Scielo RSS <![CDATA[CoDAS]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=2317-178220180005&lang=en vol. 30 num. 5 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[Transcranial direct current stimulation: a study on naming performance in aphasic individuals]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-17822018000500301&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Objetivo Comparar os resultados nas tarefas de nomeação de pacientes afásicos após AVC dos grupos ativo e controle. Método Estudo duplo-cego, randomizado controlado com 14 pacientes. Os indivíduos foram submetidos a cinco sessões de 20 minutos de 2 mA em dias consecutivos. O catodo foi posicionado na área homóloga à Broca e o anodo sobre a região supraorbital do hemisfério esquerdo. Os testes de Boston e Snodgrass foram aplicados e os resultados comparados entre os grupos. Resultados Não houve resultados significativos para as sequências 1 e 2 no teste do Snodgrass. No teste de Boston, os dados indicaram uma diferença significativa para o tempo médio de acertos com estratégia. Conclusão Os resultados sugerem que a ETCC simultânea (anódica e catódica) é um método que pode auxiliar a reabilitação de pacientes com afasia do tipo anômica e de Broca, após AVC, e que as estratégias linguísticas deveriam ser consideradas nas análises das respostas dos testes de nomeação.<hr/>ABSTRACT Purpose Compare the results in naming tasks of after-stroke aphasic individuals divided into active and placebo groups pre- and post-transcranial direct current stimulation. Methods A double-blind, randomized, controlled study conducted with 14 individuals. Patients underwent five 20-min sessions with stimulation of 2mA’s on consecutive days. The cathode was placed over the Broca’s homologous area and the anode was placed over the supraorbital region of the left hemisphere. Boston and Snodgrass naming tasks were assessed before and after the stimulation sessions and the results were compared between the groups. Results No significant results were observed for sequences 1 and 2 in the Snodgrass test. The Boston test results indicated significant difference related to mean time for correct responses with strategy. Conclusion The results suggest that simultaneous transcranial direct current stimulation (anodic and cathodic) is a method that can improve the rehabilitation of patients with anomic and Broca’s aphasia after stroke, and that language strategies should be considered in the analysis of naming task responses. <![CDATA[Efficacy of auditory training using the <em>Programa de Escuta no Ruído</em> (PER) software in students with auditory processing disorders and poor school performance]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-17822018000500302&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Objetivo investigar a eficácia do treinamento auditivo nessa população, utilizando o software Programa de Escuta no Ruído (PER), que aborda, entre as habilidades de processamento auditivo, a escuta no ruído. Método participaram deste estudo 18 crianças com idades entre 8 e 10 anos, de ambos os gêneros. Todos os sujeitos participaram das seguintes etapas: avaliação pré-intervenção, intervenção constituída por treino placebo, reavaliação do processamento auditivo e treino auditivo e reavaliação pós-intervenção, de forma que o sujeito seja controle dele mesmo. Resultados não houve diferença estatisticamente significante entre a avaliação pré-intervenção e a reavaliação do processamento auditivo pós-treino placebo, mas houve diferença estatisticamente significante entre as condições pré e pós-treinamento auditivo. Conclusão o presente estudo alcançou seu objetivo geral. O software PER se mostrou eficaz para o treinamento auditivo em escolares com transtorno do processamento auditivo e baixo desempenho escolar.<hr/>ABSTRACT Purpose Investigate the efficacy of auditory training in students with auditory processing disorders and poor school performance using the software Programa de Escuta no Ruído (PER), which addresses auditory processing skills, specifically listening in noise. Methods Eighteen children aged 8-10 years, of both genders, participated in this study. All individuals participated in the following stages: pre-intervention assessment, intervention (consisting of placebo training, re-evaluation of auditory processing, and auditory training), and post-intervention assessment, so that the same individual is self-control. Results No statistically significant difference was observed between the pre-intervention assessment and the post-training auditory processing re-evaluation of the placebo, but statistically significant difference was found between the pre- and post-auditory training conditions. Conclusion The present study achieved its general objective. The PER software proved to be effective for the auditory training of students with auditory processing disorders and poor school performance. <![CDATA[Palliative care, amyotrophic lateral sclerosis, and swallowing: a case study]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-17822018000500401&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Tem-se por objetivo discutir aspectos da atuação fonoaudiológica em disfagia, voltada para os cuidados paliativos e a qualidade de vida em deglutição. Trata-se de um estudo de quatro casos com esclerose lateral amiotrófica (ELA) em acompanhamento fonoaudiológico. Foi aplicado o questionário de qualidade de vida em disfagia (SWAL-QOL), realizada entrevista estruturada, classificação da funcionalidade da deglutição pela Funcional Oral Intake Scale (FOIS), aplicação da escala de gravidade da ELA (EGELA), realizada videofluoroscopia da deglutição e classificação da severidade da disfagia pela Dysphagia Outcome Severity Scale (DOSS). Observou-se que os casos apresentavam tempo de doença entre 12 e 35 meses e possuíam o desejo de manter uma via oral de alimentação, mesmo que mínima, em caso de aceitação da via alternativa de alimentação. Quanto à severidade da disfagia, observada por meio do exame de videofluoroscopia e classificada pela DOSS, apresentavam desde deglutição funcional até disfagia leve a moderada. O impacto na qualidade de vida em deglutição foi mensurado entre discreto e severo. Nem todos apresentavam correspondência entre a severidade da disfagia e a qualidade de vida em deglutição, sendo observado impacto na qualidade de vida, mesmo nos casos com menor grau de disfagia. Os participantes relataram que se sentiriam desconfortáveis em caso de alimentação exclusiva por via alternativa e que a ingestão de alimentos por via oral, mesmo que mínima, apenas pelo prazer da alimentação, refletiria em sua qualidade de vida.