Scielo RSS <![CDATA[Revista Brasileira de Linguística Aplicada]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=1984-639820170002&lang=es vol. 17 num. 2 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[Foreword]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-63982017000200215&lng=es&nrm=iso&tlng=es <![CDATA[Motivational dynamics in English classes at a Brazilian public school]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-63982017000200219&lng=es&nrm=iso&tlng=es ABSTRACT This paper seeks to discuss the interrelations between the motivation of an English teacher at a public federal high school in Brazil and that of her students from a dynamic systems perspective. Three teachers’ oral narratives and 14 students’ logbook entries were used for the data analysis. The teacher’s descriptions and comments on her pedagogical practice were compared to the students’ impressions and motivational levels in an attempt to understand this English classroom-system motivational dynamics and self-organization processes, focusing on how this teacher’s and her students’ motivation co-adapt and soft-assemble, influencing and being influenced by the context. The results seem to confirm not only that student motivation and teacher motivation are deeply interrelated, but also that they interact organically and continually, revealing that the context is contingent.<hr/>RESUMO Este artigo pretende discutir a inter-relação entre a motivação de uma professora de inglês de uma escola pública federal de nível médio do Brasil e a de seus estudantes sob a perspectiva dos sistemas dinâmicos complexos. Com base em três narrativas orais e 14 entradas de diário, a prática pedagógica da professora foi descrita e seus comentários comparados às impressões dos estudantes, em uma tentativa de compreender a dinâmica motivacional e os processos de auto-organização dessa sala de aula enquanto sistema, focando em como a motivação da professora e a dos estudantes se coadaptam e assumem configurações temporárias, influenciando e sendo influenciadas pelo contexto. Os resultados parecem confirmar não somente que a motivação da professora e a motivação dos estudantes estão profundamente inter-relacionadas, mas também que elas interagem orgânica e continuamente, revelando que o contexto é contingencial. <![CDATA[Epistemological challenges in Applied Linguistics: corporeality, discourses and identities of a teacher in a demonstration class]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-63982017000200247&lng=es&nrm=iso&tlng=es ABSTRACT In this paper, we aim to shed light on the theoretical-analytical contributions obtained from the articulation of the dialogical perspective of language (BAKHTIN, 2000) and its performative view (BUTLER, 2003; BAUMAN; BRIGGS, 2008). The investigation is informed by a socioconstructionist epistemology of discourse and social identities (MOITA LOPES; 2006), and guided by the applied studies of language in situated contexts (RAMPTON, 2006) with a view to establishing a dialogue between local interaction and translocal/transhistorical dimensions. We begin by problematising the constructs of language, subject, reality and knowledge, key to any politically engaged research aimed at inventing alternatives for issues of contemporary life. We then present an analysis of the corporeal-discursive identitary performance of a teacher giving her demonstration class in a public selection as a way of illustrating our theoretical framework.<hr/>RESUMO Neste artigo, pretendemos explicitar contribuições teórico-analíticas advindas da articulação entre as perspectivas discursivas dialógica (BAKHTIN, 2000) e performativa (BUTLER, 2003; BAUMAN; BRIGGS, 2008) da linguagem, orientadas por epistemologia socioconstrucionista do discurso e das identidades sociais (MOITA LOPES; 2006), aos estudos aplicados de linguagem em contextos situados (RAMPTON, 2006), de modo a estabelecer diálogo contextual entre a interação local e dimensões translocais e transhistóricas. Para tal, problematizamos os construtos de linguagem, sujeito, realidade e conhecimento, essenciais para pesquisas engajadas política e eticamente na construção de conhecimento e na invenção de alternativas para questões da vida contemporânea. Ademais, apresentamos análise de performance corpóreo-discursiva identitária de docente em prova didática de concurso público visando ilustrar o percurso teórico apresentado. <![CDATA[Visual sonority in Brazilian Sign Language