Scielo RSS <![CDATA[Revista Brasileira de Linguística Aplicada]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=1984-639820140003&lang=es vol. 14 num. 3 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[<b>Editor's note</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-63982014000300001&lng=es&nrm=iso&tlng=es <![CDATA[<b>Learning memorial and teacher education: constitutive voices of the relation between learning/teaching foreign languages</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-63982014000300002&lng=es&nrm=iso&tlng=es O objetivo deste trabalho é discutir uma pesquisa que investigou representações construídas em memoriais de aprendizagem, escritos por professores pré-serviço de línguas estrangeiras (LEs), em uma universidade federal do estado de Minas Gerais. O foco foi não apenas compreender como esses professores significam seus processos de aprendizagem de LE, mas também problematizar os possíveis impactos dessas significações em sua futura vida profissional. A pesquisa adotou uma perspectiva inter/transdisciplinar (Linguística Aplicada, Análise do Discurso francesa e Análise Dialógica do Discurso) para examinar como a LE, o processo de ensino-aprendizagem e os sujeitos são representados. Os resultados acenam que a relação dos professores no que diz respeito às suas experiências de aprendizagem na LE é norteada por representações que revelam sua incompletude, bem como sua constante e contínua interpelação de tornar-se sujeito na LE.<hr/>The aim of this paper is to discuss a study that investigated representations constructed in learning memorials written by pre-service foreign language (FL) teachers in a federal university of the state of Minas Gerais, Brazil. The focus was not only to understand how these teachers signify their FL learning processes, but also to problematise the possible impacts of these significations on their future professional lives. This research adopted an inter/transdisciplinary approach (Applied Linguistics, French Discourse Analysis and Dialogical Discourse Analysis) to examine how the FL, the teaching-learning process and the subjects are represented. The findings indicate that teachers' relations concerning their learning experiences in FL are guided by representations that reveal their incompleteness as well as their constant and continuing interpellation to become a subject in FL. <![CDATA[<b>Reflections of english teachers in initial training on the use of new technologies</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-63982014000300003&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo objetiva investigar as reflexões de professores de inglês em formação inicial sobre o uso de novas tecnologias para o ensino e aprendizagem de línguas, após a realização de uma disciplina a distância de um curso de Licenciatura em Letras, que enfoca a discussão desse tema. O corpus utilizado para o seu desenvolvimento é composto por produções textuais escritas realizadas pelos alunos no âmbito dessa disciplina. Os resultados obtidos possibilitam observar que a maior parte dos alunos envolvidos na pesquisa avalia a experiência na disciplina como positiva, uma vez que percebem a importância da reflexão sobre o uso de novas tecnologias no ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras, na realidade tecnológica em que vivemos.<hr/>The aim of this paper is to investigate the reflections of English teachers in initial training on the use of new technologies for teaching and learning languages after undergoing an on-line discipline, of a Teacher Education Course focused on the discussion of this theme. The corpus used for its development consists of written textual productions composed by the students in the context of this discipline. The results obtained show that most of the students involved in the research assessed the experience in the discipline as positive, since they realize the importance of reflection on the use of new technologies in teaching and learning foreign languages in the technological reality in which we live. <![CDATA[<b>Transnational mediated communication</b>: <b>a discursive analysis of identities of future english teachers on Facebook</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-63982014000300004&lng=es&nrm=iso&tlng=es Tomando potencialmente inovadoras as oportunidades de Comunicação Mediada por Computador no âmbito da formação de professores de inglês, o objetivo deste artigo é analisar as representações da identidade nacional constituídas em um contexto virtual. Duas estudantes de Letras estabeleceram contato com estrangeiros no Facebook e com eles interagiram em língua inglesa. Utilizou-se a Análise Crítica do Discurso para desvendar a organização linguística e ideológica dos discursos nacionais acionados na transição para o contexto transnacional online. Os resultados sugerem a hibridação de estratégias do discurso de contextos offline com os recursos multimodais dos contextos online. Os sujeitos adotaram estereótipos oriundos de centros geradores das dinâmicas de globalização, tanto em escala regional (sudeste do Brasil) como mundial (os EUA).