Scielo RSS <![CDATA[Revista Brasileira de Linguística Aplicada]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=1984-639820160002&lang=es vol. 16 num. 2 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[English distance learning: possibilities and limitations of MEO for the Flipped Classroom]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-63982016000200181&lng=es&nrm=iso&tlng=es Abstract: The study investigates possibilities and limitations of the course My English Online (MEO) for the inverted classroom format. Two hundred and eighty-nine Brazilian federal university students evaluated MEO software in terms of usability features. Three participants were interviewed for data triangulation. Results of the study suggest that users with more experience are more sensitive to aspects of human-computer interaction than less experienced ones, particularly when the criteria of Flexibility, User Experience, Informational Density and Feedback are considered. In addition, findings also show that the speaking and writing skills are the most difficult to develop in MEO course. The study concludes that, in order to overcome limitations in MEO, especially in terms of the Feedback criterion, the software can and should be used in the flipped classroom format.<hr/>Resumo: O estudo investiga as possibilidades e limitações do curso My English Online (MEO) para a sala de aula invertida. Duzentos e oitenta e nove participantes avaliaram o software em termos de características de usabilidade. Três participantes foram entrevistados para a triangulação de dados. Os resultados sugerem que usuários mais experientes são mais sensíveis aos aspectos de interação humano-computador do que usuários menos experientes, particularmente quando os critérios Flexibilidade, Experiência do Usuário, Densidade Informacional e Feedback são considerados. Os resultados também mostraram que as habilidades de fala e escrita são as mais difíceis de desenvolver no MEO. O estudo conclui que as limitações do MEO, especialmente em relação ao critério Feedback, podem ser superadas se ele for usado no formato de sala de aula invertida. <![CDATA[Language learning apps or games: an investigation utilizing the RETAIN model]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-63982016000200209&lng=es&nrm=iso&tlng=es Abstract: Combining games with mobile devices can promote learning opportunities at the learners' fingertips and enable ubiquitous learning experiences. As teachers increasingly assign games to reinforce language learning, it becomes essential to evaluate how effective these applications are in helping students learn the content or develop the skills that the games are reinforcing. This article examines two English language learning apps under the RETAIN model (GUNTER; KENNY; VICK, 2008). The findings indicate that although these apps offer some language learning opportunities, they do not present scenario-based quality or gameplay, among other elements, if they are to be considered games.<hr/>Resumo: A combinação de jogos e dispositivos móveis pode promover oportunidades de aprendizagem ao alcance dos aprendizes e permitir experiências de aprendizagem ubíquas. Uma vez que professores cada vez mais usam jogos para reforçar a aprendizagem de línguas, torna-se essencial avaliar o quão eficiente esses aplicativos são em ajudar os estudantes a aprender o conteúdo e desenvolver as habilidades que eles estão reforçando. Este estudo examina dois apps para a aprendizagem de língua inglesa utilizando o modelo RETAIN. Os resultados apontam que embora esses apps ofereçam algumas oportunidades de aprendizagem de línguas, eles não apresentam cenários ou gameplay entre outros elementos necessários para serem considerados jogos. <![CDATA[Developing critical literacy in a PARFOR teaching practicum module]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-63982016000200237&lng=es&nrm=iso&tlng=es Abstract: This paper aims to describe a distance education experience that took place in a teaching practicum module of PARFOR (National Plan for Educating Primary and Secondary School Teachers) at the Federal University of Uberlândia. With the aim of promoting a discussion about race and ethnicity in Brazil, the materials and activities of this module were devised in a critical literacy perspective (KNOBEL AND LANKSHEAR, 2011; COPE AND KALANTZIS, 2012). The paper begins with a discussion of relevant issues concerning learning and literacy in distance education today, and then moves on to a brief description of this teaching practicum module. After an analysis of two tasks from this module, we conclude by reflecting on some of the shortcomings regarding the implementation of the course, and suggesting ways in which they could be overcome.