Scielo RSS <![CDATA[Revista Brasileira de Linguística Aplicada]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=1984-639820110003&lang=en vol. 11 num. 3 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[<b>Editor's note</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-63982011000300001&lng=en&nrm=iso&tlng=en <![CDATA[<b>Applied Linguistics</b>: <b>an identity constructed in the Brazilian Congresses of Applied Linguistics</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-63982011000300002&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo objetiva investigar a Linguística Aplicada (LA) como um campo de estudos produtor de conhecimento que tem sofrido muitas transformações ao longo de sua trajetória de busca de uma identidade própria. Tais transformações são recuperadas nas vozes de suas pesquisas ao longo dos anos. Assim, esse estudo analisa o percurso histórico da LA, com base na produção científica apresentada nos Congressos Brasileiros de Linguística Aplicada (CBLA), buscando compreender os significados revelados pelas vozes sociais que constituem o discurso sobre seu fazer científico. A análise da transformação das áreas e subáreas temáticas de estudo nesse recorte temporal apontam para a diversidade e a riqueza dos caminhos desse campo de saber que lhe configuram uma identidade própria e única.<hr/>This article aims at investigating the field of Applied Linguistics as an area which produces knowledge and which has been under many changes. These changes can be represented by the different voices of its research over the past years. Thus, this study analyzes the historical path of Applied Linguistics within the range of the Brazilian Congresses of Applied Linguistics, trying to understand the different meanings of the social voices of the scientific discourse on this field. The analyses of the evolution of these areas and subareas of study in such aforementioned congresses point towards the diversity and richness of the path of this researching field which constitute its own and unique identity. <![CDATA[<b>Discourse(s) about the teaching of mother language in a language teacher education course</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-63982011000300003&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo visa analisar, com base no embate de vozes, as imagens que professores de língua(s) em formação constroem em seu discurso, em relação à gramática e ao ensino de língua materna. Fundamentamo-nos na Análise do Discurso de linha francesa e partimos da hipótese de que o discurso dos sujeitos da pesquisa é constituído por vozes conflitantes, sustentadas por diferentes filiações discursivas, e de que os sujeitos consolidam, independentemente do ano em que estão no curso, concepções homogeneizantes e totalizadoras sobre a língua materna e seu ensino.<hr/>This article aims to analyze, taking the clash of voices into account, the images that pre-service language(s) teachers build in their discourse, concerning grammar and the teaching of their mother language. We are anchored in the theoretical framework of the French Discourse Analysis and we assume that the discourse of our subjects of research is made up of conflicting voices from different discursive filiations, and that the subjects consolidate, regardless of the year in which they are in their course, homogeneous conceptions about the mother language and its teaching. <![CDATA[<b>The education of teacher educators</b>: <b>perspectives of collaboration between undergraduate and graduate students in the Project Teletandem Brazil</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-63982011000300004&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo apresenta os resultados de um estudo qualitativo realizado no projeto Teletandem Brasil sobre os processos de supervisão e estratégias pedagógicas utilizadas por uma mediadora no processo de mediação de um par interagente. Baseando-nos no paradigma da formação reflexiva, na teoria sociocultural de Vygotsky e na aprendizagem colaborativa de línguas, com especial ênfase para o regime tandem, analisamos as contribuições da relação colaborativa formada entre uma aluna de pós-graduação e uma aluna-professora em formação. Os resultados trazem implicações para o campo da formação de professores de línguas, em relação a uma perspectiva de formação na prática, evidenciando a experiência de ensino e aprendizagem colaborativos no Teletandem como uma oportunidade para a formação reflexiva do aluno-professor, o interagente, e também do futuro formador de professores, o mediador.<hr/>In this article, we present some of the results of a qualitative research within the Project Teletandem Brazil about the process of supervision and pedagogic strategies used by a mediator in the mediation process of a pair of Teletandem partners. Based on the reflexive teaching paradigm, on Vygotsky's sociocultural theory and on collaborative language learning, with special emphasis to tandem learning, we analyzed the contributions of the collaborative relationship established between a graduate student and a student-teacher. The results bring about implications to the field of language teacher education, in relation to a perspective of education within practice, evidencing the experience of collaborative learning in Teletandem as an opportunity for reflexive teacher education for both the student-teacher and the future teacher educator. <![CDATA[<b>Medium / support, and hypergenre</b>: <b>genre and its relationships</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-63982011000300005&lng=en&nrm=iso&tlng=en Neste artigo, retomando trabalhos meus anteriores (BONINI, 2001, 2003, 2005, 2007), procuro discutir e propor alternativas para as distinções entre suporte, mídia e hipergênero, tendo em conta os conceitos de enunciado (BAKHTIN, 1953), discurso (FAIRCLOUGH, 2003) e gênero (dos estudos retóricos: BAZERMAN, 1994; SWALES, 1990; PARÉ; SMART, 1994). O artigo traz também uma proposta de quadro metodológico para a análise de gêneros, e uma aplicação do conceito de "relação genérica" em termos das mídias televisão e internet.