Scielo RSS <![CDATA[Educação & Realidade]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=2175-623620130004&lang=pt vol. 38 num. 4 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[<b>Editorial</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-62362013000400001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[<b>Apresentação literatura infantil e diferenças</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-62362013000400002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[<b>A representação da deficiência em livros infantis</b>: <b>séculos XIX e XX</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-62362013000400003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente artigo analisa a representação de personagens deficientes em livros britânicos e norte-americanos do século XIX ao início do século XXI. São analisados tanto os assim chamados clássicos infantis quanto livros fora de edição ou não tão disponíveis. Uma das conclusões é que a representação de personagens deficientes geralmente é mais complexa e variada nos livros mais antigos. Além disso, segundo a visão de muitos autores do século XIX e início do século XX, é necessário aceitar infortúnios como uma forma de obediência a Deus, mas também porque, em última análise, eles são considerados um bem. Portanto, em muitos livros, a deficiência e sua cura, quando ocorre, estão associadas com o caráter.<hr/>This article examines the treatment of disabled characters in British and North-American children's classics and in books that are out-of-print or less available to children from the 19th century to early 20th century. One of the main findings of this article is that the treatment of disabled characters is often more complex and varied in the latter than in the former. Moreover, the prevailing view of many 19th century and some early 20th century authors was that one should submit to misfortunes, both as a form of obedience to God's will, and because these seeming misfortunes are ultimately intended for one's own good. Therefore, in many books, disability, where it occurs, and its cure are associated with character. <![CDATA[<b>Representações do feio na literatura infantil contemporânea</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-62362013000400004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente artigo apresenta uma discussão sobre a representação do feio em livros infantis alinhados com concepções multiculturalistas sobre a diferença. Para tanto, são analisados oito livros brasileiros escritos entre 2008 e 2010. Tomando como fundamento teórico o vasto campo dos Estudos Culturais, o texto prioriza a apresentação da teoria estética de Tomás de Aquino como exemplo de sistema teórico-conceitual que, embora situado historicamente, continua atuando sobre a produção de identidades e subjetividades até os dias de hoje. Uma das principais conclusões é que o multiculturalismo está atuando fortemente sobre a forma como são representadas as diferenças em livros infantis contemporâneos.<hr/>To examine the ways recent children's narratives that are in accordance with multicultural perspectives represent the aesthetic category of ugliness in relation to the concept of difference, this article analyzes eight Brazilian children's books from 2008 to 2010. Based on the field of Cultural Studies as its theoretical foundation, the article presents the medieval aesthetic theory of Thomas Aquinas as an example of a philosophical system that is still capable of acting on the production of subjectivities and identities until the present day. A key finding of this article is that multiculturalism has a strong influence on the ways differences are represented in contemporary children's books. <![CDATA[<b>Avós e netos na literatura infantil</b>: <b>vidas compartilhadas</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-62362013000400005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este estudo aborda a representação de personagens velhas na literatura infantil do século XXI, com o foco na convivência entre avós e netos que, apesar das diferenças etárias, conseguem construir relações igualitárias. Para tanto, investiga em que medida as narrativas selecionadas recuperam as vozes, as histórias e os ensinamentos das personagens idosas, observando se as experiências desses sujeitos são valorizadas. Ao resgatar a função social do idoso nas narrativas infantis, por meio das lembranças e histórias contadas, o texto busca revelar as relações igualitárias entre avós e netos sem desconsiderar as diferenças, o que torna possível a coeducação de gerações e o aprendizado com a sabedoria descartada pela modernidade.