Scielo RSS <![CDATA[Bakhtiniana: Revista de Estudos do Discurso]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=2176-457320170002&lang=pt vol. 12 num. 2 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[Editorial]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-45732017000200002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[A emergência, nas fronteiras entre língua e literatura, de uma perspectiva dialógica de linguagem]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-45732017000200005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO O objetivo deste artigo é refletir sobre alguns aspectos referentes à relação existente entre língua e literatura, estudos linguísticos e estudos literários e, mais especificamente, como essa relação se apresenta ao longo do pensamento bakhtiniano, articulando-se diretamente às questões do diálogo e do dialogismo, as quais atravessam e singularizam os escritos do Círculo. Nesse sentido, é possível constatar que a relação linguística/literatura está discutida, explorada, e problematizada, tanto nas obras assinadas exclusivamente por Mikhail Bakhtin, como também nas que, tendo autoria disputada, iluminam a maneira como outros componentes do Círculo, caso especial de Valentin Volochínov e Pavel Medviédev, pensam essa relação e contribuem para colocá-la como um traço fundamental da percepção da linguagem e da construção de conceitos, noções, categorias que possibilitam seu estudo.<hr/>ABSTRACT This text aims to reflect on some aspects of the relationship between language and literature, linguistic studies and literary studies. More specifically, it focuses on the means by which this relationship is present in Bakhtin's thought, being directly connected to issues related to dialogue and dialogism, which traverse and single out the works of the Bakhtin Circle. In this train of thought, it is possible to testify that this relationship between language and literature is discussed, explored and problematized not solely in the works explicitly signed by Mikhail Bakhtin, but also in the ones whose authorship is disputed, for they clarify the way the other members of the Circle, especially Valentin Voloshinov and Pavel Medvedev, conceive this relationship and contribute to make it fundamental to the understanding of language and to the development of concepts, notions, and categories that make language study possible. <![CDATA[Análise do rap social como discurso político de resistência]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-45732017000200024&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Há um interesse acadêmico crescente ao respeito do rap e da Cultura Hip Hop desde a sociolinguística, a etnografia, os estudos culturais e pedagogias críticas. No entanto, a pesquisa feita a respeito do rap a partir da perspectiva da análise do discurso político não é tão ampla e no contexto chileno, em particular, é escassa. Nessa mesma linha, o presente estudo teve como objetivo identificar as escolhas linguísticas dentro da música rap Dónde Empieza do ano 2012, escrita e interpretada pelos rappers chilenos Portavoz e Subverso, e relacionar tais escolhas com as funções estratégicas do discurso político. Para isso, foi utilizado o modelo de análise do discurso político criado por Chilton e Schäffner (2001). Os resultados mostraram que neste discurso político de resistência foram usadas as estratégias de coerção, legitimação-deslegitimação e resistência, oposição e protesto; e que a função de encobrimento é excluída.<hr/>ABSTRACT There has been a growing academic interest in rap and in hip hop culture from Sociolinguistics, Ethnography, Cultural Studies, and Critical Pedagogies. However, research on rap from the perspective of political discourse analysis is not so profuse and in the Chilean context, in particular, is limited. In this line, the present study aimed to identify the linguistic choices in the 2012 rap song Dónde Empieza, written and performed by Chilean rappers Portavoz and Subverso, and to relate these choices to the strategic functions of political discourse. To do this, a model of political discourse analysis created by Chilton and Schäffner (2001) was used. The results showed that in this political discourse of resistance, strategies of coercion, legitimization-delegitimization, and resistance, opposition and protest are used and that the function of dissimulation is excluded.<hr/>RESUMEN Existe un creciente interés académico en el rap y en la Cultura Hip Hop desde la sociolingüística, la etnografía, los estudios culturales y las pedagogías críticas. Sin embargo, la investigación que se ha realizado sobre el rap desde la perspectiva del análisis del discurso político aún no es tan profusa y en el contexto chileno, particularmente, es escasa. En esta línea, el presente estudio tuvo por objetivos identificar las elecciones lingüísticas dentro de la canción de rap Dónde Empieza, del año 2012, escrita e interpretada por los raperos chilenos Portavoz y Subverso, y relacionar dichas elecciones con las funciones estratégicas del discurso político. Para ello, se utilizó el modelo de análisis del discurso político creado por Chilton y Schäffner (2001). Los resultados mostraron que en este discurso político de resistencia se emplean las estrategias de coerción, legitimación-deslegitimación y resistencia, oposición y protesta; y que la función de encubrimiento es excluida. <![CDATA[Bakhtin e filosofias]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-45732017000200045&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Neste texto, fazemos uma discussão das relações do pensamento de Bakhtin com correntes da filosofia moderna. Partimos de seus textos iniciais nos quais acena para a constituição de uma prima philosophia, tendo a axiologia e não a ontologia como seu fundamento. Acompanhamos suas elaborações éticas e estéticas e suas propostas para uma filosofia da cultura. Apontamos sua atitude contrária aos grandes sistemas do racionalismo e sua identificação com a perspectiva da eventicidade e da experiência vivida. Concluímos com sua vinculação com as correntes filosóficas que defendem o primado da intersubjetividade.