Scielo RSS <![CDATA[Sexualidad, Salud y Sociedad (Rio de Janeiro)]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=1984-648720150001&lang=en vol. num. 19 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[Change and narration. The transformations of homosexuality in Buenos Aires according to the narratives of older homosexuals]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-64872015000100011&lng=en&nrm=iso&tlng=en En el artículo se indagan narrativas respecto de las transformaciones de la homosexualidad de varones residentes en Buenos Aires desde 1983. Las narrativas implican ineludiblemente una valoración ética de lo contado, transformando de esta forma lo “realmente” vivido. Se aplican técnicas de los métodos del análisis narrativo para abordar un conjunto de teorías legas del cambio social de la homosexualidad, que no solamente presentan factores de cambio, sino valoraciones sobre el estado de cosas al que el cambio lleva.<hr/>Este artigo analisa as narrativas a respeito das transformações da homossexualidade de homens residentes em Buenos Aires desde 1983. As narrativas implicam ineludivelmente uma valorização ética do contado, transformando desta forma o “realmente” vivido. São aplicadas para analisar um conjunto de teorias leigas da mudança social da homossexualidade, que não somente apresentam fatores de mudança, como também valorizações sobre o estado de coisas a que a mudança leva.<hr/>The article examines narratives about the transformations of homosexuality by of gay male residents of Buenos Aires since 1983. Narratives inevitably involve an ethical assessment of what is recounted, thus transforming what was "really" lived. Techniques of narrative analysis were applied to those narratives in order to address a set of lay theories on homosexuality and social change. The narratives introduce not only factors change, but a scale of values about the state of things to which that change has lead. <![CDATA[Open bodies, dead end streets: a cartography of cruising in João Pessoa, Brazil]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-64872015000100044&lng=en&nrm=iso&tlng=en O presente trabalho se insere na interseção entre os estudos de gênero e a antropologia urbana. A pesquisa etnográfica foi desenvolvida entre os anos de 2012 e 2014 na cidade de João Pessoa. No presente artigo buscamos apresentar agentes e espaços que compõem um circuito caracterizado pela busca de trocas eróticas e sexuais sem vínculos afetivos ou interesses financeiros entre homens que não necessariamente identificam a si mesmos como homossexuais: a pegação. A pesquisa aponta para relações de permeabilidade entre pessoas e lugares, bem como para processos de tensionamento de modelos identitários através de uma experiência marcada pela fluidez e a eventualidade, engendrando um contínuo processo de reinvenção do espaço e dos próprios envolvidos, ainda que submetida a mecanismos de controle social.<hr/>Este artículo se localiza en la intersección entre los estudios de género y la antropología urbana. Basado en una investigación de carácter etnográfico desarrollada entre los años 2012 y 2014 en la ciudad de João Pessoa, (Paraíba, Nordeste de Brasil), el artículo presenta los agentes y espacios que conforman un circuito de sociabilidad homoerótica caracterizado por la búsqueda de intercambios eróticos y sexuales sin elementos emocionales o intereses financieros, entre hombres que no necesariamente se identifican como homosexuales (el levante). La investigación apunta a las relaciones de permeabilidad entre personas y lugares, así como a los procesos de tensión de modelos identitarios, a través de una experiencia marcada por la fluidez y la eventualidad, generando un continuo proceso de reinvención, tanto del espacio como de los involucrados, sometido a mecanismos de control social.<hr/>The article is located at an intersection between gender studies and urban anthropology. Based on ethnographic research conducted between 2012 and 2014 in João Pessoa, State of Paraíba (Northeastern Brazil), we present the agents and spaces that make up a circuit homoerotic sociability known to locals as “pegação,” i.e., cruising for erotic and sexual exchanges without emotional ties or financial interest by men who do not necessarily self-identify as homosexual. Findings indicate relations of permeability between people and places, as well as the tensioning of identity models through an experience marked by fluidity and eventuality, generating a continuous process of reinvention of space and of those involved themselves, while subjected to mechanisms of social control. <![CDATA[Gender and sexuality of people with mental disorders in Brazil]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-64872015000100067&lng=en&nrm=iso&tlng=en The goal of this study was to understand the ways of living and thinking about sexuality of