Acessibilidade / Reportar erro

Agir comunicativo, educação e conhecimento: uma aproximação ao pensamento de Habermas

Communicative action, education and knowledge: an approximation with Habermas thinking

El actuar comunicativo, educación y conocimiento: una aproximación al pensamiento de Habermas

Resumos

O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma síntese do pensamento de Habermas sobre agir comunicativo, buscando uma aproximação deste com a educação formal, em particular com a formação da enfermeira. Inicialmente são apontadas diferentes concepções de verdade e conhecimento e as características da educação na era moderna. A seguir é apresentada a concepção de linguagem que fundamenta a teoria da ação comunicativa de Haberrras. Finalmente sugere-se as possíveis contribuições deste autor para a concretização de uma forma de ensinar-aprender baseada no diálogo.

agir comunicativo; ensino de enfermagem; conhecimento


This paper has the objective of presenting a synthesis of Habermas thought on communicative action, relating this with formal education, and more specifically with nursing education. Initially, different concepts of truth and knowlecge, as we!l as the characteristics of modern age education, are pointed out. Secondly, the language concept, which serves; as the base to Habermas communicative action theory, is presented. Finally, the study presents the contributions of this author to the materialization of a dialog-based form of teaching learning.

communicative action; nursing education; knowledge


Este trabajo tiene como objetivo presentar una síntesis del pensamiento de Habermas sobre el actuar comunicativo, para buscar una aproximación de este con la educación formal y en particular con la formación de la enfermera. Inicialmente se apuntan diferentes concepciones de la verdad y el conocimiento y las características de la educación en la era moderna. Después se presenta la concepción del lenguaje que fundamenta la teoría de la acción cumunicativa de Habermas. Finalmente se sugieren las posibles contribuciones del autor para concretar una forma de enseñar-aprender basada en el diálogo.

actuar comunicativo; enseñanza de enfermería; conocimiento


REFLEXÃO

Agir comunicativo, educação e conhecimento: uma aproximação ao pensamento de Habermas

Communicative action, education and knowledge: an approximation with Habermas thinking

El actuar comunicativo, educación y conocimiento: una aproximación al pensamiento de Habermas

María Elisabeth Cestari

Enfermeira. Mestre. Professora do Departamento de Enfermagem da Fundação Universidade Federal do Rio Grande. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina

RESUMO

O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma síntese do pensamento de Habermas sobre agir comunicativo, buscando uma aproximação deste com a educação formal, em particular com a formação da enfermeira. Inicialmente são apontadas diferentes concepções de verdade e conhecimento e as características da educação na era moderna. A seguir é apresentada a concepção de linguagem que fundamenta a teoria da ação comunicativa de Haberrras. Finalmente sugere-se as possíveis contribuições deste autor para a concretização de uma forma de ensinar-aprender baseada no diálogo.

Palavras-chave: agir comunicativo, ensino de enfermagem, conhecimento

ABSTRACT

This paper has the objective of presenting a synthesis of Habermas thought on communicative action, relating this with formal education, and more specifically with nursing education. Initially, different concepts of truth and knowlecge, as we!l as the characteristics of modern age education, are pointed out. Secondly, the language concept, which serves; as the base to Habermas communicative action theory, is presented. Finally, the study presents the contributions of this author to the materialization of a dialog-based form of teaching learning.

Keywords: communicative action, nursing education, knowledge

RESUMEN

Este trabajo tiene como objetivo presentar una síntesis del pensamiento de Habermas sobre el actuar comunicativo, para buscar una aproximación de este con la educación formal y en particular con la formación de la enfermera. Inicialmente se apuntan diferentes concepciones de la verdad y el conocimiento y las características de la educación en la era moderna. Después se presenta la concepción del lenguaje que fundamenta la teoría de la acción cumunicativa de Habermas. Finalmente se sugieren las posibles contribuciones del autor para concretar una forma de enseñar-aprender basada en el diálogo.

Palavras clave: actuar comunicativo, enseñanza de enfermería, conocimiento

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

Recebido em 20/04/2002

Aprovado em 24/09/2002

  • BOUFLEUER, J. R Por uma pedagogia da ação comunicativa: uma proposta com base em Habermas. 1996. 165 f. Tese (Doutorado) - Programa de Pós-graduação em Educação. UFRGS, Porto Alegre, 1996.
  • CALDEIRA, V. da P. Estágio Extra-Currícular: opção ou obrigação? Uma contradição a ser superada. Rio de Janeiro, 1992, 165f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Mestrado em Enfermagem, Universidade do Rio de Janeiro, Rio de janeiro, 1996.
  • CHÂTELET, F. Uma história da razão Rio de Janeiro: Zahar, 1992.
  • HABERMAS, J. Consciência moral e agir comunicativo. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1989.
  • ______. O discurso filosófico da modernidade São Paulo: Martins Fontes. 2000.
  • ______. Pensamento pós-metafísico Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1990.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    24 Jun 2014
  • Data do Fascículo
    Ago 2002

Histórico

  • Recebido
    20 Abr 2002
  • Aceito
    24 Set 2002
Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br