Scielo RSS <![CDATA[Sociologia & Antropologia]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=2238-387520180003&lang=es vol. 8 num. 3 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[ANTHONY LEEDS: ANTHROPOLOGY OF ECOLOGICAL INTERACTIONS AND URBAN STUDIES. INTERVIEWS WITH ELIZABETH LEEDS AND L UIZ ANTONIO MACHADO DA SILVA]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-38752018000300735&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Apresentam-se, juntas, as entrevistas realizadas com dois dos principais colaboradores e interlocutores de Anthony Leeds - Elizabeth Leeds e Luiz Antonio Machado da Silva. Por meio de suas próprias trajetórias e do encontro com o antropólogo, as entrevistas se complementam ao abordar a formação dos cientistas sociais nos EUA e no Brasil; a atuação das agências internacionais em favelas durante a década de 1960; o protagonismo de Leeds na conformação do trabalho de campo nas cidades brasileiras e da agenda de pesquisa da antropologia urbana na América Latina. Ressaltam, ainda, sua metodologia de trabalho de caráter coletivo e dialógico, caracterizada pela troca de experiências e pela horizontalidade das relações de trabalho e sociais, com os pares e com os moradores das favelas, bem como a atualidade da sua contribuição ao questionar visões que enfatizavam a pobreza e a vitimização dos moradores, apontando suas competências, e o isolamento da questão urbana em vez de estudá-la em suas interações e totalidade.<hr/>Abstract This text presents the interviews conducted with two of Anthony Leeds’s principal collaborators and interlocutors: Elizabeth Leeds and Luiz Antonio Machado da Silva. Through their own trajectories and encounters with the anthropologist, the interviews complement each other by discussing the training of social scientists in the United States and Brazil; the work of the international agencies in favelas during the 1960s; and Leeds’s leading role in shaping fieldwork in Brazilian cities and the research agenda of urban anthropology in Latin America. They also foreground his collective and dialogical work methodology, characterized by the exchange of experiences and by the horizontality of labour and social relations with peers and with favela residents. Likewise they stress the contemporary relevance of his questioning of views that emphasize the poverty and victimhood of favela residents, pointing instead to their skills, and that focus on the isolation of the urban question, rather than studying the topic in terms of its interactions as a whole. <![CDATA[BETWEEN ESTATES AND FAVELAS: URBAN BRAZIL IN THE THOUGHT OF ANTHONY LEEDS]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-38752018000300771&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Neste artigo pretendemos analisar a contribuição de Anthony Leeds em seus trabalhos realizados no Brasil. Estabelecemos, com esse propósito, elementos de comparação entre a tese de doutoramento sobre a zona do cacau, a pesquisa sobre carreiras brasileiras e a análise sobre favelas. O estudo de sua obra permite ampliar a compreensão sobre as ciências sociais produzidas por antropólogos norte-americanos sobre o Brasil e a América Latina durante as décadas de 1950 a 1970, destacando perspectivas críticas ao pensamento hegemônico norte-americano orientado por teorias como a da modernização. Argumentamos que o estudo das favelas do Rio de Janeiro permitiu um maior refinamento dos argumentos de Leeds sobre a organização social no Brasil. Mais que localidades onde residiam pobres urbanos, elas foram vistas por ele como estruturas dinâmicas de circulação de pessoas e capitais, expressando as estratégias dos trabalhadores urbanos para lidar com as contradições de uma sociedade que vivia um acelerado processo de urbanização.<hr/>Abstract In this article we analyse the contribution by Anthony Leeds through is research undertaken in Brazil. This aim in mind, we set out the elements for a comparison between his doctoral thesis on the cacao zone, his research on Brazilian careers and his analysis of favelas. The study of his work enables us to broaden our understanding of the social science produced by US anthropologists on Brazil and Latin America from the 1950s to the 1970s, highlighting perspectives critical of the US hegemonic thought geared towards theories like modernization. We argue that the study of Rio de Janeiro’s favelas allowed a greater refinement of Leeds’s arguments on social organization in Brazil. More than localities where the urban poor resided, they were seen by him as dynamic structures involving an intense circulation of people and capital, expressing the strategies developed by urban workers to deal with the contradictions of a society undergoing a rapid process of urbanization. <![CDATA[ANTHONY LEEDS: BEYOND BRAZIL]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-38752018000300807&lng=es&nrm=iso&tlng=es Abstract Anthony Leeds is best known for his work in Brazil. His doctoral fieldwork was conducted in Bahia, and he published extensively on his work in the favelas of Rio de Janeiro. This article focuses instead on his work outside Brazil. An energetic fieldworker, the article follows his research in Venezuela, in Lima, in Texas hill villages, on Chukchi reindeer herders and pig breeding in Melanesia, and on Portuguese labour migration, as well as his theoretical contributions to understanding the linkages between the rural and the urban. Based on the accounts of Leeds’s former students and colleagues at the universities of Texas and Boston and on the consultation of the collection kept at the National Anthropological Archives, we present the phases in which Anthony Leeds’s professional career can be divided and the main studies that he worked on until his death in 1989.