Scielo RSS <![CDATA[Organizações & Sociedade]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=1984-923020120001&lang=en vol. 19 num. 60 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[<b>Apresentação</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-92302012000100001&lng=en&nrm=iso&tlng=en <![CDATA[<b>The kinds of research and the cooperation among university, business and government</b>: <b>an analysis in the northeast biotechnology network</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-92302012000100002&lng=en&nrm=iso&tlng=en No contexto da cooperação entre universidades, empresas e governo, a geração de inovação ocorre por um processo de transferência de conhecimentos científicos para empresas e mercados. Contudo, um bom resultado de pesquisa não é suficiente para iniciar o processo de patenteamento e licenciamento; é preciso demonstrar a viabilidade de transformá-lo em inovação. Neste sentido, a visão interativa da ciência e da tecnologia - nos termos da relação entre o "entendimento e o uso", e entre as categorias de pesquisa básica e aplicada, derivadas dos objetivos da pesquisa científica - oferece uma idéia diversa dos vínculos entre a ciência básica e a inovação tecnológica e permite a formulação de políticas científicas. Com base nessa discussão, a contribuição deste artigo está em identificar os tipos de pesquisas desenvolvidas e compreender as formas de cooperação entre universidade, governo e setor produtivo, nas quais a Rede Nordeste de Biotecnologia (Renorbio) está inserida. A metodologia de natureza qualitativa faz uso da estratégia do estudo de caso. A análise dos dados baseou-se na técnica da análise temática que se insere no conjunto das técnicas da Análise de Conteúdo. Percebem-se vantagens e se reconhecem limitações e desafios nas relações cooperativas sob análise, destacando-se a necessidade de se construir agendas de pesquisa básica inspirada pelo uso, com um olhar, portanto, mais atento à empresa e ao mercado.<hr/>In the context of the cooperation among universities, companies and the government, the generation of innovation happens by a process of scientific knowledge transfer to companies and markets. However, good research results are not enough to begin the patenting and licensing process; it is necessary to demonstrate the viability of transforming it into innovation. In this sense, the interactive vision of science and technology, in terms of the relationship between "understanding and use", and between the categories of basic and applied research, derived from the objectives of the scientific research - offers a different idea of the connections between basic science and technological innovation and for the formulation of scientific policiess. Based on this discussion, the contribution of this article is to identify the kind of research carried out and to understand the means of cooperation among university, government and the productive sector, in which RENORBIO (Rede Nordeste de Biotecnologia - Northeast Network of Biotechnology) is inserted. The qualitative method of a case study is used. The data analysis is based on the thematic analysis technique, which is a Content Analysis technique. Advantages are noted and limitations and challenges are recognized in the cooperative relationships under analysis, in particular the need to make basic research agendas inspired by use, with an eye on the business sector and the market. <![CDATA[<b>Diversification as an expansion strategy in a public research institution</b>: <b>an evaluation using the dea model for efficiency analysis</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-92302012000100003&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este trabalho avalia a estratégia de expansão do Instituto de Pesquisa Clínica Evandro Chagas da Fundação Oswaldo Cruz - IPEC/FIOCRUZ para promover a pesquisa por meio de ações integradas (PAIs) de pesquisa clínica de doenças infecciosas. Foram avaliadas oito PAIs no período 2002-2008. A Análise Envoltória de Dados - DEA foi usada para calcular uma fronteira eficiente e indicar os planos de operação para conduzir as PAIs ineficientes à fronteira. A hipótese markoviana foi utilizada na análise da transição das PAIs entre os estados de eficiência e ineficiência, no longo prazo. Merecem destaque as seguintes conclusões: a PAI é uma estrutura factível e eficiente de produção conjunta de assistência, ensino e pesquisa; é possível guiar as escolhas de curto-prazo dos gerentes, quantificando a mudança do mix de produtos que resultaria da estratégia pró-eficiência; e, no longo prazo, a proporção de PAIs ineficientes poderá aumentar, caso não sejam adotadas medidas gerenciais adequadas.