Scielo RSS <![CDATA[Audiology - Communication Research]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=2317-643120190001&lang=en vol. 24 num. lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[Interference of variables sex and age in olfaction and taste of children with and without allergic rhinitis]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-64312019000100300&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Objetivo Investigar associação de olfato e paladar com a idade e o sexo, em crianças com e sem rinite alérgica. Métodos Estudo observacional, comparativo, analítico e transversal. Amostra composta por 127 crianças, sendo 85 sem rinite alérgica e 42 com rinite alérgica, entre 7 e 12 anos de idade, atendidas no Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco. Foi realizada revisão de prontuário, entrevista com os responsáveis, limpeza nasal, avaliação do olfato por meio de teste embasado na literatura - desenvolvido para esta pesquisa -, higienização bucal e avaliação do paladar, mediante teste das tiras gustativas. Os dados foram tabulados e analisados no programa estatístico SPSS 17.0 e considerou-se o nível de significância de 5%. Utilizou-se o Teste Qui-quadrado ou exato de Fisher, além da frequência absoluta e relativa dos dados. Resultados O estudo evidenciou semelhanças entre os níveis de discriminação olfatória e gustatória em sexos e faixas etárias diferentes, nas crianças com e sem rinite alérgica, observada ausência de associações estatisticamente significativas nestas condições. Conclusão Os resultados do estudo se contrapõem à literatura pesquisada, porém contribuem no estabelecimento de escores da quantificação olfatória e gustativa para sexos e idades diferentes, em crianças com e sem rinite alérgica.<hr/>ABSTRACT Purpose To associate smell and taste with age and sex of children with and without allergic rhinitis. Methods This is an observational, comparative, analytical and cross-sectional study with a sample of 127 children, 85 without allergic rhinitis and 42 with allergic rhinitis aged 7-12 years attended at the Clinics Hospital of Pernambuco. The research started on January 2012 and was approved by the Ethics Research Committee. The Free and Informed Consent Form was applied, then, medical report review, interview with parents / caregivers, nasal cleaning, evaluation of smell using a test based on literature developed for this study, oral hygiene and taste evaluation using the taste strip test were performed. Data were analyzed using the SPSS 17.0 software, considering 0.05 significance level using the Chi-square or Fisher's exact test, in addition to absolute and relative frequency data. Results The study highlights similarities between levels of olfactory and gustatory discrimination between different sexes and age groups of children (with and without allergic rhinitis), as there is lack of statistically significant associations under these conditions. Conclusion The study results contradict literature findings, but contribute in establishing olfactory and gustatory quantification scores for different ages and sexes of children with and without allergic rhinitis. <![CDATA[Care integrality in adult hearing health service in the Unified Health System: access to rehabilitation]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-64312019000100301&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Objetivo Caracterizar a indicação e analisar a percepção dos usuários quanto a queixas e benefícios do uso de próteses auditivas concedidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Métodos Estudo transversal, quantitativo, que analisou 100 usuários de próteses auditivas no retorno inicial após adaptação, em um serviço de média e alta complexidade em saúde auditiva. Foram coletados dados dos prontuários relativos às características da perda auditiva, da seleção e adaptação da prótese auditiva, e do tempo de uso. Foi realizada entrevista para investigar a percepção de queixas e benefícios com o uso da prótese auditiva. Resultados Houve predomínio dos seguintes aspectos: a faixa etária de 66 a 90 anos; Ensino Fundamental incompleto; perda auditiva sensorioneural de graus leve e moderado; ligeira/discreta dificuldade de compreensão da fala. Foram adaptadas 184 próteses, sendo a maioria retroauricular e de Tipo A; o tempo de espera entre a indicação e a adaptação foi entre 33 e 88 dias; o principal benefício da prótese auditiva foi a melhora da compreensão/interação social, e a queixa principal referiu-se a problemas de regulagem. Conclusão A maior parte dos usuários relatou benefícios com a utilização da prótese para a compreensão de fala e a interação social, e a queixa mais referida foi a regulagem.<hr/>ABSTRACTPurpose: To characterize the referral and analyze the perception of the users regarding the complaints and benefits of the use of hearing aids granted by the Unified Health System. Methods A cross-sectional, quantitative study that analyzed 100 users of hearing aids in the initial visit after fitting, in a service of medium and high complexity in hearing health. Data were collected from the medical records and analyzed the characteristics of the hearing loss, the selection and fitting of hearing aids and the length of time using them. An interview was carried out to investigate the perception of complaints and benefits with the use of hearing aids. Results Among the users of hearing aids, the age range of 66-90 years was predominant; schooling, incomplete middle school prevailed; mild to moderate sensorineural hearing loss, slight / discreet difficulty understanding speech; 184 prostheses were adapted, the majority of those were retroauricular and Type A; the waiting time between the referral and fitting was between 33-88 days, the main benefit of the hearing aid was the improvement of social understanding / interaction and the main complaint referred to problems of adjustment. Conclusion Most users reported benefits with prosthesis use for speech comprehension and social interaction; the most mentioned complaint was adjustment. <![CDATA[Speech Intelligibility Index (SII) and variation of speech signal intensity in hearing impaired children]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-64312019000100302&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Objetivo Comparar valores do índice de inteligibilidade de fala amplificado, para diferentes entradas de sinal de fala (75, 65 e 55 dBNPS), gerados no processo de verificação dos aparelhos de amplificação sonora, nos diferentes graus e configurações de perdas auditiva. Métodos Foram selecionadas 41 crianças com idades entre 3 e 80 meses, totalizando 78 orelhas (quatro orelhas foram excluídas). As perdas auditivas foram classificadas conforme grupos de audibilidade e intervalos do índice de inteligibilidade de fala. Foram analisados 234 valores do índice de inteligibilidade de fala para os estímulos de fala e estes foram também analisados, em relação aos grupos e intervalos de audibilidade. Resultados Os grupos de audibilidade se deslocaram entre os intervalos do índice de inteligibilidade de fala, indicando a variação, conforme o nível de apresentação do sinal de entrada. Duas equações foram geradas para prever valores do índice de inteligibilidade de fala a partir do valor deste índice para o sinal de entrada de 65. Conclusão Menores níveis de pressão sonora do estímulo de fala produzem menores índices de inteligibilidade de fala. Esta diferença é mais acentuada nos deficientes auditivos, que apresentam valores do índice de inteligibilidade de fala de 65 entre 36% e 55%.<hr/>ABSTRACT Purpose To compare aided speech intelligibility index (SII) values in different speech signal inputs (75, 65, and 55 dBNPS), generated from the verification process of hearing aids, under different hearing loss severities and configurations. Methods 41 children aged between three and 80 months old were selected, totalizing 78 ears (after exclusion of four ears). Hearing loss was classified according to audibility groups and SII intervals. Two hundred and thirty-four (234) SII values were analyzed as per speech stimulus and with regard to groups and audibility intervals. Results Movement of audibility groups along SII intervals was observed, which indicates variation associated with the input signal intensity, as well as with the distance between the sound source and the hearing aid microphone. Two equations were generated to predict SII values from input signal SII65. Conclusion Lower levels of speech stimulus sound pressure produce lower levels of speech intelligibility. This difference is more pronounced in hearing-impaired persons, who present SII values between 36 and 55%. <![CDATA[Effects of syntactic simplification on reading comprehension of Elementary School students]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-64312019000100303&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Objetivo Investigar o efeito da estratégia de simplificação sintática de textos sobre o desempenho em compreensão leitora de escolares de 20 a 40 ano do ensino fundamental. Métodos Estudo transversal, analítico, caso controle. Participaram 112 escolares do ensino público, do 20 ao 40 ano escolar. Os participantes foram distribuídos em Grupo TO – expostos ao texto expositivo original e Grupo TS – expostos ao texto simplificado. Os grupos foram pareados segundo acurácia e não diferiram quanto à capacidade de compreensão leitora. O texto original foi submetido às seguintes modificações sintáticas: divisão de sentenças complexas, simplificação de marcadores discursivos, supressão de voz ativa e anáforas, inversão na ordem de cláusulas, com deslocamento da sentença principal para o início e utilização exclusiva da ordenação sujeito-verbo-objeto. Para atestar a simplificação, utilizou-se a ferramenta computadorizada CohMetrix-Port. A análise da compreensão por meio dos recontos dos textos lidos computou o total de ideias (centrais, detalhes) e de enlaces recontados. Resultados A análise comparativa dos grupos identificou diferenças quanto ao total de ideias centrais (U=1029,5, p=0,001), de detalhe (U=599,5, p=0,000) e total de ideias recontadas (U=1247,5, p=0,041), com melhor desempenho para o Grupo TS. A análise da escolaridade mostrou que o 30 e o 40 ano mais se beneficiaram da simplificação sintática. Conclusão A simplificação dos textos, atestada pelos parâmetros do CohMetrix-Port, produziu efeitos de facilitação sobre o processamento microestrutural do texto de escolares do 30 e 40 anos do ensino fundamental, promovendo maior retenção das ideias.