Scielo RSS <![CDATA[Bakhtiniana: Revista de Estudos do Discurso]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=2176-457320180002&lang=en vol. 13 num. 2 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[Seeking Meanings: Possible Dialogues]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-45732018000200002&lng=en&nrm=iso&tlng=en <![CDATA[Cultivating Ambiguity: Notes on Issues of Complexity in Creole Discourse]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-45732018000200006&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Este artigo é uma resposta ao diálogo relativo à complexidade e simplicidade em gramáticas pidgin e crioulas. Minha abordagem requer uma visão cronotópica e não finalizada da gramática, bem como noções bakhtinianas que dão importância crucial aos contextos temporais e espaciais nas discussões sobre a expansão, o desenvolvimento linguístico e a historicidade do uso da linguagem. Assumo, nesta pesquisa, uma perspectiva modular, cujo foco recai sobre um componente pragmático da gramática: a ambiguidade no discurso. No presente estudo, enunciados linguísticos que contêm os phrasal verbs1 "rip off" e "hot up" são analisados por suas características ambíguas2 e bivocais. Meu objetivo é ressaltar a importância de se reconhecer a bivocalidade como uma estratégia discursiva complexa na gramática crioula afro-caribenha. Essa característica e outras construções não marcadas, ou marcadas com zero, são difíceis de se justificar utilizando as métricas atuais de complexidade versus simplicidade. Invoco, aqui, ideias de Bakhtin e sua teoria do dialogismo, na esperança de auxiliar em nossa análise do plurilinguismo e do cultivo da ambiguidade no discurso crioulo.<hr/>ABSTRACT This paper is a rejoinder to the dialogue concerning complexity and simplicity in pidgin and creole grammars. My position takes a chronotopic and unfinalized view of grammar, Bakhtinian notions that give crucial importance to temporal and spatial contexts in discussions about linguistic development-expansion and historicity of language use. I take a modular perspective and focus on a pragmatic component of grammar: ambiguity in discourse. Linguistic utterances that contain the phrasal verbs rip off and hot up are analyzed in the present study for their ambiguous1, double-voicing features. My aim is to underscore the importance of recognizing double-voicing as a complex discursive strategy in Afro-Caribbean creole grammar. This feature and other non-salient, zero-marked constructions remain difficult to account for using current metrics of complexity versus simplicity. I invoke insights from Bakhtin and his theory of dialogism in the hope that it can aid our analysis of plurilingualism and the cultivation of ambiguity in creole discourse. <![CDATA[Verbal-visuality from a Reading Perspective: (De)Construction of the Active and Creative Understanding of the Text]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-45732018000200032&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Este artigo objetiva discutir aspectos envolvidos na leitura de enunciados/textos cujo plano de expressão é o verbo-visual, presentes em duas coleções de livros didáticos de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental, buscando compreender como o tratamento dado a esses enunciados, nos livros analisados, podem colaborar para a compreensão ativa e criadora do texto e para a formação de um leitor crítico. As análises foram fundamentadas na Teoria Dialógica da Linguagem, advindas de Bakhtin e o Círculo, e em estudos brasileiros sobre a dimensão verbo-visual do enunciado. O resultado revelou que as atividades referentes aos enunciados em questão pouco contribuem para o reconhecimento de sua dimensão verbo-visual como indissolúvel, o que inviabiliza o desenvolvimento de capacidades especiais para a leitura de enunciados verbo-visuais.<hr/>ABSTRACT This article aims at discussing aspects involved in the reading of utterances/texts whose expression plane is verbal-visuality, present in two collections of Portuguese Language textbooks of Elementary Education. It seeks to understand how the treatment given to these utterances, in the textbooks analyzed, can contribute to the active and creative understanding of the text and to the development of a critical reader. The analysis was based on the Bakhtin Circle's Dialogic Theory of Language and on Brazilian studies about the verbal-visual dimension of utterances. The result revealed that the activities regarding the utterances in question little contribute to the recognition