Scielo RSS <![CDATA[urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbana]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=2175-336920180004&lang=es vol. 10 num. lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[Design and study of urban form using shape grammars]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-33692018000400001&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo O objetivo principal deste artigo é o de apresentar as gramáticas da forma enquanto ferramentas de análise urbana e de geração de soluções para intervenções em projeto urbano nas cidades. As gramáticas da forma, que surgiram nos anos de 1970 com o artigo seminal de Stiny &amp; Gips, são utilizadas para analisar estilos ou linguagens de desenho (gramáticas analíticas) e para criar novas linguagens de desenho (gramáticas originais). No artigo, introduz-se o formalismo das gramáticas da forma e discute-se a pertinência do seu uso em diferentes contextos. Para isso, aponta-se em que medida as gramáticas da forma podem ser utilizadas como parte de uma metodologia para um projeto flexível do espaço urbano, o qual responda aos requisitos e às necessidades do contexto urbano e edificado. O artigo faz ainda uma revisão da matéria apresentando diversos casos de investigação e de uso das gramáticas da forma em estudos analíticos do espaço urbano e em propostas para novo planejamento urbano. Apresentam-se ainda as ferramentas digitais atualmente disponíveis e em investigação para desenho urbano utilizando gramáticas da forma.<hr/>Abstract The main goal of this paper is to present shape grammars as an analytical tool to study urban morphology and as a design tool for urban planning. Shape grammars emerged in the 70s through the seminal article by Stiny &amp; Gips, and are used to analyse past design styles (analytical grammars) as well as to create new and original design languages (original grammars). In this paper, the formalization of shape grammar is introduced and the relevance of its use in different contexts is discussed. With this in mind, the paper highlights the extent to which shape grammars can be used as part of a methodology for a flexible urban design that responds to the requirements and needs existing in urban and built environments. The paper also presents a state of the art of shape grammars for urban design and several case studies both concerning analytical studies of urban space and proposals for new urban planning. Currently available and under development digital tools that use shape grammars for urban design are presented at the end of the paper. <![CDATA[Atributos que caracterizan una megalópolis]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-33692018000400017&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumen El objetivo del trabajo es definir cuáles son los atributos específicos de una megalópolis. El estudio es cualitativo y empleó grupos de discusión con 19 especialistas que trabajaron según la perspectiva metodológica interdisciplinaria que se puede ver en Delich. Los datos fueron recolectados, tabulados y analizados según el Método para Asignación de Características a Objeto (MACO) inspirado en el método de Kano adecuadamente ajustado. La técnica de ese modelo posibilita definir si una determinada característica pertenece o no a un objeto específico. En el estudio el objeto es la megalópolis. Los resultados muestran que, considerando los atributos específicos e importantes, hay fundamentalmente 20 atributos que deben ser tenidos en cuenta. Sin embargo, los atributos específicos (los más importantes) de adherencia muy fuerte, que una concentración integrada de personas, actividades y riquezas debe tener para ser reconocida como megalópolis, son cinco. Ese resultado posibilita que se pueda efectivamente reconocer si una aglomeración urbana es o no es una megalópolis.<hr/>Resumo O objetivo do trabalho é definir quais são os atributos específicos de uma megalópole. O estudo é qualitativo e utilizou grupos de discussão com 19 especialistas que trabalharam de acordo com a perspectiva metodológica interdisciplinar, que pode ser vista em Delich. Os dados foram coletados, tabulados e analisados ​​de acordo com o Método de Atribuição de Características para Objeto (MACO), inspirado no método de Kano, adequadamente ajustado. A técnica desse modelo permite definir se determinada característica pertence a um objeto específico ou não. No estudo, o objeto é a megalópole. Os resultados mostram que, considerando os atributos específicos e importantes, existem basicamente 20 atributos que devem ser levados em consideração. No entanto, os atributos específicos (o mais importante) de adesão muito forte, os quais uma concentração integrada de pessoas, atividades e riqueza deve ter para ser reconhecida como megacidade, são cinco. Esse resultado permite reconhecer efetivamente se uma aglomeração urbana é ou não uma megalópole.