Scielo RSS <![CDATA[Educação & Realidade]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=2175-623620190001&lang=es vol. 44 num. 1 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[About Education, Politics and Singularity]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-62362019000100201&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo: O artigo discute, em um primeiro momento, questões relativas à configuração da política de Educação Especial no Brasil a partir dos anos 2000, destacando elementos que marcaram o processo de institucionalização da inclusão dos alunos, público alvo da educação especial na escola comum, bem como seus desafios atuais. Tendo como referência essas problematizações, busca-se, em um segundo momento, contextualizar os trabalhos que compõem esta Seção Temática. Partindo de abordagens teórico-metodológicas distintas, esses textos conservam em comum uma preocupação ética com os desdobramentos da Educação Especial para a sociedade e com a efetivação do princípio constitucional da educação como um direito de todos.<hr/>Abstract: The article discusses, at first, questions related to the configuration of the Special Education policy in Brazil from the 2000s, highlighting elements that marked the process of institutionalization of the inclusion of students, the target audience of special education in the common school, as well as challenges. With these problematizations as reference, it is sought, secondly, to contextualize the works that make up this Thematic Section. Based on different theoretical and methodological approaches, these texts share an ethical concern with the development of Special Education for society and with the implementation of the constitutional principle of education as a right of all. <![CDATA[The Special in Education: meanings and uses]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-62362019000100202&lng=es&nrm=iso&tlng=es Abstract: Several international organizations have played a critical role arguing against the traditional use of the term special in education. Integrated education and, subsequently, inclusive education were valued, as well as student diversity. Italy is a specific case for its radical 1977’s integration policy. France presents a kaleidoscope of institutions and professionals, inherited from the historical roots of Special Education. The 2005’s law no longer mentions Special Education, and the 2013’s law recognizes the inclusion of every child in school. Paradoxical uses of the special still remain in Italy and Brazil. Finally, we addressed the issue of the relationship between ethics and democratization.<hr/>Resumo: Diversas organizações internacionais desempenharam um papel crítico contra o uso tradicional do termo especial em educação. A educação integradora e, posteriormente, a Educação Inclusiva foram valorizadas, bem como a diversidade dos alunos. A Itália representa um caso específico por sua política de integração radical de 1977. A França apresenta um caleidoscópio de instituições e de profissionais, herdado das raízes históricas da Educação Especial. A lei de 2005 não faz mais referência à Educação Especial, e a lei de 2013 reconhece a inclusão escolar de toda criança. Usos paradoxais do especial ainda permanecem na Itália e no Brasil. Por fim, nós nos interrogamos sobre as relações entre a ética e a democratização. <![CDATA[Special Education Policy and the Challenges of an Inclusive Perspective]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-62362019000100203&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo: Este artigo analisa os significados do documento Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008) e sua relevância para a definição dos rumos da escolarização dos estudantes com deficiência no Brasil, nos últimos dez anos. Destaca a centralidade conferida pela Política ao Atendimento Educacional Especializado (AEE), como complementar e/ou suplementar ao ensino comum, no processo de inclusão escolar. Diante disso, propõe-se uma interlocução com o discurso psicanalítico, de modo a problematizar o lugar atribuído ao AEE nesse contexto, bem como a persistência de movimentos segregadores, que insistem em se inscrever mesmo que a orientação política proponha uma Educação Inclusiva.