<hr/>ABSTRACT Purpose To investigate the effects of Syntactic text simplification on the reading comprehension performance of Elementary School students. Methods Cross-sectional, analytical, case-control study. Study participants were 112 students regularly enrolled in the 2nd-4th grades of public Elementary Schools. Participants were divided into two groups: Group OT – students exposed to the original expository text and Group ST – students exposed to the simplified expository text. The groups were matched for accuracy and did not differ with respect to reading comprehension capacity. The simplified text was obtained by submitting the original text to the following syntactic modifications: separation of complex sentences, simplification of discursive markers, suppression of active voice and anaphora, inversion of clause order with displacement of the main clause to the beginning of the sentence, and exclusive use of the subject-verb-object order. Text simplification was verified using the Coh-Metrix-Port computational tool. Comprehension analysis through retell of the texts read determined the total of ideas (central and detailed) and retold links. Results Comparative analysis of the groups identified differences between the total of central, detailed and retold ideas, with the best performance observed in the Group ST. Students from 3rd and 4th grades benefitted the most from syntactic simplification. Conclusion Text syntactic simplification, verified by the Coh-Metrix-Port parameters, facilitated the micro-structural text processing of 3rd and 4th grade students, promoting greater retention of ideas. <![CDATA[Characterization of reading fluency in elementary school students]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-64312019000100304&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Objetivo Investigar o desenvolvimento da fluência leitora nos escolares do Ensino Fundamental II a fim de conhecer a evolução dessa habilidade no decorrer das séries pesquisadas. Métodos Gravação da leitura oral de um texto por 232 escolares oriundos do ensino público e privado, com média de idade entre 11 e 15 anos, cursando do 6° ao 9° ano, sem alterações de aprendizagem, linguagem, problemas sensoriais ou cognitivos. Na sequência foi aplicado questionário referente ao texto lido. As notas finais de Português foram obtidas junto a secretaria de cada instituição de ensino, a fim de se obter um indicativo do desempenho acadêmico. Resultados Houve evolução crescente da acurácia em leitura, exceto para o 7° e 8° anos da escola privada, que obtiveram a mesma média de palavras corretas lidas por minuto, e o 7° ano da escola pública, que obteve resultado inferior ao 6° ano. Os resultados do questionário aplicado indicam que texto foi lido de forma a permitir boa compreensão do conteúdo e as medidas de fluência obtidas são indicadoras de uma leitura com acesso ao significado do texto lido. As correlações existentes entre fluência de leitura e desempenho acadêmico de ambas as escolas são de fraca a moderada. Conclusão Os resultados deste estudo permitiram evidenciar que as taxas de fluência e acurácia em leitura aumentaram gradativamente com o avanço da escolaridade no Ensino Fundamental II, fornecendo uma estimativa dos valores esperados para cada ano escolar pesquisado, mediante leitura de um texto de nível fácil.<hr/>ABSTRACT Purpose The purpose of this study is to investigate the development and progress of reading fluency of secondary elementary school pupils in schooling grades that were selected for the study programme. Methods 232 elementary school pupils with ages ranging from 11 to 15 years of age, from both public and private schools were recorded reading a text aloud. None of the students selected had learning difficulties or any other forms of linguistic, sensory or cognitive problems. The pupils were asked to complete a questionnaire that was based on the text that they had previously read. The final grades in Portuguese were provided by each educational institution, in order to establish an indicator of academic performance. Results In general there was an increase in reading accuracy, except for the seventh and eight year pupils attending the private school that only managed the same average of word accuracy per minute, and the seventh year of the public school pupils who´s result was poorer than that of the sixth year. The results of the questionnaire that was given to the pupils showed a good level of comprehension of the textual content, and the measurements of fluency levels the pupils achieved showed that they understood the meaning of the text. The correlations between reading fluency and academic performance of both schools are weak to moderate. Conclusion The results of this study show that reading fluency and accuracy rates increased gradually along with the progress in secondary elementary schooling, giving an estimation of the expected values for each school year studied, that participated by reading an easy level text. <![CDATA[Libras discipline inclusion in graduation courses: future teacher’s vision]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-64312019000100305&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Objetivo Descrever a percepção de acadêmicos de licenciatura a respeito da disciplina Língua Brasileira de Sinais - Libras, quanto à sua organização e importância na formação profissional, bem como o entendimento dos acadêmicos sobre a Libras e a surdez. Métodos Foi realizada uma pesquisa com 59 acadêmicos de duas universidades localizadas em uma cidade no Sul do Brasil, que cursavam licenciaturas e que já haviam finalizado essa disciplina. A coleta dos dados ocorreu por meio da aplicação de questionário sobre a disciplina de Libras, sua organização e propósito. Resultados Notou-se, nas respostas dos discentes, que a organização e o funcionamento da disciplina, pelos docentes, parecem seguir uma tendência de ensino de vocabulário e gramática da língua, em detrimento de questões mais abrangentes sobre a surdez, os surdos e sua própria inclusão. A maioria dos participantes afirmou que a disciplina teve um impacto importante na sua visão com relação aos surdos e à Libras. Conclusão Destaca-se a necessidade de mais estudos relacionados à inserção da disciplina de Libras nos cursos de licenciatura, para que os discentes não tenham contato apenas com a língua de sinais, enquanto sistema linguístico, mas sim com discussões mais abrangentes a respeito da educação de surdos.<hr/>ABSTRACT Purpose To describe undergraduates’ perceptions about Libras discipline, regarding its organization and its importance for their professional training, as well as undergraduates’ understanding of Libras and deafness. Methods Research was held with 59 undergraduates from two universities located in a city in the South of Brazil, who attended graduation courses and had already attended that discipline, answered a questionnaire about Libras discipline and its organization and purpose. Results Undergraduates’ answers show that the organization and purpose of this discipline follow the trend of teaching vocabulary and grammar of the language, instead of broader issues such as deafness, deaf people and inclusion. Most of them claimed that the discipline had a positive impact on their perception about deafness and Libras. Conclusion Further studies related to the inclusion of Libras discipline in graduation courses are necessary, so that students not only have contact with the Sign Language as a linguistic system, but also with more comprehensive discussions about deaf education. <![CDATA[Replacement of hearing aids in hearing health program]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-64312019000100306&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Objetivo Verificar os motivos e o tempo médio de reposição de próteses auditivas em usuários atendidos no sistema de alta complexidade em saúde auditiva, em um hospital no Sul do Brasil. Métodos Realizou-se consulta aos prontuários dos pacientes (crianças, adultos e idosos) que receberam próteses auditivas por meio do programa de saúde auditiva, no período de janeiro de 2010 a julho de 2017. Foi verificado o motivo da reposição, o número de reposições e o tempo de reposição para cada uma das orelhas. Os dados foram analisados de forma quantitativa, utilizando-se os testes qui-quadrado de Pearson ou exato de Fisher, com nível de significância de 0,05. Resultados Foram analisados 1.256 prontuários de crianças, adultos e idosos. O principal motivo de reposição foi por falha técnica. Nas crianças, o tempo médio da primeira reposição foi menor do que nos adultos e nos idosos. Adultos e idosos formaram o grupo que mais buscou o serviço para realização da primeira reposição de seus dispositivos. As crianças formaram o grupo que mais precisou da segunda e da terceira reposições. Conclusão Trezentos e quarenta e dois pacientes necessitaram repor, no mínimo uma vez, seus dispositivos, tendo como principal motivo a falha técnica. O tempo médio entre a adaptação e a primeira reposição foi de aproximadamente quatro anos.