<hr/>Resumo Anthony Leeds é mais conhecido por seu trabalho no Brasil. Seu trabalho de campo para a tese de doutoramento foi feito na Bahia e é extensa sua produção sobre as favelas do Rio de Janeiro. Em vez disso, este artigo enfoca seu ainda pouco conhecido trabalho fora do Brasil. Ávido pesquisador de campo, percorremos seu trabalho na Venezuela, em Lima, na região de colinas do Texas, sobre os criadores de rena Chukchis, os porcos na Melanésia, a migração laboral portuguesa, e sua contribuição teórica para o entendimento dos vínculos entre o rural e o urbano. Assim, com base em relatos de ex-alunos e colegas de Leeds das universidades do Texas e de Boston e de consulta ao acervo sob a guarda do National Anthropological Archives, apresentamos as fases em que se pode dividir a trajetória profissional de Anthony Leeds e os principais estudos que ele realizou até sua morte, em 1989. <![CDATA[HOW MUCH IS A FAVELA WORTH]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-38752018000300831&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo O artigo reúne e divulga pela pela primeira o texto da conferência inédita proferida em 1968 por Anthony Leeds no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, acompanhado de comentário de Mariana Cavalcanti. Nela, Leeds aborda de modo inovador o tema dos investimentos em infraestrutura e dos capitais que circulavam nas favelas cariocas ao criticar a visão então hegemônica da favela como um problema, discutindo essa alternativa de localidade de moradia a partir da agência dos trabalhadores urbanos e como um projeto de vida nas cidades diante de uma situação de profunda desigualdade. A vida cotidiana constitui o ponto de partida para Leeds construir um modelo de análise que dê conta dos processos pelos quais favela e cidade se coproduzem. O texto prefigura ainda debates posteriores do autor sobre o uso da etnografia multissituada e a desmistificação da teoria da marginalidade e da cultura da pobreza.<hr/>Abstract The article publishes for the first time the lecture given in 1968 by Anthony Leeds at the Rio de Janeiro Museum of Modern Art, accompanied by comments from Mariana Cavalcanti. In this talk, Leeds takes an innovative approach to the theme of the infrastructural investments and capital circulating in Rio’s favelas by criticizing the view prevalent at the time of the favela as a problem. Instead he discusses this alternative residential location through the agency of urban workers, as an urban life project that responds to a situation of deep inequality. Everyday life comprises the starting point for Leeds to build an analytic model capable of accounting for the processes through which favela and city are coproduced. The text also prefigures the author’s later debates on the use of multisite ethnography and the demystification of the theory of marginality and the culture of poverty. <![CDATA[A TALE OF MASTERS AND ISLANDS: VOLPI CLAIMED BY MÁRIO PEDROSA]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-38752018000300849&lng=es&nrm=iso&tlng=es Abstract In the 1950s, Mário Pedro claimed Alfredo Volpi to be the greatest national painter and a master to be followed by younger artists. This was a conflict-ridden process, which put at stake the old canons of Brazilian modernism and also the way in which the history of national art was written. Following this process, we also come face-to-face with the mechanism responsible for mobilizing the presence of people, the persistence of national values and the importance of cities in the Brazilian artistic field.<hr/>Resumo Mário Pedrosa, na década de 1950, reivindicou Alfredo Volpi como o maior pintor nacional e como o mestre que deveria ser seguido pelos artistas mais novos. Esse foi um processo conflituoso, que colocou em xeque os antigos cânones do modernismo brasileiro e a forma como se narrava a história da arte nacional. Acompanhar esse processo é deparar-se com o mecanismo que agenciava a presença de pessoas, a persistência de valores nacionalistas e a relevância de cidades no campo artístico brasileiro. <![CDATA[‘ORIGINAL’ AND ‘COPY’ IN BRAZILIAN ANTHROPOPHAGY]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-38752018000300875&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo O artigo avalia até que ponto a Antropofagia inova ao lidar com a importação de ideias no Brasil. Analisa, para tanto, como o projeto ideológico de Oswald de Andrade é elaborado entre 1924 e 1928 no Manifesto da Poesia Pau-Brasil e no Manifesto Antropófago. Confronta as formulações do escritor, a partir daí, com a crítica da época, que enfatizava a pretensa inspiração europeia de seu programa. Em termos mais específicos, busca, por meio da Revista de Antropofagia, entender os rumos e significados que o movimento assume até 1929. Em cada um desses momentos presta atenção especialmente na interlocução dos antropófagos com outros intelectuais da época. Ou seja, procura basicamente entender a Antropofagia em seu contexto, com o objetivo de verificar, em termos deliberadamente anacrônicos, até que ponto ela pode transcender seu ambiente, confrontando-a de modo especial com as recentes formulações pós-coloniais.