Scielo RSS <![CDATA[Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=2316-401820190003&lang=pt vol. num. 58 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[“Réquiem para um solitário”: migrações, exílio de si, melancolia]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2316-40182019000300300&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo A partir, especialmente, da segunda metade do século XX, os deslocamentos espaciais e as migrações ocupam importantes lugares na literatura brasileira. Os personagens das narrativas vivenciam situações de dificuldades que os colocam à prova, fazendo-os, em última análise, buscar a si e à própria essência para suportar os estranhamentos diversos, a frieza e a indiferença do Outro e a separação do solo e cultura nacionais. Para além dos trânsitos geográficos, há degredos mais densos, pois que identificados com incidências subjetivas que interferem nos espaços mais íntimos do sujeito que vive situações de exílio de si próprio. Este artigo analisa tais aspectos no conto “Réquiem para um solitário”, de Samuel Rawet, em que o protagonista, um judeu polonês que veio para o Brasil, vivencia não só o isolamento do imigrante, mas também, e principalmente, a solidão da experiência melancólica.<hr/>Abstract Since the 20th century, spatial displacement and migrations have occupied an important place among Brazilian letters. The characters of such narratives deal with difficult situations, challenging them to self-discovery in order to bear with experiences of estrangement, coldness and indifference from the Other and the separation from national land and culture. Beyond the geographical transits, these characters deal with subjective displacement in which they are exiled even from themselves. This article analyzes these aspects in the short story “Requiem for a loner” by Samuel Rawet, in which the main character, a European Jew living in Brazil, experiences not only the isolation of the immigrant, but more poignantly, the loneliness of the melancholic experience.<hr/>Resumen A partir de la segunda mitad del siglo XX, los desplazamientos espaciales y las migraciones ocupan importantes lugares en la literatura brasileña. Los personajes de las narrativas experimentan situaciones de dificultades que los ponen a prueba, haciéndo, en última instancia, que se busquen a sí mismos y a la propia esencia para soportar los extrañamientos diversos, la frialdad y la indiferencia del Otro y la separación del suelo y la cultura nacionales. Además de los tránsitos geográficos, hay destierros más densos, identificados con incidencias subjetivas que interfieren en los espacios más íntimos del sujeto que vive situaciones de exilio de sí mismo. Este artículo analiza estos aspectos en el cuento “Réquien para un solitario”, de Samuel Rawet, en que el protagonista, un judío europeo venido a Brasil, vive no sólo el aislamiento del inmigrante, sino también, y principalmente, la soledad de la experiencia melancólica. <![CDATA[A casa físsil: o corpo migrante e os paradoxos da hospitalidade na poesia de Eduardo Jorge]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2316-40182019000300301&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Se a casa é o centro geográfico a partir do qual os caminhos se abrem e a cidade se oferece, frequentemente a vivência do migrante altera a percepção desse “chez soi” e enfraquece sua oposição aos espaços públicos, abertos, compartilhados. A hospitalidade pode tornar-se hostilidade. O presente artigo busca examinar os abalos na representação do espaço doméstico na obra recente do poeta brasileiro Eduardo Jorge. Vivendo em regime temporário, mudando de endereço, dominando de modo precário a cidade e seus códigos, o migrante retratado nesta poesia sente muitas vezes a casa se reduzir à dimensão da roupa (forma mais elementar de abrigo) e do corpo, transformando-se em casca, espaço físsil, fóssil, elástico.<hr/>Abstract If the home is the geographic center from which all paths are possible and where the city offers itself up to the individual, then the migrant's experience often alters the perception of this “chez soi” and weakens its opposition to open and shared public spaces. Hospitality can become hostility. This article seeks to examine the instabilities in the representation of domestic space in the recent work of the Brazilian poet Eduardo Jorge. Given his temporary condition - changing addresses, precariously dominating the city and its codes - the migrant portrayed in this poetry often experiences home as reduced to the dimensions of clothing (the most basic form of shelter) and of the body, himself transformed into shell, fossil, elastic, and fissile space.<hr/>Resumen Si la casa es el centro geográfico desde el cual se abren las carreteras y se ofrece la ciudad, la experiencia del migrante frecuentemente altera la percepción de este “chez soi” y debilita su oposición a los espacios públicos, abiertos y compartidos. La hospitalidad puede convertirse en hostilidad. Este artículo examina los sismos en la representación del espacio doméstico en el trabajo reciente del poeta brasileño Eduardo Jorge. Viviendo en un régimen temporal, cambiando de domicilio, dominando precariamente la ciudad y sus códigos, el migrante retratado en esta poesía a menudo siente que la casa se reduce al tamaño de la ropa (la forma más elemental de refugio) y el cuerpo, convirtiéndose en concha, espacio divisible, fósil, elástico. <![CDATA[Ismar Tirelli Neto e as vias da extinção]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2316-40182019000300302&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo busca ler a poética do escritor brasileiro Ismar Tirelli Neto em seus movimentos desassossegados de retorno, deambulação e desvio, que acabam por dessituar a própria noção de lugar (da memória, da poesia, das imagens) e do ter lugar da linguagem. Nesse caso, o intuito é analisar como a sua voz procura se encontrar à deriva, nos confins da linguagem, tornando-se irreconhecível em meio às incontáveis referências de cidades, bairros, cinemas, autores, muitos deles despercebidos, menores ou desaparecidos. Assim, intentamos dar a ver como certa poesia brasileira, em diálogo com toda uma tradição latino-americana ilhada, faz experiência dessa ausência de norte, mobilizando concepções fora de lugar e contribuindo sobremaneira para as relações entre literatura e política.