Scielo RSS <![CDATA[Organizações & Sociedade]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=1984-923020140004&lang=en vol. 21 num. 71 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[Organizações & Sociedade, O&S]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-92302014000400549&lng=en&nrm=iso&tlng=en <![CDATA[Homenagem a João Ubaldo Ribeiro]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-92302014000400553&lng=en&nrm=iso&tlng=en Escritor mundialmente reconhecido, articulista da mais fina cepa e imortal da Academia Brasileira de Letras, João Ubaldo Ribeiro iniciou sua estrada intelectual como professor da Escola de Administração da UFBA. Essa faceta oculta, "redescoberta" pela O&amp;amp;S em 2008, despertou o interesse da comunidade científica, sobretudo dos estudiosos da interface entre Administração e Política. O presente texto é uma homenagem de três pessoas da comunidade de Administração que conviveram, em momentos distintos, com João Ubaldo Ribeiro, falecido recentemente no Rio de Janeiro. Os autores situam a contribuição de João Ubaldo para o estudo das organizações e oferecem ao leitor histórias, fatos e passagens desconhecidos do público em geral. <![CDATA[Norma and labor productivity in the Brazilian federal public sector: perceptions about barriers and overcoming strategies]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-92302014000400563&lng=en&nrm=iso&tlng=en O propósito deste artigo é o de trazer à discussão alternativas para a superação das barreiras à produtividade do trabalho, decorrente dos exageros normativos que pautam o setor público brasileiro. O horizonte de investigação é o do posicionamento da administração pública em face do contexto socioeconômico contemporâneo. A metodologia utilizada foi a da análise de conteúdo de entrevistas não estruturadas que compõem a fase de sondagem de uma pesquisa em curso orientada para o tema. A interpretação das declarações dos entrevistados evidencia cinco origens de improdutividade: a perpetuação dos servidores improfícuos, a naturalização da ineficiência, o desvio de foco, a recusa à inovação e a reprodução dos sistemas normativos existentes. O estudo sugere três estratégias para superação das barreiras à produtividade: simplificação dos sistemas normativos, aferição do resultado do trabalho e flexibilização das normas.<hr/>The purpose of this article is to elicit discussion of alternatives for overcoming barriers to productivity in the workplace resulting from regulatory excesses in the Brazilian public sector. The horizon of work is the positioning of public administration in the contemporary socio-economic context. The methodology used was a compilation of unstructured interviews, preparatory to a research effort in progress geared to the topic. Interpretation of the interviews reveals five sources of inefficiency: the perpetuation of unproductive staff, the accepted standard of inefficiency, the inability to focus, resistance to innovation and the repetition of existing systems. It also puts forward three strategies for overcoming barriers to productivity: simplification of the systems, measurement of the output in the workplace and the flexibilization of norms. <![CDATA[Solidarity Economy - In search of essential elements of sustainability and solidarity]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-92302014000400581&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo aborda os temas sustentabilidade e solidariedade sob a forma de um levantamento bibliográfico da literatura nacional relativa ao campo Economia Solidária (ES), buscando extrair dela os requisitos que denotam os empreendimentos econômicos solidários quanto a esses construtos. Verificou-se que 16 grupos de análise podem ser adequados para encampar os elementos e traços característicos preconizados pelos pesquisadores da ES incluídos na revisão bibliográfica efetuada. Esses grupos se distribuem pelas dimensões sociopolítica, econômica e ambiental. Adicionalmente, tendo sido constatada a existência de fatores relevantes que perpassam as três dimensões, eles foram reunidos sob a denominação transversal, constituindo uma quarta vertente de observação. Percebeu-se ser viável transformar os resultados da pesquisa em insumo para futuras investigações que ensejem a criação de métodos de avaliação do estágio de sustentabilidade e solidariedade das organizações dessa outra economia.