Acessibilidade / Reportar erro

Seleção e avaliação do docente de enfermagem

Resumos

Estudo sobre a seleção do docente de enfermagem em dezenove Escolas de Enfermagem do Estado de São Paulo. Salienta a problemática do ingresso do docente na instituição de ensino e as maneiras pelas quais ele é selecionado, assim como a avaliação periódica do seu desempenho. Dentre os resultados obtidos, constata-se que 85% dos docentes são admitidos através de indicações e em 72% das Escolas são feitas avaliações periódicas dos mesmos.


This is a study of the nursing school teacher appraisal and selection made in 19 Nursing School in São Paulo State. It emphasies the problem of the admission of the teacher in the Teatching Institution and the way they are selected, as well as the periodical evaluation of their performance. Among the results obtained it was observed that 85% of the teachers are admitted by indications and periodical appraisals are made in 72% of the schools.


ARTIGOS

Seleção e avaliação do docente de enfermagem

Esterlina WatanabeI; Leila Conceição Rosa dos SantosII; Edina Brasileiro LimaIII

IEnfermeira da CCIH do Instituto Central do Hospital das Clínicas - FMUSP. Docente de Enfermagem dos Centros Integrados de Ensino Superior "Farias Brito", Garulhos, São Paulo

IIEnfermeira. Auxiliar de Ensino do Departamento de Enfermagem Médico-Cirúrgica da Escola de Enfermagem da USP - disciplina Fundamentos de Enfermagem

IIIEnfermeira responsável pela Unidade de Internação - Clínica Médica e Nefrológica do Hospital Brigadeiro - INAMPS - São Paulo

RESUMO

Estudo sobre a seleção do docente de enfermagem em dezenove Escolas de Enfermagem do Estado de São Paulo. Salienta a problemática do ingresso do docente na instituição de ensino e as maneiras pelas quais ele é selecionado, assim como a avaliação periódica do seu desempenho. Dentre os resultados obtidos, constata-se que 85% dos docentes são admitidos através de indicações e em 72% das Escolas são feitas avaliações periódicas dos mesmos.

ABSTRACT

This is a study of the nursing school teacher appraisal and selection made in 19 Nursing School in São Paulo State. It emphasies the problem of the admission of the teacher in the Teatching Institution and the way they are selected, as well as the periodical evaluation of their performance. Among the results obtained it was observed that 85% of the teachers are admitted by indications and periodical appraisals are made in 72% of the schools.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

  • 1. BERGAMFNL C.W. Avaliação de desempenho humano na empresa. 3. ed., São Paulo, Atlas, 1981.
  • 2. CALDAS, A. Dicionário contemporâneo da língua portuguesa. 2. ed., Rio de Janeiro, Delta, 1964.
  • 3. CAMACHO, J.S. Organização sistêmica de recursos humanos: uma proposta metodológica. São Paulo, PUC, 1981, 349 p., tese dout.
  • 4. CARVALHO, A.C. Associação Brasileira de Enfermagem. 1926-1976. Documentário. Brásilia, 1976.
  • 5. ______. A docente de Enfermagem como modelo a ser imitado. Revista Brasileira de Enfermagem, Rio de Janeiro, 26(6): 527-31, out./dez., 1973.
  • 6. ______. Seleção e preparo do corpo docente das escolas de enfermagem. Revista Brasileira de Enfermagem, Rio de Janeiro, 15(1): 5-7, fev. , 1962.
  • 7. MENDONÇA, J.L. Curso de organização racional do trabalho. Clássico Científica, São Paulo, 1957, p. 345-353.
  • 8. SANTOS, O.B. Psicologia aplicada à orientação e seleção profissional. 6. ed., São Paulo, Pioneira, 1977.
  • 9. TEIXEIRA, GW. Os sistemas de avaliação de desempenho de professores: o estado da arte. Rev. Adm. I.A.U.S.P., São Paulo, 17( 1): 14-22, jan./maio, 1982.
  • 10. TURRA, C.M. et alii. Planejamento de ensino e avaliação. 3. ed., São Paulo, EPU, 1982.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    02 Mar 2015
  • Data do Fascículo
    Mar 1987
Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br