Acessibilidade / Reportar erro

La naissance de la psychanalyse. Coletânea de cartas de Sigmund Freud, redigidas entre os anos de 1887 e 1902, contendo notas e planos de trabalho, recolhidos e ordenados por Marie Bonaparte, Anna Freud e Ernst Kris

ANÁLISE DOS LIVROS

La naissance de la psychanalyse. Coletânea de cartas de Sigmund Freud, redigidas entre os anos de 1887 e 1902, contendo notas e planos de trabalho, recolhidos e ordenados por Marie Bonaparte, Anna Freud e Ernst Kris. Tradução francesa por Anne Berman. Um volume com 426 páginas, editado por Presses Universitaires de France, Boulevard Saint German 108, Paris, 1956.

A amizade de Freud por um médico berlinense, Wilhelm Fliess, o levou a manter com êsse confidente copiosa correspondência epistolar que esclarece certos pontos de vista que orientaram os trabalhos fundamentais do criador da Psicanálise. Esta correspondência, mantida quando Freud contava entre 32 e 47 anos de idade e que compreende 284 remessas de desigual importância (cartas, cartões, notas, esboços, planos), teve acidentado histórico pois o próprio Freud a quis destruir, sòmente não o conseguindo por ter sido o material adquirido e zelosamente guardado pela princesa Maria Bonaparte na legação da Dinamarca em Paris até o término da guerra européia.

Esta compilação documentária mostra quais foram as preocupações quotidianas de Freud em luta contra um clima ambiental contrário a seus trabalhos, assim como permite seguir sua evolução intelectual, os progressos de suas idéias, o desenvolvimento de suas teorias; ela permite deduzir os caminhos pelos quais Freud pôde estabelecer suas hipóteses básicas (interpretação dos sonhos, sexualidade infantil, simbolismo do inconsciente), e reconstruir o clima no qual nasceu a Psicanálise. Para isso contribuiram grandemente os três compiladores - Marie Bonaparte, Anna Freud e Ernst Kris - que, na introdução e em notas apensas, procuraram facilitar a compreensão dos manuscritos e explicar como êles se correlacionam com a obra de Freud.

Êste livro, explicando como evoluiram as idéias de Freud - da Fisiologia e da Neurologia para a Psicologia e para a Psicanálise - para se corporificar em uma doutrina que teve e tem grandes repercurssões em tôda a Medicina, interessa a todos os médicos, em particular aos psiquiatras e neurologistas. Para os psicanalistas sua leitura é obrigatória e muitos dêles já o devem ter lido na edição alemã (Aus den Anfängen der Psychoanalyse, Imago Publishing, Londres, 1950).

O. Lange

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    26 Mar 2014
  • Data do Fascículo
    Set 1956
Academia Brasileira de Neurologia - ABNEURO R. Vergueiro, 1353 sl.1404 - Ed. Top Towers Offices Torre Norte, 04101-000 São Paulo SP Brazil, Tel.: +55 11 5084-9463 | +55 11 5083-3876 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista.arquivos@abneuro.org