literature]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-63982017000200277&lng=es&nrm=iso&tlng=es ABSTRACT The idea of sonority in sign languages was treated by Perlmutter (1992) as perceptibility, a property of a segment that uses movement rather than one in which the hands stay in the same position. Sandler (1993) states that the visual salience of movement in sign languages plays a role similar to sonority in spoken languages. For Brentari (1998), perceptually, a sign is visible from considerable distances, and measurement of its visual sonority is based on the joints involved in its production. This work focuses on visual sonority in literature in Brazilian Sign Language and considers the relevance of manual and non-manual elements, rhythm, symmetry, the scale of signs, and the effect of video on this concept. Two signed stories “The King’s Parrot” and “Little Ping Pong Ball” were analysed, highlighting specific signs in which the use of joints, non-manual features, and other resources are influenced by the size of the performance space and the distance of the audience from the signing. Three types of ‘sonority’ were observed: in the movement of the whole body on the stage, in the size of arms and trunk movement, and in the hands. In addition to the joints, non-manual features, rhythm and symmetry play an important role in visual sonority and influence the viewer’s experience.<hr/>RESUMO A noção de sonoridade nas línguas de sinais foi tratada por Perlmutter (1992) como perceptibilidade, a propriedade que tem o movimento em comparação a um segmento em que as mãos permaneçam em uma única posição. Sandler (1993) diz que a saliência visual no movimento joga um papel nas línguas de sinais semelhante à sonoridade nas línguas orais. Para Brentari (1998), perceptualmente, um sinal pode ser visto a grandes distâncias e sua sonoridade visual é mensurada com base nas juntas envolvidas. Este trabalho foca a sonoridade visual na literatura em Língua Brasileira de Sinais e discute como elementos manuais e elementos não manuais (ENM), ritmo, simetria, escala dos sinais e efeitos do vídeo têm relevância para este conceito. Assim, observou-se, nos contos sinalizados “O Papagaio do Rei” e “Bolinha de Ping-Pong”, como são ressaltados determinados sinais a partir das juntas, dos ENM e outros recursos e a influência do tamanho do espaço e a distância da plateia na sinalização. Como resultado, foram observados três tipos de “sonoridades”: foco em todo o corpo; da cintura/ tronco para cima; e nas mãos. Foi possível perceber que, além das juntas, os ENM, o ritmo e a simetria têm um papel importante para a sonoridade visual e influenciam a experiência do espectador. <![CDATA[Sociopragmatic failure revisited: the case of intercultural communication between Brazilians and Americans]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-63982017000200307&lng=es&nrm=iso&tlng=es ABSTRACT This article aims to discuss the concept of sociopragmatic failure (THOMAS, 1983) by focusing on American interviewees’ perceptions of the phenomenon as arising from utterances spoken by Brazilian learners of English. To achieve this aim, interviews were conducted with three American teachers working in Brazil. After watching video excerpts from previously recorded English classes, interviewees pointed out which utterances sounded inappropriate to them and commented on their perceptions of learners featured in the video, as well as on their experiences with Brazilian learners in general. Their responses were used as evidence for the hypothesis that different types of linguistic asymmetry - namely, structural, pragmatic, sociolinguistic, and discourse-related - can lead to sociopragmatic failure.<hr/>RESUMO Este artigo tem como objetivo discutir o conceito de falha sociopragmática (THOMAS, 1983) focando em percepções de entrevistados americanos a respeito desse fenômeno em enunciados produzidos for aprendizes brasileiros de inglês. Para atingir esse objetivo, entrevistas foram feitas com professores americanos que ensinam inglês no Brasil. Após assistirem a trechos de vídeos de aulas de inglês previamente filmadas, os entrevistados apontaram quais enunciados soaram inapropriados para eles e comentaram a respeito de suas percepções com relação aos aprendizes que aparecem nos vídeos e também com relação as suas experiências com aprendizes brasileiros em geral. As respostas foram usadas como evidências para a hipótese de que diferentes tipos de assimetria linguística - ou seja, estrutural, pragmática, sociolinguística, ou discursiva - podem