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Editorial

A revista continua a receber muitos artigos e, atualmente, a previsão é que não existe mais espaço para publicação em 2010. Portanto, estamos recebendo artigos para 2011.

A editora da ABPEE publicou sete livros em 2009. Em breve, nossa homepage estará atualizada e a forma para a aquisição dos livros poderá ser visualizada no nosso site: www.abpee.net

Aproveitamos este editorial para registrar mensagem enviada, por e-mail, para os sócios da ABPEE:

Londrina, 31 de março de 2010.

Conforme informado no último editorial da Revista Brasileira de Educação Especial, nova chapa da Diretoria foi constituída a partir da eleição ocorrida na Assembléia geral da ABPEE, durante V Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial. Infelizmente, ainda não foi possível o registro do estatuto e da ata da Assembleia geral, que dá posse a nova diretoria. Desta forma, estaremos contratando um advogado para que possa ser legalizada a situação da ABPEE, que já perdura há anos.

Apesar desse pequeno empecilho, a gestão financeira da ABPEE, da Editora e da Revista Brasileira continua ocorrendo normalmente.

O numero 1, de 2010, da Revista Brasileira de Educação Especial, está fechado e logo será enviado para impressão.

No mês de março, um novo bolsista para a ABPEE foi selecionado e estará entrando em contato com todos os sócios para enviar o boleto bancário do presente ano.

Atenciosamente,

Diretoria do Biênio 2010-2011

Os artigos do número 1, volume 16, são diversificados e os temas bastante atuais.

O primeiro manuscrito se refere a um ensaio sobre o desenvolvimento e a prestação de serviços educacionais para crianças portadoras de deficiência mental no Egito. O artigo foi publicado em inglês e se refere a um manuscrito internacional.

Dois artigos abordam estudos com alunos e crianças com Síndrome de Down, um deles se refere à avaliação e intervenção sobre o desenvolvimento motor e o outro enfoca a questão das interações sociais em ambiente de educação infantil.

Dois artigos dizem respeito a formas de avaliação de alunos com deficiência. Um deles trata da questão específica sobre avaliação de escalas bidimensionais e tridimensionais para a pessoa com cegueira. Outro se refere à avaliação de alunos com deficiência mental por meio de um software que possibilita a realização de atividades sobre consciência fonológica e compreensão das relações grafofonêmicas. O terceiro artigo se refere à avaliação de crianças e adolescentes surdos por meio da bateria padrão do Universal Nonverbal intelligence Test.

Quatro outros artigos têm temas bastante diversificados: 1) uso do brinquedo na assistência à criança hospitalizada; 2) a historiografia das produções de Sadao Omote; 3) as propostas de acessibilidade em relação ao ensino superior; e 4) o conhecimento de alunos surdos sobre doenças sexualmente transmitidas.

O presente número traz ainda uma resenha do livro Comunicação Alternativa: teoria, prática, tecnologia e pesquisa, oriundo do III Congresso Brasileiro de Comunicação Alternativa e organizado por Débora Deliberato, Maria de Jesus Gonçalves, Eliseu Coutinho de Macedo. O livro foi publicado pela Memnon Edições Científicas.

Boa leitura a todos!

Marília, 23 de abril de 2010.

Comitê editorial

Eduardo José Manzini

Maria Cristina Marquezine

Leila Regina de Oliveira D' Paula Nunes

Nerli Nonato Ribeiro Mori

Rita de Cássia Barbosa Paiva Magalhães

Eliza Dieko Oshiro Tanaka

  • EDITORIAL

    O presente número da Revista Brasileira de Educação Especial abre o volume 16 que se refere a 2010. Para o volume 16, a ABPEE recebeu financiamento do CNPq que auxiliará, parcialmente, nos custos da Revista.
  • Datas de Publicação

    • Publicação nesta coleção
      23 Jun 2010
    • Data do Fascículo
      Abr 2010
    Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE Av. General Rondon, 1799, Centro, Zip Code: 79331-030 - Corumbá - MS - Brazil
    E-mail: revista.rbee@gmail.com