Scielo RSS <![CDATA[Bakhtiniana: Revista de Estudos do Discurso]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=2176-457320150001&lang=en vol. 10 num. 1 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[Where Prolixity is Art: Understanding the Francophone African Novels of Ahmadou Kourouma]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-45732015000100005&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO A ficção de Ahmadou Kourouma, escritor africano da Costa do Marfim, tem constituído um desafio para os críticos, sobretudo pelo intenso uso do registro, do léxico e do ritmo africanos com o escopo de criar um novo idioma francês através do malinkê, língua materna do autor. Embora a linguagem seja central para o entendimento da literatura francófona, a abordagem crítica tradicional tem dado pouca ênfase a esses romances de um ponto de vista linguístico. Propondo que a crítica literária limitada à reflexão isolada de parâmetros contextuais ou textuais ignora a dimensão criativa da arte no romance, este trabalho busca adotar a poética do dialogismo de Bakhtin na leitura do romance Alá e as crianças-soldados, de Kourouma, para compreender o princípio (de linha dialógica) que anima e articula todo o trabalho.<hr/>ABSTRACT Understanding the fiction of the West African Ivorian writer, Ahmadou Kourouma has remained a challenge to critics primarily due to his powerful use of African rhythm, register and lexicon to create a new French through Malinke, his mother tongue. Although language is central to the understanding of Francophone literature, the classical approach has consisted in narrowly focusing on language from a linguistic point of view. Arguing that literary criticism limited to the isolated meditation on textual or contextual parameters ignores the creative dimension of art in the novel, this paper attempts to adopt Bakhtin's poetics of the dialogical to Kourouma's novel, Allah is Not Obliged, to understand the living principle (of dialogic threads) that animates and binds the entire work. <![CDATA[A Discursive Dive into <em>The Third Bank of the River</em> by Guimarães Rosa]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-45732015000100028&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Propõe-se, neste artigo, uma reflexão sobre o conto "A terceira margem do rio", de Guimarães Rosa. Há na obra uma riqueza de vozes, marcada pela imagem do próprio rio que ela descreve. O leitor é sequestrado para a terceira margem, já que sua memória discursiva o remete apenas a duas. Em qual tempo e espaço estaria a chamada terceira margem? Na busca de tal resposta, ele permanece prisioneiro de suas próprias indagações, transportando-se para a terceira margem, incapaz de reconhecê-la. Pretende-se com este trabalho demostrar como a língua pode chamar a atenção do leitor para seus diversos cenários, promovendo estudos indissociáveis na articulação língua-literatura, e apresentar alguns caminhos para desvendar a terceira margem apontada por Rosa, observando a riqueza dialógica do texto. Para fundamentar a análise realizada, recorreu-se aos estudos de Bakhtin e seu Círculo, à Estilística e a um viés filosófico.<hr/>ABSTRACT This paper aims to reflect upon the short story "The third bank of the river," by Guimarães Rosa. In this work, there is a wealth of voices, marked by the image of the very river it describes. The reader is captured to the third riverside since his discursive memory reminds him of only two sides. In which time and space would there be the so called third riverside? When searching for this answer, he remains captive of his own inquiries, taking himself to the third river bank, unable to recognize it. This article intends to demonstrate how language is able to call the reader's attention to its various scenarios, promoting, as Brait (2010) stated, cooperative studies which articulate language and literature, as well as to present some ways to reveal the third riverside pointed out by Rosa, observing the dialogical richness of the text. This analysis is theoretically grounded on the studies of Bakhtin and his Circle, of Stylistics and on a Philosophical perspective. <![CDATA[Machado de Assis and Reverse Criticism]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-45732015000100042&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Ao tempo em que colaborou na revista de caricaturas Semana Ilustrada (1860-1876), Machado de Assis, sob o pseudônimo de Dr. Semana, foi autor de uma série de crônicas que alojavam uma modalidade de crítica que Raimundo Magalhães Júnior chamou de "crítica às avessas", e que consistia em elogiar textos que eram péssimos do ponto de vista literário. Com base nas formulações teóricas de Beth Brait e Linda Hutcheon a respeito da ironia, o artigo tem por objetivo a análise de alguns exemplos desse tipo de crítica que surge no espaço da Semana Ilustrada, no interior da qual é possível identificar os primeiros sinais do narrador machadiano não confiável.