<hr/>ABSTRACT In this article, we discuss the relations of Bakhtin’s thought to some trends of modern philosophy. Our starting point is his initial texts in which he points out his intention to construct a prima philosophia founded on axiology and not on ontology. We follow his ethical and aesthetic thought and his proposals for a philosophy of culture. We point out his attitudes opposed to the great systems of Rationalism and his identification with a perspective founded on eventicity and actually living experience. We conclude with an overview of his vinculations to philosophical trends that have defended the primacy of intersubjectivity. <![CDATA[Problemas de fronteira: reflexões sobre a relação entre o discursivo e o extradiscursivo na Análise do Discurso Francesa]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-45732017000200057&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO A Análise do Discurso Francesa (ADF) nasceu como corrente de análise ao propor, para a compreensão do seu objeto, uma intersecção entre linguística e história e uma união com a teoria das ideologias, tal como foi elaborada por Althusser. Esta proposta inaugurou um verdadeiro problema teórico em torno da relação entre o discurso e o seu exterior. Procuraremos desenvolver este problema retomando duas propostas de análise que, com frequência, travaram uma polêmica no interior da ADF: uma centralizada no conceito de "interdiscurso"; outra, nas categorias de prática e acontecimento discursivos. Assim, refletiremos sobre as tensões e desafios que esta relação estabelece em nível conceitual e metodológico.<hr/>ABSTRACT French Discourse Analysis (FDA) aroused as a line of analysis when positing that both an intersection between linguistics and history and a link to the theory of ideologies as raised by Althusser are necessary to understand discourse. This proposal unveiled a real theoretical problem concerning the relationship between discourse and its exterior. We will develop such problem taking two proposals for analysis into consideration: one centered on the concept of "interdiscourse" and the other, on the categories of discursive practice and event. Thus, we will consider the tensions and challenges posed by this relation in the conceptual and methodological level.<hr/>RESUMEN El Análisis Francés del Discurso (AFD) nació como corriente de análisis al plantear, para la comprensión de su objeto, una intersección entre lingüística e historia y un anudamiento a la teoría de las ideologías, tal como fuera planteada por Althusser. Esta propuesta inauguró un verdadero problema teórico en torno a la relación entre el discurso y su exterior. Buscaremos desarrollar este problema recogiendo dos propuestas de análisis que, a menudo, entablaron una polémica al interior del AFD: una centrada en el concepto de "interdiscurso"; otra, en las categorías de práctica y acontecimiento discursivos. Así, reflexionaremos sobre las tensiones y desafíos que esta relación plantea a nivel conceptual y metodológico. <![CDATA[Forma espacial da personagem como acontecimento estético cronotopicamente configurado]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-45732017000200079&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO O principal objetivo desse ensaio é analisar o lugar do espaço na construção conceitual do dialogismo bakhtiniano. Entende-se que espaço e espacialidades são categorias que definem a natureza das relações dialógicas traduzidas em ato e em acontecimento estético. Para isso, fundamenta-se nos conceitos de cronotopo e na forma espacial da personagem tal como construídos na criação verbal de Dostoiévski, sobretudo sua compreensão da imagem da linguagem como premissa espacial de articulação de pontos de vista em confronto e de consciências autônomas e plenivalentes.<hr/>ABSTRACT The main purpose of this essay is to analyze the place of space in the conceptual construction of Bakhtinian dialogism. It is understood that space and spatiality are categories that define the nature of the dialogical relations translated into act and aesthetic event. For this purpose, it is based on the concepts of chronotope and the spatial form of the character as constructed in the verbal creation of Dostoevsky, especially his understanding of the image of language as a spatial premise of articulation of points of view in confrontation and of autonomous and plenivalent consciences. <![CDATA[Gregório(s) de Matos: padrões de representá-lo(s) e ordens do discurso]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-45732017000200106&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO O presente artigo, a partir de certos expedientes de base foucaultiana para a análise do discurso, examinará um corpus de textos em língua portuguesa, feito de livros didáticos, histórias da literatura brasileira e ensaios recentes, em que figura a personagem literária Gregório de Matos, de modo a refletir acerca dos padrões de representá-la nestas instâncias textuais, com vistas a explicitar as ordens do discurso que supõem. Pela análise das táticas de coerção estrutural e dos efeitos materiais implicados - ambos, táticas e efeitos, formando determinada imagem de Gregório de Matos estruturante de certa ordem de discurso que, por sua vez, estrutura-a -, pretende-se explicitar os jogos de verdade que configuram determinadas experiências relativas, em particular, à noção de autor, criação artística e história da literatura, e, em geral, à noção de subjetividade e agência.