<hr/>ABSTRACT Purpose To verify the causes and the average time of hearing aids replacement of patients of a high complexity system in hearing health in a hospital in the south of Brazil. Methods Electronic charts of patients (children, adults and elders), who received hearing aids through the hearing health program from 2010 to 2017, were analyzed. It was verified the causes, the number, and the average time of replacement, in each of patients’ ears. Data were analyzed quantitatively using Pearson's chi-square test or Fisher's exact test, with a significance level at 0.05. Results 1.256 charts of children, adults and elders were analyzed. The main cause of replacement was due to technical failure. In children the average time of replacement was shorter than in adults and the elders. Adults and elders were the groups that needed more replacements. Children’s group was the group that needed more than one replacement. Conclusion Technical failure was the main reason why users seek the service to perform a replacement of their devices, and the average time between adaptation and the first replacement was of approximately four years. <![CDATA[Decannulation: sociodemographic, clinical and speech-language indicators predictive of success]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-64312019000100307&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Objetivos Identificar a prevalência de sucesso na decanulação em pacientes adultos traqueostomizados e analisar os indicadores sociodemográficos, clínicos e fonoaudiológicos preditivos no processo. Métodos Estudo retrospectivo, observacional, com análise de prontuário de 189 pacientes adultos traqueostomizados internados, de junho de 2014 a dezembro de 2016, comparando variáveis sociodemográficas, clínicas e fonoaudiológicas entre os grupos decanulados e não decanulados, por meio de análise logística univariada e multivariada. Resultados A prevalência de sucesso na decanulação foi de 42,8%. A proporção entre sexo feminino e masculino foi semelhante nos dois grupos, com menor média de idade dos decanulados. As doenças mais observadas, nos dois grupos, foram diabetes mellitus e doenças neurológicas. Houve maior proporção de pacientes que decanularam entre os que apresentaram deglutição funcional, ausência de alterações vocais, deglutição espontânea de saliva, maior nível de consciência, dieta por via oral, teste Blue Dye negativo, tosse eficaz, capacidade para remover as secreções pulmonares, ausência de secreções abundantes, balonete desinsuflado, troca de cânula plástica por metálica, ausência de infecções ativas e de oxigenoterapia. A análise multivariada revelou, como variáveis associadas ao sucesso na decanulação, a ausência de secreções abundantes, a capacidade de remover secreções e o tempo de oclusão da traqueostomia. Conclusão A decanulação ocorreu em 42,8% dos pacientes adultos internados e os indicadores preditivos para o sucesso neste processo foram relacionados à secreção pulmonar e a capacidade de oclusão do estoma, mantendo a via aérea superior pérvia.<hr/>ABSTRACT Purpose Identify the prevalence of success in decannulation in adult tracheostomized patients and the sociodemographic, clinical and speech-language indicators predictive in the process. Methods Retrospective, observational study with analysis of medical records of 189 hospitalized tracheostomized adult patients, from June 2014 to December 2016, comparing the sociodemographic, clinical and speech-language variables between the decannulated and non-decannulated groups through univariate and multivariate logistic analyses. Results Success in decannulation was 42.8%. The proportion of females and males was similar in both groups, with lower mean age for the decannulated patients. The most frequently observed diseases in both groups were diabetes mellitus and neurological diseases. There was a greater proportion of decannulated patients among those who presented functional swallowing, absence of vocal disorders, spontaneous swallowing of saliva, higher levels of consciousness, oral feeding, negative Blue Dye test results, effective cough, ability to remove lung secretions, absence of abundant secretions, deflated cuff, replacement of plastic cannula with metal cannula, absence of active infections, and absence of oxygen therapy. Multivariate analysis revealed the following variables as associated with success in decannulation: absence of abundant secretions, ability to remove lung secretions, and tracheostomy-tube occlusion time. Conclusion Decannulation occurred in 42.8% of the hospitalized adult patients and the indicators predictive of success in this process were associated with pulmonary secretion and stomal occlusion capacity, keeping the upper airway open. <![CDATA[Effects of the use of different educational technologies in conceptual learning of the orofacial myofunctional system]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-64312019000100308&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Objetivo Comparar três métodos de aprendizagem sobre anatomia e fisiologia do sistema miofuncional orofacial, sendo dois interativos (uso de softwares educacionais) e um tradicional, quanto à aprendizagem conceitual de estudantes de graduação em Fonoaudiologia. Métodos Participaram 36 estudantes do segundo ano, alocados randomicamente em grupos: Grupo 1 (G1) – método interativo com jogo computacional 2D (n=12); Grupo 2 (G2) – método interativo com modelo computacional 3D (n=12); Grupo 3 (G3) – método tradicional (textos e figuras 2D) (n=12). Os métodos de aprendizagem foram aplicados durante estudo complementar, por sete semanas, após aula expositiva. Foi realizada uma avaliação de conhecimento antes da aplicação dos métodos de aprendizagem, imediatamente após e seis meses depois da conclusão, e o desempenho dos grupos, nos três momentos, foi comparado. Os dados foram analisados no software SPSS, versão 21 (nível de significância de 5%). Resultados Predominaram sujeitos do gênero feminino, com média de idade de 22,0 (±4,7) anos (F2,33=60,72, p=0,260). Os resultados indicaram que, no G1, apenas o pré-teste diferiu do pós-teste, enquanto no G2 e no G3 o pré-teste diferiu do pós-teste e do pós-teste tardio. Ao verificar a interação entre o desempenho dos grupos e os momentos de avaliação, observou-se que os resultados do GI foram inferiores aos dos demais grupos (F2,22=722,30 p&lt;0,001). Conclusão O uso de modelo computacional 3D foi comparável ao do método tradicional para a aprendizagem conceitual e retenção de conhecimento, em curto e longo prazo, sendo ambos mais eficazes do que o uso de jogo computacional 2D.<hr/>ABSTRACT Purpose Compare three learning methods on Anatomy and Physiology of the Orofacial Myofunctional System (OMS): two interactive methods with educational software and one traditional method, regarding the conceptual learning of Speech-Language and Hearing Sciences (SLHS) undergraduate students. Methods Thirty-six students were randomly divided into three groups: Group 1 (G1) - 2D computer game-based method (n=12); Group 2 (G2) - 3D computational model method (n=12); Group 3 (G3) - traditional method (texts and 2D images) (n=12). The learning methods were applied during a complementary study schedule, for seven weeks, after a lecture. Knowledge assessments were conducted prior to the application of the learning methods, immediately after, and six months after completion; the performance of the groups at the three moments was compared. Data were analyzed in SPSS 21 software (p≤0.005). Results Female individuals were predominant, with mean age of 22.0 (±4.7) years (F2.33=60.72; p=0.260). The results show that only the pre-test differed from the short-term test in the G1, whereas the pre-test differed from the short- and the long-term tests in the G2 and G3. Regarding correlation between the performance of the groups and the moments of evaluation, it was observed that the results for the G1 were inferior (F2.22=722.30; p&lt;0.001). Conclusion The 3D computational model was comparable to the traditional method for short- and long-term conceptual learning and knowledge retention, and both were more effective than the 2D computer game. <![CDATA[Audiological findings in patients with