Acessibilidade / Reportar erro

Ouro Preto: dos gestos de transformação do "colonial" aos de construção de um "antigo moderno"

Ouro Preto: from the transforming gestures of the "colonial" to the construction of the "modern antique"

Resumos

As transformações urbanas e arquiteturais introduzidas nas cidades do século XIX produziram diferentes maneiras de integrar inovações, coexistindo ou não com a preservação do passado e,mesmo, a construção de um "patrimônio histórico". São examinadas as diferentes variáveis em jogo,como, de um lado, o cosmopolitismo das medidas de intervenção e melhoramentos urbanos, e, de outro, a introdução de novos dispositivos formais, técnico-construtivos, ou a transferência demodelos, dentro do quadro de condições materiais, políticas e culturais. Toma-se Ouro Preto, acidade mitificada, como um estudo de caso para a compreensão dos esforços que procuraram aconstrução de um "monumento histórico", artificialmente homogeneizando a realidade urbana em detrimento de sua historicidade e das transformações ocorridas.

História Urbana; Patrimônio histórico e desistoricização; Ouro Preto


Urban and architectural changes experienced by XIXth-century cities allowed different sorts of cohabitation with the past and even the production of a "historic heritage". Different variables and their specific interplay are considered, such as, on the one hand, the cosmopolitan character of urban interventions and betterment projects, and, on the other hand, the introduction of new morphological, technico-constructive appliances or the transfer of models ( both acting within a context of local material, political and cultural conditions. Ouro Preto, the mythical city is taken as a case study for understanding how efforts towards the construction of a "historical monument" artificially homogenized the urban reality to the disavantage of its historicity and actual transformations.

Urban History; Hisloric heritagc and lack of historicity; Ouro


ESTUDOS DE CULTURA MATERIAL

Ouro Preto: dos gestos de transformação do "colonial" aos de construção de um "antigo moderno"* * Este artigo retoma e amplia com algumas modificações o capítulo "Ouro Preto: la sonie du C'ddre colonial" que faz pane da minha tese de Doutoramento (Angotti Salgueiro 1992), em curso de publicação pela Editora da Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales, Paris, sob o título La casaqlle d'Arleqllin. Belo Horizonte: une capitale ecléc­tiqlle ali XIXe siede (Angotti Salgueiro 1997).

Ouro Preto: from the transforming gestures of the "colonial" to the construction of the "modern antique"

Heliana Angotti Salgueiro

Doutora em História da Arte-pela Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales, Paris

RESUMO

As transformações urbanas e arquiteturais introduzidas nas cidades do século XIX produziram diferentes maneiras de integrar inovações, coexistindo ou não com a preservação do passado e,mesmo, a construção de um "patrimônio histórico". São examinadas as diferentes variáveis em jogo,como, de um lado, o cosmopolitismo das medidas de intervenção e melhoramentos urbanos, e, de outro, a introdução de novos dispositivos formais, técnico-construtivos, ou a transferência demodelos, dentro do quadro de condições materiais, políticas e culturais. Toma-se Ouro Preto, acidade mitificada, como um estudo de caso para a compreensão dos esforços que procuraram aconstrução de um "monumento histórico", artificialmente homogeneizando a realidade urbana em detrimento de sua historicidade e das transformações ocorridas.

Unitermos: História Urbana. Patrimônio histórico e desistoricização. Ouro Preto.

ABSTRACT

Urban and architectural changes experienced by XIXth-century cities allowed different sorts of co­habitation with the past and even the production of a "historic heritage". Different variables and their specific interplay are considered, such as, on the one hand, the cosmopolitan character of urban interventions and betterment projects, and, on the other hand, the introduction of new morphological, technico-constructive appliances or the transfer of models ( both acting within a context of local material, political and cultural conditions. Ouro Preto, the mythical city is taken as a case study for understanding how efforts towards the construction of a "historical monument" artificially homogenized the urban reality to the disavantage of its historicity and actual transformations.

Uniterms: Urban History. Hisloric heritagc and lack of historicity. Ouro.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

Agradecimentos

Agradeço a Affonso Avila por ter-me comunicado os documentos referentes ao plano de melhoramentos de 1891 e a Paulo Rossi por tê-I os feito chegar às minhas mãos em Paris. Meus agradecimentos estendem-se ainda ao Professor Ivo Porto de Menezes pelas informações referentes às modificações que ocorreram em algumas casas de Ouro Preto aqui analisadas.