<hr/>This paper approaches the representation of elderly people in children's literature of the 21st century, focusing on the experiences shared among grandparents and grandchildren and how they build equalitary relationships. It examines the voices, the stories and the teachings of elderly people in these narratives, observing whether these subjects' experiences are valued. In retrieving the social function of older people in children's narratives, by means of remembering and also by the stories told, this text aims to reveal equalitary relationships between grandparents and grandchildren, which points to the co-education of different generations and the learning processes involving knowledges discarded by modernity. <![CDATA[<b>A morte dos avós na literatura infantil</b>: <b>análise de três álbuns ilustrados</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-62362013000400006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt No respeito pela inteligência e pela sensibilidade da criança, cada vez mais a literatura infantil contemporânea declina temas tradicionalmente considerados tabu, como é o caso da morte, através da criação de universos efabulatórios e pictóricos de grande qualidade estético-literária, onde o tema é sujeito a abordagens multifacetadas. Nesse sentido, pretende-se, neste artigo, perceber de que forma se aborda o tema da morte em três álbuns para crianças, dando particular atenção à articulação intersemiótica entre texto e imagens.<hr/>Respecting the intelligence and sensitivity of the child, increasingly contemporary children's literature declines subjects traditionally considered taboo, such as death, through the creation of literary and visual universes with high aesthetic quality, where death is the subject of plural approaches. Thus, it is our purpose, in this article, to understand how text and images coexist and intersect themselves in three children's picture books having the death as the nuclear subject. <![CDATA[<b>A Literatura Angolana para infância</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-62362013000400007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo visa refletir sobre a inserção das literaturas africanas de língua portuguesa para a infância, produzidas no mercado editorial brasileiro. Para tal, tomamos como leitura os títulos de três escritores angolanos: José Eduardo Agualusa, O Filho do Vento (2006) e Nweti e o Mar: exercícios para sonhar sereias (2012); Ondjaki, Ynari - a menina das cinco tranças (2010) e O Leão e o Coelho Saltitão (2009) e Zetho Cunha Gonçalves, Debaixo do Arco-Íris não Passa Ninguém (2006) e A Vassoura do Ar Encantado (2012). Buscamos destacar nestes textos as características comuns de sua estrutura (tema, enredo, personagens, aspectos linguísticos etc.), bem como o interesse pela escrita de uma literatura de recepção infantil e juvenil.<hr/>The present article reflects on the insertion of childhood African literatures in Portuguese produced by the Brazilian publishing market, drawin gupon thereadings of three Angolan writers: José Eduardo Agualusa, O Filho do Vento (2006) and Nweti e o Mar: exercícios para sonhar sereias (2012); Ondjaki, Ynari - a menina das cinco tranças (2010) and O Leão e o Coelho Saltitão (2009) and Zetho Cunha Gonçalves, Debaixo do Arco-Íris não Passa Ninguém (2006) and A Vassoura do Ar Encantado (2012). In the paper, common structure features are highlighted, such as theme, plot, characters, and linguistic aspects, as well as the interest in the writing of a childhood and young-adult literature. <![CDATA[<b>PNBE 2010</b>: <b>personagens negros como protagonistas</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-62362013000400008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo é resultante da pesquisa cujo objetivo foi o de analisar a presença dos personagens negros nos livros de literatura infantil selecionados pelo Programa Nacional Biblioteca Escolar (PNBE) no ano de 2010. Além da análise do acervo do Programa, foram sujeitos da pesquisa alunos de segundo e de quinto ano do ensino fundamental de uma escola municipal em uma cidade do interior do Estado de São Paulo. As conclusões indicam que apenas oito livros abordam a temática. Os alunos de descendência negra, por meio de entrevistas e de discussões em grupo focal, reconhecem, entre outras manifestações, ausência de personagens negros que poderiam ser referências para construção da identidade étnica.<hr/>This article is the result of research that aimed to analyze the presence of black characters in children's literature books selected by the National Program of School Library (PNBE) in 2010. Besides the analysis of the collection of the Program, the research subjects were students of second and fifth years from Public Elementary School in a town in the state of São Paulo. The findings indicated that only eight books addressed to the topic. Students of black ancestry recognized, through interviews and discussions in groups, absence of black characters that could be references for the construction of ethnic identity among other manifestations. <![CDATA[<b>A literatura dos povos indígenas e a formação do leitor multicultural</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-62362013000400009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo apresenta uma discussão sobre a presença e as características estético-literárias das textualidades indígenas. Tem como objetivo desenvolver uma reflexão sobre como o contato com esta literatura pelo público formado por crianças e jovens pode promover a formação de leitores competentes, multiculturais e multiletrados. Desta forma, este artigo propõe trazer uma contribuição para que os educadores possam refletir sobre a linguagem literária vinculada à tradição oral e multimodal. Finalmente, são tecidas considerações sobre a relevância da leitura da literatura indígena para conhecer, compreender e valorizar o outro e as diferentes formas de expressão literária.