<hr/>Abstract This article seeks to read the poetry of the Brazilian writer Ismar Tirelli Neto in his restless movements of return, ambulation and deviation, that end up undermining the very notion of place (of memory, of poetry, of images) and of language’s possession of place. In this case, the intention is to analyze how his voice seeks to find himself adrift, becoming unrecognizable amid the countless references to cities, neighborhoods, cinemas, authors, many of them unnoticed, minor or missing. Thus, we try to show how a certain Brazilian poetry, in dialogue with an entire Latin American tradition, experiences disorientation, mobilizing out-of-place concepts, and contributing to the relations between literature and politics.<hr/>Resumen En este artículo busca leer la poética del escritor brasileño Ismar Tirelli Neto en sus movimientos desasosegados de retorno, deambulación y desvío, que acaban por desituar la propia noción de lugar (de la memoria, de la poesía, de las imágenes) y del tener lugar del lenguaje. En este caso, el propósito es analizar cómo su voz busca encontrarse a la deriva, haciéndose irreconocible en medio de las incontables referencias de ciudades, barrios, cines, autores, muchos de ellos inadaptados, menores o desaparecidos. Así, intentamos dar a ver cómo cierta poesía brasileña, en diálogo con toda una tradición latinoamericana aislada, hace experiencia de esa ausencia de norte, movilizando concepciones fuera de lugar, y contribuyendo em extremo a las relaciones entre literatura y política. <![CDATA[Poéticas da migrância e ditadura: exílio e diáspora nas obras de Julián Fuks e Francisco Maciel]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2316-40182019000300303&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O artigo trata da questão dos exílios e das migrações, em relação à ditadura militar, em dois autores da literatura brasileira contemporânea: Julián Fuks e Francisco Maciel. O romance A resistência (Fuks, 2015) é analisado segundo os conceitos de pós-memória (Hirsch, 2008) e privatização do trauma (Seligmann-Silva, 2014). Este romance, em sua tentativa de construir a memória da família relacionada ao exílio de pais argentinos e à adoção de um filho, retrata, nas dificuldades formais de escrever o livro, os problemas políticos do processo de justiça de transição no Brasil, em comparação com a Argentina. Na obra de Francisco Maciel, a discriminação racial contra a população negra é um tema central. A repressão política considerava que o movimento negro representava ameaça contra a segurança nacional. O artigo analisa a questão das migrações dos negros na obra de Maciel em termos de diáspora (Hall, 2003), e explica como ela não se torna apenas tema, mas também forma literária, no romance Não adianta morrer (Maciel, 2018).<hr/>Abstract This article deals with the question of exiles and migrations, in relation to the military dictatorship, in two authors of contemporary Brazilian literature: Julián Fuks and Francisco Maciel. It analyses the novel A resistência (Fuks, 2015) according to the concepts of post-memory (Hirsch, 2008) and privatization of trauma (Seligmann-Silva, 2014). Fuks’s novel, in its attempt to construct a family’s memory of exile and adoption, portrays, through the formal difficulties of writing the book, the political problems of the transitional justice process in Brazil in comparison to Argentina. In the work of Francisco Maciel, racial discrimination against the black population is a central theme. The black movement posed a threat to national security, according to the forces of political oppression. This article analyzes black migrations in Maciel's work through the lens of diaspora (Hall, 2003), and explains how diaspora becomes not only a theme, but also a literary form, in the novel Não adianta morrer (Maciel, 2018).<hr/>Resumen El artículo aborda el tema del exilio y de las migraciones, en relación con la dictadura militar, en dos autores de literatura brasileña contemporánea: Julián Fuks y Francisco Maciel. Los conceptos de postmemoria (Hirsch, 2008) y privatización del trauma (Seligmann-Silva, 2014) son utilizados en el análisis de la novela A resistência (Fuks, 2015). En su intento de construir la memoria familiar (relacionada con el exilio de los padres argentinos y con la adopción de un niño), esta novela retrata, ante las dificultades formales de escribir el libro, los problemas políticos del proceso de justicia transicional en Brasil, en comparación con Argentina. En cambio, la discriminación racial contra la población negra es el tema central en el libro de Francisco Maciel. La represión política consideró que el movimiento negro representaba una amenaza para la seguridad nacional. El artículo examina el tema de las migraciones negras en el trabajo de Maciel en términos de la diáspora (Hall, 2003), y explica cómo se convierte no sólo en un tema sino también en una forma literaria en la novela Não adianta morrer (Maciel, 2018). <![CDATA[Migrantes e refugiados em <em>Mohamed: um menino afegão</em>, de Fernando Vaz]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2316-40182019000300304&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo A literatura juvenil, por se voltar para um público específico, constituído por jovens leitores cada vez mais imersos em um mundo globalizado, assume um papel importante na reflexão sobre a mobilidade humana na contemporaneidade e os impasses advindos da necessidade de se viver junto. Mohamed: um menino afegão, de Fernando Vaz (2002), tematiza o drama de um menino muçulmano que vive em meio à guerra no Afeganistão. Por meio da análise da obra, este artigo objetiva mostrar como essa narrativa apresenta estratégias composicionais que proporcionam ao leitor ao mesmo tempo uma empatia e um estranhamento com a cultura do outro. Para tanto, serão consideradas as reflexões de Maria Zilda Cury (2006), Fanny Mahy (2016), Zygmunt Bauman (2017), entre outros.<hr/>Abstract Because young adult literature is geared towards a specific audience made up of young readers, it plays an important role in the reflection on human mobility in the contemporary world and the impasses that arise from the need to live together. Mohamed: um menino afegão, by Fernando Vaz (2002), tells the story of a Muslim boy living through the war in Afghanistan. Through analysis of the narrative, this article aims to show how Vaz’s book presents compositional strategies that provide the reader with both empathy for and estrangement from the culture of the other. As such, we engage with the considerations of Maria Zilda Cury (2006), Fanny Mahy (2016), Zygmunt Bauman (2017), among others.