<hr/>Abstract: This article analyzes the meanings of the document National Policy on Special Education in the Perspective of Inclusive Education (2008) and its relevance for the definition of directions for disabled students’ schooling in Brazil in the last ten years. It highlights the centrality conferred by the Policy on Specialized Educational Assistance (SEA), as a complement and/or supplement to common education, in the process of school inclusion. Therefore, it is proposed a dialogue with the psychoanalytic discourse, in order to problematize the place attributed to SEA in this context, as well as the persistence of segregating movements, which insist on enrolling even if the political orientation proposes an inclusive education. <![CDATA[Ethical Interpellation to Inclusive Education]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-62362019000100204&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo: Neste artigo propomos analisar criticamente a educação inclusiva enquanto um dispositivo institucional, constituído na intersecção dos discursos jurídico e administrativo, o que lhe confere uma forma normatizante e tecnicista, com prejuízos para os próprios objetivos da inclusão. A interpelação ética - procedimento construído nas fronteiras do discurso psicanalítico e da abordagem filosófica - nos permite interrogar as raízes desse dispositivo, reabrindo vias de tratamento dos impasses da inclusão, vias fechadas pelo regime do dispositivo. A conversão do olhar - engajamento subjetivo na inclusão - e a higiene simbólica - processo de articulação do saber e do conhecimento - aparecem como duas dessas vias reabertas pela interpelação ética.<hr/>Abstract: In this article we propose to critically analyze inclusive education as an institutional device, constituted at the intersection of legal and administrative discourses in a process that gives it a normative and technical form, damaging the objectives of inclusion. An ethical interpellation - a procedure developed on the frontiers of psychoanalytic discourse and philosophical approach - allows us to interrogate the roots of this device, reopening ways of dealing with the impasses of inclusion; ways that were closed by the institutional regime. The transformation of perspective - a subjective engagement in inclusion - and the symbolic hygiene - a process of articulation of knowledge and understanding - appear as two instances of the ways reopened by an ethical interpellation. <![CDATA[Clinical Practice and Schooling of Students with Autism Spectrum Disorder (ASD)]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-62362019000100205&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo: O artigo analisa as prerrogativas da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva para a inclusão escolar dos alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Problematiza as implicações, para a educação, de se concebê-los como pessoas com deficiência, o que acarretaria um risco de o educador desconsiderar o funcionamento psíquico particular desses alunos, demonstrado pelas teorias psicológicas analisadas - Teoria da Mente e Psicanálise. Empenha-se em fazer com que os achados de tais teorias contribuam para a reflexão do professor com seus alunos, em especial aquele de atendimento educacional especializado (AEE), tanto nas estratégias comportamentais, quanto na preparação do material pedagógico que leve em conta suas características psíquicas conhecidas.<hr/>Abstract: The article analyzes Special Education prerogatives from the perspective of Inclusive Education for school inclusion of students with Autism Spectrum Disorder (ASD). It identifies the passage of the Autism Law (2012) as an effective framework for inserting individuals with ASD into public inclusion policies, considering them disabled people for legal purposes. It questions the implications for education of conceiving people with ASD as disabled, which would entail a risk for educators to disregard the particular psychological functioning of these students, demonstrated by the psychological theories analyzed and the basis for their teaching strategies - Mind Theory and Psychoanalysis. It strives to make the findings of such theories contribute to teachers’ reflection on their students, especially that of the specialized educational service (AEE), both with behavioral strategies, and with pedagogical material preparation that takes into account their known psychological characteristics. <![CDATA[Accessibility Policy: what people with visual impairment say]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-62362019000100206&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo: O propósito deste estudo foi discutir a política nacional de inclusão digital e o impacto da Tecnologia Assistiva (TA) para a educação e a inclusão de pessoas com Deficiência Visual. As análises ancoradas nos Estudos Culturais e na opinião de pessoas com baixa visão e cegueira indicaram avanços e desafios para melhoria dos recursos e adaptação de aplicativos de TA para que se efetivem o acesso ao conhecimento, o domínio e o uso funcional dos recursos, de forma que garantam o direito à educação e à qualidade da inclusão escolar e social.