BIBLIOGRAFIA

  • ANDRADE, Mário de. Arte religiosa no Brasil. Revista do Brasil, Rio de janeiro, n.54, p.102-11, 1920.
  • ANDRADE, Oswald de. Embaixada artística: Minas histórica vista por um esteta moderno. Diário de Minas, Belo Horizonte, 17 abro 1924.
  • ANGOTTI SALGUEIRO, Heliana. Belo Horizonte: histoire d'une capitale au XIXe siêcle. Représentations urbaines et architecturales francaises au Brésil - une étude de caso Tese (Doutorado) - Paris, Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales, jun. 1992. 3v.
  • ANGOTTI SALGUEIRO, Heliana. la casaque d'Arlequin: Belo Horizonte, une capitale éclectique au XIXe siêcle. Paris: Editions de I'Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales, 1997.
  • ANGOTTI SALGUEIRO, Heliana. Apontamentos para um estudo de arquitetura regional: o ecletismo "do zebu" em Uberaba. Estudos, Goiânia, Universidade Católica de Goiás, v.3/4, p.207-24, jul./dez. 1984.
  • BOUCHERET, jean-Marie, COHEN, jean-Louis, jOLY, Robert. Les transformations de I'habita mral ("...on a cm bienfaire..."). Paris: Corda, 1976.
  • BOURDIEU, Pierre. Esquisse d'une théorie de la pratique. Genêve: Dros, 1972.
  • BOURDIEU, Pierre. Le sens pratique. Paris: Minuit, 1980.
  • BRENNA, Giovanna Rosso DeI. Medieval ou barroco? Proposta de leitura do espaço urbanocolonial, Barroco, Belo Horizonte, n.12, p.141-5, 1983.
  • BRUAND, Yves. L'architecture contemporaine au Brésil. Tese - Université Paris IV, 1971. t.2.
  • CHAVAGNES, Louis de. Le Brésil en 1844, situation morale, politique, commerciale et financiêre:Rio et la province du Minas Geraes". Revue des Deux Mondes, Paris, ano 14, t.7, 1844.
  • CHOAY, Françoise. La regle et le modele. Paris: Seuil, 1980.
  • CHOAY, Françoise. L 'allégorie du patrimoine. Paris: Seuil, 1992.
  • CRIPPA, Maria Antonietta (Org.) li nuovo e l'antico in architettura. Milano: laca Boitas, 1989.
  • DAMISCH, Hubert. Tbéorie du nuage. Paris: Seuil, 1972.
  • DAMISCH, Hubert. The column and the walI. Architectural design, n.5-6, 1979. (em francês, L'institution de la paroi. In: Architecture, arts plastiques: pour une histoire interdisciplinaire de I'espace. Paris: Corda, [19-?]
  • DARIN, Michel. Les grandes percées urbaines du XIXe siêcIe: quatre villes de province. Annales ESC, ano 43, n.2, 1988.
  • DE CASO, )acques. Le décor en motif détaché dans I'ornement d'architecture et les arts décoratifs en France, 1840-1870. Actes du 22e Congrês lnternational d'Histoire de l'Art (Budapest, 1968). Paris, 1972.
  • DEPAULE, Jean-Charles, ARNAUD, )ean-Luc. À travers le muro Paris: CCI/Centre Georges Pompidou, 1985.
  • ELEB-VIDAL, Monique, DEBARRE-BLANCHARD, Anne. Architectures de la vie privée: maisons et mentalités, XVIle-XIXe siêcIes. BruxelIes: AAM, 1989.
  • FRIEIRO, Eduardo. As artes em Minas. IN: SILVEIRA, Victor (Coord.) Minas Geraes em 1925. Belo Horizonte: Imprensa Oficial do Estado, 1926. p.531-50.
  • FRIERO, Eduardo. O diabo na livraria do Cônego. Belo Horizonte: Itatiaia, 1957.
  • GIOVANNONI, Gustavo. Vecchie città ed edilizia nuova. Torino: Unione Tipografico-editrice Torinese, 1931.
  • GOMBRICH, Ernst. L'Écologie des images. Paris: Flammarion, 1983.
  • GRAVATÁ, Hélio. Emile Rouêde, a arte mineira e a velha matriz do Curral dei-Rei. Barroco, Belo Horizonte, n.9, 1977.