<hr/>Resumen La literatura juvenil, por dirigirse a un público específico, constituido por jóvenes lectores cada vez más inmersos en un mundo globalizado, asume un papel importante en la reflexión sobre la movilidad humana en la contemporaneidad y los impases originados en la necesidad de convivir con otras personas. Mohamed: um menino afegão, de Fernando Vaz (2002), tematiza el drama de un niño musulmán que vive en medio a la guerra en Afganistán. Por medio del análisis de la obra, este artículo tiene como finalidad mostrar como esa narrativa presenta estrategias composicionales que proporcionan al lector, al mismo tiempo, una empatía y un alejamiento de la cultura del otro. Para tanto, serán consideradas las reflexiones de Maria Zilda Cury (2006), Fanny Mahy (2016), Zymunt Bauman (2017), y otros. <![CDATA[Em busca da terra sem males: violência, migração e resistência em Kaká Werá Jecupé e Eliane Potiguara]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2316-40182019000300305&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O artigo tematiza a literatura indígena brasileira produzida a partir da década de 1990, em especial nas obras de Kaká Werá Jecupé e de Eliane Potiguara, por meio da relação de violência histórica, migração forçada, ameaça de perda de identidade e luta política enquanto núcleo e mote dessa mesma literatura de autoria indígena. O argumento central a ser defendido está em que esses/as escritores/as são profundamente moldados/as e impactados/as pela violência simbólico-material a que foram submetidos/as em termos de nossa modernização conservadora, de modo que o medo da morte, a dor pela perda de seus territórios e pela negação de sua identidade cultural, a lembrança saudosista e melancólica da destruição de seu lar e dos seus, bem como a migração forçada, o não reconhecimento e a invisibilização sociais, a fome e a miséria vividas nas periferias da cidade, levam à construção de um relato autobiográfico, testemunhal e mnemônico da sua singularidade étnico-antropológica e da violência colonial que possui um sentido altamente político e politizante, profundamente carnal, pungente e vinculado. Desse modo, o que se pode concluir da leitura e do estudo da literatura indígena brasileira é exatamente esse sentido político que ela assume em termos de crítica social, resistência cultural, luta política e práxis pedagógica, uma literatura que sai da ficcionalidade e assume exatamente o papel de crítica, produzida pelas vítimas por si mesmas e desde si mesmas.<hr/>Abstract This paper thematizes Brazilian indigenous literature produced since 1990s, looking specifically at the works of Kaká Werá Jecupé and Eliane Potiguara through the lens of historical violence, forced migration, loss of identity and the political struggle that is this literature’s central theme. The main argument to be sustained is that these writers are deeply shaped and impacted by symbolical-material violence to which they were subjected given our conservative modernization. As such, the fear of death, the pain felt over the loss of their territories and the negation of cultural identity, the nostalgic and melancholic memory of the destruction of their home and of their people, as well as the forced migration, the social misrecognition and invisibilization, the hunger and misery lived in the city peripheries, lead to the construction of an autobiographical, testimonial and mnemonic account of their ethnical-anthropological singularity and of colonial violence. Such violence is highly political and politicizing. Therefore, what can be concluded from reading and studying Brazilian indigenous literature is exactly this political sense undertaken by the literature itself through social criticism, cultural resistance, political struggle and pedagogical praxis, a literature that goes beyond fiction and assumes directly the role of critic, made by the victims from and for themselves.<hr/>Resumen El artículo tematiza la literatura indígena brasileña producida a partir de la década de 1990, en especial en las obras de Kaká Werá Jecupé y de Eliane Potiguara, por medio de la relación de violencia histórica, migración forzada, pérdida de identidad y lucha política como el núcleo y la motivación de esta misma literatura de autoría indígena. El argumento central a ser defendido está en que esos escritores/as son profundamente moldeados/as y impactados por la violencia simbólico-material a que fueron sometidos en términos de nuestra modernización conservadora, de modo que el miedo a la muerte, el dolor por la pérdida de sus territorios y por la negación de su identidad cultural, el recuerdo dramático y melancólico de la destrucción de su hogar y de los suyos, así como la migración forzada, el no reconocimiento y la invisibilización sociales, el hambre y la miseria vivida en las periferias de la ciudad, llevan a la construcción de un relato autobiográfico, testimonial y mnemónico de su singularidad étnico-antropológica y de la violencia colonial que posee un sentido altamente político y politizante, profundamente carnal, punzante y vinculado. De este modo, lo que se puede concluir de la lectura y del estudio de la literatura indígena brasileña es exactamente ese sentido político que asume en términos de crítica social, resistencia cultural, lucha política y praxis pedagógica, una literatura que sale de la ficcionalidad y asume exactamente la función de crítica, producida por las víctimas por sí mismas y desde sí mismas. <![CDATA[Migrações e periferias: o levante do slam]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2316-40182019000300306&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo trata, de maneira comparada, da prática de poesia performática slam presente nas periferias de alguns países da Europa e o Brasil. Observam-se as preocupações contíguas das comunidades marginalizadas e como exprimem de modo poético sua forma de ocupar um lugar no mundo. Apoiado em conceitos como terceira diáspora (Guerreiro, 2010) e artivismo (Debord, 1997), entre outros, o artigo busca entender como essas comunidades afirmam suas alteridades nas dinâmicas das migrações e pós-colonizações, assim como reclamam versões alternativas à narrativa oficial e sua inscrição no presente.