<hr/>The aim of this article is to present a discussion on the presence and on the aesthetic/literary characteristics of the texts produced by Native writers. Thus, the focus of this paper lies in pointing out how the reading of Native literature by young readers might lead to the education of competent multicultural and multiliterate readers. In this way, we discuss some aspects that might be taken into consideration when reading Native literature, such as the specific elements of literary language, connected to the oral tradition and to multimodalities. Finally, we discuss the relevance of reading Native literature in order to know, understand and recognize the importance of the other and of different forms of literary expression. <![CDATA[<b>Dois papais, duas mamães</b>: <b>novas famílias na literatura infantil</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-62362013000400010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A literatura infantil recente aborda temas que eram banidos dela no passado, como a homossexualidade e particularmente famílias homoparentais. O presente estudo analisa como famílias homoparentais são representadas em sete livros publicados depois de 2007. A tendência mais recorrente tem sido caracterizar o amor entre homens ou mulheres de forma similar às formas com que as relações são tradicionalmente representadas - esboçando o discurso do amor romântico. Alguns dos temas frequentes são a felicidade familiar e discussões relacionadas sobre criação de filhos e cuidados de casa. Entretanto, duas obras escapam dessa tendência maior, enfatizando a curiosidade infantil pelo amor e pela sua origem.<hr/>Recent children's literature highlights themes that were banned in the past, such as homosexuality and particularly homoparental families. The present paper aims to analyze how homoparental families are represented in seven books published from 2007 on. The most recurrent tendency has been to feature love between men or women in a way similar to the ways heterosexual relationships are traditionally represented - drawing on the discourse of romantic love. Some of the frequent issues are family happiness and the resulting discussions about raising children and/or managing a house. However, two works skip this mainstream tendency, foregrounding children's curiosity for love and birth. <![CDATA[<b>O uso de textos polêmicos em sala de aula</b>: <b>formação e prática docente</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-62362013000400011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O objetivo deste texto é duplo. Primeiro, analisa como Discursos, formas socialmente aceitas de falar/ouvir e escrever/ler sobre sujeitos em grupos sociais específicos (Gee, 2008), podem influenciar o uso ou a censura a textos polêmicos por docentes em sala de aula. Discute o que as pesquisas têm revelado sobre docentes utilizando em suas aulas o tema da diversidade. A partir de exemplo de livro de literatura sobre a temática do racismo, traz sugestões para que os professores possam conduzir discussões que respeitem a diversidade cultural de seus alunos e propiciem a formação de opiniões críticas, fazendo assim do professor da educação básica um sujeito responsivo.<hr/>The purpose of this article is twofold. First, it examines how Discourses, socially accepted ways of speaking, listening, writing, and reading that illustrate individuals' memberships in specific social groups (Gee, 2008), could influence teachers' use or censorship of polemic text in the classroom. Second, this article presents a review of the research literature about teachers' inclusion of culturally diverse themes in their classrooms. For example, it describes professors' use of children´s books about racism with new teachers. It also outlines suggestions for guiding discussions that respect students' heritage, build critical literacy, and support culturally responsive teaching pedagogies. <![CDATA[<b>Intencionalidade educativa</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-62362013000400012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo problematiza uma forma de racionalidade intencional própria à tarefa educativa, na medida em que a configuração de determinadas projeções é imprescindível ao funcionamento da instituição escolar. Para analisar a forma pela qual tal campo de poder-saber configura tais projeções, e lida com as impotências que lhe são imanentes, este trabalho se utiliza dos estudos de Michel Foucault e de Gilles Deleuze, especialmente aqueles referentes à crítica ao pensamento da representação. Neste sentido, trata-se de analisar o discurso retratado no projeto político-pedagógico da Escola Cidadã, implementado em Porto Alegre, o qual conjuga conhecimentos dotados de valor de verdade no campo de saber da educação na atualidade.