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Marco conceitual para a prática assistencial de enfermagem enquanto processo educativo em saúde

Resumos

Partindo do princípio que o processo educativo em saúde é um dos processos de trabalho da enfermagem, e que o aprofundamento e busca de definições quanto ao mesmo é uma das grandes necessidades da profissão, as autoras apresentam conceitos básicos para uma fundamentação da assistência de enfermagem que recupere a articulação educação-cidadania, na perspectiva de uma visão dialética do processo de trabalho da enfermagem. O marco proposto inclui os conceitos de homem, sociedade, processo saúde-doença, sistemas de saúde, enfermagem, educação, participação, praxis e cidadania.


The purpose of this study was to develop a conceptual framework for nursing pratice including a education health process. The framework focuses on an education and citizenship articulation in the perspective of a dialetic view of nursing work process. The Conceptual framework includes the concepts of human, society, health-Mines process, systems of health, nursing, education, participation, praxis and citizenship


Marco conceitual para a prática assistencial de enfermagem enquanto processo educativo em saúde

Maria Elisabeth Kleba da Silva; Flávia R.S. Ramos Gonzaga; Marta Machado Verdi

Alunas do Curso de Mestrado em Enfennagem da Universidade Federal de Santa Catarina

RESUMO

Partindo do princípio que o processo educativo em saúde é um dos processos de trabalho da enfermagem, e que o aprofundamento e busca de definições quanto ao mesmo é uma das grandes necessidades da profissão, as autoras apresentam conceitos básicos para uma fundamentação da assistência de enfermagem que recupere a articulação educação-cidadania, na perspectiva de uma visão dialética do processo de trabalho da enfermagem. O marco proposto inclui os conceitos de homem, sociedade, processo saúde-doença, sistemas de saúde, enfermagem, educação, participação, praxis e cidadania.

ABSTRACT

The purpose of this study was to develop a conceptual framework for nursing pratice including a education health process. The framework focuses on an education and citizenship articulation in the perspective of a dialetic view of nursing work process. The Conceptual framework includes the concepts of human, society, health-Mines process, systems of health, nursing, education, participation, praxis and citizenship.

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Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    26 Fev 2015
  • Data do Fascículo
    Mar 1992
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