Acessibilidade / Reportar erro

Aprendendo a aprender: análise de três estudos de caso em aprendizagem organizacional a partir do construtivismo

Resumo

Este artigo tenta estabelecer nexos entre abordagens do ensino e da aprendizagem, mais familiares ao campo da Educação, e as teorias da aprendizagem organizacional. Identifica, na abordagem cognitivista da aprendizagem organizacional, a tendência a analisar o fenômeno organizacional enquanto processo socialmente construído pela interação entre atores relevantes, infundindo vida própria à organização, em oposição ao tradicional construto de organização como entidade racional. Inclui análise e avaliação crítica de três estudos de caso sobre aprendizagem organizacional, a partir de um olhar de administrador contaminado pelas abordagens construtivistas de Piaget e Vigotsky, as quais sugerem que conteúdo, processo e forma são fatores-chave para a aprendizagem. A análise tende a confirmar lacunas e problemas relativos à incapacidade, ainda persistente, de relacionar dialeticamente indivíduo e contexto.


ARTIGOS / ARTICLES

Aprendendo a aprender: análise de três estudos de caso em aprendizagem organizacional a partir do construtivismo

Maria Célia; Elizabeth Loiola

RESUMO

Este artigo tenta estabelecer nexos entre abordagens do ensino e da aprendizagem, mais familiares ao campo da Educação, e as teorias da aprendizagem organizacional. Identifica, na abordagem cognitivista da aprendizagem organizacional, a tendência a analisar o fenômeno organizacional enquanto processo socialmente construído pela interação entre atores relevantes, infundindo vida própria à organização, em oposição ao tradicional construto de organização como entidade racional. Inclui análise e avaliação crítica de três estudos de caso sobre aprendizagem organizacional, a partir de um olhar de administrador contaminado pelas abordagens construtivistas de Piaget e Vigotsky, as quais sugerem que conteúdo, processo e forma são fatores-chave para a aprendizagem. A análise tende a confirmar lacunas e problemas relativos à incapacidade, ainda persistente, de relacionar dialeticamente indivíduo e contexto.

Texto completo disponivel apenas em PDF.

Full text avaliable only in PDF.