temporomandibular dysfunction]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-64312019000100309&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Objetivo Analisar os achados audiológicos em indivíduos com desordem temporomadibular e comparar esses achados com indivíduos sem desordem temporomanbibular. Métodos A amostra foi composta por 39 participantes adultos, de ambos os gêneros, com diagnóstico prévio de desordem temporomandibular (grupo de estudo) e 39 participantes adultos, sem desordem temporomandibular (grupo controle). Todos os participantes foram submetidos à audiometria tonal limiar em altas frequências, imitanciometria e pesquisa das emissões otoacústicas evocadas por produto de distorção. Resultados Observou-se prevalência de desordem temporomandibular no gênero feminino e a média de idade ficou acima da quarta década de vida. Na audiometria tonal limiar, foi observada ocorrência de perda auditiva do tipo neurossensorial e condutiva, no grupo de estudo, além de piores limiares auditivos em altas frequências. Em ambos os grupos, houve maior ocorrência de curva timpanométrica do tipo A, bem como diferenças entre os grupos na pesquisa do reflexo acústico ipsilateral e contralateral e no registro das emissões otoacústicas evocadas por produto de distorção. Conclusão Indivíduos com desordem temporomandibular apresentam piores resultados nos limiares auditivos, na timpanometria, nos reflexos acústicos ipsilaterais e contralaterais e nas emissões otoacústicas evocadas, quando comparados com o grupo controle.<hr/>ABSTRACT Purpose To analyze the audiological findings in individuals with temporomandibular disorder and compare these findings with individuals without temporomandibular disorder. Methods The sample was composed by 39 adult participants, both genders, with previous diagnosis of temporomandibular disorder (study group) and 39 adult participants, without temporomandibular disorder (control group). All the participants were submitted to audiometry including high frequencies, Immittance acoustic (Tympanometry and contralateral acoustic reflexes) and distortion product evoked otoacoustic emissions. Results The prevalence of temporomandibular disorder on female gender was observed, average age was over forty years old. In the audiometry, it was observed the incidence of hearing loss of a sensorineural and conductive type in the Study Group, besides worst hearing thresholds in high frequencies. In both groups, there was a bigger incidence of a type A tympanometric curve, as well as there were differences between the groups in the research of the ipsilateral and contralateral acoustic reflex and in the recording of distortion product evoked otoacoustic emissions. Conclusion It’s possible to conclude that individuals with temporomandibular disorder show worst results in the hearing thresholds, in the tympanometry, in the ipsilateral and contralateral acoustic reflexes, in the evoked otoacoustic emissions, when compared to the control group. <![CDATA[Acoustic voice analysis: comparison between two types of microphones]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-64312019000100310&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Objetivo Comparar os valores das medidas acústicas da voz, extraídas de gravações vocais realizadas com dois tipos de microfones. Métodos Participaram da pesquisa 103 pessoas do sexo feminino, com idades entre 18 e 54 anos. Foram coletadas amostras da vogal sustentada /e/, captadas por dois microfones, simultaneamente: Shure SM58 e Karsect HT-9. Foi realizada a análise acústica das vozes, com a extração de valores de frequência fundamental (F0), variação da frequência (Jitter) e variação de amplitude dos segmentos fundamentais da voz (Shimmer) e proporção Glottal to Noise Excitation (GNE). Resultados Houve diferenças entre os microfones apenas na medida de Shimmer, com predomínio de valores mais altos captados pelo Karsect HT-9. Porém, os resultados de ambos os microfones estiveram dentro dos padrões de normalidade do software utilizado. Conclusão Os resultados da análise acústica extraídos a partir da gravação de voz realizada com os microfones Shure SM58 e Karsect HT-9 foram semelhantes, concluindo-se que ambos os microfones podem ser utilizados para gravação do sinal sonoro na análise acústica.<hr/>ABSTRACT Purpose To compare acoustic measurements of voice recorded by two types of microphones. Methods The study counted with 103 women from 18 to 54 years old. The recorded sample was the sustained vowel /ɛ/. The acoustic signal was picked up simultaneously by two unidirectional microphones: the Shure SM58 and the Karsect HT-9. The acoustic analysis was performed on these edited vocal samples. The measured parameters were F0, Jitter, Shimmer and Glottal to Noise Excitation (GNE) ratio. Results Recurrent differences between the microphones were observed only in Shimmer measurement (p=0.026); the Karsect HT-9 presented higher values. However, the acoustic measures were within the normal range for healthy voices, despite of the microphone used. Conclusion The acoustic analysis results extracted from the voice recording performed with the Shure SM58 and the Karsect HT-9 microphones were similar. Hence, it can be deduced that, connected to a high-quality interface, both microphones can be used in the acoustic analysis to record the sound signal. <![CDATA[Internal consistency and latent factors in the variability of syntactic competence in elementary school students]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-64312019000100311&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Objetivo Apresentar o estudo de consistência interna e de fatores latentes responsáveis pela variabilidade de respostas a uma tarefa de avaliação de competências sintáticas, aplicada em crianças escolares do 2º ciclo do ensino fundamental I. Métodos Elaborou-se uma prova de complementação oral de sentenças, a partir de 30 orações subordinadas adverbiais. Participaram 113 escolares típicos (55,7% sexo feminino), entre 9 anos e 11 anos e 1 mês (média de idade = 9,5; desvio padrão = 0,6), matriculados no 4º (59,3%) e 5º (40,7%) anos do ensino fundamental da rede pública. Foram avaliados quanto à discriminação e processamento auditivo, memória fonológica, vocabulário expressivo e complementação oral de sentenças. Três juízes (dois fonoaudiólogos e um linguista) avaliaram 3390 respostas. Analisou-se por coeficiente Kappa de Fleiss (α=0,6), coeficiente de Alpha de Cronbach (α=0,4) e realizou-se análise fatorial com coeficiente Phi (α=0,7), com método de componentes principais. Resultados A concordância entre os três juízes mostrou k=0,61&lt;x&gt;1 para 6 itens. A análise dos dois fonoaudiólogos mostrou concordância perfeita para 2 itens e k=0,69&lt;x&gt;0,89 para 23 itens. Na análise da consistência interna, as categorias condicional e final mostraram α=0,43 e α=0,47, respectivamente. As demais categorias não mostraram consistência. Dos 13 fatores latentes identificados, apenas 1 mostrou ser responsável (12%) pela variância total de respostas. Conclusão A concordância entre juízes fonoaudiólogos foi substancial, os itens de teste não se mostraram correlacionados dentro da mesma categoria gramatical. O uso do modo subjuntivo na resposta complementar à oração principal parece ser um fator latente, condutor da variabilidade de resposta dos escolares.<hr/>ABSTRACT Purpose Present a study on the internal consistency and latent factors that promote response variability in an assessment task of syntactic competence applied to Elementary School students. Methods An oral sentence complementation task containing 30 main adverbial subordinate clauses was prepared. Participants were 113 students with typical development (55.7% girls), aged 9 years to 11 years and 1 month (M=9.5; SD=0.6), regularly enrolled in the 4th (59.3%) and 5th (40.7%) grades of a public Elementary School. The schoolchildren were evaluated with respect to auditory discrimination and processing (simplified assessment), phonological short-term and working memory, expressive vocabulary, and oral sentence complementation. Data were analyzed using the Fleiss’ Kappa (α=0.6) and Cronbach's Alpha (α=0.4) coefficients. Phi coefficient (α=0.7) factor analysis with the principal components method was also performed. Results Inter-rater concordance between the three judges was α=0.61&lt;x&gt;1 for six clauses. Concordance between the two speech-language pathologists was perfect for two clauses and k=0.69&lt;x&gt;0.89 for 23 clauses. In the internal consistency analysis, the condition and purpose subordinate clause categories showed α=0.43 and α=0.47, respectively. Of the 13 latent factors identified, only one (12%) promoted total response variance. Conclusion Inter-rater concordance between the speech-language pathologists was significant, task items were not correlated within the same grammatical category, and the use of the subjunctive mood in the complementation response to the main clause seems to be a latent factor promoting the response variability of students. <![CDATA[The perception of the elderly about communication in the aging process]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-64312019000100312&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Objetivo Verificar a percepção dos idosos sobre