<hr/>Abstract The article examines to what point the Brazilian Anthropophagy movement innovates in its approach to the importation of ideas. It begins by analysing how Oswald de Andrade’s ideological project developed between 1924 and 1928 in the Pau Brazil Poetry Manifesto and the Anthropophagic Manifesto. It then compares the writer’s arguments with the critique made of his program at the time, which stressed its supposed European inspiration. More specifically, through the journal Revista de Antropofagia, it looks to understand the paths taken and meanings explored by the movement up to 1929. In each of these moments, special attention is paid to the dialogue between anthropophagists and other contemporary intellectuals. In sum, it tries to understand Anthropophagy in its context in order to evaluate, in deliberately anachronic terms, how far it can transcend them, comparing it particularly with recent postcolonial formulations in anthropology. <![CDATA[ALDEINHA: THE LEFT BANK OF THE AQUIDAUANA RIVER]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-38752018000300913&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Este artigo apresenta outra história sobre a margem esquerda do rio Aquidauana, no estado de Mato Grosso do Sul, cujos protagonistas são os Terena que fundaram, em 1933, uma comunidade conhecida como Aldeinha. A história oficial do município informa que seu primeiro morador teria sido o italiano Vicente Anastácio. A narrativa não menciona a existência de indígenas na região e tampouco reconhece a atuação fundamental dos Terena como trabalhadores nas fazendas, nas atividades domésticas e comerciais e nas instituições do poder público local. O objetivo do artigo é apresentar uma síntese da literatura, das fontes orais e documentais acerca do histórico de fundação e da ocupação terena na Aldeinha, demonstrando-se assim o processo que levou uma aldeia radicada no meio rural a ter sua área gradativamente diminuída pelo avanço da urbanização e da sociedade envolvente. Por fim, apresenta a situação atual da Aldeinha e a luta pelo último hectare de que dispõem os Terena para a realização de suas festas tradicionais e eventos esportivos.<hr/>Abstract This article offers an alternative approach to the history of the left bank of the Aquidauana River, in the Brazilian state of Mato Grosso do Sul. The protagonists of this other history are the Terena Indians who, in 1933, founded a community known as Aldeinha. The official history of the municipality recounts that its first resident was an Italian, Vicente Anastácio. At no point does the narrative mention the existence of indigenous peoples, thus ignoring the fundamental role of the Terena as workers in the economic development of the region. The purpose of this article is to present an overview of the history of the Terena people, demonstrating the process that led to the gradual shrinking of the village’s area as urbanization and the surrounding society advanced over the past 50 years. <![CDATA[AFRICA... BUT NOT MUCH! TOURISM AND AFRICANITY IN CAPE VERDE]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-38752018000300943&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo O crescimento turístico observado nos últimos anos no arquipélago de Cabo Verde, particularmente na ilha da Boa Vista, é objeto de reflexão deste artigo. Meu interesse é pensar sobre os sentidos de africanidade construídos na relação entre cabo-verdianos e turistas europeus que se deslocam para o arquipélago em busca de experiências africanas em um ambiente calmo, paradisíaco, exótico e tropical. Tais categorias, que permeiam os folders, sites e revistas de turismo no arquipélago, são analisadas como formas de representação e de autorrepresentação nesse contexto relacional que a viagem turística produz.<hr/>Abstract The topic explored in this article is the growth in tourism observed in recent years in the archipelago of Cape Verde, particularly on the island of Boa Vista. My interest is to reflect on the senses of Africanity built in the relationship between Cape Verdeans and European tourists who travel to the archipelago in search of African experiences in a calm, paradisiacal, exotic and tropical environment. These categories, which permeate the brochures, sites and tourism magazines in the archipelago, are analysed as forms of representation and self-representation in the relational context produced by the tourism trip. <![CDATA[CRITIQUE-FORM, FORMS OF CRITIQUE: THE DIFFERENT DIMENSIONS OF THE DISCOURSE OF DISCONTENT]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-38752018000300973&lng=es&nrm=iso&tlng=es Abstract This paper seeks to analyse the role played by the various formal dimensions of a critique in its effectuation. In order to do so, we draw on a set of different fieldwork studies, coordinated by a framework of typologies of these dimensions. On the one hand, we explore the critiques made by residents of a Rio de Janeiro favela concerning the power company that began to operate more intensively in the local area after installation of a Police Pacification Unit (UPP). On the other hand, we analyse how critiques can be operated in a joking way, both modulated - that is, continuously adjusted to avoid critical moments - and accusatory, as observed primarily in posters from the 2013 and 2014 political demonstrations that employed humour to mock the political situation of the country. This approach allowed us to understand the key elements of the critique-form, which in turn enabled us to design a typology of 15 relevant dimensions for the critique to be realized,- distributed between metamoral, aesthetic and logical dimensions.