Scielo RSS <![CDATA[Revista Brasileira de Linguística Aplicada]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=1984-639820180001&lang=en vol. 18 num. 1 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[Second language acquisition in Brazil since the social turn]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-63982018000100001&lng=en&nrm=iso&tlng=en ABSTRACT The present study is an appraisal of the literature that has been published in second language acquisition (SLA) in Brazil since what is widely known as the social turn in the field (BLOCK, 2003). The objective of such an examination is to assess the impact that the social turn has had upon SLA research in the country. One hundred forty-one texts (among articles from top-ranked journals, theses, dissertations, and books) were systematically reviewed and categorized based on three main criteria: a) main topics, b) SLA frameworks/approaches, and c) methods used. The results show that socially-guided research seems to have gained space in SLA in Brazil since the social turn; however, cognitivist work in the country is still very strong, and little dialog seems to occur among these different perspectives on SLA.<hr/>RESUMO O presente estudo traz uma apreciação da literatura publicada no Brasil na área de aquisição de segunda língua (ASL) desde o que é amplamente conhecido como a virada social da área (BLOCK, 2003). O objetivo de tal análise é avaliar o impacto que a virada social teve nas pesquisas do campo de ASL no país. Cento e quarenta e um textos (dentre artigos dos periódicos melhor avaliados do país, teses, dissertações e livros) foram revisados sistematicamente e categorizados de acordo com três critérios: a) tópicos principais; b) perspectivas sobre ASL; e c) métodos usados. Os resultados mostram que pesquisas que seguem perspectivas sociais na área parecem ter ganhado espaço no Brasil desde a virada social; no entanto, pesquisas cognitivistas continuam mais fortes no país, e parece haver pouco diálogo entre essas diferentes abordagens teóricas sobre ASL. <![CDATA[Teaching English as an additional language for social participation: digital technology in an immersion programme]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-63982018000100029&lng=en&nrm=iso&tlng=en ABSTRACT This paper analyses conceptualizations of digital technology use that are aligned with sociocultural pedagogies of language learning, proposing a framework for developing sociocultural language pedagogies through digital technology use and presenting the language education workshops offered for high school students as embodying the principles of such a perspective. The paper is grounded on a sociocultural perspective of learning. Data gathering occurred in the New Talents Program, which is the background of the instructional material developed for the immersion week “Digital technologies and English language learning”. We conclude by discussing some opportunities and challenges for sociocultural pedagogies of language learning through digital literacies.<hr/>RESUMO Este artigo objetiva analisar as conceitualizações do uso da tecnologia digital alinhados às pedagogias socioculturais do aprendizado de línguas; propor um quadro para desenvolvimento das pedagógicas socioculturais por meio do uso das tecnologias digitais e apresentar e discutir oficinas de línguas oferecidas a alunos do ensino médio sob esse mesmo viés. Desse modo, este artigo está amparado pelas teorias socioculturais para o aprendizado de línguas. Os dados foram coletados por meio do Programa Novos Talentos. Concluímos o artigo discutindo as oportunidades e desafios para as pedagogias socioculturais para o aprendizado de línguas por meio de letramentos digitais. <![CDATA[Affordances of digital technologies for the development of oral skills in English]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-63982018000100057&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO O desenvolvimento das habilidades orais em língua estrangeira enfrenta muitas dificuldades no contexto educacional brasileiro, nas modalidades tanto presencial quanto a distância, o que indica uma demanda por maneiras efetivas de ensinar e aprender habilidades orais em inglês. Abordando uma perspectiva ecológica, esta pesquisa buscou investigar as affordances de tecnologias digitais para desenvolver as habilidades orais em língua inglesa por meio das percepções de estudantes de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais que usaram ferramentas e aplicativos da internet para realizar tarefas semanais de uma disciplina on-line. Para o grupo de aprendizes em questão, as tecnologias digitais interativas permitiram o planejamento e a (re)gravação de suas produções orais, assim como a prática da compreensão oral, possibilitando que eles identificassem seus erros e dificuldades.