Scielo RSS <![CDATA[Revista Brasileira de Linguística Aplicada]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=1984-639820160001&lang=pt vol. 16 num. 1 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[Mosaico da linguagem das crianças bilíngues bimodais: estudos experimentais]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-63982016000100001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: O presente trabalho apresenta a metodologia utilizada no estudo experimental que investiga o desenvolvimento bilíngue bimodal de crianças surdas com implante coclear (IC) e crianças ouvintes filhas de pais surdos (Kodas)2, com faixa etária entre 4 e 8 anos. Além desses dois grupos de crianças, participaram da pesquisa crianças surdas filhas de pais surdos ou filhas de pais ouvintes, e adultos ouvintes filhos de pais surdos, com o intuito de constituírem os grupos de controle. Inicialmente, descrevemos o estudo experimental desenvolvido e apresentamos como organizamos as feiras para coleta de dados. E, em seguida, apresentamos os testes utilizados no estudo, que contemplam os aspectos linguísticos da Língua de Sinais Brasileira (Libras) e do Português Brasileiro (PB) e formam o mosaico da linguagem dessas crianças. Concluímos com os resultados gerais das investigações realizadas até o momento.<hr/> Abstract: This article considers the method used in an experimental study investigating the bilingual, bimodal development of deaf children with cochlear implants (CI) and hearing children with deaf parents (Kodas), between four and eight years of age. In addition to these two groups of children, deaf children of deaf parents or hearing parents, and hearing adults who had deaf parents, participated as control groups. First, we describe our experimental study and explain how we organized the data-collection fairs. Next, we outline the tests used in the study, which consider the linguistic aspects of Brazilian Sign Language (Libras) and Brazilian Portuguese (BP) and make up the linguistic mosaic of these children. We conclude with some comments on our preliminary results drawn from the data so far. <![CDATA[Reflexões de professores de inglês em formação sobre o uso de Webquests Interativas e Adaptáveis no processo de ensino e aprendizagem da língua inglesa]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-63982016000100025&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: O presente estudo, de cunho qualitativo, é um recorte da tese de doutorado da autora a qual propôs um novo modelo de Webquest voltado ao ensino de línguas por meio de um sistema interativo de autoria - a ferramenta Elo Cloud. Os resultados aqui apresentados voltam-se ao papel reflexivo de futuros professores de língua inglesa quanto ao uso das Webquests Interativas e Adaptáveis nas práticas de ensino e aprendizagem de línguas. As reflexões feitas a partir da fala dos professores em formação demonstraram que as Webquests Interativas e Adaptáveis são potencializadoras no processo de aprendizagem de línguas por fornecerem conteúdos interativos e dinâmicos que focam no aprendizado da língua inglesa.<hr/> Abstract: This qualitative study is an excerpt from the author's doctoral thesis, which proposed a new Webquest model focused on teaching languages ​​through an interactive authoring system - Elo Cloud tool. The results presented here are about the reflective role of future English teachers in the use of Interactive and Adaptable Webquests in the process of teaching and learning languages. According to the future English teachers, Interactive and Adaptable Webquests enhance the language learning process by providing interactive and dynamic contents that focus on language learning. <![CDATA[Um estudo com Foco na Forma (IFF): o presente do subjuntivo em espanhol]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-63982016000100051&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Este estudo investigou como estudantes brasileiros desenvolvem seu aprendizado no que concerne ao presente do subjuntivo em espanhol, principalmente quando utilizam as conjunções cuando, aunque e donde. A pesquisa foi aplicada com estudantes, de nível intermediário, em uma instituição privada do interior do Estado do Rio Grande do Sul. Como base teórica foi utilizada a IFF com ênfase nas ideias de Spada (1997, 2008, 2010) e Ellis (2001, 2006, 2009). Foram quatro etapas de pesquisa: pré-teste; aulas-tratamento; pós-teste imediato e pós-teste postergado. Para as tarefas orais e escritas foram utilizados como recursos a Plataforma Edmodo e o Programa Team Speak. Durante a análise dos dados foi possível perceber o equívoco existente e o quanto a IFF foi benéfica para a aprendizagem do presente do subjuntivo em espanhol.