seu processo de comunicação no envelhecimento. Métodos Estudo qualitativo, com base na metodologia pesquisa-ação-participante, desenvolvido por meio do Itinerário de pesquisa de Paulo Freire, que consiste de três etapas dialéticas: investigação temática; codificação e descodificação e desvelamento crítico. O estudo desenvolveu-se em quatro Círculos de Cultura, no período de junho a julho de 2017, incluindo a participação de dez idosos de uma universidade aberta da terceira idade. Resultados A partir do diálogo, foram enunciadas temáticas que envolveram o desvelamento das tecnologias e seu impacto na comunicação dos idosos. Destacaram-se a fragilidade dos participantes, em relação aos avanços das Tecnologias da Informação e Comunicação, e a dificuldade apresentada por este público nos processos interativos, principalmente relacionados à família, decorrentes do uso em grande escala destas ferramentas. Conclusão Não foram mencionados, pelos participantes, aspectos patológicos, ou em relação às perdas funcionais do processo de envelhecimento, mas o interesse em dialogar sobre as tecnologias de informação de comunicação. O estudo representou a percepção dos participantes nos Círculos de Cultura, evidenciando a relevância de metodologias, como a de Paulo Freire, na discussão de temas que tangem o cotidiano das pessoas, contribuindo para um processo reflexivo que busca a melhora da qualidade de vida.<hr/>Abstract Purpose to verify the perception of the elderly about their communication process in aging. Methods a qualitative study, based on the research-action-participant methodology, developed through Paulo Freire's research itinerary, which consists of three dialectical stages: thematic research; coding and decoding and critical unveiling. The study was developed in four Circles of Culture, from June to July 2017, including the participation of ten elderly people from an open university of the elderly. Results from the dialogue, were thematic issues that involved the unveiling of technologies and their impact on the communication of the elderly. The participants' fragility was highlighted in relation to advances in Information and Communication Technologies and the difficulty presented by this public in the interactive processes, mainly related to the family, resulting from the large-scale use of these tools. Conclusion the participants did not mention pathological aspects or the functional losses of the aging process, but they had interest in dialoguing on Information and Communication Technologies. The study represented the participants' perception in the Culture Circles, evidencing the relevance of methodologies, such as that of Paulo Freire, in the discussion of themes that touch the daily life of people, contributing to a reflexive process that seeks to improve the quality of life. <![CDATA[The difficulties in the care of the patient with neurodegenerative diseases: the speech-language therapist and the multi-professional team]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-64312019000100313&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Objetivo Analisar as dificuldades de fonoaudiólogos quanto à intervenção fonoaudiológica em indivíduos com doenças neurodegenerativas. Métodos Trata-se de um estudo transversal com 74 fonoaudiólogos brasileiros. Os profissionais foram convidados, por meio de redes sociais, a responder um questionário online com perguntas sobre sua atuação profissional com indivíduos com doenças neurodegenerativas. Foram incluídos apenas fonoaudiólogos que atuavam no território brasileiro e que atendiam, ou já haviam atendido, indivíduos com doenças neurodegenerativas. Para verificar a existência de associação entre aspectos da experiência dos fonoaudiólogos e as dificuldades referidas, utilizaram-se os testes estatísticos Mann-Whitney U, Qui-quadrado e Exato de Fisher. Resultados As maiores dificuldades encontradas quanto ao atendimento de indivíduos com doenças neurodegenerativas foram: dificuldade de adesão do cuidador às orientações fonoaudiológicas (52,7%), insuficiência na comunicação entre os profissionais da equipe para um cuidado interdisciplinar (52,7%) e chegada tardia para avaliação (50%). A dificuldade de adesão do paciente às orientações fonoaudiológicas (p=0,015) e a dificuldade relacionada à insuficiência na comunicação entre os profissionais para um cuidado interdisciplinar (p=0,036) foram associadas ao menor tempo de formação profissional. Já a dificuldade de adesão do cuidador às orientações fonoaudiológicas, foi associada a equipes não interdisciplinares (p=0,014). Conclusão A falta de comunicação eficiente na equipe multiprofissional, a não adesão dos cuidadores e a chegada tardia do indivíduo para avaliação fonoaudiológica, junto ao desconhecimento das possibilidades de atuação da fonoaudiologia, foram os principais obstáculos enfrentados pelos profissionais. O tempo de formação profissional foi um dos aspectos mais associados às dificuldades no trabalho de fonoaudiólogos que atendem indivíduos com doenças neurodegenerativas.<hr/>ABSTRACT Purpose To analyze the difficulties of speech-language therapists regarding speech-language intervention in patients with neurodegenerative diseases. Methods This is a cross-sectional study with 74 Brazilian speech-language therapists. The professionals were invited through the social networks to respond an online questionnaire with open and closed questions about their professional performance with patients with neurodegenerative diseases. We included only speech-language therapists who work within the Brazilian territory and who attend, or have attended, individuals with neurodegenerative diseases. Descriptive and inferential analysis of the data was performed. Mann-Whitney U, Chi-square and Fisher Exact tests were used. Results The greatest difficulties encountered in the care of patients with neurodegenerative diseases were: difficulty in caregiver adhering to orientations (52.7%), lack of communication among professionals of the team for interdisciplinary care (52.7%), and late arrival for evaluation (50%). The difficulty of patient adherence to speech-language therapist’s orientations (p=0.015) and difficulty related to communication failure among professionals for interdisciplinary care (p=0.036) were associated with shorter time of profession. However, the difficulty of adherence of the caregiver to orientations was associated with non-interdisciplinary teams (p=0.014). Conclusion The lack of efficient communication in multiprofessional team, the non-adherence of the caregivers and the late arrival of the individual for speech-language assessment, together with the lack of knowledge about the possibilities of speech-language therapy, were the main obstacles faced by professionals. The time of profession was the main variable associated with difficulties in the work of the speech-language therapists that attend patients with neurodegenerative diseases. <![CDATA[Association between aspects of clinical assessment of the tongue accomplished in children]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-64312019000100314&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Objetivo Pesquisar a existência de associação entre os aspectos da avaliação clínica da língua. Métodos Estudo transversal observacional, com 80 crianças brasileiras, saudáveis, faixa etária entre 8 e 12 anos, sendo 36 (45%) do gênero masculino e 44 (55%) do gênero feminino. Foram avaliados aspectos da língua relacionados à morfologia, frênulo, mobilidade, praxias e força. Foram obtidas as associações entre os aspectos da avaliação clínica, considerando nível de significância de 5%. Resultados Houve associação entre largura e altura; entre extensão do frênulo e as provas de sugar a língua no palato, vibrar, protrair/retrair e tocar comissuras direita e esquerda e lábios superior e inferior e entre a fixação do frênulo no assoalho da boca e as provas de sugar a língua no palato e vibrar. A prova de estalar ápice de língua apresentou associação com estalar o corpo. Estalar a língua (ápice ou corpo) apresentou associação com sugar a língua no palato, vibrar, protrair/retrair, tocar comissuras direita e esquerda e lábios superior e inferior e força. A prova de sugar a língua no palato apresentou associação com vibrar, protrair/retrair, tocar comissuras direita e esquerda e lábios superior e inferior e força de língua e a prova de vibrar a língua, com protrair e retrair e força de língua. Também houve associação entre protrair e retrair e tocar comissuras direita e esquerda e lábios superior e inferior. Conclusão Os aspectos da língua na avaliação clínica apresentaram associações entre si.