people with mental disorders. Open interviews were conducted with men and women in public mental health services in Brazil. Transcrips were examined based on the proposal of sexual scripts. Major imbalances coming from conceptions of masculinity and femininity in society were identified in the sexual scripts experienced by these men and women. Interviewees have little pleasure in their sexual lives, with recurrent complaints of sexual abuse, even by steady partners; prejudice; and lack of affection in their relationships. Additionally, they were found to have few self-care skills concerning sexual health, in a context marked by social exclusion. The results showed the need to promote sexual health as a human right, and fight gender stereotypes, which cause so much damage to the sexual health of people with mental disorders.<hr/>El objetivo de este estudio fue comprender las formas de vivir y de pensar acerca de la sexualidad de las personas con trastornos mentales. Fueron realizadas entrevistas abiertas con hombres y mujeres en servicios públicos de salud mental en Brasil y las mismas fueron examinadas con base en la propuesta de scripts sexuales. En los scripts sexuales experimentados por hombres y mujeres fueron identificados los desequilibrios propios de los conceptos de masculinidad y feminidad de la sociedad . Las y los entrevistados tienen poco placer en sus vidas sexuales, con recurrentes denuncias de abuso sexual, inclusive por parte de sus parejas estables; prejuicios; y falta de afecto en sus relaciones. Además, fueron encontradas escasas habilidades de autocuidado relativas a la salud sexual, en un contexto marcado por la exclusión social. Los resultados mostraron la necesidad de promover la salud sexual como un derecho humano y combatir los estereotipos de género, que causan mucho daño a la salud sexual de las personas con trastornos mentales.<hr/>O objetivo deste estudo foi compreender as formas de viver e de pensar a respeito da sexualidade das pessoas com transtornos mentais. Foram realizadas entrevistas abertas com homens e mulheres em serviços públicos de saúde mental no Brasil e elas foram examinadas com base na proposta de scripts sexuais. Nos scripts sexuais experimentados por homens e mulheres, foram identificados os desequilíbrios próprios dos conceitos de masculinidade e feminilidade da sociedade. As entrevistadas e os entrevistados têm pouco prazer em suas vidas sexuais, com recorrentes denúncias de abuso sexual, inclusive por parte de seus companheiros estáveis; prejuízos; e falta de afeto em suas relações. Além disso, foram encontradas escassas habilidades de autocuidado relativas à saúde sexual, em um contexto marcado pela exclusão social. Os resultados mostraram a necessidade de promover a saúde sexual como um direito humano e combater os estereótipos de gênero que causam muito dano à saúde sexual das pessoas com transtornos mentais. <![CDATA[Sexualities and colectivity: The surveillance and the social judgment as mechanisms for the corporal production]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-64872015000100084&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artículo aborda la vigilancia y el juzgamiento social como mecanismos de producción y legitimación del cuerpo, claves para comprender los procesos de socialización de mujeres pertenecientes a la clase media de Santiago de Chile. Se basa en la revisión crítica de los resultados de un estudio empírico sobre significados que mujeres santiaguinas de estratos sociales medios construyen en relación a su cuerpo, a través de entrevistas acerca de sus prácticas sexuales, en particular, respecto del uso de juguetes sexuales. Los procesos de socialización de género que regulan el comportamiento sexual de dichas mujeres involucran prácticas de legitimación social de las corporalidades, así como de vigilancia y juzgamiento interpersonal en sus entornos inmediatos.<hr/>Este artigo aborda a vigilância e o julgamento social como mecanismos de produção e legitimação do corpo, que são chaves para compreender os processos de socialização de mulheres pertencentes à classe média de Santiago do Chile. Se baseia na revisão crítica dos resultados de um estudo empírico sobre significados que mulheres santiaguinas de estratos sociais médios constroem em relação ao seu corpo, atraves de entrevistas respeito de suas práticas sexuais, especificamente quanto ao uso de brinquedos sexuais. Os processos de socialização de gênero que regulam o comportamento sexual de tais mulheres envolvem práticas de legitimação social das corporalidades, assim como de vigilância e julgamento interpessoal nos seus entornos imediatos.