<hr/>Resumo: Este artigo objetiva descrever uma experiência de educação a distância que aconteceu em um módulo de prática de ensino do PARFOR (Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica) na Universidade Federal de Uberlândia. Com o objetivo de promover uma discussão sobre raça e etnicidade no Brasil, os materiais e atividades desse módulo foram elaborados em uma perspectiva de letramento crítico (KNOBEL AND LANKSHEAR, 2011; COPE AND KALANTZIS, 2012). O artigo começa com uma discussão de questões relevantes sobre aprendizado e letramento na educação a distância atualmente, e em seguida faz uma breve descrição desse módulo de prática de ensino. Após uma análise de duas tarefas desse módulo, concluímos com uma reflexão sobre algumas das dificuldades em relação à implementação do curso, e sugerindo formas em que elas podem ser superadas. <![CDATA[El discurso pro-minero en Argentina. Un estudio de caso a partir de la empresa minera La Alumbrera]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-63982016000200257&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumen: El presente trabajo abordó las estrategias de legitimación mega-mineras en la Argentina, a partir de la construcción de un discurso pro-minero. Para ello, trabajamos a partir del estudio de caso de la empresa minera La Alumbrera y su estrategia comunicacional, analizando publicaciones de la revista Minera Alumbrera. Centramos nuestro análisis en reconstruir los modos en que la empresa proyecta una imagen de sí misma (ethos) (Amossy, 2000), la escena enunciativa a la que apela para hacerlo (Maingueneau, 1998) y los lugares comunes (topoi) de los cuales se vale (Perelman, 1989). La Alumbrera construye en sus publicaciones un ethos pedagógico a partir de una escenografía profesoral que se orienta a legitimar sus emprendimientos en un contexto de creciente conflictividad socioambiental.<hr/>Resumo: Este artigo abordou as estratégias de legitimação da mega mineração na Argentina, desde a construção de um discurso pró-mineração. Para isso, trabalhamos a partir do estudo de caso da mineradora La Alumbrera e sua estratégia de comunicação, analisando publicações da Revista Minera Alumbrera. Concentramos nossa análise na reconstrução dos modos nos quais a empresa projeta uma imagem de si mesma (ethos) (Amossy, 2000), a cena enunciativa que apela para fazê-la (Maingueneau, 1998) e os lugares-comuns (topoi) dos quais se vale (Perelman, 1989). La Alumbrera constrói em suas publicações um ethos pedagógico a partir de uma cenografia professoral que visa a legitimar seus negócios em um contexto de crescentes conflitos socioambientais.<hr/>Abstract: This paper addresses the strategies of legitimation of mega-mining in Argentina, from the building a pro-mining speech. We worked from a case study of the mining company La Alumbrera and its communication strategy, analyzing the publication "Revista Minera Alumbrera". We focused our analysis on rebuilding the ways in which the company projects an image of itself (ethos) (Amossy, 2000); the enunciative scene that appeals to do so (Maingueneau, 1998); and the commonplaces used (Perelman, 1989). Alumbrera builds an educational ethos in its publications from a professorial set that aims to legitimize their businesses in a context of growing socio-environmental conflicts. <![CDATA[Construction of reflection in academic writing by pre-service teachers]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-63982016000200277&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo: Investigamos os usos de complexos oracionais em que as orações primárias são identificadas como orações mentais na escrita acadêmica reflexiva realizada em relatórios escritos por professores em formação inicial. Os textos foram produzidos como avaliação final de disciplinas obrigatórias de estágio supervisionado em três licenciaturas, Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Matemática, sendo dada ênfase a essa última. As principais categorias analíticas são os componentes experiencial e lógico, integrantes da metafunção ideacional da linguagem, proposta na abordagem gramatical da Linguística Sistêmico-Funcional. Os resultados mostraram a construção recorrente de representações dos próprios autores como experienciadores dos fenômenos atrelados aos processos mentais perceptivos e cognitivos. Esses processos são responsáveis, respectivamente, pela elaboração de sequências textuais descritivas e narrativas e pela explicitação de posicionamentos mais críticos.<hr/>Abstract: We have investigated the uses of clause complexes in which primary clauses are identified as mental clauses in reflective academic writing present in reports written by pre-service teachers. The texts were produced as a final evaluation for compulsory Teaching Practice disciplines in Portuguese, English, and Mathematics Teacher Education courses, with greater emphasis on the latter. The main analytical categories are the experiential and logic components that integrate the ideational metafunction of language proposed in the grammatical approach of Systemic Functional Linguistics. Results have shown the recurrent construction of representations by the authors themselves as those that experience the phenomena related to perceptive and cognitive mental processes. These processes are responsible, respectively, for the elaboration of descriptive and narrative textual sequences, as well as for the explicitness of more critical positioning.