<hr/>ABSTRACT Stemming from expedients from a Foucauldian underpinning for discourse analysis, this article deals with a textual corpus in Portuguese, consisting of textbooks, histories of Brazilian literature and recent essays, in which the literary figure of Gregorio de Matos is found. It aims to reflect upon the patterns of representing such a figure in those textual instances, with regards to bringing forth the implied orders of discourse. By the analysis of the tactics of structural coercion and the implicated material effects - both tactics and effects create a certain image of Gregorio de Matos that structures an order of discourse that, in turn, structures that very same image -, we aim at bringing forth the plays of truth that configure experiences that are related, in particular, to the notion of author, artistic creation and literature history, and, in general, to the notion of subjectivity and agency. <![CDATA[O estilo verbal como o lugar dialógico e pluridiscursivo das relações sociais: um estatuto dialógico para a análise linguística]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-45732017000200123&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Neste trabalho, defendemos um estatuto dialógico à atividade de análise linguística na leitura de textos. O conto A causa secreta, de Machado de Assis, é tomado como corpus, por a literatura constituir, esteticamente, uma representação tensionada dos fenômenos de linguagem analisados. A análise compreende o estilo verbal como o lugar dialógico e pluridiscursivo das relações sociais, cujas escolhas vocabulares e sintáticas da autoria estão orientadas às ligações objetais e semânticas de caráter cognitivo e ético, refletindo o compartilhamento de axiologias sociais sustentadoras da constituição textual/discursiva. A discussão se respalda nos trabalhos do Círculo de Bakhtin e nas pesquisas decorrentes. Os resultados demonstram a presença de movimentos discursivizados estilístico-composicionalmente, demarcadores da interação autor-criador, interlocutor e tema, os quais apresentamos como dialógicos/valorativos e cuja descrição exige uma interpretação axiológica da forma e estilístico-gramatical do funcionamento linguístico. Daí advém o estatuto dialógico da análise linguística empreendida.<hr/>ABSTRACT In the present study, we advocate a dialogic status to the activity of linguistic analysis in the reading of texts. The short story The Hidden Cause, by Brazilian writer Machado de Assis, is taken as our corpus, as literature aesthetically consists of a tensioned representation of the linguistic phenomena analyzed herein. The current analysis acknowledges verbal style as the dialogic and pluridiscursive place of social relations in which the lexical and syntactic choices made by the author are oriented towards semantic and object-related connections of cognitive and ethical nature, thus revealing shared social axiologies that support what constitutes text/discourse. The discussion is based on studies carried out by the Bakhtin Circle and on research studies further developed under the same scope. Results reveal the presence of stylistically-compositionally discursive movements that indicate the interaction established among author-creator, interlocutor and theme, which we present herein as dialogic/valuational and whose description requires an axiological interpretation of form as well as a stylistic-grammatical interpretation of language functioning. Hence is the dialogic status of the linguistic analysis carried out. <![CDATA[Discurso transverso em piadas de corintiano]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-45732017000200144&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO O artigo pretende explicitar a relação entre "corintiano" e "pobre" e, em seguida, entre "pobre" e "ladrão", analisando pequeno corpus composto por piadas. Mostra que, do ponto de vista teórico-metodológico, trata-se de discursos transversos e, do ponto de vista histórico, de um discurso de longa duração, eventualmente pouco explicitado como tal, mas que ainda funciona como fonte de discursos preconceituosos.<hr/>ABSTRACT The article aims at making explicit the relationship between "Corinthians fans" and "poor people" and, subsequently, between "poor people" and "thieves" by analyzing a small corpus of jokes. It shows that, from the theoretical/methodological standpoint, this is a case of transverse discourses and from a historical point of view, a case of a long-term discourse, which is rarely fully expressed as such but which still works as a source of prejudiced discourses. <![CDATA[Construção cena a cena: a narrativa jornalística como mosaico lítero-factual em Chico Mendes: crime e castigo, de Zuenir Ventura]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-45732017000200156&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO A presente pesquisa analisa as marcas literárias e jornalísticas presentes no livro Chico Mendes: crime e castigo, do periodista brasileiro Zuenir Ventura. O artigo busca compreender como o livro-reportagem ora em estudo utiliza os elementos da literatura para compor a tessitura da narrativa jornalístico-literária. O escopo do trabalho centra-se na assimilação de uma característica peculiar à narrativa do livro-reportagem, centrada na construção cena a cena. Será utilizado como arcabouço teórico de Mikhail Bakhtin e o Círculo, cujas análises ajudam a compreender as imbricações entre as narrativas jornalísticas, históricas e literárias.