<hr/>In order to provide support to public health initiatives in Brazil, Evandro Chagas Clinical Research Institute (IPEC/FIOCRUZ) endeavours to integrate clinical research, technological development, education and the production of services in the field of infectious diseases. To assess the performance of this model, in this work we evaluate eight IPEC Integrated Actions ( PAIs) in the period 2002-2008, using Data Envelopment Analysis - DEA for the calculation of an efficiency border and to suggest the required changes in operation plans. Markovian analysis indicated the number of inefficient PAIs in the long run. Conclusions were in the sense that: the new format has disclosed the existence of efficient organisational paths; DEA models may be used to routinely follow up performance, to reinforce commitment and to promote pro-efficiency solutions; and a smooth tendency of efficiency loss in the long run could be identified. <![CDATA[<b>The social representations of Human Resources</b>: <b>an exploratory study with undergraduate students</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-92302012000100004&lng=en&nrm=iso&tlng=en As atribuições da área de Recursos Humanos (RH) vêm sendo questionadas, tanto no meio acadêmico quanto no empresarial. A definição de papéis propícios a esta categoria, diante das mudanças ocorridas no mundo globalizado, é constantemente requerida, enunciando a problemática de posicionamento do RH como parceiro estratégico (ULRICH, 1998) nas organizações. Tradicionalmente definido como um executor de tarefas operacionais, este papel se contrapõe, na prática, ao discurso estratégico apregoado na teoria. O presente artigo expõe os resultados obtidos em uma pesquisa realizada com 264 alunos da graduação do curso de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), objetivando a identificação e discussão das Representações Sociais, a partir do conceito de Guareschi (2007), destes alunos em relação ao RH. A obtenção dos resultados se deu pela análise de conglomerados, e foram identificados grupos com percepções distintas sobre o papel do RH, em que a maioria dos alunos não demonstra clareza sobre as atribuições e implicações de um RH alinhado com as estratégias do negócio.<hr/>the roles of Human Resources (HR) are being questioned academically, as well as within organizations. Defining roles that are suitable to this area, given the changes occurring in the global work environment, reveals the problem of positioning HR as a strategic partner in organizations (ULRICH, 1998). Traditionally defined as a task executor, HR has difficulties performing according to the strategic discourse being presented nowadays. This article shows the results of a survey carried out with 264 management students at the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS), Brazil. Its objective is to identify and discuss the Social Representations (GUARESCHI, 2007) of these students as regards the area of HR. Using cluster analysis, clusters of students with different concepts of HR were identified, and it was also shown that most of the students lacked clarity about HR roles and the implications of HR aligned with business strategies. <![CDATA[<b>Interaction between family and business</b>: <b>an application of the historiographic method and the genogram technique</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-92302012000100005&lng=en&nrm=iso&tlng=en As empresas familiares possuem características específicas, produto da interação entre família e empresa. Para melhor compreender essas duas esferas, será necessário, ao pesquisador, utilizar diferentes recursos metodológicos que viabilizem tal interação. Assim, buscou-se investigar a dinâmica entre família e empresa sob a perspectiva do método historiográfico e da técnica do genograma. Pelos resultados deste trabalho, considera-se que a aplicação conjugada desses recursos metodológicos amplia as possibilidades de compreensão da interação família e empresa. Acredita-se que a principal contribuição deste trabalho seja de natureza metodológica, pois ele denota um desenvolvimento de pesquisa qualitativa que poderá ser trilhado por outros pesquisadores interessados em investigar organizações dessa natureza. Espera-se que o resultado aqui produzido possa contribuir para o avanço do conhecimento sobre as empresas familiares, especialmente no que diz respeito às sinergias e conflitos gerados com base nas relações entre membros da família e da organização.