Acessibilidade / Reportar erro

Physical distribution management: logistics problems of the firm

RESENHAS

Physical distribution management - logistics problems of the firm

Dole A. Anderson

Michigan State University

PHYSICAL DISTRIBUTION MANAGEMENT - LOGISTICS PROBLEMS OF THE FIRM - For Edward W. Smykay. Donald J. Bowersox e Frank H. Mossman (The MacMillan Company, New York, 1961, 283 páginas, US.$ 6.00).

Os autores têm seu livro na conta de um esfôrço pioneiro, não no sentido de avançar as fronteiras do conhecimento, mas no de sintetizar idéias e meios destinados a auxiliar o administrador na solução dos problemas de distribuição física. Os autores não pretendem, naturalmente, dar a última palavra sôbre o assunto. Entretanto, sua conceituação da função de distribuição física e seu esfôrço de levar a atenção do dirigente empresarial a esta importante parte da mercadização merecem aplausos.

O livro trata do "arranjo espacial de fábrica e depósito que propicia a redução ao mínimo dos custos e a satisfação dos requisitos de mercadização da firma". A atividade de mercadização, considerada como um todo, ocorre no espaço e não somente nos pontos de produção e consumo. Se bem que os custos da função de distribuição física representem cêrca de metade dos custos totais da atividade de mercadização nos Estados Unidos, esta função recebeu relativamente pouca atenção, no passado, na literatura especializada. Assim, os autores se referem a ela como "a outra metade negligenciada da mercadologia".

A atenção crescente que os problemas relativos à distribuição física vêm recebendo é atribuível, em parte, ao progresso - paralelo e inter-relacionado - que o processamento eletrônico de dados e a aplicação de técnicas matemáticas vêm oferecendo à solução de problemas administrativos. Estas novas técnicas levam a novos níveis de sofisticação as decisões referentes à localização da fábrica e do depósito e à administração de estoques. Ademais, as taxas de frete e as relações variáveis entre fretes de diferentes espécies de transporte têm trazido, como conseqüência, a descentralização da indústria e a drástica modificação de áreas de mercado.

Os autores se propõem uma grande tarefa ao tentar sintetizar, num livro de menos de 300 páginas, os principais elementos de quatro problemas diferentes da administração, cada um com literatura especializada. Cêrca de metade do livro é dedicada aos dois tópicos de localização de fábrica e depósito, recebendo o primeiro atenção um pouco maior. Um quarto do livro é dividido entre administração de transporte e contrôle de estoques, tratando o restante de conceituação e considerações gerais sôbre a distribuição física. Se bem que se possa questionar a necessidade da inclusão feita, neste livro, da discussão sôbre as técnicas estatísticas para previsão de vendas ou o desenvolvimento histórico da teoria de localização, estas falhas não são tão importantes e o material e exemplos incluídos pelos autores são, de forma geral, escolhidos criteriosamente. O livro apresenta, para referência do leitor, bibliografia selecionada e extensão sôbre o assunto.

Os autores, que pertenceram ou pertencem ao quadro de professôres da "Michigan State University", basearam seus exemplos em material preparado em consultoria industrial ou em contato direto com líderes empresariais, dando, assim, um tom prático ao trabalho.

A discussão da administração de transporte (cêrca de 28 páginas) descreve a economia, as instituições e os sistemas dos Estados Unidos, sendo, portanto, de valor limitado para o administrador brasileiro; entretanto, a maior parte do restante do livro é relevante para as condições locais.

Publication Dates

  • Publication in this collection
    22 July 2015
  • Date of issue
    Apr 1962
Fundação Getulio Vargas, Escola de Administração de Empresas de S.Paulo Av 9 de Julho, 2029, 01313-902 S. Paulo - SP Brasil, Tel.: (55 11) 3799-7999, Fax: (55 11) 3799-7871 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rae@fgv.br