<hr/>Abstract: This study aimed to discuss the national policy of digital inclusion and the impact of Assistive Technology (AT) on the education and inclusion of visually impaired people. The analyses anchored to Cultural Studies and to the opinion of people with impaired vision or blindness indicated advances and challenges to improve resources and adaptation of TA applications in order to effect the access to knowledge, mastery and functional use of resources, in a way to ensure the right to education and to the quality of school and social inclusion. <![CDATA[Special Education Policy: on ambivalence, tension and indeterminacy]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-62362019000100207&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo: O artigo propõe retomar a discussão teórica que influenciou a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, com o objetivo de refletir sobre seus efeitos após uma década da publicação. Revisitamos questionamentos que constituem o debate nessa área, tomando por eixo central a análise de sua base conceitual - a adjetivação especial e a ideia de inclusão - considerando-a sob o registro da modernidade. Além disso, destacamos uma estrutura dilemática a sustentar questões fundamentais em Educação Especial, bem como advertir sobre a força de certa ambivalência e tensão que as políticas e os discursos que engendram a Educação Especial pretendem superar.<hr/>Abstract: The article proposes to resume the theoretical discussion that influenced the Brazilian National Policy on Special Education in the Perspective of Inclusive Education, with the aim of reflecting on its effects after a decade of its implementation. We revisit issues that constitute the debate in the area, taking as its central axis the analysis of its conceptual basis - the adjective special and the idea of inclusion - considering it under the aegis of Modernity. In addition, we highlight a dilemmatic structure that supports fundamental issues in Special Education, as well as warn about the strength of a certain ambivalence and tension that policies and speeches engendering Special Education intend to overcome. <![CDATA[Ten Years of PNEEPEI: an analysis from a biopolitical perspective]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-62362019000100208&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo: Em meio às incertezas do quadro político atual e de uma crise institucional sem precedentes no Brasil, este ensaio analisa teoricamente os problemas decorrentes da elaboração, implantação e dos refluxos da PNEEPEI pela perspectiva da biopolítica. Para isso, apoiados nas análises de Foucault e Agamben, compreenderemos o modo como a governamentalidade estatal brasileira se ocupa da inclusão das pessoas com deficiência na escola, elucidando suas faces tanto biopolítica quanto tanatopolítica. À luz da crítica ao paradigma científico que congrega essas faces, no qual a PNEEPEI se apoia, propomos um paradigma estético de inclusão, com vistas a melhor atender as demandas do ethos dessas pessoas na escola.<hr/>Abstract: Amid the uncertainty of the current political context and an unprecedented institutional crisis in Brazil, this essay offers a theoretical analysis of the problems arising from the drafting, implementation and setback of PNEEPEI from a biopolitical perspective. To this end, supported by analyses by Foucault and Agamben, we will understand how Brazilian state governmentality addresses the inclusion of people with disabilities in school in terms of both biopolitics and Thanatos-politics. In light of the criticism of the scientific paradigm that brings together these two aspects underpinning PNEEPEI, we propose an aesthetic paradigm of inclusion to better meet the demands of the ethos of these people in school. <![CDATA[Setbacks of University Teaching in Health Sciences]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-62362019000100601&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO O artigo discutiu aspectos da docência universitária, encontrados por professores da área da saúde. Tratou-se de um estudo qualitativo, com entrevistas narrativas, interpretadas, mediante análise de conteúdo. Dimensionaram-se os percalços de professores de diferentes cursos em duas categorias: dimensão humana e dimensão estrutural. Frente à realidade de sucateamento de muitas Instituições de Ensino Superior - IES - públicas, as dificuldades de maior ênfase não foram as de infraestrutura, mas sim as que envolveram as relações pessoais, em especial, a multiprofissionalidade, considerada muito importante na formação em saúde por possibilitar uma assistência integral.