<hr/>This article discusses the topics sustainability and solidarity in the form of a bibliography research of the Brazilian literature on the field Solidarity Economy, trying to extract from it the requirements to denote solidarity economic enterprises such as constructs. It was found that 16 groups of analysis may be adequate to encompass the elements and traits advocated by the researchers included in the ES literature review performed. These groups are divided by the dimensions of sociopolitical, economic and environmental. Additionally, having found the existence of relevant factors that cut across the three dimensions, they were grouped under the name transversal, constituting a fourth sphere of observation. It was noted be viable to transform the results of research into an input for future investigations that led to the creation of methods for evaluation the stage of sustainability and solidarity of organizations in the other economy. <![CDATA[Migration trajectory from commercial off-the-shelf software to free software: empirical evidence associated with open office]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-92302014000400615&lng=en&nrm=iso&tlng=en O presente artigo visa analisar a trajetória de migração de um software proprietário para uma plataforma livre. Especificamente, buscou-se analisar o processo de migração e identificar os fatores determinantes de sucesso/resistência na implantação do Open Office, em uma empresa privada nacional, em substituição ao Microsoft Office. O referencial teórico do trabalho aborda a adoção/resistência a sistemas de informação, constituindo a base de conhecimento que auxiliou os pesquisadores no entendimento dos fatores observados em campo. A metodologia de estudo de caso único foi aplicada, de modo que os dados de campo foram coletados via análise de documentação, entrevistas, questionários, observações diretas e participantes, e analisados por meio de análise de conteúdo e estatística não paramétrica. Foram identificados três grupos de usuários com comportamentos distintos em relação à intenção de uso do novo software, analisando-se as razões para tal comportamento, em função da identificação dos fatores críticos associados à aceitação/resistência ao software livre implantado.<hr/>This article aims at analyzing the migration trajectory from a commercial off-the-shelf software to a free one. Thus, it was pursued to analyze the migration process and investigate the critical success/resistance factors associated with the implementation of the Open Office in a Brazilian private company replacing the extant Microsoft Office. The bibliographical review of this work addresses adoption/resistance to information systems being that the theoretical framework adopted to explain the data collected. The single case study method was then applied and via documentation analysis, interviews, questionnaires, and direct and participant observations data was collected, as well as analyzed via content analysis and non-parametric statistics. Three sorts of users' behaviors were unveiled in which concerns to their intention of use of the free software. Finally, the reasons for those behaviors were set forth based on the investigation of the critical factors associated with the users' adoption/resistance to the implemented free software. <![CDATA[Technology versus Agency: A false opposition attributed to Foucault in organization studies]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-92302014000400642&lng=en&nrm=iso&tlng=en O conceito de tecnologia desenvolvido por Michel Foucault ocupa uma posição ambígua na pesquisa organizacional contemporânea. Por um lado, a noção foucaultiana de "tecnologias de poder" tornou-se uma ferramenta analítica chave para pesquisadores organizacionais que buscam compreender as complexidades do poder na vida organizacional. Por outro, a abordagem foucaultiana à análise organizacional foi amplamente criticada por negligenciar a ação dos atores humanos, que figuram antes como meros instrumentos do poder, do discurso ou das tecnologias de poder. Este artigo argumenta que essa crítica amplamente aceita faz pouca justiça ao pensamento de Foucault sobre tecnologia e organização. Reavaliando o próprio conceito de tecnologia de Foucault, em especial no contexto de suas palestras de 1978, argumentamos que a crítica convencional da "negligência da ação" é mal orientada. Para fugir a essa ortodoxia interpretativa, empreenderemos uma reformulação do tema da tecnologia e da relação entre as tecnologias e as práticas organizacionais. As tecnologias de Foucault, afirmamos, não podem ser simplesmente avaliadas como ameaçadoras ou excludentes do potencial humano. As tecnologias são configurações híbridas e móveis, completamente o oposto das "jaulas de ferro" que ostensivamente envolvem as organizações e reprimem os sujeitos.