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A problematização no processo ensino-aprendizagem da comunicação

Problem solving in the teaching-learning process of communication

La problematización en el proceso enseñanza-aprendizaje de la comunicación

Resumos

Trata-se de um relato de experiência, de ensino-aprendizagem de comunicação, sustentada na problematização, desenvolvida com alunos do nível Técnico em Enfermagem de Curitiba. Os resultados corroboram a proposta de Stefanelli, do processo de ensino-aprendizagem dos conteúdos de comunicação humana e terapêutica. As estratégias de comunicação terapêutica facilitam tanto a compreensão dos alunos como também seu uso na relação com o paciente. O aprendizado se deu pelo fato de juntos, professor e aluno, compartilharem um único objetivo, a qualidade da assistência ao ser humano.

comunicação; educação; problematização


This article reports on an experience in the teaching of communication theory to nurse technician students in Curitiba, based on the use of problem solving skills. The results ratified Stefanelli's proposition concerning the teaching-learning process of the contents about human and therapeutic communication. Therapeutic communication strategies facilitate students' understanding as well as the use of therapeutic communication in their relationship with patients. Learning was effective because teacher and students shared a common goal: the quality of nursing care.

communication; education; problem discussion


Se trata de relatar una experiencia de enseñanza-aprendizaje de comunicación basada en la problematización y desarrollada con alumnos del nivel Técnico en Enfermería de Curitiba. Los resultados corroboran la propuesta de Stefanelli del proceso de enseñanza-aprendizaje de los contenidos de comunicación humana y terapéutica. Las estrategias de comunicación terapéutica facilitan tanto para la comprensión de los alumnos como para la relación con el paciente. Hubo aprendizaje, justamente por el hecho de que juntos, profesor y alumno, compartieron un único objetivo, la calidad de la asistencia ao ser humano.

comunicación; educación; problematización


RELATO DE EXPERIÊNCIA

A problematização no processo ensino-aprendizagem da comunicação1 1 Capítulo da Dissertação de Mestrado. Mestrado em Assistência de Enfermagem-UFSC/UFPR.

Problem solving in the teaching-learning process of communication

La problematización en el proceso enseñanza-aprendizaje de la comunicación

Mariluci Alves MaftumI; Verônica Azevedo MazzaII; Maguida Costa StefanelliIII

IEnfermeira. Mestre em Enfermagem. Docente do Curso Técnico em Enfermagem da ET/UFPR

IIEnfermeira. Mestre em Enfermagem. Docente do Departamento de Enfermagem da UFPR. Membro do GEMA

IIIEnfermeira. Doutor em Enfermagem. Professora titular visitante da UFPR

RESUMO

Trata-se de um relato de experiência, de ensino-aprendizagem de comunicação, sustentada na problematização, desenvolvida com alunos do nível Técnico em Enfermagem de Curitiba. Os resultados corroboram a proposta de Stefanelli, do processo de ensino-aprendizagem dos conteúdos de comunicação humana e terapêutica. As estratégias de comunicação terapêutica facilitam tanto a compreensão dos alunos como também seu uso na relação com o paciente. O aprendizado se deu pelo fato de juntos, professor e aluno, compartilharem um único objetivo, a qualidade da assistência ao ser humano.

Palavras-chave: comunicação, educação, problematização

ABSTRACT

This article reports on an experience in the teaching of communication theory to nurse technician students in Curitiba, based on the use of problem solving skills. The results ratified Stefanelli's proposition concerning the teaching-learning process of the contents about human and therapeutic communication. Therapeutic communication strategies facilitate students' understanding as well as the use of therapeutic communication in their relationship with patients. Learning was effective because teacher and students shared a common goal: the quality of nursing care.

Keywords: communication, education, problem discussion

RESUMEN

Se trata de relatar una experiencia de enseñanza-aprendizaje de comunicación basada en la problematización y desarrollada con alumnos del nivel Técnico en Enfermería de Curitiba. Los resultados corroboran la propuesta de Stefanelli del proceso de enseñanza-aprendizaje de los contenidos de comunicación humana y terapéutica. Las estrategias de comunicación terapéutica facilitan tanto para la comprensión de los alumnos como para la relación con el paciente. Hubo aprendizaje, justamente por el hecho de que juntos, profesor y alumno, compartieron un único objetivo, la calidad de la asistencia ao ser humano.

Palavras clave: comunicación, educación, problematización

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REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

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MAZZA, V. M. A. A comunicação não-verbalcomo forma de cuidado de enfermagem: ensino e prática. 1998. 70p. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Curso de Pós Graduação em Enfermagem, Universidade Federal de Santa Catarina, Curitiba, 1998.

MAFTUM, M. A.; MAZZA, V. A. O jogo como recurso didático-pedagógico no ensino da comunicação. Curitiba, 1998. Digitado.

O VELHO MOINHO. Walt Disney. EUA: Home Vídeo, 1937. 1 fita de vídeo (10 min), 35mm, color.

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TRAVELBEE, J. Intervención en enfermería psiquiátrica. Colombia: Carvajal, 1979.

Recebido em abril de 2000

Aprovado em novembro de 2000

  • BORDENAVE, J. E. D. O que é comunicação? São Paulo : Brasiliense, 1982.
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  • MAFTUM, M. A.; MAZZA, V. A. O jogo como recurso didático-pedagógico no ensino da comunicação. Curitiba, 1998. Digitado.
  • O VELHO MOINHO. Walt Disney. EUA: Home Vídeo, 1937. 1 fita de vídeo (10 min), 35mm, color.
  • SILVA, M. J. P. Comunicação tem remédio. São Paulo: Gente, 1996.
  • STEFANELLI, M. C. Comunicação com o paciente - teoria e ensino. São Paulo: Robe, 1993.
  • TANGRAM. São Paulo: Sócio Indústria e Comércio de Brinquedos Ltda. 1991. 7 peças geométricas de madeira.
  • 1
    Capítulo da Dissertação de Mestrado. Mestrado em Assistência de Enfermagem-UFSC/UFPR.
  • Datas de Publicação

    • Publicação nesta coleção
      22 Ago 2014
    • Data do Fascículo
      Set 2000

    Histórico

    • Aceito
      Nov 2000
    • Recebido
      Abr 2000
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