Acessibilidade / Reportar erro

O novo horizonte para a RBFAR

EDITORIAL

O novo horizonte para a RBFAR

Maique Weber Biavatti; Cid Aimbiré M. Santos

Editors

Quando da divulgação do Journal Citations Reports 2010 em junho passado, recebemos diversas manifestações a respeito da situação da Revista Brasileira de Farmacognosia (RBFAR). Através delas, percebemos que para muitos dos nossos leitores e autores ainda pairam dúvidas a respeito da não divulgação do fator de impacto da nossa revista e suas consequências. Sobre isto, é importante esclarecer que:

1. A RBFAR não perdeu nenhuma indexação e continua presente nas seguintes bases de dados: Chemical Abstracts, International Pharmaceutical Abstracts, Medicinal and Aromatic Plants Abstracts, Natural Products Alert, Natural Products Updates, CABI, LILACS, SCOPUS, SciELO, EMBASE, Compendex, GEOBASE, EMBiology, FLUIDEX, World Textiles e Elsevier BIOBASE, Biological Abstracts, Index Copernicus, Science Citation Index Expanded (SciSearch®), Journal Citation Reports/Science Edition, ISI e SIIC Data Bases.

2. Até 2013, a Thomson Reuters irá monitorar e acompanhar os dados cientométricos da RBFAR, de modo a verificar se o "problema das auto-citações" foi resolvido. Neste período, a RBFAR não terá o seu fator de impacto divulgado no JCR. No entanto, podemos garantir que estamos trilhando o caminho certo para obter o FI legítimo da RBFAR a partir de 2013. Isso pode ser verificado, desde já, pela análise dos dados de 2010 publicados pelo SCImago/Scopus (http://br4.in/8bGmd), ilustrado pelos gráficos da Figura 1 abaixo.


Pode-se observar que as autocitações diminuíram expressivamente, como também houve uma evolução positiva do número de citações externas. Através destes gráficos e outros dados disponíveis no SCImago, pode-se estimar que o Fator de Impacto da RBFAR hoje seria em torno de 0,64.

Outra análise que podemos destacar aqui, são as estatísticas da RBFAR em 2011. Desde 1º de janeiro de 2011 até o lançamento deste número, recebemos exatamente 301 submissões, das quais 144 foram encaminhadas a revisores, 70 estão sendo avaliadas, e apenas 22 foram aceitas. Isso nos leva a uma porcentagem de aceitação de apenas 15% dos artigos submetidos, com um tempo médio entre a submissão e o aceite de 40 dias. Quando assumimos a revista, em junho 2009, os manuscritos eram recebidos e avaliados via postal e artigos aceitos aguardando a sua publicação há 2 anos. Imediatamente implantamos o sistema online oferecido pelo SciELO para dar agilidade e segurança às submissões e, somente este ano, conseguimos colocar em dia as publicações.

Ainda temos um longo caminho rumo a excelência, ao que entendemos como Padrão de Qualidade de um periódico científico, e todo o corpo editorial está trabalhando firmemente neste propósito. Uma das inovações desta nova Editoria é a divulgação prévia dos artigos que são aceitos e editados no Epub (ahead of print) do SciElo, aumentando o tempo de exposição e a possibilidade dos artigos serem citados e indexados em bases internacionais enquanto aguardam a publicação definitiva.

Vale ressaltar também que o Corpo Editorial está constituído atualmente por nove professores, dinâmicos, e que se empenham na seleção dos manuscritos que serão publicados na RBFAR. Aprimoramos e discutimos constantemente os critérios de aceitação e de rejeição imediata, e com a mesma constância estamos ampliando a lista de revisores cadastrados, incluindo paulatinamente mais pesquisadores.

Certamente esta conduta irá contribuir para a qualidade dos trabalhos submetidos à Revista, e consequentemente para os projetos de pesquisa vinculados aos Programas de Pós-graduação na área da Farmácia e afins, que também serão beneficiados com a qualificação da revista.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    15 Ago 2011
  • Data do Fascículo
    Ago 2011
Sociedade Brasileira de Farmacognosia Universidade Federal do Paraná, Laboratório de Farmacognosia, Rua Pref. Lothario Meissner, 632 - Jd. Botânico, 80210-170, Curitiba, PR, Brasil, Tel/FAX (41) 3360-4062 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: revista@sbfgnosia.org.br