Scielo RSS <![CDATA[Educação & Realidade]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=2175-623620130001&lang=pt vol. 38 num. 1 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[<b>Editorial</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-62362013000100001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[<b>Apresentação</b>: <b>educação em prisões</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-62362013000100002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[<b>Education against the tide in Latin American prisons</b>: <b>education versus punishment </b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-62362013000100003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Promover la educación en las cárceles de hoy es difícil. Examinar las causas estructurales de esta situación compleja es el propósito de este artículo. Para producirlo se llevó a cabo un estudio de los documentos oficiales, las leyes y las prisiones fueron visitadas en varios países de América Latina. Entre los principales temas tratados, se incluyen: la impunidad y el fracaso del sistema de justicia; los límites del castigo; el castigo como ideología; imaginario punitivo y las contradicciones institucionales.<hr/>Promoting education in prison is latterly a difficult task. This paper's objective is to examine the structural causes of this complex situation. We have accomplished a research on official documents and laws, and visited prisons in many Latin American countries, in order to produce this study. Among the many discussed issues, we may highlight: impunity and the failure of the justice system; the limits of punishment; punishment as an ideology; the punishment imagery and the institutional contradictions. <![CDATA[<b>A educação na prisão não é uma mera atividade </b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-62362013000100004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A educação e a prisão sempre formaram um par incoerente: a primeira encontrando sua justificação universal no contexto particular da segunda que, no entanto, por natureza, oferece apenas um quadro contraditório para a livre expressão da primeira. Como a prisão, que é antieducativa em si, pode oferecer às pessoas, uma possibilidade de contar com aprendizados úteis no seu momento presente e que lhe servirão até a sua saída? O artigo tentará mostrar que, em meio a essas contradições, uma educação é possível com a condição de que esta última seja efetivamente uma educação para toda a vida e não o ensino ou a reeducação.<hr/>Education and prison have always formed an incoherent pair: the first, finding its universal reasons in the particular context of the second, which, by its nature, offers only a contradictory frame for the free expression of the first one. How can prison, being anti-educative by itself, offer people an opportunity to explore useful knowledge from now until the day they are released? We will try to demonstrate that, amidst these contradictions, education is possible with the proviso that it is effectively an education for life, and not only instruction or reeducation. <![CDATA[<b>A educação na prisão como política pública</b>: <b>entre desafios e tarefas </b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-62362013000100005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo busca trazer contribuições para o debate sobre a oferta de educação para jovens e adultos em situação de privação de liberdade e enfatiza a necessidade de concretização de políticas públicas que concebam a educação como direito humano, investindo em suas dimensões escolares e não-escolares e em recursos didático-pedagógicos e humanos. Pensar educação nesse contexto significa repensar a instituição prisão como uma comunidade de aprendizagens que envolve todos os seus atores, dotando o homem aprisionado de conhecimentos, valores e competências que lhe permitam reconhecer-se como sujeito de direitos, que conduz a própria vida no presente e ressignifica seu passado em direção a um projeto de vida futura.<hr/>This article tries to bring ideas that can represent alternatives to the debate on education for youngs and adults the provision of education in detention facilities, emphasizing the need to implement public policies that conceive education as a human right, investing in its school and non-school dimensions, in its infrastructure, and in didactic-pedagogical and human resources. Conceiving education means rethinking prison institution as a learning community, which involves all the people who participate in it, endowing those imprisoned with knowledge, values ​​and skills that will in turn enable them to acknowledge themselves as subjects that lead their own lives and rethink their past toward a future life plan. <![CDATA[<b>Advances in the laws of educational rights in prisons of Argentina</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-62362013000100006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Se reconoce que en las últimas décadas ha habido un cierto progreso en el establecimiento de garantías para el respeto de los derechos humanos en general y, en particular, el derecho a la educación pública para jóvenes y adultos en situación de encarcelamiento. Por otra parte, también se reconoce que hay dificultades todavía muchos a su pleno ejercicio. Con el objetivo de discutir más a fondo el tema, el artículo reflexionará sobre el derecho a la educación en las cárceles y de los avances históricos de la aplicación del derecho penal en la Argentina.