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Função gerencial em shopping center: ação, devoção e desilusão

Resumos

O objetivo desse artigo foi refletir sobre a função gerencial em shopping centers SC - enfocando as exigências específicas sobre os profissionais nesse contexto do comércio varejista. A discussão conceitual acerca de tal função foi elaborada a partir de três dimensões: ação, devoção e desilusão. Foi realizada uma pesquisa com 20 gerentes comerciais em cinco SC, com uma abordagem essencialmente qualitativa, cujo principal instrumento de coleta de dados foi a entrevista com roteiro semi-estruturado. Os dados foram apresentados, analisados à luz da técnica de análise de conteúdo e ilustrados com fragmentos das entrevistas. Do ponto de vista da "ação", levantaram-se dúvidas acerca da possibilidade efetiva que o gerente apresenta de promover o fortalecimento de seu espaço e de seu escopo de trabalho no referido ambiente. Quanto à "devoção", as relações desenvolvidas pelos entrevistados mostraram-se como um emaranhado de demandas a ser destrinchado diariamente. Por fim, suas "desilusões" referem-se a expectativas e frustrações relacionadas a status, realização profissional e poder, denotando relações ambíguas, fragmentadas e controversas. Dessa maneira, pelo menos para eles, o SC não é o "mundo perfeito" retratado por outros atores sociais em outras pesquisas. Foram feitas sugestões para pesquisas futuras.


The goal of this article was reflect about the manager function in Malls - SC- which is giving focus to the specific necessities about the professionals in the context of retail market. The conception discussion related of this function was elaborated from three dimensions: action, devotion and disillusionment. A research with 20 business mangers was done in five malls with a qualitative approach essentially, which the mainly tool of the data collection was an interview with a semi-structured screenplay. The data was shown, studied based on the analysis technique of content and illustrated with some interview's pieces. From the point of the view of the "action", some doubts were arising related to effective possibility that the manager has to promote the strongly of his space and the scope of his work in this environment. About the "devotion", the relationship developed by the managers showed us how an entanglement of the demands needs solution daily. Finally, their "disillusionments" refer to wish and frustration related to status, professional achievement and power, showing ambiguous relationship, brooked and controversy. This way, at least for theses managers, the Malls are not the perfect world that others social actors have been writing in others research. Also it was given suggestion to future research.


ARTIGOS

Função gerencial em shopping center: ação, devoção e desilusão

Kely César Martins de PaivaI; Gizelle de Souza MagesteII; Marlene Catarina de Oliveira Lopes MeloIII; Magna Edna Bonfim dos SantosIV; Rivalino Aloizio PereiraV

IProfª. Faculdade Novos Horizontes

IIMestranda em Administração/UFMG

IIIProfª Faculdade Novos Horizontes

IV Graduanda de Administração/Faculdade Novos Horizontes

VGraduando de Administração/Faculdade Novos Horizontes

RESUMO

O objetivo desse artigo foi refletir sobre a função gerencial em shopping centers SC - enfocando as exigências específicas sobre os profissionais nesse contexto do comércio varejista. A discussão conceitual acerca de tal função foi elaborada a partir de três dimensões: ação, devoção e desilusão. Foi realizada uma pesquisa com 20 gerentes comerciais em cinco SC, com uma abordagem essencialmente qualitativa, cujo principal instrumento de coleta de dados foi a entrevista com roteiro semi-estruturado. Os dados foram apresentados, analisados à luz da técnica de análise de conteúdo e ilustrados com fragmentos das entrevistas. Do ponto de vista da "ação", levantaram-se dúvidas acerca da possibilidade efetiva que o gerente apresenta de promover o fortalecimento de seu espaço e de seu escopo de trabalho no referido ambiente. Quanto à "devoção", as relações desenvolvidas pelos entrevistados mostraram-se como um emaranhado de demandas a ser destrinchado diariamente. Por fim, suas "desilusões" referem-se a expectativas e frustrações relacionadas a status, realização profissional e poder, denotando relações ambíguas, fragmentadas e controversas. Dessa maneira, pelo menos para eles, o SC não é o "mundo perfeito" retratado por outros atores sociais em outras pesquisas. Foram feitas sugestões para pesquisas futuras.

ABSTRACT

The goal of this article was reflect about the manager function in Malls – SC- which is giving focus to the specific necessities about the professionals in the context of retail market. The conception discussion related of this function was elaborated from three dimensions: action, devotion and disillusionment. A research with 20 business mangers was done in five malls with a qualitative approach essentially, which the mainly tool of the data collection was an interview with a semi-structured screenplay. The data was shown, studied based on the analysis technique of content and illustrated with some interview's pieces. From the point of the view of the "action", some doubts were arising related to effective possibility that the manager has to promote the strongly of his space and the scope of his work in this environment. About the "devotion", the relationship developed by the managers showed us how an entanglement of the demands needs solution daily. Finally, their "disillusionments" refer to wish and frustration related to status, professional achievement and power, showing ambiguous relationship, brooked and controversy. This way, at least for theses managers, the Malls are not the perfect world that others social actors have been writing in others research. Also it was given suggestion to future research.

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Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    23 Out 2014
  • Data do Fascículo
    Set 2007
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