  • ADLER, Paul S.; COLE, Robert E. Designed for learning: A tale of two plants. Sloan Management Review, Cambridge, v. 34, n. 3, p. 85-93, Spring 1993.
  • BASTOS, Antonio Virgílio Bittencourt. "Organizações como 'corpus de pensamento e ação': o olhar cognitivista e suas implicações para a gestão de pessoas", 2000a, mimeo.
  • ________. "Organização e Cognição: o que emerge desta interface?", 2000b, mimeo.
  • BRITO, Mozart José de; BRITO, Valéria da Glória Pereira. "Aprendizagem nas organizações: paradigmas de análise, teoria e cultura organizacional". Organizações & Sociedade, Núcleo de Pós-Graduação em Administração/ Universidade Federal da Bahia. V. 4, n. 10, Salvador, setembro/dezembro 1997. p. 15-41.
  • COBB, Paul. "Onde Está a Mente? Uma Coordenação das Abordagens Sociocultural e Cognitivo-Construtivista". In: FOSNOT, Catherine Twomey (org.). Cosntrutivismo: teoria, perspectivas e prática. Porto Alegre: ArtMed, 1998. p. 51-69.
  • COOK, Scott D. N.; YANOW, Dvora. "Culture and Organizational Learning". In: COHEN, Michael D.; SPROULL, Lee S. (eds.) Organizational Learning (Organization Science). California, London: Sage Production Ed., 1996. p. 430-459.
  • DOSI, G.; TEECE, D. J.; WINTER, S. "Toward a Theory of Corporate Coherence: Preliminary Remarks". In: DOSI, G.; GIANNETTI, R.; TONINELLI, P. A. (eds.) Technology and Enterprise in a Historical Perspective Oxford: Clarendon Press, 1992. p. 185-209.
  • ECO, Umberto. O Signo 3 ed. Lisboa: Ed. Presença, 1973.
  • FLEURY, Afonso Carlos C.; FLEURY, Maria Teresa L. Aprendizagem e inovação organizacional: as experiências de Japão, Coréia e Brasil. 2 ed. SP: Atlas, 1997.
  • FOSNOT, Catherine Twomey. "Construtivismo: Uma Teoria Psicológica da Aprendizagem". In: FOSNOT, Catherine Twomey (org.). Construtivismo: teoria, perspectivas e prática. Porto Alegre: ArtMed, 1998. p. 25-50.
  • LEVITT, Barbara; MARCH, James G. "Organizational Learning". In: COHEN, Michael D.; SPROULL, Lee S. (eds.) Organizational Learning (Organization Science). California, London: Sage Production Ed., 1996. p.516-539.
  • LÓPEZ, Rafael Ernesto. Introdução à Psicologia Evolutiva de Jean Piaget SP: Cultrix, 1993.
  • MINTZBERG, H.; WATERS, J. "Of Strategies, Deliberate and Emergent". In: DAVID, A.; BOWMAN, C. (eds.). Readings in Strategic Management London: Macmillan, 1985.
  • MIRANDA, Theresinha Guimarães. "A linguagem e o pensamento na elaboração conceitual". ÁGERE - Revista de Educação e Cultura. Núcleo de Linguagem, Desenvolvimentos e Ação Pedagógica/Programa de Pós-Graduação em Educação/ Universidade Federal da Bahia. V. 1, n. 1 (1999). Salvador: Quarteto, 1999. p. 147-166.
  • NELSON, R. R. Understanding Technical Change as an Evolutionary Process North- Holland, Amsterdam, 1987.
  • SILVA, Maria do Pilar Cunha e. "Interação social e mediação semiótica: conceitos da teoria histórico-cultural". ÁGERE - Revista de Educação e Cultura. Núcleo de Linguagem, Desenvolvimentos e Ação Pedagógica/Programa de Pós-Graduação em Educação/ Universidade Federal da Bahia. V. 1, n. 1 (1999). Salvador: Quarteto, 1999. p.59-68.
  • SIMON, Hebert A. "Bounded Rationality and Organizational Learning". In: COHEN, Michael D.; SPROULL, Lee S. (eds.) Organizational Learning (Organization Science). California, London: Sage Production Ed., 1996. p. 175-187.
  • TSANG, Eric W. K. Organizational Learning and the Learning Organization: A Dichotomy Between Descriptive and Prescriptive Research. Human Relations, [s.l.], v. 50, n. 1, p. 73-89, 1997.
  • VON GLASERSFELD, Ernst. "Construtivismo: Aspectos Introdutórios". In: FOSNOT, Catherine Twomey (org.). Cosntrutivismo: teoria, perspectivas e prática. Porto Alegre: ArtMed, 1998. p. 19-23.
  • WEICK, Karl E. "The Nontraditional Quality of Organizational Learning". In: COHEN, Michael D.; SPROULL, Lee S. (eds.) Organizational Learning (Organization Science). California, London: Sage Production Ed., 1996. p. 163-173.
  • WINTER, Sidney G. "Organizing for Continuous Improvement. Evolutionary Meets the Quality Revolution". In: COHEN, Michael D.; SPROULL, Lee S. (eds.) Organizational Learning (Organization Science). California, London: Sage Production Ed., 1996. p. 460- 483.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    06 Fev 2015
  • Data do Fascículo
    Dez 2001
Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia Av. Reitor Miguel Calmon, s/n 3o. sala 29, 41110-903 Salvador-BA Brasil, Tel.: (55 71) 3283-7344, Fax.:(55 71) 3283-7667 - Salvador - BA - Brazil
E-mail: revistaoes@ufba.br