of its verbal-visual dimension as indissoluble, which hinders the development of special skills for the reading of verbal-visual utterances. <![CDATA["troubling the waters": The Magic of Remembering the Past in Leon Forrest's Two Wings to Veil My Face]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-45732018000200055&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Escrito durante décadas de intensos debates sobre a possibilidade de se recuperar uma autêntica identidade afro-americana, Two Wings to Veil My Face1 é uma reação contra os nativistas que defenderam e celebraram uma verdadeira identidade afro-americana. Os autores deste artigo ilustram a forma pela qual Leon Forrest implementou o realismo mágico para, metaforicamente, desvelar as vozes do passado há muito suprimidas, a fim de construir uma identidade contemporânea. Contudo, o passado ancestral, tal qual representado pelos narradores, não é nem adulterado, nem totalmente puro. Para tanto, os protagonistas relembram e relatam sua horrenda história coletiva e, assim, revelam a cumplicidade de alguns afro-americanos com os proprietários de escravos. Ao relembrar as experiências traumáticas do passado da comunidade, conforme este estudo explicará, o herói do romance, Nathaniel, reinventa sua identidade com base em uma história comunal não censurada e enfatiza o primado dos laços comunais em detrimento de linhas familiares ilusórias.<hr/>ABSTRACT Composed during the decades of intense debates over the possibility of retrieving an authentic African American identity, Two Wings to Veil My face is a reaction against the nativists who argued for and celebrated a genuine African American identity. The authors of this article illustrate that Leon Forrest has implemented magical realism to metaphorically unearth the long suppressed voices of the past in order to construct a contemporary identity. However, the ancestral past, as represented by the narrators, is neither unadulterated nor fully innocent. To this aim, the protagonists remember and relate the horrendous communal history, and thus reveal the complicity of some African Americans with the slave-owners. Through remembering the traumatic experiences of the community's past, as this study will explicate, the hero of the novel, Nathaniel, re-invents his identity based on an uncensored communal history and accentuates the primacy of communal bonds over the illusory family lines. <![CDATA[Field and Utterance: The Problem of Discourse Articulation]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-45732018000200079&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO De acordo com Bakhtin, falar é responder, e as respostas não são nem conhecidas antecipadamente, já que são atos criativos irrepetíveis, nem são totalmente inéditas, uma vez que recriam a palavra dada. Assim, uma questão relevante é como um enunciado leva a uma específica resposta contingente, entre tantas outras possibilidades. A fim de contribuir para responder a esta pergunta, desenvolvemos a noção de campos discursivos, oferecendo uma explicação de sua natureza dinâmica, virtual e dialógica. Bergson, Simondon e Deleuze nos ajudam a entender melhor como a repetição de um signo, quando esta ocorre dentro de um campo de antecipação, tem o efeito de um turno irrepetível. Bakhtin e Volóchinov, nesta conexão, nos ajudam a explicar como este campo funciona como o contexto histórico em que os posicionamentos sociais e subjetivos introduzem novidade para a transformação contínua do conhecimento compartilhado entre os falantes.<hr/>ABSTRACT According to Bakhtin, to speak is to reply, and replies are neither known in advance, as they are unrepeatable creative acts, nor completely novel, as they recreate the given word. Thus, one relevant question is how a given utterance leads to a specific contingent contestation among many possible others. In order to contribute to answering this question, we elaborate on the notion of discursive fields, offering an integrative account of their dynamic, virtual and dialogical nature. Bergson, Simondon and Deleuze help us to better understand how it is that the repetition of a sign, when it takes place within a field of anticipation, has the effect of an unrepeatable turn. Bakhtin and Voloshinov, in this connection, help us to explain how this field works as the historical background against which social and subjective positionings introduce novelty to the ongoing transformation of the common ground among speakers. <![CDATA[Considerations on Heterodiscourse from Don Quixote]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-45732018000200100&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Propõe-se neste artigo abordar alguns aspectos do heterodiscurso, a partir dos dois livros comumente referenciados como Dom Quixote de La Mancha. Ilustrando-se com base no texto cervantino, argumenta-se que a noção bakhtiniana de heterodiscurso abarca diferentes fenômenos: (i) diversidade de vozes, (ii) pluralidade de estilos e (iii) variedades de gêneros discursivos, que compõem a prosa romanesca.