<hr/>In this article, I pick up on some of my previous works (BONINI, 2001, 2003, 2005, 2007) in an attempt to discuss and propose alternatives to the distinctions among support, medium and hipergenre, adopting as theoretical basis the concepts of utterance (BAKHTIN, 1953), discourse (FAIRCLOUGH, 2003) and genre (from rhetoric studies: BAZERMAN, 1994; SWALES, 1990; PARÉ; SMART, 1994). This article also proposes a methodological framework to genre analysis, and applies the concept of "genre relationships" to TV and internet as instances of media. <![CDATA[<b>Influence of the candidates' literacy history in the mobilization of literacy practices in the composition test of the university entrance examination</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-63982011000300006&lng=en&nrm=iso&tlng=en este artigo tem dois objetivos: (1) descrever o histórico de letramento dos candidatos (HL) ao vestibular da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e (2) analisar as associações entre a mobilização de práticas letradas nas redações de vestibular e o HL dos candidatos. Os dados indicam que o histórico de letramento constituído por práticas do letramento escolar não se mostrou suficiente para que os candidatos atendessem às práticas letradas requeridas pelo exame. No entanto, aqueles que demonstraram um HL pontuado por experiências de escrita adquiridas fora da escola atenderam de modo mais adequado ao que fora solicitado na produção textual.<hr/>this article has two objectives: (1) to describe the Literacy History (LH) of those candidates to entrance exam of the Federal University of Campina Grande (UFCG) and (2) to analyze the relationship between the mobilization of literacy practices both in the compositions and in the candidates' LH. The data indicate that the Literacy History composed of school literacy practices was not enough for candidates to attend the literacy practices required by the exam. However, those who demonstrated an LH punctuated by writing experiences acquired outside the school attended more adequately to what was requested in textual production. <![CDATA[<b>Redesigning English language curricula in global times</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-63982011000300007&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo propõe uma reflexão acerca de propostas curriculares para o ensino de língua inglesa na educação básica brasileira diante das recentes transformações das sociedades contemporâneas, assumindo como aporte teórico as novas teorias de letramento. A escolha justifica-se porque tais teorias têm apresentado interessantes reconceituações de conhecimento, de língua e de pedagogia. O artigo analisará duas propostas curriculares produzidas em diferentes escalas. Primeiramente, o trabalho buscará investigar as bases epistemológicas que fundamentam ambos os documentos, para, em seguida, expandir a reflexão sob o ponto de vista das demandas trazidas pela globalização, com ênfase para o embate entre local e global.<hr/>This paper aims at discussing English curricular guidelines for Brazilian Elementary and Secondary schools towards recent transformations in contemporary societies. In doing so, we assume the new literacy studies as our theoretical framework for its insightful re-conceptualizations of knowledge, language and pedagogy. The paper will present a brief reflection on two curricular guidelines recently launched in Brazil in different scales. Firstly, the study will investigate the epistemological bases that underlie both guidelines. Secondly, we intend to expand such reflection by interpreting both proposals in the light of the new global demands, with emphasis on the local-global dilemma. <![CDATA[<b>Translation, patterns and nuance</b>: <b>a study based on Corpus Linguistics about different semantic prosodies found in the source and target languages</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-63982011000300008&lng=en&nrm=iso&tlng=en Neste artigo propomos uma discussão sobre a importância da prosódia semântica em traduções. Para tanto, estudamos sete itens lexicais analisados anteriormente por Coterril (2001), em inglês, que também ocorreram nos 162 textos jornalísticos do corpus paralelo desta pesquisa, formado por dados originalmente escritos em inglês (língua fonte) e traduzidos para o português (língua-alvo). As ferramentas Alinhador, Concordanciador Paralelo (CEPRIL, LAEL, PUC-SP) e WordSmith Tools 4 (SCOTT, 2004) foram usadas para a organização e o processamento dos dados. Como corpus de referência usou-se o Corpus do Português (DAVIES; FERREIRA, 2008). A análise mostrou resultados diferentes entre as prosódias semânticas de itens usados na língua fonte e na língua-alvo sugerindo que as escolhas tradutórias não imprimem o mesmo sentido do original. Concluimos este artigo sinalizando para a importância de estudos bilíngues que descrevam padrões lexicogramaticais, como a prosódia semântica, de maneira a contribuir para o estudo e a prática de tradução.<hr/>This article aims to discuss the importance of semantic prosody in translation. Therefore, we present the analysis of seven lexical items previously studied in English by Coterril (2001) which also occurred in our parallel corpus (English-Portuguese) composed by 162 journalistic texts. The methodology included data submitted to Alinhador Paralelo, Concordanciador Paralelo (CEPRIL, LAEL, PUC-SP) and WordSmith Tools 4 (SCOTT, 2004). Corpus do Português (DAVIES; FERREIRA, 2008) was used as a reference corpus. The results showed different semantic prosody when comparing the itens used in the source and target languages (English-Portuguese). In our conclusion we offer some suggestions for future research considering two languages when investigating lexicogrammatical patterns such as the semantic prosody for Translation studies and practice. <![CDATA[<b>Bracketing as textual-interactive construction strategy of the educational chat</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-63982011000300009&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo descreve, sob a Perspectiva Textual-Interativa, tal como definida por Jubran (2006a), a parentetização (JUBRAN, 1996, 2006b) em uma conversação síncrona mediada por computador, voltada para a esfera educacional, escrita em espanhol por participantes brasileiros - o chat educacional. Observamos que a parentetização constitui-se como uma das regularidades dos processos de elaboração textual. Trata-se, portanto, de uma estratégia de construção textual do chat educacional bastante produtiva.<hr/>This paper describes bracketing (JUBRAN, 1996, 2006b), based on the text-interactive perspective (JUBRAN, 2006a, 2007), in data from a written Spanish conversation mediated by computer in a learning virtual environment - the educational chat - for Brazilians. We observe that bracketing is one of the regularities in the text construction in the chat analyzed. We verifity that bracketing is, therefore, a strategy of text construction, and a very productive one.