<hr/>ABSTRACT This article has discussed aspects of the university teaching, found by professors from the health field. This is a qualitative study, with narrative interviews, interpreted by content analysis. Professors’ setbacks from distinct courses have been organized into two categories: human and structural dimension. Facing the reality of scrapping of many public higher education institutions (IES), the major difficulties were not related to the infrastructure, but rather the ones involving personal relations, in particular, the multiprofessionality, an aspect considered as very important in the health field training because it allows a comprehensive assistance. <![CDATA[Emociones en Educación Matemática: una mirada con base en el pensamiento complejo]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-62362019000100602&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMEN Este artículo tiene como objetivo presentar una reflexión sobre dos nociones teóricas para el estudio de las emociones en educación matemática: complejidad vivencial y configuración emocional. Se exponen características del pensamiento complejo, se reflexiona y analiza cómo se concibe a lo racional desde esta perspectiva y se le distingue de las ciencias de la complejidad. Sigue una síntesis de aspectos relacionados a posturas teóricas del estudio de las emociones; en particular, se sintetizan características del dominio afectivo, para diferenciarlo de la aproximación que aquí se presenta. Se problematiza y fundamenta la incorporación de las nociones de complejidad vivencial y configuración emocional. Con estas distinciones se aborda el suceder de configuraciones emocionales de una estudiante de pedagogía en matemáticas, identificando emociones cruciales en su proceso de decisión vocacional al cierre de enseñanza media.<hr/>ABSTRACT This article aims to present a reflection on two theoretical notions for the study of emotions in mathematics education: experiential complexity and emotional configuration. Characteristics of complex thought are presented. This is to reflect and analyze how the rational is conceived from this perspective and how it is differentiated from complexity sciences. A synthesis of aspects related to diverse theoretical stands about research on emotions is exposed. In particular, characteristics of affective domain are synthesized to distinguish it from the approximation presented in this paper. This paper problematizes and argues on the inclusion of experiential complexity and emotional configuration notions. With these notions, this article addresses the succession of emotional configurations of a female student of pedagogy in mathematics, identifying crucial emotions in the student’s vocational decision process at the end of high school. <![CDATA[Assessment of Educational Systems and Educational Management: theoretical contributions]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-62362019000100603&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO Este artigo tem como propósito discutir como diversos estudos acadêmicos têm analisado e reportado relações existentes entre avaliação externa e em larga escala e gestão educacional, quer no nível das redes de ensino, quer no interior das escolas. Para isso, analisa-se inicialmente a expansão de iniciativas de avaliação no contexto brasileiro em todos os níveis federados. Em um segundo momento explica-se a pesquisa da qual resultou o presente texto, explicitando-se os critérios utilizados para a seleção dos trabalhos e descrevendo-se características gerais dessa produção. Finalmente, segue-se a análise de aportes dessa produção, ressaltando as temáticas discutidas e as relações entre avaliação e gestão reportadas nos trabalhos de doutorado.<hr/>ABSTRACT This paper aims to discuss how different academic studies have analyzed and reported the existing relationships between external large-scale assessment and educational management, both at the level of educational districts as well as at the school level. For this, it initially analyzed the expansion of initiatives for this type of evaluation, in the Brazilian context, at all federated levels. Second, the research from which the present text resulted is explained, and the criteria used for the selection of the studies and the general characteristics of this production are described. Finally, the analysis of the contributions to this production follows, emphasizing the themes discussed and the relations between assessment and management reported in the doctoral studies. <![CDATA[Notes towards a Pedagogy of Movement: on will and education in Henri Bergson]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-62362019000100604&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO Este artigo pretende trazer ao público algumas considerações sobre educação e vontade presentes na filosofia de Henri Bergson, sobretudo em seus cursos, conferências e discursos publicados postumamente. Em seu cerne, vigora a ideia de que a vontade corresponde ao aspecto movente da nossa consciência pelo qual aprendemos e pensamos. Nesta via, as dificuldades de aprendizagem implicam a presença de obstáculos frente à vontade, sobre os quais o ato pedagógico deve operar um esforço de remoção para que o movimento do aprender e do pensar possa ser restabelecido. Por fim, depreende-se daí uma pedagogia do movente, cuja tarefa visa desimpedir a livre corrente do pensamento e o impulso da aprendizagem em direção ao desconhecido, ao novo, ao porvir.