<hr/>Taking Computer Mediated Communication opportunities in the education of English teachers as potentially innovative, the aim of this article is to analyze representations of national identity in a virtual context. Two Brazilian students from a Liberal Arts course established contact with adult foreigners on Facebook and interacted with them in English. A Critical Discourse Analysis approach was used to unveil linguistic organization and ideological reproduction of national speeches added in the transition to the online context. The results suggest a hybridization of discourse strategies taken from both offline contexts and online contexts with their multimodal resources. The participants used stereotypes in their speeches that come from big cities where globalization dynamics are generated, both at a national scale (southeastern region of Brazil) and worldwide (USA). <![CDATA[<b>Genres, multimodality, and literacies</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-63982014000300005&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este trabalho apresenta uma análise da multimodalidade em um ambiente virtual de aprendizagem, bem como da apropriação de novos gêneros discursivos e do letramento acadêmico vivenciado por alunos de um curso de graduação semipresencial. O objetivo foi compreender as relações que os sujeitos constroem entre si e com o próprio ambiente multimodal por meio da escrita online. Os resultados demonstraram que a multimodalidade influencia as escolhas, a navegação e a própria escrita. Percebemos que o texto e o discurso produzidos por esses sujeitos nesse ambiente modificam-se ao longo do tempo, influenciados que são pelas relações que estabelecem entre si, com a própria tecnologia e com o meio acadêmico.<hr/>This paper presents an analysis of multimodality in a virtual learning environment as well as the appropriation of new genres and academic literacy experienced by students in an undergraduate blended course. The objective was to understand the relationships that individuals construct among themselves and with the multimodal environment itself through online writing. The results demonstrated that multimodality influences choices, navigation, and one's own writing style. It could be observed that the text and the discourse produced by these individuals in this environment are modified over time, influenced by the relationships established among themselves, with the technology itself, and with academia. <![CDATA[<b>Educated in Neutral Gender</b>: <b>the Discursive construction of sexuality and gender in a <i>Veja</i> magazine article</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-63982014000300006&lng=es&nrm=iso&tlng=es Neste artigo, analisamos o texto "Educados no sexo neutro", publicado na revista Veja, a fim de compreender como ele constrói, discursivamente, o sentido de masculinidade e de feminilidade. A análise se insere numa perspectiva crítica do discurso (FAIRCLOUGH,1992/2001), apoiada nos estudos sobre gênero e sexualidade (SEDWICK, 1990/2008, LOURO, 2000; MOITA LOPES, 2002; 2006; 2009; BUTLER, 1990/2006). Os resultados demonstram a predominância de um discurso essencialista de identidade sexual apoiado em uma visão hegemônica heteronormativa que procura descrever os indivíduos dentro de um espaço social binário.<hr/>This paper examines the article "Educados no sexo neutro" ("Educated in neutral gender", in English), published by the Brazilian magazine Veja, in order to understand how it discursively constructs the meaning of masculinity and femininity. The analysis is grounded on a critical discourse approach (FAIRCLOUGH, 1992/2001), supported by studies on gender and sexuality (SEDWICK, 1990/2008; LOURO, 2000; MOITA LOPES, 2002; 2006; 2009; BUTLER, 1990/2006). Findings suggest the predominance of an essentialist discourse of sexual identity based on a hegemonic heteronormative view, which seeks to describe individuals within a binary social space. <![CDATA[<b>Genre-Based needs analysis to guide the production of didactic materials in spanish</b>: <b>professional genres of real estate brokers</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-63982014000300007&lng=es&nrm=iso&tlng=es Considerando que a análise de necessidades é fundamental para estruturar o ensino de línguas para fins específicos e para identificar os conteúdos a serem ensinados (DUDLEY-EVANS; ST. JOHN, 1998; RAMOS et al., 2004), este artigo objetiva trazer algumas reflexões teórico-metodológicas a respeito de uma análise de necessidades com base em gêneros de texto. Para isso, utilizamos a proposta de análise do sistema de atividades de Bazerman (2005). O resultado de tal análise permitiu identificar os conjuntos de gênero que caracterizam o contexto laboral dos profissionais do ramo imobiliário e propiciou subsídios para direcionar uma futura elaboração de material didático em torno a gêneros, já que os dados revelaram quais gêneros de texto precisam ser utilizados em espanhol pelos corretores e em quais situações comunicativas isso ocorre dentro do sistema de atividade.