<hr/>ABSTRACT During the time he collaborated with the cartoon magazine Semana Ilustrada [Illustrated Week] (1860-1876), Machado de Assis, under the pen name of Dr. Semana, was the author of a number of chronicles in which a different kind of criticism, called "reverse criticism" by Raimundo Magalhães Júnior, emerged. This criticism consisted in flattering texts that were terrible from the literary viewpoint. Based on the theoretical formulations of Beth Brait and Linda Hutcheon regarding irony, the article aims to analyze some examples of this kind of criticism that arises in Semana Ilustrada, in which it is possible to identify the first signs of Machado's unreliable narrator. <![CDATA[The Female Discursive Trajectory in Lúcio Cardoso's <em>Mãos vazias</em> [Empty Hands]]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-45732015000100057&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO O artigo analisa a primeira novela de Lúcio Cardoso, Mãos vazias, lançada em 1938. Durante o percurso interpretativo a psicanálise de Freud e Lacan auxiliará a aproximação com o literário, de modo a ampliar as possibilidades da leitura. O enfoque recai sobre a personagem principal, Ida, e sua tentativa em tornar-se sujeito de seu desejo. Marcada pelo desejo de fuga, ela usa os parcos significantes que tem para tornar visível sua história de insatisfação e transgressões: seu nome e o percurso espacial de algumas quadras. Ida cumpre o anunciado por seu nome, na repetição do ato de chegar e sair, inscrevendo seu desejo por toda a cidade, compondo a novela no movimento de ir.<hr/>ABSTRACT This article analyzes the first novel of Lúcio Cardoso, Mãos vazias, from 1938. Lacan's and Freud's psychoanalysis will assist the approach to literature in order to increase reading possibilities by means of the interpretive trajectory. The focus is on the main character, Ida, and her attempt to become the subject of her desire. Moved by her yearning to escape, she uses the few signifiers she has to bring up her story of dissatisfaction and transgressions: her name and the spatial path of a few blocks. Ida meets what her name portends (Ida means 'gone' in Portuguese), repeating the act of arriving and leaving, imprinting her desire on the entire city, producing the novella in the "movement of going." <![CDATA[The <em>Self</em> and the <em>Other</em> in the Enunciation of Jorge Luis Borges]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-45732015000100075&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO O presente estudo aborda a questão da heterogeneidade decorrente do desdobramento do eu, tal como compreendido por Bakhtin mediante a ideia de autoconsciência, aquela que gera sempre um outro para garantir sua própria subjetividade, através do contato com possíveis alteridades: outros gerados como alteridade a partir do mesmo. De acordo com o conjunto ternário (tempo) e trinitário (espaço), teorizado por Benveniste e analisado por Dufour, nossa análise circunscreve-se à abordagem de três contos de Jorge Luis Borges, a saber: O outro, 25 de agosto de 1983 e Borges e eu, em que o duplo e o duplicado são abordados como o mesmo, ainda que outros, pois é a alteridade o que confere condições para o conhecimento do mesmo.<hr/>ABSTRACT This study addresses the issue of heterogeneity derived from the unfolding of the self, as understood by Bakhtin. It is based on the idea of self-consciousness, i.e., the one that always generates another to ensure their own subjectivity by means of contact with possible alterities: others are generated as alterity from the self. According to the ternary (time) and trinitarian (space) set, theorized by Benveniste and analyzed by Dufour, our analysis is circumscribed to three short stories of Jorge Luis Borges, namely: "The Other," "August 25, 1983," and "Borges and I," in which the double and the duplicate are approached as the self, even being others, for it is alterity that gives the means to know the self. <![CDATA[Teaching Literature Written in English in Undergraduate Language Teacher Education