<hr/>The concept of technology developed by Michel Foucault occupies an ambiguous position in contemporary organizational research. One the one hand, Foucault's notion of 'power technologies' has become a key analytical tool for organizational scholars seeking to understand the complexities of power in organizational life. On the other hand, the Foucauldian approach to organizational analysis has been widely criticized for its neglect of the agency of human actors, who instead figure as mere instruments of power, discourse, or power technologies. This article argues that this widely accepted critique does little justice to Foucault's thought on technology and organizing. Reassessing Foucault's own concept of technology, particularly in the context of his 1978 lectures, we argue that the conventional critique of Foucault's 'neglect of agency' is misguided. To escape this interpretive orthodoxy we undertake a reformulation of the theme of technology and the technologies' relation to organizational practices. Foucault's technologies, we argue, cannot simply be evaluated as threatening or foreclosing human potential. Technologies are hybrid, mobile configurations quite the opposite of the 'iron cages' ostensibly enveloping organizations and repressing subjectivities. <![CDATA[Disciplines and Bibliography for the Teaching of Marketing in PhD Programs in Administration in Brazil]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-92302014000400661&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo tem por objetivo apresentar um panorama sobre as disciplinas de marketing dos programas brasileiros de doutorado em Administração, no nível agregado nacional, e sobre a bibliografia recomendada nos planos de ensino dessas disciplinas. Uma abordagem descritivo-quantitativa foi aplicada a dados extraídos de documentos publicados pela Capes, num leque de 53 disciplinas de marketing ministradas em 13 programas, no total de 1.425 referências bibliográficas. Pelos resultados, a quantidade de disciplinas de marketing varia consideravelmente entre os programas (de 1 a 11 disciplinas). Nas referências bibliográficas por disciplina, a média encontrada foi de 26,9 citações, abrangendo 277 diferentes fontes, com destaque para material em língua estrangeira (67,5%), dentre livros, periódicos científicos, anais de congressos, dissertações, teses e revistas profissionais. A proporção de livros didáticos nos planos de ensino é 55% e o Journal of Marketing ocupa a primeira colocação entre as publicações mais citadas. O congresso mais referenciado é o EnANPAD e a revista profissional, a Harvard Business Review. Por fim, se discutem implicações desses resultados para o ensino de marketing em doutorados no país.<hr/>This article seeks to present a panoramic view of the subjects covered by marketing courses in Brazilian programs for doctorate degree in Administration, at the aggregate national level, and of the bibliography recommended in the syllabi for these subjects. A descriptive-quantitative approach was applied to data extracted from documents published by Capes in an array of 53 marketing subjects given in 13 programs in a total of 1,425 bibliographical references. From the results, it was found that the number of marketing subjects varies considerably from program to program (from 1 to 11 subjects). Regarding the bibliographical references per subject, the average found was 26.9 quotations covering 277 different sources, noteworthy for including material in foreign languages (67.5%), among it being books, scientific journals, annals of congresses, dissertations, theses and professional magazines. The proportion of didactic books found in the syllabi was 55% and the Journal of Marketing occupied the first place among the most frequently quoted publications. The congress most frequently referred to was EnANPAD and the professional magazine, the Harvard Business Review. Finally the implications of these results for marketing doctorate teaching in the country were discussed. <![CDATA[Gradual and Transformational Change: the influence of advocacy coalition and interest groups in Public Policies]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-92302014000400679&lng=en&nrm=iso&tlng=en No atual debate sobre mudança institucional, percebe-se uma lacuna teórica a ser preenchida já que os mecanismos que caracterizam a ação de grupos de interesse e coalizões de advocacia são pouco explorados. Este ensaio analisa então a mudança institucional gradual e transformativa articulada por esses atores, contrapondo a literatura predominante, que privilegia o caráter perene das instituições ou sua mudança provocada por fatores externos independentes da agência. Propõe-se uma abordagem conjunta do Modelo de Mudança Institucional Gradual e Transformativa, Modelo de Coalizões de Advocacia e Modelo de Análise de Stakeholders expondo suas premissas, contribuições e limitações.