<hr/>Abstract This work aims to define the specific attributes of a megalopolis. The study is qualitative and used discussion groups with 19 specialists who worked according to the interdisciplinary methodological perspective proposed by Delich. Data were collected, tabulated and analyzed according to the Method for Assigning Characteristics to Object (MACO), inspired by the method of Kano. This technique allows defining whether a certain characteristic belongs to a specific object or not. In the study, the object is the megalopolis. The results show that, considering the specific and important attributes, there are basically 20 attributes that must be taken into account. However, there are five specific attributes (the most important) that need recognition in megalopolis: strong adherence, integrated concentration of people, activities and wealth. This result allows the effectively recognition of whether an urban agglomeration is or is not a megalopolis. <![CDATA[Expansive laws for urban sprawl: Campinas without limits]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-33692018000400036&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Em qual direção e de que forma as cidades brasileiras devem se expandir é uma das principais perguntas, às quais devem ser respondidas pela gestão urbana municipal. Planos diretores, leis de parcelamento do solo, leis de perímetro urbano e de zoneamento consolidam regras que devem não só controlar, mas direcionar o crescimento urbano. As leis urbanísticas municipais conferem legalidade à produção do espaço urbano e são referências para aprovação de projetos de loteamentos e da expansão urbana. Estas leis nem sempre são neutras, alinhadas e condizentes com as leis federais. Neste artigo, tem-se como objetivo avaliar o papel regulador das leis urbanísticas que determinam a expansão urbana do município de Campinas – SP, e verificar alinhamentos ou conflitos presentes entre estes marcos legais. Por intermédio de revisão bibliográfica, análise legislativa e entrevista direcionada, concluiu-se que as leis municipais que direcionam a expansão urbana de Campinas compõem um quadro regulatório conflitante, permissivo e ilegal frente às normas federais vigentes sobre expansão e parcelamento do solo urbano.<hr/>Abstract One of the main answers that the municipal urban management must give is regarding which direction and how the Brazilian cities must expand. Master plans, urban land division, urban perimeter laws and zoning, consolidate rules that should not only control but drive urban growth. The municipal urban laws legalize the production of urban space and standards to the approval of allotment projects and urban sprawl. Such municipal laws are not always neutral and aligned with the federal laws. This article aims to evaluate the role of the urban laws that determine the urban sprawl of Campinas City - SP, and to verify the alignment or conflicts in between the laws. Through literature review, analysis of the laws and directed interview, we determined that the municipal laws, which guide the urban sprawl of Campinas, compose a conflicting, permissive and illegal legislative picture, in comparison with the present federal norms on urban sprawl and land division. <![CDATA[Imaginarios del patrimonio en los procesos de reconversión urbana. Puerto Norte, Rosario, Argentina]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-33692018000400049&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumen Dentro de los fenómenos que caracterizan a las ciudades en el contexto del neoliberalismo se destaca la progresiva mercantilización de los espacios y símbolos urbanos. Lo patrimonial adquiere un rol destacado como estrategia discursiva y material en los procesos de reconversión urbanística que, en ocasiones, logra atenuar conflictos y disputas. Si bien lo patrimonial está ligado simbólicamente a la identidad urbana, sostenemos que distintos actores erigen matrices de sentidos diferentes, transversales, compartidos y aún contradictorios, conformando imaginarios patrimonialistas complejos. El objetivo de este trabajo es indagar los imaginarios patrimonialistas en los espacios urbanos en proceso de recualificación, como el caso de Puerto Norte en el barrio Refinería de Rosario. Para ello, abordamos los discursos y representaciones producidas por distintos actores –gobierno local, empresarios inmobiliarios y asociaciones vecinales – para analizar diferencias, acuerdos y tensiones entre las distintas significaciones en circulación, a partir de una matriz teórica metodológica focalizada en los imaginarios urbanos.<hr/>Resumo Entre os fenômenos que caracterizam as cidades no contexto do neoliberalismo estão a comercialização progressiva de espaços e os símbolos urbanos. O patrimônio desempenha um papel proeminente como estratégia discursiva e material nos processos de reconversão urbana por reduzir conflitos e disputas. Embora o patrimônio esteja simbolicamente ligado à identidade urbana, considera-se que diferentes atores erguem matrizes de diferentes significados transversais, compartilhados e até contraditórios, formando o imaginário patrimonialista complexo. O objetivo deste trabalho é investigar os imaginários patrimonialistas nos espaços urbanos em processo de requalificação, como no caso de Puerto Norte, no bairro Refinería de Rosário. Para fazer isso, abordam-se os discursos e as representações produzidos por diferentes atores – governo local, empreendedores imobiliários e associações de bairro – para analisar diferenças, acordos e tensões entre os diversos significados em circulação, a partir de uma matriz teórico-metodológica centrada nos imaginários urbanos.