Programs: A Dialogic-Pragmatic Approach]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-45732015000100087&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Este artigo objetiva participar das discussões sobre o ensino de literatura em língua inglesa (LLI) no cotidiano da sala de aula do Curso de Letras. Para tal, discute os desafios propostos pelas DCN de Letras, bem como a realidade do professor que trabalha com um número pequeno de horas de LLI na matriz curricular e um número alto de alunos com conhecimento limitado dessa língua estrangeira. A partir da concepção dialógica de linguagem e da possibilidade de cooperação entre áreas de conhecimento, apresentamos uma proposta de trabalho entre a ADD e a Pragmática, mostrando as consonâncias e as dissonâncias entre as duas áreas. Além disso, apresentamos parte da análise do conto Her Sweet Jerome, de Alice Walker, feita por alunos que apontaram para a possibilidade de a Pragmática, nesse contexto de trabalho de LLI com alunos com conhecimento limitado dessa língua estrangeira, ser um passo inicial para uma análise dialógica dos textos literários.<hr/>ABSTRACT This article aims to be part of the ongoing discussion on the teaching of literature written in English (LWE) in literature classes in undergraduate language programs. In order to do that, it shows the challenges posed by the Letras DCN (National Curriculum Guidelines for the undergraduate Language Teacher Education programs) as well as the reality literature teachers face due to the reduced number of hours of literature classes assigned in course curricula and to students' limited knowledge of English. Based on the dialogical concept of language and on the possibility of cooperation between scientific trends, we present a cooperative work between DDA (Dialogical Discourse Analysis) and Pragmatics, showing how consonant and dissonant they are. Besides, we present part of the analysis of Alice Walker's short story Her Sweet Jerome done by students, which, in this context of teaching LWE to students with limited knowledge of English, pointed to the possibility of Pragmatics being the first step towards a dialogical analysis of literary texts. <![CDATA[The Prosification of Culture and the Creative Essay of the Twentieth Century: Questions on a Literary Genre]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-45732015000100104&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO: Este artigo propõe um diálogo entre as teorias sobre o ensaio, gênero híbrido e proteiforme que suscita variadas discussões e tentativas de sistematização, com a teoria de Mikhail Bakhtin, que em seus estudos sobre a prosificação da cultura nos auxilia a compreender as significativas mudanças do gênero ensaístico ocorridas ao longo do século XX.<hr/>ABSTRACT: This paper proposes a dialogue between the theories regarding the hybrid and multifaceted essay genre, which prompts much discussion and attempts to systematize it, and Mikhail Bakhtin's theory of culture prosification, which helps us understand the significant changes of the essay genre occurring during the twentieth century. <![CDATA[Temporal-Spatial Unity Experience in Literature and Psychology]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-45732015000100119&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Neste ensaio defende-se o argumento de que a configuração cronotópica potencializa a obra literária como forma metafórica para experimentar a vida cotidiana. Esse argumento apoia-se nas declarações em que Bakhtin destacou que a organização de processos psicológicos de personagens no enredo está relacionada com a experiência da unidade tempo-espaço, conceitualmente denominada de cronotopo. Para exemplificar essas questões desenvolveu-se aqui uma análise da configuração cronotópica do autor-personagem no Livro do desassossego de Fernando Pessoa. A dificuldade do autor-personagem para negociar as posições de figura e fundo no seu pensamento refletiu uma experiência de fronteira específica, revelada na frequente associação de termos antagônicos e uso frequente de neologismos. Percebendo o funcionamento cronotópico da narrativa, discute-se o potencial da literatura na provisão de metáforas para vida real. Nessas considerações chamou-se a atenção para a participação do leitor na constituição do cronotopo e da obra.