<hr/>ABSTRACT This paper aims to introduce readers to a few considerations regarding education found in the philosophy of Henri Bergson, especially in his posthumously published courses, conferences and addresses. At its core is the idea that the will corresponds to the moving aspect of our consciousness through which we learn and think. In this sense, learning difficulties imply the presence of obstacles to the will, which must be removed by pedagogical effort so the movement of learning and thought can be reestablished. Finally, from this is drawn a pedagogy of movement whose task is to enable thought and learning to flow freely towards the unknown, the new, the future. <![CDATA[Learning Configurations and Teaching Knowledge]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-62362019000100605&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa realizada com estudantes de uma instituição pública de Goiás. Envolvemos os alunos em situações de investigação/experimentação, entrevistamos o docente sobre seu planejamento e caracterizamos os relatos sobre sua atuação à luz dos Focos da Aprendizagem Científica (FAC). Evidenciou-se que, no planejamento e na atuação do professor, predominou o envolvimento com raciocínio científico. O envolvimento com a prática científica, que apresentou elevada intensidade no planejamento, reduziu durante a atuação docente. Durante as aulas, intensificou-se a aprendizagem do conhecimento científico. Os FAC, portanto, ajudam a compreender e caracterizar a atuação docente e a aprendizagem dos discentes em configurações de aprendizagem pautadas no processo de experimentação.<hr/>ABSTRACT This paper presents the results of a study carried out with students from a public school in the state of Goiás. We involved the students in situations of research/experimentation, interviewed the teacher about his planning and analyzed the reports of his practice according to the Strands of Science Learning (SSL). It was evidenced that engaging in scientific reasoning prevailed in the teacher’s planning and practice. Engaging in scientific practice, which presented a high intensity in planning, was reduced during teaching. During classes, learning of science knowledge was enhanced. Therefore the SSL help understand and characterize teaching practice and student learning in learning configurations based on the experimentation process. <![CDATA[Teacher Training: reflections of mathematical education in higher education]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-62362019000100606&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO Este artigo mapeia as produções sobre Formação de Professores de Matemática geradas pelo Grupo de Trabalho Educação Matemática no Ensino Superior, da Sociedade Brasileira de Educação Matemática, e tem por objetivo realizar análises, dentre outros aspectos, a respeito da formação inicial do professor de Matemática, do papel do estágio supervisionado obrigatório e do desenvolvimento profissional docente. Buscamos evidenciar as inquietações que pesquisadores cuja área principal de interesse é o ensino em nível superior têm sobre a formação inicial e continuada de professores de Matemática. Identificamos, por meio de uma Análise de Conteúdo, seis eixos nos quais se aglutinam as temáticas apresentadas no corpus de análise.<hr/>ABSTRACT This paper maps the productions of the Mathematics Teachers Training generated by the Working Group on Mathematical Education in Higher Education, of the Brazilian Society of Mathematical Education. This investigation is aimed to analyze, among other aspects, the initial training of Mathematics teachers, the role of supervised internship practice and the development of the teaching professional. We sought to highlight the concerns that researchers, whose main field of interest is teaching in Higher Education, have about the initial and continued training of Mathematics teachers. We have identified, by means of Content Analysis, six pillars in which the topics presented in the body of the analysis are concentrated. <![CDATA[The Right to Early Childhood Education in the Courts of Justice of Brazil]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-62362019000100607&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo: O presente artigo objetiva mapear as ações coletivas julgadas pelos Tribunais de Justiça do Brasil que discutem o direito à educação infantil. Analisaram-se as decisões dos 27 tribunais estaduais brasileiros, proferidas no período de outubro de 2005 a julho de 2016. Foram encontradas 289 ações coletivas e 306 decisões relacionadas à temática, havendo maior concentração nas regiões sudeste e sul do país. O Ministério Público foi identificado como o proponente na maioria das demandas. Na maioria dos casos o direito à educação infantil foi reconhecido, assegurando o acesso tanto à creche quanto à pré-escola, todavia também foram localizadas decisões relacionadas às questões orçamentárias e às condições de oferta.