, resultando uma contribuição situada para a formação do pesquisador. Intercessores da Clínica da Atividade francesa e da Psicologia Institucional entram no diálogo sobre o trabalho em escola. Esta experiência traz a perspectiva sensível para o campo de estudos sobre o trabalho docente a partir dos efeitos na formação de jovens pesquisadores.<hr/>Abstract The article brings strands of experience in scientific research in psychology, where life in teaching, the everyday life and work in education are expressed in narratives produced by researcher and teacher. This is narratives experimentation, inspired by the thought of philosopher Walter Benjamin, as methodology of approach to the field of at work in education. The narrativity is a research-intervention mode which produces a field of affections between field researcher, resulting a contribution situated to the formation of research. Intercessors from the Clinic of French Activity and Institutional Psychology enter into dialogue on the work in school. This experience brings the sensitive perspective to the field of study about the teaching work from the effects on the training of young researchers. <![CDATA[Human, pastorate and psychology]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-02922018000100039&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Este trabalho parte de uma dúvida lançada por Foucault acerca do fim da era pastoral, tentando destacar os possíveis pontos de convergência entre algumas práticas da Psicologia em diferentes contextos institucionais e o pastorado, enquanto dispositivo de poder. Nesse percurso, tentamos dar ênfase ao que consideramos os efeitos desses pontos de convergência: a produção de uma humanidade associada ao caráter dócil. Essa análise direciona-se, principalmente, para os processos de subjetivação essencializados, unificados, interiorizados e bem delimitados como efeitos de exercícios de poder-saber no campo do que se convencionou chamar de ciência psicológica e seus atravessamentos com as perspectivas de garantias de direitos universais. Em linhas gerais, a questão que se coloca para as práticas psi é em que medida elas colaboram na naturalização da servidão e de condutas pacificadas como eminentemente humanas, configurando-se como uma nova modalidade de poder pastoral, ou nos dizeres de Foucault, como uma modalidade de pastorado laico.<hr/>Abstract This work starts from a doubt thrown by Foucault about the end of the pastoral era, trying to highlight the possible convergence points among some practices of the Psychology in different institutional contexts and the pastorate, while power tool. In that course, we tried to give emphasis to that we considered the effects of those convergence points: a production of a humanity associated to the docile character. That analysis is addressed, mainly, for the subjectivation processes essentialized, unified, internalized and well delimited as effects of exercises of power-knowing in the field of what it is stipulated to call psychological science and their crossings with the perspectives of warranties of universal rights. In general lines, the question that it is put for the psi practices is in which measure they collaborate in the naturalization of the servitude and of conducts pacified as eminently human, being configured as a new modality of pastoral power, or as Foucault says, as a modality of a laic pastorate. <![CDATA[The emergence of musical aesthetic reaction in children]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-02922018000100046&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Com base na psicologia histórico-cultural, o presente projeto teve por objetivo estudar a emergência da reação estética na criança. Para tanto, foram realizadas sessões de audição musical dialogada com crianças na faixa etária dos sete aos doze anos de idade. Elas ouviam alguns trechos de composições musicais previamente escolhidos pelos pesquisadores e, em seguida, seu diálogo com eles foi gravado por meio de vídeos. Foram observadas suas reações (gestos, expressões e comentários), no decorrer da audição e, após, indagou-se se sentiram ou não alguma emoção e, em caso positivo, se conseguiam identificar quais foram as reações emocionais sentidas. Os dados obtidos foram analisados com vistas à descrição de suas reações e com base nos estudos da teoria histórico-cultural. Verificou-se, ao longo da análise dos resultados, que as sessões de audição musical dialogada mostram-se uma atividade adequada para o estudo da emergência da reação estético-musical na criança a partir de sete anos de idade.<hr/>Abstract Based on cultural-historical psychology, this project aimed to study the emergence of aesthetic response in children. Thus, we carried out music listening sessions with children aged seven to twelve. They heard snippets of musical compositions previously chosen by the researchers, and then, their dialogue with them was recorded on camera. Their reactions were observed (gestures, expressions and comments) in the course of the session. After that, they were asked whether or not they felt some emotion and, if so, whether they could identify which were the emotional reactions experienced. The data were analyzed in order to describe their reactions, based on the cultural-historical psychology. Analysing these results, it was found that music listening sessions carried out along with conversation are suitable for the study of the emergency of aesthetic response in children aged seven or more. <![CDATA[The sexuality of people with disabilities on the cover of Sentidos Magazine: inclusion or perpetuation of stigma?]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-02922018000100058&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo A profusão de imagens fotográficas de pessoas no mundo contemporâneo revela um vastíssimo espectro de possibilidades de significar a condição humana. As fotografias de pessoas com deficiência figuram entre essas possibilidades, revelando as transformações do significado da deficiência no contexto histórico-cultural. Tendo em vista que a sexualidade também é um dos modos possíveis de objetivar-se no mundo e que poucos estudos tratam de modo crítico e emancipador da relação sexualidade e deficiência, este artigo analisa as representações sobre a sexualidade das pessoas com deficiência estampadas nas capas da Revista Sentidos - uma revista de segmento de e para a deficiência. A partir do enfoque do modelo social da deficiência, foi possível avaliar as tensões e sobreposições entre os significados da deficiência presentes na revista e sua relação com as transformações sociais que incidem sobre esse grupo social.<hr/>Abstract The profusion of photography images in a contemporary world reveals a vast spectrum of the possibility to signify the human condition. The photographs of people with disabilities are included in these possibilities, revealing transformations of the significance of the disability in the cultural history context. Having a vision that sexuality can also make it possible to aim up in the world and that few studies treat with critical and emancipator way the relationship sexuality and disability, this article analyzes the representations about the sexuality of people with disabilities stamped on the covers of Sentidos Magazine - a magazine with segment of and for disabilities. Starting from the social model approach of disability it was possible to assess the tensions and overlaps between the meanings of disabilities present in the magazine and its relation to the social transformations that focus on ease of this social group.