<hr/>ABSTRACT In this essay we defend the argument that chronotopic configuration enhances literary works providing metaphors for everyday life. This argument is embedded in statements in which Bakhtin emphasized that the organization of the characters' psychological processes in plots is related to the experience of temporal-spatial unity, conceptually called the chronotope. In order to address these issues, we developed an analysis of chronotopic configuration of author-character, in "The Book of Disquiet" by Fernando Pessoa. The difficulty met by the author-character in negotiating positions of figure and background in plots reflects a specific border experience, revealed in the common association of antagonistic terms and frequent use of neologisms. Considering properties of narrativity in the chronotopic analysis we can discuss the potential literature has of providing real life metaphors. Moreover, through these remarks, greater emphasis has been placed on the reader's participation in the constitution of the chronotope and on literary work. <![CDATA[The Poetics of Christophe Tarkos: the Word-Paste]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-45732015000100137&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO O artigo apresenta a produção de Christophe Tarkos (1963-2004), um dos principais nomes da poesia francesa contemporânea, com foco em suas formulações acerca da linguagem. O objetivo é explicitar a teoria linguística que se pode depreender de sua obra, tanto nos escritos mais ensaísticos e entrevistas, quanto em sua realização menos conceitual nos poemas propriamente ditos. Nossa hipótese é que a poética de Tarkos cria um conceito próprio, o de "pasta-palavra" (pâte-mot), trazendo com ele um modo singular e poético de se entender o sentido linguístico.<hr/>ABSTRACT This article presents the work of Christophe Tarkos (1963-2004), one of the principal names of contemporary French poetry, with a focus on his formulations about language. The objective is to explain the linguistic theory that can be deduced from his work, both in the more essayistic writings and in interviews, and in the less conceptual realization in the actual poems. Our hypothesis is that Tarkos's poetics creates its own concept, that of the "word-paste" (pâte-mot), bringing with it a singular and poetic way of understanding the linguistic meaning. <![CDATA[The Anguish of Living in the City]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-45732015000100156&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO No romance Angústia, de Graciliano Ramos, a gradual dissolução psíquica de Luís da Silva tem uma relação intrínseca com as condições da vida urbana na modernidade, sendo a cidade referida ou semantizada ora como Babel, o caos urbano original, ora como Babilônia, a urbs corrompida pelo vício. Além disso, a recorrência de metáforas como a dos ratos (significando a degradação da vida, a corrupção da sexualidade ou o caráter predatório do materialismo burguês) e a ênfase no estado de angústia revelam as interlocuções com conceitos filosóficos/psicológicos da Angst, tais como expressos em Freud, Kierkegaard e Heidegger.<hr/>ABSTRACT In Graciliano Ramos' novel Anguish1, the gradual psychical dissolution of the main character, Luiz da Silva, has a close relationship to the conditions of modern urban life. The city is sometimes referred to or signified as Babel, the original urban chaos, and other times as Babylon, the urbs corrupted by vice. Furthermore, recurring metaphors like those of the rats (meaning degradation of life, corruption of sexuality, or the predatory character of bourgeois materialism) and the emphasis on the feelings of anguish,2 reveal connections between Ramos' novel and philosophical/psychological concepts of Angst in Freud, in Kierkegaard and in Heidegger. <![CDATA[Mikhail Bakhtin and Manoel de Barros: between Chronotope and Childhood]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-45732015000100176&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Neste artigo aproximamos a infância, o espaço e o tempo através da literatura e da filosofia. Partimos da leitura que Bakhtin faz das obras de François Rabelais, no contexto do realismos grotesco, e do conceito de cronotopo aí formulado. Bakhtin constrói uma perspectiva filosófica de espaço-tempo aberto e coletivo, de liberdade e criação. A literatura de Manoel de Barros, por sua vez, materializa um cronotopo, afirmando uma visão de mundo e de homem no embate entre sentidos e valores. Chegamos ao entendimento de que os poemas de Barros possuem uma estética particular que se aproxima daquela analisada por Bakhtin. É regida por uma relação espaço-temporal que trabalha com a infância associada à criação, envolvendo o espaço-tempo do inútil e da contemplação, o rebaixamento do olhar, o renascimento e a produção de vizinhanças entre elementos heterogêneos.