<hr/>Abstract: This article aims to map the collective actions that discuss the right to early childhood education judged by the Courts of Justice of Brazil. The decisions analyzed were issued between October 2005 and July 2016, from all 27 Brazilian State courts. There were 289 collective actions along with 306 decisions related to the subject, with a higher concentration in the South and Southeast regions of the country. The Brazilian Public Prosecution Service was identified as the proponent in most of the lawsuits. In most cases, the right to early childhood education was recognized, ensuring access to both child care and preschool. Decisions related to budget issues and supply conditions were also identified. <![CDATA[From the Memories to a Sensorial History of the School in the Province of Paraná]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-62362019000100608&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo: Partindo-se das considerações de Silva e Vidal (2011), trabalha-se com a hipótese de que, por meio de uma história sensorial, baseada nos contatos individuais e coletivos com a materialidade escolar evocados em registros memorialísticos, é possível evidenciar algumas experiências que a escola primária no Brasil Imperial propiciou às crianças, dando a ver significados atribuídos à escola e à escolarização recebida nesse momento histórico. O objetivo do artigo é realizar uma abordagem inicial desta questão, identificando as experiências sensoriais ocorridas numa escola da cidade de Paranaguá, no litoral da Província do Paraná, na década de 1870, na vida de Nestor Vitor dos Santos, um dos alunos que a frequentou.<hr/>Abstract: Based on the considerations of Silva and Vidal (2011), it was developed the hypothesis that it is possible to evidence some experiences of what the elementary school in Imperial Brazil delivered to children. This was done by means of a sensory history, based on the individual and collective contacts with school materiality evoked in memorialistic records, making explicit the meanings assigned to the school and the schooling received during that historical moment. This article aims to conduct an initial approach to this matter, identifying the sensory experiences that occurred in a school of city of Paranaguá, in the coast of the Province of Paraná along the 1870s, in the life of Nestor Vitor dos Santos, one of the students who attended it. <![CDATA[Mais Educação Program in Latin America: legacies for deprived children and youth]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-62362019000100609&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo: O presente artigo tem como objetivo localizar o surgimento do Programa Mais Educação (PME) no contexto político-educacional latino-americano e analisar as consequências sociais desta experiência para crianças e jovens pobres no Brasil. Tais discussões são realizadas à luz da Reforma do Estado dos anos 1990, bem como dos estudos sociais da infância e juventude. Este trabalho tanto aponta no PME evidências da incursão neoliberal vivenciada pela América Latina, marcada por rupturas, permanências e retrocessos, quanto permite identificar legados desta política quanto à ampliação do direito à educação, ao inaugurar uma concepção de educação integral centrada nas crianças e jovens, suas culturas e territórios.<hr/>Abstract: This paper aims to situate the emergence of Programa Mais Educação (PME - More Education Program) in the political and educational context of Latin America and analyze the social significance of this experience for deprived children and youth in Brazil. This discussion is carried out in light of the State Reform of the 1990s and social studies on childhood and youth. It identifies in PME evidence of both the neoliberal trend experienced by Latin America, marked by rupture, continuity and setbacks, and the legacies of this policy regarding the expansion of the right to education through a concept of integral education centered on children and youth, their cultures and territories. <![CDATA[Images of Preparation: from Greek ethics to contemporary formativity]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-62362019000100610&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo: O artigo analisa as políticas de preparo pelas quais são alteradas compreensões, percepções e disposições do sujeito mediante a ideia de elaboração de si. Aborda significados da ideia de preparo com matérias da revista Veja e de sentidos de preparação oriundos dos estudos foucaultianos da cultura helênica, cristã e neoliberal. A análise aponta uma continuidade cristã neoliberal na constituição da noção contemporânea de preparação que, alheia à estética envolvida na preparação de si mesmo entre os gregos, constitui-se por uma natureza eminentemente laboral que transforma a busca da vida plena em anseios por uma existência mercadologicamente viável.