<hr/>In the current debate on institutional change, we find a theoretical gap to be filled since the action of interest groups and advocacy coalitions is little explored. This paper then discusses the gradual transformative institutional change articulated by these actors as an alternative to the prevailing literature that emphasizes the enduring nature of the institutions or their change caused by external independent agency. It is proposed that a joint approach of the Advocacy Coalition Framework, Stakeholder Analysis and Thellen`s Gradual Change Model. Thus, assumptions, contributions and limitations are exposed by pointing the complementarity of these models. <![CDATA[Prolegomena to All Administrology Possible: Administration - What Is It?]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-92302014000400695&lng=en&nrm=iso&tlng=en A ideia central deste texto é discutir a administração a partir do seguinte questionamento: administração, o que é isto? Para respondê-lo, partimos do método que denominamos como hipotético argumentativo, que obedece as fases a seguir elencadas. Primeiramente, partindo de uma posição crítica às respostas que vêm sendo dadas à pergunta, apresentamos uma tese como tema ou como posição pessoal dos autores, a saber: a administração é uma ação virtuosa. Em seguida, definimos uma pergunta problema e formulamos certas hipóteses de estudo e pesquisa, tomando como base a filosofia aristotélica, com as devidas reconsiderações autorais. Por fim, retomando sempre a tese central aqui defendida, procuramos construir as condições intelectuais de uma resposta futura, por meio de um ciclo de intentadas opiniões verossímeis: uma hermenêutica do não dito pelo dito; uma tentativa de pensar a administração em seu fundamento, ou uma ontologia da administração.<hr/>The main idea of this text is to discuss management starting from the following questioning: administration, what is it? To answer to it, we initiate from the called argumentative hypothetical method, which obeys the phases enumerated next. Firstly, from a critical position to the answers given to the question, we present a thesis as theme or as authors' personal position, that is: administration is a virtuous action. Next, we define a question-problem and formulate certain study and research hypotheses, having as a base the Aristotelian philosophy. Finally, always resuming the central thesis here defended, we seek to build the intellectual conditions of a future answer, through a cycle of intended credible opinions: a hermeneutics of the unsaid for the said; an attempt to think administration in its core, or ontology of administration. <![CDATA[The Minha Casa Minha Vida (PMCMV) and housing rights - the experience of the Sem Teto in Salvador]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-92302014000400713&lng=en&nrm=iso&tlng=en Esse trabalho tem como objetivo discutir o acesso da população situada nas menores faixas de renda ao PMCMV, tendo como exemplo a experiência dos Sem Teto em Salvador. O trabalho discute se o referido Programa é um exemplo de autonomia ou de captura do Estado e conclui que o PMCMV, de forma ambígua, torna possível o acesso a casa própria para a população pobre, porém agrava problemas relativos a inserção produtiva dos contemplados, deixa intocada questões estruturais relativas ao acesso a serviços e à terra urbana e coloca em primeiro plano os interesses da indústria da construção civil, setor estratégico no pacto neodesenvolvimentista em curso no país. Com base em uma proposta metodológica de triangulação, o texto se fundamenta em dados, documentos oficiais e pesquisa empírica, tendo como referências teóricas o institucionalismo histórico e a Escola de Frankfurt, que consubstanciam a discussão sobre Estado e política pública.<hr/>This article aims to discuss how people situated in the lowest salary range have access to the PMCMV, using as an example the experience of the "Sem Teto" in Salvador. This work discusses whether this Program expresses the autonomy or the capture of the state, and concludes that the PMCMV, ambiguously, allows the poor to have access to homeownership. Nonetheless, this program aggravates the problems related to the productive insertion of these people, it leaves untouched structural issues regarding the access to services and to the urban land, and prioritises the interests of the civil construction industry, a strategic sector in the neo development pact currently taking place in Brazil. Based on a triangulation method, the text bases itself in statistics, oficial documents and empirical research, having as a theoretical reference the historic institutionalism and the Frankfurt School, that established the basis of a discussion regarding State and public policy.