<hr/>It is acknowledged that in recent decades some progress was achieved in establishing guarantees for the respect of Human Rights as a whole, and particularly the right to public school education for the youth and also for the adults who are in prison. On the other hand, it is also acknowledged that there still are many difficulties for its full functioning. This article - with the objective of deepen the discussion on the topic - will reflect on the right to education in prison and on the historical progress of criminal enforcement laws in Argentina . <![CDATA[<b>A cultura da escola prisional</b>: <b>entre o instituído e o instituinte</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-62362013000100007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente trabalho intenciona conhecermos e refletirmos sobre o cotidiano e a cultura da escola da prisão. É também imprescindível conhecer os números que aludem ao sistema prisional brasileiro, ou seja, número e perfil dos encarcerados, visto que entendemos serem esses dados significativos para os estudos sobre a educação carcerária. Torna-se necessário desvendar as transformações possíveis que se (re)desenham em um lugar, a priori, marcado pelo controle, pela estaticidade, mas que, a partir de um olhar mais apurado às experiências ali vividas, pode ser visto como fecundo a partir das práticas cotidianas dos sujeitos que fazem a escola da prisão.<hr/>This paper intends to know and reflect on daily life and culture of the prison school. It is also essential to know the numbers that allude to the Brazilian prison system, number and profile of the prisoners, because we understand that these are important data for studies on education in prisons. It is necessary to unravel the possible transformations that (re)draw in a place, a priori, marked by the control, the static, but which, from a closer look at the experiences lived there, it can be seen as fruitful as daily practices of the subjects that make the prison school. <![CDATA[<b>O presídio feminino como espaço de aprendizagens </b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-62362013000100008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Baseado em um estudo realizado em 2008, no presídio feminino de João Pessoa (PB), com o objetivo de compreender a relação entre as aprendizagens ao longo da vida de mulheres encarceradas e as motivações/circunstâncias de vida que as levaram a cometer prática(s) delituosa(s), o texto busca analisar o conteúdo das suas narrativas. Para isso, adotou como eixos específicos de análise as categorias família, trabalho, escola e prisão. Ao destacar a última - prisão -, pretende-se dar visibilidade ao contexto prisional como lócus de múltiplas contradições e como espaço onde se constroem biografias de aprendizagens, sejam elas voltadas ou não para a emancipação.<hr/>Based on a study carried out in 2008 in the women's prison in João Pessoa (State of Paraiba, Brazil) whose objective was to comprehend the relation between the lifelong learning processes of imprisoned women and the motivations/ life circumstances which led them to commit crimes, the text seeks to analyse the content of the narratives of these women adopting as specific focus of its analysis the categories family, work, school and prison. By emphasizing the last, prison, it is intended to give visibility to the prison context as the locus of multiple contradictions and as a space in which learning biographies - whether directed at emancipation or not - are constructed. <![CDATA[<b>Imagens da prisão feminina</b>: <b>ilustrações presentes no jornal <i>Só Isso! </i></b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-62362013000100009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Tendo como fonte/ objeto de pesquisa o jornal - Só Isso! - produzido por apenadas na Penitenciária Talavera Bruce, situada no Rio de Janeiro, o objetivo deste trabalho é investir na análise de algumas de suas imagens, refletindo acerca da importância destas, na medida em que trazem maior sentido à escrita do impresso e se tornam um meio de interlocução entre os leitores e autores. A partir dessa interpretação, é possível pensar os sentidos da escrita e ilustrações oriundas da prisão a fim de ampliar a compreensão de discursos e práticas de privados de liberdade, dando visibilidade às suas vozes e às suas tentativas de constituição de um elo com um mundo entre grades, para além dos muros da prisão.