<hr/>Abstract Progressive commercialization spaces and urban symbols are among the phenomena that characterize cities in the context of neoliberalism. The patrimony has a prominent role as a discursive tool and resource used in the urban reconversion processes, reducing conflicts and disputes. Although patrimonial is symbolically linked to urban identity, we maintain that different actors rise matrices of different transversal meanings, shared and even contradictory, forming complex patrimonial imaginaries. This work aims to investigate the patrimonial imaginary in the urban spaces under requalification process, as the case of Puerto Norte in the Refinería neighborhood of Rosario. Thus, we address discourses and representations produced by different actors - local government, real estate entrepreneurs and neighborhood associations - and analyze differences, agreements and tensions between different meanings in circulation, based on a theoretical methodological matrix focused on urban imaginaries. <![CDATA[The housing market and gentrification process in Latin American cities: an exploratory study in Boa Viagem neighborhood, Recife-PE]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-33692018000400068&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo O espaço da cidade é o lócus de ação dos agentes do mercado imobiliário habitacional, e suas ações são indutoras do processo de diferenciação demográfica nas cidades. A ideia de que a ação do mercado estabelece uma nova lógica de ocupação urbana é o objeto da análise realizada neste trabalho, o qual pretende compreender a relação entre a ação do mercado habitacional no município de Recife-PE e o processo de gentrificação decorrente dela. Foi realizado um estudo de caso no bairro Boa Viagem, principal foco de atuação do mercado habitacional formal. O trabalho é de natureza descritiva e utiliza uma modelagem estatística de regressão linear para estabelecer um entendimento conciso acerca da relação entre algumas variáveis demográficas do bairro e a ação do mercado habitacional. Os resultados indicaram que houve um gradativo processo de elevação das variáveis socioeconômicas nos bairros, a qual foi superior ao mesmo processo nos bairros onde a ação do mercado foi menor ou inexistente. A hipótese de que a ação do mercado habitacional estabelece um processo de segmentação e diferenciação demográfico-espacial foi confirmada, denotando a ocorrência de mudança imobiliária e o consequente processo de gentrificação.<hr/>Abstract The city territory is the locus of housing market agents’ actions, which are inducers of the cities’ demographic differentiation process. This study aimed to analyze the idea that the market action establishes a new logic of urban occupation. Our goal is to understand the relationship between the action of the housing market in the city of Recife-PE and the process of gentrification resulting therefrom. We conducted a case study in the Boa Viagem neighborhood, the main focus of the formal housing market. The work is descriptive in nature and uses a statistical model of linear regression to establish a concise understanding of the relationship between some demographic variables of the neighborhood and the housing market action. The results indicated a gradual rising of the socioeconomic variables in these neighborhoods, and this increase was higher than in neighborhoods where the market action was minor or nonexistent. The hypothesis that the housing market action establishes a process of segmentation and demographic-spatial differentiation was confirmed, denoting the occurrence of real estate change and consequent process of gentrification. <![CDATA[The green urban park: characteristics of use through systematic observation]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-33692018000400082&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Entre inúmeros benefícios, parques urbanos promovem oportunidades para a prática de atividades físicas (AF). Em Presidente Prudente – SP, o Parque do Povo é o principal espaço verde público de lazer da cidade. Este artigo objetiva verificar a relação entre parques e AF, e discutir seu potencial em estratégias ambientais de promoção de saúde. O nível de AF e características do uso do parque foram coletados através do System for Observing Play and Recreation in Communities (SOPARC), instrumento que se baseia em observações sistemáticas. A coleta de dados realizou-se em 2015, e 19.105 indivíduos foram observados. O período noturno foi o mais frequentado (53%), a AF moderada predominou (54%), e a sedentária aumentou aos finais de semana. Adultos representaram 59% da amostra, e os homens 65%. Os resultados mostram relação positiva entre o parque e a prática de atividades físicas, e que determinados períodos do dia e da semana, bem como outras preferências dos usuários devem ser observadas para o aumento da eficácia de programas voltados à promoção da saúde em ambientes urbanos.