<hr/>ABSTRACT The purpose of this paper is to analyze the literary and journalistic characteristics in Chico Mendes: Crime e Castigo [Chico Mendes: Crime and Punishment] by Brazilian journalist Zuenir Ventura. This study seeks to understand how this reportage book uses literary elements to compose the journalistic-literary narrative. We focus on the assimilation of a specific feature of the narrative, centered on scene-by-scene construction. This study is based on the theories of Mikhail Bakhtin and the Circle, which help to understand the overlap of journalistic, historical and literary narratives. <![CDATA[A perspectiva enunciativo-discursiva de Bakhtin e a análise da linguagem na clínica fonoaudiológica]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-45732017000200174&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO A entrada das ciências humanas nas pesquisas da Fonoaudiologia no Brasil ainda pode ser considerada recente. As metodologias de pesquisa adotadas nesta área tendem a aderir a métodos mais quantitativos que qualitativos. O objetivo deste estudo é discutir os alicerces conceituais da teoria enunciativo-discursiva de Bakhtin e sua aplicação para a clínica da linguagem na área da Fonoaudiologia. Para tanto, apresentamos episódios dialógicos que são analisados à luz da perspectiva bakhtiniana. Os resultados apontam que, ao considerar os aspectos sociais, culturais e subjetivos, este tipo de análise pode inovar a compreensão do processo linguístico e das várias possibilidades de apresentação da língua frente à patologia. Desta forma, pode-se não apenas compreender a linguagem holisticamente, mas também visualizar a mobilização de estratégias de que os sujeitos, com e sem patologia, lançam mão para manterem-se na posição de "falantes/autores".<hr/>ABSTRACT The entrance of human sciences into Speech Therapy research in Brazil can still be considered recent. Research methodologies used in this area tend to adhere to methods that are more quantitative than qualitative. The goal of this study is to discuss the conceptual basis of Bakhtin's enunciative-discursive theory and its practical implementation for Speech and Language Pathology Therapy. For this purpose, we present dialogical episodes analyzed in light of Bakhtin's perspective. The results show that, when social, cultural and subjective aspects are taken into account, this kind of analysis may bring new insights to understanding linguistic processes and the various possibilities of language as far as pathologies are concerned. Thus, one may not only understand language holistically, but also envisage strategies that subjects with and without pathologies employ to maintain their status as speakers/authors. <![CDATA[BAKHTIN, Mikhail. <em>Os gêneros do discurso</em>. Paulo Bezerra (Organização, Tradução, Posfácio e Notas); Notas da edição russa: Seguei Botcharov. São Paulo: Editora 34, 2016. 164p.]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-45732017000200191&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO A entrada das ciências humanas nas pesquisas da Fonoaudiologia no Brasil ainda pode ser considerada recente. As metodologias de pesquisa adotadas nesta área tendem a aderir a métodos mais quantitativos que qualitativos. O objetivo deste estudo é discutir os alicerces conceituais da teoria enunciativo-discursiva de Bakhtin e sua aplicação para a clínica da linguagem na área da Fonoaudiologia. Para tanto, apresentamos episódios dialógicos que são analisados à luz da perspectiva bakhtiniana. Os resultados apontam que, ao considerar os aspectos sociais, culturais e subjetivos, este tipo de análise pode inovar a compreensão do processo linguístico e das várias possibilidades de apresentação da língua frente à patologia. Desta forma, pode-se não apenas compreender a linguagem holisticamente, mas também visualizar a mobilização de estratégias de que os sujeitos, com e sem patologia, lançam mão para manterem-se na posição de "falantes/autores".<hr/>ABSTRACT The entrance of human sciences into Speech Therapy research in Brazil can still be considered recent. Research methodologies used in this area tend to adhere to methods that are more quantitative than qualitative. The goal of this study is to discuss the conceptual basis of Bakhtin's enunciative-discursive theory and its practical implementation for Speech and Language Pathology Therapy. For this purpose, we present dialogical episodes analyzed in light of Bakhtin's perspective. The results show that, when social, cultural and subjective aspects are taken into account, this kind of analysis may bring new insights to understanding linguistic processes and the various possibilities of language as far as pathologies are concerned. Thus, one may not only understand language holistically, but also envisage strategies that subjects with and without pathologies employ to maintain their status as speakers/authors.