<hr/>The newspaper - Só Isso! - made by the inmates of the Talavera Bruce prison in Rio de Janeiro is the source for this research, the main object of this work is to analyze on the importance of some of their images, since by this we can make more sense of their writings.This method of observation based on both the illustrations and writings made inside , allow us to have a better understand of the inmate's life, also giving a voice for their attempts to dialog their inner thoughts with the outside world. <![CDATA[<b>O trabalho de professores/as em um <i>Espaço</i><i> de privação de liberdade </i></b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-62362013000100010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente artigo apresenta uma pesquisa que teve como problemática as necessidades de formação continuada dos docentes que atuam na Escola Supletiva da Penitenciária, situada no Complexo Penitenciário do município de Florianópolis. A pesquisa evidenciou e neste artigo se apresentam as demandas de atuação dos/as docentes investigados, as quais não estão restritas às questões relacionadas diretamente ao modo de funcionamento dos espaços de privação de liberdade, mas sim a questões mais abrangentes relacionadas às particularidades do trabalho docente nesses espaços, às metodologias, modo de compreender os estudantes, a relação com os profissionais do complexo penitenciário e fundamentos da Educação de Jovens e Adultos.<hr/>The present paper presents a research work that had as its problematics the needs for continuing education of the teachers acting in the Penitentiary Supplementary School, sited in Florianópolis city Penitentiary Complex. The research shows evidence that the needs for continuing education of the teachers under investigation are not only restricted to the way the incarceration spaces work, but also to broader questions related to specificities of the educators working in those spaces, to their methodologies, their understanding of the students, the relationship with employees of the penitentiary complex, and to the foundations of Education for Youngsters and Adults. <![CDATA[<b>Ações de formação em EJA nas prisões</b>: <b>o que pensam os professores do sistema prisional do Ceará?</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-62362013000100011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O texto relata as principais ações de Educação de Jovens e Adultos (EJA) que são desenvolvidas com profissionais do Sistema Prisional do Ceará. Atualmente, no Brasil são desenvolvidas tão somente duas ações de formação de professores do Sistema Prisional, no nível de especialização, uma delas executada no Ceará. Cabe destacar outras ações desenvolvidas no Ceará: formação de 220 agentes prisionais; análise de dados secundários da PNAD/2007 - Suplemento de EJA; financiamento de projetos de pesquisa pelo CNPq; formação de novos pesquisadores no nível de mestrado; articulação da Universidade Federal do Ceará (UFC) com o Ministério da Educação, com a Escola de Gestão Penitenciária e Ressocialização e com a Secretaria de Justiça e Cidadania.<hr/>This paper reports the main educational activities of young people and adults which have been developed aimed at professionals in the prisons of Ceará state. Currently in Brazil are developed merely two actions of teacher Prison System, the level of expertise, one of which is running in Ceará state. In addition to this action, fit note, in Ceará, actions for the training of 220 prison officers, the secondary data analysis of PNAD/2007 - Supplement EJA; funding of research projects by CNPq, the training of new researchers in the master's level; the formation of new researchers in the master's level, the articulation of the UFC with the Ministry of Education, with Penitentiary School of Management and Resocialization and the Department of Justice and Citizenship. <![CDATA[<b>A análise Foucaultiana do discurso como ferramenta metodológica de pesquisa</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-62362013000100012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo tem por objetivo operar com a noção de discurso, a partir de Michel Foucault, como ferramenta metodológica de pesquisa. Selecionamos os Cadernos Empregos & Oportunidades do jornal Zero Hora, publicados em 2008 para analisar como o perfil profissional desejado pelo mercado de trabalho contemporâneo constitui-se a fim de sustentar discursos neoliberais como verdades. O estudo operacionalizou-se, inicialmente, fazendo trabalhar a noção de discurso em uma espécie de laboratório para compreender sua potencialidade. Posteriormente, analisamos excertos do jornal operando com um dos procedimentos internos do discurso - o autor -, visto como função que dá nós de coerência aos textos e não como propriedade intelectual.<hr/>Based on Michel Foucault's work, this paper aims at operating with the notion of discourse as a research methodological tool. We selected the Jobs & Opportunities section from Zero Hora newspaper published in 2008, to analyze how the professional profile desired by the contemporary work market has been constituted in order to support neoliberal discourses as truths. The study was initially carried out considering the notion of discourse in a kind of laboratory so as to understand its potentiality. Later, we analyzed excerpts from newspapers by operating with one of the internal procedures of discourse - the author - regarded as a function that, rather than being an intellectual property, provides the text with coherence. <![CDATA[<b>Conceitos numéricos na educação infantil</b>: <b>uma pesquisa etnográfica </b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-62362013000100013&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo descreve uma pesquisa que analisou a construção de conceitos numéricos iniciais em crianças entre 2 e 5 anos da Educação Infantil. A pesquisa qualitativa, na modalidade etnográfica, foi realizada em duas escolas: uma no Núcleo de Desenvolvimento Infantil, da Universidade Federal de Santa Catarina, no Brasil e outra na Scuola XXV Aprile, em Reggio Emilia, na Itália. O objetivo foi descrever a forma como as situações espontâneas de construção dos primeiros conceitos matemáticos foram aproveitadas pelos professores de tais escolas. Nas duas escolas foram constatadas oportunidades espontâneas de construção numérica apresentadas pelas crianças, mas as situações trazidas pelos alunos não foram aproveitadas pelos professores.