  • GRAVATÁ, Hélio. Minas Gerais: viajantes estrangeiros. Suplemento Literário do Minas Gerais, Belo Horizonte, ano 5, n.213, p.1-12, 26 set. 1970.
  • GRAVATÁ, Hélio. Patrimônio histórico em Minas Gerais: conservaçào e proteçào oficial. Barroco, Belo Horizonte, v.7, p.101-21, 1987.
  • GUlLLERME, André, Bâtir la vil/e: révolutions industrielIes dans les matériaux de construction, France-Grande Bretagne (1760-1840). Champ ValIon: Milieux, 1995.
  • HAMBURGER, B., THIEBAUT, A. Ornement, architecture et industrie. BruxelIes: Mardaga, [19-?]
  • HAROUEL, Jean-Louis. L 'embelissement des villes: L 'urbanisme français au XVIlIe siecle. Paris: Picard, 1993.
  • HOYEAU, Victor. Souvenirs d'un voyage en Portugal et en Espagne. Revue générale de l'Architecture et des Travaux publics, v.20, 1862, coI.132-8.
  • IGLESIAS, Francisco. Introdução. In: GRAVATÁ, Hélio. Minas Gerais: viajantes estrangeiros. Suplemento Literário do Minas Gerais, Belo Horizonte, ano 5, n.213, 26 set. 1970.
  • INFORMAÇÃO sobre o contracto celebrado pela Intendencia Municipal para os melhoramentos da Cidade de Ouro Preto. Ouro Preto: Typographia da "Ordem", 1891.
  • ARREAU, Philippe. Du bricolage: archéologie de la maison. Paris: Centre Georges Pompidou/C.C.I., 1985.
  • LAVEDAN, Pierre. Existe-t-il un urbanisme baroque? In: Atti deI X Congresso di Storia dell'Archittetura (Torino, 1957). Roma, 1959. p.63-7 .
  • LE GOFF, )acques. Antico/Moderno. In: Enciclopedia Einaudi. Torino: Einaudi, v.l, 1977. p.678­700.
  • LELOUP, Y. Les villes du Minas Gerais. Paris: IHEAL, 1970.
  • LEPETIT, Bernard, HOOCK, Jochen. Histoire et propagation du nouveau. In: La vil/e et l'innovation, 14.-19. siecles. Paris: Editions de I 'Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales, 1987.
  • LEPINE, Ruth. Le baroque de l'Etat de Minas Gerais: glossaire et dictionnaire raisonné de I'architecture coloniale. Tese (Doutorado) - Université de Paris VII, 1987.
  • LIMA, A.Vianna de. Brésil. Rénovation et mise en valeur d'Ouro Preto, second rapport. Paris: UNESCO, 1972.
  • LOYER, François. Ornement et caractere. IN: GRENIER, Use, WIESER-BENEDETTI, Hans. Le siecle de l'Eclectisme: Ulle, 1830-1930. Paris/Bruxelles, 1979. p.65-104.
  • MARX, Murillo. Cidade brasileira. São Paulo: EDUSP, 1980.
  • MARX, Murillo. Estado, igreja e espaço urbano à portuguesa. Comunicação apresentada ao III Congresso do Comité Brasileiro de História da Arte. São Paulo, 1987.
  • MARX, Murillo. Nosso chão: do sagrado ao profano. São Paulo: EDUSP, 1989.
  • MAITRON,). (Dir.) Dictionnaire bibliographique du mouvement ouvrier français. Paris: Editions Ouvrires, 1966. t.3.
  • MIGNOT, Claude. Le theme du portail: modeles internationaux et réalisations locales. IN: Culture et création dans l'architecture provinciale de Louis XlV à Napoléon (lH. Travaux et colloques de l'lnstitut d'Art). Aix-en-Provence: Institut d'Art, 1983. p.185-92 .
  • MOITA, Lia. A SPHAN em Ouro Preto, uma história de conceitos e critérios. Revista do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Rio de Janeiro, p.108-22, 1987.
  • OSTROWETSKY, S., BORDREUIL, J. S. Le néo-style régional. Paris: Bordas, 1980.