<hr/>Abstract Among numerous benefits, urban parks promote opportunities for the practice of physical activities (PA). In Presidente Prudente - SP, the Parque do Povo is the main public space for leisure in the city. This article aims to verify the relationship between parks and PA, and discuss its potential in health promotion environmental strategies. The level of PA and characteristics of its use have been collected through the System for Observing Play and Recreation in Communities (SOPARC), tool that is based on systematic observations. The data collection was carried out in 2015 and 19,105 individuals have been observed. The night period was the more frequented overall (53%), the moderated PA was predominant (54%), and sedentary activities have increased on weekends. The adults represented 59% of the sample, and men 65%. The results shows a positive relationship between the park and practice of physical activities and that certain periods of the day and week and other preferences of the users have to be observed for efficient programs of health promotion in urban environments. <![CDATA[Regulación urbana, ¿Hacia una Córdoba sostenible e inclusiva?]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-33692018000400096&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumen La regulación de ocupación y uso del suelo urbano, así como los planes de ordenamiento vigentes, promulgan como base el desarrollo sostenible, inclusivo y equitativo de Córdoba. Pero el análisis de su impacto concreto en el territorio demuestra que estos instrumentos no sólo no revierten, sino que promueven el desarrollo urbano por debajo de umbrales mínimos de sostenibilidad y eficiencia; además, favorecen la concentración de los beneficios de la urbanización en cada vez menos agentes, excluyendo a gran parte de la población. Esta investigación pone en disputa el impacto de la regulación urbanística, como contribución hacia una ciudad más sostenible, inclusiva y equitativa. Se revisó la normativa vigente, junto con planes de ordenamiento y obras públicas recientes, definiendo los patrones de territorialización previstos; una revisión documental determinó los umbrales de sostenibilidad y eficiencia para Córdoba; luego se contrastaron ambos datos determinando la sostenibilidad de esos patrones. Posteriormente, se correlacionaron con un relevamiento del mercado inmobiliario local, determinando su impacto en el valor del suelo urbano: se estableció causalmente el rol de la regulación en el mercado de suelo local, concentrado territorialmente y en desarrollistas/terratenientes de gran escala, traduciéndose en procesos de producción de hábitat excluyentes.<hr/>Resumo A regulação de ocupação e uso da terra urbana, bem como o plano de gestão vigente, é promulgada como base para o desenvolvimento sustentável, inclusivo e equitativo de Córdoba. No entanto, a análise do seu real impacto no território mostra que essas ferramentas não só revertem, mas também promovem o desenvolvimento urbano abaixo dos limites mínimos de sustentabilidade e eficiência; além disso, também favorecem a concentração dos benefícios da urbanização em menos agentes, excluindo grande parte da população. Esta pesquisa discute o impacto da regulação urbana como contribuição para uma cidade mais sustentável, inclusiva e equitativa. A legislação atual foi revista, assim como os planos de gestão e de obras públicas recentes, definindo padrões esperados. A revisão de documentos determinou os limites de sustentabilidade e de eficiência para Córdoba. Em seguida, ambos os dados que determinam a sustentabilidade desses padrões foram comparados e, posteriormente, correlacionados com um levantamento do mercado imobiliário local para definir seu impacto sobre o valor da terra urbana. Foi estabelecido causalmente o papel da regulação de uso da terra no mercado do solo local, concentrada territorialmente e em grandes construtoras/proprietários de terras, resultando em processos de produção de habitats exclusivos.<hr/>Abstract Land use regulations, as well as current planning guidelines are presented as a basis for sustainable, inclusive and equitable urban development in Cordoba. However, an analysis of their actual impact on the territory shows that these instruments not only do not reverse but actually lead to urban development below minimum thresholds for sustainability and efficiency. Additionally, they favor the concentration of the benefits of urbanization in the hands of fewer and fewer agents, excluding a significant part of the population. Current land use regulations were reviewed, together with recent urban plans and public projects, to define future territorial patterns. Concomitantly, a documentary review determined the specific sustainability and efficiency thresholds for Córdoba. Subsequently, both data were compared, to determine the sustainability of these patterns. Finally, they were correlated with a local real estate market survey, to ascertain their impact on urban land values. This causally determined the role of land use regulations in the local urban land market, which concentrates the benefits of urbanization both territorially and in large-scale developers/landowners, resulting in spatial production processes that exclude a significant portion of the population. <![CDATA[The growth of the urban area of São Carlos/SP between the 2010 and 2015: the advancement of environmental degradation]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-33692018000400118&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo O objetivo deste trabalho foi analisar o avanço da degradação ambiental no município de São Carlos/SP em decorrência do processo de crescimento da área urbana entre os anos de 2010 e 2015. Foram abordados os seguintes aspectos: as atividades antrópicas, a degradação ambiental, o crescimento da área urbana e os impactos ambientais. Teve-se auxílio de ferramentas de análise espacial, como Sistemas de Informação Geográfica (SIG), sensoriamento remoto e cartografia digital, que permitiram a observação e o monitoramento da atual situação da área urbanizada em um nível detalhado por análise temporal. Foi detectada uma situação preocupante de crescimento desordenado, fruto de um processo disperso e desregrado sobre o solo, indicando a necessidade de maior controle e, principalmente, da efetivação de instrumentos de gestão urbana. Há indícios de que os problemas ambientais continuarão evoluindo por conta do processo de crescimento da área urbana, o que indica um potencial de degradação em áreas ainda não afetadas.