<hr/>ABSTRACT Purpose Investigate the possible association between myofunctional aspects of the tongue clinical evaluation. Methods Observational, cross-sectional study conducted with 80 healthy Brazilian schoolchildren aged 8-12 years: 36 (45%) males and 44 (55%) females. The following aspects of the tongue were assessed: morphology, frenulum, mobility, praxis, and force. Association between the aspects of clinical evaluation was obtained considering a statistical significance level of 5%. Results The following associations were observed: between tongue width and height; between frenulum length and the tasks of sucking the tongue on palate, tongue vibration, tongue protrusion/retraction, and touching right and left commissures and upper and lower lips; between frenulum attachment to the floor of the mouth and the tasks of sucking tongue on palate and tongue vibration. In the snap task, tongue apex snap was associated with tongue body snap. Tongue snap (apex or body) was associated with sucking the tongue on palate, tongue vibration, tongue protrusion/retraction, touching right and left commissures and upper and lower lips, and tongue force. Sucking tongue on palate was associated with tongue vibration, tongue protrusion/retraction, touching right and left commissures and upper and lower lips, and tongue force. Tongue vibration was associated with tongue protrusion/retraction and tongue force. Association was also observed between the tongue protrusion/retraction task and touching right and left commissures and upper and lower lips. Conclusion Association between tongue aspects was verified in the clinical evaluation. <![CDATA[Computer-based auditory training: different type of performance analysis]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-64312019000100315&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Objetivo Analisar e correlacionar o desempenho auditivo na etapa de avaliação existente no software escolhido e respostas eletrofisiológicas pré e pós-treinamento auditivo computadorizado. Métodos Trata-se de um estudo longitudinal, comparativo, clínico e experimental, realizado após aprovação do comitê de ética. A amostra foi composta por sete crianças, com idade entre 7 anos e 8 anos e 11 meses, de ambos os gêneros, diagnosticadas com transtorno do processamento auditivo. A intervenção terapêutica foi baseada no treinamento com o software Escuta Ativa® e composta por 12 sessões, realizadas duas vezes por semana, com duração aproximada de 30 minutos cada. Analisou-se a pontuação nas etapas de avaliação existente no software escolhido e os achados da medida eletrofisiológica potencial evocado auditivo de longa latência, especificamente o componente P3, pré e pós-treinamento, por meio de estudo estatístico adequado. Resultados Dentre as três etapas de avaliação pelo software, não houve resultado estatisticamente significativo pós-treinamento. Quanto ao componente P3, 3 das 4 crianças com ausência do componente passaram a tê-lo, pós-intervenção terapêutica. Na busca de correlação entre resultados comportamentais e eletrofisiológicos, não houve significância estatística, em ambos os momentos de avaliação. Conclusão Não foi possível verificar diferença significativa entre os períodos pré e pós-treinamento, usando a etapa de avaliação do próprio software, mostrando necessidade de mais estudos de investigação para verificar a utilização desta ferramenta de avaliação em ambiente clínico. Percebeu-se efeito da plasticidade pós-treinamento, com o surgimento do componente P3 em algumas crianças. Não houve correlação entre as etapas de avaliação pelo software e a mensuração eletrofisiológica.<hr/>ABSTRACT Purpose Analyze and correlate the auditory performance in the evaluation stage in the chosen software and electrophysiological responses pre and post computer-based auditory training. Methods This is a longitudinal, comparative, clinical and experimental study, performed after the approval of the ethics committee. The sample consisted of seven children, aged 7 to 8 years and 11 months, from both genders, diagnosed with auditory processing disorder. The therapeutic intervention was based on the training with the Escuta Ativa® software and composed of 12 sessions, perforned twice a week, lasting approximately 30 minutes each. The score in the evaluation stage in the chosen software and the findings of the electrophysiological measurement on Long-Latency Potential Evoked Auditory, specifically P3 component, pre and post-training, were analyzed through an adequate statistical study. Results Among the three stages of the evaluation by the software, there was no statistically significant post-training result. As for the P3 component, 3 out of the 4 children started to have it post-intervention therapy. In the search for correlation between behavioral and electrophysiological results, there was no statistical significance in either moments of the evaluation. Conclusion It was not possible to verify a significant difference between the pre and post-training periods in the evaluation stage of the software itself, showing the need for further studies to verify the use of this evaluation tool in a clinical setting. An effect of post-training plasticity with the appearance of P3 component was noted in some children. There was no correlation between the evaluation steps by the software and the electrophysiological measurement. <![CDATA[Evaluation of central auditory processing in children affected by stroke: a systematic review of the literature]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-64312019000100500&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Objetivos Identificar estudos que tenham abordado as avaliações do processamento auditivo central, eletrofisiológicas e/ou comportamentais, em crianças e adolescentes acometidos por acidente vascular cerebral. Estratégia de pesquisa Conduziu-se uma busca no mês de julho de 2017, usando os descritores: stroke , auditory perception, childhood, child, children e evoked potentials auditory nas bases de dados PubMed, Scopus e SciELO. Critérios de seleção Foram selecionados artigos em inglês e português, publicados até julho de 2017, sem limitação de data inicial. Os artigos deveriam apresentar abordagem metodológica que referisse achados da avaliação do processamento auditivo central, em crianças e adolescentes com diagnóstico de acidente vascular cerebral. Resultados Inicialmente, foram encontrados 15 estudos, resultando na seleção de três artigos que atendiam aos critérios de inclusão e que foram considerados relevantes para a amostra deste estudo. Devido ao fato de que nenhum dos estudos incluídos tenha utilizado os potenciais evocados auditivos de longa latência em suas avaliações audiológicas, optou-se por realizar uma segunda busca, com os descritores: stroke AND children AND evoked potentials, auditory, nas mesmas bases de dados. Com estes descritores, obteve-se 36 artigos e, destes, apenas um artigo foi selecionado, de acordo com os critérios de inclusão estabelecidos. Conclusão Foram verificados poucos estudos na literatura, que tenham avaliado o processamento auditivo central em crianças e adolescentes acometidos por acidente vascular cerebral. Não obstante, salienta-se a importância dos estudos encontrados para contribuição nos processos de diagnóstico e de monitoramento terapêutico dessa população.<hr/>ABSTRACT Purpose To identify studies that have addressed Central Auditory Processing (CAP), through electrophysiological and/or behavioral tests, in children and adolescents affected by Stroke. Research strategy A search was conducted in July 2017, using the descriptors: “stroke ”, auditory perception”, “childhood ”, “child” and “ evoked potentials, auditory” in PubMed, Scopus and SciELO databases. Selection criteria Articles written in English, Portuguese and Spanish, published until July 2017, without start date limitation. The articles should present a methodological approach that refers to the findings of central auditory processing assessment in children and adolescents diagnosed with stroke. Results First, 15 studies were found, and three of them were selected because they met the inclusion criteria and were considered relevant for the sample of the present study. As none of the included studies used LLAEP in their audiological assessments, a second search was performed with the descriptors: “stroke” AND “ children” AND “evoked potentials, auditory ” in the same databases. A total of 36 papers were found with these descriptors but only one paper was selected, according to the established inclusion criteria. Conclusion Few studies in the literature have assessed central auditory processing in children and adolescents with stroke. Nevertheless, the studies are important for diagnos and therap monitoring in this population. <![CDATA[Applications of vestibular-evoked myogenic potentials: a systematic literature review]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-64312019000100501&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Objetivos Revisar a literatura científica sobre as principais técnicas usadas para gerar o potencial evocado miogênico vestibular (VEMP) e suas aplicações clínicas. Estratégia de pesquisa Os artigos que descrevem os métodos de registro e as aplicações do VEMP foram localizados nas bases de dados PubMed, Web of Science, MEDLINE, Scopus, LILACS e SciELO. O levantamento realizado limitou-se aos artigos publicados nos idiomas Inglês, Português e Espanhol, entre janeiro de 2012 e maio de 2018. Critérios de seleção Artigos sobre os aspectos técnicos para a realização do VEMP ocular, cervical ou do músculo sóleo, com estimulação auditiva ou galvânica e artigos sobre as aplicações clínicas do VEMP foram incluídos; artigos repetidos nas bases de dados, artigos de revisão de literatura, relato de casos, cartas e editoriais foram excluídos. Resultados A estratégia de busca resultou na seleção de 28 artigos. Os estudos evidenciaram três métodos de registro do VEMP: cervical, ocular e no músculo sóleo. As aplicações clínicas do VEMP incluíram doença de Ménière, neurite vestibular, síndrome da deiscência do canal semicircular superior, doença de Parkinson, lesões centrais isquêmicas e mielopatias motoras. Conclusão Independentemente da técnica de registro, o VEMP mostrou-se útil como ferramenta complementar para o diagnóstico de doenças vestibulares periféricas e centrais.