<hr/>Resumo O objetivo deste artigo é analisar o papel desempenhado pelas várias dimensões formais de uma crítica em sua efetivação. Para fazê-lo, recorremos a um conjunto de pesquisas, coordenadas a partir de um quadro de tipologias dessas dimensões. De um lado, exploramos as críticas de lado a lado entre moradores de uma favela carioca e a concessionária de energia que nela passa a atuar mais intensivamente após a implantação de uma UPP. De outro, analisamos como a crítica é operada de forma jocosa, tanto modulada, isto é, constantemente ajustada para evitar a formação de momentos críticos, quanto acusatorial, observada notadamente em cartazes das manifestações de 2013 e 2014 que usaram o humor para ironizar a situação política do país. Com isso, foi possível entender os elementos constitutivos da forma-crítica, o que permitiu mapear uma galeria de 15 dimensões relevantes para sua efetivação, dividas em metamorais, estéticas e lógicas. <![CDATA[RAGING AGAINST THE ENLIGHTMENT: THE IDEOLOGY OF STEVE BANNON]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-38752018000301009&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo A partir das categorias da sociologia cultural, o texto pretende analisar como Steve Bannon, considerado o principal ideólogo do governo de Donald Trump, vem construindo poderosas narrativas a partir de simplificações binárias do conflito político, purificando os grupos que encarnariam a “verdadeira América” - nacionalistas, brancos e cristãos - e legitimando a exclusão dos demais. Uma vez que o conflito político não se refere somente ao controle de recursos materiais, mas envolve de modo constitutivo disputas pelo significado cultural, procura-se mostrar como a ideologia codificada por Bannon, amplificada de modo poderoso nas performances políticas de Trump, tem sido capaz de produzir efeitos perversos na ordem democrática contemporânea.<hr/>Abstract Based on the categories of cultural sociology, the text analyses how Steve Bannon, considered the principal ideologist of the Donald Trump government, has constructed powerful narratives based on binary simplifications of political conflict, purifying the groups that supposedly embody ‘real America’ - nationalist, white and Christian - and legitimizing the exclusion of all others. Since the political conflict does not refer solely to the control of material resources, but involves disputes over the constitution of cultural meaning, the article seeks to demonstrate how the ideology codified by Bannon, powerfully amplified in Trump’s political performances, has been able to produce perverse effects on the contemporary democratic order. <![CDATA[ANTHONY LEEDS: FORGETTING AND MEMORY]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-38752018000301027&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo O texto acopla o testemunho em forma de artigo de Licia do Prado Valladares - uma das principais estudiosas da questão urbana e das favelas no Brasil - sobre a importância da obra de Anthony Leeds, não obstante seu esquecimento pelas novas gerações de pesquisadores, depoimento dado por ocasião da celebração da constituição do Fundo Anthony Leeds, sob a guarda da Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz; e a nota técnica elaborada por Aline Lopes de Lacerda e Ana Luce Girão sobre o plano geral do arquivo e seu processo de constituição, acompanhada de fotografias, que, de acordo com as organizadoras do acervo, traduzem a riqueza de sua abordagem ao atribuir aos moradores, com os quais interagia em suas pesquisas, a condição de sujeitos ativos na coprodução da favela e da cidade.<hr/>Abstract This section presents two texts. First is the article by Licia do Prado Valladares - one of the leading scholars on the urban issue and favelas in Brazil - testifying to the importance of Anthony Leeds’s work, despite its forgetting by new generations of researchers. This testimony was given at the event celebrating the creation of the Anthony Leeds Archive under the safeguarding of Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz. Second is the technical note produced by Aline Lopes de Lacerda and Ana Luce Girão on the general plan of the archive and how it was assembled, accompanied by photographs that, according to the organizers of the collection, translation the richness of his approach in taking the residents with whom he interacted in his research as active subjects in the coproduction of the favela and the city. <![CDATA[A PRÁTICA DA TEORIA]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-38752018000301061&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo O texto acopla o testemunho em forma de artigo de Licia do Prado Valladares - uma das principais estudiosas da questão urbana e das favelas no Brasil - sobre a importância da obra de Anthony Leeds, não obstante seu esquecimento pelas novas gerações de pesquisadores, depoimento dado por ocasião da celebração da constituição do Fundo Anthony Leeds, sob a guarda da Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz; e a nota técnica elaborada por Aline Lopes de Lacerda e Ana Luce Girão sobre o plano geral do arquivo e seu processo de constituição, acompanhada de fotografias, que, de acordo com as organizadoras do acervo, traduzem a riqueza de sua abordagem ao atribuir aos moradores, com os quais interagia em suas pesquisas, a condição de sujeitos ativos na coprodução da favela e da cidade.