SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.56 issue1The oligarchic representative system in the First Republican period of Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Dados

Print version ISSN 0011-5258

Dados vol.56 no.1 Rio de Janeiro Jan./Mar. 2013

http://dx.doi.org/10.1590/S0011-52582013000100001 

Nota editoial

 

 

É com muita satisfação que anunciamos que DADOS – Revista de Ciências Sociais traz várias novidades neste primeiro número de 2013. Publicada de forma ininterrupta desde 1966, DADOS passou por diversas etapas, sempre combinando o compromisso de profissionalização das revistas científicas com a excelência acadêmica e a vocação para o debate público.

Desde meados de 2010, um projeto de renovação da revista vem sendo desenvolvido, o que inclui tanto medidas e debates estratégicos quanto iniciativas mais técnicas de gestão e editoração dos artigos recebidos, permitindo aperfeiçoar a pontualidade e a profissionalização.

A partir deste número, podem ser encontradas novas instruções aos autores, com revisão dos procedimentos de envio e formatação dos textos a serem publicados, e novos formatos de divulgação on-line que permitam potencializar o uso de novas tecnologias de informação e comunicação. De agora em diante, DADOS também publicará artigos originais em espanhol com o objetivo de expandir o diálogo intelectual com ospaísesdaregiãoeainfluênciadarevista no espaço "ibero-americano". O texto de Kathya Araujo, professora da Universidad Academia de Humanismo Cristiano, do Chile, aqui publicado é, desse modo, oprimeirodemuitostextosque virãonesse idioma.

Outra novidade tem a ver com a ampliação dos indexadores. Presente nas principais bases nacionais e internacionais, DADOS éuma das poucas revistas brasileiras de ciências sociais indexadas no Institute for Scientific Information – ISI (Thomson Co.); faz parte do primeiro grupo de onze revistas que, em 1996, integraram o Scientific Electronic Library Online – SciELO, além de ter sido qualificada como A1 em oito áreas na classificação Qualis/CAPES atualizada em 2012. A indexação em 2013 em outra notória base internacional, a ProQuest, supõe mais um importante reconhecimento da revista.

Somam-se a isso modificações no expediente. O Conselho Científico de DADOS, responsável pelo controle de qualidade acadêmica da revista, também passa a incorporar novos pesquisadores de instituições de excelência nacional e internacional. Ao lado de Charles Pessanha, que vem exercendo há décadas a Editoria de DADOS,Breno Bringel aparece como novo editor desde meados de 2012. No mesmo período, um novo Conselho de Redação foi constituído, com a participação de Argelina Cheibub Figueiredo, João Feres Júnior e José Maurício Domingues, além dos editores.

Todasessasmudançasremetem também, em última instância, às transformações mais amplas dos mercados editoriais e das revistas científicas, à necessidade de revisão dos padrões de conduta e códigos de ética em publicações, às novas dinâmicas de produção e difusão de conhecimento no mundo contemporâneo e a vários outros desafios relacionados, como o debate atual sobre a internacionalização das revistas brasileiras e as políticas de livre acesso – ponto sobre o qual, felizmente, avançamos de forma considerável na América Latina.

Por fim, DADOS agradece enormemente o apoio e a colaboração constantes da comunidade acadêmica e renova o compromisso para com a manutenção de um processo decisório igualitário e impessoal, baseado no uso sistemático da revisão por pares e na busca permanente da realização de um trabalho de excelência editorial na área das ciências sociais.

Breno Bringel
Charles Pessanha
Editores, DADOS – Revista de Ciências Sociais

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License