<hr/>Considering that the needs analysis phase is essential in structuring Spanish language teaching for specific purposes and in identifying relevant material to be taught (DUDLEY-EVANS; ST. JOHN, 1998; RAMOS et al., 2004), this article aims to offer some theoretical and methodological discussions and results concerning a genre-based needs analysis of texts from the real-estate broker's market. For this, we used the proposal for the analysis of activity systems, as defined by Bazerman (2005). The results from this analysis made it possible to identify the sets of genres which characterize the work context of real estate professionals, and produced a good grounding to guide the future preparation of genre-based didactic materials, given that the obtained data revealed which textual genres in Spanish were needed by these professionals and in which communication contexts of the professionals' activity system these genres emerge. <![CDATA[<b>Reading questions in teaching practice in a support classroom</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-63982014000300008&lng=es&nrm=iso&tlng=es Neste artigo, aborda-se a construção de perguntas de leitura na prática docente em uma Sala de Apoio à Aprendizagem de Língua Portuguesa (SAALP) - 6º ano do Ensino Fundamental, na região Centro-Sul do Estado do Paraná. A partir dos conceitos relacionados ao dialogismo do Círculo de Bakhtin e das contribuições da Linguística Aplicada, buscou-se orientar e acompanhar a prática de um professor de SAALP na elaboração de perguntas de leitura. A coleta de dados deu-se anterior e posteriormente a intervenções teórico-metodológicas de modo colaborativas com o docente, propiciando-lhe aportes teóricos e discussões orientadas a respeito das concepções e das etapas do processo de leitura e suas implicações no ensino e na aprendizagem da língua materna. Os resultados apontam a necessidade de se fornecer ao professor de SAALP subsídios teórico-metodológicos a respeito do processo da leitura, bem como acompanhar e orientar a sua prática pedagógica na elaboração de perguntas de leitura nesse contexto de ensino específico.<hr/>This paper discusses the preparation of reading questions in teaching practice in a Support Classroom for Portuguese Language Learning (SAAPL, in Portuguese) - 6th grade of a regular public school in the South-Central region of the state of Parana. Based upon the concepts discussed within the Bakhtin Circle and contributions from Applied Linguistics, the present work aimed to guide and follow up on one teacher's practice in a SAAPL classroom in his task of preparing after-reading questions. Data collection was performed before and after some theoretical and methodological interventions with the teacher, carried out in a collaborative manner, providing theoretical support and guided discussions on the concepts and stages of the reading process and their implications for the Portuguese language teaching and learning processes. The results indicate the need to provide the SAAPL teacher with theoretical and methodological support in relation to the reading process, as well to supervise and guide his/her practice during the preparation of reading questions in this particular context. <![CDATA[<b>The importance of word-final vowel duration for non-native portuguese speaker identification by means of Support Vector Machines</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-63982014000300009&lng=es&nrm=iso&tlng=es This article studies the acoustic characteristics of some oral vowels in tonic syllables of Brazilian Portuguese (BP) and which acoustic features are important for classifying native versus non-native speakers of BP. We recorded native and non-native speakers of BP for the purpose of the acoustic analysis of the vowels [a], [i], and [u] in tonic syllables. We analyzed the acoustic parameters of each segment using the Support Vector Machines algorithm to identify to which group, native or non-native, a new speaker belongs. When all of the variables were considered, a precision of 91% was obtained. The two most important acoustic cues to determine if a speaker is native or non-native were the durations of [i] and [u] in a word-final position. These findings can contribute to BP speaker identification as well as to the teaching of the pronunciation of Portuguese as a foreign language.