<hr/>Abstract The objective of this study was to analyze the progress of environmental degradation in the municipality of São Carlos, Sao Paulo state, as a result of the urban area growth process between 2010 and 2015. The following aspects were addressed: the anthropogenic activities that caused environmental degradation and the urban area growth and its relation to environmental impacts. To this end, spatial analysis tools such as Geographic Information Systems (GIS), remote sensing, and digital cartography were used, enabling temporal analysis through detailed observation and monitoring of the urban area current situation. An alarming situation of uncontrolled growth was detected, which is a result of a disperse and unregulated process on the soil, highlighting the need for better control of this process and, mainly, for implementation of urban management tools. There are indications that the environmental problems will continue to evolve as a result this urban area growth process, which indicates a potential for degradation of areas not yet affected. <![CDATA[Effects of urban mobility management for the Olympic Games on air quality in the central region of the city of Rio de Janeiro]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-33692018000400129&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Neste estudo, foram analisados os possíveis efeitos das obras de mobilidade urbana, realizadas no bairro Centro da cidade do Rio de Janeiro, sobre a qualidade do ar. Foram tratados estatisticamente os dados de concentração obtidos na Estação de Monitoramento do Largo da Carioca para os poluentes PM10, CO, O3 e SO2, assim como os parâmetros meteorológicos, para os meses de julho e agosto de 2015 e 2016, respectivamente, ano que precedeu e ano em que foram realizados os Jogos Olímpicos Rio 2016. Os resultados obtidos mostram que, embora as concentrações dos poluentes monitorados não tenham, em geral, ultrapassado os padrões nacionais de qualidade do ar, os níveis de PM10 e de ozônio são preocupantes, especialmente considerando as orientações da Organização Mundial da Saúde. Os níveis maiores de ozônio em agosto de 2016 podem ser consequência do aumento da radiação solar ou ainda dos processos químicos envolvidos na sua formação e das concentrações de seus precursores, os compostos orgânicos voláteis e os óxidos de nitrogênio (NOx). Para entender e explicar tais resultados, é indispensável dispor de dados de monitoramento contínuo de NOx e hidrocarbonetos não metânicos totais. No entanto, existe uma grave deficiência da Estação do Largo da Carioca quanto à aquisição desses dados. Apesar do esforço do corpo técnico da Secretaria Municipal de Meio Ambiente da cidade do Rio de Janeiro, o investimento do município no controle da qualidade do ar é ainda insuficiente, especialmente considerando que o NO 2 é um composto legislado, colocando em risco a saúde e o bem-estar da população.<hr/>Abstract In this study, the possible impact on air quality, due to changes in urban mobility infrastructure, in the central District of the city of Rio de Janeiro, was analyzed. Concentration data obtained at the Monitoring Station of Largo da Carioca, for the pollutants PM10, CO, O 3 and SO2, as well as meteorological parameters, were statistically analyzed for the months July and August 2015 and 2016, respectively, the year preceding and the year of the Olympic Games in Rio, 2016. The results obtained show that, despite the concentration values for the monitored pollutants being lower than national air quality requirements, the PM10 and ozone levels were of concern, mainly when the World Health Organization guidelines are adopted. The higher ozone levels in August 2016 may be a consequence of the increase in solar radiation or, even, of the chemical processes and concentrations of its precursors, volatile organic compounds and nitrogen oxides (NOx). In order to understand and explain these results, NOx and non-methane hydrocarbon data from continuous monitoring is necessary. However, data acquisition proved to be inadequate. Despite technician’s efforts, at the Municipal Environmental Secretary of the City of Rio de Janeiro, government investment in air quality control is still insufficient, especially considering that NO 2 is a criteria pollutant, which represents a risk to population health and welfare. <![CDATA[CO<sub>2</sub> emissions and mitigation policies for urban road transportation: Sao Paulo <em>versus</em> Shanghai]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-33692018000400143&lng=es&nrm=iso&tlng=es Abstract This paper compares the energy consumption, CO2 emissions and public policies of two mega-cities, Sao Paulo (SP) and Shanghai (SH), in