<hr/>ABSTRACT Both in face-to-face and distance learning, the development of oral skills in foreign languages faces many difficulties in the Brazilian educational context, which indicates a great demand for effective ways of teaching and learning oral English skills. From an ecological perspective, this study aimed at investigating the affordances of digital technologies for developing oral skills in English through the perceptions of Languages and Literature students of the Federal University of Minas Gerais that used internet tools and apps to do weekly assignments from an online course. For this group of learners, the digital interactive technologies allowed them not only to plan and (re)record their oral production, but also to practice the oral comprehension, being capable of identifying their mistakes and difficulties. <![CDATA[The use of subtitled films in teaching and learning foreign languages: vocabulary acquisition in English]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-63982018000100079&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Este artigo trata da aquisição vocabular em língua inglesa (LI) a partir da implementação de uma rotina pedagógica, que chamamos aqui de sequência didática (SD), orientada para uso em sala de aula de língua estrangeira (LE). Essa SD envolve o trabalho com filmes legendados e tradução escrita, na vertente funcional, e tem como foco a promoção da aquisição vocabular em LE. Para investigar a efetividade da SD, foi conduzida uma pesquisa com uma turma de ensino médio em uma escola pública de Fortaleza, no Ceará. A pesquisa mediu a aquisição vocabular em LI dos participantes, que atingiu a média percentual de 56,48% quando considerada a partir da carência lexical (32,75%) encontrada no pré-teste.<hr/>Abstract This paper addresses vocabulary acquisition in English through the implementation of a pedagogic routine, which we call here didactic sequence (DS), that is oriented to be used in foreign language (FL) classes. This DS involves the work with subtitled films and written translations in a functional perspective, focusing on vocabulary acquisition in FL. In order to investigate the effectiveness of the DS, a research was conducted with a high school class from a public school in Fortaleza, Ceará. The research measured the participant’s vocabulary acquisition in English, which reached the average of 56,48% when taken from the lexical shortage (32,75%) identified in the pre-test. <![CDATA[Towards an ethical-responsible linguistic education: reflections on discursive practices in an English language classroom]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-63982018000100109&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Estudos recentes em Linguística Aplicada (LA) têm realizado uma aproximação com teorizações bakhtinianas e o ensino-aprendizagem de línguas. Tais estudos concordam que língua é permeada por discursos que dialogam entre si, indo além da noção de língua como um simples sistema rígido de estruturas, que podem ser analisadas em níveis sintáticos, morfológicos, fonéticos etc. Com base nesses pressupostos, pretendemos discutir a partir dos conceitos bakhtinianos de sujeito, dialogismo, ideologia, forças centrípetas/centrífugas, e ato ético, as práticas discursivas de alunos de língua inglesa. Utilizaremos, para isso, recortes de uma aula baseada no vídeo The danger of a single story, de Chimamanda Adichie, que problematiza verdades essencializadas sobre o outro. Com base na discussão entre o material empírico gerado e os pressupostos teóricos, fazemos uma reflexão acerca da importância da formação ética-responsável de alunos/as com vistas a atender demandas educacionais da contemporaneidade.<hr/>ABSTRACT Recent studies in Applied Linguistics (AL) have developed a dialogue with Bakhtinian theorizations and the teaching and learning of languages. Such studies agree that language is permeated by discourses that dialogue with themselves, going beyond the concept of language as a simple rigid system of structures that can be analyzed in syntactic, morphological, and phonetic aspects. Following these premises, we aim to discuss, based on the Bakhtinian concepts of subject, dialogism, ideology, centripetal/centrifugal forces, and ethical act, the discursive practices of English language students. To this end, we make use of parts of a lesson based on the video The danger of a single story, by Chimamanda Adichie, which problematizes essentialized truths about the other. Based on the discussion between the empirical material generated and the theoretical framework, we reflect on the importance of the ethical-responsible formation of students in order to answer contemporary educational demands. <![CDATA[How master students act rhetorically when they need to justify their research]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-63982018000100131&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Objetivamos aqui analisar a organização retórica da seção de justificativa de pré-projetos de pesquisa de autoria de egressos de cursos de letras em situação de submissão a cursos de mestrado. A análise revelou a presença de quatro passos retóricos novos ainda não descritos para a seção de justificativa, bem como a recorrência de passos retóricos típicos de seções de objetivos, referencial teórico, metodologia, discussão e conclusão. Uma implicação pedagógica importante da pesquisa relaciona-se às funções da leitura voltadas para o universo da pesquisa. Os dados sugerem a prevalência de práticas de leitura voltadas para a compreensão de conceitos e para a explicação de fenômenos e, em contrapartida, são mais escassas as práticas de leitura focadas no desconhecido e nas lacunas de pesquisa.