<hr/>Abstract This section presents two texts. First is the article by Licia do Prado Valladares - one of the leading scholars on the urban issue and favelas in Brazil - testifying to the importance of Anthony Leeds’s work, despite its forgetting by new generations of researchers. This testimony was given at the event celebrating the creation of the Anthony Leeds Archive under the safeguarding of Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz. Second is the technical note produced by Aline Lopes de Lacerda and Ana Luce Girão on the general plan of the archive and how it was assembled, accompanied by photographs that, according to the organizers of the collection, translation the richness of his approach in taking the residents with whom he interacted in his research as active subjects in the coproduction of the favela and the city. <![CDATA[OS SONHOS CENTRAIS DA PERIFERIA]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-38752018000301067&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo O texto acopla o testemunho em forma de artigo de Licia do Prado Valladares - uma das principais estudiosas da questão urbana e das favelas no Brasil - sobre a importância da obra de Anthony Leeds, não obstante seu esquecimento pelas novas gerações de pesquisadores, depoimento dado por ocasião da celebração da constituição do Fundo Anthony Leeds, sob a guarda da Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz; e a nota técnica elaborada por Aline Lopes de Lacerda e Ana Luce Girão sobre o plano geral do arquivo e seu processo de constituição, acompanhada de fotografias, que, de acordo com as organizadoras do acervo, traduzem a riqueza de sua abordagem ao atribuir aos moradores, com os quais interagia em suas pesquisas, a condição de sujeitos ativos na coprodução da favela e da cidade.<hr/>Abstract This section presents two texts. First is the article by Licia do Prado Valladares - one of the leading scholars on the urban issue and favelas in Brazil - testifying to the importance of Anthony Leeds’s work, despite its forgetting by new generations of researchers. This testimony was given at the event celebrating the creation of the Anthony Leeds Archive under the safeguarding of Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz. Second is the technical note produced by Aline Lopes de Lacerda and Ana Luce Girão on the general plan of the archive and how it was assembled, accompanied by photographs that, according to the organizers of the collection, translation the richness of his approach in taking the residents with whom he interacted in his research as active subjects in the coproduction of the favela and the city. <![CDATA[OS <em>GRANDS MAGASINS</em>, PROTAGONISMO FEMININO E MAGIA NO PARAÍSO DO CONSUMO]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-38752018000301073&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo O texto acopla o testemunho em forma de artigo de Licia do Prado Valladares - uma das principais estudiosas da questão urbana e das favelas no Brasil - sobre a importância da obra de Anthony Leeds, não obstante seu esquecimento pelas novas gerações de pesquisadores, depoimento dado por ocasião da celebração da constituição do Fundo Anthony Leeds, sob a guarda da Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz; e a nota técnica elaborada por Aline Lopes de Lacerda e Ana Luce Girão sobre o plano geral do arquivo e seu processo de constituição, acompanhada de fotografias, que, de acordo com as organizadoras do acervo, traduzem a riqueza de sua abordagem ao atribuir aos moradores, com os quais interagia em suas pesquisas, a condição de sujeitos ativos na coprodução da favela e da cidade.<hr/>Abstract This section presents two texts. First is the article by Licia do Prado Valladares - one of the leading scholars on the urban issue and favelas in Brazil - testifying to the importance of Anthony Leeds’s work, despite its forgetting by new generations of researchers. This testimony was given at the event celebrating the creation of the Anthony Leeds Archive under the safeguarding of Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz. Second is the technical note produced by Aline Lopes de Lacerda and Ana Luce Girão on the general plan of the archive and how it was assembled, accompanied by photographs that, according to the organizers of the collection, translation the richness of his approach in taking the residents with whom he interacted in his research as active subjects in the coproduction of the favela and the city.