<hr/>This article presents a means of rationally analyzing the goals of education, while the configuration of certain projections is essential to the functioning of the school. To analyze the way in which this field of power-knowledge sets such projections, and deals with the impotence that is immanent, this study uses the studies of Michel Foucault and Gilles Deleuze, especially those concerning the criticism of the representational thinking. In this sense, it analyses the speech portrayed in the political and pedagogical project of the Citizen School, implemented in the city of Porto Alegre, which combines backgroung endowed with truth value of knowledge in the field of education today. <![CDATA[<b>A constituição de corpos guerreiros em um currículo escolar</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-62362013000400013&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Corpos guerreiros foram produzidos por meio de estratégias distintas em épocas e lugares diferentes. Neste trabalho, analisa-se a constituição de corpos guerreiros em um currículo escolar do ensino fundamental, tendo como base os referenciais teóricos da vertente pós-estruturalista dos estudos culturais e dos estudos queer. O argumento desenvolvido é o de que normas de gênero posicionam os corpos considerados meninos-alunos em diferentes níveis de normalidade e entrelaçam-se com uma tecnologia de ranking, de modo a produzir um ranking de gênero, no currículo pesquisado. Por meio desse ranking, corpos-meninos-alunos são posicionados em uma ordem de classificação quanto à força, coragem e agressividade, atributos guerreiros considerados masculinos.<hr/>Warrior bodies were produced through several strategies at different times and places. This work analysis the constitution of warrior bodies in an elementary school curriculum based upon theoretical referentials of the post-structuralist branch of cultural studies as well as queer studies. The argument developed is the one that gender norms position the bodies considered boy-students at different levels of normality and also intertwine with a ranking tecnology, so as to produce a gender ranking in the researched curriculum. Through these procedures, boy-students are positioned in a ranking order according to strength, courage and aggressiveness, considered masculine warrior attributes. <![CDATA[<b>Juventude e participação</b>: <b>o grêmio estudantil como espaço educativo</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-62362013000400014&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente trabalho tem como objetivo analisar a participação de jovens no cotidiano escolar através do grêmio estudantil de uma escola publica de Ensino Médio noturno, buscando compreender os possíveis significados e aprendizagens decorrentes desse tipo de participação para os estudantes envolvidos. As principais ferramentas metodológicas foram a observação participante e o desenvolvimento de entrevistas semiestruturadas. A análise dos dados revelou, dentre outros aspectos, que o grêmio se constitui como um importante espaço de socialização para os jovens alunos, com ênfase na aprendizagem da vivencia coletiva, no lidar com os conflitos e no exercício de escolhas, dentre outras.<hr/>The present study aims to analyze the participation of young people in school life through the student council of a public high school at night, trying to understand the possible meanings and learning resulting from this type of participation for the students involved. The main methodological tools were the participant observation and the development of semi-structured interviews. The analysis of the data showed, among other things, that the guild is an important area of socialization for the young students, with emphasis on learning of collective experience in dealing with the conflicts and in the exercise of choices, among others. <![CDATA[<b>A movimentação das matrículas no ensino fundamental no estado do Piauí</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-62362013000400015&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo analisa as matrículas do Ensino Fundamental, no Estado do Piauí, das redes estadual e municipal, no período entre 1997 e 2010. Tomou-se como ponto de partida o novo financiamento da educação pública no Brasil, desenhado após a instituição do FUNDEF. Os dados foram coletados a partir de conteúdo disponibilizados no site do INEP e de informações complementares nos microdados. Ficou evidenciado que o processo de municipalização das matrículas do Ensino Fundamental, no Piauí, ocorreu mais intensamente de 1997 até 2005. As razões das peculiaridades das matrículas do Ensino Fundamental no Piauí e os contextos econômicos e políticos constituem-se objeto de futuras pesquisas.