levar a falhas sociopragmáticas. <![CDATA[English as a Lingua Franca: Applied Linguistics, Marxism, and Post-Marxist theory]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-63982017000200335&lng=es&nrm=iso&tlng=es ABSTRACT This paper is motived by a reading of “English as a Lingua Franca: An Immanent Critique” (O’REGAN, 2014), who claims that ELF researchers place their work at the forefront of debates with regard to what function and form English should play in the lives of its numerous speakers worldwide. O’Regan questions the use of an epistemology based on a positivist and objectivist paradigm, connected to a postmodernist and poststructuralist ‘sensibility’. To attempt a fair analysis of O’Regan’s critique of ELF, I consider it essential to examine Marxist theory in the light of the analyses of Sim’s (2000) Post-Marxism and of the work published by Laclau and Mouffe (1985). My reading leads me to claim that traditional Marxist thinking is compromised by its association with authoritarian and totalitarian stances, as opposed to Post-Marxist views of pluralism, libertarianism, and openness to the cultural climate of postmodernism. Based on the disillusions of post-Marxist thinkers, I conclude that the views of classical Marxism are not applicable to ‘English as a Lingua Franca’<hr/>RESUMO A motivação deste artigo se deve a minha leitura do trabalho “English as a Lingua Franca: An Immanent Critique” (O’ REGAN, 2014) que afirma que os pesquisadores ligados a ELF situam- no centro de debate com respeito à função e à forma que a língua inglesa deve desempenhar por parte dos numerosos falantes no mundo inteiro. O’ Regan questiona o uso de uma epistemologia baseada num paradigma positivista e objetivista atrelado a uma “receptividade” pós-modernista e pós-estruturalista. Com a finalidade de alinhavar uma análise ponderada da crítica a ELF elaborada por O’ Reagan, afirmo que é essencial examinar a teoria Marxista à luz da abordagem pós-Marxista de SIM (2000) e à análise da obra de LACLAU e MOUFFE (1985). A leitura dessas fontes me leva a argumentar que a teoria clássica do marxismo é comprometida devido a sua ligação com posturas autoritárias e totalitárias em contraste com a visão pluralista, libertária e abertura ao clima cultural do pós-modernismo. Com base na desilusão dos pensadores pós-marxistas, concluo que as ideias do marxismo tradicional não são aplicáveis ao Inglês como Língua Franca. <![CDATA[Hidden features in global knowledge production: (re)positioning theory and practice in academic writing]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-63982017000200355&lng=es&nrm=iso&tlng=es ABSTRACT A key challenge for applied linguistics is how to deal with the historical power imbalance in knowledge production between the global north and south. A central objective of critical applied linguistics has been to provide new epistemological foundations that address this problem, through the lenses of post-colonial theory, for example. This article shows how the structure of academic writing, even within critical traditions, can reinforce unequal transnational relations of knowledge. Analysis of Brazilian theses and publications that draw on the multiliteracies framework identifies a series of discursive moves that constitute “hidden features” (STREET, 2009), positioning “northern” theory as universal and “southern” empirical applications as locally bounded. The article offers a set of questions for critical reflection during the writing process, contributing to the literature on academic literacies.<hr/>RESUMO Um dos principais desafios da Linguística Aplicada é como lidar com o desequilíbrio de poder entre os países do “norte” e do “sul” global na produção de conhecimento. Um objetivo central da Linguística Aplicada Crítica tem sido providenciar novas bases epistemológicas para enfrentar esse problema, por meio de perspectivas pós-coloniais, por exemplo. Este artigo mostra como a estrutura da escrita acadêmica, mesmo dentro de tradições críticas, pode reforçar relações de conhecimento desiguais. A análise de teses e publicações brasileiras que se apoiam no quadro teórico dos multiletramentos identifica uma série de movimentos discursivos que configuram “elementos ocultos” (STREET, 2009), posicionando a teoria do “norte” como universal e aplicações empíricas no “sul” como localmente restritas. O artigo oferece um conjunto de perguntas para reflexão crítica durante o processo de escrever, contribuindo à literatura sobre letramentos acadêmicos.