<hr/>ABSTRACT The paper aims to discuss some aspects of heterodiscourse from two books commonly referenced as Don Quixote de La Mancha. Based on Cervantes's text, we argue that Bakhtin's notion of heterodiscourse encompasses different phenomena: (i) diversity of voices, (ii) plurality of styles, and (iii) varieties of speech genres, which comprise novelistic prose. <![CDATA[Voices in Confrontation in Structuring Professoriate Groups of Undergraduate Language Teacher Education Programs: Between the Prescribed and the Institutionalized Practice]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-45732018000200117&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO O presente artigo tem como objetivo analisar as reações-respostas de professores do Núcleo Docente Estruturante (NDE) de Cursos de Letras de uma universidade pública aos discursos consignados nos documentos oficiais da educação que dispõem sobre o Núcleo nas instituições de ensino, focalizando as relações de tensão existentes entre os discursos envolvidos na interação verbal. Os fundamentos da Teoria Dialógica do Discurso, de viés bakhtiniano, orientam o estudo, favorecendo o debate em torno das refrações e revalorizações dos discursos legais relacionados à criação do NDE no âmbito dos cursos de graduação. A análise dialógica revela que os enunciados dos sujeitos da pesquisa interagem com as vozes oficiais que determinam a criação do NDE e, de algum modo, são respostas a elas, tanto acolhendo-as, como também alterando-as, recusando-as, desprezando-as, num contexto em que os cursos de Letras seriam avaliados por comissões de avaliadores do Ministério da Educação.<hr/>ABSTRACT The present article aims to analyze the reactions-responses of professors who belong to a Structuring Professoriate Group (SPG) from a public university's Undergraduate Language Teacher Education Programs to discourses in official education documents that discuss the SPGs in higher education institutions. It focuses on the relations of tensions between discourses involved in verbal interactions. Bakhtinian Dialogical Discourse Theory fundamentals guide the study, favoring the debate around refractions and revaluations of legal discourses related to the SPG creation in the scope of undergraduate programs. A dialogical analysis reveals that the utterances of the research subjects interact with the official voices which determine the SPG creation and, somehow, are answers to them, welcoming them, as well as altering them, refusing them and disregarding them, in a context in which the Language programs would be assessed by the Ministry of Education evaluation committee. <![CDATA[Souza-Cardoso and Boccioni: A Comparison of Similar Movements]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-45732018000200139&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Embora não estivesse afiliado direta e especificamente a nenhum dos movimentos de vanguarda que eclodiram durante a sua breve existência, a produção fértil e vasta de Souza-Cardoso, com a leveza e a beleza que a caracteriza, conseguiu de certo modo tocá-los a todos. Umberto Boccioni, ativíssimo pintor e escultor, muito mais próximo dos movimentos vanguardistas inflamando algumas áreas europeias, é, pelo contrário, um autor plenamente futurista. Pretendo analisar sucintamente a obra destes dois artistas, tendo especialmente em conta o fato de ambos terem o mesmo objetivo - a dinâmica do corpo humano -, mas também a sua convergência e divergência relativamente às indicações programáticas do manifesto futurista.