Scielo RSS <![CDATA[Fractal : Revista de Psicologia]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=1984-029220140002&lang=pt vol. 26 num. 2 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[Características epidemiológicas do suicídio no estado de Santa Catarina]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-02922014000200365&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O objetivo desta pesquisa foi descrever as características epidemiológicas do suicídio nas regiões das SDRs1 do estado de Santa Catarina, Brasil, no ano de 2009. Investigar a relação do IDH, das cidades-sede das SDRs; o índice de suicídio e as políticas públicas voltadas à prevenção do suicídio. Os dados foram coletados utilizando-se o Datasus, Sistema de Informações de Mortalidade (SIM) − Causas Externas. Os resultados mostraram que os homens cometem mais suicídio, a faixa etária com maior número de mortes por suicídios compreende entre 40 e 50 anos, o enforcamento apareceu como o método mais utilizado em ambos os sexos e pessoas casadas cometem mais o ato suicida.<hr/>The objective of this research was to describe the epidemiological characteristics of suicide in the regions of SDRs in the state of Santa Catarina, Brazil, during the year of 2009. Investigating the relationship of the HDI, the host cities of SDRs, the suicide rate and public policies aimed at suicide prevention. Data were collected using the Datasus, Mortality Information System (MIS) - External Causes. The results showed that more men commit suicide, the age group with the highest number of suicide deaths comprise 40 to 50 years, the hanging appeared as the most widely used method in both sexes and more married people commit the act of suicide. <![CDATA[Apego em casais com um filho com Autismo]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-02922014000200379&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A teoria do apego tem como premissas que o apego da pessoa está relacionado à qualidade das suas relações amorosas e que tende a ser reativado em situações estressantes. Baseado nisso, esse estudo investigou as relações entre apego individual e apego compartilhado pelos cônjuges, em três casais, cujo filho apresenta o Transtorno do Espectro do Autismo -TEA. O apego individual foi avaliado através do Attachment Script Assessment e o apego compartilhado, através de uma entrevista semiestruturada. Os principais resultados revelaram que em casais, nos quais um (ou ambos) dos cônjuges, apresentaram acesso ao script de apego individual seguro, a relação como parceiros, principalmente no aspecto parental, estava preservada, o que não ocorreu quando os cônjuges não apresentaram estes indicadores.<hr/>The premises of the attachment theory state that a person`s attachment is related to the quality of their romantic relations and that it tends to be reactivated in stressful situations. Based on this, this study has investigated the relations between the individual attachment and the joint attachment in couples, in three couples whose child presents autism. The individual attachment script was assessed through the Attachment Script Assessment and the couple's attachment through a semi-structured interview. The main results showed that in couples in which one or both individuals have access to the secure attachment script, the relation as parental partners was more preserved, which didn´t happen when the couples didn´t present these indicators. <![CDATA[Abordagem da violência no sistema classificatório DSM na perspectiva psicanalítica]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-02922014000200401&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Neste trabalho, propõe-se a discussão da importância assumida pela medicalização da vida na contemporaneidade. Após breve levantamento da abordagem da violência nas principais vertentes da psicopatologia, destacam-se as consequências da operacionalização dos sistemas classificatórios promovida, sobretudo, pelo DSM, em duas vertentes: a degradação do diagnóstico a um levantamento formal de sintomas e a acentuação da correlação histórica entre psicopatia e delinquência. Considera-se que a violência é intrínseca e estruturante ao homem. Ao circunscrever a violência como patologia, inviabiliza-se qualquer resposta do sujeito acerca de seu ato e uma possível punição, entendida como necessária para o reconhecimento de um dispositivo de regulação social e sustentação da cultura.<hr/>The aim of this study is to discuss the importance assumed by the medicalization of life nowadays. After a brief survey about violence approach in main aspects of psychopathology, we underline the consequences of the operation of classification systems, promoted especially by the DSM in two aspects: degradation of the diagnostic for a formal lifting of the symptoms and the historical accentuation on the correlation between psychopathy and crime. It is understood that violence is intrinsic and structural to human beings. When defining violence as pathology, it is not possible admit any response of the subject about his act and a possible punishment, understood as necessary for the recognition of a device for social support and culture. <![CDATA[Algumas interrogações acerca das produções midiáticas sobre a juventude]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-02922014000200415&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo debate a emergência da juventude e como a mídia vem forjando-a por práticas disciplinares pautadas nas normas de desenvolvimento e nos desvios das mesmas. Há uma noção de jovem idealizado, constituído como criativo, dinâmico, rebelde, produtivo, saudável e um consumidor em potencial de tecnologias flexíveis digitais e que mobiliza sua comunidade. As políticas para a juventude pobre brasileira focam a prevenção à violência e a educação para o trabalho. A visão do jovem de elite é vinculada ao consumo e ao estilo de vida associado às marcas, ao esporte e ao uso de aparatos digitais.<hr/>This article discusses the emergence of young and how the media has been cut by forging this disciplinary practices, rooted in the Standards development and how the deviations of the same. The notion of young, idealizes as one who is constituted as a creative, dynamic, rebellious and productive, healthy and a potential consumer of digital Technologies flexible can promote social mobilization of community. That the policies created for the Brazilian youth are focused on the axis of violence prevention and education to work. Although we discuss the vision of the Young elite linked to consumption and lifestyle associated with brands, to Sport and the use of digital devices. <![CDATA[Violência, risco e proteção em estudantes de escola pública]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-02922014000200429&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Esse estudo analisou como jovens de escolas públicas identificam e avaliam vivências de violência no ambiente familiar e comunitário, partindo de um recorte de uma pesquisa sobre risco e proteção na população juvenil. Para tanto, foram selecionados 529 estudantes, de 14 a 24 anos e ambos os sexos, que afirmaram ter sofrido algum tipo de violência naqueles ambientes. Aplicou-se um instrumento com 77 questões sobre situações cotidianas e fez-se análise dos itens relativos à vivência de situações de violência. Os resultados demonstraram a ocorrência mais frequente de violência física na família. Já, na comunidade, ameaça ou humilhação. A percepção negativa dos jovens sobre o ambiente de ocorrência da violência, destacou-se o familiar. Os dados sobre autoestima e autoeficácia revelaram aspectos protetivos. As análises conduzem à conclusão de que a percepção da violência como fator de risco precisa ser compreendida no contexto de participação do jovem e na sua história.