<hr/>Abstract This article compares the practice of slam performance poetry in the peripheries of some European countries with slam performances in Brazil. We note the contiguous concerns of marginalized communities and how they express poetically their way of occupying a place in the world. Based on concepts such as the third diaspora (Guerreiro, 2010) and artivism (Debord, 1997), among others, this article analyzes how these communities affirm their alterities in the dynamics of migration and post-colonization, as well as their claim for alternative versions of the official narrative and its inscription in the present.<hr/>Resumen Este artículo trata, de manera comparada, de la práctica de la poesía performática slam presente en las periferias de algunos países de Europa y Brasil. Se observan las preocupaciones contiguas de las comunidades marginadas y la manera como expresan de modo poético su forma de ocupar un lugar en el mundo. Basado en conceptos como la tercera diáspora (Guerreiro, 2010) y el artivismo (Debord, 1997), entre otros, el artículo busca comprender cómo estas comunidades afirman sus alteridades en las dinámicas de las migraciones y post-colonizaciones, así como reclaman versiones alternativas a la narrativa oficial y su inscripción en el presente. <![CDATA[O local da crítica e o pensamento contemporâneo brasileiro]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2316-40182019000300400&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Impossível não notar as várias vertentes pelas quais a crítica literária passou ao longo do tempo. Ora mais voltada à forma, à estrutura, ao texto, ora ao conteúdo, ao contexto, à recepção, o fato é que o pensamento crítico brasileiro, durante o século XX, viu-se dividido dicotomicamente e reforçou, não raras vezes, um maniqueísmo e uma dualidade perniciosos, que foram, talvez às duras penas, superados pela crítica contemporânea. Essa superação ocorreu, principalmente, porque os críticos reexaminaram o seu próprio discurso, revisando-o frente às mudanças que seu tempo lhe solicitava. Antes de ser tomado como uma atenuante resvalada a uma verdade incontestável, esse discurso se mostrou, enquanto prática em construção, afastado do espaço disciplinar unívoco, visto que tanto seus objetos de estudo quanto seus métodos estão marcados por um caráter provisório, passageiro e efêmero, devido a sua intrínseca ligação com a temporalidade, que tratou de (des)institucionalizar o que se compreende, compreendeu ou compreenderá por literário. Assim, o presente artigo visa a uma reflexão sobre o lugar da crítica, tendo em vista seu campo de atuação, suas formas metodológicas, seu caráter não disciplinar, sustentados, por sua vez, pela conversa epistemológica infinda entre os saberes, a qual caracteriza o pensamento contemporâneo brasileiro.<hr/>Abstract It is implausible not to notice the various perspectives through which literary criticism has passed over time. Sometimes more focused on the form, structure, text, sometimes on the content, context, and reception, the fact is that Brazilian critical thinking has been divided dichotomically during the twentieth century and has often reinforced a pernicious Manichaeism and duality that were - perhaps exhaustingly - overcome by contemporary criticism. This overcoming occurred mainly because the critics reexamined their own discourse, revising it in the face of the changes that their time demanded. Before being taken as a mitigating factor to an undeniable truth, as a practice in construction, this discourse was perceived to be distant from the univocal disciplinary space, since both its objects of study and its methods are marked by a provisional, temporary and ephemeral character, due to its intrinsic connection to temporality, which sought to (de)institutionalize what is understood, was understood or will be understood by literary. Thus, the present article aims at reflecting on the place of criticism, considering its field of action, its methodological forms, its non-disciplinary character, supported in turn by the never-ending epistemological conversation among the knowledges, which characterizes the contemporary Brazilian thinking.<hr/>Resumen Imposible no notar las varias vertientes por las que la crítica literaria pasó a lo largo del tiempo. Algunas veces más relacionada a la forma, a la estructura, al texto, y otras veces al contenido, al contexto, a la recepción, el hecho es que el pensamiento crítico brasileño, durante el siglo XX, se encontró dividido dicotómicamente y reforzado, no rara veces, a un maniqueísmo y una dualidad perniciosos que fueron, quizá duramente, superados por la crítica contemporánea. Esa superación ocurrió, principalmente, porque los críticos reexaminaron su propio discurso, lo revisaron frente los cambios que su tiempo solicitó. Antes de ser tomada como una verdad incontestable, su discurso se caracterizó como práctica en su construcción, alejado del espacio disciplinar unívoco, incluso por considerar que sus objetos de estudio y sus métodos están marcados por un carácter provisorio, pasajero y efímero, por la intrínseca relación con la temporalidad, que trata de (des)institucionalizar lo que se comprende, comprendió o comprenderá como literario. Así, el presente trabajo objetiva una reflexión sobre el lugar de la crítica, teniendo en cuenta su campo de actuación, sus formas metodológicas, su carácter no-disciplinar, sostenidos, por su parte, por la charla epistemológica infinita entre los saberes, que caracteriza el pensamiento contemporáneo brasileño. <![CDATA[<em>Meshugá</em>, de Jacques Fux: à roda de perguntas sumamente delicadas]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2316-40182019000300401&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Neste artigo, analisamos o romance Meshugá (2016), de Jacques Fux, procurando compreender como, em sua textualidade, operam-se três movimentos fundamentais, a saber: a criação de uma persona de escritor, o diálogo com as indefinições genéricas típicas da literatura contemporânea, e uma reflexão ética sobre os desafios e as possibilidades atuais para as literaturas ligadas à memória do holocausto e da perseguição aos judeus ao longo da história.<hr/>Abstract In this article, I analyze the novel Meshugá, by Brazilian writer Jacques Fux, looking for understand how are three main movements made in its literary constitution: a creating of an author’s mask, a dialogue with nonspecificities of literary genres, typical in contemporary literature, as well as an ethical thinking about the currently challenges and possibilities for the literature associated to memories of Holocaust and the persecutions to Jews throughout the history.