<hr/>Este artigo estuda as características acústicas de algumas vogais orais em sílabas tônicas do português brasileiro (PB) e quais aspectos acústicos são importantes para classificar falantes nativos versus não nativos de PB. Gravamos falantes nativos e não nativos de PB com o propósito de realizar uma análise acústica das vogais [a], [i] e [u] em sílabas tônicas. Analisamos parâmetros acústicos de cada segmento usando o algoritmo Máquinas de Vetores Suporte para identificar a qual grupo, nativo ou não nativo, um novo falante pertence. Ao considerar todas as variáveis, obtemos uma precisão de 91%. Os dois índices acústicos mais importantes para determinar se um falante é nativo ou não foram a duração de [i] e [u] na posição final da palavra. Os resultados obtidos podem contribuir à identificação de falantes de PB e ao ensino de pronúncia do português como língua estrangeira. <![CDATA[<b>The handbook of conversation analysis</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-63982014000300010&lng=es&nrm=iso&tlng=es This article studies the acoustic characteristics of some oral vowels in tonic syllables of Brazilian Portuguese (BP) and which acoustic features are important for classifying native versus non-native speakers of BP. We recorded native and non-native speakers of BP for the purpose of the acoustic analysis of the vowels [a], [i], and [u] in tonic syllables. We analyzed the acoustic parameters of each segment using the Support Vector Machines algorithm to identify to which group, native or non-native, a new speaker belongs. When all of the variables were considered, a precision of 91% was obtained. The two most important acoustic cues to determine if a speaker is native or non-native were the durations of [i] and [u] in a word-final position. These findings can contribute to BP speaker identification as well as to the teaching of the pronunciation of Portuguese as a foreign language.<hr/>Este artigo estuda as características acústicas de algumas vogais orais em sílabas tônicas do português brasileiro (PB) e quais aspectos acústicos são importantes para classificar falantes nativos versus não nativos de PB. Gravamos falantes nativos e não nativos de PB com o propósito de realizar uma análise acústica das vogais [a], [i] e [u] em sílabas tônicas. Analisamos parâmetros acústicos de cada segmento usando o algoritmo Máquinas de Vetores Suporte para identificar a qual grupo, nativo ou não nativo, um novo falante pertence. Ao considerar todas as variáveis, obtemos uma precisão de 91%. Os dois índices acústicos mais importantes para determinar se um falante é nativo ou não foram a duração de [i] e [u] na posição final da palavra. Os resultados obtidos podem contribuir à identificação de falantes de PB e ao ensino de pronúncia do português como língua estrangeira. <![CDATA[<b><i>EaD em tela</i></b><b>: docência, ensino e ferramentas digitais</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-63982014000300011&lng=es&nrm=iso&tlng=es This article studies the acoustic characteristics of some oral vowels in tonic syllables of Brazilian Portuguese (BP) and which acoustic features are important for classifying native versus non-native speakers of BP. We recorded native and non-native speakers of BP for the purpose of the acoustic analysis of the vowels [a], [i], and [u] in tonic syllables. We analyzed the acoustic parameters of each segment using the Support Vector Machines algorithm to identify to which group, native or non-native, a new speaker belongs. When all of the variables were considered, a precision of 91% was obtained. The two most important acoustic cues to determine if a speaker is native or non-native were the durations of [i] and [u] in a word-final position. These findings can contribute to BP speaker identification as well as to the teaching of the pronunciation of Portuguese as a foreign language.<hr/>Este artigo estuda as características acústicas de algumas vogais orais em sílabas tônicas do português brasileiro (PB) e quais aspectos acústicos são importantes para classificar falantes nativos versus não nativos de PB. Gravamos falantes nativos e não nativos de PB com o propósito de realizar uma análise acústica das vogais [a], [i] e [u] em sílabas tônicas. Analisamos parâmetros acústicos de cada segmento usando o algoritmo Máquinas de Vetores Suporte para identificar a qual grupo, nativo ou não nativo, um novo falante pertence. Ao considerar todas as variáveis, obtemos uma precisão de 91%. Os dois índices acústicos mais importantes para determinar se um falante é nativo ou não foram a duração de [i] e [u] na posição final da palavra. Os resultados obtidos podem contribuir à identificação de falantes de PB e ao ensino de pronúncia do português como língua estrangeira.