<hr/>This research analyzes how public school students identify and evaluate experiences of violence in a domestic environment and within their communities. This is a snip of a larger research on risk and protective factors in youth populations. Of the 1.140 participants, 529 were students from both genders with ages between 14 and 24. The results revealed that punching and spanking occurred more frequently in the familiar environment, whereas threatening and humiliation within the community. It was applied a survey with 77 questions concerning those experiences in everyday situations. As for the negative perceptions on the types of abuse regarding the environment where they occurred, the study indicates that undergoing domestic violence had a stronger impact. The results on self-esteem and self-efficacy revealed protective aspects of personal nature. The perception of violence as a risk factor should be understood based on the context of the subject's role and their life story. <![CDATA[Formação em Psicologia Social: relato de uma experiência de ensino/pesquisa/intervenção]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-02922014000200445&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O objetivo deste texto é apresentar e discutir um trabalho educativo em que foram experimentadas três estratégias de intervenção metodológica e teoricamente articuladas com um grupo de estudantes de psicologia. A concepção de "grupo como dispositivo" foi afirmada em todo o processo, sendo condição para a constituição de conexões e o processo de produção de sentidos. As experimentações engendradas na disciplina foram analisadas através de uma atividade de autoavaliação promovida ao final do semestre letivo, sendo as observações dos alunos indicativas da relevância da intervenção realizada para a formação crítica do profissional em psicologia.<hr/>The aim of this paper is to present and discuss an educational work in which they were tried three strategies of collective intervention in a group of psychology students. The methodology and theoretical formulations were articulated in this propose. The concept of "group as a device" was affirmed throughout the process as a condition for the establishment of connections and the process of meaning production. The trials were analyzed in the discipline engendered by the activity of self-evaluation promoted by the end of the semester, which revealed the importance of intervention aimed at training professional critique of psychology. <![CDATA[Desafios da atuação dos psicólogos nos CREAS do Rio Grande do Norte]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-02922014000200461&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente estudo objetiva discutir os aspectos contextuais que condicionam e possibilitam a prática profissional do psicólogo no campo da Assistência Social, utilizando como recorte a fala dos psicólogos que atuam nos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS) do estado do Rio Grande do Norte (RN). Coloca-se em debate a atuação do psicólogo nesses espaços, pensando a sua contribuição na consolidação da política pública em questão. A análise dos dados demonstra a necessidade da construção de uma identidade do psicólogo como trabalhador social, apontando para a importância de mudanças no corpo conceitual e técnico da Psicologia.<hr/>This paper aims to discuss about contextual aspects that can determine and enable psychological professional exercise in Social Welfare area, using as data the speech of psychologists who work at the Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) from the state of Rio Grande do Norte (RN). It debates the psychologist's performance in these new spaces, thinking about their contribution for the consolidation of this Social Welfare policy. Analysis shows the need of building an identity of psychologist as a social worker, pointing to the importance of changes in the conceptual and technical framework of Psychology. <![CDATA[Subjetividade docente na expansão da UFF: criação, refração e adoecimento]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-02922014000200479&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Apresenta-se neste artigo pesquisa realizada sobre o trabalho docente na Universidade Federal Fluminense, no contexto de expansão da educação superior. Como procedimentos metodológicos, utilizaram-se: levantamento bibliográfico e documental, aplicação de questionários e realização de 28 entrevistas com professores de distintas áreas, campi e polos. Discutem-se tão somente os resultados da análise das entrevistas. Naquelas realizadas com "gestores" e "sindicalistas" detectou-se posições políticas polarizadas sobre as políticas educacionais, processo de expansão e interiorização e projetos societários subjacentes. Nas realizadas sob a metodologia de histórias de vida, constatouse que os projetos de vida são mediados pelas trajetórias de trabalho, envolvem as dimensões da ética, da afetividade e da política e o entrelaçar biográfico e institucional. Diante do trabalho e práticas universitárias verificou-se limites nas formas criativas e singulares de se lidar com adversidades, adoecimento e mecanismos de refração que não redundavam em adoecimento evidente, mas que envolviam fortes conflitos senão cisões subjetivas.<hr/>This paper presents a research on the professor's work at Universidade Federal Fluminense, in the context of higher education expansion. The methodological procedures adopted were the following: bibliographic and documentary research, application of questionnaires and conduction of 28 interviews with professors of different areas, campi and poles. The discussion focuses exclusively on the results of the analysis of interviews. In those carried out with "gestors" and "trade unionists", polarized political positions about the educational policies, the process of expansion and interiorization and the underlying corporate projects were detected. In those carried out under the life history methodology, it was verified that life projects are mediated by work trajectories, involving the dimensions of ethics, affectivity and politics, as well as the biographic and institutional intertwining. In the face of work and university practices, limits were observed in the creative and particular forms of dealing with adversities, illness and mechanisms of refraction that did not result in evident illness, but involved strong conflicts and even subjective splits.