<hr/>ABSTRACT This study aims to discuss Speech-language pathology (SLP) therapy intervention in dysphagia with a focus on palliative care and quality of life. It is a case study conducted with four participants with amyotrophic lateral sclerosis undergoing SLP therapy outpatient follow-up. The Swallowing Quality of Life Questionnaire (SWAL-QOL) and a structured interview were applied to the participants, who also underwent Videofluoroscopic Swallowing Study (VFSS). Participants were classified according to the Functional Oral Intake Scale (FOIS), the Amyotrophic Lateral Sclerosis Severity Scale, translated and culturally adapted to Brazilian Portuguese (ALSSS), and the Dysphagia Outcome Severity Scale (DOSS). Four patients showed interest in maintaining oral food intake, even if minimal, in the event of tube feeding. Regarding severity of dysphagia, observed in the SVF, the participants presented DOSS classification ranging from functional deglutition to mild-to-moderate dysphagia. The impact on swallowing quality of life was between discrete and severe. Not all participants presented correlation between severity of dysphagia and SWAL-QOL level of impairment, with impact on the quality of life observed even in cases of mild dysphagia severity. Participants reported that they would feel uncomfortable in the event of exclusive tube feeding, and that the oral intake of food, even if minimal only for the pleasure of eating, would have a direct or indirect impact on their quality of life. <![CDATA[Characteristics of auditory evaluation in Williams syndrome: a systematic review]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-17822018000500601&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Objetivo Identificar por meio de uma revisão sistemática da literatura quais são as características da avaliação audiológica clínica de indivíduos com síndrome de Williams. Estratégia de pesquisa Inicialmente foi determinada a seguinte pergunta de pesquisa: “Quais são as características da avaliação auditiva clínica em indivíduos com síndrome de Williams?”. A partir desta, foi realizado um levantamento bibliográfico em 4 bases de dados, utilizando-se dos seguintes descritores: síndrome de Williams (Williams syndrome), perda auditiva (hearing loss) e audiologia (audiology). Critérios de seleção Foram selecionados artigos com nível de evidência 1 ou 2, publicados na íntegra nos idiomas português brasileiro ou inglês. Análise dos dados Foram analisados os resultados obtidos nos testes auditivos utilizados na rotina clínica, incluindo: imitanciometria, audiometria tonal, emissões otoacústicas e potencial evocado auditivo de tronco encefálico. Resultados 209 estudos foram encontrados, porém apenas 12 contemplaram os critérios de inclusão para o estudo. Foi possível observar prevalência de curva timpanométrica do tipo A, que pode ocorrer juntamente com ausência de reflexos acústicos, perda auditiva neurossensorial de grau leve a moderado acometendo principalmente as frequências altas, emissões otoacústicas ausentes ou de menor amplitude e potencial evocado auditivo de tronco encefálico sem alteração retrococlear. Conclusão O comprometimento coclear é comum em indivíduos com síndrome de Williams e as principais alterações na avaliação auditiva nesta população são a ausência das emissões otoacústicas e dos reflexos acústicos bem como a presença de perda auditiva neurossensorial de grau leve a moderado principalmente nas frequências altas na audiometria tonal.<hr/>ABSTRACT Purpose Identify the characteristics of the clinical audiological evaluation of individuals with Williams syndrome by means of a systematic literature review. Research strategies The following research question was initially determined: “What are the characteristics of clinical auditory assessment in individuals with Williams syndrome?”. From this, a bibliographic search was conducted in four databases using the descriptors: Williams syndrome, Hearing loss, and Audiology. Selection criteria Only full articles with evidence levels 1 or 2, published in Brazilian Portuguese or English, were selected. Data analysis Results obtained in the auditory tests used in the clinical routine, namely: immittance test, pure-tone audiometry, otoacoustic emissions, and brainstem auditory evoked potential were analyzed. Results Two hundred nine studies were found, but only 12 met the inclusion criteria for the study. It was possible to observe prevalence of type A tympanometry curve, which may occur with absence of acoustic reflexes, mild to moderate sensorineural hearing loss, affecting mainly the high frequencies, absent or less amplified otoacoustic emissions, and brainstem auditory evoked potential without retrocochlear alteration. Conclusion Cochlear impairment is common in individuals with Williams syndrome and the main disorders found in the hearing assessment in this population are absence of otoacoustic emissions and acoustic reflexes, as well as presence of mild to moderate sensorineural hearing loss, mainly in the high-frequency range, observed by audiometry.