Acessibilidade / Reportar erro

Aspectos do ensino de graduação em oftalmologia

Aspects of the graduation course on ophthalmology

RESUMO

Objetivo:

Identificar conhecimentos de prevenção e conduta relacionados a doenças oculares e funcionamento dos olhos em graduandos do curso médico, a fim de subsidiar alterações curriculares com vistas aoaprimoramento da formação profissional.

Métodos:

Realizou-se “survey” sobreconhecimentos de Oftalmologia entre alunos do último ano do curso de graduação em Medicina de seis escolas no Estado de São Paulo (amostra aleatória), aos quais foi aplicado um questionário padronizado contendo 16 questões: referentes a aspectos em Oftalmologia importantes na formação do médico.

Resultados:

A avaliação dos questionários revelou conhecimentos insuficientes, erros de conduta, falhas na detecção de doenças comuns, além de existência de mitos e crendices populares sobre saúde ocular em proporção acentuada. O índice de acerto considerado bom nesta avaliação (igual ou superior a 80%) não foi atingido em nenhuma das questões aplicadas.

Conclusões:

Vê-se necessidade de reformulações no curso de Oftalmologia no currículo de Medicina, a fim de que o médico não especialista esteja preparado para adotar condutas corretas na orientação e tratamento de problemas oculares. As evidências do conhecimento insuficiente nesta área sugere a reavaliação periódica do conteúdo do curso de Graduação e dos conhecimentos cognitivos adquiridos pelos alunos.

Palavras-chave:
Oftalmologia; Conhecimento; Médicos recém-formados; Educação de pré-graduação em medicina

SUMMARY

Purpose:

To identify the knowledge on prevention and management related to ocular disease and normal function of the eye among students of the last year of medical schools, aiming to subsidize curricular alterations and improve professional education.

Methods:

A survey on ophthalmologic knowledge was carried out among students of the sixth year from six medicai schools in the state of São Paulo (randomly chosen sample), to whom a structured questionnaire on basic aspects of Ophthalmology for the general physician. Was applied the questionnaires were analyzed based on previously established criteria for this study.

Results:

The analysis of the questions applied showed insufficient knowledge in normal function, management errors, failure on detecting common pathologies and myths about ocular health among the students. The index of correct answers considered "Good" for this evaluation (equal or greater than 80%) was not achieved for any of the 16 questions.

Conclusion:

We see the necessity for a reformulation of the Ophthalmology course in the medical curriculum, to well prepare all physicians to correctly manage and guide the treatment of ocular problems.

Keywords:
Ophthalmology; Awareness; Physicians, juniors; Education, medical, under graduated

Texto completo disponível apenas em PDF.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

  • 1
    Cardoso de Melo O. O ensino da Oftalmologia em nível de graduação e sua importância na prevenção da cegueira. Rev Bras de Oftalmol 1978;37:Editorial.
  • 2
    Bechara SJ, Kara-José N. Detecção e tratamento de pacientes amblíopes na cidade de São Paulo. Revista Brasileira de Saúde Pública - São Paulo 1987;21:326-30.
  • 3
    Boletim da Associação Brasileira de Educação Médica 1997;2:3-5.
  • 4
    Boelen C. Changing - Educação e Prática Médica nº 7 - junho de 1995.
  • 5
    Serena DS. Changes in Market Place Demand for Physicians - JAMA 1996;276:695-9.
  • 6
    Cardoso de Melo O. Objetivos mínimos de um Curso de Oftalmologia em Nível de Graduação. Rev Bras de Oftalmol 1978;37:213-8.
  • 7
    Kara-José N, Rodrigues MLV, Ghanen CC, Carvalho KMM, Medina N. Plano Nacional de Prevenção da Cegueira. In: Anais VII Congresso Brasileiro de Prevenção da Cegueira, Porto Alegre, 1986.
  • 8
    Kara-José N, Sales de Oliveira RSC. Mitos e Verdades em Oftalmologia, Contexto. São Paulo, 1997.
  • 9
    Azeredo A. Meus Vinte anos Universitários em Ribeirão Preto. Arq Bras Oftalmol 1980;43:138-47.
  • 10
    Azevedo DJ, Cardoso de Melo O. Nova Metodologia de Ensino Oftalmológico em Nível de Graduação. Rev Bras Oftalmol 1979;42: 128-9.
  • 11
    Kara-José Jr. N, Nagamati LT, Zanato MC, Villaça V, Kara-José N. Características do tratamento prévio das urgências oftalmológicas em pacientes atendidos pela unidade de emergência do Hospital das Clínicas da UNICAMP. Arq Bras de Oftalmol 1997;60:394 (Resumo).
  • 12
    Gondim EL, Rocha JCP, Braga FTC, Temporini ER, Kara-José N. Conhecimento em Saúde Ocular na Infância de Profissionais de Hospital Universitário. Arq Bras Oftalmol 1996;59:351.
  • 13
    Rocha JCP, Gondim EL, Braga FTC, Temporini ER, Kara-José N. Ocular Health Myths Among A Hospital Staff, Ophtalmic Epidemiol. 1997;4:107-13.
  • 14
    Spivey BE. Ophthalmology for Medical Students: Content and Comment. Arch Ophthal 1970;84:368-75.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Oct 1998
Conselho Brasileiro de Oftalmologia Rua Casa do Ator, 1117 - cj.21, 04546-004 São Paulo SP Brazil, Tel: 55 11 - 3266-4000, Fax: 55 11- 3171-0953 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: abo@cbo.com.br