Acessibilidade / Reportar erro

Vaivém Histórico

Historical Shuttle

RESUMO

A invenção da tradição brasileira tem na sua raiz o apagamento de memórias ancestrais a este território também inventado. O que somos hoje é um juntado de recortes e refilamentos ao longo dos anos, em que apenas o que servia como escada para o progresso fora aproveitado. Quanto àqueles que não se comportavam dentro da panela colonizadora, eram lançados à margem para que perecessem, sem luzes ou olhos que os notassem. Esquecimento era a pena a ser cumprida por não caberem nas retificações do “País do Futuro”. Hoje, como a volta da maré que pega alguns muitos de surpresa, corpos que haviam sido esquecidos voltam e afogam a História do Brasil. Um requerimento de luz sobre as ruínas. Vozes roucas de tanto gritar do lado de fora hoje assaltam a mesa grande, desta vez não atrás de farelos que caem das mãos gordas de quem se lambuzava há séculos, mas atrás da coxa do porco europeu trazido por Cristóvão Colombo, ou do próprio europeu, se for o caso. Rescrever a história é raspar escórias e cracas agarradas do imaginário colonizatório e, a partir daí, sobrepor camadas de urucum, argila, jenipapo, carvão, crajiru e memórias daqueles que viraram alienígenas do progresso (QUEIROZ; ALMEIDA, 2021QUEIROZ, Elisa Vieira; ALMEIDA, Débora Caroline Viana. Entre vistas, mundos e rios: arte e tecnologia digital na pussanga de Denilson Baniwa. Palíndromo (Florianópolis), v. 13, n. 29, 2021, p. 250-267. http://dx.doi.org/10.5965/2175234613292021250. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/19247. Acesso em: 27 jun. 2022.
http://dx.doi.org/10.5965/21752346132920...
).

PALAVRAS-CHAVE
Memória ancestral; Decolonização; Re-Antropofagia

ABSTRACT

The invention of the Brazilian tradition has at its root the erasure of ancestral memories of this also invented territory. What we are today is a collection of cuts and refinements over the years, in which only what served as a ladder to progress had been taken advantage of. As for those who did not behave in the colonizing pot, they were thrown to the sidelines to perish, without lights or eyes to notice them. Oblivion was the penalty to be served for not fitting into the amendments of the “Country of the Future”. Today, like the return of the tide that takes many by surprise, bodies that had been forgotten return and drown the history of Brazil. A request for light over the ruins. Hoarse voices from so much shouting outside today storm the big table, this time not after crumbs that fall from the fat hands of those who have been smearing themselves for centuries, but behind the thigh of the European pig brought by Christopher Columbus, or the European himself, if that’s the case. To rewrite history is to scrape scum and barnacles clinging to the colonizing imagination and, from there, superimpose layers of annatto, clay, genipap, charcoal, crajiru and memories of those who became aliens of progress (QUEIROZ; ALMEIDA, 2021QUEIROZ, Elisa Vieira; ALMEIDA, Débora Caroline Viana. Entre vistas, mundos e rios: arte e tecnologia digital na pussanga de Denilson Baniwa. Palíndromo (Florianópolis), v. 13, n. 29, 2021, p. 250-267. http://dx.doi.org/10.5965/2175234613292021250. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/19247. Acesso em: 27 jun. 2022.
http://dx.doi.org/10.5965/21752346132920...
).

KEYWORDS
Ancestral memory; Decolonization; Re-Anthropophagy

Figura 1
Brasil Terra Indígena (2020), Denilson Baniwa. Projeção a laser sobre Monumento às Bandeiras (SP) em colaboração com Coletivo Coletores.

Figura 2
Brasil Terra Indígena (2020), Denilson Baniwa. Projeção a laser sobre Monumento às Bandeiras (SP) em colaboração com Coletivo Coletores.

Figura 3
BANIWA, Denilson. Re-Antropofagia, 2018 - acrílica, argila, óleo sobre tela.

Figura 4
BANIWA, Denilson. O antropólogo moderno já nasceu antigo. Colagem sobre fotografia, 2019.

Figura 5
BANIWA, Denilson. Voyeurs. Colagem sobre fotografia, 2019.

Figura 6
BANIWA, Denilson. Do Gaúcho ao Caucho. Reescritura sob perspect-ativismo, 2020.

Figura 7
BANIWA, Denilson. Ficções Coloniais. Colagem digital, 2021.

Figura 8
BANIWA, Denilson. AMAKA, Terra Preta de Índio. Crédito: Levi Fanan. Site Specific. 2020.

Figura 9
BANIWA, Denilson. Enfim, Civilização. Colagem sobre fotografia, 2019.

Figura 10
BANIWA, Denilson. Menu. Colagem sobre fotografia, 2019.

Referências

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    22 Set 2022
  • Data do Fascículo
    Ago 2022

Histórico

  • Recebido
    06 Jun 2022
  • Aceito
    04 Jul 2022
Instituto de Estudos Brasileiros Espaço Brasiliana, Av. Prof. Luciano Gualberto, 78 - Cidade Universitária, 05508-010 São Paulo/SP Brasil, Tel. (55 11) 3091-1149 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistaieb@usp.br