<hr/>Resumen En este artículo se analiza la novela Meshugá, del brasileño Jacques Fux, con lo que se busca deslindar los tres principales senderos que se despliegan en la obra: la creación de una figura de escritor, el diálogo con las indefiniciones típicamente contemporáneas de los género escriturales, así como la reflexión ética en torno a las literaturas relacionadas con la memoria del holocausto y la historia de persecuciones a los judíos. <![CDATA[<em>Diário de Bitita</em>: a autobiografia ensaística de Carolina Maria de Jesus]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2316-40182019000300402&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Publicado postumamente, o Diário de Bitita integra o conjunto de escritos memorialísticos de Carolina Maria de Jesus. O presente estudo propõe analisar o texto autobiográfico baseado nas recordações de infância da autora pelo viés de seu aspecto ensaístico. Nossa proposta é demonstrar de que modo a narrativa configura Bitita como uma porta-voz improvável de Carolina, sobretudo a partir das sentenças alegóricas e parabólicas vociferadas pela menina contra a sociedade brasileira que a humilha e oprime.<hr/>Abstract Published posthumously, Bitita’s diary comprises the collection of Carolina Maria de Jesus’ memoirs. The present study aims to analyze the autobiographical writings based on the author’s childhood recollections through the lenses of their essay-like aspect. Our proposal is to demonstrate the way through which the narrative establishes Bitita as an unlikely spokeswoman for Carolina, stemming particularly from the allegorical and parabolic utterances voiced by the girl against the Brazilian society which humiliates and oppresses her.<hr/>Resumen Publicado póstumamente, el Diario de Bitita integra el conjunto de escritos memorialistas de Carolina Maria de Jesus. El presente estudio se propone analizar el texto autobiográfico basado en los recuerdos de infancia de la autora por el sesgo de su aspecto ensayístico. Nuestra propuesta es demostrar de qué modo la narrativa configura a Bitita como una portavoz improbable de Carolina, sobre todo a partir de las sentencias alegóricas y parabólicas vociferadas por la niña contra la sociedad brasileña que la humilla y la oprime. <![CDATA[Três formas de segregação urbana e racial em <em>Ponciá Vicêncio</em>, de Conceição Evaristo]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2316-40182019000300403&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O artigo analisa três formas de segregação urbana presentes no romance Ponciá Vicêncio (2003), de Conceição Evaristo: nas favelas, nos presídios e nas zonas de prostituição. Argumenta-se que essa segregação não tem apenas caráter social, mas também étnico-racial e moral. Através das trajetórias de três personagens que se mudaram do campo para a cidade grande - Ponciá e Bilisa em busca de melhores condições de vida e Luandi à procura da irmã -, evidenciam-se essas separações no espaço urbano, em diálogo com o pensamento de Célia Maria Azevedo (1987), Luiza Bairros (1995; 2000), Sueli Carneiro (2001), Vera Malaguti Batista (2004), Marilena Chauí (2008), entre outros/as. Assim, percebe-se a segregação social e urbana de grupos como as prostitutas, a exemplo de Bilisa, que ficam restritas ao espaço da zona, dos negros encarcerados na delegacia onde trabalha Luandi, e das domésticas que, como Ponciá, descem o morro ou atravessam a cidade até a casa das patroas. Conclui-se que Conceição Evaristo denuncia, em Ponciá Vicêncio, a hierarquização dos espaços das cidades e a continuidade da lógica racista do período colonial após a abolição da escravatura, ao mesmo tempo que constrói personagens fortes e complexas que tensionam essas fronteiras.<hr/>Abstract The article analyzes three forms of urban segregation in the novel Ponciá Vicêncio (2003), by Conceição Evaristo: in favelas, prisons and prostitution zones. It is argued that this segregation is not only social but also ethno-racial and moral. In the stories of three characters who move from the countryside to the big city - Ponciá and Bilisa in search of better conditions of life, and Luandi in search of his sister - the segregations become evident and dialogue with the ideas of Célia Maria Azevedo (1987), Luiza Bairros (1995, 2000), Sueli Carneiro (2001), Vera Malaguti Batista (2004), Marilena Chauí (2008), among others. Thus, we can see the social and urban segregation of groups such as prostitutes, like Bilisa, restricted to the prostitution zones, or the black men imprisoned in the police station where Luandi works, as well as the maids that, like Ponciá, descend the slum or walk across the city to get to the house of their employers. In conclusion, Conceição Evaristo denounces, in Ponciá Vicêncio, a spacial hierarchy in the cities and a continuity of the racist logic of the colonial period after the slavery abolition, at the same time that she creates strong and complex characters that strain these borders.<hr/>Resumen El artículo analiza tres formas de segregación urbana presentes en la novela Ponciá Vicêncio (2003), de Conceição Evaristo: en las favelas, en los presidios y en las zonas de prostitución. Se argumenta que esta segregación no sólo tiene carácter social, sino también étnico-racial y moral. A través de las trayectorias de tres personajes que se trasladaron del campo a la ciudad grande - Ponciá y Bilisa en busca de mejores condiciones de vida y Luandi en busca de su hermana - se evidencian esas separaciones, en diálogo con el pensamiento de Célia Maria Azevedo (1987), Luiza Bairros (1995, 2000), Sueli Carneiro (2001), Vera Malaguti Batista (2004), Marilena Chauí (2008), entre otros/as. Así, se percibe la segregación social y urbana de grupos como las prostitutas, a ejemplo de Bilisa, que quedan restringidas al espacio de la zona de prostituición, o de la población negra encarcelada en la delegación de policía donde trabaja Luandi, y de las empleadas domésticas que, como Ponciá, descienden el morro o atravesan la ciudad hasta la casa de sus empleadoras. Se concluye que Conceição Evaristo denuncia, en Ponciá Vicencio, la jerarquización de los espacios de las ciudades y la continuidad de la lógica racista del período colonial tras la abolición de la