<hr/>Family businesses have specific characteristics which are the product of the interaction between family and business. To comprehend these two dimensions, it is sometimes necessary to use different methodological approaches to make the comprehension of such interaction possible. Thus, this paper investigates the dynamics between family and business by applying the historiographic method and the genogram technique. The results indicate that the application of these two methods extends the possibilities of comprehension about the interaction between family and business. The main contribution of this paper is of a methodological nature, because it indicates a qualitative research route that can be followed by other researchers interested in studying the interaction family-organization. It also may contribute to the advance of family business research, especially concerning the synergies and conflicts generated through the socially constructed relationships between family members and the family business. <![CDATA[<b>Utilitarian and hedonic shopping value and its influence on retail</b>: <b>results of a retail building supplies survey</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-92302012000100006&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo analisa a relação entre o valor de compra hedônico ou utilitário com a satisfação, boca a boca e intenção de recompra, por meio de um modelo desenvolvido para este fim. O estudo foi motivado pelo crescente debate sobre a influência do ambiente de loja na satisfação dos clientes. As hipóteses foram testadas por meio de um survey de 400 entrevistas com compradores, nas lojas de uma rede de materiais para construção civil da capital paulista. Os resultados indicaram que o valor de compra utilitário influenciou positivamente todas as variáveis de resultado do varejo e o valor de compra hedônico influenciou apenas o boca a boca e a intenção de recompra. A influência do valor de compra utilitário sobre a satisfação, boca a boca e intenção de recompra foi maior do que a influência do valor de compra hedônico. Estas descobertas podem indicar, mesmo não sendo uma garantia, que dispor de boa variedade, pronta disponibilidade de mercadorias, boa localização, horários adequados e preços competitivos resultam em clientes satisfeitos e leais.<hr/>This article analyzes the relationship between hedonic and utility purchase values, satisfaction, word-of-mouth and intention to repurchase through a model developed for this purpose. The study was motivated by the growing debate about the influence of the store environment on customer satisfaction. The hypotheses were tested through a survey of 400 interviews with buyers at a chain store of building materials in the state capital. The results indicated that the purchase price of utility positively influenced all outcome variables and the hedonic retail purchase price influenced only word-of-mouth and repurchase intention. The influence of the purchase utility on satisfaction, word-of-mouth and intention to repurchase was greater than the influence of the hedonic value of purchases. These findings may indicate, though not guarantee, that a good variety, ready availability of goods, good location, opening times and competitive prices result in satisfied and loyal customer. <![CDATA[<b>Structured cognition patterns and strategy practices</b>: <b>a survey in religious organizations</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-92302012000100007&lng=en&nrm=iso&tlng=en O objetivo deste estudo é verificar a relação entre padrões estruturados de cognição e práticas estratégicas. Foram investigadas 60 congregações de uma igreja evangélica. No tratamento dos dados, a análise de cluster apontou dois grupos que diferem em seus valores e Estratégia de Produto, mas não na Estratégia de Relacionamento. Esses clusters foram denominados Tradicionalistas Reativos e Contemporâneos Prospectivos. O primeiro grupo preza pela qualidade, reputação e tradição da igreja e é menos ativo em suas iniciativas de Estratégia de Produto. O segundo cluster dá maior atenção a valores mais modernos e próximos da lógica instrumental da gestão empresarial, e este grupo é mais agressivo nas práticas que estruturam sua Estratégia de Produto. As implicações de tais achados são apresentadas ao final do artigo.<hr/>The purpose of the study is to verify the relationship between structured cognition patterns and strategy practices. 60 evangelical church congregations were investigated using a surveya. The data underwent Cluster Analysis and two groups with different values and Product Strategy were identified but with similar Relationship Strategies. The clusters were denominated Reactive Traditionalists and Contemporary Prospectives. The first group values quality, reputation and tradition and it is less active in Product Strategy. The second cluster pays attention to more modern values associated to the instrumental logic of management, and this group is more aggressive in its Product Strategy practices. The implications of such results are shown at the end of the article. <![CDATA[<b>Quality of reporting methodological procedures in national publications in the area of business administration</b>: <b>the case of structural equation modelling</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-92302012000100008&lng=en&nrm=iso&tlng=en Esta pesquisa teve o objetivo de avaliar a qualidade da descrição dos procedimentos metodológicos de artigos que utilizaram a modelagem em