<hr/>This paper describes a research that analyzed the early construction of number concepts in two to five year old children of Early Education. The qualitative ethnographic research was conducted in two schools: at the Núcleo de Desenvolvimento Infantil, Universidade Federal de Santa Catarina in Brazil and at the Scuola XXV Aprile, in Reggio Emilia, Italy. The aim was to describe the way that the spontaneous situations of number concepts were improved by teachers of these schools. In both schools the children demonstrated spontaneous opportunities of numerical constructions. Therefore, those situations were not used by teachers to improve the children's numerical knowledge. <![CDATA[<b>Richard Rorty e a filosofia da educação</b>: <b>uma análise da recepção marxista</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-62362013000100014&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo trata da recepção da obra de Richard Rorty no campo da Educação, com ênfase na interpretação realizada pela pedagogia marxista brasileira. Apresenta a descrição que essa tradição opera do neopragmatismo rortiano bem como a sugestão com vistas a evitar os ceticismos (epistemológico, ético e político) que ela afirma derivar da filosofia do autor norte-americano. Analisa se as críticas a ele dirigidas se sustentam quando cotejadas com outra leitura de sua obra, menos indisposta e cética. A redescrição realizada indica os limites e as insuficiências da descrição a que se opôs.<hr/>The paper aims to research the reception of Richard Rorty's work at Education, especially in terms of the interpretation of Brazilian Marxist Pedagogy. The description done by this tradition is presented: about Neopragmatism and the critic of Skepticisms (epistemological, ethical and political) that supposedly come from Rorty's Philosophy. The paper analyses also if the critics on Rorty can be taken for grant when they are compared with another understanding of his work, less hostile and skeptical. This rediscription suggests limits and insufficiencies of the opposed description. <![CDATA[<b>Resposta de Piaget a Vygotsky</b>: <b>convergências e divergências teóricas</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-62362013000100015&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Neste trabalho, ao analisar a resposta de Piaget às críticas de Vygotsky, procuramos salientar convergências e divergências teóricas básicas colocadas pelo primeiro em relação ao segundo. Para isso, num primeiro momento, analisamos os esclarecimentos de Piaget sobre a realidade do fenômeno psicológico do egocentrismo cognitivo e linguístico; num segundo momento, analisamos as relações entre as noções científicas e espontâneas na criança. Num terceiro momento, analisamos a posição diferenciada de Piaget sobre os mecanismos que explicam o desenvolvimento e progresso do conhecimento. Concluímos que, na resposta de Piaget a Vygotsky, existe clara diferenciação do seu sistema teórico.<hr/>In analyzing Piaget's answer to Vygotsky's critics, in the present study we tried to emphasize the basic theoretical convergences and divergences appointed by the first author in relation to the second. With this in mind, as our first step, we analyzed Piaget's explanations about the reality of the psychological phenomenon of the linguistic and cognitive egocentrism; as our second step, we analyzed the relations between scientific concepts and which are spontaneously developed in the children. As our third step, we analyzed Piaget's different position about the mechanisms which explain the knowledge progress and development. We concluded that in Piaget's answer to Vygotsky there is a clear difference of his theoretical system. <![CDATA[<b>Estudo do posicionamento dos alunos na sua relação com o sucesso escolar </b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-62362013000100016&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo descreve estudos em que o posicionamento foi tomado como uma característica dos contextos da família e da escola que pode ser responsável pelo sucesso escolar. Os estudos, que se baseiam fundamentalmente na teoria de Bernstein, sugerem que o posicionamento é influenciado pelo grupo social dos alunos, sendo o posicionamento mais baixo adquirido por alunos de classes sociais mais baixas e, dentro dessas, pelos alunos que estudam em escolas de contextos sociais desfavorecidos. Sugerem também que um elevado posicionamento influencia favoravelmente o sucesso dos alunos. Contudo, os estudos salientam que o efeito da escola/prática pedagógica pode sobrepor-se ao efeito da classe social.