Scielo RSS <![CDATA[Revista Brasileira de Linguística Aplicada]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=1984-639820160003&lang=es vol. 16 num. 3 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[Attention Deficit Hyperactivity Disorder: implications for the reader constitution]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-63982016000300309&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo: O objetivo deste artigo é, por meio de um relato de caso, demonstrar as implicações do diagnóstico de TDAH para a constituição leitora do aprendiz. Para tanto, apresentamos a história de Miguel, estudante do 6º ano do ensino fundamental e portador do diagnóstico de TDAH desde os 7 anos de idade. Para a geração dos dados, foram realizadas entrevistas com o menino, seus professores e sua mãe, além de avaliação de leitura e escrita e pesquisa documental. Os dados foram analisados conforme a perspectiva sócio-histórica. Os resultados revelam que a internalização da condição de desatento e agitado influenciou desfavoravelmente a formação leitora da criança. Conclui-se que a escola, antes de encaminhar o aluno considerado muito ativo para profissionais de saúde, poderia acolhê-lo em sua singularidade, promovendo, entre outras ações, a sua inserção em práticas de leitura e escrita significativas.<hr/>Abstract: The aim of this article is, by means of a case report, demonstrating the implications of the diagnosis of ADHD for the learning reader's constitution. For this, we present story of Miguel, a student of the 6th grade of the elementary school and be are for the diagnosis of ADHD since the age of 7. To generate the data, interviews were conducted with the boy, his teachers and his mother, as well as the evaluation of his reading and writing, and a documentary research. The data have been analyzed according to socio-historical perspective. The findings reveal that the internalization of the inattentive and restless condition unfavorably influenced the child's reader constitution. It is concluded that the school, before forwarding the student considered very active for health professionals, could accept him in his uniqueness, promoting, among other actions, their integration in significant reading and writing practices. <![CDATA[Critical genre analysis and the reading of palavramundo exercise: possible dialogues]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-63982016000300335&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo: O presente artigo tem por objetivo discutir as possibilidades de leitura crítica a partir das noções de leitura enquanto prática social, proveniente da Análise Crítica de Gênero e de leitura da palavramundo de Paulo Freire. Para tanto, far-se-á: i) uma apresentação do que seja a ACG; ii) uma discussão acerca da concepção de leitura crítica, fruto da articulação da perspectiva freireana à ACG e, por fim, iii) apresentar-se-á um exemplo de análise de gênero midiático a partir dessas postulações. O artigo se encerra apontando possíveis contribuições dessa discussão para o trabalho de leitura crítica no ensino de língua(gem).<hr/>Abstract: This article aims to discuss the possibilities of critical reading from the notion of reading as a social practice, arising from the Critical Genre Analysis and the reading of palavramundo, written by Paulo Freire. To accomplish this, this article will make: i) a presentation about the CGA; ii) a discussion about the concept of critical reading, result of the articulation between Freire's perspective towards CGA, and, finally, iii) a presentation of an example of media genre analysis from these nominations. The article finishes pointing out possible contributions of this discussion to the critical reading in language teaching. <![CDATA[Language action, awareness, and teacher's professional development in continued education]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-63982016000300365&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo: Neste artigo, discute-se a relação entre o conceito de gênero de texto e o desenvolvimento profissional de professores em formação continuada. Entendido como instrumento psicológico, observa-se como o conceito de gênero de texto foi mobilizado em entrevistas realizadas com uma professora em formação continuada, procurando evidenciar "pistas" que esse agir linguageiro nos dá acerca de seu (possível) desenvolvimento profissional, ao evocar um processo de tomada de consciência sobre o trabalho docente com projetos didáticos de gênero. De natureza qualitativa-interpretativista, a pesquisa, empreendida, à luz dos princípios do Interacionismo Sociodiscursivo, procura destacar a articulação entre episteme e práxis no trabalho do professor em formação continuada. Os resultados obtidos sugerem que o debate social instaurado no processo de formação tem reflexos positivos no desenvolvimento do professor, ao propiciar que ele reflita sobre seu trabalho e aproprie-se de novas formas de agir, pautadas no conceito de gênero de texto.