order to identify their GHG emissions mitigation policies. Both cities have experienced rapid growth of the automotive sectors resulting in sizable pollution and CO2 emission challenges. SP has successfully implemented the ethanol and encouraged the growth of the fleet of light-duty vehicles. SH has coal-based power generation and restricted the ownership of the vehicles in an attempt to reduce GHG emissions, invested in public transportation and electric mobility. Tabular analysis of secondary data was adopted in this study, revealing also that SP has considerably expanded individual transportation. Despite investments in ethanol, the city could not contain the increase in CO2 emissions from road transportation. SH invested in public transportation and inhibited individual transportation, but also failed to contain CO2 emissions. Mitigation policies and measures taken were not sufficient to prevent growth of CO2 emissions in both cities. To reduce CO2 emissions in transportation, SP and SH should focus on public policies to encourage public and clean transportation and limit the burning of fossil fuels.<hr/>Resumo Este artigo compara o consumo de energia, as emissões de CO2 e as políticas públicas de duas megacidades, São Paulo (SP) e Xangai (XG), a fim de identificar suas políticas de mitigação de emissões de GEE. Ambas as cidades experimentaram um rápido crescimento dos setores automotivos, resultando em desafios consideráveis ​​de poluição e emissão de CO2. SP implementou com sucesso o etanol e incentivou o crescimento da frota de veículos ligeiros. XG tem geração de energia baseada em carvão e restringe a compra de carros. Investiu na expansão do transporte público e encoraja a eletrificação da mobilidade. Análise tabular de dados secundários foi adotada neste estudo, revelando também que SP expandiu consideravelmente o transporte individual. Apesar dos investimentos em etanol, a cidade não conteve o aumento das emissões de CO2. XG investiu em transporte público e inibiu o transporte individual, mas também não conseguiu conter as emissões de CO2. As políticas de mitigação não evitaram o aumento das emissões de CO2 em ambas as cidades. Para reduzir as emissões de CO2 nos transportes, SP e XG devem se concentrar em políticas públicas para incentivar o transporte público de baixo carbono e limitar a queima de combustíveis fósseis. <![CDATA[Urban road network vulnerability: assessment considering risk and greenhouse gas emissions]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-33692018000400159&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Uma rede é vulnerável quanto maior for a externalidade negativa associada à ineficiência de um ou mais arcos. Dessa forma, existem, na literatura, métodos que podem ser utilizados para a análise de vulnerabilidade de uma rede viária, sendo divididos em dois grupos: de cálculos completos e com critérios predefinidos. Os de cálculos completos fazem uma varredura na rede em busca dos arcos mais vulneráveis, enquanto aqueles com critérios predefinidos utilizam procedimentos para obtenção desses arcos. Este artigo apresenta um procedimento que busca verificar a efetividade do risco de acidente como um critério predefinido para localizar os arcos mais vulneráveis de uma rede viária, avaliando o aumento da distância e da emissão total de CO2-eq em relação ao cenário base. Os resultados mostraram um aumento de até 8,51% da distância de viagem quando são rompidos arcos com maior risco de acidentes. O CO2-eq seguiu a mesma tendência, ou seja, rupturas em arcos com alto risco causaram um aumento de até 9,19%, enquanto o aumento das emissões após o rompimento de arcos com baixo risco foi de apenas 5,54%. Portanto, a quantidade de cenários modelados para coleta de dados e a simulação de Monte Carlo foram eficazes em avaliar os impactos ao longo do tempo.<hr/>Abstract A network is vulnerable when the inefficiency of one or more links exerts negative externalities that may compromise the accessibility. The literature presents procedures that can be used in the network vulnerability assessment, which are divided into two groups: complete calculation and pre-defined criteria. The first ones, scan the network in order to find the most vulnerable links, on the other hand procedures that consider predefined criteria use indirect approaches to obtain the vulnerability. This paper presents a framework to road network vulnerability analysis based on the risk and environmental aspects. Hence, we developed a new procedure to verify the effectiveness of risk as an attribute to find the most vulnerable links of a road network, considering distance and CO2-eq emissions. Results showed an increase up to 8.51% (total distance traveled) when links with high risk are disrupted. CO2 -eq emissions yielded the same outcome, disruptions of high risk links caused an increase up to 9.19%, whereas the safest links caused an average increase of only 5.54% when disrupted. Therefore, the number of scenarios modeled (for collecting data) as well as the Monte Carlo simulation were effective in assessing the impacts over time. <![CDATA[Growth acceleration program in the state of Bahia and its contribution to face the basic sanitation universalization challenges]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-33692018000400173&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo A universalização do saneamento básico no Brasil é um desafio diante do deficit e das desigualdades de acesso. A partir do início dos anos 2000, houve uma mudança no cenário nacional, com a ampliação de recursos, a melhoria da capacidade institucional e a definição de marco legal. Porém, não houve uma avaliação das ações, principalmente do PAC Saneamento. O presente estudo analisa esse programa na Bahia em relação aos desafios da universalização. A metodologia envolveu pesquisa documental e análise de dados secundários. Constatou-se a inexistência de uma lógica clara na definição dos investimentos do programa. Houve priorização de ações estruturais, especialmente em água e esgoto, em detrimento das estruturantes, essenciais à sustentabilidade das ações. A concepção do programa não dialogou com o perfil do deficit dos serviços. Apesar da ampliação dos investimentos, a lógica de concepção foi sustentada no neodesenvolvimentismo, com a implementação de megaempreendimentos e o estímulo às parcerias público-privadas. O êxito de programas de saneamento implica o protagonismo municipal, a universalização, a integralidade, a adoção de tecnologias apropriadas, a intersetorialidade, a participação e o controle social, princípios que o programa pouco incorporou. O aprofundamento da democracia e a implementação de políticas alinhadas aos direitos humano e social possibilitarão reverter o deficit dos serviços no Brasil.<hr/>Abstract The universalization of basic sanitation in Brazil is a challenge given deficits and inequality of access. Starting from the beginning of the 2000s, there was a change in the national scenario, with an increase in resources, improvements in institutional capabilities and a definition of legal conditions. However, there was no evaluation of the measures, principally of the Sanitation PAC. The present study analyzes this Program in Bahia in the light of the challenges of universalization. The methodology involved documentary research and analysis of secondary data. No clear logic was found regarding the determination of the investments of the Program, with prioritization of structural measures, especially in water and sewage, to the detriment of structuring initiatives, essential to the sustainability of the measures. The conception of the Program did not dialogue with the context of the deficits in the services. Despite the increase in investments, the logic of the program was sustained in ‘neo-developmentalism’, with the implementation of mega-developments and stimulation of public-private partnerships. The success of sanitation programs implies municipal involvement, in the universalization, integration, adoption of appropriate technology, intersectionality, and in social participation and oversight, principals which the program did not incorporate to any great extent. The development of democracy and the implementation of policies aligned with human and social rights will allow overcoming the deficit in services in Brazil. <![CDATA[Public policies for civil construction sustainability in Brazilian municipalities]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-33692018000400186&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo O crescimento insustentável de diversas cidades no mundo e também no Brasil causa efeitos negativos que podem interferir nos insumos fundamentais para as economias modernas, como água e energia, sendo necessária a adoção de um modelo de crescimento mais sustentável, adequando o desenvolvimento das cidades às novas demandas. Assim, objetivou-se com este estudo identificar e analisar, por meio de pesquisa on-line, as políticas públicas de incentivo às práticas projetuais pautadas na sustentabilidade nos municípios brasileiros, considerando que mudanças efetivas dependem, dentre outros aspectos, de programas de incentivo e de legislações específicas. Como método de recorte territorial, foi adotado o âmbito da municipalidade, no qual foram catalogadas as políticas públicas, com o registro, por fim, dos resultados em forma de planilhas e gráficos. A região Sul apresentou um quantitativo mais expressivo de iniciativas. Foi possível constatar também que os temas mais abordados nesse universo referem-se à água, à energia e à mobilidade urbana. E, entre as medidas que se aplicam ao planejamento e à construção de edifícios, as iniciativas mais frequentes são as provenientes de incentivos concedidos pelas prefeituras, a partir do cumprimento de determinados requisitos.<hr/>Abstract The unsustainable growth of several cities, in Brazil and worldwide, implies negative effects that can interfere with the fundamental inputs for modern economies, such as water and energy. It is necessary to adopt a more sustainable growth model, adapting the cities development to new demands. Thereby, this study aimed to identify and analyze through online research, public policies to encourage sustainability practices in Brazilian municipalities, considering that changes in effective depend, among other aspects, of incentive programs and specific legislation. We adopted the scope of the municipality as a method of territorial reduction, where public policies were cataloged, and the results were finally recorded in the form of spreadsheets and graphs. The South Region presented a more expressive number of initiatives. We also verified that the most frequent