<hr/>Abstract: This study investigated how Brazilian students develop their learning with regard to the present subjunctive in Spanish, particularly when they use the conjunctions cuando, aunque, and donde. The research was applied to intermediate students at a private institution in the state of Rio Grande do Sul. Form-Focused Instruction (FFI) was applied as the theoretical framework, with an emphasis on the ideas of Spada (1997, 2008, 2010) and Ellis (2001, 2006, 2009). The research included four stages: pre-test, remedial lessons, immediate post-test, and delayed post-test. TheEdmodo Platform and Team Speak Program were used as tools for oral and written assignments. Data analysis illustrated the ongoing misunderstanding and how much FFI was beneficial for learning the present subjunctive in Spanish. <![CDATA[Ficções de si: a escrita entre línguas-culturas]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-63982016000100081&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Neste artigo, propomo-nos a indagar sobre o papel da escrita no aprendizado de línguas estrangeiras e na construção de uma imagem de si em uma língua outra. Para tanto, analisamos excertos da produção textual de aprendizes de português como língua estrangeira, realizada durante o ano letivo de 2013-2014. Inseridos no domínio da Linguística Aplicada, ancoramos esta discussão no cruzamento entre os estudos do discurso, da psicanálise e da desconstrução, entendendo que a escrita na língua do outro não só (d)enuncia o imaginário acerca do estrangeiro, mas também funciona como espelho para uma constituição identitária múltipla e em constante transformação. Os fragmentos analisados permitem-nos afirmar que é possível escrever(-se) para além da estaticidade que, muitas vezes, impera nas atividades de escrita escolares/acadêmicas, o que contribui para a (re)inscrição de si, afetada pela presença constante do outro, enquanto multiplicidade irredutível a uma única língua-cultura.<hr/>Abstract: This paper aim to call into question the role of writing in the foreign language learning process and in the construction of 'self' in another language. To achieve this goal, we analyzed texts written by Portuguese learners, which were produced during the school year of 2013-2014. Inserted in the Applied Linguistics field, this discussion is grounded on the theoretical intersection among discourse, psychoanalysis, and deconstruction studies, and understands that writing in another language not only (de)(an)nounces representations of the foreigner, but also works as a mirror for a multiple identity construction, which is in constant transformation. The data allowed us to state that it is possible to write oneself beyond the stativity that often prevails in school / academic writing activities, which contributes to the (re)inscription of 'self', affected by the constant presence of the other, as an irreducible multiplicity to a single language-culture. <![CDATA[Implicações e problematizações do conceito de<em>intersubjetividade</em>: um enfoque na formação do profissional de línguas]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-63982016000100107&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Este artigo tematiza o conceito de intersubjetividade, com base em Wertsch (1985), com enfoque na formação do profissional de línguas. Constitui uma abordagem que parte da seguinte questão-problema e procura responder a ela:Que relações é possível estabelecer entre: (i) o que avaliamos como um paulatino amadurecimento no domínio teórico visível nas enunciações orais e escritas de acadêmicos sob nossa orientação e (ii) o estreitamento das relações correspondentes a essa mesma orientação institucionalizada entre nós e eles?. Para tanto, apresenta o mencionado conceito deintersubjetidade, problematiza-o, propondo sua ressignificação com base no conceito de encontro do filósofo italiano Augusto Ponzio, e analisa, em uma abordagem interpretativista (MASON, 1996), dados de diário de campo correspondentes a um grupo de pesquisa na área da linguagem, tendo como escopo tal proposta de ressignificação. Os resultados apontam para uma concepção de que a gradação - de que trata o autor norte-americano na tessitura do conceito - implica a condição deencontro para se consolidar. Desse processo decorre, neste caso específico, a autonomia de acadêmicos no tratamento de questões teórico-epistemológicas da área do conhecimento em tela.