<hr/>Abstract: This article discusses the relationship between the text genre concept and teacher's professional development in continued education. This study examined how the text genre concept, taken as a psychological tool, was assembled in interviews with a teacher in continued education in order to show "clues" given by the language action about his/her (possible) professional development, evoking a process of awareness about teaching work with didactic genre projects. The conducted research, of qualitative-interpretative nature and enlightened by the principles of Sociodiscursive Interacionism, seeks to highlight the link between episteme and practice in teachers' work in continued education. Results suggest that the social debate initiated in the training process has positive effects on teacher development by providing them with a reflection on their work and an appropriation of new ways of acting, guided by the text genre concept. <![CDATA[The influence of the other's presumed reaction regarding the production of utterances of official genres]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-63982016000300387&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo: Este artigo analisa as relações dialógicas que se engendram no Parecer CONAES n. 4/2010 que trata sobre a criação do Núcleo Docente Estruturante (NDE) no âmbito dos cursos de graduação, normatizada pela Resolução CONAES n. 01/2010. A mudança na estrutura do Parecer, a incorporação de discurso de outrem ao discurso do enunciador e o modo como este se orienta para o seu interlocutor e suas possíveis reações-respostas são especialmente observados a partir do lugar teórico e metodológico dos estudos de Bakhtin e o Círculo. A leitura dialógica do documento permitiu constatar que os sentidos do texto se constroem na fronteira entre a reação presumida dos interlocutores diante da exigência da criação de um novo órgão nas estruturas acadêmico-administrativas das Instituições de Educação Superior do Brasil e a apreciação valorativa do enunciador acerca do evento, internalizada na materialidade do enunciado.<hr/>Abstract: This article focuses on the dialogical relations engendered in Parecer CONAES n. 4/2010 which deals with the creation of the Structuring Professoriate Group (Núcleo Docente Estruturante - NDE) as part of the undergraduate courses, regulated by the Resolução CONAES n. 01/2010. The changing structure of the Parecer, the incorporation of the Other's discourse to the discourse of the speaker and how he guides himself towards his interlocutor and the possible reactions-responses of the last one are investigated especially from the theoretical and methodological perspectives of Bakhtin's Dialogic Studies. The dialogic reading of the official document allowed to verify that the senses of the text are built on the border between the presumed reaction of interlocutors on the requirement of setting up a new staff in the academic and administrative structures of higher education institutions in Brazil and the process of evaluation of the enunciator about the event, internalized in the materiality of the statement. <![CDATA[Two times: "past' and "nowadays" in the reactionary and conservative discourses]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-63982016000300413&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo: Analisa-se, a partir do referencial teórico-metodológico da Análise do Discurso de tradição francesa (AD), o funcionamento das comparações do tipo "antigamente e hoje em dia" nos discursos reacionário-conservadores, isto é, aqueles que estruturam a história a partir da dicotomia entre o tempo de antigamente (passado) e o tempo de hoje (presente), atribuindo a este valores negativos e àqueles valores positivos. Como corpus foram selecionadas três músicas do site Letras.mus.br (http: //letras.mus.br): Antigamente (Mestre Toni Vargas), que descreve o Rio de Janeiro, em uma perspectiva temporal; Antigamente (Palavra Cantada), que discorre sobre o tempo de modo mais subjetivista; Mágoa de boiadeiro (Sérgio Reis), que problematiza as positividades e negatividades do progresso. A relação entre sujeito, tempo, discurso e realidade é compreendida a partir dos conceitos de só-depois, em Freud (1893-1895; 1917), e tempo lógico, em Lacan (1945).<hr/>Abstract: It is analyzed, from the theoretical and methodological reference of the French tradition of Discourse Analysis (DA), the operation of the comparisons of the type "past and nowadays" in the reactionary-conservative discourses, that is, those that structure the story from the dichotomy between the time of old (past) and the time of day (present), attributing to these negative values and positive values to that. As corpus, three songs were selected from the Letras.mus.br site (http: //letras.mus.br): Antigamente (Mestre Toni Vargas), that describes the Rio de Janeiro, in a time perspective; Antigamente (Palavra Contada), which discourses the most subjectivist time mode; Mágoa de boiadeiro (Sérgio Reis), that discusses the positivity and negativity of progress. The relationship among subject, time, discourse and reality is understood from concepts of "a posteriori", in Freud (1893-1895; 1917), and "logical time", in Lacan (1945). <![CDATA[Usage-based grammar teaching: teachers' experience with material development]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-63982016000300441&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo: Este artigo discute a noção de gramática, com base no uso apresentando uma proposta de ensino de gramática voltada para uma perspectiva discursiva, que objetiva abordar as complexidades do sistema gramatical como dependentes dos propósitos comunicativos a que servem. O artigo traz ainda uma análise de atividades didáticas desenvolvidas pelos participantes de um curso de especialização em ensino de inglês oferecido por uma universidade pública brasileira. Essas atividades demonstram como uma visão teoricamente informada sobre gramática e uso pode ser operacionalizada no ensino de línguas estrangeiras.