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População dos Estados da região Sul do Brasil e o compromisso social da enfermagem com o idoso

Resumos

Os autores apresentam considerações teóricas acerca de questões sociais do envelhecimento individual e populacional. Estabelecem comparações entre os grupos etários de menores de 20 anos e maiores de 60 anos, da população do Brasil, destacando os Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Referem os conceitos que fundamentam a assistência de enfermagem e criticam sua prática na assistência ao idoso. Concluem que a enfermagem deve participar do processo de educação social, buscando maior valorização do ser humano em idade avançada. Consideram ainda, necessária a reavaliação da prática da enfermagem, de modo que a assistência não seja mais um instrumento de anulação do ser humano em idade avançada e sim, favoreça a libertação dos mitos impostos pela sociedade.


The authors attempt to consider some theorical points of view related with social matters of old-age individuals in terms of population. Also, they intend to establish some comparative parameters between age groups less than 20 years and older than 60 years, trying to emphasize the southern population of Brazil, (Santa Catarina, Paraná and Rio Grande do Sul) within this context. The authors discuss some concepts in which they establish some basis for nursery assistance and they criticize its practice in relation to assistance in older people. They conclude their basis saying that Nursery should have a very important roll participating in the social education process searching for an increase in human being valorization especially older people. Furthermore, they consider the need for a new assessment of practice in Nursery, so assistance cannot be used as a tool for human being segregation for oldage people, but as an instrument that can lead to wipe out some social barriers and long-standing myths.


População dos Estados da região Sul do Brasil e o compromisso social da enfermagem com o idoso

Maria de Lourdes de SouzaI; Jonas Salomão SpriccigoII

IDoutor em Saúde Pública e Professor Adjunto do Departamento de Saúde Pública do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal de Santa Catarina

IIProfessor Assistente do Departamento de Enfermagem do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal de Santa Catarina

RESUMO

Os autores apresentam considerações teóricas acerca de questões sociais do envelhecimento individual e populacional. Estabelecem comparações entre os grupos etários de menores de 20 anos e maiores de 60 anos, da população do Brasil, destacando os Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Referem os conceitos que fundamentam a assistência de enfermagem e criticam sua prática na assistência ao idoso. Concluem que a enfermagem deve participar do processo de educação social, buscando maior valorização do ser humano em idade avançada. Consideram ainda, necessária a reavaliação da prática da enfermagem, de modo que a assistência não seja mais um instrumento de anulação do ser humano em idade avançada e sim, favoreça a libertação dos mitos impostos pela sociedade.

SUMMARY

The authors attempt to consider some theorical points of view related with social matters of old-age individuals in terms of population.

Also, they intend to establish some comparative parameters between age groups less than 20 years and older than 60 years, trying to emphasize the southern population of Brazil, (Santa Catarina, Paraná and Rio Grande do Sul) within this context.

The authors discuss some concepts in which they establish some basis for nursery assistance and they criticize its practice in relation to assistance in older people. They conclude their basis saying that Nursery should have a very important roll participating in the social education process searching for an increase in human being valorization especially older people. Furthermore, they consider the need for a new assessment of practice in Nursery, so assistance cannot be used as a tool for human being segregation for oldage people, but as an instrument that can lead to wipe out some social barriers and long-standing myths.

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Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    04 Mar 2015
  • Data do Fascículo
    Jun 1983
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