  • PANERAI, Philippe. Typologies, Cahiers de la recherche architecturale. n.4, p.3-15, 1979.
  • PIMENTA, D. J. Caminhos de Minas Gerais. Belo Horizonte: Imprensa Oficial, 1971.
  • Preservação do Patrimônio Histórico de juiz de Fora. Instituto de Pesquisa e Planejamento. Comissão Permanente Técnico-cultural, Prefeitura de Juiz de Fora, 1982.
  • REIS FILHO, Nestor Goulart. Quadro da arquitetura no Brasil. São Paulo: Perspectiva, 1970.
  • REVISTA DOS CONSTRUCTORES, Rio de Janeiro, ano 1, n.6, 26 jul. 1886.
  • RIBEIRO, Marcos T. D. Emílio Rouede-1848-1908. Rio de Janeiro: Museu Nacional de Belas Artes, 1988. (Catálogo de exposição).
  • RODRIGUES, José Wasth. Documentário arquitetônico relativo à antiga construção civil no Brasil. 2.ed. São Paulo: Martins/EDUSP, 1975. (la.ed.: 1945).
  • RONCAYOLO, Marcel. Cittã. In: Enciclopedia Einaudi. Torino: Einaudi, 1977. v.3, p.2-84.
  • RONCAYOLO, Marcel et al. Note critique: une nouvelle histoire des villes, Annales ESC, v.32, n.6, p.1237-54, 1977.
  • ROSSI, Aldo. Les caractêres urbains des villes de Venétie. Cahiers de recherche architecturale. Paris, n.2, mars 1978.
  • ROUEDE, Emílio. Correspondance d'Ouro Preto: Le Brésil Républicain. Barroco 9, 23 mai 1984 e 08 aout 1894.
  • SAINT-HILAlRE, Auguste de. Voyage dans les provinces de Rio de janeiro et de Minas Geraes. Paris: Grimbert et Dorez, 1830.
  • SANTOS, Paulo. Subsídios para o estudo da arquitetura religiosa em Ouro Preto. Rio de Janeiro, 1951.
  • TELLES, Augusto Carlos da Silva. Vassouras: estudo de construção residencial urbana. IN: São Paulo: Arquitetura civil II: textos escolhidos da Revista do SPHAN. 2.ed. FAUlUSP/Brasília: MEC/IPHAN, 1980. p.1l5-247.
  • VASCONCELLOS, Sylvio de. Mineiridade: ensaio de caracterização. Belo Horizonte: Imprensa Oficial do Estado, 1968.
  • VASCONCELLOS, Sylvio de. Vila Rica. São Paulo: Perspectiva, 1977.
  • VASCONCELLOS, Sylvio de. Formação urbana do arraial do Tijuco. In: Arquitetura CivillL textos escolhidos da Revista do SPHAN. 2.ed. São Paulo: FAU/USP; Brasília: MEC/IPHAN, 1980. p.99-114.
  • VAUTHIER, Louis-Léger. Des maisons d'habitation au Brésil. Revue générale de l'Architecture et des Travaux Publics. Paris, LXI, Lettres I à IV, 1853.
  • VERNEZ-MOUDON, Anne. Built for change: neighborhood Architecture in San Francisco. Cambridge, Massachusetts/London: The MIT Press, 1989.
  • ZUCCONI, Guido. La città contesa. Milano: Jaca Books, 1989.
  • ZUCON, Guido. L 'invenzione dei passado: Camillo Boito e l'architettura. Venezia: Marsilio, 1997.
  • *
    Este artigo retoma e amplia com algumas modificações o capítulo "Ouro Preto: la sonie du C'ddre colonial" que faz pane da minha tese de Doutoramento (Angotti Salgueiro 1992), em curso de publicação pela Editora da Ecole des Hautes Etudes en
    Sciences Sociales, Paris, sob o título
    La casaqlle d'Arleqllin. Belo Horizonte: une capitale ecléc­tiqlle ali XIXe siede (Angotti Salgueiro 1997).
  • Datas de Publicação

    • Publicação nesta coleção
      27 Maio 2010
    • Data do Fascículo
      1996
    Museu Paulista, Universidade de São Paulo Rua Brigadeiro Jordão, 149 - Ipiranga, CEP 04210-000, São Paulo - SP/Brasil, Tel.: (55 11) 2065-6641 - São Paulo - SP - Brazil
    E-mail: anaismp@usp.br