<hr/>Abstract: This article discusses the notion of grammar based on use by presenting a discursive approach to grammar teaching, aiming at discussing the complexities of the grammatical system as a function of its communicative purposes. The article also brings an analysis of some grammar activities developed by Brazilian teachers of English as a foreign language from an in-service diploma course at a public university in Brazil. Such activities corroborate the idea that a theoretical approach to grammar and use can be an integral part of language teaching. <![CDATA[Self-perceived Non-nativeness in Prospective English Teachers' Self-images]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-63982016000300461&lng=es&nrm=iso&tlng=es Abstract: The native speaker fallacy has been identified as one of the most prevailing and harmful language ideologies to affect non-native speaker teachers (NNSTs) around the world. By examining how participants' self-perceived non-nativeness shape their self-images as prospective English teachers in Colombia, this mix-method study seeks to contribute to expand this body of research in the Latin American context. Findings in this study revealed a dichotomy in participants' self-perceptions: though they do not regard their non-nativeness as a potential problem in their future careers because of their ongoing education and their advantages as NNSTs, they see themselves in an unfavorable position compared to native speaker teachers concerning their "non-ideal language ability and cultural knowledge."<hr/>Resumo: A falácia do falante nativo tem sido identificada como uma das ideologias mais prevalentes e prejudiciais a afetar os professores falantes não-nativos (NNSTs). Através da análise de como a autopercepção da não-natividade dos participantes forma sua autoimagem como futuros professores de inglês na Colombia, este estudo envolvendo métodos mistos procura contribuir para expandir esse corpo de pesquisa no contexto da América Latina. Resultados deste estudo revelaram uma dicotomia na autopercepção dos participantes: embora eles não considerem a sua não-natividade como um problema em potencial nas suas carreiras futuras, por causa da sua educação continuada e suas vantagens como NNSTs, em relação aos professores nativos, os NNSTs se veem em uma posição desfavorável por sua "habilidade de língua e conhecimento cultural não-ideais". <![CDATA[Towards an interdisciplinary ICT applied ethics: language matters]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-63982016000300493&lng=es&nrm=iso&tlng=es Abstract: This study seeks to support an interdisciplinary, theory-practice integrated work on the applied ethics of information and communication technologies (ICT). Current work on applied ICT ethics is of a disciplinary nature and seeks to apply traditional philosophical norms to novel situations that are not easily identified by analogy to previous cases. I propose an alternative view in which ICTs are seen as a moral environment and ethical agents are seen as human-computer hybrids (cyborgs) whose experiences acquire ethical value ecologically. To implement such a view, I propose employing two different kinds of semiotics: a semiotics of meaning-making that is open to the environmental effects of cyborg acts across scales, and a material semiotics that allows for interdisciplinary practitioners to recognize the modes of existence involved in the ethical issues and work out better means-ends relationships among the modes pertinent to each discipline.<hr/>Resumo: Esta pesquisa busca apoiar um trabalho interdisciplinar que integre teoria e prática acerca de uma ética aplicada das tecnologias digitais da informação e comunicação. O trabalho atual em ética aplicada das TIC é de natureza disciplinar e busca aplicar normas filosóficas tradicionais às novas situações as quais não são facilmente identificadas por analogia a casos anteriores. Eu proponho uma visão alternativa pela qual as TIC são vistas como um ambiente ético e os agentes éticos são vistos como híbridos humano-computador (ciborgues) cujas experiências adquirem valor ético ecologicamente. Para implementar esta visão, proponho que se empregue dois tipos distintos de semiótica: uma semiótica da significação que esteja aberta aos efeitos ambientais das atividades dos ciborgues em diferentes escalas, e uma semiótica material que permita aos praticantes de diferentes disciplinas reconhecerem os modos de existência envolvidos nas questões éticas e buscarem melhores relações do tipo meio-fim entre os modos implicados por cada disciplina.