<hr/>This article addresses surveillance and social judgment as mechanisms of female body production and legitimation, which play a key role in the gender socialization of middle-class women in Santiago, Chile. It is based on a critical review of the main findings of a study on the meanings produced by middle-class women about their bodies, while interviewed about their sexual practices, in particular about their use of sex toys. The socialization processes whereby women’s sexuality is regulated involve the legitimation of women’s bodies, as well as their surveillance and social judgment in everyday settings. <![CDATA[Sexual identity on a lesbian key. Conceptual and political tensions: from radical feminism to Judith Butler]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-64872015000100102&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artículo indaga aportes sobre la ‘heterosexualidad’ del feminismo radical lésbico y de la filosofía de Judith Butler. Se exponen los supuestos que subyacen a las categorías de ‘cuerpo’ e ‘identidad’, implicadas en los debates sobre la identidad sexual. Se destaca la emergencia de la dimensión política presente en todo análisis de la sexualidad para dar cuenta de las desventajas de anudar a los cuerpos características esenciales en relación con el género y la sexualidad. Se concluye de incluir localizaciones subjetivas no capturadas en las restricciones propias de identidades fijas y monolíticas.<hr/>Este artigo investiga contribuições sobre a “heterossexualidade” do feminismo-lésbico radical e da filosofia de Judith Butler. Apresentam-se as hipóteses que subjazem às categorias de “corpo” e “identidade” implicadas nos debates sobre a identidade sexual. Destaca-se a emergência da dimensão política presente em toda análise da sexualidade para dar conta das desvantagens de dar aos corpos características essenciais em relação com o gênero e a sexualidade. Conclui-se incluindo localizações subjetivas não apreendidas nas restrições próprias de identidades fixas e monolíticas.<hr/>This article discusses contributions on 'heterosexuality' by radical lesbian feminism and by Judith Butler’ philosophy. It describes the assumptions underlying the categories of 'body' and 'identity' involved in the debate on sexual identity. It highlights the emergence of the political dimension present in any discussion of sexuality to account for the disadvantages of tying to bodies essential features related to gender and sexuality. The article concludes with a suggestion to include subjective locations uncaptured in the restrictions of fixed and monolithic identities. <![CDATA[Reconizing violence]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-64872015000100133&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artículo presenta una reflexión filosófica acerca del reconocimiento y la representación de la violencia. Plantea la importancia política de pensar el modo en que determinada experiencia será representada y el marco de referencia en el que se inscribe esta representación. Uno de los objetivos de los feminismos ha sido que se reconozca la violencia de experiencias que previamente no habían sido consideradas violentas, para evitarlas en el futuro. El carácter “violento” de una experiencia no puede darse por sentado y, antes de reconocer su violencia, la misma debió primero ser conocida. Así, la manera en que la situación emerge dentro de un marco de representación específico posibilitaría, o no, el reconocimiento de su violencia.<hr/>Este artigo apresenta uma reflexão filosófica sobre o reconhecimento da violência, sua representação e a importância política das operações de pensar em torno do modo com que será representada determinada experiência e no marco de referência em que se inscreve esta representação. Isto não é menor para os feminismos, já que um de seus objetivos foi que se reconhecesse a violência de determinadas experiências que não tinham sido consideradas violentas previamente. Assinalam, assim, o caráter violento de determinada situação para evitá-la no futuro. O fato de que esta indicação seja necessária sugere que o caráter “violento” não pode ser dado por certo e que antes de reconhecer a violência de certa experiência, esta deve primeiro ser conhecida. Assim, a maneira com que esta situação emerge de um marco de representação específico possibilitaria, ou não, o reconhecimento de sua violência.<hr/>This article introduces a philosophical reflection about the recognition and representation of violence. It argues for the political importance of thinking about the way an experience is represented, and the frame of reference in which that representation is inscribed. Feminisms have sought recognition for the violence of experiences that had not been considered violent before, in order to avoid them in the future. The “violent” character of an experience cannot be taken for granted, and before its violence is recognized, it must be known. Thus, the way a situation emerges within a specific frame of representation may or may not enable the recognition of its violence.