<hr/>In this article are analyzed the enrolment of basic school, in the Piauí state, in the state and municipal network, in the period 1997 to 2010. It's based in the new financing of public education at Brazil, happened after the institution of FUNDEF. The data was collected from the contents available at INEP's website and additional information in the microdata. It's evidenced that the process of municipalization of the enrolment of basic school at Piauí, happened more intensive in the period of 1997 until 2005. The reasons of peculiar enrolment of basic school at Piauí and the economic and political context are the object of future research. <![CDATA[<b>Aprendizagem e desenvolvimento de crianças de seis anos na roda de história</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-62362013000400016&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo visa compreender como a leitura oral dos livros de literatura infantil feita pela professora pode contribuir para a aprendizagem da leitura e para o desenvolvimento mental e cultural dos alunos de seis anos. Para tanto, analisamos as interações discursivas entre crianças e professora de uma sala de aula de primeiro ano do Ensino Fundamental em que essa prática de leitura foi construída destacando como os sentidos da leitura, os conhecimentos de mundo e as identidades dos sujeitos vão sendo construídos coletivamente no processo discursivo e nas interações em sala de aula. Concluímos que o trabalho com a literatura em sala de aula deve proporcionar a construção coletiva e individual de sentidos.<hr/>In this paper we aim to analyze how oral reading of children's books made by the teacher can contribute to literacy learning and to mental and cultural development of six year old students. In order to do that, we analyze discursive interactions between children and teacher in a First Grade classroom. In this classroom, reading practice was build stressing how the reading meaning, the knowledge of the world and the participant's identities are collectively constructed in the discursive process and in the classroom interactions. We conclude that the work with literature in classroom should provide the construction of collective and individual senses. <![CDATA[<b>A teoria do discurso de Laclau e Mouffe e a pesquisa em educação</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-62362013000400017&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo desenvolve uma discussão teórico-metodológica sobre as possibilidades e condições para a articulação de abordagens pós-estruturalistas, especialmente da Teoria do Discurso de Laclau e Mouffe, na realização de pesquisas empíricas em educação. Inicialmente, é delineada uma breve revisão conceitual sobre a ontologia pós-estruturalista e sobre suas consequências quanto à rejeição do positivismo e da epistemologia moderna. A seguir, são apresentadas e analisadas quatro proposições formuladas por Glynos e Howarth para a realização de pesquisas referenciadas na teoria do discurso. Por fim, é resgatado o debate sobre a exigência de rigor analítico e sobre o potencial crítico dessa teoria na realização de pesquisas no campo da Educação.<hr/>The paper develops a theoretical and methodological discussion about the possibilities and conditions for the articulation of poststructuralist approaches in conducting empirical research in education, especially regarding the Discourse Theory of Laclau and Mouffe. Initially it presents a short conceptual review of the poststructuralist ontology and of their consequences for the rejection of positivism and of modern epistemology. The following are presented and analyzed four propositions formulated by Glynos and Howarth for conducting research referenced in discourse theory. Finally, we rescued the debate on the need of analytical rigor and on the critical potential of this theory in conducting research in the field of Education. <![CDATA[<b>A educação integral no Brasil</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-62362013000400018&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo desenvolve uma discussão teórico-metodológica sobre as possibilidades e condições para a articulação de abordagens pós-estruturalistas, especialmente da Teoria do Discurso de Laclau e Mouffe, na realização de pesquisas empíricas em educação. Inicialmente, é delineada uma breve revisão conceitual sobre a ontologia pós-estruturalista e sobre suas consequências quanto à rejeição do positivismo e da epistemologia moderna. A seguir, são apresentadas e analisadas quatro proposições formuladas por Glynos e Howarth para a realização de pesquisas referenciadas na teoria do discurso. Por fim, é resgatado o debate sobre a exigência de rigor analítico e sobre o potencial crítico dessa teoria na realização de pesquisas no campo da Educação.<hr/>The paper develops a theoretical and methodological discussion about the possibilities and conditions for the articulation of poststructuralist approaches in conducting empirical research in education, especially regarding the Discourse Theory of Laclau and Mouffe. Initially it presents a short conceptual review of the poststructuralist ontology and of their consequences for the rejection of positivism and of modern epistemology. The following are presented and analyzed four propositions formulated by Glynos and Howarth for conducting research referenced in discourse theory. Finally, we rescued the debate on the need of analytical rigor and on the critical potential of this theory in conducting research in the field of Education.