<hr/>Abstract: The article analyzes preparation policies, which entail a change in the comprehension, perceptions and dispositions of subjects through the idea of “elaboration of the self”. It deals with different takes on the idea of preparation, based on articles published in the Brazilian magazine Veja, and on meanings of preparation coming from the Foucauldian studies on Hellenic, Christian and neoliberal cultures. The analysis points to a Christian-neoliberal continuity in the construction of the contemporary notion of preparation which, indifferent to the aesthetics involved in the preparation of the self even among the ancient Greeks, constitutes itself upon an eminently labor-based nature that transforms the search for a full life into desires for a viable existence in market terms. <![CDATA[The Basic Education in Sweden and Brazil: some similarities and differences]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-62362019000100611&lng=es&nrm=iso&tlng=es Abstract: This article proposes to analyze the basic education system of Sweden and to compare it with the basic education system of Brazil. We consider it relevant to compare the two systems of Basic Education, despite the significant differences between the two countries (culture, history, size, population density, etc.), since the quality indicators of basic education in Sweden are considerably better than Brazilians. Our objective is to show the main similarities and differences between the two systems of Basic Education. In order to do so, we first described the structure and functioning of the Swedish Basic Education system, little known to us Brazilians, so that, in our conclusions, we highlight the main similarities and differences between them. The methodology adopted was qualitative exploratory research, with a review of the literature of authors who work with comparative studies in the educational area.<hr/>Resumo: Este artigo pretende analisar o sistema de educação básica da Suécia e compará-lo ao do Brasil. Consideramos relevante comparar os dois sistemas, apesar das significativas diferenças entre os dois países (cultura, história, tamanho, densidade populacional, etc), pois os indicadores de qualidade da educação básica sueca são consideravelmente melhores do que os brasileiros. Para tanto, em um primeiro momento, descrevemos como se estrutura e como funciona o sistema de educação básica sueco, pouco conhecido de nós brasileiros, para, em nossas conclusões, destacarmos as principais semelhanças e diferenças entre os dois sistemas. A metodologia adotada foi a pesquisa exploratória qualitativa, com uma revisão da literatura de autores que trabalham com estudos comparativos na área educacional. <![CDATA[Offer of Schools of Quilombola School Education Center in the Northeast/BR]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-62362019000100612&lng=es&nrm=iso&tlng=es Abstract: The present study aims to present an overview of the implantation of Quilombola Schools (EEEQ) in the Northeast Region. Three aspects have been analyzed: (a) distribution of EEEQ by state and populational class in the Northeast region; (b) identification of the relation among communities self-defined as quilombolas, certified by the Palmares Cultural Foundation, and EEEQ offers; (c) analysis of enrolments in EEEQ. As it has been detected in previous studies, conflicting and unreliable information produced by the State foster the continuity of practices that neglect important information and take us to the road of institutionalized racism that lingers in Brazilian society.<hr/>Resumo: O presente trabalho tem por objetivo apresentar panorama de implantação das Escolas de Educação Escolar Quilombola (EEEQ) na região Nordeste. Três aspectos foram analisados: (a) distribuição das EEEQ por estados da região Nordeste e por classe populacional; (b) identificação da relação entre comunidade quilombola certificada e oferta de EEEQ; (c) análise das matrículas nas EEEQ. Como já detectado em outros trabalhos, informações desencontradas e de baixa confiança produzidas pelo Estado dão continuidade às práticas que negligenciam informações importantes que nos levam à porta de entrada do racismo institucional que persiste na sociedade brasileira.