<hr/>The article reports studies where positioning was taken as a characteristic of family and school contexts that may influence school success. The studies, which are fundamentally based on Bernstein's theory, suggest that positioning is influenced by students' social group, lower positioning being acquired by students from lower social classes and, within them, by those who study in schools located in disadvantaged social contexts. They also suggest that high positioning influences favourably students' success. However, the studies highlight the school/pedagogic practice as a factor that may overcome the effect of social class. <![CDATA[<b>Autoria, intervenções e deslocamento cultural</b>: <b>uma análise intercultural </b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-62362013000100017&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo apresenta uma análise intercultural a partir das concepções bakhtinianas de linguagem, do livro didático de língua inglesa, Keep in Mind, aprovado pelo PNLD - 2011. As três categorias de análise utilizadas neste trabalho - duplicação do outro, construções híbridas e exotopia - expressam os movimentos de aproximação das autoras com a cultura escolar e estão centradas especificamente em um objetivo: identificar no livro didático momentos que evidenciam os processos de deslocamento cultural das autoras durante a elaboração do livro, para então entender suas relações, mediante os critérios avaliativos do PNLD.<hr/>This article presents an intercultural analysis from bakhtinian conception of language of the English text book Keep in Mind approved by PNLD - 2011. The three categories of analysis used in this paper - duplication of the other, hybrid constructions and exotopy - express the movements of the approximation between authors and school culture and have an specific aim: identify some evidence of the author's cultural dislocation during the elaboration of the book, to understand the relations between the authorship and the evaluate criterions of PNLD. <![CDATA[<b>O Ateneu</b>: <b>uma análise de mecanismos disciplinares no romance de Raul Pompeia</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-62362013000100018&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo apresenta uma análise sociológica do funcionamento dos mecanismos disciplinares descritos n'O Ateneu, romance de Raul Pompeia, escrito no século XIX. A representação do Ateneu como uma escola, isto é, como lugar de produção e preservação de ritos, crenças e técnicas que produzem um desejado efeito de disciplinamento sinaliza, na análise, uma possível aproximação entre os conceitos de poder simbólico de P. Bourdieu e poder disciplinar de M. Foucault aplicados ao cotidiano escolar. Assim, analisam-se as tecnologias disciplinares ordinariamente atribuídas ao espaço educacional abordando as posições dos agentes que participam da rotina disciplinar do Ateneu por meio de disposições, interesses e sentidos coletivamente construídos.<hr/>This article presents a sociological analysis of disciplinary mechanisms operation represented in O Ateneu, written by Raul Pompeia on 19th Century. The representation of Ateneu's institution as a school - or, in other words, a place of production and preservation of rites, beliefs and techniques that produce one desired disciplinary effect - in this analysis signalizes one approach between symbolic power concepts, from P. Bordieu, and disciplinary power, from M. Foucault, applied in the school quotidian. Therefore, we analyze the disciplinary technologies attributed to the educational space, approaching the positions of the agents that participate in Ateneu's disciplinary routine through provisions, interests and collectively constructed senses. <![CDATA[<b>Biopolítica e educação</b>: <b>relações a partir das discursividades sobre saúde na escola</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-62362013000100019&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo discute relações entre biopolítica e educação a partir dos agenciamentos produzidos pelas práticas discursivas sobre saúde no contexto escolar. O texto toma por base: 1) a consulta à literatura que, remetendo-se à história da educação brasileira, trata da inserção das práticas de saúde no âmbito escolar; 2) resultados de uma pesquisa de mestrado que buscou compreender a mediação das interações de um grupo de discussão sobre saúde, em uma escola de Fortaleza, nos posicionamentos dos participantes frente aos temas discutidos. Assim, discute-se como os agenciamentos produzidos por práticas de saúde na escola evidenciam a aliança entre mecanismos disciplinares e biopolíticos que visam regular a vida dos segmentos infantojuvenis.<hr/>This paper aims to discuss the relations between biopolicits and education from the agency theories produced by the discursive practices about health on the scolhar context. The paper is based on: 1) literature consulting that, refering to the history of brazilian education, shows the insertion of the practices of health at school; 2) results from a master's degree research that intented to understand the mediation of the interaction of a discussion grouo about health, at a school from Fortaleza, on the participant's postion about the chosen subjetcs. Thus, it is discussed how the agency theories produced by practices of health at the school evidence the link between disciplinary and biopolitical mechanism that aim to regulate the life of juvenile sections.