<hr/>ABSTRACT We target here to analyze the rhetorical organization of the justificative section of pre-research projects of authorship of graduates of cursos de letras in a situation of submission to master’s degree courses. The analysis displayed the presence of four new rhetorical steps not yet described for the justification section, as well as the recurrence of rhetorical steps typical of the sections of objective, theoretical framework, methodology, discussion and conclusion. An important pedagogical implication of the research is related to the reading functions directed to the research universe. The data suggest the prevalence of reading practices aimed at the understanding of concepts and the explanation of phenomena, and, in contrast, the reading practices focused on the unknown and on the research gaps are scarcer. <![CDATA[Construction of knowledge objects for Portuguese language classes in the scientific literacy approach]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-63982018000100159&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Investigamos uma experiência de formação de professores de língua portuguesa, orientada pela abordagem do letramento científico, num mestrado profissional ofertado pelo governo brasileiro como programa de instrução de professores vinculados a escolas públicas. Os documentos investigados foram textos produzidos pelos próprios professores em formação na experiência focalizada, além de um documento oficial proposto para determinar, principalmente, disciplinas, conteúdos e habilidades a serem obrigatoriamente trabalhados nas escolas básicas brasileiras. No final deste artigo, apresentamos uma proposta de atividade pedagógica como resultado do alinhamento de conhecimentos produzidos na experiência investigada de formação de professores.<hr/>ABSTRACT We investigate a training experience of Portuguese language teachers, guided by the scientific literacy approach, in a professional master’s degree offered by the Brazilian government as a teachers instruction program linked up to public schools. The investigated documents were texts produced by the own teachers in training during the program in question, in addition to an official document that was proposed to determine, mainly, subjects, contents and skills to be compulsorily worked on Brazilian basic schools. At the end of this article, we present a proposal of pedagogical activity as result of alignment of knowledges produced in the investigated experience of teacher training. <![CDATA[Style Issues in Higher Education Teaching Practice]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-63982018000100193&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Buscamos compreender no presente artigo como cada professor transforma, à sua maneira, o exercício da docência na educação superior. Para isso, evidenciamos a questão do estilo na prática docente e discutimos como essa característica subjetiva do gênero de atividade se relaciona com o desenvolvimento humano. Os dados foram produzidos empregando-se o método de autoconfrontação e analisados de acordo com o referencial teórico da Clínica da Atividade Docente, a qual assume as perspectivas bakhtiniana e vigotskiana. Os resultados mostram que o estilo funciona como uma reformulação/recriação do gênero de atividade. Essa reformulação/recriação pode ser definida como retoques estilísticos advindos da tentativa de superação de dificuldades que o professor encontra ao realizar a atividade docente.<hr/>ABSTRACT In this paper we intend to understand how each teacher does, in his own way, his teaching activity in higher education. For this, we put in evidence the style issue in teaching practice and discuss how that subjective characteristic, which belongs to the genre of activity, relates to human development. The data were produced by means of the self-confrontation method, and the analysis was carried out according to the Clinic of Teaching Activity theoretical reference, which draws on the bakhtinian and vygotskian perspectives. The results reveal that style works as repair/recreation of the genre of activity. This repair/recreation activity can be defined as stylistic retouching motivated by attempts to overcome difficulties that emerge from the concreteness of the teaching activity.