<hr/>ABSTRACT This article addresses childhood, time and space through literature and philosophy. We begin with the assessment of Mikhail Bakhtin that leads to the formation of the concept of chronotope, analyzing the work of François Rabelais in the context of grotesque realism. Bakhtin constructs a philosophical perspective of open and collective time-space, freedom, and creation. In turn, the literature of Manoel de Barros embodies a chronotope, cementing a view of the world and men in contrast with meanings and values. This brings us to the understanding that Barros's poems portray a particular aesthetics similar to that assessed by Bakhtin. Barros's aesthetics is governed by a time-space relationship that associates childhood with creation, the time-space of uselessness and contemplation, the lowering of the gaze, rebirth and the creation of proximities between heterogeneous elements. <![CDATA[Chronotope and Metaphor as Ways of Time-Space Contextual Blending: the Principle of Relativity in Literature]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-45732015000100193&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Este artigo consiste de uma tentativa de aplicar a noção holística de cronotopo sugerida por Bakhtin à investigação do estilo literário como um fenômeno gestáltico. Estilo é um padrão complexo de elementos mutualmente recíprocos, e o cronotopo de Bakhtin foi o primeiro na análise literária a ligar, pelo menos, dois elementos – tempo e espaço – como complementares, isto é, como combinados para melhorar e enfatizar as qualidades um do outro. A análise sugerida é um instrumento para aprofundamento de nossa compreensão das ações dos protagonistas de Vladimir Nabokov pelas matrizes espaço-temporais nas quais eles atuam. Os instrumentos cognitivos de análise são as noções intimamente relacionadas de cronotopo e metáfora conceptual.<hr/>ABSTRACT This paper is an attempt to apply the holistic notion of chronotope suggested by Bakhtin to investigating literary style as a gestalt phenomenon. Style is a complex pattern of mutually reciprocal elements, and Bakhtin's chronotope was the first in literary analysis to link at least two elements – time and space – as complementary, i.e., as combined to enhance and emphasize each other qualities. The suggested analysis is a tool for deepening our understanding of Vladimir Nabokov's protagonists' actions via the time-space matrices they are acting in. The cognitive analytical instruments of analysis are the closely related holistic notions of chronotope and conceptual metaphor. <![CDATA[MELO JR., Orison Marden Bandeira de. <em>Literatura e racismo:</em> uma análise intercultural [Literature and Racism: An Intercultural Analysis]. Recife: Ed. Universitária da UFPE, 2013.111 p. [Coleção Étnico-racial]]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-45732015000100209&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Este artigo consiste de uma tentativa de aplicar a noção holística de cronotopo sugerida por Bakhtin à investigação do estilo literário como um fenômeno gestáltico. Estilo é um padrão complexo de elementos mutualmente recíprocos, e o cronotopo de Bakhtin foi o primeiro na análise literária a ligar, pelo menos, dois elementos – tempo e espaço – como complementares, isto é, como combinados para melhorar e enfatizar as qualidades um do outro. A análise sugerida é um instrumento para aprofundamento de nossa compreensão das ações dos protagonistas de Vladimir Nabokov pelas matrizes espaço-temporais nas quais eles atuam. Os instrumentos cognitivos de análise são as noções intimamente relacionadas de cronotopo e metáfora conceptual.<hr/>ABSTRACT This paper is an attempt to apply the holistic notion of chronotope suggested by Bakhtin to investigating literary style as a gestalt phenomenon. Style is a complex pattern of mutually reciprocal elements, and Bakhtin's chronotope was the first in literary analysis to link at least two elements – time and space – as complementary, i.e., as combined to enhance and emphasize each other qualities. The suggested analysis is a tool for deepening our understanding of Vladimir Nabokov's protagonists' actions via the time-space matrices they are acting in. The cognitive analytical instruments of analysis are the closely related holistic notions of chronotope and conceptual metaphor.