equações estruturais (MEE), incluindo a análise fatorial confirmatória e a path analysis, e que foram publicados na RAE, RAUSP, REAd, O&S, RAC e RAE-eletrônica entre 2001 e 2010. A partir da revisão da literatura metodológica, foi elaborado um check list para avaliar as treze etapas da MEE, sendo validado com 33 especialistas. Os principais resultados da análise de 68 artigos encontrados foram: a impossibilidade de replicar os estudos devido à falta de informações e o uso de estratégias exploratórias sem a posterior validação. Por outro lado, a justificativa do método utilizado e a explicação das implicações teóricas dos resultados são aspectos que têm sido atendidos plenamente. O check list foi um importante subproduto desta pesquisa, pois, a partir dele, são propostas novas linhas de investigação e até mesmo seu uso como ferramenta didática.<hr/>The aim of this research is to evaluate the quality of the description of the methodological procedures reported in articles that employed structural equation modeling (SEM), including confirmatory factor analysis and path analysis, which were published in RAE, RAUSP, Read, O&S, RAC and RAE-eletrônica journals between 2001 and 2010. A checklist for evaluating the articles was derived from the literature and was validated with 33 experts. The main results of the analysis of the 68 articles found were: an inability to replicate studies due to a lack of information and the use of exploratory research strategies without further validation. On the other hand, justifying the use of SEM use and the explanation of the theoretical implications of research findings are aspects that were fully met by the papers. The checklist itself is an important byproduct of this research, given that new lines of research regarding the application of the SEM method are derived from it and it can also be used as a teaching tool in research methodology courses. <![CDATA[<b>Resistance to the implementation of a payroll system in the public administration</b>: <b>a multi-case investigation</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-92302012000100009&lng=en&nrm=iso&tlng=en Fatores individuais, técnicos, sociais e políticos têm gerado resistência à implantação de sistemas informatizados no contexto da administração pública. Assim, este trabalho investiga, por meio de um estudo de caso múltiplo, a implantação de sistema de folha de pagamento de servidores públicos, a respectiva reação dos usuários, em seu contexto organizacional, ao mesmo, e o desfecho final em termos da aceitação ou não do citado sistema. São analisados dois casos em administrações estaduais distintas: o poder executivo de um estado brasileiro (caso A) e o tribunal de justiça de outro estado (caso B). Um mesmo sistema foi contratado nos dois casos, propiciando a comparação entre as duas experiências. Enquanto, no caso A, o sistema estava em curso final de implantação, superadas resistências com relativo sucesso, no caso B, a implantação foi suspensa, permanecendo pendente a sua efetiva aceitação. A análise aplica um referencial teórico que integra fatores geradores de resistência, relacionados com as dimensões individual (pessoas) e técnica (sistema), e com a interação social e política entre os usuários do sistema e o âmbito da organização. Ao final, o artigo identifica diversos tipos de comportamento de resistência, sua inter-relação e transformação ao longo da trajetória de implementação dos sistemas, e os desfechos contrastantes ocorridos nos dois casos.<hr/>Personal, technological, social and political issues have triggered resistance to information systems within public administration. Thus, this research investigates the implementation of a payroll system in the public administration using a multiple case study. The study investigates the type of reaction the civil servants have to the system within their organizational realm, as well as whether or not the system was accepted by them. The article addresses two case studies, namely one at the executive level of a Brazilian state (case A) and the other at the justice department of another Brazilian state (case B). Both states contracted the development of the same payroll system, whereby enabling comparison between these two endeavors. While in case A the system was about to be fully implemented after overcoming several hurdles, in case B the system implementation was halted as it was not accepted by the organization where it was to be implemented. The research uses a theoretical frame that binds resistance factors accrued from persons, the system, as well as from the socio-political interaction between the system users and the organizational environment. The article identified distinct types of resistance behaviors, the interrelationship among them and their transformation throughout the implementation of the system, which led to contrasting final outcomes for each case.