<hr/>ABSTRACT Purpose To review the scientific literature on the main techniques used to generate vestibular-evoked myogenic potential (VEMP) and its clinical applications. Research strategy A search for articles describing VEMP recording methods and applications was conducted in the PubMed, Web of Science, MEDLINE, Scopus, LILACS and SciELO databases. The search was limited to articles published in English, Portuguese, and Spanish between January 2012 and May 2018. Selection criteria Articles addressing the technical aspects for performing ocular, cervical or soleus VEMP with auditory or galvanic stimulation and articles on the clinical applications of VEMP were included in this review, whereas articles repeated in the databases, literature reviews, case reports, letters, and editorials were excluded. Results The search strategy resulted in the selection of 28 articles. The studies evidenced three methods of VEMP recording: responses from the cervical, ocular and soleus muscle. Clinical applications of VEMP included Meniere’s disease, vestibular neuritis, superior semicircular canal dehiscence syndrome, Parkinson's disease, central ischemic lesions, and motor myelopathies. Conclusion Regardless of the recording technique, VEMP has proved to be useful as a complementary tool for the diagnosis of peripheral and central vestibular diseases. <![CDATA[Orofacial rehabilitation in head and neck burns: a systematic review of the literature]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-64312019000100502&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Objetivos Investigar estudos sobre o tratamento das queimaduras em cabeça e pescoço, nas diversas áreas da saúde envolvidas na assistência a queimados (médica, enfermagem, fonoaudiologia, fisioterapia e terapia ocupacional), avaliando a eficácia das técnicas empregadas, principalmente no que se refere à reabilitação da funcionalidade da musculatura em cabeça e pescoço. Estratégia de pesquisa Os artigos foram selecionados por meio da base de dados PubMed, utilizando os descritores “burn and face and speech-language pathology”, “burn and face and speech language”, “burn and face and rehabilitation”, “burn and face and myofunctional rehabilitation”, “burn and face and myofunctional therapy”, “nonsurgical and scar and management”, “burn and face and nonsurgical” e “burn and face and scar and management”. Critérios de seleção Foram incluídos artigos que investigaram os tratamentos das queimaduras em cabeça e pescoço, associados à reabilitação da funcionalidade da musculatura em cabeça e pescoço, utilizando exercícios musculares e/ou terapias manuais. Resultados A maioria dos tratamentos descritos apresentou efeitos benéficos para pacientes com queimaduras. Foi observada grande variabilidade da metodologia adotada para a aplicação e verificação dos efeitos dos tratamentos. Conclusão Apesar do crescente número de pesquisas, ainda não existe consenso quanto à melhor técnica terapêutica e ao real benefício de cada uma delas. Existe uma grande diversidade nos protocolos de tratamento, sendo que um número pequeno de estudos de tratamento visa a funcionalidade do sistema miofuncional orofacial. A maioria dos estudos tem, como foco, atividades motoras isoladas, que visam à mobilidade mandibular.<hr/>ABSTRACT Purpose Analyze studies addressing the treatment of head and neck burns in different fields of health care, especially treatments that involve the functional rehabilitation of the head and neck muscles. Research strategy This qualitative review of the literature analyzed international scientific publications in the PubMed database that used the following keywords: “burn and face and speech-language pathology”, “burn and face and speech language”, “burn and face and rehabilitation”, “burn and face and myofunctional rehabilitation”, “burn and face and myofunctional therapy”, “nonsurgical and scar and management”, “burn and face and nonsurgical”, and “burn and face and scar and management”. Selection criteria Scientific publications on treatment strategies for head and neck burns associated to functional rehabilitation of the head and neck muscles using muscle exercises and/or manual therapy were included in this study. Results Overall, most of the treatments described in the investigated studies presented positive outcomes for patients with head and neck burns. The studies showed wide variability in terms of treatment proposals and methodologies used to verify treatment efficacy. Conclusion Although a growing number of publications on the rehabilitation of head and neck burns were observed, the best therapeutic technique and its real benefits remain unclear. There is a wide range of treatment protocols, and very few focus on the functional treatment of the orofacial myofunctional system. Most of the studies propose isolated motor activities to improve the mandibular range of movements. <![CDATA[Auditory alteration in osteogenesis imperfecta: systematic literature review]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-64312019000100503&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Objetivos Analisar as publicações científicas sobre audição em indivíduos com osteogênese imperfeita. Estratégias de pesquisa Trata-se de revisão sistemática de literatura. Foram selecionados os descritores Hearing OR Hearing Loss AND Osteogenesis Imperfecta. Duas revisoras consultaram as bases de dados Cochrane Library, PubMed, LILACS, Scopus e Embase. Critérios de seleção utilizaram-se os Descritores em Ciências da Saúde, não sendo delimitado período de publicação dos estudos. Foram critérios de inclusão estudos de coorte, seguimento, transversais, casos controle e em idioma inglês. Foram critérios de exclusão artigos editoriais, relatos/séries de casos, resumos de eventos e estudos conduzidos em animais. Os estudos selecionados foram analisados pela Iniciativa STROBE e pelo Sistema GRADE. Resultados Dos 652 estudos obtidos, foram selecionados 16. A perda auditiva do tipo condutiva foi o tipo mais comum na população com osteogênese imperfeita (OI) e seu início ocorre por volta da segunda década de vida. A definição e a classificação para aferição de perda auditiva, nas publicações com a população com osteogênese imperfeita, apresentaram discordância entre os estudos. Conclusão Esta revisão respondeu às perguntas a que se propôs, constatando que as alterações audiológicas encontradas em pacientes com OI são do tipo condutivo, neurossensorial e misto. Alterações condutivas são mais comuns em pacientes mais jovens e alterações neurossensoriais, em pacientes mais velhos. A Iniciativa STROBE apontou itens descritos de forma parcial e o Sistema GRADE concluiu que os estudos apresentaram alguma falha metodológica.<hr/>ABSTRACT Purpose To analyze scientific publications on the hearing issue of patients with osteogenesis imperfecta. Reserch strategy This study is a systematic literature review. The following descriptors were selected “Hearing” OR “Hearing Loss” AND “Osteogenesis Imperfecta”. Two reviewers searched the Cochrane Library, Pubmed, Latin American and Caribbean Health Sciences Literature, Scopus and Embase databases. Selection criteria Descriptors in Health Sciences were used and the publication period of studies was not limited. Inclusion criteria were cohort, follow-up, cross-sectional, and control studies in English language. Exclusion criteria were editorial articles, case reports, case summaries, and animal studies. Selected studies were analyzed by the STROBE Initiative and the GRADE System. Results Of the 652 studies, 16 were selected. Conductive hearing loss is the most common type in the osteogenesis imperfecta (OI) population and its onset is around the second decade of life. Definition and classification for hearing loss measurement in publications with the osteogenesis imperfecta population present disparities among studies. Conclusion This review met the objectives proposed, concluding that audiological alterations found in OI patients are of conductive, sensorineural and mixed types; conductive alterations are more common in younger patients and sensorineural alterations in older ones. The STROBE initiative partially pointed out described items and the GRADE system concluded that studies present some methodological failure. <![CDATA[Language in Treacher Collins Syndrome: a dialogical analysis]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-64312019000100600&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO A Síndrome de Treacher Collins ou Disostose Mandibulofacial é decorrente de mutações genéticas e caracterizada por malformações craniofaciais. Crianças com essa síndrome podem apresentar dificuldades cognitivas, linguísticas e psicomotoras. São raras as publicações que discorrem sobre a complexidade de seus aspectos terapêuticos, especialmente, voltados à evolução clínica vinculada à linguagem. O presente estudo objetiva analisar o processo terapêutico voltado à oralidade de um menino com essa síndrome, considerando a natureza dialógica da linguagem. Trata-se de um estudo de caso longitudinal e prospectivo, realizado em uma clínica-escola de uma Universidade, situada no sul do Brasil, durante quatro anos, desde 2012 até 2016. Os dados foram coletados a partir de gravações semanais do paciente em interação com os seus terapeutas, sendo, também, considerados os registros arquivados em seu prontuário. Os resultados indicam que a criança apresentou evolução no que se refere à apropriação da linguagem oral. Apesar das dificuldades na produção vocal e na articulação de fonemas, decorrentes de alterações craniofaciais próprias da síndrome em questão, as atividades dialógicas estabelecidas entre o menino, seus terapeutas e sua família, propiciaram mudanças gradativas no seu posicionamento em relação ao outro e à linguagem. Inicialmente, ele fazia uso de gestos, mímicas faciais, apontamentos, os quais eram compreendidos apenas pelas pessoas que faziam parte do seu cotidiano. Atualmente, além dos recursos gestuais, ele passou a usar a oralidade para participar de práticas interativas, indicando mais autonomia para interagir com seus interlocutores.