ANÁLISES DE LIVROS
Sylvia Regina Mielli
LEITURA E INTERPRETAÇÃO DO EEG: CLÍNICOS, PEDIATRAS E MÉDICOS DE FAMÍLIA. ARTHUR HARRY CHAPMAN, SILVANA V. ALMEIDA E MARTA A. DOS REIS. EDS. Um volume (21 × 28 cm) com 124 páginas. Petrópolis, 2006: ENUB (www.enub.com.br).
Neste livro, utilizando-se de linguagem objetiva e simplificada, os autores proporcionam um instrumento que permite subsídios frente aos dados clínicos para leitura e interpretação do EEG. Complementando a compreensão do neurologista, psiquiatra e clínico geral na análise das queixas, diagnóstico diferencial e possibilitando a escolha terapêutica mais adequada.
O início traz um breve histórico do surgimento do EEG, enfatizando o trabalho de Hans Berger como o primeiro investigador sistemático da atividade elétrica no cérebro humano. Posteriormente a descrição das técnicas para a realização do EEG, cuidado especial dado ás crianças de tenra idade pela não colaboração.
Os capítulos que se seguem mostram o EEG normal e anormal, este apontando as pontas agudas, ondas lentas, ponta aguda/cúpula e assimetrias. São discutidas as desordens convulsivas e outras condições. O EEG normal nas condições neurológicas e psiquiátricas, rastreando sono, desmaio e tontura.
Aponta os artefatos que não devem ser confundidos com as anormalidades, discernindo ECG, tensão muscular, movimentos oculares, tremor nas pálpebras, movimentos do corpo, eletrodos soltos ou mal aplicados, suor, pulso arterial e movimentos respiratórios.
Há uma listagem de termos e patologias levantados na correlação clínica e achados de exame.
Finalizando com a leitura e interpretação de vinte EEGs típicos, que do ponto de vista didático permitem um exercício após a leitura prévia esclarecedora.
É um livro com conteúdo sintético para consultório auxiliar na interpretação e dúvidas do dia a dia da prática clínica.
Datas de Publicação
-
Publicação nesta coleção
15 Out 2008 -
Data do Fascículo
2008