<hr/> Abstract: In view of Wertsch's (1985) concept of intersubjectivity, this article focuses on the education of language professionals and develops around the following research question: Which relations can be established between: (i) what we call a gradual theoretical maturation of students under our supervision as seen in their oral and written enunciations and (ii) the development of closer relations corresponding to this institutionalized supervision between them and us?. To answer this issue, we introduce the concept ofintersubjectivity, question it, and propose its resignification on the basis of the concept of encontro by the Italian philosopher Augusto Ponzio. An interpretive approach (MASON, 1996) is used to analyze data from field journals corresponding to a language research group. Results suggest that the gradation involved in the concept ofintersubjectivity, as proposed by the American scholar, implies the condition of encontro in order to consolidate. In this context, this process triggers students' autonomy in relation to the theoretical-epistemological issues of the present area of scientific knowledge. <![CDATA[Língua como espaço de poder: uma pesquisa de sala de aula na perspectiva crítica <strong><sup>,</sup></strong>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-63982016000100133&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Em 2014, a primeira autora deste artigo ministrou uma disciplina de Prática Oral 2 de Inglês no curso de Letras da Universidade Federal de Goiás, fundamentada na Linguística Aplicada Crítica. O curso focalizou os temas "raça" e "língua", objetivando problematizar desigualdades sociais e língua como espaço de poder. Essa problematização foi possível não apenas pelos textos lidos, mas também por eventos críticos que aconteceram entre alunas/os e a professora durante o curso. Esses eventos motivaram o relato de outros eventos críticos, vividos pelas/os alunas/os, que aconteceram antes do curso. Neste estudo, analisamos esse conjunto de eventos como compreendendo atos de fala ofensivos que foram atenuados e rearticulados afirmativamente, abrindo a possibilidade de agência (BUTLER, 1997).<hr/>Abstract: In 2014, the first author of this article taught English Oral Practice 2 in the English Teacher Education Program (Letras) atUniversidade Federal de Goiás, grounded on Critical Applied Linguistics. The course focused on the themes of "race" and "language", aimed at problematizing social inequalities and language as a space of power. This problematization was possible not only because of the texts read, but also because of critical events that happened between students and the professor during the course. These events motivated the report of other critical events, experienced by the students, which occurred before the course. In this study, we analyzed this set of events as comprising offensive speech acts which were alleviated and rearticulated affirmatively, opening the possibility of agency (BUTLER, 1997). <![CDATA[O twitter como esfera pública: como foram descritos os candidatos durante os debates presidenciais do 2º turno de 2014?]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-63982016000100157&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: O presente artigo discute como o Twitter, enquanto esfera pública, reproduz discursos que descrevem os candidatos a presidência, Aécio Neves (PSDB) e Dilma Rousseff (PT), durante três debates presidenciais do segundo turno das eleições de 2014. Através de análise de contingência e de análise de redes sociais, discutimos um conjunto de dados obtido de forma automática da API do Twitter. Nossos resultados apontam para descrições negativas de ambos os candidatos, notadamente com relação à Dilma. Enquanto Aécio Neves recebe críticas relacionadas à sua atuação nos debates, Dilma Rousseff é criticada principalmente quanto a seu aspecto físico, e também quanto à sua capacidade intelectual e, por fim, quanto à sua atuação nos debates. Esses resultados apontam para uma tendência à presença de violência de gênero nos comentários negativos, focando preconceitos quanto à mulher no caso de Dilma.<hr/> Abstract: The following paper discusses how Twitter, as a public sphere, reproduces discourses that describe the presidential candidates Aécio Neves (PSDB) and Dilma Rousseff (PT) during the three presidential debates in the second round of the Brazilian elections of 2014. We use contingency analysis and social network analysis in order to discuss the data gathered from Twitter API. Our results point to negative descriptions of both candidates, mostly focusing on Rousseff. While Neves was criticized for this performance during the debates, Rousseff was mostly criticized for her body and physical aspect, followed by her intellectual capacity, and finally, for her performance. Thus, the results indicate a gender bias in the derogatory comments and prejudice against women in Rousseff's case.