<hr/>ABSTRACT The Treacher Collins Syndrome or Mandibulofacial dysostosis is due to genetic mutations and characterized by craniofacial malformations. Children with this syndrome may present cognitive, linguistic and psychomotor difficulties. There are few publications that discuss the complexity of its therapeutic aspects, especially those focused on language clinical evolution. The present study aims to analyze a speech - language clinical work on oral language of a boy who has this syndrome, considering the dialogical nature of language. This is a longitudinal and prospective case study, carried out in a university clinic located in the south of Brazil, during four years, from 2012 to 2016. Data were collected from weekly recordings of the patient interacting with his therapists, and also from his record files. The results indicate that this child presented oral language appropriation evolution. Despite his vocal production and phonemes articulation´s difficulties, due to his craniofacial alterations that characterize this syndrome, the dialogical activities established between the child, his therapists and his family, caused gradual changes in his language use. Initially, he used gestures, facial mimics, pointing, which were understood only by people who were part of his daily life. Nowadays, he still uses gestures, but he also began to use oral language to participate in interactive practices, which indicates his autonomy to interact with other people. <![CDATA[ERRATUM]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-64312019000100900&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO A Síndrome de Treacher Collins ou Disostose Mandibulofacial é decorrente de mutações genéticas e caracterizada por malformações craniofaciais. Crianças com essa síndrome podem apresentar dificuldades cognitivas, linguísticas e psicomotoras. São raras as publicações que discorrem sobre a complexidade de seus aspectos terapêuticos, especialmente, voltados à evolução clínica vinculada à linguagem. O presente estudo objetiva analisar o processo terapêutico voltado à oralidade de um menino com essa síndrome, considerando a natureza dialógica da linguagem. Trata-se de um estudo de caso longitudinal e prospectivo, realizado em uma clínica-escola de uma Universidade, situada no sul do Brasil, durante quatro anos, desde 2012 até 2016. Os dados foram coletados a partir de gravações semanais do paciente em interação com os seus terapeutas, sendo, também, considerados os registros arquivados em seu prontuário. Os resultados indicam que a criança apresentou evolução no que se refere à apropriação da linguagem oral. Apesar das dificuldades na produção vocal e na articulação de fonemas, decorrentes de alterações craniofaciais próprias da síndrome em questão, as atividades dialógicas estabelecidas entre o menino, seus terapeutas e sua família, propiciaram mudanças gradativas no seu posicionamento em relação ao outro e à linguagem. Inicialmente, ele fazia uso de gestos, mímicas faciais, apontamentos, os quais eram compreendidos apenas pelas pessoas que faziam parte do seu cotidiano. Atualmente, além dos recursos gestuais, ele passou a usar a oralidade para participar de práticas interativas, indicando mais autonomia para interagir com seus interlocutores.<hr/>ABSTRACT The Treacher Collins Syndrome or Mandibulofacial dysostosis is due to genetic mutations and characterized by craniofacial malformations. Children with this syndrome may present cognitive, linguistic and psychomotor difficulties. There are few publications that discuss the complexity of its therapeutic aspects, especially those focused on language clinical evolution. The present study aims to analyze a speech - language clinical work on oral language of a boy who has this syndrome, considering the dialogical nature of language. This is a longitudinal and prospective case study, carried out in a university clinic located in the south of Brazil, during four years, from 2012 to 2016. Data were collected from weekly recordings of the patient interacting with his therapists, and also from his record files. The results indicate that this child presented oral language appropriation evolution. Despite his vocal production and phonemes articulation´s difficulties, due to his craniofacial alterations that characterize this syndrome, the dialogical activities established between the child, his therapists and his family, caused gradual changes in his language use. Initially, he used gestures, facial mimics, pointing, which were understood only by people who were part of his daily life. Nowadays, he still uses gestures, but he also began to use oral language to participate in interactive practices, which indicates his autonomy to interact with other people. <![CDATA[ERRATUM]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-64312019000100901&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO A Síndrome de Treacher Collins ou Disostose Mandibulofacial é decorrente de mutações genéticas e caracterizada por malformações craniofaciais. Crianças com essa síndrome podem apresentar dificuldades cognitivas, linguísticas e psicomotoras. São raras as publicações que discorrem sobre a complexidade de seus aspectos terapêuticos, especialmente, voltados à evolução clínica vinculada à linguagem. O presente estudo objetiva analisar o processo terapêutico voltado à oralidade de um menino com essa síndrome, considerando a natureza dialógica da linguagem. Trata-se de um estudo de caso longitudinal e prospectivo, realizado em uma clínica-escola de uma Universidade, situada no sul do Brasil, durante quatro anos, desde 2012 até 2016. Os dados foram coletados a partir de gravações semanais do paciente em interação com os seus terapeutas, sendo, também, considerados os registros arquivados em seu prontuário. Os resultados indicam que a criança apresentou evolução no que se refere à apropriação da linguagem oral. Apesar das dificuldades na produção vocal e na articulação de fonemas, decorrentes de alterações craniofaciais próprias da síndrome em questão, as atividades dialógicas estabelecidas entre o menino, seus terapeutas e sua família, propiciaram mudanças gradativas no seu posicionamento em relação ao outro e à linguagem. Inicialmente, ele fazia uso de gestos, mímicas faciais, apontamentos, os quais eram compreendidos apenas pelas pessoas que faziam parte do seu cotidiano. Atualmente, além dos recursos gestuais, ele passou a usar a oralidade para participar de práticas interativas, indicando mais autonomia para interagir com seus interlocutores.<hr/>ABSTRACT The Treacher Collins Syndrome or Mandibulofacial dysostosis is due to genetic mutations and characterized by craniofacial malformations. Children with this syndrome may present cognitive, linguistic and psychomotor difficulties. There are few publications that discuss the complexity of its therapeutic aspects, especially those focused on language clinical evolution. The present study aims to analyze a speech - language clinical work on oral language of a boy who has this syndrome, considering the dialogical nature of language. This is a longitudinal and prospective case study, carried out in a university clinic located in the south of Brazil, during four years, from 2012 to 2016. Data were collected from weekly recordings of the patient interacting with his therapists, and also from his record files. The results indicate that this child presented oral language appropriation evolution. Despite his vocal production and phonemes articulation´s difficulties, due to his craniofacial alterations that characterize this syndrome, the dialogical activities established between the child, his therapists and his family, caused gradual changes in his language use. Initially, he used gestures, facial mimics, pointing, which were understood only by people who were part of his daily life. Nowadays, he still uses gestures, but he also began to use oral language to participate in interactive practices, which indicates his autonomy to interact with other people.