esclavitud, al tiempo que construye personajes fuertes y complejos que tensan esas fronteras. <![CDATA[O predomínio das memórias frente ao romance nas narrativas a respeito da ditadura militar brasileira]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2316-40182019000300404&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo analisa o declínio gradual na produção de romances sobre a ditadura militar brasileira (1964-1985) e a ascensão das memórias, gênero a tal ponto difundido que se converteu durante décadas na principal fonte histórica sobre o período, como mostra o historiador Carlos Fico. As memórias são ainda hoje largamente mais publicadas do que os romances. Para explicar o fenômeno, articulam-se argumentos epistemológicos, literários e históricos, lançando mão especialmente de teóricos como Merton, Russell, Avelar e Fico. O livro Viagem à luta armada (1996), de Carlos Eugênio Paz, servirá de estudo de caso. Defende-se a hipótese de que a preponderância das memórias deve-se: a) à noção de privilégio epistemológico envolvendo as pessoas afetadas diretamente pelo regime ditatorial; b) à noção de que a escrita ficcional não seria fidedigna às versões sobre o passado reivindicadas por diferentes segmentos da sociedade. Ambas noções são questionadas neste artigo.<hr/>Abstract This paper explains the gradual decline of novels about the Brazilian military dictatorship (1964-1985) and the rise of the memoir genre, to such an extent that the latter has become the main historical source for decades, according to the historian Carlos Fico. The memoir narratives are hitherto far more published than novels. Justification for this draws on Merton, Russell, Avelar, and Fico to bring together epistemological, literary, and historical arguments. Carlos Eugênio Paz's Viagem à luta armada (1996) is used as a case study. We suggest that the prevalence of the memoir genre is due to: a) the idea of an “epistemological privilege” regarding those people directly affected by the dictatorship; b) the concern that fiction could mislead the versions of the past taken to be true by different groups. This essay challenges both positions.<hr/>Resumen Este artículo indaga sobre el gradual declive de las novelas sobre la dictadura militar brasileña (1964-1985) y la emergencia del género de las memorias, hasta tal punto de convertirse en la principal fuente histórica durante décadas, según el historiador Carlos Fico. Actualmente, las memorias siguem publicándose más que las novelas. Para explicar este fenómeno, se tendrán en cuenta teóricos como Merton, Russell, Avelar e Fico para sostener argumentos epistemológicos, literarios e históricos. El libro de memorias Viagem à luta armada (1996), de Carlos Eugênio Paz, servirá de estudio de caso. A lo largo de este artículo, se pretende demostrar que el predominio de las memorias se debe: a) a la noción de “privilegio epistemológico” con respecto a quienes sufrieron directamente el régimen; b) al temor de que la ficción no sea fidedigna a la construcción de las versiones sobre el pasado defendidas por distintos sectores de la sociedad. Este artículo cuestiona estas nociones. <![CDATA[Cronicar o íntimo: inflexões autobiográficas e leitor confidente nas crônicas de Clarice Lispector]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2316-40182019000300405&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumen Las crónicas de Clarice Lispector, reunidas bajo el título Revelación de un mundo, publicadas en el Jornal do Brasil entre 1967 y 1973, aparecen como textos que, por su temática y recursos de escritura, cabalgan entre la crónica y las narrativas del yo, configurando un lugar de enunciación que se vuelve sobre la propia escritura para problematizar la cuestión genérica y la cuestión de los lectores. En este trabajo analizaré el cuerpo de crónicas de Lispector a partir de las categorías de “crónica personal”, en la que podrían inscribirse las singulares incursiones de la escritora en la tradición del género, y de “intimismo espectacular” (Giordano), categoría que permite pensar la relación entre las crónicas de Lispector y los lectores.<hr/>Abstract Clarice Lispector’s chronicles, collected under the title Discovering the World, and published in the Jornal do Brasil between 1967 and 1973, emerge as texts which, because of their topics and writing resources, vary from chronicles to self-narratives, shaping an enunciation that looks upon the author’s own writing, in order to question the genre issue. In this paper, I will consider Lispector’s chronicles on the basis of both “personal chronicle” -in which could be included the unique incursions of the author in the genre tradition- and “spectacular intimacy” categories, where the latter suggests the relationship between Lispector’s chronicles and her readers.<hr/>Resumo As crônicas de Clarice Lispector publicadas no Jornal do Brasil entre 1967 e 1973, e reunidas sob o título A descoberta do mundo, aparecem como textos que, por seu conteúdo e recursos de escrita, cavalgam entre a crônica e as narrativas do eu, configurando um lugar de enunciação que transforma a própria escrita para problematizar a questão genérica. Neste trabalho, analisarei o corpo de crônicas de Lispector a partir da categoria de “crônica pessoal”, na qual poderiam inscrever-se as singulares incursões da escritora na tradição do gênero e de “intimismo espetacular” (Giordano) categoria que permite pensar sobre a relação entre as crônicas de Lispector e os leitores. <![CDATA[Pílulas, posts e piadas: a brevidade como éthos da poesia brasileira]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2316-40182019000300406&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O presente artigo se propõe a analisar a origem e os desdobramentos do poema curto na literatura brasileira, desde os seus precursores no século XIX até o seu uso na contemporaneidade. Essa concisão poemática, geralmente associada ao humor, ganharia, no Modernismo, epítetos como “piada”, “pílula”, “comprimido” e “minuto”, e graças a sua vasta proliferação, tornou-se - não sem polêmicas e detratações - uma espécie de gênero recorrente na produção poética nacional. Sua experiência de leitura difere da fruição do verso tradicional, pois é fluida e de compreensão imediata, flash linguístico que desestabiliza o discurso corrente do utilitarismo cotidiano e capta o leitor em um instante catártico a partir da deflagração do riso e/ou da percepção do insurgente valor conceitual inerente ao “poema-piada”. Como suas possíveis modulações, o poema concreto, a geração marginal e a poesia publicada nas redes sociais contemporâneas são investigados.