<hr/>ABSTRACT Even though he was not affiliated to any of the so-called avant-garde movements that emerged during his brief lifetime, Souza-Cardoso's vast and prolific artistic work managed to relate to all these avant-garde movements, using beauty and grace to create his works. In contrast, Umberto Boccioni, a very diligent painter and sculptor, actively engaged in the avant-garde movements that swept through some areas of Europe like a wild fire, is an entirely futuristic author. I intend to consider the work of these two artists by putting special emphasis on the fact that they both had the same goal -- namely, the dynamics of the human body. Furthermore, I will also take into account their simultaneous convergence and divergence regarding the guidelines of the ultramodern manifesto. <![CDATA[Style, Expressivity and Axiology in the Teaching/Learning Process of Language in Use]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-45732018000200155&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Este artigo visa apresentar os aspectos teórico-metodológicos articulados na construção de uma prática didática destinada ao ensino médio, com foco no ensino-aprendizagem da língua em uso, embasada pela teoria dialógica de Bakhtin e o Círculo, e descrever, de modo breve, como essa prática didática pode contribuir para o ensino-aprendizagem de leitura e produção de textos. Parte-se dos resultados obtidos em tese de doutorado defendida em 2015, que demonstrou como práticas didáticas para o ensino-aprendizagem da língua em uso colocam em diálogo elementos linguísticos, estilísticos, discursivos na construção dialógica do conhecimento, considerando a "palavra viva" no sentido bakhtiniano do termo, e relacionando-se, assim, aos movimentos de réplica e compreensão ativa, às questões expressivas que revelam marcas ideológicas, valores, posições.<hr/>ABSTRACT Supported by Bakhtin and the Bakhtin Circle's thinking, this article aims to present the theoretical-methodological features that interweave in the construction of high school teaching practices, focusing on the teaching and learning process of language in use. It further aims to briefly describe how these teaching practices may contribute to the teaching of reading and text production. The motivation for this article stems from the findings of my PhD Dissertation defended in 2015, which show that teaching practices aimed at the teaching and learning of language in use promote the dialogical construction of knowledge mobilized by linguistic, stylistic and discursive elements, hence relating Bakhtin's concept of "living word" inherent in replies and active understanding to expressive issues that unveil ideological marks, values, and positioning. <![CDATA[Discussions on Dialogism Aroused by the Book <em>La herencia de Bajtín</em>: reflexiones y migraciones [<em>Bakhtin's Legacy</em>: Reflections and Migrations]]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-45732018000200176&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Este texto apresenta reflexões sobre dialogismo suscitadas pelo livro La Herencia de Bajtín: Reflexiones y Migraciones, organizado por Pampa Arán e publicado, em 2016, pelo Centro de Estudios Avanzados da Universidade Nacional de Córdoba, estando centrado em torno de questões que envolvem a concepção dialógica e algumas leituras suas.<hr/>ABSTRACT This text presents reflections on dialogism aroused by the book La Herencia de Bajtín: reflexiones y migraciones [Bakhtin's Legacy: Reflections and Migrations], edited by Pampa Arán and published in 2016 by the Centro de Estudios Avanzados [Center for Advanced Studies] of the National University of Córdoba, and has as its focus questions concerning the dialogical conception and some of its readings. <![CDATA[VOLÓCHINOV, Valentin (Círculo de Bakhtin). <em>Marxismo e filosofia da linguagem</em>. Problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem [<em>Marxism and Philosophy of Language</em>. Fundamental Problems of the Sociological Method in the Science of Language]. Tradução, notas e glossário de Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo. Ensaio introdutório de Sheila Grillo. São Paulo: Editora 34, 2017, 373p.]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-45732018000200194&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Este texto apresenta reflexões sobre dialogismo suscitadas pelo livro La Herencia de Bajtín: Reflexiones y Migraciones, organizado por Pampa Arán e publicado, em 2016, pelo Centro de Estudios Avanzados da Universidade Nacional de Córdoba, estando centrado em torno de questões que envolvem a concepção dialógica e algumas leituras suas.<hr/>ABSTRACT This text presents reflections on dialogism aroused by the book La Herencia de Bajtín: reflexiones y migraciones [Bakhtin's Legacy: Reflections and Migrations], edited by Pampa Arán and published in 2016 by the Centro de Estudios Avanzados [Center for Advanced Studies] of the National University of Córdoba, and has as its focus questions concerning the dialogical conception and some of its readings.