Editorial
Prezados leitores e sócios, a ABPEE lança um novo desafio editorial e começa a discutir a necessidade de avançar na publicação de livros pela editora. A homepage foi atualizada e criado um novo link para a abpee - editora. Essa iniciativa deve favorecer a visibilidade da editora como uma nova opção para a publicação de livros sobre educação especial.
Os livros, até então publicados, contam com selo de agências de fomento e alguns deles foram publicados em coautoria com o MEC, mais especificamente, com a Secretaria de Educação Especial.
O presente número da Revista Brasileira de Educação Especial é composto por 10 artigos, sendo nove deles inseridos na categoria de relatos de pesquisa.
O primeiro artigo da Revista é oriundo da fala de abertura do III Congresso Brasileiro de Educação Especial e do IV Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial, que ocorreu na UFSCar, em São Carlos, no dia 02 de dezembro de 2008, como o título "Educação Especial no Brasil - as contribuições da ABPEE". Neste artigo, são apresentados dados contextuais sobre a criação da ABPEE e tecidas considerações sobre a participação da Associação no cenário da Educação Especial Brasileira.
A seção relatos de pesquisa é composta por nove manuscritos. Dois deles discutem a questão do trabalho da pessoa com deficiência. Um dos artigos, proveniente da Espanha, discute o trabalho da pessoa com Síndrome de Down e o outro apresenta considerações sobre políticas públicas nos Estados Unidos, União Europeia e Brasil.
Dois artigos têm como foco a temática da surdez, e apresentam informações sobre a flexão verbal de tempo na escrita de surdos sinalizadores e reflexões sobre as práticas de letramento na escola e na família no contexto da surdez a partir do discurso dos pais e professores.
Dois artigos discutem a inclusão de alunos com deficiência. Um deles apresenta considerações sobre a inclusão nas escolas de 1º ciclo de ensino básico de Lisboa. O outro apresenta um estudo acerca da implantação da proposta de inclusão em escolas de ensino básico.
Um artigo apresenta dados sobre como a textura de um recurso pedagógico pode influenciar numa atividade de encaixe.
Os dois últimos artigos se referem à análise bibliométrica, sendo um deles sobre a metodologia de pesquisa intrassujeitos e o outro sobre os estudos em relação à deficiência mental e inclusão escolar na área de Educação e Psicologia.
A última seção da revista apresenta a resenha do livro Temas em Educação Especial: múltiplos olhares. De autoria de Maria Amélia ALMEIDA; Enicéia Gonçalves MENDES; Maria Cristina P. I. HAYASHI (Org.). Araraquara/Brasília: Junqueira & Marin editores/Capes, 2008.
Comitê Editorial deste número
Eduardo José Manzini
Maria Amélia Almeida
Soraia Napoleão Freitas
Lúcia de Araújo Ramos Martins
Maria Cristina Marquezine
Datas de Publicação
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Publicação nesta coleção
12 Nov 2009 -
Data do Fascículo
Ago 2009