<hr/>Abstract This paper aims to analyze the origin and the development of the short poem in Brazilian literature, from its precursors in nineteenth century to its spread usage nowadays. Such poetic succinctness is usually associated to humor, and was called, in Modernism, as “joke”, “pill” and “minute” poetry. Thanks to its wide propagation, it became a kind of recurrent genre in Brazilian poetry, not in an undisputed way, though. Its reading experience differs to the traditional verse´s one since it is fluid and immediately comprehensible, as a “flash” that destabilizes the usual speech of everyday usefulness and captures the reader in a cathartic instant by causing the laughter and/or the perception of its rebellious conceptual value, which is inherent to the “joke poems”. As possible manifestations, the concrete poem, the “marginal generation” and poetry posted in current social networks are investigated.<hr/>Resumen El presente trabajo se propone analizar el origen y los desdoblamientos del poema corto en la literatura brasileña, desde sus precursores en el siglo XIX hasta su uso en la contemporaneidad. Esta concisión poemática, generalmente asociada al humor, ganaría, en el Modernismo, epítetos como “chiste”, “píldora”, “comprimido” y “minuto”, y gracias a su vasta proliferación, se volvió-no sin polémicas y detrataciones - una especie de género recurrente en la producción poética nacional. Su experiencia de lectura difiere de la fruición del verso tradicional, pues es fluida y de comprensión inmediata, flash lingüístico que desestabiliza el discurso corriente del utilitarismo cotidiano y capta al lector en un instante catártico a partir de la deflagración de la risa y / o de la percepción del insurgente valor conceptual inherente al “poema-chiste”. Como sus posibles modulaciones, el poema concreto, la generación marginal y la poesía publicada en las redes sociales contemporáneas son investigados. <![CDATA[Traços de espirógrafo: o cotidiano banal e a intransitividade social no conto “<em>De forno a forno”</em>, de Rubens Figueiredo]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2316-40182019000300407&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo se propõe a observar alguns aspectos do uso de imagens esféricas no conto “De forno a forno”, de Rubens Figueiredo. A proposição é verificar de que modo essas imagens contribuem na apresentação e na reiteração da banalidade e da intransitividade social do cotidiano da camada mais pobre da população retratadas na obra de Figueiredo, dentro de uma perspectiva do círculo como algo que simboliza o imutável, sem começo nem fim, nem variações. A utilização e a articulação das imagens esféricas no conto, assim como a própria estrutura circular adotada por Figueiredo na construção da narrativa, propõem, a nosso ver, um cerco e uma manutenção das classes sociais retratadas, consequentemente uma espécie de impedimento de transposição dessas classes, tanto socialmente quanto de pensamento.<hr/>Abstract This article aims to observe some aspects of the use of spherical images in the tale “De Forno a Forno”, by Rubens Figueiredo. The proposition is to check the way these images contribute for the presentation and the reiteration of banality and social intransitivity in poor population’s common life, exposed in Figueiredo’s work, considering the circle as a symbol of something immutable, with no beginning nether end, and with no variations. We consider that the use and the articulation of spherical images in the tale, as well as the structure used by Figueiredo in the construction of the narrative, propose the siege and maintenance of the social classes exposed, consequently a kind of impediment for the transposition through these classes, even socially or of thinking.<hr/>Resumen Este artículo se propone a observar algunos aspectos del uso de imágenes esféricas en el cuento “De Forno a Forno”, de Rubens Figueiredo. La proposición es verificar de qué modo esas imágenes contribuyen en la presentación y en la reiteración de la banalidad y de la intransitividad social del cotidiano de la capa más pobre de la población retratadas en la obra de Figueiredo, dentro de una perspectiva del círculo como algo que simboliza lo inmutable, sin comienzo ni fin, ni variaciones. La utilización y la articulación de las imágenes esféricas en el cuento, así como la propia estructura circular adoptada por Figueiredo en la construcción de la narrativa, proponen, a nuestro ver, un cerco y un mantenimiento de las clases sociales retratadas, consecuentemente una especie de impedimento de transposición de esas clases, tanto socialmente como de pensamiento. <![CDATA[Lucía Tennina - Cuidado com os poetas! Literatura e periferia da cidade de São Paulo. Porto Alegre: Zouk, 2017]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2316-40182019000300700&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo se propõe a observar alguns aspectos do uso de imagens esféricas no conto “De forno a forno”, de Rubens Figueiredo. A proposição é verificar de que modo essas imagens contribuem na apresentação e na reiteração da banalidade e da intransitividade social do cotidiano da camada mais pobre da população retratadas na obra de Figueiredo, dentro de uma perspectiva do círculo como algo que simboliza o imutável, sem começo nem fim, nem variações. A utilização e a articulação das imagens esféricas no conto, assim como a própria estrutura circular adotada por Figueiredo na construção da narrativa, propõem, a nosso ver, um cerco e uma manutenção das classes sociais retratadas, consequentemente uma espécie de impedimento de transposição dessas classes, tanto socialmente quanto de pensamento.<hr/>Abstract This article aims to observe some aspects of the use of spherical images in the tale “De Forno a Forno”, by Rubens Figueiredo. The proposition is to check the way these images contribute for the presentation and the reiteration of banality and social intransitivity in poor population’s common life, exposed in Figueiredo’s work, considering the circle as a symbol of something immutable, with no beginning nether end, and with no variations. We consider that the use and the articulation of spherical images in the tale, as well as the structure used by Figueiredo in the construction of the narrative, propose the siege and maintenance of the social classes exposed, consequently a kind of impediment for the transposition through these classes, even socially or of thinking.