subjects in this universe refer to water, energy and urban mobility. And, among the measures applied to the planning and construction of buildings, the most frequent initiatives are those from incentives granted by the city halls, from the fulfillment of certain requirements. <![CDATA[Legal aspects and perceptions on strategies for smart and creative cities: study of the municipality of Chapecó (SC)]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-33692018000400197&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo As cidades brasileiras tiveram um impulso para o desenvolvimento econômico a partir da intensificação do processo de globalização, o qual contribuiu para a pulverização de atividades econômicas para além dos grandes centros urbanos. Nesse contexto está Chapecó (SC), cidade-polo regional que possui uma rede urbana centrada em pequenos municípios. Na perspectiva da dinamização das atividades econômicas, a pesquisa teve como objetivo verificar os aspectos legais e o ponto de vista de lideranças sobre a perspectiva da formação de uma cidade inteligente e criativa. As contribuições da pesquisa estão associadas à análise do processo de formação de Chapecó (SC) como cidade inteligente e criativa. O estudo de caso qualitativo contemplou a análise de documentos legais municipais aliada à análise de conteúdo das entrevistas com lideranças comunitárias e de entidades locais. Como resultado, constatou-se que Chapecó (SC) possui diretrizes para a criação de uma cidade inteligente e criativa. Todavia, a transição para uma cidade inteligente e criativa é embrionária, com demandas estruturais, culturais, sociais, econômicas, institucionais e ambientais a serem atendidas.<hr/>Abstract The Brazilian cities have undergone an economic development boost from the intensification of the globalization process that contributed to pulverization of economic activities beyond the large urban centers. The municipality of Chapecó, Santa Catarina state, a regional hub that has an urban network centered on small municipalities, is included in this context. Under the perspective of dynamization of economic activities, the objective of this study was to verify the legal aspects and the point of view of leaderships on the perspective of formation of a smart and creative city. The contributions of the present study are associated with analysis of the formation process of Chapecó as a smart and creative city. This qualitative case study included analysis of municipal legal documents combined with content analysis of interviews with community leaders and of local entities. The results showed that Chapecó presents guidelines for creating a smart and creative city; however, the transition to this type of city is embryonic, and structural, cultural, social, economic, institutional and environmental demands still need to be met. <![CDATA[Creative activities, smart specialization, and opportunities for small urban areas: the Estarreja’s carnival case]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-33692018000400212&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo No quadro da consolidação da sociedade do conhecimento, da aprendizagem e da criatividade, os territórios têm tido a necessidade de reajustar as suas estratégias em torno de atividades criativas, que consubstanciam novas lógicas de desenvolvimento territorial e de política pública. Partindo da contextualização da especialização inteligente no quadro das políticas públicas europeias e da importância das atividades e dos recursos criativos, a investigação pretende identificar novas oportunidades para territórios urbanos de pequena dimensão no sentido de redefinir as suas estratégias de desenvolvimento local. A investigação surge no sentido de realizar uma discussão em torno da valorização de dinâmicas culturais e criativas que promovam o desenvolvimento integrado e transversal dos diferentes atores e do seu território. Foi utilizado como referência de estudo o município de Estarreja (Portugal) enquanto espaço urbano de pequena dimensão com uma trajetória de especialização industrial no passado, mas com algumas dinâmicas criativas atuais. Com efeito, pretende-se discutir a exequibilidade da aplicação dessa matriz estratégica no âmbito das atuais políticas públicas de desenvolvimento.<hr/>Abstract In the context of consolidation of a society of knowledge, learning, and creativity, urban territories have had to readjust their strategies around creative activities, constituting new logic of territorial development and public policy. Building on the contextualization of smart specialization within the framework of European public policies and the importance of creative activities and resources, this study intends to identify new opportunities for small urban areas in order to redefine their local development strategies. The study aims to promote a debate on the valorization of cultural and creative dynamics that promote integrated and transversal development of the different actors and their territory. The municipality of Estarreja, Portugal, was used as a reference in the context of a small urban space with a past trajectory of industrial specialization, but with some current creative dynamics. In fact, this study intends to discuss the feasibility of applying this strategic matrix within the scope of current public development policies.