<hr/>Resumen Este artículo se propone a observar algunos aspectos del uso de imágenes esféricas en el cuento “De Forno a Forno”, de Rubens Figueiredo. La proposición es verificar de qué modo esas imágenes contribuyen en la presentación y en la reiteración de la banalidad y de la intransitividad social del cotidiano de la capa más pobre de la población retratadas en la obra de Figueiredo, dentro de una perspectiva del círculo como algo que simboliza lo inmutable, sin comienzo ni fin, ni variaciones. La utilización y la articulación de las imágenes esféricas en el cuento, así como la propia estructura circular adoptada por Figueiredo en la construcción de la narrativa, proponen, a nuestro ver, un cerco y un mantenimiento de las clases sociales retratadas, consecuentemente una especie de impedimento de transposición de esas clases, tanto socialmente como de pensamiento. <![CDATA[Eduardo Jorge de Oliveira - A invenção de uma pele: Nuno Ramos em obras. São Paulo: Iluminuras, 2018]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2316-40182019000300701&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo se propõe a observar alguns aspectos do uso de imagens esféricas no conto “De forno a forno”, de Rubens Figueiredo. A proposição é verificar de que modo essas imagens contribuem na apresentação e na reiteração da banalidade e da intransitividade social do cotidiano da camada mais pobre da população retratadas na obra de Figueiredo, dentro de uma perspectiva do círculo como algo que simboliza o imutável, sem começo nem fim, nem variações. A utilização e a articulação das imagens esféricas no conto, assim como a própria estrutura circular adotada por Figueiredo na construção da narrativa, propõem, a nosso ver, um cerco e uma manutenção das classes sociais retratadas, consequentemente uma espécie de impedimento de transposição dessas classes, tanto socialmente quanto de pensamento.<hr/>Abstract This article aims to observe some aspects of the use of spherical images in the tale “De Forno a Forno”, by Rubens Figueiredo. The proposition is to check the way these images contribute for the presentation and the reiteration of banality and social intransitivity in poor population’s common life, exposed in Figueiredo’s work, considering the circle as a symbol of something immutable, with no beginning nether end, and with no variations. We consider that the use and the articulation of spherical images in the tale, as well as the structure used by Figueiredo in the construction of the narrative, propose the siege and maintenance of the social classes exposed, consequently a kind of impediment for the transposition through these classes, even socially or of thinking.<hr/>Resumen Este artículo se propone a observar algunos aspectos del uso de imágenes esféricas en el cuento “De Forno a Forno”, de Rubens Figueiredo. La proposición es verificar de qué modo esas imágenes contribuyen en la presentación y en la reiteración de la banalidad y de la intransitividad social del cotidiano de la capa más pobre de la población retratadas en la obra de Figueiredo, dentro de una perspectiva del círculo como algo que simboliza lo inmutable, sin comienzo ni fin, ni variaciones. La utilización y la articulación de las imágenes esféricas en el cuento, así como la propia estructura circular adoptada por Figueiredo en la construcción de la narrativa, proponen, a nuestro ver, un cerco y un mantenimiento de las clases sociales retratadas, consecuentemente una especie de impedimento de transposición de esas clases, tanto socialmente como de pensamiento. <![CDATA[Gabriela Aguerre - <em>O quarto branco.</em> São Paulo: Todavia, 2019]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2316-40182019000300702&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo se propõe a observar alguns aspectos do uso de imagens esféricas no conto “De forno a forno”, de Rubens Figueiredo. A proposição é verificar de que modo essas imagens contribuem na apresentação e na reiteração da banalidade e da intransitividade social do cotidiano da camada mais pobre da população retratadas na obra de Figueiredo, dentro de uma perspectiva do círculo como algo que simboliza o imutável, sem começo nem fim, nem variações. A utilização e a articulação das imagens esféricas no conto, assim como a própria estrutura circular adotada por Figueiredo na construção da narrativa, propõem, a nosso ver, um cerco e uma manutenção das classes sociais retratadas, consequentemente uma espécie de impedimento de transposição dessas classes, tanto socialmente quanto de pensamento.<hr/>Abstract This article aims to observe some aspects of the use of spherical images in the tale “De Forno a Forno”, by Rubens Figueiredo. The proposition is to check the way these images contribute for the presentation and the reiteration of banality and social intransitivity in poor population’s common life, exposed in Figueiredo’s work, considering the circle as a symbol of something immutable, with no beginning nether end, and with no variations. We consider that the use and the articulation of spherical images in the tale, as well as the structure used by Figueiredo in the construction of the narrative, propose the siege and maintenance of the social classes exposed, consequently a kind of impediment for the transposition through these classes, even socially or of thinking.<hr/>Resumen Este artículo se propone a observar algunos aspectos del uso de imágenes esféricas en el cuento “De Forno a Forno”, de Rubens Figueiredo. La proposición es verificar de qué modo esas imágenes contribuyen en la presentación y en la reiteración de la banalidad y de la intransitividad social del cotidiano de la capa más pobre de la población retratadas en la obra de Figueiredo, dentro de una perspectiva del círculo como algo que simboliza lo inmutable, sin comienzo ni fin, ni variaciones. La utilización y la articulación de las imágenes esféricas en el cuento, así como la propia estructura circular adoptada por Figueiredo en la construcción de la narrativa, proponen, a nuestro ver, un cerco y un mantenimiento de las clases sociales retratadas, consecuentemente una especie de impedimento de transposición de esas clases, tanto socialmente como de pensamiento.